PPGED - Mestrado em Educação

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  • Dissertação
    Faculdade de Filosofia de Natal: a presença da mulher no ensino superior (1955-1964)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-20) Cunha, Francisca Liliane da; Viveiros, Kilza Fernanda Moreira de; https://orcid.org/0000-0003-1243-7595; http://lattes.cnpq.br/0588907119958839; https://orcid.org/0000-0002-6318-0577; http://lattes.cnpq.br/4789837956598224; Paiva, Marlucia Menezes de; Nunes, Iran de Maria Leitão
    Este estudo resulta de uma pesquisa historiográfica, documental, qualitativa que foi realizada na Faculdade de Filosofia de Natal (RN), com o objetivo de analisar a história da inserção das mulheres nos cursos de Bacharelado em História, Geografia e Letras Neolatinas. O período estudado abrange de 1955 a 1964, escolhido devido à criação da Faculdade de Filosofia de Natal, conforme a Resolução nº 1 de 12 de março de 1955, que foi integrada à Universidade do Rio Grande do Norte e federalizada pela Lei nº 3.849, sancionada em 18 de dezembro de 1960, pelo Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira. Entre os anos de 1961 e 1964, observou-se que 17 mulheres se formaram, com maior presença no curso de Letras Neolatinas. Essas alunas tiveram uma participação sutil em eventos como a solenidade de escolha da lista tríplice para a Reitoria da Universidade do Rio Grande do Norte. O registro histórico dessas mulheres em suas vidas acadêmicas é escasso; nossa pesquisa encontrou documentação de apenas 03 mulheres que experienciaram os impactos desses cursos na sociedade. Para desenvolver este estudo, utilizamos fontes documentais como relatórios, atas, ofícios e livros de registros estudantis. Também recorremos às fontes bibliográficas para compreender os percursos históricos e subsidiar nossa abordagem teórica metodológica. O estudo fundamenta-se na História Cultural, valorizando a representação das mulheres no ensino superior em Natal (Chartier, 1988). A pesquisa foi conduzida no Arquivo Geral da UFRN e na Biblioteca Zila Mamede (BCZM), especialmente em obras raras e especiais. Para fundamentar a presença das mulheres nas instituições de ensino superior em Natal, recorremos aos escritos de Bourdieu (1997, 2007, 2012), sobre processos de exclusão; Cunha (1980, 1989, 2003, 2004) sobre o ensino superior no Brasil; Duarte (1985); Melo e Calado (2019); sobre o percurso das estudantes em Natal; Perrot (1988, 1998, 2005, 2006, 2017, 2019) e Saffioti (1976,1992), sobre o acesso e a invisibilidade das mulheres nos espaços públicos de ensino. Ao final do estudo, concluímos que o acesso das mulheres aos cursos de Bacharelado em História, Geografia e Letras Neolatinas em Natal foi relevante para abrir um espaço e um campo de formação científica na sociedade de Natal, além de contribuir para inserção da mulher no mercado de trabalho.
  • Dissertação
    A representação do corpo infantil das meninas atendidas pelo Centro Especializado em Reabilitação de Parnamirim/RN: um estudo acerca da infância contemporânea
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-04-28) Araújo, Delcimária Dantas de; Viveiros, Kilza Fernanda Moreira de; https://orcid.org/0000-0003-1243-7595; http://lattes.cnpq.br/0588907119958839; http://lattes.cnpq.br/4539855340031697; Barbosa Júnior, Walter Pinheiro; Nascimento, José Mateus do
    Esta pesquisa aborda a infância contemporânea, corpo infantil e suas transformações socioculturais, especialmente no contexto brasileiro, a partir de uma perspectiva socio-histórica e cultural. Mediante uma abordagem de cunho investigativo e abordagem socio-histórica, discorreremos acerca da representação da infância na nossa sociedade a partir de diálogos realizados com cinco meninas atendas no Centro Especializado em Reabilitação - CER, recorrendo às fontes bibliográficas, prontuários e acervo documental de atendimento do centro Focando-se em meninas atendidas no Centro Especializado em Reabilitação de Parnamirim/RN, a pesquisa investiga como o corpo infantil feminino revela histórias e cultura. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, investigativo e documental, na abordagem socio-histórica da educação. Como aporte teórico-metodológico, recorreremos aos estudos da representação socio-histórica da infância em CHARTIER (2002); compreenderemos acerca da docilização dos corpos em FOUCAULT (2014), embasaremo-nos em ARIÈS (1986) , em sua singular obra sobre a história social da infância e por fim a criança em KULHMANN (2004). Ao longo do estudo, são discutidos conceitos fundamentais, como a infância revela-se através dos corpos das meninas, a docilização dos corpos, a invisibilidade da infância em determinados contextos socioculturais e a influência das mídias no comportamento infantil. A dissertação também reflete sobre a importância de preservar a infância e promover um desenvolvimento saudável, considerando os aspectos cognitivos e socioemocionais das crianças. Em suma, propõe-se uma análise crítica das representações da infância na contemporaneidade, sugerindo diálogos construtivos sobre o papel socio-histórico da criança
  • Dissertação
    Avaliação de uma intervenção implementada pelos pais no ensino de mandos por comunicação alternativa e ampliada para uma criança com autismo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-01) Bezerra, Georgia Patrícia Pontes; Nunes, Débora Regina de Paula; Gonçalves, Maria de Jesus; https://orcid.org/0000-0001-8758-8916; http://lattes.cnpq.br/1188086132826132; http://lattes.cnpq.br/3112539675339733; Viana, Flávia Roldan; Elias, Nassim Chamel
    Os déficits sociocomunicativos mais destacados em indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) abrangem dificuldades em diversos domínios linguísticos. Em termos de prosódia, há frequentemente uma entonação atípica. Além disso, é comum a ocorrência de ecolalias e inversões pronominais. No domínio pragmático, esses indivíduos enfrentam desafios significativos na compreensão da perspectiva alheia e na interpretação de pistas sociais e emocionais, o que afeta sua capacidade de interagir de forma eficaz em contextos sociais. Esses déficits afetam diretamente o uso da linguagem, impactando as interações interpessoais, como iniciar um diálogo, fazer inferências, opinar sobre o comportamento alheio e compreender metáforas e ironias. Entre as funções comunicativas essenciais no processo de socialização, destaca-se o mando, que está relacionado à capacidade de fazer pedidos e é controlado por variáveis motivacionais, desempenhando um papel crucial no desenvolvimento da comunicação funcional no contexto natural. A Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA) é reconhecida como uma prática empiricamente validada para mitigar os déficits sociocomunicativos observados em pessoas com TEA. A inclusão de pais como agentes interventivos em programas de CAA pode ter um impacto significativo no desenvolvimento de seus filhos, ampliando as oportunidades de comunicação em momentos íntimos e espontâneos do dia a dia. O objetivo desta pesquisa foi avaliar, por meio de um delineamento quase-experimental intra-sujeito (A-B-C), os efeitos de um programa de treinamento implementado pelos pais no uso da CAA por uma menina de 10 anos com diagnóstico de TEA. O estudo, realizado na residência da família, teve como foco a criança e o desenvolvimento das habilidades de mando. Por meio de autoscopia e estratégias de modelação, os pais da criança foram capacitados a utilizar diferentes sistemas de CAA em atividades cotidianas da filha. Os resultados revelaram aumento na frequência no uso da CAA e diminuição de comportamentos não adaptativos após a intervenção. Registros realizados 5 meses após o término da intervenção evidenciaram a manutenção no uso da CAA pela família e satisfação com os efeitos do programa.
