CCHLA - TCC - Teatro
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TCC Ensino de teatro e educação dialógica: uma experiência de organização pedagógica no PIBID-teatro/UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-12-11) Silva, Ildisnei Medeiros da; Araújo, José Sávio Oliveira de; Araújo, José Sávio Oliveira de; Bezerra, André Luiz Rodrigues; Figueiredo, Laura Maria deA presente pesquisa teve como objetivo problematizar o planejamento pedagógico do Ensino de Teatro baseado na perspectiva da Educação Dialógica, que consiste na compreensão do diálogo freireano na educação, a partir da experiência vivenciada no âmbito do Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A construção do trabalho apresenta considerações acerca do caminho trilhado pelo autor como bolsista do projeto e repensa uma proposta pedagógica de Teatro na escola, de acordo com a experiência vivenciada junto ao corpo de partícipes inseridos no processo de organização curricular. Esta organização, baseada nos conceitos que constituem a proposta do Grupo de Estudos e Práticas Educativas em Movimento (GEPEM) da UFRN a partir de três momentos pedagógicos: Estudo da Realidade, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento, traz à tona a relação entre o conceito de Diálogo em Paulo Freire e a ampliação dos conteúdos e práticas pedagógicas teatrais em sala de aula no Ensino Fundamental I.TCC A terceira margem – a criação de uma webpage para alojar uma narrativa de pedagogia teatral(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Sales, Luciano Inácio; Makarios, Maia Barbosa; Makarios, Maia Barbosa; Figueiredo, Laura Maria de; Silva, Sebastião Sales daO presente trabalho de conclusão de curso é o resultado de uma pesquisa interventiva, de caráter qualitativo, realizada entre os anos de 2013 e 2015, em que questionamos a necessidade de um instrumento paradidático, de valor midiático, para colaborar nas pedagogias de formação da graduação em teatro. Esta pesquisa busca localizar-se nas discussões das redes sociais como instrumento didático-pedagógico. Objetivamos refletir acerca do uso da comunicação virtual (hospedagem e manutenção dum webpage na Internet) como um instrumento pedagógico, uma vez que estamos nos graduando em uma Licenciatura de Teatro. Os fundamentos teóricos-metodológicos usados vão desde os campos referenciais da formação em teatro, até os estudos filosóficos do pensamento moderno e contemporâneo, ligados à “sociedade líquida” e à comunidade virtual. No decorrer deste trabalho, serão abordados conceitos pertinentes à construção da webpage da Ciamargem, bem como, à necessidade, o alcance e o impacto dele no contexto contemporâneo teatral da formação. Buscamos enfatizar como a ação de construção e veiculação de uma webpage se faz extremamente necessária à formação inicial do pesquisador, considerando: sua formação, organização didática, seus processos de montagem de espetáculos, os laboratórios que realizou e nos quais participou, bem como, as oficinas realizadas.TCC A mímica no teatro e construção de um personagem mímico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-02) Barreto, César Andrade; Haderchpek, Robson Carlos; Haderchpek, Robson Carlos; Motta, Mauricio Moraes; Souza, Mayra Montenegro deO presente trabalho tem como objetivo falar sobre a mímica. Busca-se estudar o significado da palavra, as citações de alguns teóricos de teatro, os momentos históricos, bem como os artistas que revolucionaram essa arte, da antiguidade até o século XX. Pretende-se também relacionar as diferentes formas e abordagens da mímica e propõe -se uma reflexão sobre como construir um figurino e uma maquiagem de mímico ou de qualquer outro tipo de personagem através da observação. Por fim, busca-se falar sobre o um processo pessoal de caracterização e construção de personagem na disciplina “Figurino e Maquiagem” – 2013.1, apresentando nas últimas páginas o roteiro de uma apresentação “improvisada” na disciplina.TCC A teatralidade nos festejos juninos: um estudo de caso no Arraiá do Cabaço em 