PPGED - Mestrado em Educação
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Dissertação A cultura política de participação do conselho escolar da Escola Municipal Professor Carlos Bello Moreno em Natal-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-11-30) Cunha, Barbara Ellen Rebouças; Guedes, Gilmar Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2027157262023382; http://lattes.cnpq.br/6536127094802159; Barbalho, Maria Goretti Cabral; Medeiros Neta, Olivia Morais de; Ferreira, Maria Aparecida dos SantosA gestão educacional precisa caminhar ao lado dos preceitos de gestão democrática. A gestão da escola pública é um desafio para todos, ela tem de prestigiar todos os envolvidos na jornada da educação: professores, funcionários, pais ou responsáveis, alunos e comunidade. O objeto desta pesquisa é a cultura política de participação do Conselho Escolar no âmbito da Gestão Democrática na Escola Municipal Professor Carlos Bello Moreno em Natal-RN (2019-2021). A cultura política é a somatória das ideias que delineiam os projetos políticos e essas concepções propiciam a articulação da luta pelo controle de poder político em diversas instituições sociais, para além disto a cultura política estimula emoções, valores morais e éticos e fortalece assim as tradições sociais. As instituições sociais são espaços de sociabilidade dos sujeitos, essas relações são instituídas a longo prazo, como no seio familiar ou nas instituições escolares. São justamente nesses ambientes que ocorrem a reprodução das culturas políticas. Por serem nessas instituições sociais onde ocorrem a reprodução, são nelas também que se manifestam respostas para os problemas sociais, tornando-se assim locais de desenvolvimento social. É necessário assim, que a cultura política das instituições escolares esteja em consonância com os princípios da gestão democrática, com a participação dos membros da comunidade escolar na elaboração do projeto pedagógico da escola e principalmente com a participação da comunidade escolar no Conselhos Escolar. Somente através da concretização dos princípios democráticos de gestão é que a escola pública satisfará os anseios de todos os envolvidos no processo de aprendizado. Esta pauta, inclusive, foi reproduzida e regulamentada em instrumentos jurídicos das mais diversas naturezas: na Constituição Federal/1988, na Lei de Diretrizes e Bases Nacional da Educação (LDB) nº9394/96, no Plano Nacional de Educação - PNE, Lei nº 13.005/2014, na Lei Complementar Municipal nº 147/2015 e no Plano Municipal de Educação - PME Lei Ordinária nº 6603/ 2016. O objetivo geral desta pesquisa é analisar a cultura de participação política do conselho escolar na Escola Municipal Professor Carlos Bello Moreno, e possui como objetivos específicos: identificar na legislação pertinente à gestão democrática, sobretudo da Lei Municipal n° 147/2015, quais as atribuições, poderes, prerrogativas e delegações atribuídas ao Conselho e ao conselheiro escolar; e compreender as razões políticas e culturais pelas quais ocorre a atuação do Conselho Escolar. Para alcançar esses objetivos utilizamos como metodologia as entrevistas livres conversacionais e aplicamos um questionário com os membros do Conselho Escolar e nos debruçamos sobre a literatura produzida acerca da Cultura Política, Gestão Democrática, Participação Política e Conselho Escolar, e analisamos os documentos internos da escola como: Projeto Político Pedagógico, Regimento do Conselho Escolar e o Livro de Atas de reuniões do Conselho Escolar. Nossa pesquisa apontou, que nesta escola estudada, a democracia vem se confirmando como uma ação política. As entrevistas, o questionário, as observações e análises documentais realizadas na escola nos revelam que realmente a gestão escolar vem se estruturando de maneira democrática e nos indicam que o conselho escolar possui uma cultura política democrática.Dissertação A representação do corpo infantil das meninas atendidas pelo Centro Especializado em Reabilitação de Parnamirim/RN: um estudo acerca da infância contemporânea(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-04-28) Araújo, Delcimária Dantas de; Viveiros, Kilza Fernanda Moreira de; https://orcid.org/0000-0003-1243-7595; http://lattes.cnpq.br/0588907119958839; http://lattes.cnpq.br/4539855340031697; Barbosa Júnior, Walter Pinheiro; Nascimento, José Mateus doEsta pesquisa aborda a infância contemporânea, corpo infantil e suas transformações socioculturais, especialmente no contexto brasileiro, a partir de uma perspectiva socio-histórica e cultural. Mediante uma abordagem de cunho investigativo e abordagem socio-histórica, discorreremos acerca da representação da infância na nossa sociedade a partir de diálogos realizados com cinco meninas atendas no Centro Especializado em Reabilitação - CER, recorrendo às fontes bibliográficas, prontuários e acervo documental de atendimento do centro Focando-se em meninas atendidas no Centro Especializado em Reabilitação de Parnamirim/RN, a pesquisa investiga como o corpo infantil feminino revela histórias e cultura. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, investigativo e documental, na abordagem socio-histórica da educação. Como aporte teórico-metodológico, recorreremos aos estudos da representação socio-histórica da infância em CHARTIER (2002); compreenderemos acerca da docilização dos corpos em FOUCAULT (2014), embasaremo-nos em ARIÈS (1986) , em sua singular obra sobre a história social da infância e por fim a criança em KULHMANN (2004). Ao longo do estudo, são discutidos conceitos fundamentais, como a infância revela-se através dos corpos das meninas, a docilização dos corpos, a invisibilidade da infância em determinados contextos socioculturais e a influência das mídias no comportamento infantil. A dissertação também reflete sobre a importância de preservar a infância e promover um desenvolvimento saudável, considerando os aspectos cognitivos e socioemocionais das crianças. Em suma, propõe-se uma análise crítica das representações da infância na contemporaneidade, sugerindo diálogos construtivos sobre o papel socio-histórico da criançaDissertação Uma abordagem crítica do conteúdo esporte nas aulas de educação física no ensino médio integrado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-08-29) Silva, Marcos Antonio da; Melo, José Pereira de; ; http://lattes.cnpq.br/9283008377235258; ; Fonseca, Ailton Siqueira de Sousa; ; http://lattes.cnpq.br/4878147595860938; Araújo, Allyson Carvalho de; ; http://lattes.cnpq.br/3443942683481696; Medeiros, Humberto Jefferson de; ; http://lattes.cnpq.br/1155595256268084; Porpino, Karenine de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/5255588024266396Pesquisas realizadas sobre o trato do esporte como conteúdo nas aulas de educação fisica tem sido objeto de investigação por pesquisadores que questionama ação pedagógica do esporte, no contexto escolar. Assim, este estudo teve comoobjetivo apresentar uma proposta de intervenção pedagógica na disciplina EducaçãoFísica para o Ensino Médio com o conteúdo Esporte, elaborada, planejada eexecutada com base numa abordagem crítica de ensino, bem como analisar erefletir o impacto na aprendizagem e percepção dos alunos a cerca deste conteúdoconsiderando as dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais, de forma quepossibilite aos indivíduos envolvidos' neste estudo uma maior criticidade nacompreensão e apreensão a respeito do fenômeno esportivo contemporâneo. Asações desenvolvidas foram norteadas a partir de 3 blocos temáticos: Elementoshistóricos, conceituais e culturais do esporte; Politicas públicas do esporte; eCaracterísticas individuais, grupais e ambientais. A metodologia deste trabalho sefundamentou na pesquisa