CT - TCC - Arquitetura e Urbanismo
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33183
Navegar
Submissões Recentes
TCC Território criativo: anteprojeto arquitetônico de equipamento cultural como instrumento de apoio à economia criativa de NatalRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Carvalho, Vitória Jade Alves de; Cortês, Marina Medeiros; https://orcid.org/0000-0002-3061-4236; http://lattes.cnpq.br/5835319137645989; http://lattes.cnpq.br/0210129938695371; Oliveira, Bárbara Laís Felipe de; https://orcid.org/0000-0001-5410-4698; http://lattes.cnpq.br/8866718216671818; Guilhermino, Natália Araújo; http://lattes.cnpq.br/3507197412751275A cultura é um elemento significativo que contempla aspectos histórico-sociais, econômicos e comportamentais, influenciando amplamente a vida humana. Apesar de estar presente em diversas facetas da organização social, sendo discutida em realidades diversas, a cidade de Natal-RN enfrenta uma carência infraestrutural voltada a este campo, sobretudo em relação a espaços e ambientes criativos, contrapondo as tendências globais e brasileiras. A desarticulação entre os agentes culturais é um dos desafios neste cenário, trazendo prejuízos em diversos aspectos. Sabe-se que o investimento na Economia da Cultura e Indústrias Criativas (ECIC) pode impulsionar o desenvolvimento sustentável da cidade, beneficiando o cotidiano e a identidade da população. Nessa perspectiva, o objetivo do trabalho é elaborar um anteprojeto arquitetônico de equipamento cultural para o bairro Tirol, a fim de abarcar a comunidade criativa de Natal-RN, levando em consideração que estes espaços dão oportunidade à expressão, criatividade, discussão e colaboração. Assim, foi necessário compreender a pluralidade de classes culturais e suas necessidades, de modo a projetar um ambiente comprometido com os sujeitos. Para isso, o presente trabalho investigou os conceitos de Economia Criativa, bem como a ideia de Centros Culturais, os contextualizando nas políticas públicas. Buscou-se, também, analisar projetos de referências pertinentes. Em seguida, estudou-se o entorno do terreno escolhido para a inserção do anteprojeto, considerando suas características físico condicionantes, bem como as questões legais e ambientais. Por fim, todos os conceitos aprofundados foram empregados na concepção do anteprojeto de equipamento cultural.TCC Ascender: proposta arquitetônica de um centro de qualificação e desenvolvimento do empreendedor popular(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-01-16) Cavalcante, Ian da Costa; Monteiro, Verner Max Liger de Mello; http://lattes.cnpq.br/3039985432086774; Silva, Heitor de Andrade; https://orcid.org/0000-0003-2651-1012; http://lattes.cnpq.br/3609522159356242; Lima, Glênio Leilson Ferreira; http://lattes.cnpq.br/4952659336597818Nos últimos anos, com a baixa oferta de emprego e a pouca escolarização da maior parte da população brasileira, a busca por empregos formais vem se tornando uma atividade cada vez mais difícil. Desse modo, o empreendedorismo popular, surge como uma alternativa frente às altas taxas de desemprego e subemprego, sendo uma solução para que a população em situação de pobreza consiga garantir o sustento da sua família. Entretanto, a ausência de equipamentos que ofereçam um suporte técnico a esse público empreendedor ainda é um desafio latente na sociedade. O conhecimento entra como pilar para o sucesso desses empreendedores no mercado. Esses profissionais por muitas vezes não tiveram acesso nem a uma educação básica no decorrer da vida, e, longe disso, jamais tiveram acesso a conhecimentos técnicos necessários para gestão positiva de um negócio. A partir dessas demandas, o presente trabalho propõe o desenvolvimento de um projeto arquitetônico para um centro de qualificação e desenvolvimento do empreendedor popular, no bairro do Alecrim. Para a proposta arquitetônica, a ênfase foi na flexibilidade, de modo a atender as necessidades do empreendedor nos diversos cenários ao longo dos anos. Como forma de atingir esses objetivos foram adotados os seguintes passos: identificar as necessidades arquitetônicas características de um centro de empreendedorismo popular; compreender aspectos relacionados à flexibilidade de espaços para criação de uma edificação corporativa; aplicar diretrizes projetuais relacionadas à arquitetura flexível para propor um espaço dedicado à formação empreendedora adaptável às demandas do uso ao longo do tempo. Como resultado, o edifício elaborado conta com 3.039,92m² distribuídos em três pavimentos, com seu programa organizado sobre dois eixos: Educação Empreendedora e Empresas Apoio.TCC O compasso, a praça e a rua: proposta de articulação do sistema de espaços livres (SEL) do conjunto Neópolis(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Macedo, Luan Matheus Costa de; Ataíde, Ruth Maria da Costa; http://lattes.cnpq.br/6598437988746248; http://lattes.cnpq.br/9689708930722521; Julianelli, Anna Rachel Baracho Eduardo; http://lattes.cnpq.br/1171820374307734; Silva, Emmanuelle Séfora Cabral; http://lattes.cnpq.br/1279530504904764Os espaços livres públicos são importantes elementos do tecido urbano das cidades, pois cumprem papel crucial na forma como as pessoas experienciam os territórios onde vivem, proporcionando possibilidades paisagísticas, a prática de esportes, do lazer e da recreação, constituem proteção ecológica, funcionam como referência espacial e influenciam no conforto ambiental do espaço urbano. Entretanto, em meio à crescente urbanização e densificação das cidades, os espaços livres têm sofrido com a ausência de uma gestão pública que promova o planejamento e a articulação