CCHLA - TCC - Dança
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Navegando CCHLA - TCC - Dança por Autor "Agg, Katia"
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TCC Caminhos metodológicos e pedagógicos para o ensino da dança vogue: movimento expressivo, criação e improvisação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-04) Oliveira, Emmanuel Câmara de; Vieira, Marcílio de Souza; Viecili, Raqueli Biscayno; Agg, KatiaEsse texto tece reflexões acerca dos possíveis caminhos metodológicos e pedagógicos para o ensino da dança Vogue como movimento expressivo, criação e improvisação em dança e para me auxiliar faço uso da metodologia científica comparativa, a partir de duas aulas diferentes para explanar os assuntos que são pautas neste trabalho.. Para nos ajudar a pensar sobre os apontamentos relevantes ao ensino do Vogue foi consultada a obra Dança Educativa Moderna de Rudolf Laban (1990), bem como alguns de seus interlocutores como Theresa Purcell Cone (2015) e Larissa Kelly de Oliveira Marques Tibúrcio (2014) que nos oferecem um outro olhar para a dança buscando o ensino da mesma voltado para a conscientização do movimento, autonomia da/o aluna/o e a preservação da espontaneidade desse movimento e sua expressividade.TCC Contribuições do Projeto de extensão Gaya Dança Contemporânea para a formação de professores em dança.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-04) Silva, Andreza Vicente; Marques, Larissa Kelly de Oliveira; Agg, Katia; Junior, Francisco de Assis LimaEste artigo destaca o papel crucial dos grupos de extensão na formação acadêmica e profissional de futuros professores de dança. Onde se enfatiza que a formação de professores de dança vai além da simples transmissão de técnicas de movimento, abrangendo o desenvolvimento de habilidades pedagógicas, o aprofundamento na compreensão da arte da dança e a construção de uma identidade profissional sólida. Os grupos de extensão são essenciais nesse processo, pois oferecem oportunidades para os estudantes enriquecerem sua experiência prática, construírem redes de contatos na indústria da dança, aprofundarem sua compreensão de diferentes linguagens e estilos de dança, e desenvolverem habilidades de ensino na prática. Assim, este relato de experiência foi baseado na participação do grupo de extensão Gaya Dança Contemporânea, vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A discussão traz a pesquisa na colaboração da diversificação de perspectivas e da integração entre a prática e a teoria na formação de professores de dança. Portanto, este trabalho demonstra como esses grupos proporcionam uma experiência valiosa que prepara os estudantes para uma carreira na dança, promovendo a integração entre a prática e a teoria, a diversidade de perspectivas e a autonomia criativa.TCC DANÇA COMO FERRAMENTA TRANSFORMADORA NA ADOLESCÊNCIA: IDENTIDADE, DESCOBERTAS E APRENDIZADO NO CONTEXTO ESCOLAR.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Alves, Natália Caroline Lopes; Agg, Katia; Vieira, Marcilio de Souza; Maziero, Roberta Maria ZambonA adolescência é um período crucial de transformações e descobertas que marca uma transição significativa da vida. Nessa fase, os indivíduos exploram suas identidades e constroem suas personalidades, influenciados por suas escolhas e decisões. O presente artigo é uma revisão da literatura e um relato de experiência, tendo como objetivo refletir sobre as características da adolescência e analisar o papel do ensino da Dança como ferramenta fundamental para o desenvolvimento neste momento da vida. O texto também discute os efeitos e as contribuições da Dança para a adolescência, além de destacar a importância da inserção do seu ensino no ambiente escolar. Por fim, defendemos como o ensino da Dança é crucial para o desenvolvimento de habilidades, competências e maior consciência de si mesmos, preparando os adolescentes para a vida adulta de maneira sensível, crítica e emancipadora.TCC A dança e a metodologia Tema de pesquisa: interdisciplinaridade no processo de formação das crianças no Ensino Fundamental Anos Iniciais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-07) Alves, Nicolly Arianne Vital; Agg, Katia; http://lattes.cnpq.br/4294965094696223; Marques, Larissa Kelly de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2272256149121710; Silva, Maria José Campos Faustino daA presente pesquisa tem como objetivo discutir sobre o componente curricular Arte no contexto escolar, destacando a linguagem da dança como recurso educativo na formação das crianças que estão inseridas no Ensino Fundamental Anos Iniciais. Para este fim, articula-se