qualitativa, por meio do método da pesquisa-ação. Otrabalho se concretizou dentro IFRN (Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia doRio Grande do Norte), na cidade Pau dos Ferros, com uma turma de 2° ano doEnsino Médio, do curso técnico de Informática. Participaram da pesquisa 37 alunos,oriundos de 11 cidades diferentes. Como instrumentos de coleta de dados foramutilizados um Questionário e o Diário de Pesquisa. A partir da intervençãopedagógica se comprovou por parte dos sujeitos da pesquisa uma evolução eampliação nos aspectos conceituais a cerca do esporte, saindo de uma mera práticacorporal regrada e competitiva, passando a compreendê-Io como um fenômenosócio-cultural, com entrelaçamentos políticos e ideológicos com interferênciashistóricas. Outro aspecto, é a percepção do esporte como um direito do cidadão ecomo tal merece políticas públicas que o atendam satisfatoriamente. Oentendimento que o esporte se manifesta sobremaneira nos hábitos ecomportamentos das pessoas permitiu identificar sua influencia na qualidade de vidada população das cidades de origem dos alunos. Com isso, evidencia-se anecessidade de um trato pedagógico do conteúdo esporte por parte da EducaçãoFisica Escolar mais preocupado com a formação e instrumentalização de sujeitoscríticos e reflexivos com condições de exercer com plenitude sua cidadania.Dissertação A ação do coordenador pedagógico e as suas contribuições a vivência compreensiva sob a perspectiva conscienciológica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-04-10) Nascimento, Andréa Silva do; Aragão, Ana Lúcia Assunção; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795184P6; ; http://lattes.cnpq.br/4216710188399694; Jesus, Sônia Meire Santos Azevedo de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786254J9; Pereira, Wani Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/7582203887381400; Pereira, Francisco de Assis;O presente trabalho tem como base a reflexão da trajetória de minha vida pessoal e profissional como professora e coordenadora pedagógica em duas escolas públicas do município de Natal/RN e o quanto essa trajetória é relevante ao desenvolvimento de uma proposta de formação continuada no espaço escolar em que estão presentes estratégias diferenciadas de ação-reflexão. Nestes contextos de atuação, identifico diversos traços de minha personalidade como sendo os possíveis facilitadores ou dificultadores que contribuem ou não para a geração de situações de incompreensão. A experiência de autopesquisa e a identificação de novas dimensões de auto-avaliação, de auto-observação e de atenção servem de base para se pensar na importância da vivência de compreensão, no âmbito escolar. As reflexões sobre as minhas ações e do professorado levantam a hipótese de que as incompreensões no processo ensino-aprendizagem e nas relações afetivas são frutos de um pensar fragmentado, ingênuo e egoísta. Nesse sentido, não contribuem para uma vivência compreensiva. Assim, precisam ser investidas novas estratégias de autopesquisa e diálogo, no espaço de reunião pedagógica, que venham ajudar a todos os educadores na análise, identificação e busca de soluções não só para os seus problemas, mas para os do outro, também. Nesta perspectiva, a questão que orienta este estudo, parte do pressuposto que o educador, ao ter uma visão de conjunto crítico-reflexiva de si mesmo e do processo pedagógico escolar, pode investir na auto e heteroformação pedagógica com qualidade e significado. O objetivo desta pesquisa é explorar, discutir e fomentar novas reflexões sobre a ação pesquisadora na função de coordenação pedagógica, observando se essa ação gera contribuições no processo de auto e heteroformação pedagógica no contexto escolar, em uma perspectiva conscienciológica em que se valoriza a manifestação dos pensenes dos educadores. Aproximamos-nos de Paulo Freire (1921 1997), na compreensão do diálogo para o desenvolvimento deste trabalho de pesquisa, bem como para fomentar a possibilidade do diálogo consciencial. A pesquisa empírica foi no período de 04/06/2004 a 26/11/2004, com 08 encontros pedagógicos e com a participação de 02 coordenadores pedagógicos, além de 08 professores. A aplicação dessa nova metodologia, no espaço de reunião pedagógica, trouxe consideráveis contribuições à interpretação dos elementos dos pensenes dos educadores, caracterizando-os como pensamentos acríticos, ingênuos e críticos; sentimentos de afetividade assistencial e não assistencial; e ações possíveis ou não de serem realizadas a vivência compreensiva. A ação do coordenador pedagógico e suas contribuições à compreensão suscitaram reflexões sobre novas maneiras de investimento no processo de formação contínua no espaço escolarDissertação A ação mediadora de pedagogas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte: sentidos de sua ação na educação profissional(2016-07-11) Coutinho, Ticiana Patricia da Silveira Cunha; Silva, Rosalia de Fátima e; ; ; Garcia, Luciane Terra dos Santos; ; Ribeiro, Márcia Maria Gurgel; ; Azevedo, Marcio Adriano de; ; Medeiros Neta, Olivia Morais de;No presente estudo, temos o objetivo de compreender os sentidos atribuídos por pedagogas à sua ação como ação mediadora. Como questão de partida, buscamos responder à seguinte indagação: quais os sentidos atribuídos pelas pedagogas à sua ação no contexto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)? Para a orientação da análise, assumimos o pressuposto de que os sentidos atribuídos pelas pedagogas à sua ação mediadora são institucionais, complexos e fazem-se de forma individual e coletiva com vistas à qualidade do trabalho pedagógico e educativo no IFRN. Para uma discussão dos conceitos relevantes, consideramos os debates, que ocorrem no cenário educacional, das questões referentes ao estudo da Pedagogia como Ciência da Educação, a função do pedagogo no interior das instituições escolares e a própria identidade desse profissional na coordenação pedagógica, bem como sua formação e atuação. Definimos como unidade de referência principal as falas de seis pedagogas, que atuam em espaços diferentes da Instituição, considerando as suas atribuições definidas institucionalmente e o seu fazer diário na busca da compreensão dos sentidos atribuídos a sua ação como ação mediadora. Utilizamos como abordagem metodológica a Entrevista Compreensiva, desvelando o objeto de estudo a partir da escuta e interpretação do conjunto de falas dos sujeitos. Compreendemos que os sentidos que as pedagogas atribuem à sua ação, no contexto do IFRN, são forjados no seu fazer diário, imersos em teias configuracionais, permeados de processos dilemáticos, e, assim, em movimento que engloba tensões e conflitos geradores de potenciais de bloqueios e mudanças. Com essa pesquisa, esperamos contribuir com a reflexão da atuação desse profissional como coordenador pedagógico seja no contexto dos espaços escolares, seja nos institutos federais e, de modo mais específico, no interior do IFRN.Dissertação Acervos e práticas de/com a literatura na educação infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-11-23) Menezes, Úrsula Gabriela Dantas de; Lopes, Denise Maria de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/1935167361851222; http://lattes.cnpq.br/9232305216946976; Dantas, Elaine Luciana Sobral; http://lattes.cnpq.br/5165822357988876; Paiva, Maria Cristina Leandro de; http://lattes.cnpq.br/5008583007971704; Carvalho, Maria de Fátima; Momo, Mariangela; http://lattes.cnpq.br/6061996250283917A presente Dissertação de Mestrado teve como objetivo analisar a constituição de acervos literários e práticas pedagógicas desenvolvidas em instituições de Educação Infantil, com vistas a promover interações de crianças com a