entre eles, e por consequência, gerando espaços que carecem de manutenção e de uma melhor infraestrutura. Os espaços livres também fazem parte de um sistema que os conecta, e podem estabelecer relações entre seus elementos e com outros sistemas presentes no tecido urbano, por isso, ações executadas nos espaços livres podem influenciar em todos os espaços da cidade e na vida de seus moradores. Inserido neste contexto está o conjunto habitacional Neópolis, no bairro homônimo, em Natal/RN, que apresenta espaços livres públicos que não possuem infraestrutura adequada, carentes de qualificação para sua utilização, ou até mesmo sem um sistema estruturado que potencialize o seu uso, de forma articulada. Em vista disso, o presente estudo propõe como objeto de estudo Sistema de Espaços Livres - SEL e suas apropriações e funções, na perspectiva de que a melhor forma de analisar, compreender e propor para os espaços livres públicos do conjunto é visualizá-los de forma sistêmica, observando os atributos físicos e funcionais que os constituem. Com isso, têm-se como objetivo qualificar o Sistema de Espaços Livres públicos do conjunto Neópolis, reorganizando e interligando os espaços que o constituem. Têm-se como objetivos específicos: 1 - Apreender o conceito de Sistemas de Espaços Livres e suas aplicações no tecido urbano brasileiro; 2 - Analisar o tecido urbano do bairro de Neópolis, buscando entender seu processo de formação; 3 - Compreender as formas de apropriação dos espaços livres do conjunto Neópolis, analisar suas especificidades urbanísticas e compositivas; 4 - Propor diretrizes de qualificação e articulação dos espaços livres públicos, priorizando uma melhor estrutura e interligação entre eles, atribuindo funções para potencializar sua utilização e apropriação pelos moradores. Para atingir esses objetivos, utilizou-se do método dedutivo, do procedimento histórico e do método tipológico para estudar e analisar os espaços estudados, através de procedimentos como a pesquisa bibliográfica e documental sobre sistemas de espaços livres e sobre o conjunto Neópolis; A análise espacial e tipológica dos espaços livres; E o estudo de referência, elaboração de diretrizes e produção de material gráfico sobre a proposta de articulação do SEL – conjunto Neópolis.TCC Da nossa terra: plano de ações para o desenvolvimento solidário de Lajes/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Lima, Tiago Militão de; Cavalcanti, Emanuel Ramos; http://lattes.cnpq.br/6805137553894905; http://lattes.cnpq.br/4259637522852194; Brasil, Amíria Bezerra; https://orcid.org/0000-0001-6877-4916; http://lattes.cnpq.br/8887892378979463; Miranda, Livia Izabel Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/2698541099194056Este trabalho se baseia em dois campos teóricos principais e interrelacionados: o primeiro trata da relação entre planejamento e desenvolvimento e o segundo, do entendimento da região e do município. Nesse contexto, insere-se o Brasil, marcado historicamente por desigualdades regionais significativas, com destaque para a posição historicamente secundária do Nordeste e pela dificuldade em estabelecer políticas efetivas de desenvolvimento. Além disso, o país é composto majoritariamente por pequenos municípios, que compartilham uma característica comum, a falta de atenção adequada ao planejamento territorial. Os dois pontos se encontram, ao considerar a realidade atual do Nordeste, que passa por transformações que se inserem nessa discussão, a partir da atuação do setor de energias renováveis no território dos pequenos municípios e da ausência de políticas direcionadas ao planejamento e ao desenvolvimento municipal. O universo de estudo foi o município de Lajes/RN, localizado na Mesorregião Central Potiguar (MCP). Como justificativa teórica, destaca-se que o entendimento do processo de desenvolvimento e de ordenamento dos pequenos municípios ainda é um campo pouco estudado no cenário nacional; como justificativa prática, tem-se a reflexão crítica acerca das transformações econômica, social e ambiental ocorridas nos últimos anos e da ausência de políticas de planejamento territorial no município. O objetivo geral deste trabalho é elaborar um plano de ações para o município de Lajes/RN. Para a elaboração de propostas e estratégias de desenvolvimento adotou-se como metodologia o diagnóstico físico-territorial, socioeconômico e ambiental afim de compreender a realidade do município e identificar os possíveis problemas e potencialidades locais. A partir destes encaminhamentos o trabalho se constitui de propostas que relacionam o planejamento territorial com o desenvolvimento local a partir de uma perspectiva solidária. Por fim, o trabalho permitirá iniciar o debate sobre planejamento municipal e discutir possíveis caminhos de ação.TCC Casa do Saber: proposta arquitetônica de uma escola pública integral de educação infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Wanderley, Ana Heloísa Melo; Medeiros, Luciana de; https://orcid.org/0000-0003-1464-4096; http://lattes.cnpq.br/2492167066600535; Monteiro, Verner Max Liger de Mello; http://lattes.cnpq.br/3039985432086774; Silva, Larisse Hellen Soares da; http://lattes.cnpq.br/4799541241038339Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral a concepção de um anteprojeto arquitetônico para uma escola pública de tempo integral voltada à educação infantil, localizada no bairro de Dix-Sept Rosado, em Natal/RN. A relevância do tema está associada ao atual cenário da educação pública brasileira, caracterizado pela insuficiência de infraestrutura adequada e pela carência de vagas em creches e pré-escolas. Reconhece-se que a educação