2015(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-03) Silva, Joseane Maria da; Araújo, José Sávio Oliveira de; Makários Maia Barbosa; Araújo, José Sávio Oliveira de; Barbosa, Makários Maia; Silva, Sebastião de SalesO presente trabalho de pesquisa tem como finalidade analisar que teatralidade há na quadrilha estilizada Arraiá do Cabaço no ano de 2015, a partir dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso de Licenciatura em Teatro, refletindo sobre o processo de criação cênica. Tendo como ponto de partida os estudos sobre o conceito de teatralidade e sua aplicabilidade, procura-se observar a extrapolação da teatralidade para além do fazer teatral, observando as relações em nosso cotidiano que tenham caráter espetacular, trazendo a quadrilha como objeto de análise. A partir de uma coleta de informações, com entrevista aberta e semiestruturada, adentra o universo junino a fim de compreender a contextualização histórica das quadrilhas, e como essa teatralidade foi se firmando a cada ano nesse fenômeno cultural, introduzindo mais especificamente no grupo junino mais antigo de Natal, a partir de um exercício de investigação etnográfica com observação participante, a fim de compreender sua dinâmica interna. Com isso, a pesquisa busca sintetizar uma análise na temática da quadrilha estilizada Arraiá do Cabaço no ano de 2015, refletindo sobre seu processo de construção, as influências externas e internas, percebendo como os elementos teatrais adentram esse fazer artístico, e de que forma se estabelece a teatralidade no espetáculo junino.TCC O teatro ensandecido de Jan Fabre(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-03) Freitas, Wallace José de Oliveira; Ciotti, Naira Neide; Sousa, Heloísa Helena Pacheco de; Figueiredo, Laura Maria de; Ciotti, Naira NeideO presente trabalho vislumbra compreender as metamorfoses sofridas no teatro a partir da ótica das produções do artista belga Jan Fabre. Entendendo que teatro performativo seria esse lugar entre o teatro e a performance, onde um percebe no outro a capacidade de germinação. É intenção, apresentar esse artista e utilizar como base a obra The Power of Theatrical Madness, onde procuro desmembrar características do trabalho artístico de Fabre. Trata-se de uma obra específica, mas cuja análise crítica acaba por denunciar o modus operandi de Fabre como um todo. Observo que esse trabalho se desencadeia enquanto precursor de uma pesquisa que vem crescendo, germinando através dos diálogos realizados com o grupo Troubleyn, e produzindo trocas, sobretudo no entendimento de que, cada vez mais, as fronteiras entre as artes serão quebradas.TCC A excitação do corpo sensível: O voo da liberdade e a cura(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Araújo, Allan Phyllipe Gomes Cassemiro de; Haderchpek, Robson Carlos; Haderchpek, Robson Carlos; Xavier, Rodrigo César do Nascimento; Cavalcante, Leandro A. e S. MirandaO presente trabalho busca compreender a construção de um corpo sensível a partir de uma prática laboratorial desenvolvida através das minhas vivências no Arkhétypos Grupo de Teatro e na disciplina de Atuação III. É feito um breve levantamento histórico acerca das transformações que o Arkhétypos viveu ao longo sua existência e são analisadas as diferenças e similaridades entre os quatro espetáculos elementares: água, terra, ar e fogo. Através de uma pesquisa sobre as minhas vivências no Grupo e através de uma investigação sobre o meu próprio corpo reflito sobre minha descoberta pessoal.Tais reflexões foram fundamentadas a partir da busca de um corpo sensível e ancoradas nos autores João Francisco Duarte Junior; Jerzy Grotowski e Robson Haderchpek. Utilizo também ao longo desta reflexão os meus diários de bordo e discorro sobre as três principais técnicas que me levaram a compreender este estado sensível do corpo.O estudo foi pensado numa perspectiva que dialoga a teoria e a prática chegando-se a uma definição de corpo sensível que se expressa através da libertação do ser enclausurado, um ser que usa suas excitações para