PPGEF - Mestrado em Educação Física

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  • Dissertação
    Associação conjunta entre atividade física, tempo de tela e transtorno mental comum em adolescentes brasileiros
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-04-04) Mendes, Túlio Chaves; Cureau, Felipe Vogt; Oliveira, Ricardo Santos; https://orcid.org/0000-0001-7255-9717; http://lattes.cnpq.br/0424285939336536; http://lattes.cnpq.br/1182765634413397; Santos, Débora França dos; Christófaro, Diego Giulliano Destro; Elsangedy, Hassan Mohamed
    Introdução: transtornos mentais comuns (TMC), como sintomas de ansiedade, depressão e sintomas somáticos têm aumentado, especialmente entre os jovens, impactando a saúde. A atividade física tem sido associada à redução dos TMC, enquanto o tempo excessivo de tela tem associação com uma piora desses sintomas. Objetivo: analisar a associação conjunta entre atividade física, tempo de tela e TMC em adolescentes brasileiros de 12 a 17 anos, considerando um gradiente dose-resposta. Métodos: foram utilizados dados do Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (ERICA), um estudo transversal multicêntrico, realizado entre 2013 e 2014, com adolescentes de escolas públicas e privadas de municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes. A atividade física foi avaliada por meio de questionário sobre atividades física moderadas a vigorosas, e o tempo de tela foi quantificado por um questionário do uso de horas por dia de computador, TV e videogames. A ocorrência de TMC foi medida pelo General Health Questionnarie de 12 itens (GHQ-12). Foram utilizados modelos de regressão de Poisson com variância robusta estratificados por sexo. Resultados: avaliaram-se 65.048 adolescentes, com média de idade de 14,7 anos. A prevalência de TMC foi de 16,9%, maior entre as meninas. O tempo excessivo de tela (≥ 6h/dia) esteve associado positivamente ao TMC, em análises ajustadas, tanto em meninas (RP: 1,60; IC95%: 1,44-1,79), quanto em meninos (RP: 1,40; IC95%: 1,15-1,72). Em relação a prática de atividade física, observou-se uma associação em “U” entre atividade física e TMC, com maior proteção entre os meninos. Nas associações conjuntas de atividade física e tempo de tela com TMC, não realizar atividade física (0 min/dia) e tempo excessivo de tela (≥6 h/dia) resultaram em razões de prevalência 46% e 72% maiores em meninas e meninos, respectivamente. Na análise estratificada, foi observada atenuação na associação entre tempo de tela e TMC de acordo com o nível de atividade física dos meninos. Conclusão: este estudo observou que realizar atividade física e limitar o tempo de tela estão associados a uma diminuição na prevalência de TMC em adolescentes brasileiros. Políticas públicas visando a promoção de comportamentos de movimento saudáveis podem impactar a saúde mental dos adolescentes.
  • Dissertação
    Experiências didático-pedagógicas no ensino de conteúdos relacionados aos aspectos históricos e socioculturais afro-diaspóricos nas aulas de educação física em contexto pandêmico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-01) Costa, Rafaella Bôto Ferreira; Sanches Neto, Luiz; https://orcid.org/0000-0001-9143-8048; http://lattes.cnpq.br/4771375507167549; http://lattes.cnpq.br/2959007581878609; Araújo, Allyson Carvalho de; Venâncio, Luciana; Souza, Mauricio Teodoro de; Silva, Luciana Maria Fernandes
    O presente estudo se apresenta como um trabalho de natureza qualitativa, de cunho descritivo-exploratório, na busca de organizar e adaptar estratégias didático-pedagógicas que auxiliem os profissionais da área da Educação Física a desenvolver conteúdos relacionados ao ensino da história e cultura africana e afro-brasileira, coadunando as propostas de intervenção às demandas ambientais da educação física, considerado uma organização baseada nos blocos de conteúdos temáticos, priorizando o desenvolvimento dos alunos como um todo. Este estudo foi realizado em duas escolas de ensino básico da rede pública do Município de Fortaleza, na qual a autora da pesquisa ocupa o cargo de professora substituta em caráter temporário.