  • Dissertação
    Literatura de cordel na educação infantil: uma proposta para a formação docente
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-30) Gomes, Edvan Gonçalves; Amarilha, Marly; Freitas, Alessandra Cardozo de; http://lattes.cnpq.br/7415412765980423; http://lattes.cnpq.br/3516395393464919; Paiva, Maria Cristina Leandro de; Saldanha, Diana Maria Leite Lopes
    Esta pesquisa apresenta como objeto de estudo a inserção da literatura de cordel na formação continuada dos professores da Educação Infantil para o desenvolvimento da oralidade das crianças pequenas. O nosso objetivo geral é investigar possibilidades de contribuições da literatura de cordel nas práticas pedagógicas de professores da Educação Infantil, com foco no desenvolvimento da oralidade das crianças. No que se refere aos fundamentos teóricometodológicos, elegemos como principais autores: Conde (2013), Gonçalves (2009), Ibiapina (2008), Lúcio e Pinheiro (2012) e Freire (2013), dentre outros. A pesquisa é de natureza qualitativa com intervenção na prática docente. A intervenção constou de 10 sessões formativas e utilizamos, inicialmente, a aplicação de um questionário, em seguida realizamos estudos sobre o cordel e a prática pedagógica na Educação Infantil e, por fim, uma entrevista semiestruturada. Quanto aos resultados, a professora revelou não ter recebido formação para trabalhar com o cordel durante o curso de Pedagogia. Não obstante, expressou que a intervenção favoreceu fundamentos teóricos e práticos à abordagem do gênero. Quanto ao desenvolvimento da oralidade das crianças, a professora expressou que a leitura de cordel revela-se significativa, pois propicia a expressividade das crianças, que se mostraram motivadas a falar sobre os temas cotidianos abordados nos cordéis; além da expressividade, a ampliação do vocabulário e a percepção da sonoridade (rimas) presente na estrutura do texto além do próprio brincar com as palavras. À guisa de conclusão, consideramos que são necessárias amplas mudanças na formação inicial e continuada dos docentes que atuam na primeira etapa da educação básica, a fim de que os cursos de formação possam trazer temas relevantes para o desenvolvimento das crianças, e que envolvam a literatura infantil e a literatura de cordel. Pois, sabemos que são infinitas as suas possibilidades no âmbito da sala referência.
  • Dissertação
    Fotografia e histórias do Instituto Educação Presidente Kennedy (1971-1996)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-28) Ferreira, Beatriz Marques; Stamatto, Maria Inês Sucupira; http://lattes.cnpq.br/7289548301555477; http://lattes.cnpq.br/4566874239773627; Barbosa Júnior, Walter Pinheiro; Aquino, Luciene Chaves de
    Este estudo tem como objetivo compor e narrar a história do Instituto de Educação Presidente Kennedy entre os anos de 19971-1996, por meio de fotografias, apresentando esta fonte como um documento repleto de informações e carregados de significados históricos, sociais e culturais. A análise das imagens busca apresentar como a instituição se consolidou ao longo dos anos, refletindo sobre sua identidade por meio de reflexões acerca de suas transformações e permanências. Para embasar teoricamente o estudo da fotografia, foram utilizadas as obras de Kossoy, Dubois, Ciavatta e Mauad. Quanto à História das Instituições escolares, os trabalhos de Gatti e Magalhães oferecem suporte para o trabalho. O corpus documental é composto por fotografias encontradas no Acervo no Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy, além de Legislação (Leis e Decretos), Jornais e documentos escolares que auxiliaram na contextualização da época. Por fim, este estudo busca evidenciar a fotografia como uma fonte histórica, possibilitando a composição e a narrativa histórica, além de incentivar a sua utilização em áreas da história das instituições escolares.
