CCHLA - TCC - Teatro

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  • TCC
    ENTRE PALCOS E SALAS DE AULA: O SURGIMENTO DO SIMPÓSIO NACIONAL DE TEATRO INFANTOJUVENIL E O DESPERTAR DE UMA PROFESSORA-ARTISTA
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-09) Araújo, Milena Josiene de; Lopes, Melissa dos Santos; Morais, Renata Celina de; http://lattes.cnpq.br/8391209732029272; http://lattes.cnpq.br/9851844088693131; http://lattes.cnpq.br/5305700599943500; Peixoto, Sara Maria Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/3578244122989097; Lima, Erickaline Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/1061452525627411
    O presente trabalho de conclusão de curso, trata-se de um memorial acadêmico que retrata os acontecimentos que transcorreram na minha vida durante a infância até chegar a graduação e me levaram a experiências significativas no processo de formação dessa professora-artista. De maneira qualitativa, como parte de minha trajetória, por meio de análise documental, entrevistas e observações, faço um diagnóstico sobre a criação e o desenvolvimento do Simpósio Nacional de Teatro Infantojuvenil da UFRN, do qual faço parte da comissão organizadora desde a primeira edição. A investigação tem como objetivo, analisar as quatro edições ​do Simpósio, bem como a interface entre a entre a experiência acadêmica e as práticas pedagógicas realizadas durante os Estágios Supervisionados para a formação de professoras(es) e minha participação no Programa Residência Pedagógica. Ambas as ações apresentam como resultado um papel importante na formação de crianças e adolescentes do município de Natal, pois oferecem um primeiro contato com a linguagem teatral, fomentando ações artístico-pedagógicas no contexto escolar. Essas experiências têm contribuído de maneira significativa para o desenvolvimento do Teatro Infantojuvenil na Universidade, ampliando a visão de discentes e docentes, de modo a oportunizar o contato com as práticas artísticas e pedagógicas nesse contexto e o diálogo com diversas(os) professoras(es), pesquisadoras(es) e fazedoras(es) de arte e cultura de todo o Brasil.
  • TCC
    TEATRO E INFÂNCIAS: POSSIBILIDADES CRIATIVAS NO ENSINO DE TEATRO COM CRIANÇAS
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-10) Cavalcanti, Milene Escarião Nobrega; Araújo, José Sávio Oliveira de; Bagolan, Ana Catharina Urbano Martins de Sousa; http://lattes.cnpq.br/5026604704788382; http://lattes.cnpq.br/5290621906045290; Morais, Renata Celina de
    O presente trabalho aborda a temática do fazer teatral nas infâncias, destacando as possibilidades criativas para construir a dramaturgia com as crianças na escola e os processos vivenciados por uma graduanda de Licenciatura em Teatro, durante o período de formação como arte-educadora. As dramaturgias criadas pelas crianças, são experiências que mostram como a linguagem teatral é essencial para o processo de aprendizagem e formação das crianças na educação básica. Nesse sentido, sabendo a importância do ensino de Teatro na educação da infância, este relato de experiência objetiva explicitar a vivência com a dramaturgia com as crianças a partir de experiências com uma turma 2 da Educação Infantil, que compreende crianças com faixa etária de 3 e 4 anos de idade do Núcleo de Educação da Infância - NEI-CAp/UFRN e com uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental, com crianças entre 8 e 9 anos da Escola Municipal Professor Bernardo Nascimento. Sob uma abordagem de natureza qualitativa, buscamos pelo viés da pesquisa explicativa compreender como se dá o processo de criação de dramaturgia com crianças considerando-as como protagonistas de todo o processo de construção do fazer teatral na escola. Como resultado, o processo criativo de duas dramaturgias desenvolvidas pelas crianças contempladas com as intervenções da licencianda durante os seus Estágios Obrigatórios no curso de Licenciatura em Teatro e a participação no Programa de Residência Pedagógica, evidenciando que, com práticas que valorizam todos os saberes, a partir do fazer teatral, pode-se vivenciar processos criativos espontâneos e significativos, trazendo novas possibilidades para a criação artística com crianças.