  • Dissertação
    Ensino de karatê para pessoas com deficiência visual: reflexões a partir da (auto)biografia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-26) Lucena, Anderson Rodrigues Araújo de; Araújo, Allyson Carvalho de; https://orcid.org/0000-0003-0114-8122; http://lattes.cnpq.br/3443942683481696; http://lattes.cnpq.br/1151300530390450; Surdi, Aguinaldo César; Dias, Maria Aparecida; Fonseca, Michele Pereira de Souza da
    O presente estudo trata-se de uma narrativa crítica-reflexiva construída através do processo da (auto)biografia do autor enquanto professor com 15 anos de experiência de ensino de karatê para pessoas com deficiência visual no Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos do RN, de forma a refletir o âmago do autodesenvolvimento pessoal e profissional. Ao fazer uso da (auto)biografia o autor contextualiza o seu modo de ensinar a partir das suas experiências enquanto indivíduo em contato social com pessoas com deficiência, enquanto artista marcial com mais de 26 anos de prática, e como acadêmico de forma a refletir sobre as temáticas de inclusão e exclusão, capacitismo e adaptações necessárias ao professor para a prática e ensino do Karate para pessoas com deficiência. Mais do que relatar como ensinar, o estudo busca compreender os elementos que compõem a formação de um professor de karate e tecer relações com aspectos de uma educação inclusiva. Para trazer luz ao exposto, o autor trava um diálogo entre os conhecimentos Orientais e Ocidentais fazendo uso de lentes como os preceitos filosóficos da arte do Karate Tradicional Shotokan, os Saberes Docentes em Tardif e Pedagogia em Paulo Freire.
  • Dissertação
    O corpo no nado artístico: um compasso da técnica, estética arte na fenomenologia de Merleau-Ponty
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-28) Melo, Mércia Lima de; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; http://lattes.cnpq.br/4739820420408872; http://lattes.cnpq.br/8181281285167309; Costa, Hosana Cláudia Matias da; Silva, Luiz Arthur Nunes da; Mendes, Maria Isabel Brandão de Souza; Silva, Priscilla Pinto Costa da
    Pensar o movimento do corpo na água é admirar a força desse corpo na vida. Nesse sentido, nosso estudo é uma pesquisa norteada pela abordagem qualitativa, com um recorte transversal da população estudada, analisada, no processo metodológico, pela fenomenologia de MerleauPonty. O estudo tem como objetivo geral discutir sobre as concepções dos atletas do Nado Artístico no intuito de ampliar os sentidos do corpo nesse esporte para a Educação Física. Seus objetivos específicos são: apreender as concepções dos atletas de Nado Artístico sobre o corpo; compreender os sentidos técnicos, estéticos e artísticos do corpo no Nado Artístico; e evidenciar como as performances do Nado Artístico podem ampliar o conhecimento do corpo para a Educação Física. Os participantes da pesquisa foram os atletas da categoria Sênior de um clube esportivo tradicional no Brasil. A coleta de dados foi realizada através de entrevista e da observação. A análise dos dados ocorreu por meio de descrição, redução e interpretação do fenômeno estudado. Nessa perspectiva, o corpo e o nado artístico foram interpretados conforme se criam sentidos e significados singulares sobre eles, envolvendo a compreensão de registros significativos e a busca pela delimitação de núcleos de significados na interpretação de gestos, fisionomias e compreensões intersubjetivas à luz da fenomenologia da percepção. As concepções dos atletas sobre o corpo: reproduziram a dicotomia mentecorpo enquanto um instrumento constantemente lapidado e aperfeiçoado através de treinamento físico e mental; bem como um suporte de construção das performances, adestrado ao rigor das regras/normas e ao olhar do outro. Sobre os sentidos técnicos, estéticos e artísticos do corpo destacam-se: a percepção, revelada nos sentimentos e sensações tanto dentro como fora da água, ambiente que traz paz e, ao mesmo tempo, tensionamentos, desafios, dúvidas, êxtase e frustrações; a intencionalidade, nas construções coreográficas, na subjetividade dos sujeitos que realizam cada gesto durante a performance; e a expressividade, no ato coreográfico propriamente dito, na execução comunicativa, no diálogo entre corpo e arte. Assim, esses elementos foram relevantes para ampliar concepções acerca do corpo para a Educação Física, sem desconsiderar os contextos da motricidade, da competitividade e da criatividade dos próprios atletas. Desse modo, recomendamos investigações que contemplem um olhar sensível ao tema, usualmente tratado sob uma visão reducionista sobre o corpo.