literatura, segundo professoras que as realizam. Nesse sentido, durante o processo de investigação, orientamo-nos pelas premissas: a) a literatura é prática cultural presente em todos os tempos e sociedades e obra de arte/linguagem que possibilita vivências fundamentais para a nossa formação como sujeitos humano-sociais; b) acervos literários constituem objetos de interação, (res)significação, apropriação e produção cultural, que precisam considerar, além da diversidade, a qualidade literária das obras, visando à ampliação das experiências das crianças; e c) as práticas pedagógicas são possibilidades de mediação de encontros e relações entre os sujeitos e os objetos de conhecimento. Desse modo, entendemos que a relação entre a criança e a literatura tem relevância para seu desenvolvimento, pelo que esta propicia de oportunidades de vivência de fantasia, ludicidade, linguagem, pensamento, cognição, afetividade, liberdade e de ser garantida em todo o processo de escolarização, especialmente no contexto da Educação Infantil. Assim, o estudo buscou responder à questão: como se constituem os acervos literários (em termos de quantidade e qualidade) e as práticas pedagógicas que propiciam interações de crianças com obras de literatura no contexto da Educação Infantil? Dada a natureza do nosso objeto de análise, adotamos a abordagem qualitativa de investigação e os aportes metodológicos sócio-históricos, a partir das contribuições de Vigotski (2007) e Bakhtin (2011) a respeito da pesquisa sobre processos humanos/nas Ciências Humanas, compreendendo que os processos que envolvem as relações humanas são históricos, contextualizados e dinâmicos e que o pesquisador assume o papel de participante do/no contexto investigado, necessitando manter-se atento aos sentidos que os outros sujeitos coparticipantes atribuem ao objeto em estudo que é, por sua vez, produção desses mesmos sujeitos em suas relações cotidianas. Definimos como campo empírico um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) localizado em Natal/RN e, como sujeitos da pesquisa, professoras de diferentes grupos de crianças, a mediadora de leitura e a diretora. Nossos dados foram construídos por meio da observação e levantamento do acervo existente na instituição, entrevistas de tipo semiestruturado e um questionário de caracterização da escola. Consideramos que as práticas descritas pelas professoras apontam para uma forte mobilização do CMEI pesquisado, no sentido de proporcionar a interação entre as crianças (e a comunidade escolar) e a literatura, por meio de diferentes estratégias, prática que vem se consolidando ao longo da história da instituição. A escola dispõe de um amplo e diversificado acervo literário e procura organizar diferentes tempos, espaços e situações que convidam as crianças, seus familiares/responsáveis e ainda outros profissionais da instituição a interagir e explorar os livros, em atividades permanentes e eventuais, e em que a literatura é foco principal ou secundário da atividade. Há um espalhamento de obras em diversos ambientes, criando uma “estação de leitura”. Ressaltamos a importância de políticas públicas voltadas para a avaliação, aquisição e distribuição de livros de literatura, bem como a formação continuada de professores para a invenção e organização de tempos, espaços e relações de encontro com a leitura literária em centros de educação da infância.Dissertação Acesso e permanência na universidade federal do rio grande do Norte sob o ponto de vista do docente e do estudante com deficiência Natal-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-08-11) Albino, Ivone Braga; Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771207Y4; ; http://lattes.cnpq.br/0619400284884280; Melo, Albertina Ricardo Lins Vieira de; ; Martins, Lúcia de Araújo Ramos; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794794P6A inclusão de estudantes com deficiência é um processo recente que vem sendo discutido nos contextos escolares, porém a política vigente de inclusão para o acesso e permanência desses estudantes no Ensino Superior ainda é uma problemática diante do que há muito que fazer, pois, são incipientes os estudos nos quais esse alunado esteja envolvido. Nesse sentido, o que vem ocorrendo é que os estudos versam em sua maioria sobre esses estudantes e para eles e pouco se discute com eles. Para uma educação inclusiva, portanto, a instituição deve se preparar para receber os estudantes, tendo como uma de suas premissas os seus ponto de vistas sobre o que realmente vivenciam visando à promoção de uma educação para todos. Diante disso, esse estudo trata do processo de inclusão de estudantes com deficiência matriculados regularmente nos cursos de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Recorremos aos pressupostos da pesquisa qualitativa possibilitada pelo método estudo de caso e entrevistas semi-estruturadas. Buscamos analisar, pelo fio condutor de ações e práticas pedagógicas, sob os pontos de vista de estudantes com deficiência e docentes, as condições de acesso e permanência, oferecidos pela UFRN. Participaram da pesquisa doze estudantes com deficiência nas áreas física, visual e auditiva e cinco docentes dos centros acadêmicos que, no ano letivo de 2008, lecionavam para esses estudantes. Para a análise dos dados utilizamos a técnica de análise de conteúdo. Extraímos dois eixos temáticos: acesso e permanência de estudantes com deficiência na UFRN, donde emergiram as categorias descritas e analisadas no decorrer desse trabalho. Os resultados mostram dificuldades de acesso e permanência de estudantes com deficiência no âmbito da UFRN, tais como: barreiras arquitetônicas, atitudinais e pedagógicas. No entanto, já se constata, também, avanços iniciais na busca pela concretização de ações mais efetivas que garantam o acesso e a permanência desse alunado na UFRN. Concluímos que, para o alcance do exercício da cidadania o alunado com deficiência, na UFRN, necessita que esta Instituição de Ensino Superior tenha um projeto de educação inclusiva amplo e consolidado, pois as ações empreendidas pelo Ministério da Educação - MEC, por si só, não estão garantindo a todos os estudantes a devida autonomia e segurança. Esperamos que esse trabalho traga subsídios para novos estudos que possam desenvolver aspectos que foram situados, mas que não foram nosso foco, pois, assim, a UFRN poderá avançar no processo inclusivo de estudantes com deficiênciaDissertação As ações de assistência estudantil para estudantes de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-27) Rocha, Rayanne Karolayne Silvestre da; Barbalho, Maria Goretti Cabral; http://lattes.cnpq.br/9999709754863111; http://lattes.cnpq.br/8867850487052831; Sousa, Andreia da Silva Quintanilha; Guedes, Gilmar Barbosa; Souza, Allan Solano; Silva, José Moisés Nunes daAs novas necessidades produtivas advindas das metamorfoses do sistema capitalista e do fenômeno de globalização provocaram mudanças nos sistemas educativos, especialmente na Educação Superior. O conhecimento passou a ser supervalorizado, pois a nova configuração dos processos e procedimentos de trabalho exigiam novas ferramentas científicas e mão-de-obra mais adequada às demandas. Dessa maneira, a pós-graduação brasileira torna-se alvo de políticas de expansão pelos governos brasileiros, principalmente a partir da década de 1960, com a finalidade de proporcionar a formação de uma mão-de-obra mais preparada e qualificada para atender aos parâmetros do mercado de trabalho global, contribuindo, assim, para o desenvolvimento econômico do país. Com a ampliação da pós-graduação e a criação de diversas políticas de acesso a essa etapa de ensino, diferentes perfis estudantis passaram a compor as instituições de Ensino