infantil é uma fase crucial para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais e emocionais das crianças, e que o ensino público integral desempenha um papel essencial na redução das desigualdades sociais. Nesse contexto, o trabalho explora como o ambiente físico das escolas pode ser projetado para atuar como uma ferramenta pedagógica, promovendo um aprendizado de qualidade e alinhado às necessidades da primeira infância. Fundamentada no método de ensino construtivista, a proposta arquitetônica valoriza o espaço físico como um agente ativo no processo educativo, contribuindo para a formação integral do aluno e ampliando as possibilidades de interação, criatividade e desenvolvimento pleno. Desse modo, a proposta busca propor espaços diversos de lazer, descanso e ensino diante das diretrizes e recomendações arquitetônicas estudadas resultando em um projeto de 1696,01m², alinhado com a realidade local e atendendo às exigências em torno da concepção de uma escola integral de educação infantil.TCC Meu Quintal Colorido: anteprojeto arquitetônico de um centro recreativo infantil com foco na arquitetura multissensorial(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) França, Nathália Moana de Abreu Leite; Lima, Mônica Maria Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/8621868780418810; Ferreira, Raíssa Camila Salviano; Melo, Maria Helena Andrade de; http://lattes.cnpq.br/4929027311840068Este estudo investiga a interação entre infância, lazer e sociedade no recorte da cidade de Natal/RN, com especial atenção ao bairro das Quintas, onde a autora desenvolveu projetos voluntários com as crianças da comunidade do Rio Potengi. Nessa análise, é possível observar a predominância do ambiente urbano na vivência infantil e os desafios enfrentados por crianças em áreas urbanas vulneráveis, evidenciando a falta de espaços apropriados para convívio e interação. Além disso, ressalta-se a importância do brincar no desenvolvimento infantil e a relevância da arquitetura multissensorial na criação de ambientes que estimulem a curiosidade e a interação, fortalecendo a identidade das crianças e sua conexão com a cidade. Propõe se, então, a elaboração de um anteprojeto arquitetônico para um equipamento público de lazer infantil, embasado nos princípios da arquitetura multissensorial, visando atender às necessidades das crianças do bairro e arredores. Os objetivos abrangem a compreensão e aplicação desses princípios no processo de projeto, a análise das particularidades dos espaços recreativos infantis e a proposição de ambientes que estimulem a criatividade, a interação social e o desenvolvimento cognitivo. O intuito é, por meio da arquitetura, contribuir para o fomento de uma sociedade que enxergue as crianças como indivíduos importantes para a construção coletiva igualitária.TCC Ponto de memória e identidade: proposta de requalificação para o edifício de valor patrimonial da 11ª DIREC, em Assú/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Sousa, André Luiz de Melo; Medeiros, Renato de; https://orcid.org/0000-0003-3903-6767; http://lattes.cnpq.br/3766605736987788; http://lattes.cnpq.br/2706054456845815; Nascimento, José Clewton do; http://lattes.cnpq.br/3481803473530409; Revorêdo, Ilana Paula de Oliveira MacedoO patrimônio cultural e as práticas intervencionistas associadas a ele têm suscitado discussões desde o período pós-Revolução Industrial. Na cidade de Assú/RN, o conjunto histórico-arquitetônico enfrenta ameaças devido à falta de ações de conservação. Neste contexto, objetiva-se por meio desta pesquisa elaborar uma proposta de requalificação arquitetônica com soluções contemporâneas para um edifício histórico. O universo de estudo se concentra no centro histórico de Assú, especificamente no edifício da 11ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIREC). A relevância deste trabalho se justifica pela necessidade de preservar o patrimônio da cidade e pela ausência de ações eficazes de conservação. A metodologia inclui revisão bibliográfica, pesquisa de campo, análise projetual e desenvolvimento da proposta de requalificação. Por fim, a última etapa do estudo consistiu no desenvolvimento de um anteprojeto de requalificação arquitetônica, que abrange tanto a requalificação do edifício histórico existente quanto a inclusão de um anexo de caráter contemporâneo, projetado para atender às demandas do programa funcional. As intervenções propostas seguem os princípios de restauração arquitetônica e têm como objetivo adaptar o edifício para os usos do Museu Popular de Educação e Cultura, do Núcleo de Tecnologia Educacional e das atividades administrativas da 11ª DIREC. Paralelamente, ao considerar os desafios enfrentados ao intervir em edificações de valor patrimonial, propôs-se uma breve intervenção urbana complementar, que inclui a ampliação da calçada e a realocação do ponto de mototáxi adjacente. Conclui-se que o estudo contribui para o fortalecimento da compreensão sobre a relevância histórica e cultural do patrimônio arquitetônico de Assú, ao mesmo tempo em que responde às demandas locais de preservação e valorização patrimonial.TCC Marina: proposta arquitetônica de um centro de cuidados paliativos à luz dos princípios da humanização na saúde(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Costa, Thalita Giesta; Medeiros, Luciana de; https://orcid.org/0000-0003-1464-4096; http://lattes.cnpq.br/2492167066600535; https://orcid.org/0000-0003-2258-3932; http://lattes.cnpq.br/2034258669667657; Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja; https://orcid.org/0000-0001-5270-4868; http://lattes.cnpq.br/3061713076071714; Fernandes, Ludmila Magda Varella