  • Dissertação
    A cultura política de participação do conselho escolar da Escola Municipal Professor Carlos Bello Moreno em Natal-RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-11-30) Cunha, Barbara Ellen Rebouças; Guedes, Gilmar Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2027157262023382; http://lattes.cnpq.br/6536127094802159; Barbalho, Maria Goretti Cabral; Medeiros Neta, Olivia Morais de; Ferreira, Maria Aparecida dos Santos
    A gestão educacional precisa caminhar ao lado dos preceitos de gestão democrática. A gestão da escola pública é um desafio para todos, ela tem de prestigiar todos os envolvidos na jornada da educação: professores, funcionários, pais ou responsáveis, alunos e comunidade. O objeto desta pesquisa é a cultura política de participação do Conselho Escolar no âmbito da Gestão Democrática na Escola Municipal Professor Carlos Bello Moreno em Natal-RN (2019-2021). A cultura política é a somatória das ideias que delineiam os projetos políticos e essas concepções propiciam a articulação da luta pelo controle de poder político em diversas instituições sociais, para além disto a cultura política estimula emoções, valores morais e éticos e fortalece assim as tradições sociais. As instituições sociais são espaços de sociabilidade dos sujeitos, essas relações são instituídas a longo prazo, como no seio familiar ou nas instituições escolares. São justamente nesses ambientes que ocorrem a reprodução das culturas políticas. Por serem nessas instituições sociais onde ocorrem a reprodução, são nelas também que se manifestam respostas para os problemas sociais, tornando-se assim locais de desenvolvimento social. É necessário assim, que a cultura política das instituições escolares esteja em consonância com os princípios da gestão democrática, com a participação dos membros da comunidade escolar na elaboração do projeto pedagógico da escola e principalmente com a participação da comunidade escolar no Conselhos Escolar. Somente através da concretização dos princípios democráticos de gestão é que a escola pública satisfará os anseios de todos os envolvidos no processo de aprendizado. Esta pauta, inclusive, foi reproduzida e regulamentada em instrumentos jurídicos das mais diversas naturezas: na Constituição Federal/1988, na Lei de Diretrizes e Bases Nacional da Educação (LDB) nº9394/96, no Plano Nacional de Educação - PNE, Lei nº 13.005/2014, na Lei Complementar Municipal nº 147/2015 e no Plano Municipal de Educação - PME Lei Ordinária nº 6603/ 2016. O objetivo geral desta pesquisa é analisar a cultura de participação política do conselho escolar na Escola Municipal Professor Carlos Bello Moreno, e possui como objetivos específicos: identificar na legislação pertinente à gestão democrática, sobretudo da Lei Municipal n° 147/2015, quais as atribuições, poderes, prerrogativas e delegações atribuídas ao Conselho e ao conselheiro escolar; e compreender as razões políticas e culturais pelas quais ocorre a atuação do Conselho Escolar. Para alcançar esses objetivos utilizamos como metodologia as entrevistas livres conversacionais e aplicamos um questionário com os membros do Conselho Escolar e nos debruçamos sobre a literatura produzida acerca da Cultura Política, Gestão Democrática, Participação Política e Conselho Escolar, e analisamos os documentos internos da escola como: Projeto Político Pedagógico, Regimento do Conselho Escolar e o Livro de Atas de reuniões do Conselho Escolar. Nossa pesquisa apontou, que nesta escola estudada, a democracia vem se confirmando como uma ação política. As entrevistas, o questionário, as observações e análises documentais realizadas na escola nos revelam que realmente a gestão escolar vem se estruturando de maneira democrática e nos indicam que o conselho escolar possui uma cultura política democrática.
  • Dissertação
    A representação social de gênero em crianças pré-escolares (05 a 06 anos)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 1997) Andrade, Erika dos Reis Gusmão; Alloufa, Jomária Mata de Lima; https://orcid.org/0000-0003-4935-0039; http://lattes.cnpq.br/9209334172096854; https://orcid.org/0000-0002-5296-8481; http://lattes.cnpq.br/0778953049451033; Arruda, Angela Maria Silva; http://lattes.cnpq.br/9599847497929702; Madeira, Margot Campos; http://lattes.cnpq.br/4377305193352866; Moura, Maria da Conceição
    Este trabalho tem como objeto central as representações sociais de gênero em crianças pré-escolares, de idade entre 05 e06 anos, buscando apreender como se constroem essas representações sob a influência do meio escolar. Partimos das considerações teóricas propostas por Moscovici e seguidores acerca do construto Representação Social, na tentativa de abordar o tema em questão numa perspectiva psicossocial. Em busca dessas representações optamos por uma metodologia qualitativa, apoiando-se nos pressupostos da Análise da Enunciação. O corpus analisado se constituiu dos discursos das crianças e seus interlocutores na sala de aula, enriquecido por observação de aulas e atividades. A análise empreendida aponta para o desvelamento das relações sexistas e estereotipadas no contexto da escola
  • Dissertação
    Representações sociais dos docentes do curso de Ciências Biológicas da UFCG sobre as tecnologias digitais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-10) Gomes, Flávia Albuquerque; Andrade, Erika dos Reis Gusmão; https://orcid.org/0000-0002-5296-8481; http://lattes.cnpq.br/0778953049451033; https://orcid.org/0000-0001-6972-3061; http://lattes.cnpq.br/5806628283996738; Costa, Ademarcia Lopes de Oliveira; Cunha, Marlecio Maknamara da Silva
    A temática proposta está inserida na área de estudos sobre docência na Educação Superior e se insere na linha de pesquisa Educação, Práticas Pedagógicas e Currículo, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Utilizamos como aporte teórico-metodológico a Teoria das Representações Sociais proposta por Serge Moscovici (1961), que aborda sobre o conhecimento construído e partilhado entre grupos de sujeitos no cotidiano e sua repercussão na interação a partir das comunicações interpessoais, buscando a interpretação do real e a compreensão de fenômenos sociais. Desta forma, escolhemos dialogar com os docentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), lotados em três campi, onde há oferta do referido curso: Cajazeiras, Cuité e Patos. Utilizamos como pressuposto a representação social das tecnologias digitais e sua contribuição no processo educativo para estes docentes. Isso nos forneceu a seguinte questão de investigação: “como se constituem as representações sociais das tecnologias digitais dos docentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFCG?”. Delineamos este trabalho com o objetivo geral de analisar como se constituem as representações sociais das tecnologias digitais dos docentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFCG em três campi da UFCG. Quanto aos objetivos específicos, buscamos analisar a compreensão dos docentes sobre o uso de tecnologias digitais, categorizar os conteúdos das representações sociais sobre tecnologias digitais e identificar as tecnologias digitais mais comumente utilizadas pelos docentes do referido curso como instrumento metodológico. Nesta perspectiva, trata-se de uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa de natureza básica. O levantamento das informações se deu através de questionários de perfil e entrevista semiestruturada, e, para a análise dos dados, utilizamos a Teoria das Representações Sociais através da abordagem da Espiral de Contextualização de Arruda (2005). O resultado da pesquisa revelou três dimensões das representações sociais das tecnologias digitais: a primeira sobre ensino à distância, a segunda sobre dispositivos com internet e ferramentas, e a terceira sobre a compreensão da tecnologia como recurso didático. Notamos que, apesar dos docentes refletirem as suas limitações quanto à utilização das tecnologias digitais em suas aulas, as representações sociais são moldadas pelos aprendizados advindos de suas formações pessoais e profissionais, influenciadas pelas inovações tecnológicas impostas nesta década. Observamos que, ao naturalizar os conteúdos das representações sociais, eles revelaram a imagem do computador como representação social do conceito de dispositivos com internet e ferramentas. Além disso, após a pandemia da covid-19, os docentes relataram que continuam utilizando algumas ferramentas tecnológicas como suporte didático em suas aulas de caráter fundamentalmente expositivas, especialmente aplicativos de mensagens e ferramentas do Google. Dessa forma, pudemos perceber a reprodução das mesmas práticas, utilizando apenas novos meios tecnológicos.