Superior, demandando ações que garantissem a permanência e conclusão dos cursos. À luz do materialismo históricodialético, esse trabalho se propõe a analisar as ações de assistência estudantil para estudantes de cursos de pós-graduação, tendo como exemplo a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para tanto, os procedimentos teórico-metodológicos selecionados para o desenvolvimento do estudo inserem-se numa abordagem de caráter qualitativo. Os dados estatísticos constituem a base empírica do estudo. Utilizou-se da pesquisa bibliográfica que permitiu a revisão da literatura de domínio público e a pesquisa documental, para levantamento e análise de documentos legais que foram importantes na composição das discussões realizadas ao longo do trabalho. Aplicou-se entrevista semiestruturada e questionário que possibilitaram compreender melhor o objeto de estudo na instituição em questão. A pesquisa evidenciou que os estudantes de pós-graduação necessitam de assistência estudantil, uma vez que apresentam diversas demandas que só as bolsas de fomento são insuficientes para supri-las. Na UFRN, ainda não há uma política de assistência estudantil que contemple a etapa de ensino da pós-graduação. As ações de assistência destinadas a atender os pós-graduandos da instituição são limitadas e recebem pouca atenção. Os auxílios estudantis são insuficientes e os processos de seleção acabam sendo excludentes, pois, por falta de recursos, precisam selecionar entre os necessitados, os mais necessitados.Dissertação As ações político-pedagógicas do Serviço de Assistência Rural-SAR(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005-11-04) Correia, Cícero Gomes; Pernambuco, Marta Maria Castanho Almeida; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780490E9; ; Jesus, Sônia Meire Santos Azevedo de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786254J9; Araújo, Severina Garcia de; ; http://lattes.cnpq.br/2015842123266866Este trabalho resgata a história das ações político-pedagógicas do Serviço de Assistência Rural-SAR, da Arquidiocese de Natal, e analisa a contribuição dessas ações no processo de organização dos trabalhadores rurais nos movimentos sociais do campo. As ações educativas do SAR vão se dando numa permanente tensão entre o projeto pedagógico de uma Igreja em transformação e, uma pedagogia dos grupos, comunidades e movimentos sociais, que está centrada na ação cultural, na cultura vivida a partir de sua condição de sujeitos. Esta pesquisa revela que esta entidade cumpriu um papel estratégico para a Igreja de Natal na formação de lideranças de comunidade, num primeiro momento e de lideranças para os movimentos sociais. Antes da Ditadura Militar, a metodologia de trabalho desta entidade tinha como prioridade, partir da realidade vivida pelos trabalhadores rurais na perspectiva de que estes viessem a se qualificar para uma participação mais cidadã no chamado desenvolvimentismo. Durante o Regime Militar, a entidade vai avaliando suas atividades no novo contexto, até o momento em que redefine a linha de trabalho. Passa então a definir regiões e temáticas de atuação apoiando as lutas pela terra, campanhas salariais, organização de mulheres trabalhadoras rurais. A pedagogia de trabalho tem como um de seus suportes a pedagogia de Paulo Freire, privilegiando o diálogo como uma fonte de produção de conhecimentos da realidade vivida e em permanente transformação. As ações desta Entidade, junto aos grupos e movimentos sociais, produzem conhecimentos necessários para a organização dos trabalhadores rurais enquanto sujeitos individuais e sociais de um mundo em transformação. O processo de ação-reflexão das atividades pretendia, de forma criativa, a permanente produção de estratégias de luta dos trabalhadores. Pesquisar sempre, não se acomodar ao novo conhecimento adquirido na ação-reflexão, faz parte do ideário pedagógico desta Instituição. Buscava-se nesse processo de formação do homem e da mulher problematizar a realidade, criar espaços de ação-reflexão-ação sobre as lutas para uma possível transição de uma consciência ingênua para uma consciência crítica, tendo em vista a transformação das estruturas que os oprimeDissertação Além do olhar: Dorina Nowill e a educação para cegos no Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-24) Silva, Jammerson Yuri da; Soares Júnior, Azemar dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5548182860228173; http://lattes.cnpq.br/7806581973664499; Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros; https://orcid.org/0000-0001-8998-2343; http://lattes.cnpq.br/2481333551162411; Menezes, Joedna Reis de; Souto Maior Júnior, Paulo Roberto; https://orcid.org/0000-0002-6574-8277; http://lattes.cnpq.br/8913702639406017; Batista, Ricardo dos SantosEsta pesquisa insere-se no campo da História da Educação, articulando os domínios da História dos Intelectuais e das Sensibilidades, a fim de analisar a trajetória de Dorina de Gouvêa Nowill. Temos como objetivo identificar os aspectos que a credenciaram como uma intelectual pela inclusão, através do estudo e análise de suas vivências, ações e escrita. Compreendemos Nowill como uma intelectual criadora e mediadora cultural, de acordo com as concepções de JeanFrançois Sirinelli (1998; 2003). Para tanto, tomamos como base seus itinerários, aspectos geracionais e redes de sociabilidade. Em uma perspectiva sensível de compreensão da história, dialogamos com Sandra Pesavento (2019) e com o conceito de “Anormal” de Foucault (2001), entendendo Dorina Nowill a partir das categorias monstro, masturbadora e incorrigível. Discutimos também aspectos ligados a Fundação Dorina Nowill para Cegos (FDNC), instituição criada pela intelectual, a partir do exposto por Justino Magalhães (2004); e por fim, abordamos o tripé exposto por Michel de Certeau (1992) em “A escrita da História”, composto pelo lugar de fala, prática e escrita. O corpo documental desta pesquisa é composto por fotografias, cartas, bilhetes, atas, relatórios, estatutos e os livros escritos pela própria Nowill. Tais fontes são operacionalizadas a partir do método historiográfico da heurística e da hermenêutica e da análise do discurso, sob a ótica de Foucault (1996). O trabalho aqui desenvolvido nos levou a conhecer uma intelectual multifacetada que legitimou-se ao longo dos anos através de sua atuação, tornando-se símbolo de inclusão no Brasil e no mundo.Dissertação Alfabetização científica a partir de experimentos químicos: uma vivência nos anos iniciais(2017-02-02) Souza, Paulo Roberto Lima de; Dantas, Josivania Marisa; ; ; Nunes, Albino Oliveira; ; Mendes, Iran Abreu; ; Silva, Lenina Lopes Soares; ; Pernambuco, Marta Maria Castanho Almeida;A cada dia o processo educacional em que o professor pensa e executa as atividades de forma solitária e desconexa da realidade em que sua turma esta inserida é refutada ao passo que se apresentam caminhos em que a atividade docente passa a ser construída coletivamente. Ao buscar romper o histórico processo em que o aluno se adequa ao modelo educacional oferecido temos a figura do professor reflexivo que avalia sua prática e busca formas de adequar a estrutura curricular de sua escola as necessidades de seus alunos e da sociedade que os rodeia. Nessa perspectiva, este trabalho tem o objetivo de propor momentos de alfabetização científica em aulas de ciências na qual fazemos uso de experimentos químicos. Adotou-se a pesquisa do tipo qualitativa, a utilização de questionários semiestruturados e a observação participante como técnicas de coletas de dados. Inicialmente, realizou-se o estudo bibliográfico que discute a temática em questão tendo por base a legislação educacional em vigor, tais quais, Plano Nacional de