PPGAC - Mestrado em Artes Cênicas
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Dissertação O nascimento da Gesamtkunstwerk Wagneriana(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011) Alves, Francisco Alexsandro Soares; Nunes, Tassos Lycurgo Galvão; http://lattes.cnpq.br/5591762841657455; http://lattes.cnpq.br/6290712699911057O presente trabalho analisa a obra de Richard Wagner, dramaturgo e compositor alemão nascido no século XIX. Buscando entender o papel da mesma na configuração wagneriana de uma nova sociedade. Conforme as ideias wagnerianas, o homem deve ter como centro de sua vida a arte e a contemplação estética, para que a sociedade seja transfigurada, ela mesma, em obra de arte. Wagner entende o homem enquanto homem-artista e pretende transformar a sociedade a partir de sua visão da Grécia Trágica e nisso é seguido pelo filósofo Friedrich Nietzsche. Para Richard Wagner, a tragédia grega é vista como a mais perfeita obra de arte criada pelo homem, isso porque, para os gregos, a arte não era apenas simples acessório ou divertimento vulgar, antes, era o próprio centro da existência. E é exatamente esse o propósito de Wagner: fazer a arte voltar a ocupar a mesma importância para a vida que ela tinha no período da antiguidade grega, a importância de uma religião. Para isso o artista investe contra as convenções sociais e artísticas de seu tempo, levantando questões sobre o papel e o dever da arte e do artista dentro da sociedade. E se Wagner levanta questões centrais em sua obra, é porque ele é um pensador. Sendo assim, seu teatro e sua música são espelhos de seu pensamento sobre o mundo, e é esse Wagner, artista e teórico que será o foco desse trabalho.Dissertação O tema no processo criativo da Asmarias Companhia de Teatro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-04-11) Lima, Hélio Júnior Rocha de; Alves, Jefferson Fernandes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796352H6; ; http://lattes.cnpq.br/7972084204792685; Handerchpek, Robson Carlos; ; Nunes, Silvia Balestreri; ; http://lattes.cnpq.br/7439171356537261Inserida no contexto das ações educativas da Casa Renascer, entidade não-governamental, situada na cidade de Natal/RN, que tinha como finalidade principal o acolhimento de crianças e adolescentes do sexo feminino em situação de vulnerabilidade, esta investigação centra-se na descrição e análise do tema no processo criativo desenvolvido pela Asmarias Cia de Teatro, de 1993 a 2003, cujo processo culminou com a montagem do texto dramático, Mateus e Mateusa, de Qorpo-Santo. Nesta pesquisa é focalizado o percurso que a Cia de Teatro fez, tanto na sua pré-história (1993), com a prática de leitura e escrita dramática na elaboração de um material didático chamado de Cartilha das Invenções, como nos procedimentos teatrais com o teatro de rua e o teatro-fórum (1997 a 2000), até o reencontro em 2001 de sete adolescentes as quais articularam a última formação do grupo paralela com a montagem do texto de Qorpo-Santo (2002-2003). Problematiza-se, no desenvolvimento deste estudo, a evolução do processo criativo com base na temática institucional quando é indagado se é possível proporcionar momentos de experiências educativas através da forma tradicional do teatro, tendo como referência os temas intrínsecos nos textos dramáticos considerados clássicos. A reflexão sobre a questão atravessa a pesquisa nas suas descrições e análises e encontra, entre o passado e o presente, as indicações que levam à guisa de conclusão. A metodologia, pela qual se orienta a pesquisa, está baseada na arqueologia teatral (PAVIS, 2005), no paradigma indiciário (GINZBURG,1989) e nas experiências narradas segundo as abordagens de Benjamin (1985). Foram selecionados documentos em formatos de textos escritos, fotográficos e fílmicos, e identificado, nestes arquivos, marcas e pistas que fizeram perceber o tema no processo criativo da Asmarias Cia de Teatro durante os ensaios com o texto dramático, Mateus e Mateusa, de Qorpo-Santo. Nesta práxis teatral, situada na área da pedagogia do teatro, verifica-se que a temática atravessou as ações teatrais na Casa Renascer possibilitando a formação estética da cena numa perspectiva crítica da dimensão social e pessoal dos sujeitos envolvidos. O tema ganhou uma proporção significativa na atividade teatral como ponto de partida do processo criativo da Cia de Teatro, tomando forma artística na encenação teatral. Neste sentido, o processo criativo com o texto dramático, clássico, ganhou a dimensão educativa ao tratar o tema no movimento da arte dramática como foco de criação individual que se somou ao coletivo no universo interativo do jogoDissertação A cena contemporânea aos pedaços : observação de um experimento pedagógico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-04-14) Rodrigues, Márcio Alessandro Nunes; Ciotti, Naira