PPGAC - Mestrado em Artes Cênicas

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  • Dissertação
    Auto dos Orixás: da espetacularidade do processo criativo à cena da construção de corporeidades das Yabás
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-04-23) Andrade, Neiry Karla Carneiro de; Vieira, Marcilio de Souza; https://orcid.org/0000-0002-2034-0796; http://lattes.cnpq.br/7003467659704271; http://lattes.cnpq.br/3380554403495764; Costa, Daniel Santos; Oliveira, Victor Hugo Neves de
    O presente trabalho busca desenvolver um estudo descritivo-reflexivo acerca do espetáculo Auto dos Orixás que é um espetáculo de teatro e dança afro-brasileiro que conta histórias dos Orixás, divindades africanas cultuadas em algumas das religiões de matrizes africanas. No ano de 2023, foi apresentada a 13ª edição no ponto de Cem Réis localizado no centro histórico da cidade de João Pessoa – Paraíba, trazendo como tema “O sagrado nas relações humanas”. A obra é proposta não apenas como espetáculo, mas também como um ato afirmativo de combate ao racismo estrutural e ao racismo afro religioso, trazendo aspectos políticos, sociais e de afirmação identitária negra. Como escopo metodológico, tomamos como referência a etnocenologia, partindo de um estudo de caráter qualitativo da descrição e reflexão da espetacularidade presente desde o processo criativo até a apresentação do espetáculo, com enfoque na criação para as corporeidades das Yabás (divindades femininas do culto aos Orixás). Tendo como objetivos destacar a importância dessas formas e narrativas corporais, sua linguagem gestual e simbólica na estrutura dramatúrgica da obra, buscando compreender a importância da obra artística como uma amálgama de elementos espetaculares e subjetivos e identificar como tais elementos se configuram como um ato de resistência cultural e identitária negra. Os escritos contribuem para apontar caminhos de decolonização em processos de construções poéticas da cena, tendo em vista que, os resultados alcançados a partir das análises evidenciaram que, o espetáculo transcende a performance artística ao buscar ressignificar ao público narrativas históricas e afirmar a identidade afro-brasileira, ao converter espaços urbanos em lugares de resistência o espetáculo propicia a visibilidade e o empoderamento das tradições negras, ao mesmo tempo em que desafia preconceitos e fortalece a ancestralidade por meio da dança dos Orixás, da performance e do corpo em movimento que têm o poder de fortalecer identidades e criar em suas intérpretes uma sensação de pertencimento a um movimento coletivo de construção de sentido, que articula a cultura afro-brasileira com a história de luta e resistência do povo negro.
  • Dissertação
    Uma cidade em cena: espetáculo "Canto para Macau" em processo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-28) Souza, Max Kennedy Costa; Carrico, André; http://lattes.cnpq.br/5977502527839784; http://lattes.cnpq.br/5522612376218105; Catalão, Larissa de Oliveira Neves; Moura, Monize Oliveira
    O presente trabalho analisa a cena teatral macauense atual a partir de um estudo de caso do espetáculo Canto Para Macau 2023. Realizado pela Prefeitura de Macau, no Rio Grande do Norte, a terceira edição do espetáculo conta a história da cidade. A montagem reflete sobre sua importância histórica e cultural para o município, uma vez que coloca no palco principais manifestações populares como o fandango, o coco de roda, o pastoril e os blocos carnavalescos de rua. Para compreender como essas manifestações se transformam em cena, o trabalho se apoia numa revisão de literatura sobre essas manifestações populares, analisando o que permanece e o que se modifica, usando como referências Getúlio Moura (2003), Aparício Fernandes (1984), Amaury de Medeiros Bezerra (2011) e Benito Barros (2001). No que diz respeito a uma teoria para o teatro popular brasileiro, procura convergir com o conceito de teatro-folia de Larissa Neves (2022). A pesquisa contribui para a reflexão sobre a história e identidade do povo e da cidade salineira, além de trazer grandes impactos e mobilizando inúmeras pessoas, não só em torno da montagem da peça, mas também na continuidade da pesquisa sobre o tema Macau.
