CCHLA - TCC - Dança

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  • TCC
    "Respiramento" - Gaya, dança e movimento
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-03) Araújo Júnior, Eugênio Firmino de; Katia Agg
    Atravessado pelo contexto da pandemia COVID-19 no período de 2020-2022, a respiração não apenas foi ressaltada como função vital, mas também como ferramenta de autocuidado e regulação emocional, conectando o corpo e a mente em momentos de incerteza e isolamento social. Este trabalho de conclusão de curso reflete sobre como a respiração influencia a expressão corporal do dançarino, a partir da experiência no Grupo Consolidado de Arte e Cultura Gaya Dança Contemporânea, vinculado ao DEART/UFRN, destacando a importância da respiração para a fluidez, a consciência corporal e a integração entre técnica e sensibilidade artística. Em diálogo com autores como Jussara Miller, Klauss Vianna, Moshe Feldenkrais e Patrícia Leal, foram aplicados aos integrantes do grupo quatro planos de aula inspirados no Método Feldenkrais e na Técnica Klauss Vianna, além de questionários (Diário de Corpo). Com observação participante e análise qualitativa dos dados coletados, evidenciou-se que, para além da prevenção de lesões, a respiração consciente contribui significativamente para a qualidade do movimento artístico, promovendo maior presença, expressividade e conexão corporal.
  • TCC
    DANÇA COMO FERRAMENTA TRANSFORMADORA NA ADOLESCÊNCIA: IDENTIDADE, DESCOBERTAS E APRENDIZADO NO CONTEXTO ESCOLAR.
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Alves, Natália Caroline Lopes; Agg, Katia; Vieira, Marcilio de Souza; Maziero, Roberta Maria Zambon
    A adolescência é um período crucial de transformações e descobertas que marca uma transição significativa da vida. Nessa fase, os indivíduos exploram suas identidades e constroem suas personalidades, influenciados por suas escolhas e decisões. O presente artigo é uma revisão da literatura e um relato de experiência, tendo como objetivo refletir sobre as características da adolescência e analisar o papel do ensino da Dança como ferramenta fundamental para o desenvolvimento neste momento da vida. O texto também discute os efeitos e as contribuições da Dança para a adolescência, além de destacar a importância da inserção do seu ensino no ambiente escolar. Por fim, defendemos como o ensino da Dança é crucial para o desenvolvimento de habilidades, competências e maior consciência de si mesmos, preparando os adolescentes para a vida adulta de maneira sensível, crítica e emancipadora.
  • TCC
    VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA/DANÇA AFRO NO CONTEXTO EDUCACIONAL
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-09) Silva, Antônia Carla da; Maziero, Roberta Maria Zambon; http://lattes.cnpq.br/4816581874661166
    Este estudo investiga a diversidade cultural por meio da inclusão da dança afrobrasileira no contexto educacional, tendo como objetivo promover o respeito e a valorização da interculturalidade e estratégias de ensino pautadas em cultura ancestral. Utiliza-se de abordagem qualitativa com pesquisa bibliográfica e pesquisa ação para desenvolver uma trajetória de encontro com as raízes da dança afrobrasileira, com o movimento negro no Brasil, com a promulgação de leis que legitimam a educação das relações étnico-raciais, bem como, por meio de três intervenções pedagógicas em um Centro de Educação Infantil Municipal na cidade de Parnamirim/RN, direcionadas à apresentação da dança afro, roda de conversa com professoras e crianças, atividades de reconhecimento identitário da herança afrobrasileira, destacando estratégias para a inclusão da cultura negra, no contexto e currículo escolar, de acordo com as leis, no combate a preconceitos e no fortalecimento da autoestima de todos os envolvidos. A partir da pesquisa foi possível compreender que a estigmatização de fenótipos interfere na validação de conhecimentos ancestrais afro-brasileiros. Nesta direção, a dança afro-brasileira se mostrou como instrumento estratégico para a valorização da interculturalidade e para o enfrentamento do racismo.