Neide; ; http://lattes.cnpq.br/6380609562860913; ; http://lattes.cnpq.br/0894127576021459; Salles, Nara Graça; ; http://lattes.cnpq.br/8841719783919052; Caramella, Elaine da Graça de Paula; ; http://lattes.cnpq.br/5717548316748653Tentamos nos relacionar nessa pesquisa com outra lógica, descobrir um caminho de abordagem prática para nos aproximarmos de uma criação composta de fragmentos e uma busca de parâmetros para a estética da apropriação. Nesse sentido, encontramos relação com o teatro composto por fragmentos, onde diferentes estéticas teatrais são apropriadas e os estilos de representação são mesclados uns com os outros. Discorreremos no primeiro capítulo sobre o teatro composto de fragmentos, e percorreremos pistas através das estratégias de alguns encenadores nos caminhos da cena contemporânea. No segundo capítulo buscamos procedimentos e conceitos de Atmosfera de Mikhail Tchekhov (TCHEKHOV, 1996), e a transição de aspecto-a-aspecto de Scott McCloud (2005). Na terceira parte descrevemos a observação do experimento realizado com os alunos do curso de Licenciatura em Teatro na Universidade Regional do Cariri, em Juazeiro, Ceará, no ano de 2010. Utilizando a metodologia da pesquisa-ação, observarmos que a escrita cênica final do experimento, denominado Toque-me , e a apresentação nas cidades do Crato e Barbalha, no mês de agosto de 2010, continham elementos das estratégias do teatro de fragmentos e os conteúdos conceituais do teatro contemporâneoDissertação A experiência no Tai Chi: possibilidades para pensar o corpo sem órgãos e a preparação do ator(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-04-26) Vianna, Ana Carolina Strapação Guedes; Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira Marques; ; http://lattes.cnpq.br/2272256149121710; ; http://lattes.cnpq.br/0762907511078470; Schulze, Guilherme Barbosa; ; http://lattes.cnpq.br/2239717664426193; Araújo, José Sávio Oliveira de; ; http://lattes.cnpq.br/5026604704788382Embora a pesquisa no âmbito das artes cênicas tenha se desenvolvido substancialmente no último século, o ator, de modo geral, ainda hoje, carece de um repertório de referenciais específicos para apoiar ou orientar sua prática. Mas como o ator deve trabalhar a base material de sua arte, ou seja, seu próprio corpo? Partindo da prerrogativa de uma idiossincrasia presente no fazer teatral, este estudo pretende, a partir da descrição e reflexão acerca de uma vivência corporal com o Tai Chi, tecer relações entre essa experiência e os possíveis desdobramentos com relação à preparação do ator. A pesquisa tem por intuito também destacar os elementos de aproximação entre os princípios que regem a prática do Tai Chi e o corpo sem órgãos, idealizado por Artaud, na perspectiva de apontar possíveis contribuições no que diz respeito ao trabalho do ator. O trabalho aqui apresentado refere-se a um estudo de natureza qualitativa que considera a experiência do corpo na prática do Tai Chi como uma referência para dialogar e refletir acerca da preparação do ator. No teatro, o processo de preparação do ator pressupõe um constante refazimento do corpo através de determinadas práticas. A minha experiência no Tai Chi no âmbito dessa pesquisa me permitiu verificar que o trabalho a partir de técnicas corporais pré-estabelecidas pode ser uma forma de preparo técnico para o ator. À medida que amplia a consciência corporal, o Tai Chi promove uma maior liberdade de criação e expressão e proporciona ao ator a possibilidade de experienciar o corpo sem órgãos, o equivalente artístico do corpo cotidiano, a experiência do corpo presente, consciente, a base orgânica das emoções, através do qual é possível a materialidade das ideiasDissertação Gerald Thomas e a (des)encenação do mundo: as paisagens visuais como grafia de intertextualidades, citações e hipertextos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-04-29) Araújo, Rummenigge Medeiros; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; ; http://lattes.cnpq.br/5114110813711387; ; http://lattes.cnpq.br/7945050864628295; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; ; http://lattes.cnpq.br/9638277622683373; Silva, Tânia Brandão; ; http://lattes.cnpq.br/6160793117168659Esta dissertação de mestrado é fruto de uma inquietação pessoal sobre os rumos e a forma do teatro na contemporaneidade e a sua relação com as mídias na formação de organismos híbridos em termos gerais, e mais especificamente sobre como se organizam e se apresentam as possíveis ligações, e os diferentes níveis de contato existentes entre elas na construção da cena. O objetivo da pesquisa é estudar as ligações entre cena e mídia (projeção de imagens) na formação de organismos híbridos como sendo uma das características estéticas da condição pós-dramática do teatro contemporâneo no Brasil. Como estudo de caso, propõe-se investigar o conceito de paisagens visuais no contexto da obra do encenador brasileiro Gerald Thomas Sievers, mais