  • Dissertação
    Garatujas animalescas: processos criativos entre a linguagem do figurino e a estética do grotesco
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-20) Falcão, Guilherme Peres; Araújo, José Sávio Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/5026604704788382; http://lattes.cnpq.br/5970313347470029; Lopes, Melissa dos Santos; Coelho, Paula Alves Barbosa
    A partir de animais considerados asquerosos ou repulsivos, busquei investigar as possibilidades de criação de figurinos que se relacionem com a estética do grotesco. Para tal, desenvolvi o projeto “Garatujas Animalescas”: uma série de experimentações no campo do figurino, na qual a cada semana realizei uma caracterização inspirada em um animal asqueroso. Ao longo da criação de cada obra, registrei meu processo em um diário de pesquisa, no qual acompanhei o trabalho realizado e anotei reflexões sobre meu fazer artístico. A partir das experiências registradas, busquei entender as possibilidades de criação no campo do figurino teatral em relação à estética do grotesco. Elaboro, nesta dissertação, uma reflexão sobre o grotesco enquanto categoria estética, suas origens e sua relação com temáticas pertinentes à arte teatral. Compreendo que nem tudo o que surge no ateliê é perfeitamente explicado pelas ideias dos teóricos; sendo assim, busquei fazer um movimento para compreender quando as ideias dos autores me influenciaram e me orientaram e quando me desviei para uma concepção particular da estética grotesca, sem pretensão de firmar essa categoria de forma definitiva.
  • Dissertação
    O teatro de bonecos popular em sala de aula: ressignificando saberes no ensino de teatro
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-18) Oliveira, Wandeson Alves de; Carrico, André; http://lattes.cnpq.br/5977502527839784; http://lattes.cnpq.br/1281390710517180; Araújo, José Sávio Oliveira de; Seixas, Rebeka Caroça
    Esta pesquisa tem como objetivo principal experimentar e refletir sobre abordagens metodológicas para o Ensino de Teatro, que possam contribuir para uma emancipação de saberes dos discentes, por meio da prática do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste. Trata-se de um estudo de caso, desenvolvido ao longo do terceiro bimestre, do ano letivo, da Escola Estadual Belém Câmara, escola pública localizada no bairro Cidade da Esperança, na zona oeste de Natal/RN, com os alunos das turmas dos 6° anos, do Ensino Fundamental II. Como procedimentos metodológicos utilizaram-se, oficinas de confecção de bonecos, com materiais reciclados. Todo o processo foi registrado por meio de fotos e vídeos, bem como anotações no diário de bordo. Tem como referências teóricas como Sandro Roberto dos Santos (2022), André Carrico (2016, 2017), Zildalte Ramos de Macêdo (2015), José Savio de Oliveira Araújo (2015), Canclini (2015), Graça Cavalcanti (2011), Ana Mae Barbosa (2010), Paulo Freire (1996), Ana Maria Amaral (1996), Fernando Augusto Gonçalves Santos (1979), Hermílio Borba Filho (1969) , José Jorge de Carvalho (1991). A presente pesquisa proporcionou uma vivência artística acessível e significativa, fortalecendo a identidade cultural dos estudantes do 6º ano da referida escola pública. O Teatro de Bonecos Popular do Nordeste funcionou como uma ferramenta de expressão e aprendizagem, permitindo que os alunos explorassem suas realidades sociais por meio da arte.
  • Dissertação
    Xirê Odara: a festa do corpo negro em movimento na dança dos Orixás
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-27) Pereira, Lucas de Oliveira; Vieira, Marcílio de Souza; https://orcid.org/0000-0002-2034-0796; http://lattes.cnpq.br/7003467659704271; http://lattes.cnpq.br/3806585253691368; Machado, Lara Rodrigues; Moreira, Stephanie Campos Paiva