  • TCC
    A sensibilização do corpo na dança para crianças
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-07) BARROS, Beatriz S.; Agg, Katia; https://lattes.cnpq.br/4294965094696223; https://lattes.cnpq.br/9295166128051504; Marques, Larissa Kelly de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2272256149121710; Maziero, Roberta Maria Zambon; http://lattes.cnpq.br/4816581874661166
    A tecnologia vem ocupando mais amplamente o cotidiano de estudo, de trabalho e de lazer das pessoas e o seu mau uso vem causando consequências prejudiciais na qualidade de vida da humanidade. Pensando nas crianças, observamos que o socializar e o brincar estão sendo menos praticado, devido ao uso excessivo das telas. Como sensibilizar corpos que estão “conectados”? Como trazer a dança para despertar a conscientização desses corpos? Pensando nestas questões, articulando a minha experiência em sala de aula e o diálogo com autores como Marques (2012), Miller (2012), Vianna (2005), pretendemos refletir sobre a importância da dança enquanto linguagem formativa do cidadão, dentro e fora do âmbito escolar e discutir sobre as suas contribuições para o melhor desenvolvimento da criança. Muito se escuta que nestes espaços de conhecimento, a dança entra como um momento recreativo, de diversão e de reprodução de passos, anulando assim a sua capacidade em contribuir para a formação cidadã. Neste sentido, acreditamos ser de extrema importância a busca pelo movimento consciente, onde o professor de dança proporcione aulas pautadas na conscientização corporal, pois ao sensibilizar esses corpos contemporâneos, os quais estão em franco desenvolvimento em sua fase de vida inicial, pode-se exaltar os movimentos genuínos da criança incentivando a investigação e o autoconhecimento corporal.
  • TCC
    A dança como prática de bem-estar social e emocional
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-08) Valentim, Fabiana Lúcia; Vieira, Marcílio de Souza; Maziero, Roberta Maria Zambon; Viecili, Raqueli Biscayno
    A dança pode ser ensinada e vivenciada em variados espaços e é capaz de influenciar o bem-estar das pessoas trazendo benefícios individuais e coletivos. O objetivo deste trabalho é abordar os impactos da prática da dança para o bem-estar social e emocional dos indivíduos, considerando aspectos como melhora do humor, da saúde física e fortalecimento das conexões sociais e tem por abordagem metodológica a pesquisa qualitativa descritiva sob o viés da pesquisa bibliográfica. Para atingir o objetivo proposto, a partir da revisão de literatura, discutimos a relação entre a prática regular da dança e a redução dos níveis de estresse entre os praticantes, refletindo sobre os mecanismos biológicos e psicológicos envolvidos nesse processo; assim como tecendo a investigação de como a dança influencia a melhora do humor e do bem-estar emocional dos indivíduos, considerando fatores físicos e o impacto da expressão corporal a partir da prática da dança e; o papel de sua prática na promoção de interações sociais e no fortalecimento de vínculos entre os indivíduos, explorando como a dinâmica grupal e as atividades coletivas contribuem para a coesão social e o apoio mútuo. Nessa assertiva, questionamos de que maneira a prática regular da dança, em contextos diversos influencia a saúde das pessoas considerando aspectos como melhora do humor e fortalecimento das conexões sociais?