  • TCC
    A Memória da Água: O corpo que confabula com a rua
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-17) Viana, Tainah Medeiros; Lewinsohn, Ana Caldas; https://lattes.cnpq.br/9828641614898181#; Barbosa, Makarios Maia; Silva, Sebastião de Sales
    Este trabalho foi desenvolvido enquanto um memorial, que discorre sobre osatravessamentos e confabulações que construíram meu processo formativo dentroda minha trajetória acadêmica com minhas experiências afetivas e artísticas quetransbordam a universidade. Costurando as reflexões e investigações dasmemórias, vivências e aprendizagens que me acometeram durante esse cicloespiralar, que não se finda, mas que se começou. Concatenando a pluralidade dasmatrizes culturais e territoriais que acessam e atravessam o sujeito criador/criativo,em suas respectivas potências afirmativas, em um diálogo atado ao processoartístico-pedagógico na Licenciatura em Teatro. Assim, confluo essa escrita,emergida na memória e no chão úmido, com as itinerâncias formativas da vida.
  • TCC
    A DESFORMAÇÃO DE UM ARTISTA EM SUA JORNADA PEDAGÓGICA - ENTRE O LIMIAR DE SER ARTISTA E OU PROFESSOR
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-13) Assis, Ranieir Silvio Fernandes de.; Lewisohn, Ana Caldas
    Este memorial, é um relato de minha trajetória de vida pessoal e artística, onde relato parte de minha infância, a partir do meu contato com a música e o circo, contato esse que inevitavelmente me levou pelo caminho das artes, e mais tarde, à docência. Aqui, descrevo momentos específicos sobre minha trajetória que vai do primeiro contato com a atuação, perpassando pela música, mais especificamente a participação em bandas de pop rock, na cidade de Santa Cruz, interior do Estado do Rio Grande do Norte, e um pouco mais tarde o envolvimento com o teatro, através de um espetáculo religioso, e com o Cinema, através de mostras e oficinas, linguagens que tanto me atravessaram. Aqui, discorro sobre tentativas de formar um grupo de teatro na cidade de Santa Cruz e região, assim como também festivais de música e cinema. Por fim, relato minha trajetória enquanto docente em formação na área de Teatro, passando brevemente pelas monitorias, estágios, e mais especificamente, pelo programa Residência Pedagógica.
  • TCC
    “A CRIAÇÃO”: EXPERIÊNCIAS DE TEATRO E DANÇA NA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS (APAE) EM MACAÍBA/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-09) de Lima, Mikael Maycon; Barbosa, Makarios Maia; https://orcid.org/0000-0002-5488-2665; https://orcid.org/0009-0005-0656-9980; https://lattes.cnpq.br/7305688575135023; Barbosa, Makarios Maia; https://orcid.org/0000-0002-5488-2665; Coutinho, Karyne Dias; da Silva, Antonildo Lucas Pinheiro
    O presente trabalho relata e analisa os processos preparatórios e as experiências de aulas de teatro e dança para jovens assistidos na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), na cidade de Macaíba (RN), ocorridas durante os anos de 2023 e 2024. Destaca-se aqui a importância do teatro como estratégia de inclusão e desenvolvimento socioemocional para pessoas com deficiência, explorando os benefícios observados nas áreas de afetação cognitiva, emocional e social dos participantes. A escolha metodológica do trabalho na APAE-Macaíba envolveu a adaptação de técnicas de jogos teatrais para atender às necessidades específicas dos alunos e alunas, promovendo a expressão criativa, a comunicação não-verbal e a interação social, na construção do espetáculo “A Criação”. Os resultados deste processo, observados na vida cotidiana da instituição, indicam melhorias significativas na autoestima desses jovens, nas suas capacidades de expressão emocional e em um maior domínio da habilidade de trabalho em equipe, evidenciando o potencial transformador dessas artes cênicas como uma forma eficaz de educação inclusiva. Este relato contribui para o campo da educação especial ao demonstrar que atividades culturais como o teatro podem desempenhar um papel crucial no desenvolvimento integral e na inclusão social de indivíduos com necessidades especiais.