  • Dissertação
    Reflexões sobre corpo e diversidade corporal na educação física escolar: uma revisão integrativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-29) Odon, Camila da Costa Oliveira; Baptista, Tadeu João Ribeiro; https://orcid.org/0000-0001-5140-2032; http://lattes.cnpq.br/9002864045147738; http://lattes.cnpq.br/7253172818728830; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; http://lattes.cnpq.br/4739820420408872; Silva, Renan Antônio da
    A Educação Física tem sido impactada por transformações significativas ao longo do tempo, em função de fatores sociais, políticos e culturais, destacando o corpo como expressão sociocultural. No entanto, práticas educacionais continuam a perpetuar padrões hegemônicos que desconsideram a diversidade corporal. Nesse contexto, esta pesquisa realizou uma revisão integrativa de artigos científicos publicados entre 2012 e 2022 nas bases Web of Science, Capes e SciELO, utilizando os descritores corpo, diversidade e Educação Física. Após a aplicação de critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 12 artigos para análise, possibilitando uma abordagem quantiqualitativa da literatura empírica e teórica. Os estudos analisados foram organizados em torno de temáticas principais, evidenciando que a maioria reconhece o corpo como uma construção sociocultural, enquanto critica perspectivas biologistas e normativas. Todavia, persistem práticas pedagógicas que reforçam padrões estéticos e funcionais, não valorizando a diversidade corporal. Ademais, os artigos destacam lacunas significativas na formação docente. Enquanto algumas pesquisas identificam a potencialidade transformadora da Educação Física ao acolher as diferenças corporais, outras revelam que a manutenção de práticas tradicionais limita processos de inclusão e reconhecimento da diversidade. Há um consenso de que, para promover maior equidade, é essencial que a Educação Física reconheça o corpo como um espaço de subjetividade, resistência e transformação social.
  • Dissertação
    Transfluências cartográficas: experimentações cênicas na formação docente
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-30) Laux, Beatriz Simonetti; Coutinho, Karyne Dias; http://lattes.cnpq.br/6013805360280552; http://lattes.cnpq.br/2944551026128326; Haderchpek, Robson Carlos; https://orcid.org/0000-0002-4905-6449; http://lattes.cnpq.br/4286695631161068; Silva, Saimonton Tinoco da
    Quais as potencialidades das artes na formação de professores/as? movida por essa questão, essa pesquisa de mestrado se propôs a cartografar experimentações cênicas na formação inicial docente, com estudantes de diferentes licenciaturas (física, teatro, matemática, artes visuais, educação física) de uma turma mista de didática ofertada na universidade federal do rio grande do norte. para tanto, no acompanhamento das aulas desse componente curricular, foram realizadas oito experimentações cênicas propostas em oficinas junto à turma, explorando movimentos do corpo que geralmente, na universidade, não fazem parte do aprender a ser professor/a. na companhia de estudos que abrem as portas para a pesquisa das interfaces entre artes e educação — freire (1992), hooks (2013), rufino (2019), loponte (2005, 2014, 2017), ciotti (2013), hoff (2011), coutinho (2018, 2022, 2024), entre outros —, a pesquisa não esteve preocupada em “solucionar um problema” no campo da formação docente, mas se ocupou de experimentar, junto a licenciandos/ as, possibilidades de caminhos formativos enviesados por aquilo que o coletivo de estudos poéticas do aprender (cnpq-ufrn) chama de “movimentos poéticos” da docência (coutinho, 2024). na esteira disso, as práticas com a turma de didática foram sendo inicialmente propostas, nessa pesquisa, para provocar o trabalho com três movimentos poéticos específicos: de escuta, de criação/improvisação e de brincadeira. no decorrer do trabalho, foi possível perceber a emergência de outros três movimentos que se atravessaram entre os limites das práticas: de presença, de tempo e de afetos. tais movimentos poéticos foram desenhando o mapa móvel das potencialidades de experimentações cênicas na formação inicial de professores/as. como se trata de movimentos, importa afirmar que, em sua orientação metodológica, os processos que compuseram o mapa móvel dessa pesquisa estiveram imersos em linhas que se conectam, se cruzam e/ou se desdobram e que se dotam de diferentes sentidos a cada novo olhar que se volta sobre ele.