  • Dissertação
    O corpo e expressão: um olhar fenomenológico sobre danças na cultura judaica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-19) Almeida, Letícia Regis de; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; http://lattes.cnpq.br/4739820420408872; Mendes, Maria Isabel Brandão de Souza; Silva, Priscilla Pinto Costa da; Silva, Luiz Arthur Nunes da; Viana, Raimundo Nonato Assunção
    A Educação Física tornou-se uma área de estudos diversos do corpo e de suas práticas corporais a partir da cultura de movimento que atravessa a saída do olhar para este corpo mecânico ao encontro de um corpo-sujeito, integral e considerado em sua amplitude, não mais fragmentado e descontextualizado. Esta relação do corpo integral nos levou aos estudos e pesquisa referente a esta dissertação, partindo do ponto chave: corpo, ao encontro das práticas corporais que o envolvem, encontramos na dança caminhos e trilhas para adentrar nos aspectos que transformam este corpo-objeto em um corpo sujeito. A dança em seus processos corporais que atravessam a cultura, o simbólico, a estética, a estesia do corpo e a história que envolvem o homem que a vive e experiência a cada coreografia, movimento e gestos. Não obstante os processos que envolvem este corpo nosso objetivo foi adentrar na perspectiva da linguagem do corpo na dança, de forma específica, as Danças da Cultura Judaica, um universo rico em símbolos, sentidos e significados, que trazem as Danças Circulares Sagradas para um possível encontro com a Educação Física. Nosso objetivo foi encontrar esta linguagem corporal a partir das danças imersas no espetáculo para encontrar estes caminhos para diversidade de vivências e práticas corporais na área. Como suporte metodológico nos apoiamos na Fenomenologia através do olhar de Merleau-Ponty, através da descrição, redução e interpretação das cenas do espetáculo, onde encontramos o corpo na dança a partir de um emaranhado de sentidos e significados. Para Nóbrega (2010) utilizar o método fenomenológico é realçar uma ação de envolvimento com o mundo e com a experiência vivida a partir das etapas que envolvem o processo, como uma via de compreensão dos sentidos que estão imbricados nestas vivências. No capítulo 1 partimos da visão histórica da dança, sua origem, os primeiros gestos e movimentos, bem como a origem histórica das danças a serem estudadas, adentramos nas DCJ com o objetivo de compreende-las seja em suas origens, seja na atualidade. No capítulo 2 traçamos um caminho pelos conceitos e transformações destes corpos envolvidos, sujeitos e próprios em uma visão integral para o encontro com as danças da cultura judaica, descrevemos o espetáculo, a partir do método fenomenológico, onde passamos a compreensão do corpo sujeito e da linguagem corporal imersas nas danças, na cultura judaica e no simbólico, as danças, os figurinos, os cenários, os gestos e os movimentos. Consideramos que as danças da cultura judaica estão imersas em sua dimensão do sagrado, porém não as limitamos como vias para as práticas corporais, visto que a cultura, a estesia e o simbólico envolvidos nos permitem adentrar nas concepções de cultura aberta (Zumthor, 1993), a fim de construir novos caminhos e práticas corporais para Educação Física, a partir do ensino, das vivências, da saúde e da qualidade de vida, bem como para ampliar as discussões do corpo não dualista a partir de um olhar sensível na área.
  • Dissertação
    O brincar na inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação física escolar nos anos iniciais do ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-03) Dantas, Jucineide Lins; Surdi, Aguinaldo César; https://orcid.org/0000-0002-7809-7266; http://lattes.cnpq.br/2452504102904189; Cavalcanti, Loreta Melo Bezerra; Dias, Maria Aparecida; Fonseca, Michele Pereira de Souza da; Silva, Priscilla Pinto Costa da
    O presente estudo traz uma discussão sobre o brincar nas aulas de Educação Física e a inclusão dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), tendo como objetivo geral investigar de que maneira o brincar contribui para inclusão desses alunos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental durante as aulas de Educação Física. Nesse sentido, tivemos como objetivos específicos, observar durante as aulas de Educação Física o comportamento, as interações e a realização das atividades pelas crianças com TEA; identificar não só como se manifestam os seus processos criativos e autorais por meio da brincadeira, mas também analisar como brincam e como se relacionam a partir das brincadeiras dentro do contexto escolar. O público-alvo do estudo são duas crianças de 9 anos com TEA, estudantes de uma turma de 3° ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Foram estratégias pedagógicas utilizadas durante o estudo: o planejamento e a aplicação de uma unidade didática, os diálogos com a turma sobre as temáticas, as produções de atividades pelos próprios alunos que ocorreram durante o horário das aulas de Educação Física e entrevistas com os alunos com TEA. Para análise foi utilizado o diário de campo com as percepções obtidas em cada encontro, registros fotográficos e as transcrições das entrevistas realizadas com os educandos. A partir delas, identificamos que a inclusão das crianças com TEA acontece por meio do brincar e das relações proporcionadas pelas brincadeiras, da exploração dos espaços, dos objetos e de todo o mundo ao seu redor.