  • TCC
    SOL, PEDRAS E PUNHAIS: O ESPAÇO IMAGÉTICO DO CANGAÇO NA DRAMATURGIA POTIGUAR
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Chacon, Emily Rebeca Silvestre; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; http://lattes.cnpq.br/5114110813711387; https://lattes.cnpq.br/1471312055928019; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; http://lattes.cnpq.br/5114110813711387; Vieira, Elisa Martins Belém; http://lattes.cnpq.br/8090089849645275; Seixas, Rebeka Caroça; http://lattes.cnpq.br/5921100363941626
    O presente trabalho tem como objetivo analisar o espaço imagético do cangaço na dramaturgia potiguar. Para tal feito, exploraremos a antologia De Sol, de Pedras e Punhais (2007), do célebre dramaturgo, poeta e jornalista potiguar Racine Santos (1948). Assim, em três peças, investigaremos o espaço que perpassa o imaginário nordestino, especialmente o potiguar, no que diz respeito às estruturas que compõem o cangaço. Tais temáticas evocam discussões espinhosas sobre identidade nordestina e o banditismo social. Para tanto, as obras de Durval Muniz, A Invenção do Nordeste (2011), e de Luiz Bernardo Pericás, Os Cangaceiros: Ensaio de Interpretação Histórica (2010), nos nortearão para um estudo mais objetivo, sem deixar de considerar o caráter subjetivo dessas temáticas.
  • TCC
    A PRAIA COMO PALCO: EXPLORANDO A PERFORMATIVIDADE DOS AMBULANTES NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DO ATOR
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-10) Nascimento, Joan Vinicius Ferreira do; Haderchpek, Robson Carlos; http://lattes.cnpq.br/4286695631161068; http://lattes.cnpq.br/7127928666432162; Barbosa, Makarios Maia; http://lattes.cnpq.br/7518934874341453; Menezes, Thazio Silva Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/8682735532993653
    O presente artigo busca refletir sobre os enlaces entre o teatro e a vida de um artista de teatro vendedor ambulante. Ao longo do texto abordo a potência criativa que advém das diversas faces do meu cotidiano. Ao expor esses enlaces, proponho também uma “dilatação ótica” sobre as performatividades cotidianas e apresento os ambulantes como “atores sociais”. Tomando a praia como referência, faço uma análise crítica da realidade cotidiana e penso nas possibilidades de criação cênica a partir dos afetos. Durante a escrita vou esmiuçando as relações entre o meu cotidiano de vendedor ambulante e o teatro, a fim de investigar se os ambulantes, em seu ofício, vivem em um estado performativo ou não. Paralelo a isso, descrevo o meu processo de investigação cênica trazendo para o ato criativo esse cotidiano que me atravessa e que impulsiona o meu “fazer teatral”. O processo artístico é baseado em três princípios: observação, corporificação e teatralização, e ancora-se nos estudos da antropologia teatral.
  • TCC
    ILHA DO MEDO: UMA ANÁLISE DO IMPACTO DO SIMBOLISMO EM SCORSESE
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Siqueira, João Gabriel Sotero; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; http://lattes.cnpq.br/5114110813711387; http://lattes.cnpq.br/2066778024904474; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; http://lattes.cnpq.br/5114110813711387; Oliveira, Adriano Moraes de; http://lattes.cnpq.br/4119639556374645; Seixas, Rebeka Caroça; http://lattes.cnpq.br/5921100363941626
    O longa-metragem, Ilha do Medo, estreou nos cinemas em 2010, traduzindo o romance escrito por Dennis Lehane em 2003, Shutter Island. Dirigido por Martin Scorsese, o filme conta a história do detetive Teddy Daniels, interpretado por Leonardo DiCaprio, no Hospital de Ashecliffe para Criminalmente Insanos. Após detectar traços potencialmente simbolistas no longa, este estudo realizou um levantamento de material bibliográfico sobre a origem e principais obras do movimento, com o objetivo de identificar e discutir criticamente as características simbolistas no filme de Scorsese. Os estudos de Álvaro Cardoso Gomes (1994), Elisana de Carli (2013) e Maria Thereza Azevedo (2011) foram utilizados como base para a análise, que se debruçou principalmente na peça A Intrusa (1890), do dramaturgo belga Maurice Maeterlinck, para identificar paralelismos com Ilha do Medo.