  • TCC
    Memórias afetivas no percurso acadêmico de um artista-docente em formação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-08) TEIXEIRA FILHO, GEORGE FLÁVIO AIRES; AGG, KATIA; http://lattes.cnpq.br/4294965094696223; ALVES, TEODORA DE ARAÚJO; http://lattes.cnpq.br/3465675149039835; MARQUES, LARISSA KELLY DE OLIVEIRA; http://lattes.cnpq.br/2272256149121710
    Este trabalho inclui memórias, experiências, reflexões, vivências e sensações, enquanto artista-docente em formação, relacionando as práticas acadêmicas aos trabalhos artísticos e pedagógicos para além do ensino formal ao também revisitar, de modo descritivo e reflexivo, as experiências obtidas junto aos grupos e projetos de extensão. Ainda, rememoro os Estágios Supervisionados Obrigatórios, uma vez que são momentos oportunos para reconhecimento, planejamento, aplicação e desenvolvimento dos saberes e das vivências acadêmicas articuladas à realidade. O presente trabalho tem como objetivo, fazer uma reflexão dos atravessamentos, estímulos e percepções que a universidade veio a proporcionar durante esse tempo de formação, potencializando as minhas experiencias enquanto artista-docente, naquilo que se refere aos meus trabalhos, às minhas ações e aos meus projetos artístico-pedagógicos. Finalizo este memorial refletindo sobre as composições coreográficas e suas contribuições nos espaços educacionais, pensando a dança dentro da escola e para além desse espaço de ensino formal, dando como enfoque a importância que ela tem para a construção e contribuição na vida dos adolescentes. Compartilho esse memorial com o intuito de incentivar e estimular meus colegas e futuros professores, em Dança, para que possam explorar as vivências e as oportunidades extensivas que a universidade oferece, como importantes práticas educativas na trajetória formativa de um artista-docente.
  • TCC
    Diálogo entre a Abordagem Triangular e a Pedagogia Relacional: estratégias de ensino na Dança a Dois
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-06) Gomes, Ariele de Souza; Marques, Larissa Kelly de Oliveira; Marques, Larissa Kelly de Oliveira; Maziero, Roberta Maria Zambon; Agg, Katia
    O estudo discute o cenário do ensino da dança a dois e propõe estratégias de ensino baseadas na Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa (2007; 2012) e na Pedagogia Relacional de Fernando Becker (1994) como orientações que podem auxiliar o professor de dança a dois a executar em sala de aula uma abordagem de ensino menos tradicional e diretista. O trabalho teve uma natureza teórica a partir de uma abordagem qualitativa em diálogo com autores (as) que transitam por essa temática e com a experiência pedagógica da autora com essa modalidade de dança. Fez-se necessário durante o processo de escrita incluir uma breve pesquisa através de um questionário que foi bastante relevante para o trabalho. Buscamos levar em consideração as particularidades do aluno, promovendo o ensino da dança para além de suas movimentações características, mas também trazendo para as aulas a cultura, história, termos e nomenclaturas atualizadas, compreendendo que todos esses tópicos são importantes para a arte como um todo e também constroem a dança e o dançar do indivíduo.
  • TCC
    A dança e a metodologia Tema de pesquisa: interdisciplinaridade no processo de formação das crianças no Ensino Fundamental Anos Iniciais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-07) Alves, Nicolly Arianne Vital; Agg, Katia; http://lattes.cnpq.br/4294965094696223; Marques, Larissa Kelly de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2272256149121710; Silva, Maria José Campos Faustino da
    A presente pesquisa tem como objetivo discutir sobre o componente curricular Arte no contexto escolar, destacando a linguagem da dança como recurso educativo na formação das crianças que estão inseridas no Ensino Fundamental Anos Iniciais. Para este fim, articula-se a referência de autores da área de dança, arte e educação com o relato de experiência desta autora, ocorrida durante o período de Estágio Supervisionado Obrigatório III, na Instituição de Ensino Núcleo de Educação a Infância. Este Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Nei\Cap-UFRN) tem como proposta pedagógica de ensino a metodologia Tema de pesquisa, onde a partir da interdisciplinaridade decorrem temas apresentados pelos próprios alunos. Este trabalho visa contribuir como incentivo educativo, apontando a importância do conhecimento da dança no processo de ensino-aprendizagem escolar, assim como almeja despertar o interesse e enaltecer a contribuição da metodologia tema de pesquisa no cenário da educação atual.