de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8778350296479449As transições demográfica e epidemiológica pelas quais o Brasil passou nos últimos anos resultaram no crescimento da demanda por cuidados paliativos. Em 2024, a Portaria GM/MS N° 3.681 instituiu a Política Nacional de Cuidados Paliativos no âmbito do SUS, que compreende os cuidados paliativos como as ações de tratamento e prevenção para alívio da dor e do sofrimento em pessoas que enfrentam condições de saúde que ameaçam ou limitam a continuidade da vida, seus familiares e profissionais da saúde. Tais ações devem ocorrer nos diversos níveis da RAS. Para que esse serviço seja oferecido de forma satisfatória, devem ser seguidos os princípios da humanização na saúde, tais como a ambiência hospitalar, que se refere ao tratamento dado ao espaço físico, social, profissional e de relações interpessoais, a fim de que ele proporcione atenção acolhedora, humana e resolutiva, a partir da utilização de elementos que atuam como catalisadores da inter relação entre homem e espaço. Nesse contexto, o objetivo geral deste trabalho é elaborar o projeto arquitetônico de um Centro de Cuidados Paliativos para o município de Natal/RN, utilizando as diretrizes da humanização na saúde. Para tanto, tem-se como objetivos específicos: compreender as diretrizes norteadoras do desenvolvimento de um projeto de EAS especializado em cuidados paliativos, bem como as necessidades dos usuários relacionadas ao espaço e ao ambiente; identificar os princípios da humanização na saúde capazes de influenciar positivamente a qualidade dos ambientes hospitalares; e estabelecer relação entre os princípios de humanização e as diretrizes dos cuidados paliativos com vistas à aplicação no projeto. Os procedimentos metodológicos utilizados no trabalho foram as revisões bibliográficas, os fichamentos e os estudos de referência, com o intuito de estabelecer as bases para o desenvolvimento do projeto. Quanto ao processo projetual e definição do partido arquitetônico, adotou-se Neves (1989), através das etapas preliminares de coleta e análise das informações básicas e das etapas de adoção do partido arquitetônico. Assim, obteve-se como resultado uma proposta projetual exploratória, baseada na recente norma e integrando aspectos que buscam atender as necessidades específicas da região e a partir de um determinado entendimento da temática e dos EAS especializados. O Marina, Centro de Cuidados Paliativos, possui 1.809,22 m² e oferece atendimentos em regime ambulatorial e de internação, com soluções projetuais humanizadas, adequadas ao clima, com aproveitamento da ventilação e iluminação naturais, realistas quanto aos custos e à manutenção e formalmente e esteticamente alinhadas com a mensagem e a função do estabelecimento. Assim, o trabalho desenvolvido apresenta como contribuições o esclarecimento dos cuidados paliativos como serviço de extrema relevância na RAS, a elucidação das estratégias da humanização na saúde capazes de oferecer redução do estresse e aumento do bem estar dos usuários, bem como uma base referencial para a produção de estabelecimentos especializados em cuidados paliativos e de uma arquitetura hospitalar mais humanizada.TCC Refúgio Nísia Floresta: proposta arquitetônica de um centro de acolhimento para mulheres vítimas de violência doméstica em Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Jesus, Monalisa Thamires Souza de; Cortês, Marina Medeiros; https://orcid.org/0000-0002-3061-4236; http://lattes.cnpq.br/5835319137645989; Pereira, Marizo Vitor; http://lattes.cnpq.br/8301937882429068; Melo, Maria HelenaA violência de gênero, em particular a violência doméstica, é uma questão de escala global que configura um grave problema de saúde pública e representa uma clara violação dos direitos humanos fundamentais. Embora esteja em pauta há muitos anos, principalmente devido às lutas feministas, as políticas públicas voltadas ao combate da violência contra a mulher ainda são ineficientes. E, nesse contexto, o estado do Rio Grande do Norte, assim como em outras regiões do Brasil, enfrenta desafios complexos relacionados à violência contra a mulher. Assim, centros de acolhimento são espaços de proteção temporária imensamente importantes, pois além de interromper ciclos de violência, eles oferecem segurança imediata e apoio psicossocial. Diante deste quadro, esse trabalho final de graduação (TFG) busca desenvolver um projeto arquitetônico de um centro de acolhimento para mulheres vítimas de violência doméstica, baseado nos princípios da arquitetura biofílica, na cidade de Natal/RN. O estudo explora como a arquitetura biofílica, ao integrar elementos naturais e promover ambientes saudáveis, pode desempenhar um papel essencial no processo de acolhimento e recuperação dessas mulheres. A proposta visa não apenas a segurança física, mas também a criação de espaços que contribuam para o bem-estar emocional e psicológico das vítimas, permitindo um ambiente de cura, resiliência e capacitação. Além disso, o projeto aborda aspectos técnicos e legais relacionados à construção de centros de acolhimento no contexto brasileiro, especialmente no estado do Rio Grande do Norte, onde há uma carência crítica de infraestrutura adequada para essa finalidade.TCC Pátio Almada: proposta arquitetônica de um centro de compras e lazer com ênfase no bem-estar do usuário(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Gameleira, Rebeca de Albuquerque; Medeiros, Renato de; https://orcid.org/0000-0003-3903-6767; http://lattes.cnpq.br/3766605736987788; Albuquerque, Glauce Lilian Alves de; https://orcid.org/0000-0002-6162-5536; http://lattes.cnpq.br/7993654034144843; Carvalho, Nathalia