QUALISAÚDE - Mestrado Profissional Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde
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Navegando QUALISAÚDE - Mestrado Profissional Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde por Autor "Araújo, Gabriela de Sousa Martins Melo de"
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Dissertação Avaliação da comunicação escrita em uma unidade pediátrica de dependentes de ventilação mecânica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-03-09) Melo, Francisca Raquel Monteiro de; Dantas, Daniele Vieira; Dantas, Rodrigo Assis Neves; ; ; ; Cavalcante, Eliane Santos; ; Araújo, Gabriela de Sousa Martins Melo de; ; Santos, Renata Silva;Introdução: As limitações da comunicação escrita da equipe multiprofissional desencadeiam elevado risco para a segurança do paciente, podendo ocasionar eventos adversos e barreiras para a desospitalização dos pacientes com condições crônicas complexas. Objetivo: Avaliar a qualidade da comunicação escrita da equipe multiprofissional em uma Unidade de Dependentes de Ventilação Mecânica de um hospital público pediátrico. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva quantitativa, realizada no Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes, em quatro etapas: 1ª) Identificação e priorização de um problema de qualidade; 2ª) Análise das causas do problema; 3ª) Desenvolvimento de critérios para avaliar o nível de qualidade; 4ª) Avaliação do nível de qualidade. Foram selecionados quatro critérios para avaliação do nível de qualidade, sendo eles: registro da data e hora; identificação do profissional; prescrição eletrônica de medicamentos sem siglas, nomes comerciais e com decimais e zeros; e utilização do prontuário eletrônico. Resultados: Dos não cumprimentos encontrados, 75,0% estão concentrados em seis critérios estratificados por categorias profissionais, que correspondem ao registro da data e hora e à utilização do prontuário eletrônico pelos enfermeiros (100,0% de descumprimento nos dois critérios), médicos (91,7% de descumprimento em ambos) e técnicos de enfermagem (91,7% de descumprimento no registro da data e hora e 100,0% no uso do prontuário eletrônico). Os profissionais fisioterapeutas não apresentaram descumprimentos nos critérios de registro da data e hora nem na utilização do prontuário eletrônico, mas eles apresentaram 32,3% de descumprimento na identificação dos profissionais nos registros, enquanto os médicos tiveram 8,3%, os enfermeiros, 68,3% e os técnicos de enfermagem com 86,7%. Não foram encontrados problemas com as prescrições eletrônicas de medicamentos. Conclusões: A avaliação dos prontuários demonstrou fragilidades na qualidade dos registros realizados no prontuário da unidade do estudo, principalmente devido ao fato de a equipe de enfermagem não ter acesso ao prontuário eletrônico para registro dos cuidados. Apenas a prescrição eletrônica apresentou bons resultados quanto ao cumprimento de critérios de qualidade. Na perspectiva de alcançar melhorias na comunicação escrita da equipe, são fundamentais intervenções para a ampliação da utilização do prontuário eletrônico como ferramenta de melhoria de registro e integração da equipe.Dissertação Avaliação e melhoria da qualidade da prevenção de flebite em um hospital de ensino(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-15) Araújo, Loraine Machado de; Mendonça, Ana Elza Oliveira de; Pennafort, Viviane Peixoto dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/4210339574579951; ; http://lattes.cnpq.br/5531967242281430; ; http://lattes.cnpq.br/0093927654185184; Albuquerque, Adriana Montenegro de; ; http://lattes.cnpq.br/9436680537304914; Araújo, Gabriela de Sousa Martins Melo de; ; http://lattes.cnpq.br/8320620928250775; Felix, Lidiany Galdino; ; http://lattes.cnpq.br/9241700854635530Objetivo: avaliar o efeito da implantação de um ciclo de melhoria da qualidade da prevenção de flebite em pacientes submetidos a implante de cateter intravenoso periférico antes e após intervenções educativas. Metodologia: trata-se de um estudo quase-experimental, do tipo antes e depois, sem grupo controle com abordagem quantitativa, utilizando um ciclo de melhoria da qualidade, realizada em quatro etapas (1) análise da oportunidade de melhoria; (2) realização do estudo do nível de qualidade; (3) planejamento e execução de intervenções oportunas e (4) reavaliação do nível de qualidade. O estudo foi realizado em um hospital de ensino de maio de 2019 a março de 2020. Foram avaliados 120 procedimentos de inserção de cateter intravenoso periférico, 60 antes e 60 após intervenções educativas junto à equipe de enfermagem. A identificação do nível de qualidade foi realizada por meio da observação não participante do procedimento de punção e manutenção do cateter intravenoso periférico e preenchimento do checklist, composto por 17 critérios de qualidade. Para a análise dos dados e da melhoria entre a avaliação pré e pós-intervenções, realizou-se o cálculo da estimativa pontual com um intervalo de confiança de 95% do nível de cumprimento dos critérios. Estimaram-se os valores de melhoria absoluta e relativa e a significância estatística mediante o teste de hipótese unilateral por meio do cálculo do valor de z para p≤0,05. Resultados: Houve aumento no nível de cumprimento dos critérios de qualidade com percentuais maiores que 90% na 2ª avaliação, além do número de critérios que atingiram esses percentuais, ou seja, de cinco na 1ª para sete na 2ª avaliação, de um total de 17 critérios avaliados. Em relação à significação estatística, as melhorias foram significativas em sete dos treze critérios nos quais houve melhoria do nível de qualidade. O total de não cumprimentos de critérios de qualidade durante os procedimentos de inserção e manutenção do cateter na avaliação pré-intervenções foi de 435 e diminuiu para 293 na avaliação pós-intervenção, o que correspondeu a uma melhoria absoluta de 32,6%. Conclusões: Os resultados obtidos no desenvolvimento do ciclo de melhoria mostraram-se efetivos e de reduzido custo na ampliação da qualidade da prevenção de flebite no serviço a partir da definição e intervenções focadas nos principais defeitos de qualidade. Ressalta-se que o contínuo monitoramento do nível de qualidade e a implementação de novas estratégias que estimulem a participação dos profissionais e o envolvimento dos pacientes em seu processo de cuidado podem contribuir para um incremento à valorização e promoção de boas práticas.