a referência de autores da área de dança, arte e educação com o relato de experiência desta autora, ocorrida durante o período de Estágio Supervisionado Obrigatório III, na Instituição de Ensino Núcleo de Educação a Infância. Este Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Nei\Cap-UFRN) tem como proposta pedagógica de ensino a metodologia Tema de pesquisa, onde a partir da interdisciplinaridade decorrem temas apresentados pelos próprios alunos. Este trabalho visa contribuir como incentivo educativo, apontando a importância do conhecimento da dança no processo de ensino-aprendizagem escolar, assim como almeja despertar o interesse e enaltecer a contribuição da metodologia tema de pesquisa no cenário da educação atual.TCC Diálogo entre a Abordagem Triangular e a Pedagogia Relacional: estratégias de ensino na Dança a Dois(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-06) Gomes, Ariele de Souza; Marques, Larissa Kelly de Oliveira; Marques, Larissa Kelly de Oliveira; Maziero, Roberta Maria Zambon; Agg, KatiaO estudo discute o cenário do ensino da dança a dois e propõe estratégias de ensino baseadas na Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa (2007; 2012) e na Pedagogia Relacional de Fernando Becker (1994) como orientações que podem auxiliar o professor de dança a dois a executar em sala de aula uma abordagem de ensino menos tradicional e diretista. O trabalho teve uma natureza teórica a partir de uma abordagem qualitativa em diálogo com autores (as) que transitam por essa temática e com a experiência pedagógica da autora com essa modalidade de dança. Fez-se necessário durante o processo de escrita incluir uma breve pesquisa através de um questionário que foi bastante relevante para o trabalho. Buscamos levar em consideração as particularidades do aluno, promovendo o ensino da dança para além de suas movimentações características, mas também trazendo para as aulas a cultura, história, termos e nomenclaturas atualizadas, compreendendo que todos esses tópicos são importantes para a arte como um todo e também constroem a dança e o dançar do indivíduo.TCC Diversificando a Comunidade: Explorando caminhos pedagógicos em dança através do projeto social Ballet Clássico Esperança(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-05) Lopes, Flavia; Marques, Larissa; https://orcid.org/0000-0003-3801-4283; https://lattes.cnpq.br/2272256149121710; Agg, Katia; https://lattes.cnpq.br/4294965094696223; Pereira, Lídia; https://lattes.cnpq.br/0887469450183410O referido trabalho de conclusão de curso busca relatar experiências docentes em ballet clássico com crianças que residem na periferia da Zona Sul de Parnamirim/RN, no bairro Liberdade. Com este estudo, intenta-se apresentar objetivamente às leitoras e aos leitores o modo como venho me articulando enquanto educadora corporal, ressaltando a importância de projetos sociais comunitários, cuja iniciativa amplia repertórios corporais e culturais de indivíduos que vivem à margem. A escrita é de natureza qualitativa, do tipo relato de experiência. Temos como principais interlocutores Marques (1998), Boutinet (1990), Larrosa (2000) e Gadotti (2005). A experiência foi desenvolvida no projeto “Ballet Clássico Esperança”, com crianças de 09 a 14 anos de idade, no período de seis encontros, uma vez por semana, nos quais foram aplicadas seis aulas com ênfase no ensino da leitura e da imaginação, a partir das quais compreendemos que é possível provocar estratégias de ensino do ballet menos diretivas, em que a professora seja mediadora dos conteúdos propostos. O convite aos praticantes para co-atuarem no desenvolvimento das aulas, favoreceu a descoberta de si e de modos de criar de formas diferentes.TCC Entre relatos: contribuições e desafios nos estágios supervisionados obrigatórios para a formação dos professores em dança da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-09) Alves, Ronaldo Teodosio de Oliveira; Alves, Teodora de Araújo; Agg, Katia; Souza, Ana Luísa Lincka deO presente artigo tem como intuito abordar as contribuições das vivências nos Estágios Supervisionados Obrigatórios para o docente em formação no curso de licenciatura em Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, levando em discussão o quanto esses momentos trazem amadurecimento e questionamento sobre a nossa futura profissão, pois, é na prática que podemos fortalecer muito do que vimos em sala de aula. Para além das referências dos autores que irei citar, trago aqui a minha percepção, experiências e aprendizado, a partir de tudo que me foi experienciado nos estágios e fora deles, expondo também todas as