Educação, Parâmetros Nacionais Curriculares, Diretrizes Curriculares Nacionais, etc. bem como os trabalhos desenvolvidos por autores como Demétrio Delizoicovisc, Marta Maria Castanho Pernambuco, Ana Maria Pessoa de Carvalho, Lorenzetti, etc. Com base no referencial teórico foram vivenciados cinco encontros em uma turma do 5º ano do ensino fundamental de uma escola da rede Estadual de Educação do Rio Grande do Norte. Os resultados são animadores ao se apresentar o interesse dos alunos por conhecer com mais propriedade os conceitos que foram estudados (suco gástrico, arroto, digestão, etc.) e apontam para possibilidades de fomentar processos de alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental concatenadas com as ideias defendidas pelo enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).Dissertação Alfabetização de crianças e jovens: superando desafios da inclusão escolar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-03-30) Brito, Janira Bezerra de; Campelo, Maria Estela Costa Holanda; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794939J7; ; http://lattes.cnpq.br/8781848856246098; Silva, Luzia Guacira dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/1032425601643160; Chaves, Iduina Mont Alverne;Este trabalho tem sua gênese na vida profissional de uma professora. Contempla o relato de uma grande história que expressa a vontade política de pessoas anônimas, que buscaram/buscam a superação de desafios e preconceitos, num esforço conjunto de tornar realidade o direito à alfabetização. A história relatada foi desenvolvida na Clínica Pedagógica Professor Heitor Carrilho, em Natal-RN que, preocupada com a sentença de incapazes de aprenderem a língua escrita , imputada a crianças e jovens alunos da escola pública, decidiu investir na superação de preconceitos e na luta contra o fracasso escolar desses deserdados. A problemática que motivou o estudo foi, assim, configurada: Que peculiaridades caracterizam uma prática pedagógica que objetiva alfabetizar/letrar crianças e jovens da escola pública, considerados não-capazes de aprenderem a língua escrita? Que procedimentos teórico-metodológicos são evidenciados como potencializadores da alfabetização/letramento, no desenvolvimento de uma prática pedagógica, refletida e sistematicamente orientada na perspectiva de alfabetizar os referidos alunos da escola pública? Objetivando responder tais questões, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo como metodologia, as Histórias de Vida e a Pesquisa/Formação. Para a construção dos dados, optou-se pela observação participante, entrevista semi-estruturada e análise documental. Norteada por princípios da análise de conteúdo, foi construída a análise dos dados, de onde emergiram duas categorias: Procedimentos teórico-metodológicos transversais aos grandes eixos da alfabetização/letramento e Procedimentos teórico-metodológicos específicos dos grandes eixos da alfabetização/letramento. Como subcategorias dos procedimentos transversais, foram apreendidos: procedimentos didático-pedagógicos; procedimentos sócio afetivos. No tocante a estes, a pesquisa aponta a importância do professor construir uma relação de escuta com seus alunos e familiares, a fim de organizar o trabalho pedagógico, contemplando as múltiplas dimensões do sujeito: o intelecto, o criativo, o afetivo, o moral, destacando que entre a metodologia e a didática ou como parte dela, os vínculos bem construídos representam grandes possibilidades de favorecer a alfabetização. Com relação aos procedimentos específicos, foram construídos: procedimentos que privilegiam a oralidade; procedimentos que privilegiam a escrita; procedimentos que privilegiam a leitura. No âmbito desses procedimentos, os resultados da pesquisa apontam que só é possível promover a alfabetização/letramento, se o professor propiciar aos alunos condições efetivas de compreensão dos princípios de notação alfabética, a partir do uso dos mais diversos gêneros textuais, conduzindo-os a compreenderem e utilizá-los nos diferentes contextos. Para tanto, o docente precisa respeitar os conhecimentos prévios dos aprendizes, sua linguagem, necessidades reais de aprendizagem, para que venha a lançar novos desafios compatíveis com as suas possibilidades. A pesquisa ratifica a importância do Apoio Pedagógico no contraturno da escola. Todavia, é fundamental que se enfatize que é função da escola promover a alfabetização de todos os seus alunos nos primeiros anos de escolaridade. Registra-se, porém, que para a concretização desse anseio, é preciso romper com o modelo de escola marcada por uma rígida tradição, em que só há espaço para aqueles que aprendem o conteúdo ensinado, num tempo mínimo. Infelizmente, apesar do discurso de inclusão e da garantia do direito à educação, a escola permanece excludente e seletiva, dissociando as aprendizagens escolares das relações interpessoais e de inserção e atuação social. Por um lado, a investigação evidenciou as dificuldades de se desenvolverem estudos e/ou estratégias que contemplem as particularidades de crianças e jovens ditos não-capazes de aprenderem. Por outro lado, o compromisso político e a motivação têm ampliado a percepção de que é possível atenuar os deficits existentes no contexto educacional, começando pela prática docente cotidiana, onde novos saberes podem ser apreendidos, metodologias podem ser melhoradas e, a despeito de tudo, o sucesso escolar pode ser construídoDissertação Alfabetização de Jovens e Adultos: desvendando práticas, construindo possibilidades(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005-12-02) Silva, Daisy Clécia Vasconcelos da; Santiago, Neide Varela; ; ; http://lattes.cnpq.br/3180789128185719; Soares, Magda Becker; ; http://lattes.cnpq.br/8530550473275266; Barbosa Júnior, Walter Pinheiro; ; http://lattes.cnpq.br/7532911538772143; Lopes, Denise Maria de Carvalho; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794939Y5O compromisso dessa pesquisa volta-se para a compreensão das práticas pedagógicas desenvolvidas na alfabetização de jovens e adultos, bem como se propõe a construir caminhos na busca de práticas que levem em conta as especificidades dos alunos dessa modalidade de ensino. Os aportes teóricos que nos guiaram nessa busca foram os estudos acerca de alfabetização na perspectiva do letramento, nos quais a escrita é vista como um sistema de representação, dessa forma o processo de alfabetização tem como objetivo a apropriação da escrita em toda sua complexidade e usos sociais. Para o desenvolvimento desta pesquisa o direcionamento metodológico assume as premissas da pesquisa qualitativa do tipo etnográfico a fim de possibilitar o conhecimento da realidade a partir da sua vivência cotidiana. Nesse sentido, foram observadas as atividades desenvolvidas pelos partícipes da pesquisa e também realizadas entrevistas e questionários com o objetivo de um melhor conhecimento a respeito da realidade que os cerca. Tendo em vista as características de nossa pesquisa e a construção de nossos dados através de registros oriundos de observações e também registros verbais, encontramos na teoria da análise de conteúdo, mais especificamente na análise temática a fundamentação necessária para realizarmos nossas análises. Os dados construídos e analisados nos apontam caminhos pelos quais torna-se possível realizarmos um trabalho de alfabetização que possa efetivamente contribuir na construção do conhecimento pelo aluno jovem e adulto, respeitando suas especificidades e anseiosDissertação Alfabetização de jovens e adultos: representações sociais de professores da EJA(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-02-20) Silva, Jéssica Lira da; Andrade, Erika dos Reis Gusmão; ; ; Azevedo, Alessandro