especificamente suas encenações realizadas no Brasil no período que compreende a primeira década do século XXI, sendo Rainha Mentira (2007) o objeto empírico de análise, aplicação e discussão dos conceitos desenvolvidos no corpo do textoDissertação Dançando às avessas: relatos de um processo de criação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-06-17) Silva, Sandro Souza; Alves, Teodora de Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/3465675149039835; ; http://lattes.cnpq.br/4727814914417261; Curi, Alice Stefania; ; http://lattes.cnpq.br/9146481096222653; Salles, Nara Graça; ; http://lattes.cnpq.br/8841719783919052O termo corpo sem órgãos está presente em um poema do escritor, ator e encenador francês Antonin Artaud, escrito em 1947 e intitulado: Para Acabar com o Julgamento de Deus. Busco, nesta dissertação, a partir do que chamamos escrita cênico- investigativa, problematizar este termo e suas relações possíveis com o teatro e também com alguns aspectos da mítica hindu. Uno à idéia do corpo sem órgãos o corpo em transe presente nas histórias de um mestre indiano chamado Caitanya Mahaprabhu. Estas idéias, juntamente com o desenvolvimento de práticas que partem de alguns princípios da Antropologia Teatral, são estímulos para um processo de criação que destaca o trabalho de preparação e criação corporal do ator. As articulações entre os conceitos e a prática suscitam discussões onde me coloco como ator-pesquisador em processoDissertação O entre do carvão ao corpo - em - arte de ator-brincante(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-06-22) Monteiro Júnior, Alan Carlos; Alves, Teodora de Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/3465675149039835; ; http://lattes.cnpq.br/3429814953778266; Oliveira, érico José Souza de; ; http://lattes.cnpq.br/3116783239543777; Handerchpek, Robson Carlos;Proponho nesta dissertação refletir sobre as experiências contidas na criação dos corpos-em-arte (FERRACINI, 2006a, b) que originaram o espetáculo rosmaninhos.... Este processo foi desenvolvido junto ao coletivo UZUME teatro de João Pessoa PB, por meio de recriações e resignificações das corporeidades e fisicidades contidas nos passos, loas, aboios, cantos e evoluções observados nos modos como Mestre Zequinha brinca em seu grupo de Cavalo Marinho residente na cidade de Bayeux PB, e a partir da apropriação do texto Hamlet de William Shakespeare. O corpo-em-arte é entendido neste trabalho como um corpo vetorial que dilata sua funcionalidade cotidiana, reconhecendo uma zona potencial de aprendizado capaz de gerar linhas de fuga criativas que desestabilizem o sujeito centrado em uma individualidade e identidade (FOUCAULT apud FERRACINI, 2006b, p.14), abrindo-o a diferenciação de si mesmo, indicando a possibilidade de existência de um si-outro e do espaço de troca-em-arte. Este processo de construção do corpo-em-arte a partir das formas de Mestre Zequinha brincar o Cavalo Marinho, foi orientado metodologicamente pela apropriação do coletivo UZUME teatro das etapas de Observação, Codificação e Teatralização contidas na técnica de mimeses corpórea proposta pelo LUME Teatro (Campinas SP). Esse uso resultou em duas fases: Observação Ativa e Composição do corpo-em-arte. Através da repetição destas matrizes estéticas do Cavalo Marinho, os atores descobriram ações que codificadas e organizadas configuram seus corpos-em-arte, os quais, por sua vez, deram origem a um espaço de troca-em-arte vetorial ao encontrado no folguedo do Cavalo Marinho. Esta procura propôs os meios de potencializar o trabalho dos atores no que diz respeito a uma preparação que permitisse dilatar a presença cênica e estimulasse a produção de ações, as quais culminaram na montagem do espetáculo rosmaninhosDissertação Trajetos cênicos do grupo parafolclórico da UFRN:que dança é essa?(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-07-08) Oliveira, Acacia Batista de; Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira Marques; ; http://lattes.cnpq.br/2272256149121710; ; http://lattes.cnpq.br/8867425363692717; Handerchpek, Robson Carlos; ; Domenici, Eloisa Leite; ; http://lattes.cnpq.br/9652870444818895Esta pesquisa tem como estudo de caso o Grupo Parafolclórico da UFRN, cuja conformação estética é analisada, principalmente nas suas duas últimas produções, intituladas Flor do Lírio (2004) e Debaixo do Barro do Chão (2008). Temos como objetivos: refletir sobre a concepção estética que vem configurando as produções coreográficas do Grupo Parafolclórico da UFRN; discutir como se estabelece o diálogo entre os elementos da cultura popular com diversas linguagens artísticas no processo de composição das coreografias; identificar a conformação estética que atravessa o compor das coreógrafas dos dois últimos espetáculos produzidos, bem como as características dessas produções, as convergências e idiossincrasias que marcaram esses trabalhos. A partir