  • TCC
    O funk na escola: Apontando estratégias de ensino nas aulas de dança
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-07) Barbalho, Ana Lívia da Cruz; Marques, Larissa Kelly de Oliveira; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; Vieira, Kenne Felipe Alves
    A pesquisa tem como principal objetivo desenvolver reflexões sobre o estudo do funk como gênero de dança no contexto escolar, como também, possíveis apontamentos de estratégias de ensino desse gênero para jovens de uma rede pública. Como proposta metodológica, foi realizada uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa de natureza descritiva, tendo como campo de intervenção pedagógica, o grupo de Líderes de Torcida da Escola Municipal Professor Severino Bezerra de Melo. Foi possível observar que o ensino desse movimento cultural pode ser ressignificado de diversas formas dentro do ambiente escolar, a partir da contextualização histórica sobre o gênero, com a apreciação de documentários e imagens que refletem o tema e a produção de materiais utilizados ao longo das aulas, contribuindo significativamente para repensar os modos de ensino e aprendizagem da dança na escola.
  • TCC
    Tambor de crioula e a escola: pensamentos e possibilidades
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-09) Morais, Cleuma Alexsandra Sousa; Marques, Larissa; Silva, Sebastião de Sales; Sousa, Hyago Pinheiro da Silva
    O presente artigo é a elaboração de um pensamento que une a dança tambor de crioula e suas possibilidades de aplicação na escola, podendo ser em escolas públicas ou privadas de ensino fundamental e médio. O tambor como ferramenta de dança que abre espaço para elaboração não só de um corpo dançante, como de um pensamento crítico sobre a aplicação da Lei nº 10.639/031 , que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileiras e africanas nas escolas públicas e privadas do ensino fundamental e médio. Buscamos estabelecer uma relação entre a dança tambor de crioula com a afirmação da permanência de crianças negras no ambiente escolar, de modo a compreender a escola como um ambiente de reconhecimento de suas identidades, a partir de diálogos com autores como Silvio Almeida ( 2019); Zayda Cristina Costa (2023); Regina Machado (2010); Nayra Monteles (2020). Como resultado dessa pesquisa, não encontraremos planos de aulas elaborados com suas especificidades e objetivos, mas sim um espaço de reflexão de possíveis pontuações para pensar a inserção dessa dança no ambiente escolar.
  • TCC
    Um risco no ballet: reflexões acerca do uso das sapatilhas de ponta no ballet clássico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-09) BREMGARTNER, Afra; BARBOSA, Makarios; https://orcid.org/0000-0002-5488-2665; http://lattes.cnpq.br/7518934874341453; https://orcid.org/0000-0002-3142-4768; https://lattes.cnpq.br/8874560290105708; Porpino, Karenine; http://lattes.cnpq.br/5255588024266396; Neto, Leônidas; https://orcid.org/0000-0002-8349-8056; http://lattes.cnpq.br/3746805844090905
    O presente trabalho de conclusão de curso, em formato de artigo, apresenta, a partir de uma realidade concreta da trajetória da autora, bailarina, o problema do impedimento físico, por acidente no tornozelo, na busca de compreender a dança como prática corporal que perpassa reconhecer as diferenças de cada corpo, inclusive no uso dos acessórios técnicos, especificamente, na sapatilha de pontas. Da mesma forma, atenta compreender a sapatilha como parte da qualificação do corpo que dança, em sua condição de eficiência física e da relevância dos acessórios de composição técnica para a definição dessa dança, considerando: 1) O reconhecimento do objeto de estudo no drama de acidentes com sapatilhas, vividos por bailarinas. Fato este capaz de ser explorado numa pesquisa sistematizada, para produzir conhecimento; 2) A identificação da problematização da experiência do “dançar” como risco e perda, que suscitou a elaboração da seguinte questão: Quais os impactos de riscos e acidentes no uso da sapatilha de ponta por bailarinas, no Ballet clássico, considerando o corpo como referência, a partir de sua dimensão fisiológica? O método de trabalho utilizado transita entre a descrição de acontecimentos (pesquisa participante) para reconhecer no mergulho empírico, fenomenológico, tomado como base da reflexão. Assim, o trabalho segue um formato usual na pesquisa em artes cênicas e se divide obedecendo a uma estrutura que organiza o problema e as reflexões em seu redor, considerando: 1) apresentar o Ballet clássico, em sua dimensão virtuosa, lugar de tradição cultural e de estudos do corpo e sua fisiologia; 2) localizar a sapatilha de ponta, adereço e aporte técnico do Ballet, consequência da estética do virtuosismo e possível causa de inúmeros transtornos; 3) descrever e apresentar o problema da torção no tornozelo como acidente material e suas implicações na continuidade da carreira de bailarina; 4) discutir os temas apresentados e dele tirar alguns resultados.