  • Dissertação
    Mulheres discentes com deficiência : uma análise política da política de inclusão e acessibilidade da Universidade Federal da Paraíba
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-29) Bezerra, Andreza Vidal; Magalhães, Rita de Cássia Barbosa Paiva; http://lattes.cnpq.br/0351736925269307; https://orcid.org/0000-0002-7210-2853; http://lattes.cnpq.br/6185388564510411; Viana, Flávia Roldan; https://orcid.org/0000-0002-7289-4512; http://lattes.cnpq.br/4756646407294958; Farias, Adenize Queiroz de
    Ao longo da trajetória histórica da humanidade, emergiram diferentes paradigmasdepreciativos sobre o que é deficiência, manifestando-se ainda, na atualidade, pormeio de atitudes capacitistas que marginalizam pessoas com deficiência. Nocontexto desta dissertação, fundamentamo-nos nos pressupostos teóricos dosEstudos Feministas da Deficiência, que propõem desafiar concepções que rotulam einferiorizam pessoas com deficiência a partir de uma perspectiva interseccional, umavez que, o entrelace entre diferentes marcadores de identidade resulta em umaintensificação das vulnerabilidades humanas. Com base nesses pressupostos, apresente pesquisa teve como objetivo analisar as concepções de mulheresdiscentes com deficiência acerca da inclusão e acessibilidade na UniversidadeFederal da Paraíba (UFPB), à luz de suas políticas institucionais. Com a finalidadede alcançar esse objetivo, utilizamos uma abordagem qualitativa, realizando, alémde uma pesquisa bibliográfica e documental sobre mulher, deficiência e educaçãosuperior, a aplicação de um questionário disseminado na UFPB, lócus do presenteestudo, a fim de caracterizar as discentes com deficiência da instituição a partir deuma perspectiva interseccional. Por fim, utilizando a metodologia de História OralTemática, realizamos entrevistas com seis mulheres discentes com deficiência, cujasnarrativas foram analisadas a partir da Análise Dialógica do Discurso. Os resultadosindicam que: mulheres discentes com deficiência enfrentam desafios relacionados àsubordinação desde a escolha do curso, ao longo de sua trajetória acadêmica, etambém ao ingressar no mercado de trabalho; Há uma predominância de pesquisassobre mulheres discentes com deficiência nas regiões Nordeste e Sul do país; Existeuma carência de estudos que investiguem as vivências das mulheres discentes comdeficiência na educação superior; Observa-se um avanço na inserção dainterseccionalidade como parte integral da experiência da deficiência nosdocumentos orientadores e normativos; Há sinais de esforços de diferentes sujeitose grupos, intencionando tornar a UFPB uma instituição mais equânime para todas aspessoas; Uma sub-representações dentro do grupo de mulheres discentes comdeficiência, como aquelas que são negras, quilombolas, indígenas ou LGBTQIAPN+na UFPB. Com nesses resultados, e ainda, a partir dos discursos das participantesda pesquisa, concluímos que as mulheres discentes com deficiência sãocontinuamente afetadas por inúmeros obstáculos oriundos de uma sociedadenotadamente capacitista, sexista, racista, lgbtfobia, entre outras formas de opressãoque, ao se interseccionarem, constituem empecilhos no acesso, permanência,participação e aprendizagem no âmbito da Educação Superior. Alicerçadas nosEstudos Feministas da Deficiência, consideramos fundamental não apenas elaborare implementar políticas institucionais de inclusão e acessibilidade, mas tambémadotar atitudes transformadoras comprometidas com a luta anticapacitista sob umaperspectiva interseccional, tornando assim, a universidade, um espaçoverdadeiramente acolhedor para todas as pessoas.
  • Dissertação
    A dimensão educativa do drama como manifestação da cultura popular de Senador Georgino Avelino-RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-30) Castro, Denis Silva; Coutinho, Karyne Dias; http://lattes.cnpq.br/6013805360280552; http://lattes.cnpq.br/1950042359117759; Vieira, Marcilio de Souza; https://orcid.org/0000-0002-2034-0796; http://lattes.cnpq.br/7003467659704271; Silva, Saimonton Tinoco da
    Esta dissertação de mestrado se propôs a investigar a dimensão educativa do Drama como manifestação cultural de Senador Georgino Avelino-RN, identificando e discutindo as histórias e canções dessa cultura popular, bem como os elementos poéticos que compõem as cenas das suas cançonetas. Em consonância com a natureza qualitativa da pesquisa, elegeu-se a conversa como metodologia de pesquisa (Sampaio; Ribeiro; Souza, 2023). Para isso, foram realizadas sete rodas de conversa com as romanceiras guardiãs do Drama de Georgino, a partir das quais foi possível percebê-lo como uma manifestação artístico-cultural com potencialidades educativas (sobretudo relacionadas a questões de raça, gênero e etnia) tecidas a partir da própria cultura popular, cujos saberes geram conhecimentos que se dão pela oralidade e pela expressão artística presente na dança-encenação dessa brincadeira. Nesse sentido, é possível afirmar que a dimensão educativa do Drama como manifestação cultural de Senador Georgino Avelino-RN reside não apenas nas falas das romanceiras e nas letras das cançonetas que contam histórias, mas também nas poéticas que envolvem os elementos das suas cenas (figurinos, adereços, cores, danças, ritmos...), na medida em que trazem consigo uma expressão do corpo que brinca, e que, brincando, resiste em meio ao silenciamento das culturas dissidentes.
  • Dissertação
    O olhar das crianças sobre sua participação no cotidiano da educação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-27) Menezes, Amanda Fhilladélfia Bezerra Silva de; Paiva, Maria Cristina Leandro de; http://lattes.cnpq.br/5008583007971704; http://lattes.cnpq.br/3807879469558669; Momo, Mariangela; http://lattes.cnpq.br/6061996250283917; Amorim, Giovana Carla Cardoso
    O presente estudo, intitulado como “O olhar das crianças sobre sua participação no cotidiano da Educação Infantil”, surgiu da necessidade em estudar a temática a partir dos desafios vivenciados pela pesquisadora em relação a participação ativa das crianças no cotidiano da educação da infância, enquanto professora da Educação Infantil, e da escassez de pesquisas que tratam sobre a temática, principalmente, baseadas na perspectiva das próprias crianças. Trata-se de uma pesquisa com crianças, como defendem Oliveira-Formosinho e Araújo (2007) e Cruz (2008). Nessa perspectiva de pesquisa, as crianças não são consideradas como objeto da pesquisa, mas passam a ser vistas como sujeitos participantes. O estudo apoia-se na Pedagogia da Infância, que reconhece a criança como sujeito de direitos, ativa, que lê e interpreta o mundo, que constrói saberes e cultura, alguém capaz e com competência, além de defender a participação da criança nas práticas pedagógicas. Oliveira-Formosinho (2007). O estudo teve como lócus um Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI, na cidade do Natal/RN em uma turma de nível IV, com crianças de faixa etária entre 5 e 6 anos. Partese da seguinte questão de pesquisa: “Como as crianças da turma do nível IV de um CMEI da cidade do Natal/RN percebem sua participação na Educação infantil?” e como objeto de estudo “A participação das crianças no cotidiano da Educação Infantil”. À vista de responder à questão de pesquisa, definiu-se como objetivo geral: compreender como as crianças da turma de nível IV da Educação Infantil percebem sua participação no cotidiano escolar. E específicos: identificar o que as crianças entendem como participação; especificar, a partir da perspectiva das crianças, os momentos de participação no cotidiano da Educação Infantil; perceber em quais momentos no cotidiano da Educação Infantil é oportunizado o espaço de fala e escuta das crianças. A pesquisa tem inspiração na abordagem etnográfica, embasada em André (1995), Rocha (2008), Sarmento (2010) e Friedman (2011). Como ferramentas metodológicas adotou-se a observação participante (Friedman, 2016), guiada por um instrumento de observação e entrevistas individuais e coletiva com 8 (oito) crianças da turma. Para subsidiar a discussão a respeito da participação das crianças, apoiou-se nos estudos de Hart (1992), Oliveira-Formosinho (2007 e 2008), Formosinho e Oliveira-Formosinho (2013) e Fernandes (2009 e 2016) que discutem a participação ativa das crianças e seu lugar de centralidade nas práticas pedagógicas da Educação Infantil. Como resultado da pesquisa percebeu-se que as crianças definem participação como uma ação e apontam todos os momentos da rotina como participação diferente do que pontuam os estudiosos da área ao destacarem que a participação acontece quando há a escuta e negociação entre adultos e crianças, quando as crianças compreendem quais os objetivos das atividades propostas e quando essas ações têm significado para os sujeitos que executam. Portanto, a partir da investigação realizada, foi possível concluir que a participação efetiva das crianças no cotidiano da Educação Infantil ainda é pouco experienciada.