Bocayuva; http://lattes.cnpq.br/2392848685282586Os espaços comerciais têm suas origens nas primeiras civilizações, surgindo como resultado das atividades de troca entre pessoas. Inicialmente, ocupavam tanto ambientes planejados quanto improvisados, evoluindo ao longo do tempo para diferentes tipologias arquitetônicas, como supermercados, galerias e shoppings. Atualmente, muitos centros comerciais combinam as funções de compra e lazer. No entanto, o lazer é frequentemente tratado apenas na programação arquitetônica, sem que aspectos projetuais voltados ao bem-estar dos usuários sejam incorporados. Isso levanta dúvidas sobre a capacidade desses espaços de realmente cumprir a função de oferecer lazer, entendido como momentos de descanso e desconexão das tensões cotidianas. Estudos evidenciam que o ambiente físico tem um impacto direto na saúde mental e no bem-estar, reforçando a relevância das características arquitetônicas em espaços de uso cotidiano. Diante desse cenário, este trabalho tem por objetivo geral desenvolver um projeto arquitetônico para um centro de comércio e lazer em Natal/RN, com ênfase na promoção do bem-estar dos usuários. Para atingir esse objetivo, foram adotados os seguintes objetivos específicos: Compreender o conceito de bem-estar relacionado ao lazer; Distinguir as principais tipologias de centros comerciais; Identificar e aplicar estratégias arquitetônicas que possam contribuir para o bem-estar dos usuários. Como resultado, foi elaborado um projeto de centro de compras e lazer com 2.710,11 m² de área construída, situado no bairro de Lagoa Nova, Natal/RN, que integra elementos arquitetônicos e paisagísticos projetados para oferecer conforto, funcionalidade e experiências significativas.TCC Complexo de música potiguar: proposta arquitetônica de um centro musical com ênfase na qualidade acústica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Melo, Maria Eduarda Medeiros de; Araújo, Bianca Carla Dantas de; 0000-0003-4058-7785; http://lattes.cnpq.br/6438797671562128; Dantas, George Alexandre Ferreira; 0000-0002-8352-7590; http://lattes.cnpq.br/9782385817332156; Júnior, José Eugenio Silva de Morais; http://lattes.cnpq.br/6999288715208707A música, uma das sete artes clássicas, desempenha um papel significativo na cultura e no desenvolvimento humano, oferecendo benefícios como estímulo à criatividade, fortalecimento da memória e redução do stress. No entanto, a experiência musical vai além da execução ou apreciação, sendo profundamente influenciada pelas condições acústicas do espaço. A norma ISO 23591 (2021), destaca essa relação ao estabelecer critérios específicos para salas de ensaio musical, considerando fatores como condicionamento acústico, isolamento sonoro e saúde auditiva dos músicos. Contudo, em Natal-RN, observa-se uma carência de espaços projetados para atender adequadamente às necessidades acústicas dos músicos locais. Este trabalho busca desenvolver o projeto arquitetônico de um complexo musical em Natal/RN, com foco na qualidade acústica, abordando a relação entre música e arquitetura. A proposta integra flexibilidade e modularidade às salas de ensaio, auditórios, estúdios e áreas de convivência, considerando todos os parâmetros necessários estabelecidos pela norma ISO 23591 para condicionamento e qualidade acústica, além das exigências para isolamento acústico e a relação do edifício com seu entorno. A metodologia incluiu análise de referências arquitetônicas, visitas in loco e aplicação de normas técnicas, resultando em um espaço voltado para o ensino, prática e difusão cultural. Como proposta final, o trabalho resulta na proposição de um Complexo de Música Potiguar dividido em três pavimentos, totalizando uma área de 5.394,11 m², implantado no bairro de Tirol, Natal/RN, próximo ao shopping Midway Mall.TCC Trilhos de ferro e memória viva: parque linear na orla ferroviária de Pacatuba/CE(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Carmo, Lorenzo de Oliveira Medeiros do; Cavalcanti, Emanuel Ramos; http://lattes.cnpq.br/6805137553894905; Julianelli, Anna Rachel Baracho Eduardo; http://lattes.cnpq.br/1171820374307734; Medeiros, Gabriel Leopoldino Paulo de; http://lattes.cnpq.br/7028732859529672O trabalho propõe a criação de um parque linear ao longo da antiga Estrada de Ferro de Baturité, no trecho da sede urbana do município de Pacatuba/CE. A estrutura compreende três grandes eixos temáticos, que são: Cidade/Indústria; Espaços Públicos; e Patrimônio Ferroviário. Inicialmente, apresentado o contexto histórico da industrialização e crescimento urbano e sua relação com as ferrovias, partindo de um cenário global, para uma aproximação local passando pelo seu planejamento até o posterior declínio que culminou no seu desmonte. Logo, a problemática central gira em torno da subutilização desses espaços residuais das antigas infraestruturas ferroviárias agora ociosas, bem como a desvalorização e perda da memória ferroviária. Portanto compreender a relevância do tema pressupõe abordar o eixo relacionado aos espaços públicos, entender como estes funcionam, a importância que estes espaços desempenham na estrutura urbana e social discutindo a relação desses com o entorno e usuários. Assim como é imprescindível discutir a preservação do patrimônio arquitetônico vinculado ao processo de industrialização, com ênfase na memória ferroviária, visando definir o patrimônio ferroviário, identificar e discutir a proteção legal existente e posicionar o patrimônio ferroviário nas cidades, em especial no Brasil hoje e se estes estão sendo preservados ou não. Dessa forma, expostos os eixos, o objetivo geral consiste em