    O presente trabalho é resultado de uma pesquisa desenvolvida na área das Artes Cênicas, com profunda interferência da religiosidade de “motrizes” afrodiaspóricas (Ligiéro, 2011), realizada no terreiro de Candomblé Ilê Olorum – espaço de cultura e religiosidade de afro-indígena – entre 2022 e 2024. A pesquisa estrutura-se a partir da dimensão de pertencimento do pesquisador, como filho dessa casa de Axé, e busca compreender, por meio da técnica da “observação participante” (Minayo, 2001; Demo, 2014; Severino, 2017) os sentidos e percepções emergentes da dança de orixá no contexto ritual e celebrativo do xirê de Candomblé daquele terreiro. A partir dessa análise, buscou-se construir uma experimentação corporal que resultasse em uma composição coreográfica. A proposta poética intitulase “A Trilogia do Caminho” e se inspira na noção de livre criação artística, entretanto, é desenvolvida a partir da pesquisa, seguindo uma ideia de que o “Xirê Odara” é uma metáfora utilizada para a valorização dos corpos negros que se refugiam no Candomblé, em manifestações de rito, dança, aquilombamento, resistência, beleza, arte, cultura, pedagogia e política. O culto ao xirê de Candomblé, enquanto potência ancestral do povo negro, tornou-se, assim, a primeira conquista desta pesquisa, que, ao propor uma produção artística em dança precisou “reconhecer” e “celebrar” os corpos negros (Sodré, 1999; 2019), e também precisou “reescrever” (ressignificar) narrativas e mitos (Medeiros, 2021), assim como, “reconstruir” sentidos espetaculares e imagéticos da africanidade (Moreira, 2022) e “afirmar” o corpo como potência (Silva, 2022). O que se construiu nessa jornada foi poder. Um corpo negro, quando se encontra e se reconhece aquilombado, não é outra coisa senão poder. Assim, descrever a dança no xirê, recriá-la na composição poética e fazê-la significar a afirmação de uma ancestralidade africana implica ir além da noção de herança de povos escravizados que lutaram por libertação; trata-se de assumir a luta contra a colonização, do passado ao presente. Com esta pesquisa (e sua derivação poética), propomos discutir os significados que podem emergir de uma composição coreográfica contemporânea baseada nas motrizes da dança dos orixás de Candomblé ou, antes, reencontrar nossa afirmação social por meio da construção de pertencimento e representatividade dos corpos negros em movimento. Para tanto, foi necessária uma reflexão profunda sobre o que somos e sobre como a sociedade brasileira construiu, em seu imaginário e em suas instituições, a imagem dos afrodescendentes por meio de racismos: colonialista, religioso e estrutural. Para o pesquisador implicado neste trabalho, criar uma composição coreográfica a partir da observação das danças dos orixás, em um terreiro de Candomblé, significou assumir-se negro, acolher as heranças simbólicas ancestrais e celebrar o aquilombamento dos corpos negros no Xirê Odara, que brota da dança dos orixás e em seus próprios corpos “negros”, que insistem em continuar vivos, dignos e felizes.
  • Dissertação
    A capoeira e o jogo: a construção do corpo-capoeira
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-04-08) Oliveira, José Júnior Cardoso de; Haderchpek, Robson Carlos; https://orcid.org/0000-0002-4905-6449; http://lattes.cnpq.br/4286695631161068; http://lattes.cnpq.br/4417857498718351; Machado, Lara Rodrigues; Silva, Sebastião de Sales
    O presente trabalho buscou levantar reflexões acerca do jogo desenvolvido nas oficinas de preparação corporal voltadas para os integrantes do Grupo Arkhétypos. As oficinas foram intituladas “Corpo-Capoeira” e utilizaram a capoeira como poética e fundamento base de todo o trabalho. O intuito foi investigar a capoeira com todo seu material simbólico, técnico e poético buscando elementos que pudessem agregar malevolência ao trabalho corporal do ator e da atriz, pensando a cena a partir dessa linguagem. Neste sentido, esta pesquisa uniu duas linguagens distintas que conversam entre si: a capoeira e o teatro ritual, sendo o jogo o ponto em comum que faz as linguagens se cruzarem. A passagem pelos grupos Cordão de Ouro e Capoeira Brasil foi tomada como referência para o estudo por estabelecer conexões com a filosofia e a prática dos fundamentos da capoeira regional, angola e contemporânea. A oficina desenvolvida para o Arkhétypos Grupo de Teatro da UFRN constituiu a base do estudo de caso que fundamenta o recorte metodológico da pesquisa. Para a realização destas oficinas foram pensados elementos da capoeira, como a ginga, os movimentos que explorassem o equilíbrio e desequilíbrio dos participantes, e a ação de comprar o jogo do outro, com o intuito de aferir o que se pode agregar e alterar no estado corporal do ator e da atriz em seus processos de criação.