  • Dissertação
    Ressignificações de estudantes de licenciatura sobre a docência: uma pesquisa-formação alicerçada nos saberes da psicologia educacional
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-05) Tibúrcio, Nadiane Maria da Silva; Ribeiro, Cynara Teixeira; http://lattes.cnpq.br/1018577427983026; http://lattes.cnpq.br/4190817866842565; Melo, Elda Silva do Nascimento; Nóbrega, Danielle Oliveira da; Soares, Júlio Ribeiro
    No âmbito da formação docente, tornar-se professor consiste em um processo simultaneamente social, subjetivo e profissional, que acontece por meio da prática e da reflexão sobre essa prática. Neste processo, a Psicologia Educacional é um dos fundamentos da formação que, conjuntamente a outros campos de conhecimento, fornece aos futuros professores subsídios teórico-práticos para atuar em diferentes contextos educacionais. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo analisar as repercussões do ensino de Psicologia Educacional nas concepções acerca da docência em cursos de formação inicial de professores. Os construtos da pesquisa são oriundos da Psicologia Histórico-Cultural e da literatura disponível acerca do ensino de Psicologia Educacional na formação docente. Por sua vez, os pressupostos teórico-metodológicos apoiam-se nos princípios da pesquisa-formação, buscando integrar o processo educativo à pesquisa científica na perspectiva reflexiva e transformadora. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de natureza colaborativa, e usou como procedimento metodológico a realização de grupos reflexivos em turmas de Psicologia Educacional de dois cursos de licenciatura, mediante a experiência da pesquisadora no âmbito da Docência Assistida. Os resultados foram analisados com base na Análise de Conteúdo e evidenciam: (1) os grupos reflexivos tiveram um papel crucial na construção de reflexões sobre a docência de forma articulada às experiências e histórias pessoais dos estudantes; (2) o contato com a história da Psicologia como ciência e sua inserção na educação, juntamente com a ênfase na dimensão afetiva e estética na educação de crianças e adolescentes, propiciou o alargamento dos horizontes interpretativos acerca das práticas educativas, do processo de ensino e aprendizagem e da postura docente; (3) a aproximação com a realidade da docência na Educação Básica, por meio de reflexões sobre vivências e práticas atreladas à docência, através de estudos de caso, músicas, trechos de livros, relatos da sala de aula e imagens, foram fundamentais para as ressignificações acerca da docência pelos estudantes; e (4) a compreensão de que uma práxis docente sensível e acolhedora às singularidades dos estudantes é fundamental no âmbito do ensino de Psicologia Educacional. Conclui-se que a Psicologia Educacional na formação inicial de professores contribui, por intermédio de bases teórico-metodológicas e em articulação com outros conhecimentos científicos, para a ressignificação de concepções dos licenciandos acerca da docência e para a constituição de saberes que permitam a compreensão da docência em sua dimensão profissional e transformadora.
  • Dissertação
    Formação inicial e o processo de ensino e aprendizagem do português como L2 para surdos: o discurso dos licenciandos surdos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-30) Silva, Jenipher Alyssa de Lima; Viana, Flávia Roldan; https://orcid.org/0000-0002-7289-4512; http://lattes.cnpq.br/4756646407294958; https://orcid.org/0000-0002-7352-3924; http://lattes.cnpq.br/2942060456131117; Magalhães, Rita de Cássia Barbosa Paiva; Cenci, Adriane; Lodi, Ana Cláudia
    Este trabalho, inserido nos moldes da pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, tem como objetivo geral analisar o discurso dos licenciandos Surdos do curso de Letras-Libras/Língua Portuguesa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte acerca da formação inicial e dos processos de ensino e de aprendizagem do Português como segunda língua. Este estudo emerge devido à ausência de discussão acadêmica acerca da formação inicial docente Surda para o ensino da língua supracitada. Considerando que o Português nem sempre será considerado como língua de conforto para o Surdo, o estudo tem como foco essa formação, problematizando as práticas de letramento em Português desse professor em formação. Para tanto, discute os conceitos centrais desta pesquisa, dialogando à luz dos referenciais teóricos dos Estudos Surdos, dos Novos Estudos de Letramento, da Teoria Histórico-Cultural e da formação docente. Para alcançar o objetivo geral, a coleta de dados, em Libras, consistiu em três etapas: (i) pesquisa documental; (ii) entrevista semiestruturada; (iii) grupo focal. Para análise dos dados, que evocam as vozes sinalizadas das quatro licenciandas Surdas, a base teórica é a Análise Dialógica do Discurso do Círculo de Bakhtin (2011), elegendo, a posteriori, duas categorias de alteridade: vozes sinalizadas das experiências: percepções pessoais sobre a proficiência em Língua Portuguesa e a identidade docente; e vozes sinalizadas das experiências: percepções sobre o outro: discursos sobre a formação e o docente. Para garantir o anonimato, este estudo adotou nomes de planetas como pseudônimos para as licenciandas. Os resultados apontaram que: (i) as publicações acadêmicas sobre a formação do professor Surdo para o ensino de Português como segunda língua são inexistentes; (ii) duas licenciandas valoram negativamente as práticas pedagógicas na Educação Básica, havendo, em contrapartida, uma valorização mista (positiva e negativa) nos discursos de outras duas licenciandas em relação à aprendizagem da Língua Portuguesa; (iii) embora se considerem boas leitoras e escritoras em Língua Portuguesa, as dificuldades para realização da leitura e escrita dos gêneros acadêmicos em Língua Portuguesa ainda persistem, por isso, anseiam pela melhoria de suas práticas letradas; (iv) as dificuldades com leitura e escrita em Língua Portuguesa se intensificam quando participam das atividades das disciplinas ministradas por docentes que não são bilíngues; (v) as disciplinas da área de Ensino de Língua Portuguesa para Usuários de Libras, uma das áreas do curso, são insuficientes no currículo formativo, acarretando em conhecimentos gramaticais restritos; (vi) não se sentem preparadas para ensinar o Português como segunda língua; (vii) os docentes do curso são valorados positivamente por serem bilíngues e conhecedores da cultura Surda; (viii) atribuem a importância à existência da oferta de apoio pedagógico para ensinar aos licenciandos o Português de modo aprofundado, contribuindo para a futura prática docente. Este estudo conclui que a formação inicial e o letramento acadêmico são dimensões interligadas, sendo necessário refletir as práticas letradas dos licenciandos Surdos e suas implicações para a formação docente, (re)significando o currículo formativo que acolha suas necessidades formativas. Este trabalho busca inspirar mais pesquisas sobre o tema, trazendo uma melhor compreensão da sua complexidade.