Augusto de; ; Lopes, Denise Maria de Carvalho; ; Lira, André Augusto Diniz; ; Pinheiro, Rosa Aparecida;A presente pesquisa teve como objetivo investigar as representações sociais sobre alfabetização de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e suas repercussões nas práticas de alfabetizar. Foi realizada com docentes que atuam no 1º segmento da Educação de Jovens e Adultos, em duas instituições de ensino do município de Natal/RN. As bases teóricas utilizadas fixam-se nos estudos sobre a alfabetização e letramento; Educação de Jovens e Adultos e a Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1961). O percurso teórico-metodológico do estudo está pautado na Teoria das Representações Sociais por presta-se a compreender os processos de elaboração das representações sobre alfabetização de adultos e o reverberar dessas representações nas condutas pedagógicas. Portanto, a pesquisa é caracterizada como um estudo exploratório de caráter qualitativo. A construção dos dados deu-se através da aplicação dos instrumentos de pesquisa: as entrevistas semiestruturadas; observações do tipo não participativa e questionário aplicado às docentes. As análises e a discussão dos dados estão baseadas na abordagem teórica assumida, pautada nos pressupostos da análise de conteúdo de Bardin (2011) e no eixo interpretativo de Arruda (2005). Os resultados, frutos da análise da triangulação dos dados, emitidos pelas participantes mostram que não há uma representação social comum partilhada. Há variações e contrastes entre os grupos e dentro deles. No primeiro grupo há maior familiarização com o objeto da representação e maior aproximação com as práticas de alfabetizar jovens e adultos. No segundo grupo há uma representação hibrida, fundamentada tanto nos aspectos do universo reificado quanto do senso comum e consequentemente maior distanciamento das práticas de alfabetização de adultos. As representações apreendidas apresentam-se ancoradas em elementos diversos, sendo o principal deles a formação inicial e o tempo de atuação na Educação de Jovens e Adultos. A objetivação também se traduz de maneiras distintas nos comportamentos de cada participante do estudo. A pertinência desta pesquisa centra-se na relevância social do tema, uma vez que trará contribuições para as instituições formadoras repensar seus currículos no que diz respeito a formação dos docentes que atuarão na EJA, haja vista que a pesquisa apontou como principal elemento constituinte da representação social sobre alfabetização a formação inicial nos cursos de graduação.Dissertação Alfabetizar crianças na escola pública: fazeres docentes em discussão(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-07-30) Souza, Lígia Maria Santos de; Lopes, Denise Maria de Carvalho; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794939Y5; ; Rocha, Maria Antonia Teixeira da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727371Z7; Campelo, Maria Estela Costa Holanda; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794939J7; Pereira, Francisco de Assis;Os dados mais recentes do Prova Brasil (BRASIL, 2005) e do SAEB (BRASIL, 2007) têm reafirmado a grave situação da escola pública brasileira, onde grande parte dos alunos, após concluir o 4º ano do ensino fundamental, não apresenta conhecimentos mínimos de leitura e escrita. Nesse quadro, é particularmente difícil a situação do Rio Grande do Norte, cujos alunos apresentaram, na última avaliação, os piores desempenhos do país, nessa área. Os dados também revelam que o fracasso escolar, intimamente vinculado ao fracasso na alfabetização, não apenas permanece, como toma outras feições. Em conseqüência desse quadro, a alfabetização, embora amplamente discutida nas últimas décadas, ainda instiga investigações, como é o caso deste trabalho. Nosso estudo foi se delineando a partir de reflexões oriundas, tanto das teorizações a que tivemos acesso, quanto das questões emergentes de nossa prática pedagógica. Ao longo das últimas três décadas, intensificaram-se os estudos na área da alfabetização com a finalidade de compreender a natureza do processo, seus aspectos constitutivos e seus determinantes. O conhecimento produzido tem contribuído para a superação da forma reducionista como se pensava/pensa, em alguns contextos esse processo. Tais constatações nos impelem a refletir acerca do que está acontecendo na escola, limitando ou possibilitando o sucesso escolar. Com essas preocupações, delimitamos, como foco de estudo, a ação docente, tendo a seguinte questão norteadora: Que fazeres docentes, no contexto da escola pública, podem propiciar ou obstar o processo de alfabetização das crianças? Nesse sentido, o nosso objeto de estudo são os fazeres docentes que podem propiciar ou obstar o processo de alfabetização das crianças, no contexto da escola pública. O trabalho objetiva investigar, a partir da prática de professores alfabetizadores, que fazeres docentes relacionados ao processo de alfabetização podem propiciar ou obstar a aprendizagem da língua escrita, pelos alunos da escola pública, no início da escolarização. O trabalho se inscreve na abordagem qualitativa de pesquisa e se configura como um estudo de caso, com características da Pesquisa-Ação, inspirada nos seguintes princípios: autenticidade e compromisso e restituição sistemática. Para a recolha dos dados, foram utilizados: entrevista semi-estruturada; observação participante; encontros de estudos e reflexão; registro em diário de campo. Definimos como lócus de estudo, uma escola da rede pública e, mais especificamente, uma turma dos anos iniciais de escolarização, que integra o ciclo de alfabetização . Das cinco professoras convidadas, apenas uma demonstrou interesse em participar do trabalho. Sua turma de primeiro ano do Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental é composta por 34 crianças, com idades entre seis a nove anos. Os dados construídos mediante os procedimentos descritos, bem como sua análise, possibilitaram identificar, entre os muitos aspectos e fazeres que compõem a dinâmica pedagógica no contexto de sala de aula, as seguintes categorias de fazeres articulados com o processo de alfabetização: 1. Fazeres da prática relativos ao planejamento, compreendidos como Fazeres relativos a: 1.1 distribuição do tempo-espaço/rotina; 1.2 às atividades e/ou seqüências didáticas e intervenções docentes; 1.3 à organização/seleção dos conteúdos; 1.4 aos materiais/recursos didáticos e 1.5 à avaliação. 2. Fazeres relativos à interação professor-aluno, sistematizados em: 2.1 atenção à diversidade; 2.2 à afetividade. Esses fazeres, na forma como se materializavam na prática observada, foram refletidos, conjuntamente com a professora, como constituidores de obstáculos a uma alfabetização em perspectiva de letramento. Mediante o compartilhamento das reflexões, ancoradas em concepções teóricas acerca da prática de ensino-aprendizagem e, mais especificamente, de alfabetização, registramos indícios de ressignificação desses fazeres por parte da professora no sentido de conduzi-los como propiciadores de aprendizagem de seus alunos, finalidade primeira de sua atuação docente. Esta finalização, síntese possível neste momento, é, portanto, ponto de chegada e de partida para novos estudosDissertação Alfabetizar letrando alunos de turmas multisseriadas da educação do campo: que necessidades da formação docente?