  • Dissertação
    Graça: experiências de um processo criativo em dança contemporânea
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-26) Lima, Jonhnata Samuel Oliveira de; Vieira, Marcilio de Souza; https://orcid.org/0000-0002-2034-0796; http://lattes.cnpq.br/7003467659704271; https://orcid.org/0000-0002-6039-0827; http://lattes.cnpq.br/3392011016955825; Marques, Larissa Kelly de Oliveira; Gadelha, Rosa Cristina Primo
    Essa pesquisa surgiu a partir de uma experiência acompanhando o processo de criação GRAÇA da Cia Giradança/RN junto da coreógrafa brasileira Elisabete Finger. Diante desse cenário fértil da dança, próprio do ambiente da criação, tenho como tema a percepção e observação sobre a dança e suas articulações com os princípios transdisciplinares em que a dança em sua maneira de investigar os conteúdos e conceitos, navega por campos do conhecimento, vislumbrando as questões da dança no contexto estético, ético e político. Como técnica do processo metodológico utilizei os arquivos gerados no processo de criação, no formato de vídeo, áudio, foto e texto para inquirir as metodologias de acompanhar processos que foram construídos nessa vivência. A metodologia utilizada vem das contribuições do método da cartografia, que em meu percurso investigativo e procedimental foi elaborado com as pistas que fazem mais sentido no decorrer da pesquisa, uma janela para experimentar outras abordagens de estudar a criação em dança. Esse estudo tem como objetivo inquirir fricções entre dança, a partir do processo criativo GRAÇA, e os princípios transdisciplinares. O estudo pretende aprofundar nas metodologias da criação artística, desenvolvidas no meio da dança, bem como, explorar a perspectiva de quem acompanha o processo de criação, função que desperta pistas da dança em mediação tecnológica.
  • Dissertação
    A experiência urbana como versos de composição em videodança
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-20) Vieira, Kenne Felipe Alves; Vieira, Marcilio de Souza; http://lattes.cnpq.br/0026908774956043; Vieira, Alba Pedreira; Marques, Larissa Kelly de Oliveira
    Essa é uma pesquisa teórico-prática cujo objetivo é investigar as possibilidades criativas nos vieses da concepção e produção em videodança, o estudo explora através dos seus laboratórios a possibilidade de criação em dança por meio das técnicas de composição em improvisação atreladas aos modos de perceber, captar e conceber videodança como processo de idealização de uma obra artística. Para os percursos metodológicos foram utilizadas referências da improvisação em dança, da criação em videodança e dos modos de vivência na cidade. Tal articulação se sustenta metodologicamente na perspectiva da Prática como Pesquisa e Prática Artística como Pesquisa, para isso foram realizados procedimentos de várias ordens: pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e análise da composição em videodança desempenhando um caminho artístico, processual e questionador. A pesquisa possibilitou que o intérprete vivenciasse diferentes formas de composição unido movimento e câmera em um só corpo, despertando experiências diversas para a concepção de videodanças.
  • Dissertação
    A receita: pisando alho no teatro negro com mulheres negras
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-29) Silva, Nazaré Sodré da; Lyra, Luciana de Fátima Rocha Pereira de; http://lattes.cnpq.br/5443015479907169; http://lattes.cnpq.br/2222603860741447; Coutinho, Karyne Dias; Dias, Luciene de Oliveira
    Esta dissertação, escrita em primeira pessoa, assume as características de uma escrita performática f(r)iccional (Lyra, 2020), possibilitando o exercício da encruzilhada (Martins, 1997) entre o ciclo da violência doméstica, ocorrido na minha vida familiar; o solo performático intitulado A Receita (Santos, 2010), que aborda a situação vulnerável de uma mulher negra em estado de revolta frente ao machismo estrutural; e aspectos da obra Hibisco Roxo (Adichie, 2011). A f(r)icção (Lyra, 2011; 2015) entre a vida que experienciou a violência e as obras que retratam violências, aliadas ao Tempo Espiralar (Martins, 2021), aproxima essas vertentes proporcionando espelhamentos que criam a atmosfera da vivência do passado, presente e futuro de forma simultânea, ao passo que também sustenta as nossas histórias por nós mesmas, como num aquilombamento (Nascimento, 1985; Dias, 2022). Metodologicamente, além do caminho já apresentado, a pesquisa partirá de reflexões sobre teatro negro (Lima, 2011; Barbosa, 2021) e feminismos negros (hooks, 2013; Gonzalez, 1979; 1984; 2018; Collins, 2017; Carneiro, 2003) assim como, pela via da prática, articulará apresentações do espetáculo A Receita na composição da Pesquisa Performática (Fernandes, 2014) com a realização da oficina Pisando o Alho, realizada para mulheres negras da região metropolitana do Recife. Essas ações, articuladas, visam abrir sendas para as reflexões de como o teatro negro, baseando- se numa poética do corpo e ancestralidade (Santos, 2015), pode contrapor-se à violência, proporcionando estímulo à cura social das mulheres negras.