  • TCC
    “MAMÃE EU QUERO!”: CARMEN MIRANDA E A CONSTRUÇÃO DO CORPO SIMBÓLICO DA DRAG QUEEN NOS CAMINHOS DA ENCENAÇÃO TEATRAL
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-07) Lima Júnior, Josimar batista de; Barbosa, Makarios Maia; https://orcid.org/0000-0002-5488-2665; ferreira, Pierre Kayth Rodrigues; Silva, Sebastião de Sales
    O trabalho descreve e comenta, em um formato de relato de experiência, os processos pelos quais se deram a construção da encenação “Mamãe Eu Quero!”, realizada no componente curricular “Prática Cênica Integrada – PCI” (2024.1), do Curso de Licenciatura em Teatro da UFRN, que mirou a figura da cantora, atriz e dançarina Carmen Miranda, considerada diva pop e uma das principais referências estético-comportamentais para o surgimento das drag queens, por conseguir manifestar em sua performance artística a dimensão efervescente de um imaginário midiático (cinema, rádio e TV), do que seriam “os trópicos” e a figura feminina erotizada pelo exotismo. O trabalho busca tornar evidente como as memórias de afeto de infância e os símbolos midiáticos das figura de feminino produziram um impacto criativo no artista/pesquisador, a ponto de com isso ele criar uma performance de encenação teatral. O relato ainda discorre acerca de boa parte da minha formação acadêmica e toma os sentidos de experiência e memória como referência e fundamento.
  • TCC
    (MA)TERNA: A teatralidade da perda
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-09) Bezerra, Aline Cleice Ferreira; Barbosa, Makarios Maia; https://orcid.org/0000-0002-5488-2665; https://orcid.org/0009-0006-2283-5772; https://lattes.cnpq.br/7511727980463686; Ciotti, Naira Neide; Nascimento, Frank Rodrix Gomes do
    Como transformar a dor da perda em processo criativo? Como a criação artística no teatro pode colaborar nos processos de superação da perda, da dor? Qual a teatralidade que emerge na construção de um caminho de sobrevivência para uma mãe que perdeu seu filho? Este trabalho tem como objetivo analisar uma cena teatral e seu processo de construção artística, gestado durante o Curso de Licenciatura em Teatro (2018-2024), tendo como motivação a crise da perda de um filho, por sua autora. “Ma(terna)” é o resultado do uso da cena como estratégia de autoafirmação para superação a dor, possibilidade de construção de um diálogo público em que a condição materna é apresentada em uma perspectiva dramática, que possibilite o enfrentamento do trágico com o teatro e como teatro. Para tanto, fizemos uso das bases conceituais da teatralidade (Fernandes, 2021) e dos processos de experiência como pesquisa na área cênica (Telles, 2020), em um campo de reflexão acerca dos processos criativos.
  • TCC
    ARTE COMUNIDADE: AFETOS E AFETAÇÕES DE UM PROFESSOR-ARTISTA-MORADOR DE FELIPE CAMARÃO
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-20) Silva, Francisco Ivanilton Honorato da; Coutinho, Karyne Dias; https://orcid.org/0009-0002-2521-2395; Barbosa, Makarios Maia; Junior, João Batista Ferreira
    O presente trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Teatro parte do pressuposto de que a arte pulsa dentro das comunidades e que um olhar mais atento para dentro delas é o necessário para evidenciá-las para todos. Aqui seguimos a trajetória de um professor-artista e morador de Felipe Camarão, bairro da zona oeste de Natal-RN constantemente associado à criminalidade, mas que foi o palco dos afetos e afetações dele e de mais vários outros que compartilham da mesma realidade. Em diálogo com a pedagogia do oprimido de Paulo Freire (1970) e com o teatro do oprimido de Augusto Boal (2019), o texto do TCC contextualiza um processo de emancipação de um coletivo artístico independente residente de Felipe Camarão — Coletivo A Gente —, através do relato de um processo de criação teatral (montagem e encenação do espetáculo Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna) desenvolvida no componente curricular de Práticas Cênicas Integradas da Licenciatura em Teatro da UFRN. Entendendo o trabalho com esse espetáculo como um dos frutos dessa construção comunitária e coletiva, este TCC busca situar também outros projetos desenvolvidos pelo Coletivo A Gente, evidenciando as potências desses moradores e do próprio território, na perspectiva do teatro comunitário, com o qual é possível discutir e refletir sobre diversas problemáticas vivenciadas e ignoradas dentro das periferias
  • TCC
    IMAGINÁRIOS DA PRODUÇÃO TEATRAL: DA IDEIA À ELABORAÇÃO DO PROJETO
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-09) Neto, Manoel Lourenço Maia; Oliveira, Adriano Moraes de; https://orcid.org/0000-0002-2191-9353; http://lattes.cnpq.br/4119639556374645; http://lattes.cnpq.br/7404018062423959; Lopes, Melissa dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9851844088693131; Silva, Keila Fonseca e; http://orcid.org/0000-0002-5714-9565; http://lattes.cnpq.br/3556323653105782
    O trabalho "Imaginários da Produção Teatral: Da ideia à elaboração do projeto" explora a produção teatral como área essencial, mas subestimada, nos cursos acadêmicos, com foco na Licenciatura em Teatro da UFRN. A pesquisa adota uma abordagem interdisciplinar, fundamentada em autores como Mario Osorio Marques (2006) e David Roselló Cerezuela (2015), para investigar os imaginários dos discentes sobre a produção teatral. Identificando a falta de debate e formação na área, limitada a uma única disciplina optativa na grade curricular do curso de Licenciatura em Teatro da UFRN, o autor promoveu uma oficina temática, com três encontros, que abordou desde a concepção de ideias até o planejamento e a viabilização de projetos por meio de leis de incentivo. O estudo propõe maior integração do tema no currículo acadêmico, buscando qualificar os discentes e fomentar o debate sobre a relevância da produção teatral no contexto cultural do Rio Grande do Norte.