  • TCC
    "Através de nós”: uma pesquisa em dança contemporânea a partir da “improvisação pelos sentidos”
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-25) FERREIRA, Iara Camila Gomes; LEAL, Patrícia Garcia; PORPINO, Karenine de Oliveira; ALVES, Teodora de Araújo
    O presente artigo reflete sobre o desenvolvimento de um processo criativo, através das linguagens da dança contemporânea e improvisação, utilizando a metodologia da improvisação pelos sentidos (Leal, 2012). Contribuindo para o desenvolvimento corporal, a escuta do corpo e estudos esses que contribuem para o modo de pensar sobre a dança e suas possibilidades de movimentos. Buscando compreender como esses estímulos influenciam nas movimentações, como a partir deles o corpo cria possibilidades de se movimentar, reconhecendo o potencial que existe em nossos corpos. Sendo colocado como destaque nesta pesquisa a visão e o tato. A pesquisa contribui para o ensino da dança, trazendo novas maneiras de estudar o corpo enquanto pesquisas de movimentos através de laboratórios, da linguagem da dança contemporânea e improvisação. Para contribuir com a pesquisa e agregar as referências do artigo, traz experiências com autores como Rosa Hercules, Jussara Miller, Rudolf Laban, Patrícia Leal, Jose Gil, Antônio Damásio, Thereza Rocha, Laurence Louppe, dentre outros que ao longo da pesquisa irei citar. Também traz o conceito da técnica de Klauss Vianna, sobre a escuta do corpo e suas possibilidades nas movimentações. Onde a partir desses estudos foram desenvolvidos laboratórios individuais, com grupo, e em dupla. Foi a partir desses estudos que foi desenvolvido o processo criativo “Através De Nós”.
  • TCC
    A importância da Dança e a prática da Conscientização corporal no Ensino Fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-19) Santos, Samara Beatriz Costa dos; Vieira, Marcílio de Souza; http://www.researcherid.com/rid/I-7025-2018; http://lattes.cnpq.br/7003467659704271; https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=714A443F1354C9B74859501C66BE65F7#; Vieira, Marcílio de Souza; http://www.researcherid.com/rid/I-7025-2018; http://lattes.cnpq.br/7003467659704271; Campos, Marineide Furtado; http://lattes.cnpq.br/2363104313711193; Maziero, Roberta Maria Zambon; http://lattes.cnpq.br/4816581874661166
    O presente artigo tem como objetivo identificar a importância do ensino da Dança e a prática da conscientização corporal como campo de estudos, através de pesquisas bibliográficas acerca das temáticas citadas, observando a dança no Ensino Fundamental, anos iniciais a partir do que sugere a Base Nacional Comum Curricular. A metodologia é de natureza qualitativa e de abordagem bibliográfica. Acrescenta-se a identificação sobre o ensino de Dança a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como documento principal para o aprimoramento dos estudos que se referem a dança na escola e para as sugestões de atividades presentes neste artigo. Portanto, a começar destas pesquisas, concluímos que a dança contribui para um ensino satisfatório e inclusivo, tão importante como outras áreas de conhecimento, visto que a criança que o exercita está em constante evolução adquirindo habilidades significativas para seu futuro e desenvolvendo-se, pois enquanto a criança aprende diferentes formas de se movimentar, surgirão novas formas de se pensar sobre si, o outro e o mundo. Com isso, vemos que ensinar sobre Dança e conscientização corporal é relevante para os alunos partilharem seus conhecimentos e para que se sintam ponderados a criar e imaginar novas formas de se pensar e fazer Dança. Sendo assim, a Arte/Dança é uma disciplina fundamental para o currículo, bem como o enriquecimento da educação e bem-estar dos nossos estudantes.