  • Dissertação
    Artesanias: processos de criação de um corpo-território Homoseridoense
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-06) Barbosa, Roberta Alves; Machado, Lara Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/8465131534198907; http://lattes.cnpq.br/0184851309036051; Oliveira, Victor Hugo Neves de; Silva, Sebastião de Sales
    A partir de perspectivas originárias, este estudo documenta os processos artísticos e educacionais envolvidos nas artesanias de criação de um corpo-território HOMOSERIDOENSE. Esses escritos emergem de um corpo feminino, sertanejo, inquieto e explorador, que se transforma em arte através das experiências e inspirações do Sertão do Seridó Potiguar, região localizada no interior do Rio Grande do Norte (RN). Esta pesquisa é motivada pelo desejo de compartilhar sentimentos autobiográficos, refletindo sobre as vivências do meu corpo enquanto artista e educadora, inspirada pelas sabenças de outras mulheres sertanejas do Seridó. Ao mergulhar nas artesanias do corpo-território Homoseridoense, pretendo também questionar e subverter as narrativas coloniais que historicamente tentaram silenciar as vozes e existências interioranas. Fundamentada pela metodologia da Construção Poética (MACHADO, 2017) e por práticas contracoloniais (SANTOS, 2019), meu objetivo é contribuir com criações que valorizem a cultura sertaneja seridoense, colocando-as no foco de discussões artísticas, ambientais e educacionais. A arte, neste contexto, torna-se não apenas um meio de expressão, mas também um ato de resistência e reivindicação de identidades. Busco assim, irradiar os conhecimentos e tradições da minha comunidade, especialmente para estudantes que, como eu, migraram do interior para a capital em busca de melhores oportunidades. Como artista e educadora seridoense, mergulho profundamente nas dinâmicas culturais, históricas, sociais, políticas e ambientais que moldam este território.
  • Dissertação
    Dos sentidos ao multissensorial: um percurso no Teatro a partir da ausência da visão
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-27) Silva, Joelma Ferreira da; Alves, Jefferson Fernandes; http://lattes.cnpq.br/1834832958808690; Mello, Mônica Vianna de; Campos, Cecília Lauritzen Jácome; Silva, Carlos Alberto Ferreira da
    O foco deste estudo está centrado em explorar o Teatro Multissensorial, percorrendo um itinerário de experimentação e de descobertas de práticas teatrais suprimindo a visão, culminando na montagem (2019) e remontagem (2022) do espetáculo SonhAlice, inspirado em obras de Lewis Carroll (1832-1898). Buscamos analisar as ferramentas multissensoriais acessíveis relacionadas à presença/ausência da visão na cena teatral, bem como compreender as percepções dos espectadores para aprimorar a técnica e contribuir para estudos na área de acessibilidade teatral. Como fundamentação metodológica, adotamos a Pesquisa Performativa de Brad Haseman (2015), sendo esta guiada-pela-prática. O percurso reflexivo construído se organiza, tendo como referências as experiências construídas no período da Licenciatura em Teatro, da Universidade Regional do Cariri (URCA) e no Projeto de Extensão Teatro e não Vidência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), já no contexto da Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGARC). Como resultado, implementamos a audiodescrição no contexto do Teatro Multissensorial, o que resultou em um aprimoramento na acessibilização da preparação do elenco e recepção cênica sem e com pessoas com deficiência visual.
  • Dissertação
    O surto como criação: interfaces entre o transtorno afetivo bipolar e as Artes Cênicas no processo criativo de "espectro"
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-23) Barbosa, Janyelson Firmino Fernandes; Haderchpek, Robson Carlos; https://orcid.org/0000-0002-4905-6449; http://lattes.cnpq.br/4286695631161068; http://lattes.cnpq.br/9405375384604125; Coutinho, Karyne Dias; Silva, Sebastião de Sales
    Este trabalho estuda as interfaces entre as Artes Cênicas e o Transtorno Afetivo Bipolar através da análise do processo criativo “Espectro,” desenvolvido pelo autor desta dissertação enquanto atravessava seu primeiro surto maníaco. Usando a Prática como Pesquisa como metodologia principal, o estudo busca mapear a poética cênica de um ator-criador bipolar, os desdobramentos práticos e as particularidades do processo. Numa escrita performativa, a reflexão se organiza em dois momentos: depoimentos autobiográficos do autor justapostos à autobiografia da psiquiatra Kay Redfield Jamison (1996), relatando passagens de suas vidas com a bipolaridade; e a descrição dos laboratórios práticos, vivências e estudos, analisando a construção do processo criativo de “Espectro” no Teatro, na Performance e na vida. Esta investigação vislumbra a possibilidade de traçar ligações entre a criatividade na bipolaridade e também nas Artes Cênicas, tornando-se uma referência para artistas bipolares na cena contemporânea, além de ser um exemplo singular de como a arte e a vida podem estar interligadas e borrar suas fronteiras em processos de criação. Através do autoconhecimento e do borrão das fronteiras da arte-vida na contemporaneidade, se propõe um novo olhar, numa ótica neurodivergente, para a pesquisa artístico-acadêmica, que convida a transformar limitações em potências em relação ao TAB.