fazer vibrar neste corpo cênico uma emoção memorial libertaria mundo.TCC Prática docente em teatro: o jogo teatral e a arte do encontro por meio do lúdico no NEI(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-06) Nunes, João Vítor Ferreira; Silva, Mayra Montenegro da; Silva, Mayra Montenegro da; Coutinho, Karyne Dias; Araújo, Mariclécia Bezerra deEste trabalho é resultado final das minhas vivências enquanto pesquisador no curso de Licenciatura em Teatro, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Nele, fiz ponte entre os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante a graduação, onde pude exercitar como componente do estágio supervisionado III algumas experiências, em especial, no Núcleo de Educação da Infância (NEI CAp-UFRN), numa turma de terceiro ano, matutino, composta por vinte e um alunos. Meu objetivo ao entrar no seio escolar foi fomentar alguns conhecimentos básicos sobre o fazer teatral numa escola de ensino regular. A prática educativa utilizada teve o lúdico como base, fazendo elo a partir dos conhecimentos da autora Joana Lopes, em “Pega Teatro” (1989). Para dialogar sobre os valores axiológicos, utilizei a obra literária do Maurice Maeterlinck, “O Pássaro Azul” (1962), fazendo com que a turma vencesse dificuldades acerca de preconceitos. E para estabelecer relações em sala inspirei-me na obra do Jerzy Grotowski, “Em busca de um Teatro Pobre” (1971), onde fiz apropriação de uma nomenclatura desencadeada pelo mesmo. Como mote investigativo teórico sobre o lado pedagógico do educador, pautei-me em Paulo Freire em a “Pedagogia da Autonomia” (2015). Concomitantemente, o objetivo principal/final deste trabalho é relatar as experiências que passei durante meu percurso no corrente estágio e, assim, consequentemente, no curso de licenciatura em Teatro.TCC Teatro posithivo como metáfora politica: "de onde vem e para onde vai Cida?"(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06-14) Fonseca, Franco Wilamy Lima; Haderchpeck, Robson Carlos; Haderchpeck, Robson Carlos; Barbosa, Makarios Maia; Oliveira, Monique Dias deO presente trabalho tem como objeto de estudo a encenação do espetáculo “De onde vem e para onde vai Cida?”, que num primeiro momento foi o resultado da disciplina Encenação II, do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para tanto, aborda-se a poética política do teatro brechtiano (BOAL, 2013; PEIXOTO,1981), comumente chamado de “teatro épico”. Assim como se investiga a compreensão de um corpo político na relação de “sujeito/objeto”, tanto identificados na temática da epidemia do vírus HIV, como na construção social por trás da Síndrome de Imunodeficiência Adquirida - Aids. Esta pesquisa, por meio da análise da encenação, faz um paralelo entre o “corpo político” e o “corpo posithivo”, metaforizado no tempo/espaço de uma doença social (SONTAG, 2007), destacando a polêmica observação de como esses corpos sofrem com a representação da doença na sociedade que os cerca (ABREU, 2006; 1986). Este estudo acredita no teatro como uma alternativa e resposta social ao enfrentamento da epidemia do HIV, com a desconstrução dos diversos estigmas que giram em torno dela, unindo dessa maneira a potência criativa da arte ao ativismo político social (BRECHT,1982).TCC O labirinto: os caminhos de dentro da criação cênica - A busca dos estados d'alma(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06-16) Sousa, Nadja Rossana Lopes de; Haderchpek, Robson Carlos; Barbosa, Makarios Maia; Machado, Lara RodriguesNeste trabalho abordo e aproximo os termos que dão referência ou que introduzem o estado de transe, bem dizer os estados alterados de consciência no processo criativo, a partir da experiência que tive nos processos de criação dos espetáculos Revoada, Amareelos e no Gosto de Flor, todos do Arkhétypos Grupo de Teatro, em perceptivas distintas (atriz, diretora e espectadora). Partindo do entendimento do Ser humano integrado em suas potências de corpo-mente-alma, que segundo o físico Amit Goswami (2008a; 2008b) é conectado com tudo e todos através da consciência. Este trabalho surgiu de questionamentos e inquietações de como se dava a imersão e o como poderia potencializá-la ou negá-la se assim fosse minha vontade. Deste modo, comecei então a buscar respostas no mapear dos caminhos de dentro e percebi como eles perpassavam e se complementavam de formas distintas, contudo, sempre partiam da escolha do/a artista em canalizar sua atenção e concentração no processo, ou seja, do quanto o/a artista se coloca disponível para a criação, para a entrega. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, que fez uso dos meus diários de bordo, assim como das memórias das experiências vividas, estando em constante diálogo com autores como: Jerzy Grotowski (1971; 2010), Carl Gustav Jung (1962; 2001), Yoshi Oida (2012), Antonin Artaud (1987; 2004), Johan Huizinga (2012), Gaston Bachelard (2013), Peter Brook (1999), Joseph Campbell (1990), Victor Turner (apud HADERCHEPEK, 2016), Joice Aglae Brondani (2015) e Paul Brunton (1962). Este trabalho trata de uma caminhada, que propõe em uma linguagem simples, tocar nos muitos nomes dados aos mais variados níveis de transe dentro do processo criativo. A imersão, o transe, a vivência de outras realidades possibilita tanto a criação cênica como o desenvolvimento da espiritualidade do participante, e ambos só são possíveis dentro dos processos citados se essa for uma escolha da/o artista, de doar-se por completo para a experiência na busca dos estados d’alma.TCC Diário de um teatro ritual antropofágico : por uma sobrevivente selvagem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06-16) Barroso, Elze Maria de Oliveira; Haderchpek, Robson Carlos; Haderchpek, Robson Carlos; Coutinho, Karyne Dias; Machado, Lara RodriguesEste trabalho é fruto da disciplina de Atuação III do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Seu objeto de estudo é a análise da persona mítica Uma Sobrevivente Selvagem no processo criativo do espetáculo Éter do Arkhétypos Grupo de Teatro. Nesta pesquisa explorou-se os mitos da cultura nacional cruzados com referências estéticas do sincretismo religioso de matriz africana e indígena como potência para composição do trabalho da atriz-performer. Foram utilizados também elementos das artes visuais (Frida Kahlo, Henri Matisse e Bosch) e da moda (Rei Kawakubo e Alexander McQueen) o que, por sua vez, fez emergir o conceito dos movimentos Antropofágico de (Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral) e do Tropicalismo (Caetano Veloso e Maria Bethânia). Relaciona-se a esta pesquisa as experiências em estado de Jogo Ritual (Haderchpek), os estados do inconsciente coletivo (Jung) e ao papel do mito (Joseph Campbell) pessoal na cena ritual (Artaud). Refletir sobre as diferenças de incorporação consciente voluntária e incorporação inconsciente involuntária numa perspectiva ritualística (Inaicyra Falcão) são objetivos desta análise. Em tom psicografado o EU lírico, pede à licença poética inspirada em Clarice Lispector e Augusto dos Anjos a fim de narrar a trajetória deste estudo em um verdadeiro trânsito metalinguístico, enviesando o processo de uma escritora, atriz – performer, figurinista e artista do seu tempo que leva consigo a imagem do feminino transgressor.TCC A performance como experiência do fazer artístico multifacetado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-10-19) Ferreira, Pablo Roberto Vieira; Ciotti, Naira Neide; Ciotti, Naira Neide; Coutinho, Karyne Dias; Pacheco, Heloísa Helena de SousaO presente trabalho busca abordar a importância da linguagem da performance no contexto escolar no intuito de dinamizar as formas da aprendizagem das Artes Cênicas ampliando as concepções do fazer artístico. Partindo-se do percurso de formação artística deste pesquisador que dialogou com diversas formas de se fazer arte através de oficinas e grupos como forma de ampliação de pensamento, transita-se ainda entre teorias e ações educativas de artistas e pesquisadores, entre eles Renato Cohen (2002), Tania Alice (2010), Jorge Glusberg (2013), Guillermo Gómez-Peña (2005) que dialogam diretamente com performance reforçando como essas ações foram importantes para a consolidação dessa linguagem. Dentro desse universo, chega-se ao conceito de “programa”, desenvolvido por Eleonora Fabião (2009), importante disparador de experiência na criação de performances e ao conceito de professor-performer cunhado por Naira Ciotti (2012), onde se relativiza a dualidade ensino e criação artística.TCC Eu, tu, elas em (Sou)pa de pedras: o feminino e a cena sob uma ótica territorial de artivismo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-11-08) Bezerra, Liliane da Silva; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; Sousa, Heloísa Helena Pacheco de; Paixão, Maria de Lurdes Barros daNeste trabalho, apresento todo percurso determinante para a concepção de Eu, tu, elas (2016) e (Sou)pa de pedras (2017). Ambas nascem dentro de um contexto inquietante de investigação e reconhecimento da artista, propondo dialogar sobre a experiência pessoal e coletiva do que é “ser mulher” na sociedade atual. Uma performance autobiográfica, política e ideologicamente feminista que busca compreender a si, o contexto social e o movimento das mulheres, servindo ao público uma sopa de pedras como resgate de memórias e enfrentamentos pessoais acerca da subjetividade e da existência feminina. A performance é uma proposta de reperformance de Intervalos Variables da artista plástica e performer Ana Gesto. Partindo de três premissas propostas por Moira Roth (1983) no que tange e distingue a performance artística feita por mulheres feministas: 1) a performance relacionada com a experiência pessoal das mulheres; 2) a performance relacionada com o passado coletivo das mulheres, e; 3) a relacionada com a investigação de estratégias de ativismo feminista específicas. Veremos neste estudo a clara necessidade de ação e intervenção política, em usar a arte da performance para compreender melhor a si, o contexto social e o movimento das mulheres.TCC O poder da comédia: processo de investigação poética e didática com o cômico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-06) Silva, Francisco Francismar dos Santos; Figueiredo, Laura Maria de; André Carrico; Figueiredo, Laura Maria de; Carrico, Andre; Silva, SebastiãoEsta monografia de conclusão de curso descreverá minha proximidade e desvendamento da capacidade convidativa e transformadora da comédia e seus diversos meios e desmembramentos no teatro, e como suas características foram pesquisadas e experimentadas no cotidiano de um grupo de atores e atrizes vocacionais. Alimentados por um desejo de fazer seu próprio teatro, ainda jovens e com tempo para se dedicarem a essa brincadeira nasce em 2011, a Cia de comédia os loucos.com, viva até hoje e que será o elemento importante desse trabalho que cresceu se transformou e se profissionalizou, concomitantemente com a minha formação acadêmica como professor de Teatro. Inspirada e por meio do espelhamento num trabalho específico do grupo Os melhores do mundo, Brasília, no início de nossa formação como grupo de teatro, aos poucos desenvolvemos nossa própria forma de trabalho em grupo, com o processo de encenação do Auto da compadecida de Ariano Suassuna. Na sequência trabalhamos nosso próximo espetáculo, a partir de um mecanismo próprio de gerar dramaturgias originais. Nasce em meio desse movimento comum do grupo um procedimento de finalização dos processos, que sempre desemboca no cômico, mesmo que o ponto de partida tenha sido uma tragédia ou um drama, que passamos a dar destaque e que colabora no momento de pensar e compartilhar o jeito de jogar teatro, praticado dentro do coletivo ou em qualquer outro ambiente social, como nas escolas, outros grupos vocacionais e comunidades carentes. Descobrimos um teatro que prende atenção do público, que nos motivou a conhecer esse gênero teatral para apresentação de conteúdos, vivendo sua magia nos processos de ensaios e que gerou uma metodologia de trabalho bem como técnicas de trabalho de ator. Nas reflexões finais desenvolvo o conceito do humalhaço, retirado