  • Dissertação
    Atividades físicas/práticas corporais e o cuidado de si durante o confinamento da Covid-19 no Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-30) Pereira, Larissa Maria de Paiva Ribeiro; Mendes, Maria Isabel Brandão de Souza; https://orcid.org/0000-0002-9648-0007; http://lattes.cnpq.br/6831555305550834; http://lattes.cnpq.br/0606713442325904; Jimenez, Alejandra Maria Franco; Caminha, Iraquitan de Oliveira; Silva, Priscilla Pinto Costa da; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de
    A pesquisa teve como objetivo discutir as Atividades Físicas/Práticas Corporais (AF/PC) e o cuidado de si durante o confinamento da Covid-19 no Rio Grande do Norte, em estudantes de graduação, mestrado e doutorado. Tratou-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, com questionário semiestruturado, contendo questões fechadas e abertas. Foram realizadas diversas AF/PC, de modo autônomo nas residências e em espaços externos, com o auxílio de plataformas digitais, propiciando a quem as vivenciou uma diversidade de sensações, tanto positivas (relaxamento, bem-estar, diminuição da ansiedade etc), quanto negativas (irritação e dor, por exemplo), mostrando que essas práticas representam uma parte dentre várias ações que podem contribuir com o cuidado de si, de modo subjetivo e singular, mas que, isoladamente, não garantem apenas benefícios. Essa discussão poderá contribuir com novos olhares, implicações e outros apontamentos para a Educação Física em contextos inabituais.
  • Dissertação
    Efeito dos exercícios na qualidade de vida e na sobrecarga afetiva de cuidadores de pessoas com deficiência intelectual: uma revisão sistemática
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-16) Melo, Lizandre Dayane Silva de; Dantas, Paulo Moreira Silva; http://lattes.cnpq.br/0392766010188739; http://lattes.cnpq.br/7958094186633449; Cabral, Breno Guilherme de Araújo Tinoco; Dias, Maria Aparecida; Santos, Isis Kelly dos; Medeiros, Rafaela Catherine da Silva Cunha de
    Introdução: Estima-se que existam aproximadamente 785 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência globalmente, representando 15,6% da população mundial, cerca 1,2% da população tem deficiência intelectual. Essa deficiência é caracterizada por limitações significativas no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo. Todas essas limitações têm um impacto importante na autonomia e independência, sendo necessária a presença constante de um cuidador, que tem o importante papel de auxiliar essas pessoas nas atividades diárias. Estudos têm demonstrado importantes implicações na saúde e qualidade de vida do cuidador, sendo os sintomas físicos e emocionais mais frequentes, como ansiedade, estresse, alteração do estado emocional, problemas cardiovasculares, redução ou aumento do peso corporal e problemas na coluna. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é analisar os efeitos dos exercícios físicos na qualidade de vida e na sobrecarga afetiva de cuidadores de pessoas com deficiência intelectual. Métodos: Trata-se de uma revisão sistemática de acordo com as diretrizes da Colaboração Cochrane e dos principais itens para relatar Revisões sistemáticas e Meta-análises, protocolos (PRISMA-P). O protocolo foi registrado no prospectivo internacional, registro de revisões sistemáticas (PRÓSPERO), número de registro: CRD42022339145. As buscas dos estudos foram realizadas nas seguintes bases de dados: MEDLINE, PubMed, Cochrane Library, Science direct, Bireme, SportDiscus e google scholar (avançado). A estratégia de busca foi composta por termos e palavras chaves baseado nos descritores de saúde (DESC) e no Medical Subject Headings (MESH). Os critérios de elegibilidade foram: ensaios controlados randomizados (ECR) e quase-randomizados, com a participação de adultos cuidadores de pessoas com deficiência intelectual de ambos os sexos, sem restrição de idiomas e ano. Tipos de intervenções: Estudos que incluem intervenções com exercícios físicos (por exemplo, exercícios aeróbicos, exercícios de resistência e programa de exercícios multicomponentes, pilates, yoga, etc). O estudo incluído foi analisado no período mínimo de 4 semanas de intervenção. Resultados: O artigo incluído na amostra conclui que os exercícios clínicos de pilates são eficazes e aplicáveis para cuidadores primários de crianças com necessidades especiais. Apesar desse achado é incabível considerar o resultado definitivo para delinear um esclarecimento e, é imperativo que se façam mais investigações que possam elucidar essas respostas. Conclusão: Poucos são os estudos voltados para essa população e, são limitadas as pesquisas comparativas entre a sobrecarga afetiva/emocional de cuidadores de pessoas com deficiência intelectual e os efeitos do exercício físico. As evidências atuais não demonstram encaminhamento de exercícios físicos e intervenções de promoção da vida ativa, eficazes para melhorar a qualidade de vida e diminuir a sobrecarga afetiva de cuidadores de pessoas com deficiência intelectual.