(2019-02-27) Araújo, Telma Maria de Freitas; Campelo, Maria Estela Costa Holanda; ; ; Maciel, Débora Amorim Gomes da Costa; ; Silva, Luzia Guacira dos Santos; ; Stamatto, Maria Inês Sucupira; ; Barbosa, Silvia Maria Costa;Este trabalho se originou das nossas preocupações com o (in)sucesso escolar na alfabetização de crianças do sistema público de educação, direcionando nosso interesse à formação do professor alfabetizador de turmas multisseriadas da Educação do Campo. Como professora do curso de Pedagogia de uma IES, tivemos uma convivência muito próxima de alunos que atuavam como docentes dessas turmas nos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas rurais, em situação de insucesso escolar, sobretudo nas práticas de alfabetizar letrando. Pela relevância da experiência sobredita, nos motivamos a definir como objeto de estudo da nossa Pesquisa - necessidades da formação docente de professores para alfabetizar letrando alunos no contexto de salas multisseriadas da Educação do Campo. Tendo como referência uma concepção de formação continuada que articula o processo de formação e profissionalização dos docentes com as demandas dos seus espaços de trabalho, definimos como objetivo investigar necessidades formativas que, sob a perspectiva de professores alfabetizadores, têm se evidenciado no exercício docente de alfabetizar letrando alunos do Ciclo de Alfabetização de salas multisseriadas de Escolas do Campo. Ainda como pretensão da pesquisa, as necessidades formativas, construídas ao longo do estudo, foram materializadas em Elementos Constitutivos de um Programa de Formação que deverá ter como eixo norteador as supracitadas Necessidades de Formação Docente de Professores Alfabetizadores. O aporte teórico tem como principais autores Rodrigues (2006) e Rodrigues e Esteves (1993), que se constituem referências da Análise de Necessidades. Com o intuito de dar conta da complexidade do estudo, o trabalho se inscreve na Abordagem Qualitativa de Pesquisa, tendo como metodologia o Estudo de Caso do Tipo Etnográfico e como procedimentos para a construção dos dados o Questionário, a Entrevista, a Análise Documental, a Observação, o Diário de Campo e a Técnica Balanço do Saber. Nosso campo empírico está formado por três Escolas Municipais, da zona rural do município de Espírito Santo/RN. Os sujeitos da pesquisa são três professoras alfabetizadoras que atuam nas referidas turmas no Ciclo de Alfabetização e três assessoras pedagógicas que dão suporte pedagógico às escolas selecionadas. Da análise dos dados, fundamentada em princípios da Análise de Conteúdo, emergiu o Tema “Docência em Alfabetização/Letramento na Educação do Campo”, com uma categoria e três subcategorias, que se seguem: 1) Conteúdos Programáticos Transversais à Alfabetização/Letramento; 2) Conteúdos Programáticos Específicos da Alfabetização/Letramento; 3) Princípios/Procedimentos teórico-metodológicos na Alfabetização/Letramento da Educação do Campo - cada uma delas com seus respectivos indicadores de análise. Além de resultados interessantes acerca da formação inicial e continuada de professores, a pesquisa tem nos permitido refletir e reconhecer a importância de estudos que considerem dificuldades, carências expectativas e necessidades da formação docente. Ademais, os resultados indicam que a análise de necessidades da formação docente poderá ensejar a construção de programas e/ou cursos de formação mais significativos e pertinentes, porque sintonizados com necessidades formativas, reveladas em situações reais do cotidiano de professores e professoras.Dissertação Alfabetizar letrando na EJA: das dificuldades docentes à busca de superação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-07-29) Fernandes, Ambrosiana da Silva; Campelo, Maria Estela Costa Holanda; http://lattes.cnpq.br/2527223181575594; http://lattes.cnpq.br/5384565228693273; Ferreira, Adir Luiz; https://orcid.org/0000-0002-6102-9769; http://lattes.cnpq.br/0341824719316863; Ramalho, Betania Leite; http://lattes.cnpq.br/1326690619078211; Soares, Julio Ribeiro; Costa, Maria Antônia Teixeira daNo âmbito da temática ‘formação do professor alfabetizador da educação de jovens e adultos’, nosso trabalho, investigou, sob a perspectiva de professoras da EJA, dificuldades docentes por elas encontradas e estratégias de superação utilizadas na prática pedagógica de alfabetizar letrando jovens e adultos. O trabalho se inscreve na abordagem qualitativa de pesquisa e utiliza como procedimentos de construção dos dados o questionário, a entrevista semiestruturada, a análise documental e a observação. O campo empírico foi uma escola pública municipal da cidade de Natal/RN, e os sujeitos quatro professoras das turmas de alfabetização de jovens e adultos. Da análise dos dados, fundamentada em princípios da Análise de Conteúdo, emergiu a temática Docência na Alfabetização-Letramento de Jovens e Adultos, com três categorias - Dificuldades Docentes; Razões Explicativas das Dificuldades; Estratégias de Superação das Dificuldades Docentes, com as respectivas subcategorias. As Dificuldades Docentes relativas ao professor se configuram em: Lacunas/Equívocos da própria formação docente; (In)Conciliação de Variáveis: funcionamento e organização curricular inflexíveis X possibilidades sazonais de trabalho dos alunos; Gestão da heterogeneidade das turmas; Exaustão motivada por pesadas jornadas de trabalho docente e doméstico. As Dificuldades referentes aos alunos são: evidências de muito cansaço pela labuta diária que se prolonga no turno das aulas; (In)Conciliação de Variáveis: jornada extraescolar instável X frequência escolar; Inassiduidade; Baixa autoestima; Medo de errar/de se arriscar; Ansiedade para aprender muito, em pouco tempo; Retrocessos (recuos, acanhamentos), em decorrência de avanços dos colegas; Descrença na própria conquista de autonomia na alfabetização/letramento. Na busca de superar as dificuldades docentes da prática pedagógica, 15 (quinze) Estratégias foram elencadas, a partir da experiência das professoras. Observamos que sobre um único tema as professoras organizam suas narrativas, indicando que a temática da docência é o objeto central de suas reflexões. Todavia, há evidências de que estão mais voltadas para dificuldades gerais, inerentes à própria organização das condições de trabalho docente na EJA e às condições materiais de existência de docentes e discentes. Não apresentam, de forma mais explícita, dificuldades no tocante à prática específica para alfabetizar letrando jovens e adultos, levando a pressupor que não as sentem. O exame mais acurado de suas falas, no entanto, vai mostrando facetas desta categoria, ainda que diluída entre aspectos gerais do cotidiano existencial de alunos e professoras, fato este que atribuímos à gravidade dos problemas estruturais por eles vivenciados no cotidiano extraescolar, com profundas repercussões no cotidiano escolar e na docência. Destacando a importância deste trabalho para a nossa formação profissional, registramos que os achados de nossa pesquisa ratificam a nossa compreensão de que a estrutura, a organização e o funcionamento da escola ideal que temos, com horários rígidos e organização curricular (in)flexível para um público (ir)real da Educação de Jovens e Adultos – precisam ser urgentemente repensados.Dissertação Alimento como metáfora, metáfora como alimento : a arte de nutrir uma educação complexa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-12-10) Lima, Analwik Tatielle Pereira de; Pereira, Wani Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/7582203887381400; ; http://lattes.cnpq.br/8951250852073511; Baitello Junior, Norval; ; http://lattes.cnpq.br/7181181691875740; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787342H4; Porpino, Karenine de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/5255588024266396Esta narrativa descreve o percurso de uma pesquisa e as reflexões dela decorrentes aqui anunciadas como uma odisséia gastronômica e uma geografia gulosa , cujos elementos interpretativos tornem possível conceber que uma leitura da metáfora e da estética