do recurso metodológico da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2006), foram realizadas entrevistas com as coreógrafas dos espetáculos mencionados e com o elenco participante dessas montagens, o que propiciou uma leitura flutuante das respostas e elaboração de eixos temáticos que foram discutidos no texto. No primeiro capítulo, evidenciamos os trajetos motivacionais como a memória, as experiências pessoais, a pesquisa bibliográfica, a pesquisa in loco enquanto propulsores dos trabalhos de criação. Evidenciamos um posicionamento sobre cultura popular como um processo dinâmico que consegue dialogar com os acontecimentos do tempo presente, promovendo, dessa forma, sua continuidade. No capítulo seguinte, adentramos na conformação estética e nos elementos cênicos (figurino, iluminação, cenário, maquiagem) que integram os espetáculos estudados e comunicam a dança popular de maneiras diversas. Para embasar nossas ponderações em relação aos discursos dos sujeitos entrevistados, nos fundamentamos em autores como Robatto (1994); Lobo; Navas (2008); Burke (1989); Canclini (2006); Dufrenne (2005); Medeiros (2005); Pavis (2005); Silva (2005), entre outros. Esses autores nos deram um aporte teórico imprescindível que, juntamente com os depoimentos dos entrevistados, nos possibilitou identificar que a concepção estética que vem se configurando no Grupo tende a estabelecer contatos com linguagens artísticas e com técnicas diversas de movimento. Essa realidade nos mostra que os trajetos cênicos realizados pelo Grupo Parafolclórico da UFRN apontam para uma concepção estética que não se fixa apenas na cultura popular, sobretudo suas danças, mas que pode interagir com outros meios para comunicar sua arte. Tal situação nos apresentou duas constatações interessantes em que, primeiramente, os intercâmbios realizados reafirmam o caráter dinâmico da cultura popular que, ao estabelecer contatos com outras realidades, absorve influências, possibilitando sua própria continuidade. Outra constatação é que o contexto contemporâneo das artes também promove intercâmbios diversos, permitindo, dessa maneira, outras possibilidades de produções artísticas. Nesse sentido, o Grupo Parafolclórico da UFRN se insere na cena contemporânea por possibilitar novas leituras sobre as danças populares enquanto material criativo ao colocá-las em contato com outras formatações técnicas, estéticas, artísticas e culturaisDissertação Escarcéu e escassez no teatro de Mossoró: percursos e percalços de uma dramaturgia na rua(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-08-19) Costa, Raimundo Nonato Santos da; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; ; http://lattes.cnpq.br/9638277622683373; ; http://lattes.cnpq.br/8198114383245894; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; ; http://lattes.cnpq.br/5114110813711387; Silva, Lemuel Rodrigues da; ; http://lattes.cnpq.br/5816005449693385A pesquisa que ora apresentamos é resultado da análise da montagem do espetáculo teatral de rua intitulado A Árvore dos Mamulengos, decorrente da apropriação do texto dramatúrgico de autoria de Vital Santos, mantido em temporada durante os anos de 1989 e 2001, pela Companhia Escarcéu de Teatro, na cidade de Mossoró/RN. Mapeamos a partir das vozes e memórias dos atores e atrizes que vivenciaram a experiência da encenação, os desdobramentos e conquistas decorrentes dos doze anos da temporada. Em nosso estudo consideramos a importância da opção pelo espaço aberto de ruas e praças, local da representação do espetáculo, como fator catalisador das escolhas estéticas do grupo e da adoção do processo colaborativo como metodologia de trabalho pelos realizadores da encenação, bem como, os determinantes sócios culturais locais em que o espetáculo foi realizadoDissertação Ampliação de movimentos na dança circular com pessoas com deficiência visual(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-09-09) Romao, Telma Sampaio; Alves, Jefferson Fernandes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796352H6; ; http://lattes.cnpq.br/8524041456970784; Porpino, Karenine de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/5255588024266396; Hernandez, Marcia Maria Strazzacappa; ; http://lattes.cnpq.br/1574008360415424O referido estudo tem como objetivo investigar de que maneira a dança circular contribui para ampliação do movimento de pessoas com deficiência visual no contexto em que se inserem e, portanto, aprendem a lidar com o movimento intenso de relação, de consciência, de apropriação e comunhão com o mundo. Na dança circular, metáfora cósmica, está presente o movimento do mundo que conta e transforma, de forma amorosa, a história da humanidade. Em Paulo Freire e Maurice Merleau-Ponty encontra-se o suporte necessário para discutir, tanto quanto possível, movimento e existência. A pesquisa-ação é assumida como enfoque metodológico, tendo como campo