  • Dissertação
    Entremeios poéticos: processos de ensino e aprendizagem imersivos no Reisado do Mestre Tico Barbosa e nas Guerreiras da Mestra Lúcia Guerreira
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-31) Silva, Gabriel Ângelo de Luna; Vieira, Marcilio de Souza; https://orcid.org/0000-0002-2034-0796; http://lattes.cnpq.br/7003467659704271; http://lattes.cnpq.br/6010478387077769; Carrico, André; Braga, Flávio de Campos
    Entremeios Poéticos propõe uma imersão no território poético dos entremeios Boi e Jaraguá presentes no Reisado São Francisco (Mestre Tico Barbosa) e a batalha de espadas presente nas Guerreiras Santa Lúcia (Mestra Lúcia Guerreira). Para tal, procurou-se estabelecer um território de aprendizagem, tendo como matrizes poéticas os processos de transmissão nos terreiros dos Mestres e as memórias evocadas por estas nos processos de transmissão. Através do campo epistemológico proposto pela Etnocenologia baiana de Armindo Jorge de Carvalho Bião (2009; 2011) buscou-se dialogar com os conceitos de matrizes estéticas e trajeto, considerando a interseção entre o teatro e as tradições da região do Cariri. Deste modo, por meio dos processos de ensino e aprendizagem nos terreiros brincantes da Mestra Lúcia Guerreira e do Mestre Tico Barbosa chegou-se a um experimento cênico intitulado de Entremeios Poéticos (2024).
  • Dissertação
    (An)danças negras como percurso pedagógico nos processos criativos de arte-educar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-10) Sá, José Walter Almeida; Coutinho, Karyne Dias; http://lattes.cnpq.br/6013805360280552; https://orcid.org/0009-0003-8180-7112; http://lattes.cnpq.br/6178446368254112; Lewinsohn, Ana Caldas; Silva, Sebastião de Sales
    Esta pesquisa investiga princípios de processos criativos em arte-educação, que emergem em práticas artístico-pedagógicas com danças negras na escola, em suas relações entre corpo-memória (Fonseca, 2020), corpo-território (Miranda, 2022) e corpo-tela (Martins, 2022), junto à metodologia somático-performativa (Fernandes,2014). Realizada numa turma de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Celestino Pimentel (Natal-RN), a pesquisa seguiu em meio a um processo contracolonial (Santos, 2023), desaguando pelas danças negras como principal movente de uma pedagogia centrada no corpo e na imersão de suas confluências, que se revelam como princípios possíveis de processos criativos em arte-educação, e se desdobram numa reflexão acerca da escola como um lugar de ampliação, inventividades e possibilidades contra-hegemônicas, rediscutindo-se principalmente o papel antirracista da arte-educação.
  • Dissertação
    Tambor de crioula: desde o ventre das minhas ancestrais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-29) Morais, Cleuma Alexsandra Sousa; Marques, Larissa Kelly de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2272256149121710; http://lattes.cnpq.br/3826402196073652; Lewinsohn, Ana Caldas; Silva, Sebastião de Sales
    O presente trabalho tem como temática principal a manifestação cultural tambor de crioula, apresentando um olhar sobre a perspectiva histórica do tambor de crioula e sua relação com a ancestralidade, sendo tal manifestação utilizada como elemento de criação para pensar uma reelaboração dessa tradição de origem na sociedade contemporânea, a partir de elementos da própria dança, bem como da relação entre o corpo da intérprete e suas ancestralidades, em consonância com os pressupostos metodológicos apresentados pela professora Dra. Inaicyra Falcão (2019). A pesquisa se propõe a pensar um processo criativo em dança que caminhe pelas encruzilhadas (Rufino, 2016), nos encontros entre saberes e práticas populares com diferentes perspectivas para a criação de novos caminhos possíveis. A pesquisa desemboca em processo criativo que tem suas análises pautadas em alguns dos sete princípios africanos de dança estudados pela professora Dra. Maria de Lourdes Barros da Paixão (2009), sendo eles: sentido holístico, forma cíclica e circular; policentrismo; dimensionalidade; imitação e harmonia e repetição.