  • TCC
    Danças populares: conhecimento e valorização das regionalidade em ambiente universitário
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-08) Nascimento, Jamylle Maklen Pereira do; Vieira, Marcilio de Souza; https://orcid.org/0000-0002-2034-0796; http://lattes.cnpq.br/7003467659704271; MAZIERO, ROBERTA MARIA ZAMBON; http://lattes.cnpq.br/4816581874661166; VIECILI, RAQUELI BISCAYNO; https://orcid.org/0009-0005-0174-7610 Endereço; http://lattes.cnpq.br/2972854017493162
    O estudo tem como objetivo identificar e verificar quais são os conhecimentos, percepções e nível de valorização de licenciados e estudantes dos cursos de Dança, Teatro e de Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas da UFRN, acerca das danças populares do Rio Grande do Norte. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo, de natureza exploratória-descritiva e abordagem quantiqualitativa, por meio de questionário aplicado através do Google Forms, de março a junho de 2024, com participação de 50 licenciados e estudantes da UFRN,. Os resultados evidenciaram como principais danças populares no RN, o pastoril, boi de reis, espontão, bandeirinhas, coco de roda, coco de zambê, bambelô, maneira-pau, Araruna, lapinha, boi calemba, congos de calçolas e congos de saiote. Essas danças típicas de Natal, Tibau do sul, Touros, São Gonçalo do Amarante, Monte Alegre e regiões do Seridó e de interiores do alto oeste. Os participantes (78% e 80%) demostraram ter conhecimento de alguma dessas danças, de origem e como tradicionais do RN, através de vivências familiares, experiências nas escolas e comunidades, curso de graduação e participação em eventos e grupos folclóricos da UFRN. 98% dos participantes da pesquisa consideraram importante a valorização e preservação das danças populares, com necessidade de maior divulgação, pela riqueza histórico-cultural ancestral de um povo, devendo ser fortalecidas. Na valorização das danças pela UFRN, 75,5% dos participantes entenderam existir, mas, 24,5% relataram que a valorização não é suficiente, pela abordagem somente em disciplinas, não inclusão no currículo, sem oferta em cursos específicos e tida como uma dança secundária quando comparada com a dança contemporânea. Como mudanças, foram sugeridas criação de disciplinas aprofundadas sobre a temática, cursos e grupos de estudos específicos com integração curricular, além do projetos e ações proativas promovidas pela UFRN, como forma de preservar as danças populares, que são parte da história cultural de diferentes populações, uma memória viva que precisa ser ressignificada no presente. Dito isso, é necessário investimentos permanentes, para que cada vez mais as danças populares sejam visibilizadas e reconhecidas como patrimônio cultural popular das comunidades.
  • TCC
    A danca que habita em mim: encontro com o grupo Arkhétypos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-09) Honorato, Anderson da Silva; Haderchpek, Robson Carlos; http://lattes.cnpq.br/4286695631161068; http://lattes.cnpq.br/1822569936494709; Maziero, Roberta Maria Zambon; http://lattes.cnpq.br/4816581874661166; Silva, Sebastião de Sales; http://lattes.cnpq.br/7250080468263829
    O presente trabalho de conclusão de curso busca elucidar o trajeto artístico de formação de um docente-pesquisador em Dança tomando como referência o conceito de escrevivência da escritora Conceição Evaristo (2017) e as vivências registradas ao longo da Graduação. No corpo do trabalho são apresentados os grupos e projetos de extensão da UFRN e é evidenciado o encontro do artista-pesquisador com o Grupo Arkhétypos. Em tom memorial o trabalho traz um relato das escrevivências do autor no encontro com a sua dança, a dança que desde antes da Graduação já habitava o fazer artístico do pesquisador. Por fim, o trabalho traz um breve relato do processo de criação intitulado “Sob o mesmo Véu” desenvolvido pelo artista- pesquisador junto ao Grupo Arkhétypos.