  • TCC
    A formação de uma professora de teatro: trajetória afetiva em projetos de ensino, pesquisa e extensão
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-09) Aguiar, Helena; Coutinho, Karyne; http://lattes.cnpq.br/6013805360280552; https://lattes.cnpq.br/8716857911851500; Haderchpek, Robson; http://lattes.cnpq.br/4286695631161068; Siqueira, Thulho; http://lattes.cnpq.br/5599371817493373; Souza, Tatiane; http://lattes.cnpq.br/5257994786200352
    Este trabalho de conclusão de curso é um memorial descritivo e afetivo acerca das minhas experiências formativas enquanto licencianda em teatro, propiciadas por minha participação nos componentes curriculares de estágio e em projetos de ensino, pesquisa e extensão nos quais pude experimentar-me como artista-professora. Diante das lacunas formativas por cursar os Estágios Supervisionados de Formação de Professores no período da pandemia da covid-19, narro suas minhas atividades no Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid/Capes), no Arkhétypos Grupo de Teatro (UFRN), no Programa Residência Pedagógica (PRP/Capes) e no Projeto Trilhas Potiguares (UFRN), refletindo sobre os impactos dessas ações na minha trajetória como licencianda em teatro. Fundamentada nos três pilares básicos da universidade — ensino, pesquisa e extensão — concluo que minha participação em programas e projetos desses três âmbitos desempenhou um papel crucial na minha construção profissional, contribuindo sobremaneira para a formação dos meus modos de ser professora de teatro.
  • TCC
    Moody cia. teatral: uma experiência de práticas teatrais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-09) Sousa, Emerson Ferreira de; Araújo, José Sávio Oliveira de
    Este trabalho de conclusão de curso é um relato de experiência que analisa minha vivência como coordenador voluntário no Moody Cia Teatral, onde atuei por aproximadamente um ano e meio. Como licenciando em Teatro, apliquei conhecimentos adquiridos em sala de aula para revisar conteúdos e desenvolver habilidades de liderança, comunicação, negociação e administração, observando uma melhora significativa em minhas capacidades. O Moody, idealizado por Robson Lima, em 2015, tinha como objetivo criar um musical em homenagem à Rebelião de Stonewall, marco histórico para os direitos LGBTQIA+. Juntamente com Thásio Igor, meu colega de curso, fui convidado para auxiliar nesse projeto. No entanto, enfrentamos muitos desafios devido à inexperiência do elenco, formado majoritariamente por amadores. Diante dessas dificuldades, reformulamos nosso objetivo, focando na preparação e formação de elenco, em vez do musical original. Frequentemente, nos reunimos para repensar estratégias e avaliar nossos esforços, reconhecendo a necessidade de melhor preparar o elenco e a nós mesmos. A partir desse ponto, o Moody se transformou em um espaço de ensino teatral, dedicado à formação de atores iniciantes e ao desenvolvimento de nossa formação em docência teatral. Este trabalho aborda essa jornada, refletindo sobre os êxitos e falhas e investigando os altos e baixos de um projeto que marcou minha passagem pelos meus estudos universitários.