  • Dissertação
    Do verso ao subverso: aula-performance e seus deslocamentos poéticos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-31) Silva, Dennis Emanoel Xaxá da; Coutinho, Karyne Dias; http://lattes.cnpq.br/6013805360280552; http://lattes.cnpq.br/1739090264684032; Lopes, Melissa dos Santos; Ciotti, Naira Neide; Silva, Keila Fonseca e
    Este estudo é uma cartografia de um processo artístico-pedagógico coma a poética da Aulaperformance. O estudo do corpo e da escola como paisagem e espaço sócio-político em diálogo com discussões relativas à subversão (Teixeira, 2019), deslocamento poético, transpedagogia (Helguera, 2011), professor-performer (Ciotti, 2014), aula em fluxo (Oliveira Junior, 2013), orientação emancipatória (Rancière, 2002), skholé (Masschelein; Simons, 2014), errância (Kohan, 2016), programa performativo (Fabião, 2013), e pesquisador do chão da escola permitiram as tecituras elaboradas nas linhas desta dissertação. O estudo desse aporte teórico e a investigação por meio da experiência me leva a defender a ideia que a aula-performance cria deslocamentos poéticos que permitem que o subverso da escola emerja.
  • Dissertação
    Depois do (Abismo) relato autobiográfico de uma artista de teatro da cidade de João Pessoa-PB
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-27) Oliveira, Ana Paula Valentim de; Oliveira, Adriano Moraes de; https://orcid.org/0000-0002-2191-9353; http://lattes.cnpq.br/4119639556374645; http://lattes.cnpq.br/1019205817332749; Lima, Duilio Pereira da Cunha; Lopes, Melissa dos Santos
    A presente pesquisa tem por objetivo investigar o meu percurso profissional como atriz de teatro na cidade de João Pessoa. Adotando os estudos autobiográficos e histórias de vida como inspiração teórico-metodológicos, busco investigar como as experiências enquanto pessoa nascida e criada na periferia da capital da Paraíba me constituiu até o [ABISMO], processo criativo que considero o mais impactante de minha trajetória. Em termos de pesquisa, apresento o meu trajeto até o processo de montagem do espetáculo [ABISMO]. Essa decisão de pesquisa se deve à problemática que a norteia e tem a ver com a tentativa de compreender quais as inquietações que surgiram a partir da experiência poético-estética que, para mim, se tornou abismal num sentido de que o processo [ABISMO] tem cumprido um papel central no meu modo de ser artista de teatro. Por se tratar de uma pesquisa em que a narrativa pessoal é também o principal objeto de investigação, ela pode servir como contribuição à reflexão de artistas em suas aventuras na cena teatral.
  • Dissertação
    Abra a cabaça! Retomando a ancestralidade materna na arte do vídeo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-28) Ferreira, Wislayne Pontes de Souza; Haderchpek, Robson Carlos; http://lattes.cnpq.br/4286695631161068; http://lattes.cnpq.br/7433811490717445; Lyra, Luciana de Fátima Rocha Pereira de; http://lattes.cnpq.br/5443015479907169; Gonçalves, Luiz Davi Vieira
    A pesquisa ABRA A CABAÇA! RETOMANDO A ANCESTRALIDADE MATERNA NA ARTE DO VÍDEO reflete sobre o registro e a experimentação criativa que se delineia a partir dos estudos sobre a ancestralidade. Em uma abordagem poética, analiso os vídeos "OID’ÁGUA" e "CORPO – MÃE CORPO – CRIA", produções audiovisuais resultantes do meu processo criativo enquanto artista e mãe. Considero o vídeo não apenas como uma ferramenta prática, mas também como uma linguagem essencial em meio à pandemia do covid-19. O conceito central da pesquisa é a “cabaça", que atua como uma metáfora, conectando minha origem ancestral com a criação artística e a maternidade. A partir de uma metodologia de caráter experimental, busco investigar mitos e memórias da minha linhagem materna, utilizando o vídeo como forma de expressão artística. Para tanto, proponho uma reflexão sobre o encontro com "Pirigo", minha tetravó, em "OID’ÁGUA", primeira obra analisada. Na segunda obra, "CORPO – MÃE CORPO – CRIA", revelo os aspectos metodológicos da criação poética de um corpo-mãe baseando-me nos saberes de um território ao qual fui criada. Por fim, o “corpo cabaça”, metáfora e materialidade desta pesquisa, se regenera partindo da encruzilhada, possibilitando uma restauração poética e imaginária de um corpo-mãe que se expressa por meio de uma escrita visual.
