QUALISAÚDE - Mestrado Profissional Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde
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Navegando QUALISAÚDE - Mestrado Profissional Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde por Autor "Arruda, Sabrinna Fernanda de Andrade"
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Dissertação Melhoria da qualidade da atenção ao portador de diabetes mellitus tipo 2 em uma instituição de cuidados primários de saúde(2016-08-31) Arruda, Sabrinna Fernanda de Andrade; Medeiros Júnior, Antonio; ; ; Freitas, Cláudia Helena Soares de Morais; ; Rocha, Paulo de Medeiros; ; Gama, Zenewton André da Silva;Introdução: A diabetes mellitus se constitui como um importante problema de Saúde Pública atualmente, apresentando alta morbimortalidade e perda significativa na qualidade de vida. Seu caráter crônico, a gravidade das complicações e os recursos necessários para contê-las, tornam a diabetes uma doença muito onerosa não apenas para os sujeitos afetados e seus familiares, mas também para os sistemas de saúde em diferentes países. O cuidado relacionado a diabetes é complexo e envolve uma variedade de aspectos que vão além do simples controle glicêmico e do uso de fármacos hipoglicemiantes. Um amplo compilado de evidências apoia diversas intervenções para melhorar os desfechos macro e microvasculares no DM. Objetivos: Avaliar e melhorar a assistência prestada aos diabéticos mediante a utilização do ciclo de melhoria da qualidade em uma Unidade Básica de Saúde. Metodologia: Trata-se de um estudo quantitativo e retrospectivo, desenvolvido através da aplicação de um ciclo interno de melhoria da qualidade, realizado em uma unidade básica de saúde. O nível de qualidade foi avaliado através de 9 critérios de qualidade construídos e validados localmente. Foram feitas duas avaliações em dois momentos diferentes. Para quantificar a efetividade da intervenção, calculou-se a melhoria absoluta e relativa, além da significação estatística da melhoria absoluta mediante o teste unilateral do valor de z. Resultados: Após a intervenção, a melhoria relativa variou entre 50% e 76%, sendo muito significativa (p <0,001) na maioria deles. A frequência absoluta de não conformidades diminuiu de 593 (primeira avaliação) para 214 (segunda avaliação), o que corresponde a uma melhoria de 379 no número de não cumprimentos. Conclusões: O ciclo de avaliação interna mostrou-se útil e efetivo como instrumento de gestão da qualidade do processo assistencial avaliado, apesar de não ter atingido o nível de qualidade ótimo, ou seja, a ausência de não conformidades de todos os critérios analisados.