  • TCC
    Dança no teatro musical da paixão de cristo: composição coreográfica com cidadãos dançantes na dimensão do sagrado
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-25) Silva, Cleison Inacio da; Leal, Patrícia Garcia; Agg, Kátia; Souza, Aldemar
    Este artigo explora os processos criativos da dança na dimensão do sagrado, especialmente com não-bailarinos, pessoas dançantes, participantes de um evento que contribui com a evangelização através da arte, o Musical Dramatúrgico da Paixão de Cristo, realizado anualmente na Baixa do Quinquim, município do distrito de Touros, localizado no Rio Grande do Norte. O autor compartilha sua experiência como intérprete-criador. A finalidade desta pesquisa é ampliar a reflexão acadêmica sobre o tema, enfatizando a presença da dança no sagrado como expressão de louvor a Deus. Portanto, apresenta pensamentos e práticas corporais, unidas a um processo criativo que investiga o corpo que dança e a sua relação com o sagrado. A metodologia da pesquisa incorpora conceitos da dança contemporânea de LEAL (2012), composição coreográfica com cidadãos dançantes a partir de BERTAZZO (1998) e estudos da Eukinética e Corêutica de LABAN (1978), dentre outros autores, que refletem a temática da dança no sagrado, apresentando reflexões em conhecimento na área da composição coreográfica visando aprofundar a compreensão da relação entre o corpo que dança e o sagrado, enriquecendo a expressividade corporal e as qualidades do movimento de cidadãos dançantes.
  • TCC
    Dança do ventre: possíveis caminhos metodológicos para uma proposta de ensino
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-05) Medeiros, Flávia Ivanna Dantas de; Marques, Larissa Kelly de Oliveira; Marques, Larissa Kelly de Oliveira; Vieira, Marcílio de Souza; Medeiros, Rose Marie Nascimento de
    Este trabalho investigou de que maneira a prática da dança do ventre pode estar relacionada com o aumento da autoestima de mulheres que estão em uma fase de sobrecarga de afazeres da vida pessoal e profissional. O estudo de caso se deu a partir de um minicurso realizado com onze mulheres voluntárias que participaram de um conjunto de dez aulas de dança do ventre e por meio de análise da pesquisa bibliográfica e diário de bordo das participantes. No que se refere ao embasamento teórico dialogamos com o Método Dança Educação Física do professor Edson Claro, como principal fundamentação que deu sustentação à aplicação desses encontros. Percebemos que a dança do ventre por si só não garante o aumento da autoestima, mas foi possível observar diversos benefícios que melhoram a auto imagem dessas mulheres, como o atenuar do sentimento exagerado de autocrítica, o estímulo à criatividade e o aumento da consciência corporal das alunas.
  • TCC
    A importância da dança na educação infantil: Corpo, espaço e criação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-12) Albuquerque, Thalyta Suely; Marques, Larissa Kelly; Vieira, Marcilio de Souza; Silva, Sanderson Tinoco
    O presente trabalho tem como temática a importância da dança na educação infantil a partir da tríade que entrelaçam o corpo, seus gestos e modos de se mover, apontados em um dos campos de experiência, proposto na Base Nacional Comum Curricular- BNCC (2017). Discutimos ao longo do escrito sobre a dança como área de conhecimento, sua importância e possibilidades de abordagens do seu ensino nessa primeira etapa da educação básica. Objetivamos problematizar e refletir acerca da sua dimensão educativa, seu papel social, cultural e político do corpo na sociedade, além da construção de conhecimento que se dá através da relação com o sujeito e o mundo. Como aporte metodológico, foi utilizado a pesquisa qualitativa de cunho teórico, a partir do diálogo com autores (as) que abordam a temática em foco. Compreendemos que o ensino da dança deve ser levado a sério na educação infantil, onde acontece o primeiro contato da criança com o seu corpo e com os outros, oportunizando vivências que favoreçam a exploração do espaço e de diversas formas de dançar.