requalificar essa área, resgatando sua função histórica e oferecendo espaços públicos de qualidade para a comunidade, reconhecendo o potencial da faixa ferroviária para conectar áreas urbanas e visando promover dinâmicas sociais, resgatando a memória ferroviária e criando novos usos para a cidade.TCC A Veneza Seridoense: proposta de requalificação urbana e paisagística para as margens do canal de Jardim do Seridó/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Araújo, Heitor Medeiros Teixeira de; Julianelli, Anna Rachel Baracho Eduardo; 0000-0010-7217-7401; http://lattes.cnpq.br/1171820374307734; http://lattes.cnpq.br/7744812384680817; Ataíde, Ruth Maria da Costa; http://lattes.cnpq.br/6598437988746248; Brito, Thiago de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/0730905769118123O município de Jardim do Seridó/RN, situado na mesorregião do Seridó potiguar, conhecido no início do século XX como “Veneza Seridoense”, deve seu epíteto, em parte, à presença marcante de rios e riachos que atravessam e delimitam seu território ao longo dos anos. Entre eles, o Riacho Angico, que perpassava o centro do município, foi canalizado em meados do século XX e transformado em um espaço de convivência e lazer para a população jardinense. No entanto, ao longo do tempo, a falta de manutenção adequada levou à degradação do canal, comprometendo suas funções ambientais e urbanas. Atualmente, o espaço enfrenta sérios problemas, como poluição, deterioração de suas margens e infraestrutura inadequada, limitando sua utilização como espaço público. Diante desse cenário, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver um projeto de requalificação urbana e paisagística para as margens do canal, integrando práticas ecológicas e de lazer que valorizem sua memória histórica e que reconectem as pessoas ao lugar. As bases metodológicas do trabalho incluem levantamentos de campo para análise ambiental e urbana, bem como a identificação das unidades de paisagem com transposição para práticas projetuais. Espera-se, portanto, contribuir com soluções para a necessária requalificação desse espaço significativo para o patrimônio local, resgatando o canal como um elemento identitário e de convivência para os habitantes de Jardim do Seridó.TCC Arquitetura hospitalar: projeto de hospital veterinário centrado no bem-estar animal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Bezerra, Laurence Campos do Amaral; Cavalcante, Eunádia Silva; https://orcid.org/0000-0002-9245-4995; http://lattes.cnpq.br/1742544253160099; Albuquerque, Glauce; https://orcid.org/0000-0002-6162-5536; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4717202P4; Oliveira, RaissaEste trabalho final de graduação propõe o projeto arquitetônico de um Hospital Veterinário Público para a cidade de Natal-RN com foco no bem-estar animal. A proposta considera as normas e regulamentações específicas para estabelecimentos de saúde animal, como a Resolução 1275/2019 e a Certificação Fear Free, orientada para a certificação de hospitais veterinários cujas decisões arquitetônicas favoreçam a redução do medo e do estresse dos pacientes. O projeto inclui soluções arquitetônicas focadas no bem-estar animal, como ambientes separados e adequados para cães e gatos, redução da sobreposição de fluxos entre espécies, além de espaços abertos que reduzam o estresse dos animais. O programa de necessidades foi desenvolvido para atender às exigências funcionais do hospital, incluindo áreas como recepção, consultórios, centro cirúrgico e espaços de internação. O estudo explorou a importância de um planejamento que favoreça a interação eficiente entre equipe médica, pacientes e tutores, criando um espaço acolhedor e funcional.TCC Escola Vila Verde: centro educacional Waldorf(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Souza, Ana Beatriz Oliveira de; Rodrigues, Clara Ovídio de Medeiros; https://orcid.org/0000-0003-4359-1026; http://lattes.cnpq.br/5499175480089878; Teixeira, Rubenilson Brazão; https://orcid.org/0000-0001-8472-9197; http://lattes.cnpq.br/8646138560231908; Ramos, Henrique Sérgio Macedo; http://lattes.cnpq.br/8303060359035122O ambiente escolar desempenha um papel fundamental no desenvolvimento dos jovens e crianças, influenciando não apenas seu desenvolvimento acadêmico, mas também suas habilidades sociais e emocionais. Tanto a qualidade do ensino quanto a infraestrutura das escolas são elementos-chave que moldam a experiência educacional dos estudantes. No entanto, considerando a atual crise na educação brasileira, que revela falhas no modelo de ensino tradicional associado a uma educação mecanicista, há uma demanda crescente por metodologias alternativas. A relevância do tema reside na necessidade de repensar o sistema educacional brasileiro, atualmente avaliado por indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), que apontam para resultados insatisfatórios, gerando questionamentos sobre os métodos e as formas de avaliação dos alunos. Essa realidade se apresenta como um desafio significativo para a educação nacional, evidenciando a necessidade de repensar as abordagens pedagógicas adotadas. A pedagogia Waldorf, criada por Rudolf Steiner, se destaca ao proporcionar uma abordagem que valoriza o desenvolvimento integral do aluno, promovendo uma educação mais humanizada, unindo o lúdico, a natureza e o contato com as artes como instrumento de aprendizado. Diante disso, o trabalho tem como objetivo geral desenvolver o projeto arquitetônico de uma escola pública de ensino infantil e fundamental, para atender crianças de 4 a 14 anos de idade, na Vila de Ponta Negra, Natal/RN, com base na pedagogia Waldorf. Considerando que