  • Dissertação
    A brevidade da vida: encontros com morte em Sandman de Neil Gaiman
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-05) Andrade, Jaqueline Gomes Ribeiro de; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; http://lattes.cnpq.br/9961862139964562; http://lattes.cnpq.br/6478532245773863; Oliveira, Josineide Silveira de; Silva, Carlos Aldemir Farias da; Mendes, Iran Abreu
    Sandman é uma série de histórias em quadrinho-HQ nas quais Sandman, o rei dos sonhos e governante do sonhar, seu reino, é o personagem principal. As histórias se passam enquanto ele exerce suas funções de fazer as criaturas vivas sonharem e se relaciona com seus irmãos, os perpétuos, que também tem funções ligadas à humanidade. Uma de suas irmãs é a Morte, que exerce a função de encerrar a vida. É a partir das histórias da Morte como fonte-objeto que se constrói as reflexões sobre inspirações para a vida, estética, sentido da vida e eternização da vida pela arte, temas presentes nesta investigação. Os humanos precisam de artifícios para encarar a grande brecha antropológica que é a morte e por isso constroem narrativas. O principal objetivo deste trabalho é refletir sobre a personagem Morte dos quadrinhos Sandman de Neil Gaiman, autor britânico do gênero de literatura fantástica, como referência literária para respostas apaziguadoras diante da tragédia da morte na vida humana. Utiliza-se como aporte teórico-metodológico principal desta pesquisa, Edgar Morin, somado a outros autores, para entender a morte como parte da vida e a contribuição da literatura como estratégia importante para o entendimento do sujeito em relação a morte. Edgar Morin, aponta a estética como potencial enriquecedor da condição humana capaz de fazer desabrochar a sublimidade que produz o encantamento e apascentar as inquietudes do viver, como por exemplo as dores causadas pela incerteza existencial. Como resultado aponta-se as inspirações para a vida diante da morte, a estetização das experiências de morte como meio capaz de mitigar, de preencher a brecha antropológica da morte e a eternização da existência por meio da arte.
  • Dissertação
    Grupo Escolar Barão de Mipibu: a ação dos inspetores de ensino na educação primária de São José de Mipibu/RN (1909-1930)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-29) Lima, Elis Sandra Cardnalle Victor de; Stamatto, Maria Inês Sucupira; http://lattes.cnpq.br/7289548301555477; http://lattes.cnpq.br/2750182094423735; Soares Júnior, Azemar dos Santos; Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros; Nascimento, Francinaide de Lima Silva; Nascimento, José Mateus do
    Este trabalho tem como objetivo compreender a atuação da inspeção escolar no Grupo Escolar Barão de Mipibu (GEBM) para o cumprimento das prescrições das práticas educativas na referida instituição no contexto da instrução pública durante a Primeira República, entre os anos 1909 e 1930. Teoricamente, nos amparamos principalmente nas compreensões da instituição escolar a partir de Magalhães (2004) e Buffa (2002), e de cultura escolar a partir de Viñao Frago (1995). Metodologicamente, operamos a partir de um estudo documental em uma perspectiva histórica, seguindo as orientações de Le Goff (1990) e de Lopes e Galvão (2010). Consideramos a compreensão do contexto para a escrita histórica a partir de Barros (2012), como também do mapeamento histórico projetado a partir de incursão local desenvolvido pela autora. Analisamos principalmente a escrituração escolar, a legislação escolar e as fotografias da cidade. Os resultados mostraram que as exigências da Inspetoria de Ensino impulsionaram a implementação de práticas educativas mais estruturadas e organizadas, como passeios e festas escolares, principalmente a partir do ano de 1920. Em conclusão, consideramos que, durante a primeira década de funcionamento, o GEBM frequentemente enfrentou desafios para atender às exigências legais e regulamentares devido à falta de recursos adequados. Além disso, as inspeções de ensino desempenharam um papel crucial na identificação de irregularidades e na aplicação de punições.