  • TCC
    Entre relatos: contribuições e desafios nos estágios supervisionados obrigatórios para a formação dos professores em dança da UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-09) Alves, Ronaldo Teodosio de Oliveira; Alves, Teodora de Araújo; Agg, Katia; Souza, Ana Luísa Lincka de
    O presente artigo tem como intuito abordar as contribuições das vivências nos Estágios Supervisionados Obrigatórios para o docente em formação no curso de licenciatura em Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, levando em discussão o quanto esses momentos trazem amadurecimento e questionamento sobre a nossa futura profissão, pois, é na prática que podemos fortalecer muito do que vimos em sala de aula. Para além das referências dos autores que irei citar, trago aqui a minha percepção, experiências e aprendizado, a partir de tudo que me foi experienciado nos estágios e fora deles, expondo também todas as dificuldades e narrativas sociais que encontramos durante esses momentos, pois, cada ambiente tem suas características e, demandam sempre pensamentos e ações diferentes. A partir desse percurso acadêmico, aponto aqui minhas inquietações e visão sobre algumas narrativas que me fizeram refletir como esses estágios afetaram e afetam até hoje minha percepção sobre o ser professor de dança e como esses momentos nos prepararam para o mercado de trabalho. Os estágios trazem em seu bojo, a ampliação do conhecimento de si, do mundo e da construção do saber fazer/ser, nos permitindo vivenciar momentos com responsabilidade e compromisso social, na perspectiva de uma exitosa atuação profissional futura. Para tanto, abordo aqui as experiências e desafios dos estágios cursados no período 2018 a 2022 no Curso de Licenciatura em Dança da UFRN, revisitando lugares antigos e marcantes que fizeram parte da minha formação e me impulsionaram a novos contextos educativos.
  • TCC
    A contribuição da dança para a ginástica rítmica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-08) Fernandes, Italo Rodrigues; VIEIRA, MARCÍLIO; PORPINO, KARENINE; NOGUEIRA, AMANDA; VIEIRA, MARCÍLIO
    Este artigo explora a interação entre Dança e ginástica rítmica, investigando como os princípios da dança podem enriquecer a prática da ginástica rítmica, tanto tecnicamente quanto artisticamente. Tem por objetivo identificar os principais elementos da dança que podem ser integrados às rotinas competitivas de ginástica rítmica para aprimorar a execução técnica dos movimentos e a expressão artística dos atletas, além de refletir como a abordagem interdisciplinar no ensino da Dança para a ginástica rítmica pode contribuir para o desenvolvimento holístico dos praticantes, considerando tanto os aspectos técnicos quanto os expressivos e estéticos. Destaca-se a importância da abordagem interdisciplinar, reconhecendo a dança como componente essencial na expressão corporal e na performance das ginastas. Com base em uma pesquisa descritivo-exploratória, que incluiu questionários com coreógrafos e ginastas, examina-se a influência da dança na elaboração de coreografias e na expressão corporal das atletas. A análise evidencia a necessidade de integrar elementos da dança, incluindo o ballet e a dança contemporânea, no treinamento da ginástica rítmica, visando aprimorar a técnica e a expressividade das ginastas. Além disso, destaca-se a evolução do sistema de pontuação da ginástica rítmica, que valoriza cada vez mais a expressão artística e a musicalidade nas rotinas competitivas, ressaltando o pilar e o grau de importância da dança nessa modalidade.