a área de estudo enfrenta uma carência de infraestrutura educacional pública, evidenciada pela escassez de vagas em creches e escolas, além das condições precárias nas instituições existentes, a proposta surge como uma oportunidade para atender às demandas educacionais da região. Além de ampliar a oferta de vagas, esse método pedagógico, centrado no desenvolvimento do aluno, oferece uma abordagem que se contrapõem ao modelo de ensino tradicional. Como objetivos específicos, busca-se (i) identificar como os fundamentos da pedagogia Waldorf podem ser aplicados no planejamento de ambientes educacionais; (ii) identificar a compatibilidade, possíveis divergências e alinhamentos entre as exigências legais para o planejamento de ambientes educacionais e os princípios da pedagogia Waldorf; e por fim, (iii) identificar as principais características da arquitetura antroposófica e sua influência no planejamento dos espaços escolares para um ambiente de aprendizagem alinhado aos princípios pedagógicos das escolas Waldorf. Como resultado, o trabalho apresenta o projeto, em nível de estudo preliminar, de uma escola Waldorf, organizada em blocos independentes com formas orgânicas e elementos naturais, com um núcleo central que integra os setores e as áreas verdes.TCC Complexo esportivo Benvenuto Pereira: anteprojeto arquitetônico de um centro poliesportivo para o município de Santana do Matos - RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Soares, Maria Eduarda Assunção Pereira; Cavalcante, Eunádia Silva; https://orcid.org/0000-0002-9245-4995; http://lattes.cnpq.br/1742544253160099; Oliveira, Bárbara Laís Felipe de; https://orcid.org/0000-0001-5410-4698; http://lattes.cnpq.br/8866718216671818; Lisboa, Marta AnselmoEm regiões de clima quente e semiárido, a prática de esportes e atividades físicas ao ar livre pode ser desafiadora devido às altas temperaturas e à exposição excessiva ao sol. Nesse contexto, se faz necessário soluções arquitetônicas adequadas e sustentáveis para edificações esportivas em regiões de clima menos propício. O presente trabalho se propõe a utilizar de diretrizes, técnicas construtivas e materiais adequados para a construção de um centro poliesportivo na cidade de Santana do Matos, na qual atualmente existem apenas dois locais públicos dedicados à prática de atividades físicas: um campo de futebol com uma pequena arquibancada e um ginásio poliesportivo com uma academia de terceira idade (ATI) nas proximidades. Esses locais, além de não serem exatamente adaptados para o clima do local, principalmente pela falta de cobertura no campo e na ATI, não oferecem à população variedade de escolha em esportes e atividades físicas, limitando as possibilidades de exercício disponíveis a elas. O projeto desenvolvido poderá servir como exemplo para a construção de tais espaços, ajudando na melhoria da qualidade de vida dos indivíduos, e promovendo a prática de atividades físicas e esportivas como parte integrante da vida cotidiana, de modo então a fomentar uma cultura de saúde e bem-estar na comunidade.TCC Desvelando a cidade invisível: a modelagem da informação no planejamento urbano de áreas especiais de interesse social(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Cadó, Júlia Cláudia de Araújo; Brasil, Amíria Bezerra; Farias, Hélio Takashi Maciel; http://lattes.cnpq.br/2766545948916011; https://orcid.org/0000-0001-6877-4916; http://lattes.cnpq.br/8887892378979463; Soares, Bernardo Nascimento; http://lattes.cnpq.br/3704478402986398; Costa Lima, Mariana QuezadoNos últimos anos, diversas iniciativas acadêmicas e institucionais têm buscado mapear áreas informais no Brasil e no mundo. Contudo, essas ações frequentemente não conseguem captar a complexidade dessas regiões. Em Natal, o Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) de 2013 é o documento mais abrangente sobre o mapeamento de favelas no município, mas ainda apresenta lacunas significativas quanto à morfologia urbana desses territórios. Este trabalho propõe uma contribuição ao planejamento urbano em Áreas Especiais de Interesse Social (AEIS) por meio da modelagem da informação. Com ênfase na AEIS de Brasília Teimosa, o estudo explora a potencialidade de tecnologias digitais para sistematizar dados, integrar programas, como QGIS, Rhino e Grasshopper, e promover cenários urbanísticos alternativos. Ao compilar informações urbanísticas e realizar simulações paramétricas, a pesquisa compara o cenário atual do território com possíveis cenários futuros, evidenciando como essas práticas podem ampliar o engajamento popular e embasar políticas públicas mais efetivas e alinhadas às necessidades locais.TCC Arte, educação & espaço público: proposta arquitetônica de um espaço expositivo e de ensino de artes visuais pra o bairro Messejana em Fortaleza/CE(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-12) Dias, Jéssica Carlla Ferreira Dias; Cavalcante, Eunádia Silva; https://orcid.org/0000-0002-9245-4995; http://lattes.cnpq.br/1742544253160099; http://lattes.cnpq.br/3122113782612971; Ferreira, Raíssa Camila Salviano; http://lattes.cnpq.br/5649452047916741; Castro, Clodoaldo Dino de; http://lattes.cnpq.br/8027124408610869Segundo Barbosa (2018, p.2) “não podemos entender a cultura de um país sem conhecer sua arte”. Apesar de já estar na grade escolar de forma obrigatória desde 1971, artes só foi ser considerada como linguagem de conhecimento em 1996 (Oliveira, 2021). O ensino das artes tem como principais funções o incentivo a auto expressão, solução criativa de problemas, o desenvolvimento cognitivo, a criação da cultura visual, a disciplina, potencialização da performance acadêmica e a preparação para