empírico o Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos de Natal, envolvendo, diretamente, oito pessoas com deficiência visual. Os resultados da pesquisa mostram que a prática da dança circular tem influência na ampliação do movimento dos sujeitos da pesquisa, no desenvolvimento de uma melhor percepção de si, e das suas capacidades, nas relações Eu/Outro, Eu/Mundo, as quais se dão num contexto de diferenças. A pesquisa também constata que a prática da dança é fomentadora do encontro que possibilita a compreensão das limitações e superações como uma questão humana e, neste encontro da dança, a descoberta do próprio corpo e do corpo do outro, como fonte de ensinamentos e representação de si mesmo e do mundo. Demonstra também desenvolvimento de um novo modo de pensar e agir sobre o quadro discriminatório que a pessoa com deficiência visual vive. No movimento, na dança circular, o divisor existente entre a deficiência visual e vidência perde a força.Dissertação O ator que canta um conto: a manipulação de parâmetros musicais na voz do ator(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-03-12) Souza, Mayra Montenegro de; Rocha, Vera Lourdes Pestana da; ; http://lattes.cnpq.br/9099824354079522; ; http://lattes.cnpq.br/4144275568126443; Salles, Nara Graça; ; http://lattes.cnpq.br/8841719783919052; Costa, Valério Fiel da; ; http://lattes.cnpq.br/5177466124567380Esta pesquisa se deu a partir de uma investigação sobre a fala teatral. Através de uma metodologia empírica que analisou uma experiência prática de construção de uma encenação e de pesquisa bibliográfica, a atriz/pesquisadora investigou possibilidades de manipulação de parâmetros musicais como recursos no processo de criação da voz do ator. A atriz/pesquisadora procurou unir teoria e prática, movida pelo desejo de buscar uma expressão vocal em cena que se concretizasse como movimento vivo e transformador. Este trabalho contém também o relato de experiências pedagógicas, nas quais a atriz/pesquisadora explorou estratégias para ensinar a apropriação de parâmetros da música na construção do trabalho vocal do ator. Verificando que a fala teatral está mais próxima do canto do que da fala cotidiana, ela concluiu que o ator pode compor música assim como o faz um compositor de música no processo de criação de suas partituras vocais. Por isso, constatou que é de fundamental importância um treinamento musical na formação do ator.Dissertação No palco, os quadrinhos: a influência do teatro judaico no desenvolvimento das histórias em quadrinhos modernas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-04-20) Sousa, José Veríssimo de; Nunes, Tassos Lycurgo Galvão; ; http://lattes.cnpq.br/5591762841657455; ; http://lattes.cnpq.br/3315281598174629; Franco, Edgar Silveira; ; http://lattes.cnpq.br/8415486629956081; Cruz, Adriano Charles da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/3052471951752715Esta dissertação tem como principal objetivo a sinalização de aspectos do desenvolvimento narrativo das histórias em quadrinhos modernas (HQs) a partir das suas relações com as artes cênicas, mais especificamente com o teatro iídiche (teatro judaico). A pesquisa foi feita partindo da análise da obra do quadrinhista Will Eisner, autor que possui um trabalho amplo e influente na sua área de atuação. Além disso, o autor também reflete claramente nas suas obras as tangências de aspectos narrativos existentes entre HQs e teatro. A metodologia adotada para este estudo foi qualitativa, com método de procedimento histórico comparativo, através de referências informacionais. O estudo indica que, apesar de serem formas midiáticas a princípio distintas, as HQs têm com o teatro iídiche uma estreita relação de influências, no que tange as suas soluções narrativasDissertação Corpo, música e cena: tramas de uma experiência no Projeto Pau e Lata(2012-05-25) Carvalho, Lilian Maria Araújo de; Porpino, Karenine de Oliveira; ; ; Haderchpek, Robson Carlos; ; Hernandez, Márcia Maria Strazzacappa;Esta dissertação discorre sobre as relações entre corpo, música e cena, tendo como objetivo investigar a preparação corporal do músico para a atuação cênica, com enfoque na percepção do corpo e na relação som e movimento como referências para essa atuação. O foco é a vivência de um processo de preparação corporal do músico para a cena, que considera o diálogo entre os aspectos sonoros e os aspectos gestuais e tem como lócus de investigação o Pau e Lata: Projeto Artístico-Pedagógico. Os encontros de Preparação Corporal e Criação Cênica iniciaram em janeiro de 2011, com frequência de duas vezes por semana, e duração, em média, de três horas, cada. Tiveram a participação de quatorze componentes do Pau e Lata, no entanto foram considerados como colaboradores da pesquisa quatro deles, sendo uma mulher e três homens compreendidos na faixa etária de 19 a 30 anos. Para organização dos encontros a pesquisa