  • TCC
    Teatro na escola: experiências de apreciação e práticas pedagógicas de arte, na educação de jovens e adultos (EJA)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-29) FREIRE, MARIA; BARBOSA, MAKARIOS; https://orcid.org/0000-0002-5488-2665?lang=pt; http://lattes.cnpq.br/7518934874341453; CV: http://lattes.cnpq.br/4869874530925965; BARBOSA, MAKARIOS; MORAIS, RENATA; SILVA, SEBASTIÃO
    O presente trabalho de conclusão de curso apresenta uma experiência de integração do teatro em uma prática pedagógica, aplicada à Educação de Jovens e Adultos (EJA), em turmas da Escola Municipal Professor Zuza(Natal – RN), através de ação do Programa de Residência Pedagógica (PRP), ocorridas durante o período de 2023.2, no cumprimento dessas disciplinas no Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que cursei entre os anos de 2019-2024. A prática pedagógica aqui apresentada busca descrever os fenômenos de formação docente através da apreciação teatral, discutindo a relevância desta prática de arte-educação, tanto na perspectiva da apreciação, quando nas vivências reflexivas sobre esta Arte. O formato de trabalho é o relato de experiência e os fundamentos utilizados são as bases das próprias disciplinas envolvidas.
  • TCC
    Teatro e comunidade: relações étnico-raciais e racismo nos processos artístico-pedagógicos de um artista preto
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-08) Deunier, Júlio; Haderchpeck, Robson Carlos; Barbosa, Makarios Maia; Fonseca, Franco Willamy Lima da
    A presente pesquisa aborda a relação entre teatro, comunidade e questões étnico-raciais, destacando a experiência de um artista e docente negro no diálogo com a sociedade. Ao longo do trabalho são discutidos os obstáculos enfrentados por jovens periféricos, como a falta de políticas públicas de educação e os impactos na saúde mental e física destes. Ainda nesta perspectiva, debatemos os problemas sistêmicos que excluem esses jovens das universidades. Tomando como referência o Teatro Experimental do Negro (TEN) fundado por Abdias do Nascimento e as discussões propostas por Grada Kilomba e outros autores e artistas antirracistas, além de se atentar a abordagem de reportagens e como a mídia retrata os acontecimentos contra a comunidade preta e periférica, e por fim buscamos refletir sobre o papel do professor de teatro negro na periferia. Partindo de uma metodologia fundamentada na pesquisa-ação, constatamos que o professor de teatro negro desempenha um papel fundamental na educação e no empoderamento das comunidades marginalizadas, oferecendo oportunidades para que os alunos se vejam representados de forma positiva e autêntica nos palcos, na academia e na vida.
  • TCC
    Encenando e aprendendo teatro na escola
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-20) Santos, Nathália Maria Seabra dos; Coutinho, Karyne Dias; http://lattes.cnpq.br/6013805360280552; https://lattes.cnpq.br/3977298891682946; Santos, Melissa Lopes dos; http://lattes.cnpq.br/9851844088693131; Souza, Tatiane Cunha de
    Afirmando a importância de a docência em artes ser construída a partir das vivências artísticas do/a próprio/a professor/a, este TCC foi realizado na companhia da seguinte pergunta: os saberes da encenação podem constituir proposta pedagógica para o ensino escolar de teatro? Movida por tal questão, essa pesquisa de caráter qualitativo teve como objetivo investigar as possibilidades de criação artístico-pedagógica de uma proposta para o ensino de teatro na escola a partir de elementos da encenação. As experiências docentes que compõem os procedimentos metodológicos dessa pesquisa de campo foram desenvolvidas junto ao Grupo de Teatro da Escola Municipal Celestino Pimentel, em Natal/RN, no âmbito do Programa Residência Pedagógica (CAPES-UFRN). O aporte teórico que subsidiou o percurso das práticas cênicas realizadas no decorrer da pesquisa é composto por estudos de Augusto Boal (1991, 1998), Viola Spolin (2005), Jacques Lecoq (2010), Marcos Bulhões Martins (2004), e outros. Dentre os resultados, destacam-se cinco elementos da encenação possíveis à criação de uma proposta pedagógica para o ensino de teatro na escola, a saber: atuação, espaço, coreografia, caracterização e atmosfera. Das experimentações realizadas, conclui-se a importância dos saberes da cena no ensino escolar de artes, considerando-se o teatro como uma área do conhecimento humano igualmente necessária à formação integral de estudantes do Ensino Fundamental.