dificuldades e narrativas sociais que encontramos durante esses momentos, pois, cada ambiente tem suas características e, demandam sempre pensamentos e ações diferentes. A partir desse percurso acadêmico, aponto aqui minhas inquietações e visão sobre algumas narrativas que me fizeram refletir como esses estágios afetaram e afetam até hoje minha percepção sobre o ser professor de dança e como esses momentos nos prepararam para o mercado de trabalho. Os estágios trazem em seu bojo, a ampliação do conhecimento de si, do mundo e da construção do saber fazer/ser, nos permitindo vivenciar momentos com responsabilidade e compromisso social, na perspectiva de uma exitosa atuação profissional futura. Para tanto, abordo aqui as experiências e desafios dos estágios cursados no período 2018 a 2022 no Curso de Licenciatura em Dança da UFRN, revisitando lugares antigos e marcantes que fizeram parte da minha formação e me impulsionaram a novos contextos educativos.TCC O imaginário da perfeição no ballet clássico e sua relação com os transtornos alimentares(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-05) Souza, Laura; Agg, Katia; http://lattes.cnpq.br/7545833135034186Através do diálogo entre as referências bibliográficas e a experiência vivida, este trabalho de conclusão de curso procura refletir como o imaginário do modelo de corpo perfeito pertencente ao universo do Ballet Clássico, pode favorecer o desenvolvimento de transtornos alimentares (TA), especialmente, em jovens bailarinos. O entendimento sobre este tema é de extrema importância, uma vez que a adolescência é um período de grandes transformações físicas e emocionais, gerando a afirmação da identidade social. Por isso, os jovens aderem mais facilmente às tendências dos padrões estéticos contemporâneos e tornam-se um grande grupo de risco para o desenvolvimento de TAs. De modo exploratório, este trabalho se estrutura na apresentação e reflexão dos transtornos alimentares, da história do ballet clássico e da pedagogia da dança, a fim de problematizar um tema que é real entre os bailarinos e que, muitas vezes, é negligenciado na prática docente.TCC Poéticas, afetos e ventos: Um processo de criação em dança a partir do espaço pandêmico e sua contemporaneidade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-28) Herculano, Francisca; Leal, Patrícia; http://lattes.cnpq.br/7186636825591706; http://lattes.cnpq.br/3070988999786290; Agg, Katia; http://lattes.cnpq.br/4294965094696223; Borba, Lídia; http://lattes.cnpq.br/0887469450183410A pesquisa relata o desenvolvimento de um processo de criação em dança contemporânea a partir das vivências corporais experimentadas durante o período de quarentena. O corpo em isolamento, dentro dos espaços de suas casas, trouxe uma inquietação em como se mover e fazer dança a partir desta realidade. Neste sentido, o trabalho busca desenvolver e aprimorar a percepção, a escuta de si e do próprio corpo a fim de construir um relacionamento de confiança, coragem e sobretudo autonomia em suas próprias movimentações. Para auxiliar neste desenvolvimento, as memórias e as lembranças tornam-se ponto de partida entre corpo, percepção e movimento, dando início a uma jornada dançante, poética e sensível. Essa investigação discorre pelos conceitos da dança somática, improvisação, ações corporais, dramaturgia e videodança, abordagens que convergem em uma linguagem perceptiva a partir de discussões e reflexões de autores como Laban (1978), Leal (2009), Miller (2007), Miller e Lazlo (2021) Fiadeiro (2008), Herrmann (2022), Damásio (2013), Schulze (2014), dentre outros que contribuíram para o desenvolvimento desta pesquisa.TCC Recursos Pedagógicos para o Ensino do Ballet Infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-08) Sousa, Rayssa Oliveira de; Agg, Katia; Marques, Larissa Kelly de Oliveira; Otelo, Renata Celina de MoraisA presente pesquisa disserta sobre recursos pedagógicos, lúdicos, sua produção e seu envolvimento com o ensino do ballet clássico infantil, ministrado a crianças na fase de desenvolvimento da primeira infância, numa escola de rede privada, no ano de 2018. O texto apresenta recorte de experiência, caráter bibliográfico e revisão teórica sobre conceitos de dança e sua inserção educativa lúdica como uma estratégia eficaz e ferramenta favorável para o educador, a partir das vivências da pesquisadora que atua como professora nesse contexto aqui exposto. A pesquisa visa contribuir significativamente com novos olhares para o ensino da dança para crianças, ofertadas em espaços que possuem os fundamentos do ballet clássico em seu cronograma, apontando a importância da utilização