tomou como referência principal a Antropologia Teatral, além de estudos da educação musical, já vividos no Pau e Lata. A pesquisa considerou como fontes para análise as anotações em diário de bordo, realizadas pelos participantes da pesquisa e pela pesquisadora, entrevista com os participantes, além de vídeos do espetáculo Sinfeiria em Três Movimentos, produto artístico do Pau e Lata, redimensionado pelos processos de treinamento pré-expressivo e criação cênica, vividos nos encontros promovidos por esta pesquisa. Como resultados da investigação, é possível considerar que a realização dos encontros de Preparação Corporal e Criação Cênica proporcionou aos músicos do Pau e Lata a percepção da importância do treinamento a partir de princípios que envolvem uma técnica corporal para a ampliação da presença do corpo em cena no espetáculo musical para além da postura cotidiana. Os músicos internalizaram, no decorrer do processo, os princípios e os objetivos vivenciados no trabalho corporal e estes passaram a fazer parte da rotina dos treinamentos do grupo. Também, é possível constatar o redimensionamento da presença cênica dos músicos e da qualidade artística do espetáculo Sinfeiria em Três Movimentos, sendo perceptível uma melhor articulação entre os aspectos sonoros e gestuais.Dissertação Da poética das lágrimas a uma poética do riso: de Aristóteles ao One-man show(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-05-25) Xavier, Rodrigo César do Nascimento; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; ; http://lattes.cnpq.br/9638277622683373; ; http://lattes.cnpq.br/0804714266345673; Cruz, Adriano Charles da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/3052471951752715; Rabetti, Maria de Lourdes; ; http://lattes.cnpq.br/8036385831406537Desde a década de 1970, o mundo observa a fragmentação, o hibridismo, a pluralidade e a miscigenação que vêm tomando conta das artes da cena. A poesia contemporânea sente-se livre das regras clássicas; o teatro já não mais obedece às prescrições dos manuais poéticos; desaparecem as fronteiras rígidas entre os gêneros; os artistas deixam de representar para o público para dialogar com ele. Como consequência dessa evolução das artes cênicas, emerge nas últimas décadas do século XX e início do século XXI na cena brasileira o fenômeno derrisível objeto de estudo dessa pesquisa, o One-man Show. Trata-se de um formato teatral que despontou no cenário brasileiro arrebatando a atenção do público em espaços alternativos, teatros e, como não poderia deixar de ser, também na internet, sendo muitas vezes confundido com o Stand-up Comedy. Uma pesquisa que delimite e busque identificar as características fundamentais do One-man Show brasileiro, fazse necessária não somente pela ausência de estudos sobre o referido assunto, mas também para se compreender alguns aspectos da cena brasileira e da situação do riso e do cômico dentro dela. No primeiro capítulo, apresenta-se uma discussão sobre a comédia e o riso na Antiguidade clássica, tomando os escritos de Platão e Aristóteles como ponto de partida; no segundo, são analisadas algumas das principais teorias clássicas do riso procurando identificar características gerais que permitam entender também a construção da comicidade; no terceiro, aborda-se de um modo geral o momento da cena teatral brasileira em que emerge o One-man Show e, no quarto capítulo, há a explanação acerca de tal fenômeno e a descrição do exercício prático intitulado Experimento One-person Show: DamasDissertação Grupo Totem: a infecção pela performance e a encenação performática(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-05-26) Nascimento, Frederico do; Ciotti, Naira Neide; ; http://lattes.cnpq.br/6380609562860913; ; Salles, Nara Graça; ; http://lattes.cnpq.br/8841719783919052; Oliveira Junior, Antonio Wellington de;A questão da criação de encenações de matrizes híbridas tem demandado, há mais de três décadas, a atenção de diversos teóricos teatrais (COHEN: 1995; LEHMANN: 2007). O estudo de filósofos (DELEUZE & GUATTARI: 1995) tem contribuído para novas conceituações da cena. São práticas artísticas, que dependendo do contexto, vêm gerando cada vez mais, novas formas de encenação. Abordarei a contaminação causada por Antonin Artaud no teatro contemporâneo, e a questão da infecção do teatro pela performance, tomando como base o pensamento de Barbara Browning (1995), a partir da sua capacidade de penetrar e de invadir territórios, e instalar um novo sistema. Afirmo que o Grupo Totem (Recife PE) foi contaminado pela performance e analisarei duas encenações performáticas do grupo, seus pontos de convergência e distanciamento. A primeira é Ita, a busca da origem, o devir animal; a segunda é Caosmopolita, o corpo como reflexo da urbanidadeDissertação A Performance como Outro Lugar da Escrita: Escritura, Autoperformance e Emergência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-05-28) Oliveira