  • TCC
    Moldando histórias e aprendizados: teatro de formas animadas e outras estéticas teatrais no aprendizado de encenação de um discente no Curso de Licenciatura em Teatro da UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-30) Lima, Mateus; Araújo, Sávio; http://lattes.cnpq.br/5026604704788382; Barbosa, Makarios; Silva, Aélcio
    Neste trabalho, compartilho uma visão concisa de algumas experiências que moldaram minha jornada como estudante no Curso de Licenciatura em Teatro da UFRN, orientando-me para a experimentação de formas teatrais, as quais tive acesso em minha graduação, entre elas o Teatro de Formas Animadas. Conduzo uma análise pautada em minhas vivências artísticas e educacionais, explorando suas nuances e potencialidades. Assim, neste trabalho, busco refletir sobre o processo de criação cênica como uma potência educacional, destacando as oportunidades pedagógicas que essa linguagem artística oferece. Além de refletir sobre importância do teatro de animação numa Licenciatura em Teatro, procurei, também, refletir sobre como o acesso a projetos de Extensão e Ensino, voltados pedagogicamente para o fazer teatral, me proporcionaram um enorme aprendizado colaborativo e me permitiram realizar a encenação de um espetáculo a partir de minhas matrizes memoriais, o que enriqueceu muito meu aprendizado nesse percurso formativo. Relato, portanto, a criação e montagem de um espetáculo teatral autoral intitulado "A Biblioteca Invisível da Dona Angelita", que faz uso de bonecos na tentativa de me aproximar dessa modalidade teatral. Esta experiência prática me ajudou a aplicar o conhecimento adquirido sobre o assunto e explorar minha compreensão acerca de seus fundamentos.
  • TCC
    PIBID - Ensinar exige pesquisa: um relato de experiência da docência a discencia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-08) Silva, Ana Maria Martins; Araújo, José Sávio Oliveira de
    Este trabalho apresenta um relato de experiência acompanhado de reflexões acerca do percurso formativo da autora, no período entre 2020 e 2023, cobrindo duas experiências marcantes na formação desta na Licencianda em Teatro. A primeira experiência relatada, a aborda o período de 2020 a 2022, quando a autora atuou como bolsista no PIBID TEATRO UFRN e aborda o papel deste programa na formação do professor no Curso de Licenciatura em Teatro da UFRN, destacando como esse programa vem impactando a graduação de licenciandos a partir de reflexões, debates e práticas acerca do papel do Ensino de Teatro na Educação Básica. A segunda experiência relata o Estágio não obrigatório realizado pela autora na Escola Municipal Profa. Íris de Almeida, em Parnamirim, RN, fazendo paralelo com a experiência no PIBID TEATRO, tentando abranger os principais aspectos que caracterizaram seu aprendizado como docente em formação por meio dos estudos e pesquisas que vivenciou sob a mediação e orientação do professor Sávio Araújo em parceria com seus colegas de graduação.
  • TCC
    Croqui de figurino: uma prática pedagógica para o ensino médio nas aulas de teatro
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-06) Costa, Itaciara Silva; Ferreira, Pierre Keyth Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2846238270048974; https://lattes.cnpq.br/3324731871759039; Araújo, José; http://lattes.cnpq.br/5026604704788382; Muniz, Rosane; http://lattes.cnpq.br/8033170391583766
    O presente trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Teatro apresenta o processo de criação de croquis relacionados ao desenvolvimento de projetos de figurinos para personagens. Reconhecendo o figurino como uma linguagem visual indispensável para o teatro, a partir de uma experiência pedagógica teórica e prática, de croqui, desenvolvida no Ensino Médio nas aulas de artes/teatro na Escola Estadual Professor Luis Antônio localizada em Natal/RN. Este trabalho visa exemplificar as metodologias de ensino de figurino dentro das salas de aula de acordo com a BNCC Artes/Teatro desenvolvendo aulas que proporcionem uma investigação e identificação dos códigos sociais presentes nos figurinos e destacando a importância de se compreender essa arte para além do caráter estético. Os exercícios voltados à construção de croquis deram se a partir de métodos como: croqui de oito cabeças, croqui técnico, ilustração e assemblage.