da ludicidade e de materiais didáticos que auxiliam na pedagogia do ballet infantil como recursos potentes que aguçam o imaginário das crianças a partir das vivências de jogos, brincadeiras e demais atividades que explorem a expressão e movimentação do corpo, entremeando as habilidades motoras, cognitivas e afetivas que estão em constante desenvolvimento.TCC Relatos de uma bolsista em tempos de pandemia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-03) Noronha, Deborah Furtado; Peixoto, Sára Maria Pinheiro; Agg, KatiaEste trabalho tem como objetivo relatar a experiência formativa de uma bolsista graduanda em Dança, estreante na docência, ministrando vivências virtuais de dança, junto a um grupo de crianças, de Turma 2 do turno vespertino, da Educação Infantil, no período de distanciamento social, em virtude da pandemia do Coronavírus. A pesquisa nasce das curiosidades e experiências vividas neste período pandêmico, buscando explorar, remotamente, o processo criativo das crianças, através de uma tela, garantindo o acesso às artes e à cultura. A prática pedagógica vivenciada nessa experiência, foi planejada a partir da metodologia do tema de pesquisa, metodologia dotado pelo NEI, desde a década de 1980, que articula os conhecimentos das áreas de conteúdo, da realidade das crianças e da aprendizagem. A experiência foi extremamente rica, nesse movimento de reinvenção do papel da escola, dos professores, da família e de uma professora em formação, estreante como bolsista.TCC A sensibilização do corpo na dança para crianças(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-07) BARROS, Beatriz S.; Agg, Katia; https://lattes.cnpq.br/4294965094696223; https://lattes.cnpq.br/9295166128051504; Marques, Larissa Kelly de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2272256149121710; Maziero, Roberta Maria Zambon; http://lattes.cnpq.br/4816581874661166A tecnologia vem ocupando mais amplamente o cotidiano de estudo, de trabalho e de lazer das pessoas e o seu mau uso vem causando consequências prejudiciais na qualidade de vida da humanidade. Pensando nas crianças, observamos que o socializar e o brincar estão sendo menos praticado, devido ao uso excessivo das telas. Como sensibilizar corpos que estão “conectados”? Como trazer a dança para despertar a conscientização desses corpos? Pensando nestas questões, articulando a minha experiência em sala de aula e o diálogo com autores como Marques (2012), Miller (2012), Vianna (2005), pretendemos refletir sobre a importância da dança enquanto linguagem formativa do cidadão, dentro e fora do âmbito escolar e discutir sobre as suas contribuições para o melhor desenvolvimento da criança. Muito se escuta que nestes espaços de conhecimento, a dança entra como um momento recreativo, de diversão e de reprodução de passos, anulando assim a sua capacidade em contribuir para a formação cidadã. Neste sentido, acreditamos ser de extrema importância a busca pelo movimento consciente, onde o professor de dança proporcione aulas pautadas na conscientização corporal, pois ao sensibilizar esses corpos contemporâneos, os quais estão em franco desenvolvimento em sua fase de vida inicial, pode-se exaltar os movimentos genuínos da criança incentivando a investigação e o autoconhecimento corporal.TCC Trajetos na formação da artista-professora: construção identitária no ensino da dança(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-06) Emiliano de Oliveira, Jaine; de Oliveira Marques, Larissa Kelly; https://orcid.org/0009-0005-1304-9457; Vieira, Marcílio; Agg, Katia; Marques, LarissaA artista-professora deste estudo partilha o seu percurso, desde o ensino básico regular, passando pela juventude até à Universidade, destacando a importância de cada evento e como essa trajetória tem contribuído para a minha abordagem de ensino e de criação artística. Como objetivo, o texto busca narrar aspectos relevantes desse caminhar no que se refere a minha formação docente como professora de dança em contínuo transcurso. Utilizando o método autobiográfico, reflito sobre minhas experiências e aprofundo minha compreensão enquanto me formo em dança, pondo em diálogo as reflexões dos(as) autores(as) STRAZZACAPPA & MORANDI (2013), e NOVÓA (1995), entre outros. Para que uma experiência seja considerada formadora, é necessário falarmos sob o ângulo da aprendizagem. Aprender a ser professor exige um trabalho metódico, sistemático, de conhecimento das coisas, dos outros e de nós próprios. Pela sucessão e diversidade de experiências, testo e experimento a validade da construção identitária e me deparo com as nuances e os desafios dessa trajetória.