Junior, Joevan Silva de; Ciotti, Naira Neide; ; http://lattes.cnpq.br/6380609562860913; ; http://lattes.cnpq.br/2791553694460890; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; ; http://lattes.cnpq.br/9638277622683373; Matuck, Artur; ; http://lattes.cnpq.br/8003332714817906Esse trabalho propõe pensar a ideia de uma escrita da performance associada à operação desconstrucionista a partir dos vetores de problematização com que são tratados determinados assuntos na performance Biokhraphia de Lina Saneh e Rabih Mroué. Com esse propósito procuramos localizar a performance num outro lugar que, funcionando como espaço de indeterminação nos possibilitou ressaltar a processualidade e a alteridade aporética como vetores de problematização da escritura. Nesse sentido, associaremos o conceito de escrita de si a um movimento de auto ficcionalização que, aqui, chamamos de autoperformance no qual o desejo de apropriação do diferente associado ao desejo de manutenção da alteridade enquanto inacessibilidade do outro caracterizam a disjunção própria da atitude desestabilizadora e desestabilizante da performance. Procuraremos, ainda, apontar o caráter emergente dessa escritura, de modo a configurá-la como um sistema de múltiplos textos interconectados que se auto organizam, prescindindo de referencial modelar, por meio de um processo contínuo de negociações entre o eu e o outroDissertação As inter-ações entre espaço do corpo e o movimento dançado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-06-15) Bezerra, Raphaelly Souza; Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira Marques; ; http://lattes.cnpq.br/2272256149121710; ; Porpino, Karenine de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/5255588024266396; Rengel, Lenira Peral; ; http://lattes.cnpq.br/0520517205232499Esta dissertação busca refletir a respeito das relações entre movimento dançado e espaço do corpo (cinesfera), e suas contribuições para a ampliação das possibilidades expressivas do sujeito ao dançar. Segundo Rudolf Laban não há espaço que seja vazio, pois este está sendo modificado e significado a todo o momento pelo movimento. O espaço existe porque interagimos com ele, ao mesmo tempo em que o movimento acontece configurando um espaço de significância que é incessantemente transformado. Neste sentido, espaço, corpo e movimento, aparecem nesta investigação enquanto interligados e interdependentes. Para esta discussão temos como principal interlocutor os estudos de Rudolf Laban. A pesquisa é de natureza qualitativa do tipo descritiva. Trata-se de um contexto que abarca o fenômeno da dança e como tal se funda numa dimensão que não lida com o mensurável, mas sim com o cenário da arte, fecundo na sua infinita abertura à criação de múltiplas significâncias para o vivido. Propomos apresentar ainda um relato sobre o estudo prático desenvolvido na disciplina Coreologia, do curso de Licenciatura em Dança da UFRN, e a análise das entrevistas aplicadas aos discentes deste componente curricular. As questões foram desenvolvidas de maneira a suscitar uma reflexão acerca da experiência dos entrevistados nesta disciplina, gerando assim material para que pudéssemos discutir o modo como os discentes percebem a dança a partir do estudo relacional entre espaço e movimento. Compreendemos que este estudo pode favorecer um entendimento das relações que o movimento experienciado no ato da dança vai tecendo junto à espacialidade que recebe e preenche nossos corpos, resignificando uma visão do espaço que o restringe a um mero lugar em que o corpo se move e dele se ocupa. Também favorece a reflexão em torno de um atentar sobre o corpo que se move e constrói uma espacialidade quando dança, trazendo desse modo para as Artes Cênicas uma possibilidade de pensar e vivenciar sobre a ampliação do gestual expressivo na dança e para além dela a partir do reconhecimento dos princípios que organizam o movimento humano apontados por Laban. Contribui ainda, para a formação docente dos alunos de Licenciatura em Dança no sentido de questionar os modos de apropriação dos conteúdos trabalhados numa disciplina de graduação no que se refere à disponibilidade do corpo para a dança. Este trabalho dissertativo encontra-se dividido em três partes, denominadas de Impulsos. No Primeiro Impulso: “Primeiros Gestos Textuais”, encontramos uma introdução aos conceitos e ideias de corpo, movimento e espaço que permeiam todo o trabalho. No Segundo Impulso: “Nós!”, a tríade corpo-espaço-movimento é discutida a partir da imagem metafórica de um nó que ata esses três conceitos. O Terceiro e último Impulso trata das impressões e descobertas vivenciadas durante o processo de experimentação, na disciplina já mencionada, dos princípios de inter-ações aqui estudadosDissertação Crenças e quebranças de um corpo que dança: poéticas do benzimento na criação