alimentar possam contribuir para se pensar uma educação sensível, complexa, uma educação guiada por uma experimentação estética da condição humana, que aciona os sentidos, permitindo evocar e rememorar conhecimentos e saberes pertinentes, e que reitera a indissociabilidade do sujeito em seus vários pólos constituintes: natureza e cultura, emoção e razão. Como contribuição epistemológica, a dissertação, busca ampliar a compreensão de estudos que abordam o Corpo, o Alimento, a Metáfora, a Estética e a Educação, acionando inter-relações, entre os espaços acadêmico e cotidiano, experimentando outras formas de sentir, pensar e estar no mundo. Impulsionada por uma razão gulosa, e como num ritual de preparação do alimento, escolho transversalizar saberes; construo um diálogo entre autores de áreas de conhecimentos múltiplos, como a Filosofia, a Antropologia, a Etologia e a Educação, operando uma ressignificação de conceitos. Para a empreitada dessa odisséia gastronômica, descubro a aproximação entre um programa enquanto método e um livro de receitas culinárias herméticas. Optei por construir estratégias metodológicas que indicassem caminhos nos quais a imaginação, a criatividade e a reinvenção possam e devam servir como especiarias, impregnando de odores, sabores e cores o conhecimento, sem abrir mão do rigor, princípio inegociável a uma ciência aberta. Escolhi para me acompanhar sábios, cientistas e poetas, entre os quais destaco Michel Onfray, Boris Cyrulnik, Merleau-Ponty, Edgar Morin e Conceição Almeida. Com eles, desenhei mapas, provei geografias, terras, céus. Convivi com histórias e personagens concretos e imaginários; convoquei lembranças acumuladas na infância, com suas tramas, texturas, sabores, aromas, cores, imagens, gestos, palavras e silêncios, em que o corpo torna-se um mediador de acesso ao conhecimento. Como artifício complementar para prosseguir viagem, apostando na relação fundamental entre corpo, alimento, metáfora, estética e educação, recorro ao cinema, buscando apreender nessa arte uma existencialidade humana por meio da relação entre vida, alimento e personagens. Por fim, reafirmo a importância de nutrir afetos através de uma formação e de um modo de pensar capazes de solidarizar conhecimentos separados, e que contribuam para uma consciência da condição humana e para o aprendizado de uma educação da vida e para a vidaDissertação O aluno surdo em classe regular: concepções e práticas dos professores(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-03-27) Vieira, Francileide Batista de Almeida; Martins, Lúcia de Araújo Ramos; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794794P6; ; http://lattes.cnpq.br/0771033292637600; Campelo, Maria Estela Costa Holanda; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794939J7; Pires, José; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780019E5; Lima, Francisco José de; ; http://lattes.cnpq.br/8179788721486864Este trabalho apresenta uma investigação que enfoca concepções de professores sobre a inclusão escolar de alunos surdos e sua relação com as práticas desenvolvidas em classes regulares. A pesquisa foi realizada em uma escola pública regular, localizada no município de Assu-RN, tendo como opção metodológica a abordagem qualitativa, do tipo etnográfico. A construção dos dados foi feita por meio de observação, entrevista semi-estruturada e análise de documentos, tendo como participantes quatro professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Respalda-se na teoria sociocultural proposta por Vigotsky (2003; 2005), que traduz a compreensão do homem em sua dimensão histórica e social, bem como a relevância da interação social como condição para o desenvolvimento dos indivíduos. A análise dos dados revela que as professoras investigadas são favoráveis à inclusão de alunos surdos em classes regulares, mas apontam a necessidade de mudanças na escola para que tal inclusão seja realmente possível. Acreditam que a aprendizagem de alunos surdos se dá de forma muito lenta, mediante a utilização de recursos específicos, principalmente do uso de Libras. As professoras apontam dificuldades que enfrentam para atuar pedagogicamente com alunos surdos no cotidiano escolar, tais como: falta de trabalho coletivo na escola; necessidade de formação específica; existência de sentimentos como medo e preconceito, por parte de algumas pessoas que fazem a escola, o que interfere nas suas atitudes e ações diante desses educandos; falta de apoio das instâncias administrativas; falta de políticas consistentes que norteiem a educação em uma perspectiva inclusiva. Em relação à prática desenvolvida, foi possível perceber que são feitas poucas adaptações considerando a presença das alunas surdas, demonstrando que o planejamento das ações educativas continua sendo elaborado, prioritariamente, para os alunos ouvintes, ou seja, para um grupo aparentemente homogêneo. Foi constatado, ainda, que não existe nenhum profissional habilitado para o ensino com uso da Libras, embora esta seja considerada uma língua indispensável para que se estabeleça a comunicação com os surdos. Apesar das dificuldades, as professoras afirmam que o trabalho com alunos surdos traz benefícios tais como respeito e colaboração mútua entre os alunos; aquisição de novos saberes e melhoria da prática pedagógica pelos professoresDissertação Anália Maciel: a educadora, a escola, a cidade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-02-29) Teixeira Neto, Euclides; Morais, Maria Arisnete Câmara de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763996P8; ; http://lattes.cnpq.br/6259730105902508; Nascimento, José Mateus do; ; http://lattes.cnpq.br/9176401714554967; Menezes, Antonio Basílio Novaes Thomas de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797673U6; Paiva, Marlúcia Menezes de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790180Z4Este estudo tem como propósito reconstruir a História do Grupo Escolar Desembargador Vicente de Lemos e as atividades exercidas pela professora Anália Maciel, na cidade de Senador Elói de Souza, situada na região Agreste do Estado do Rio Grande do Norte. Por se tratar de uma investigação na perspectiva da História Cultural, enfocamos a história do Grupo Escolar e as presenças de mulheres professoras, em particular a de Anália Maciel. Para o estudo, recorremos aos conceitos dos autores Chartier (1990), Burke (1992), Le Goff (1992) e Morais (2002), para compreendermos os processos pelos quais se deram as transformações do ensino no âmbito local, bem como no âmbito estadual, nas ações educativas deixadas pela professora. Utilizamos como fontes documentais os registros disponíveis, tendo como principais suportes: Mensagens Governamentais, Leis e Decretos do Governo, provenientes do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte e do Arquivo Público do Estado/RN. Investigamos também, os registros disponíveis nos jornais: A República, Diário de Natal e Tribuna do Norte, além de entrevistas com contemporâneos que vivenciaram a criação desse estabelecimento de ensino e foram alunos da referida professora. Optamos por analisar o decurso das décadas de 1930 e 1940, e elencamos, História da Educação e Instituição Escolar como palavras norteadoras. Os resultados desta pesquisa fornecem subsídios para uma leitura da educação na cidade de Senador Elói de Souza/RN, e reflexões acerca das práticas pedagógicas da época a fim de compreendermos um passado ainda tão presente e todo o processo de desenvolvimento da educação no contexto da própria história de Senador Elói de Souza. Constatamos, ainda, que a criação desse Grupo Escolar representou um marco na educação deste município, contribuindo de forma determinante na formação dos alunos