de nossas práticas de pesquisa de linguagem com o cômico dentro do grupo, Cia de comédia os loucos.com, e a defino como a energia que habita nas pessoas que escolheram fazer comédia.TCC O dia em que me descobri uma atriz brincante(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-07) Silva, Milêdja Lurian de Souza; Souza, Mayra Montenegro de; Souza, Mayra Montenegro de; Silva, Sebastião de Sales; Martins, Carla PiresEsta pesquisa se deu a partir das minhas vivências como atriz, com elementos do treinamento pré-expressivo advindo das pesquisas do Lume – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp, e o treinamento através das manifestações populares, usadas como ponto de partida para composição do ator/atriz. O trabalho traz o relato um processo de pesquisa dentro e fora de sala de ensaio, construção de personagem e montagem de um espetáculo teatral de rua. Através do espetáculo Tombo da Rainha, do grupo Pele de Fulô, dirigido e coordenado pela Professora Mestra Carla Martins, pude construir e desenhar um caminho de formação a partir das manifestações populares. Por fim ressalto a importância tanto do espetáculo Tombo da Rainha como da Licenciatura em Teatro da UFRN e as correlações que consegui fazer entre as disciplinas que cursei com cada passo do processo de criação.TCC Vivências com a expressão vocal: respiração e ressonância na Licenciatura em Teatro da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-07) Morais, Cleuma Alexsandra Sousa; Montenegro, Mayra; Sousa, Hyago Pinheiro da Silva; Souza, Maria Eleonora M. de; Souza, Mayra Montenegro deEssa pesquisa relata minhas vivências com a Expressão Vocal durante o Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Busco compreender os caminhos percorridos pela voz, desde o ato de respirar até a sua emissão, no propósito de investigar o uso de alguns ressonadores e as possibilidades de diferentes timbres que nosso corpo pode produzir. Para tanto, relato minhas experiências enquanto discente, monitora e preparadora vocal, construindo um trajeto desde as primeiras descobertas até a aplicação dos conhecimentos em processos de criação artística.TCC A luz na escola: uma proposta de ensino de iluminação cênica na educação básica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-07) Vitorino Ferreira, Lucifranklin; Oliveira de Araújo, José Sávio; Araújo, José Sávio Oliveira de; Barbosa, Makarios Maio; Silva, Ildisnei Medeiros daO presente trabalho problematiza uma proposta de Ensino de Iluminação Cênica nas aulas de Teatro, na Educação Básica, a partir da vivência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência subprojeto Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PIBID TEATRO / UFRN), sob orientação do Prof. Dr. Sávio Araújo e supervisão do Prof. Me. Leandro Augusto, em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Professor Veríssimo de Melo, localizada no Bairro Felipe Camarão, Natal – RN. Nesse sentido, reconhece a Iluminação Cênica enquanto linguagem e expressa a importância da inserção dos conteúdos referentes à cenografia e tecnologias da cena na escola, e da importância de problematizar a realidade através do ensino, tendo como base os trabalhos de, Araújo (2005), Costa (2010) e Freire (1996). E reflexões advindas do Laboratório de Estudos Cenográficos e Tecnologias da Cena (CENOTEC-UFRN).TCC A música como elemento da atuação teatral: uma experiência na Licenciatura em Teatro da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-07) Nogueira, Nara Coralina Santos; Souza, Mayra Montenegro de; Souza, Mayra Montenegro de; Souza, Maria Eleonora M. de.; Silva, Sebastião de SalesEsta monografia tem como objetivo abordar a música como instrumento de trabalho para a atuação teatral, a partir da análise dos meus Diários de Bordo dos seguintes componentes curriculares da Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: Preparação Vocal I, Atuação III e TCC Espetáculo, bem como das minhas vivências no componente Estágio Supervisionado IV. O texto analisa a minha vivência acadêmica à luz de