o mercado de trabalho (Barbosa, 2006). No ambiente urbano a arte está sujeita a intervenções de terceiros, ocorre, então, uma troca informal, com suas próprias identidades, culturas e vivências, e isso acaba por criar uma identidade para o espaço urbano também. Apesar de já existir alguns equipamentos culturais na cidade de Fortaleza, mesmo que recentes, eles se concentram na parte norte da capital, cooperando para a segregação cultural. Assim, esse trabalho tem por objetivo geral propor um espaço de exposição e ensino das artes visuais com enfoque na integração público-privado no bairro de Messejana em Fortaleza-Ce, buscando propor um espaço que estimule a integração do público com obras de arte. A metodologia adotada contemplou pesquisa bibliográfica, estudos de referência e processo projetual baseado em Neves (1989). O projeto desenvolvido foi implantado em uma área que contempla a preservação ambiental do canal pluvial , de modo a proporcionar experiências de arte e ensino da arte conectadas à atualidade. Conclui-se que esse projeto reafirma a importância de pensar a arquitetura como um meio de promover transformações sociais, especialmente em áreas que carecem de investimentos culturais e educacionais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do bairro e para a democratização do acesso à cultura e à educação.TCC Ver a Redinha: estudo sobre a densidade construtiva projetada a partir do PDN 22 e seus impactos na paisagem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-13) Sousa, Larissa Nóbrega; Ataíde, Ruth Maria da Costa; Farias, Hélio Takashi Maciel de; http://lattes.cnpq.br/2766545948916011; http://lattes.cnpq.br/6598437988746248; http://lattes.cnpq.br/0361627075950405; Sobrinha, Maria Dulce Picanço Bentes; http://lattes.cnpq.br/3773171291305294; Silva, Rodrigo; https://lattes.cnpq.br/8181912851096395As mudanças nas normativas urbanas em Natal, introduzidas no novo Plano Diretor do município aprovado e em vigor desde 2022, têm favorecido um processo de verticalização que ameaça a identidade paisagística da cidade. Este trabalho tem como foco a análise paramétrica da forma urbana e seus impactos na paisagem, tendo como universo de estudo a fração territorial conhecida como Redinha Velha, situada no bairro homônimo, na Região Norte de Natal/RN. O objetivo geral deste trabalho é compreender os impactos dos parâmetros urbanísticos do PDN 22 na paisagem da Redinha a partir da sua parametrização. Para alcançar esse objetivo, a pesquisa adota uma abordagem de urbanismo paramétrico, utilizando ferramentas de modelagem 3D e simulações para visualizar diferentes cenários de densidade construtiva e seus efeitos na paisagem. Especificamente, o trabalho explora os conceitos de paisagem urbana, densidade e forma urbana, e desenvolve uma análise espacial da Redinha Velha, abordando as características físico-ambientais, com destaque para os distintos ecossistemas e atributos paisagísticos, do seu sítio, bem como as implicações do novo quadro normativo na sua proteção. A metodologia empregada é baseada no urbanismo paramétrico, que permite explorar e representar a forma urbana atual da Redinha Velha, além de testar diversos cenários hipotéticos de densidade construtiva. Através de simulações, são gerados diferentes cenários que ilustram as possíveis configurações urbanas resultantes das mudanças nos parâmetros urbanísticos. Ao finalizar a análise, os resultados serão interpretados à luz das teorias discutidas, contribuindo para a discussão sobre planejamento urbano sustentável e a importância da preservação da identidade e da qualidade paisagística dos territórios e da cidade.TCC Além dos muros: projeto arquitetônico de um centro socioeducativo.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-14) Silva, Mayara Melo da; Monteiro, Verner Max Liger de Mello; Albuquerque, Glauce Lilian Alves de; 0000-0002-6162-5536; http://lattes.cnpq.br/7993654034144843; 0000-0001-8796-2867; http://lattes.cnpq.br/3039985432086774; Lima, Mônica Maria Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/8621868780418810; Medeiros, Deisyanne Câmara Alves de; http://lattes.cnpq.br/9463473981528777O sistema carcerário brasileiro enfrenta desafios complexos, especialmente com o sucateamento das unidades prisionais, destacando a necessidade premente de uma abordagem mais humanizada. Os centros socioeducativos, destinados à detenção juvenil e respaldados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), buscam garantir direitos humanos e oportunidades de reabilitação para os jovens, porém, enfrentam obstáculos estruturais que comprometem sua principal finalidade de ressocialização. Nesse contexto, a arquitetura humanizada emerge como uma alternativa promissora para aprimorar esses espaços, desempenhando um papel crucial na recuperação dos jovens infratores. No estado do Rio Grande do Norte, atualmente, existem três unidades de internação em diferentes municípios que atendem toda a demanda estadual, a concentração das unidades de internação em apenas três localidades reflete desafios significativos relacionados à cobertura e ao atendimento equitativo. Refletir sobre melhorias no sistema socioeducativo é fundamental para construir um futuro mais promissor tanto para esses jovens quanto para a sociedade em geral. Portanto, este trabalho visa desenvolver uma proposta de projeto de arquitetura para um centro socioeducativo destinado a menores infratores, por meio de espaços humanizados, compreendendo o funcionamento das instituições socioeducativas, analisando as características dos ambientes humanizados e aplicando os princípios da humanização em contextos de privação de liberdade.