  • Dissertação
    EU - Parto construção de uma tramaturgia cotiDIANA a partir de memórias pessoais e narrativas das Mulheres Pedreiras e seus canteiros de obras na Comunidade de Peixinhos - PE
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-22) Silva, Mônica Maria da; Lyra, Luciana de Fátima Rocha Pereira de; http://lattes.cnpq.br/5443015479907169; http://lattes.cnpq.br/6541151378284111; Haderchpek, Robson Carlos; http://lattes.cnpq.br/4286695631161068; Andrade, Valéria
    O objetivo deste trabalho é apresentar e compartilhar os caminhos percorridos para a escrita de um texto teatral e seus processos de criação a partir de interações pessoais com a Vila das Mulheres Pedreiras, experiência pioneira de um grupo de mulheres que construiu suas próprias casas no bairro de Peixinhos, em Olinda–PE. Tendo testemunhado na infância o dia-a-dia daquela Vila, fui tocada por questões feministas, políticas e sociais presentes naquilo que, ainda hoje, pode ser encarado como apropriação de um espaço de trabalho predominantemente masculino. Mas antes de mergulhar neste processo de retroalimentação entre mim e a comunidade, lanço um olhar sobre dramaturgas que me precedem e outras, que me são contemporâneas, em Pernambuco. Em seis destas autoras identifiquei conexões com pautas feministas e, de outro lado, com meus caminhos de criação, selecionando e analisando uma obra de cada uma delas: Josephina Álvares de Azevedo (O voto feminino, 1890), Luciana Lyra (Guerreiras, 2009) e as da nova geração, Janaina Gomes (Mi Madre, 2019), Natali Assunção (Ainda Escrevo Para Elas, 2019), Agrinez Melo (Histórias Bordadas em Mim, 2016) e Andala Quituche (Sina, 2014). Quanto ao trajeto metodológico, utilizei a abordagem intitulada escrita performática de f(r)icção (Lyra, 2020) e as possibilidades de contemplar a criação artística no processo de pesquisa acadêmica. Contei ainda com a abordagem artetnográfica (Lyra, 2011) para dar início à construção de uma tramaturgia sobre o universo da Vila, o jogo entre concretude e subjetividade nas dinâmicas do cotidiano daquelas mulheres, incluindo manifestações da memória, do sensível e do poético. Denominei como tramaturgia cotiDiana o texto EU-Parto, ainda em processo de elaboração, por meio de uma escrita f(r)iccional, buscando abarcar a riqueza do caráter múltiplo e interativo desses tramas/dramas pessoais que transitam entre passado, presente e futuro.
  • Dissertação
    Estado bufão: o corpo transgressor, festivo e lúdico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-05) Alencar, André de Paiva Cavalcanti; Lewinsohn, Ana Caldas; http://lattes.cnpq.br/0090264123376586; http://lattes.cnpq.br/8470611458566720; Lopes, Melissa dos Santos; Mendonça, Maria Beatriz
    Esta pesquisa aborda o estado bufão na poética da cena, traçando relatos da minha experiência junto ao Teatro Bissexto (Recife-PE) no processo de construção dos bufões e das bufonas para a montagem do espetáculo Ubu rei ou a revolta dos coadjuvantes (2018-2022). Parte das reflexões sobre o lugar da bufona e do bufão na sociedade, a partir da acepção do termo, sobre a ética na performance bufa, bem como acerca das problematizações atualmente levantadas sobre as técnicas desenvolvidas por Jacques Lecoq e Philippe Gaulier. Considerando as implicações das referidas técnicas em nosso processo criativo, tentamos dimensionar, a partir desta pesquisa, o estado bufão e perceber na corporeidade bufa seus vieses cômico, lúdico e grotesco. Este trabalho é um percurso cartográfico, um composto de atravessamentos e trocas de afetos, que estabelece diálogos com outras artistas, pesquisadoras, pesquisadores, e conta com o aporte teórico de Bakhtin (2010), Bergson (2018), Kayser (2013), Lopes (2005; 2017), Minois (2003), dos pedagogos franceses supramencionados, dentre outros.