referências da música e do teatro, como Souza (2012), Maletta (2005) e Schafer (1991), com destaque para os conceitos de ruído, som, silêncio, melodia, ritmo e intensidade. Considero que tais vivências na Licenciatura em Teatro contribuíram para minha formação como atriz e professora de Teatro e especialmente, para a compreensão do papel da música como parte constituinte do fazer teatral.TCC Performatividade de gênero na maquiagem cênica: uma experiência no PIBID – Teatro na Escola Municipal Professor Veríssimo de Melo (2014-2016)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-07) Oliveira, Nicholas Gomes Viana de; Ciotti, Naira Neide; Ciotti, Naira Neide; Cavalcante, Leandro Augusto e Silva Miranda; Freitas, Wallace José de OliveiraEste trabalho se propõe a debater sobre a performatividade de gênero que se faz presente no contexto escolar e que pode ser revelado no ensino de teatro. Sugere a reflexão acerca das possibilidades de discussões sociais, sobretudo políticas no momento da pesquisa de caracterização da personagem por meio da maquiagem cênica. No processo de encenação, cabe ao ator desenvolver as estratégias e os recursos que irá utilizar para criar a personagem, como por exemplo o corpo e voz. Porém, dentro da perspectiva de construção visual da figura dramática, ressalta-se a relevância na composição do rosto por meio da maquiagem. A face revela muito a respeita do indivíduo. Lembrando também que o figurino faz parte da caracterização visual da personagem. Maquiagem é para menino ou para menina? Existe maquiador ou só maquiadora? Homem que se maquia é gay ou também pode ser heterossexual? Afinal de contas, quais os gêneros da maquiagem? Essas questões são recorrentes quando se estuda a maquiagem com jovens, adolescentes e até com adultos. São questionamentos que estão não só presentes na disciplina, mas em toda a escola, em nossa sociedade contemporânea. A importância da promoção de reflexões a respeito de tais assuntos não pode ser negada e o teatro, as artes cênicas são o meio que promovem esse estudo. Mesmo que hajam manobras políticas para oprimir tais discussões, a maquiagem cênica vem como estratégia, para que o conhecimento sobrepuja a ignorância.TCC Caminhos por onde atravessei e fui atravessada: relatos de uma viajante na trajetória das palavras(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-08) Freitas, Glênia Maria da Silva; Souza, Mayra Montenegro de; Souza, Maria Eleonora Montenegro de; Coutinho, Karyne DiasO presente trabalho pretende relatar o processo de experiência por meio do uso da palavra durante a trajetória no Curso de Licenciatura em Teatro e no curso de Mímesis Corpórea no Lume. Trago a palavra como mote de criação e investigação de uma proposta cênica, a fim de destacar a importância do poder que ela tem como estímulo de criador de imagens mentais. Lanço mão da utilização da palavra como proposta para experimentar de outras formas a metodologia da Mímesis Corpórea, que parte a princípio da observação de uma imagem para em seguida encontrar equivalência no corpo. Adentrando nessa metodologia, encontro a Mímesis da Palavra, lugar de íntima investigação para o uso da palavra como mote de criação cênica a partir da observação da palavra falada.TCC O som que se faz... a voz da mulher na cena do RN.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-08) Medeiros, Clara Oliveira de; Lopes, Melissa dos Santos; Lopes, Melissa dos Santos; Souza, Mayra Montenegro de; Oliveira, Acácia Batista deEsse trabalho se propõe, a investigar as várias abordagens que vem aparecendo em produções artísticas da cidade de Natal acerca do tema do Feminino. Para tanto, fiz o mapeamento de algumas dessas produções cênicas, que tratam de temas feministas e dentre tantos, elegi o espetáculo O som que se faz debaixo d´água, encenação do grupo potiguar Cores de Teatro como estudo de caso. A discussão desse trabalho será atravessada pela minha trajetória de mulher e artista seridoense, radicada em Natal, assim como por outras vozes femininas do estado do Rio Grande do Norte.