cênica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-02-25) Rodrigues, Bianca Bazzo; Porpino, Karenine de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/5255588024266396; ; http://lattes.cnpq.br/0946612739837487; Domenici, Eloisa Leite; ; http://lattes.cnpq.br/9652870444818895; Handerchpek, Robson Carlos;O presente trabalho tem como foco discutir o processo artístico de uma artista-pesquisadora que parte da pesquisa de campo realizada com benzedeiras e benzedores do estado do Rio Grande do Norte. O objetivo é investigar o universo cultural popular da benzeção como elemento propulsor de poéticas para o fazer artístico em dança. Para discutir as diferentes etapas da pesquisa e as relações que se estabelecem entre a artista-pesquisadora, as benzedeiras e benzedores e a criação/composição cênica, toma-se como referência a relação triangular criada pelo antropólogo Claude Lévi-Strauss, em sua discussão sobre a eficácia simbólica dos rituais de cura, adaptada ao contexto da benzeção. Para o diálogo entre a tradição, os saberes populares, os saberes científicos e artísticos aborda-se como referencial de análise o modelo epistemológico do tipo rizoma proposto por Deleuze e Guatarri, entendendo-o como um modelo que procura formar uma rede de relações nos diferentes caminhos da pesquisa, ao estabelecer conexões entre os elementos sem centrá-los ou subordiná-los. No universo da benzeção, benzedeiras e benzedores carregam um poder simbólico que emitido em orações sussurradas, em gestos peculiares que formam cruzes no espaço, curam aqueles que procuram suas rezas e benzimentos. Nessa pesquisa, da mistura do saber popular, do saber artístico e acadêmico, nasce um trabalho artístico no contexto das Artes Cênicas, mais especificamente da dança, e entre ramos, santos, velas e conversas possibilitou outros olhares poéticos para nossa cultura popular, (re)afirmando seus valores culturais e humanos através da arteDissertação Corpos diferenciados e o processo de criação da performance Kahlo em Mim Eu E(m) Kahlo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-03-04) Oliveira, Felipe Henrique Monteiro; Salles, Nara Graça; ; http://lattes.cnpq.br/8841719783919052; ; http://lattes.cnpq.br/0966376193843685; Alves, Teodora de Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/3465675149039835; Silva, Eliana Rodrigues; ; http://lattes.cnpq.br/9878253301775115A dissertação tem como objetivo realizar uma averiguação sobre o fazer artístico na existência dos seres humanos com corpos diferenciados na sociedade, em diferentes momentos históricos. Neste sentido e com base neste panorama, o estudo elabora uma descrição sobre a produção de estigmas e a forma como eles se instauram, se propagam e interferem na sociabilidade entre os seres humanos considerados normais e os com corpos diferenciados. No que tange as artes cênicas, o texto faz uma descrição acerca da participação dos artistas com corpos diferenciados na cena, especificamente do freak show e no teatro pós-dramático. O texto também investiga aspectos da biografia e da obra da artista plástica mexicana Frida Kahlo, os quais fundamentam os procedimentos metodológicos e produzem aportes para o processo criativo da performance Kahlo em mim Eu e(m) Kahlo , que consiste na investigação da prática da cena na dissertaçãoDissertação O Sangyo em Dolls: um encontro do Bunraku com Takeshi Kitano(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-03-06) Ferreira, Gustavo Henrique Lima; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; ; http://lattes.cnpq.br/5114110813711387; ; http://lattes.cnpq.br/7417670796202428; Silva, Denilson Lopes; ; http://lattes.cnpq.br/9933539110710810; Araújo, José Sávio Oliveira de; ; http://lattes.cnpq.br/5026604704788382Este trabalho tem por finalidade investigar as relações existentes entre o Teatro Bunraku e o filme Dolls (2002) do diretor japonês Takeshi Kitano. Para isso, foi feito inicialmente um estudo teórico desse teatro, elencando seus principais elementos, permitindo então, uma análise direta do filme, buscando revelar suas conexões com o Bunraku. O sangyo faz referência à presença simultânea de três artes no teatro Bunraku: a narrativa, a música e a manipulação de bonecos. Em Dolls, o diretor Takeshi Kitano apresenta uma narrativa por meio de três histórias distintas, todas elas construídas com referências ao Bunraku. Assim como nesse teatro três artes distintas se harmonizam no palco, em Dolls três histórias independentes vão se apresentar em harmonia no filme. Ao confrontar os dados do teatro Bunraku com os dados do filme Dolls, o objetivo é estabelecer as conexões entre a linguagem cênica do Bunraku, a dramaturgia de Monzaemon Chikamatsu e o cinema de Takeshi Kitano. Estas conexões permitem compreender como características de uma arte secular, regida por fortes regras e convenções, podem ser reapresentadas através de outra linguagem, no caso a linguagem cinematográfica