  • Dissertação
    As ações de assistência estudantil para estudantes de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-27) Rocha, Rayanne Karolayne Silvestre da; Barbalho, Maria Goretti Cabral; http://lattes.cnpq.br/9999709754863111; http://lattes.cnpq.br/8867850487052831; Sousa, Andreia da Silva Quintanilha; Guedes, Gilmar Barbosa; Souza, Allan Solano; Silva, José Moisés Nunes da
    As novas necessidades produtivas advindas das metamorfoses do sistema capitalista e do fenômeno de globalização provocaram mudanças nos sistemas educativos, especialmente na Educação Superior. O conhecimento passou a ser supervalorizado, pois a nova configuração dos processos e procedimentos de trabalho exigiam novas ferramentas científicas e mão-de-obra mais adequada às demandas. Dessa maneira, a pós-graduação brasileira torna-se alvo de políticas de expansão pelos governos brasileiros, principalmente a partir da década de 1960, com a finalidade de proporcionar a formação de uma mão-de-obra mais preparada e qualificada para atender aos parâmetros do mercado de trabalho global, contribuindo, assim, para o desenvolvimento econômico do país. Com a ampliação da pós-graduação e a criação de diversas políticas de acesso a essa etapa de ensino, diferentes perfis estudantis passaram a compor as instituições de Ensino Superior, demandando ações que garantissem a permanência e conclusão dos cursos. À luz do materialismo históricodialético, esse trabalho se propõe a analisar as ações de assistência estudantil para estudantes de cursos de pós-graduação, tendo como exemplo a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para tanto, os procedimentos teórico-metodológicos selecionados para o desenvolvimento do estudo inserem-se numa abordagem de caráter qualitativo. Os dados estatísticos constituem a base empírica do estudo. Utilizou-se da pesquisa bibliográfica que permitiu a revisão da literatura de domínio público e a pesquisa documental, para levantamento e análise de documentos legais que foram importantes na composição das discussões realizadas ao longo do trabalho. Aplicou-se entrevista semiestruturada e questionário que possibilitaram compreender melhor o objeto de estudo na instituição em questão. A pesquisa evidenciou que os estudantes de pós-graduação necessitam de assistência estudantil, uma vez que apresentam diversas demandas que só as bolsas de fomento são insuficientes para supri-las. Na UFRN, ainda não há uma política de assistência estudantil que contemple a etapa de ensino da pós-graduação. As ações de assistência destinadas a atender os pós-graduandos da instituição são limitadas e recebem pouca atenção. Os auxílios estudantis são insuficientes e os processos de seleção acabam sendo excludentes, pois, por falta de recursos, precisam selecionar entre os necessitados, os mais necessitados.
  • Dissertação
    Avaliação e qualidade de ensino: as implicações do Projeto G na Rede Municipal de Ensino de Natal-RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-22) Gomes, Érika Talita da Silva; Silva, Rute Regis de Oliveira da; http://lattes.cnpq.br/9577330602832953; http://lattes.cnpq.br/8340714958677740; Garcia, Luciane Terra dos Santos; Souza, Allan Solano
    Em Natal, no ano de 2013, os resultados do Ideb evidenciaram que diversas escolas não atingiram as metas propostas pelo Ministério da Educação, colocando a capital natalense em 49ª posição no ranking dos municípios do Rio Grande do Norte. Tendo em vista essa problemática, a Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME) iniciou a elaboração de ações com o objetivo de elevar os resultados educacionais do Ideb em Natal. Tendo em vista essa problemática, esta dissertação tem como objetivo analisar o Projeto G. Desenvolvido pela SME, o projeto tem foco em sua concepção de qualidade e nas orientações formativas para as escolas com baixo Ideb na rede municipal de Natal como parte das políticas de avaliação educacional gerenciais apresentadas no país. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou entrevistas semiestruturadas com quatro servidoras da SME-Natal envolvidas na concepção e implementação do Projeto G para compreender sua criação e implementação. Além disso, foi realizada a análise documental de relatórios e apresentações do Projeto G, disponibilizados pelas entrevistadas; leis nacionais e municipais; e notícias do website oficial da Prefeitura de Natal. Este estudo revelou que o Projeto G foi fortemente influenciado por políticas gerenciais que priorizam resultados quantificáveis, bem como pelas concepções de qualidade mais abrangentes das servidoras da SME. Isso resultou em um projeto complexo e singular, influenciado por diversos contextos, com sua própria dinâmica e ações específicas para escolas de baixo Ideb do município.
  • Dissertação
    "Precisa de tratamento e de repouso": as práticas educativas da saúde nas escolas de aprendizes marinheiros da Paraíba e do Rio Grande do Norte (1855-1933)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-29) Ferreira, Chrislaine Thuany Vieira; Soares Júnior, Azemar dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5548182860228173; http://lattes.cnpq.br/2248932538790592; Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros; Squinello, Ana Paula
    Esta dissertação tem por objetivo analisar como se instituiu a educação sanitária nas Escolas de Aprendizes Marinheiros entre os anos de 1855 e 1933. O recorte temporal inicia em 1855, com a criação do primeiro regulamento das Companhias de Aprendizes Marinheiros através do Decreto n° 1517, de 4 de janeiro de 1855, depois do surgimento da Companhia do Rio de Janeiro que pertencia a Côrte, e finaliza em 1933, ano em que foi publicado o último - dessa primeira metade do vigésimo século -, regulamento das Escolas de Aprendizes Marinheiros com o Decreto n° 22.400, de 26 de janeiro de 1933. Estas Escolas são fundadas como campo de formação e mão de obra para a Marinha do Brasil. Apresento neste estudo, análises sobre a história do corpo, da mente e saúde das Escolas de Aprendizes Marinheiros da Paraíba e do Rio Grande do Norte, onde, potencializo a discussão acerca desses cenários que eram na época, inóspitos, desagradáveis e hostis. Como aporte teórico, utilizo como principais conceitos: educação sanitária a partir de Ariadne Ecar, Ricardo Batista e André Mota (2022); disciplina postulada por Michel Foucault (2014); e cultura educacional em conformidade com o que Antonio Carlos Ferreira Pinheiro (2009) discutiu. Escolhemos como método, a análise do discurso pressuposta por Michel Foucault (2008) que me permitiu organizar o que é possível ser dito, o que pode ser considerado com vontade de verdade, o que é lógico ou faz sentido ser escrito entre o emaranhado de enunciados. Conclui-se que a implementação da educação sanitária nessas duas instituições, foi forjada em constantes tentativas, fazendo gestar documentos escritos inéditos sobre a educação para a saúde nas Escolas de Aprendizes Marinheiros do Paraíba e do Rio Grande do Norte.