  • Dissertação
    Yoga sentada versus yoga sentada restaurativa: um estudo comparativo entre modalidades de yoga
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-31) Atanásio, Lívia de Melo; Dantas, Paulo Moreira Silva; http://lattes.cnpq.br/0392766010188739; http://lattes.cnpq.br/6059500830391616; Cabral, Breno Guilherme de Araújo Tinoco; Dias, Maria Aparecida; Santos, Isis Kelly dos; Gomes, Maria Josély de Figueiredo
    Objetivo geral: Analisar a yoga sentada e yoga sentada restaurativa quanto a influência das condições de flexibilidade, equilíbrio e satisfação por pessoas idosas. Quanto aos objetivos específicos: elaborar um plano de movimentos adaptados para cadeira com referência nas posturas de yoga; avaliar o desempenho funcional de pessoas idosas quanto ao equilíbrio e flexibilidade e conhecer as impressões e sensações dos participantes mediante experiência com as aulas de yoga sentada e yoga sentada restaurativa. Métodos: Abordagem quanti-quali, fez uso de estudo experimental com entrevista semiestruturada, sendo uma pesquisa aguda, participantes randomizados e organizados em dois grupos independentes: grupo experimental (G1) e grupo controle (G2); submetidos a triagem com o Questionário Internacional de Avaliação do nível de Atividade Física (I-PAQ). Amostra final com 18 participantes, sendo Yoga Sentada (YS) = 09 (6 homens, 3 mulheres) e Yoga Sentada Restaurativa (YSR) = 09 (6 homens, 3 mulheres). Realizaram avaliações de Flexibilidade com Flexímetro Sanny® e Equilíbrio com Escala de Equilíbrio de Berg (EEB). Além dos testes hemodinâmicos de Frequência cardíaca e Pressão arterial. Resultados: Estatisticamente não houve diferença entre os grupos em relação ao percentual delta (▲%) de melhora, sugerindo que as duas modalidades promovem efeitos similares em relação a flexibilidade e equilíbrio, frequência cardíaca de repouso e pressão arterial. Entretanto, das 28 variáveis comparando os efeitos, 08 destas na mediana apresentaram dados positivos (+) sinalizando uma melhora ou equivalência nas amplitudes de movimento e suas referidas áreas. Na avaliação da EEB percebeu-se correlação estatística nos valores dos dois grupos em 10 das 14 variáveis. Verificou-se ainda o tamanho do efeito na pressão arterial sistólica e na questão 7 da EEB (permanecer em pé sem apoio com os pés juntos) >0,50 (r=0.5062). A pontuação atingida na EEB do G1 verificou-se uma diferença para mais no tempo pós por 06 participantes, enquanto que 02 para menos e 01 a mesma pontuação nos dois tempos. No G2 verifica-se uma diferença para mais no momento pós de 04 participantes, 01 permaneceu a mesma e 04 perderam entre 1-5 pontos. No entanto, todos os participantes de ambos grupos estão dentro dos parâmetros considerado equilíbrio aceitável e um bom equilíbrio. Quanto aos dados da entrevista, verificou-se na categoria Temas predominância em (Exercícios e Sensações) tendo como conteúdos: corpo, relaxamento, saúde e bem-estar e em Dimensões (Física, Sensorial e Mental), esses dados expressam a frequência com que foram relatados nas falas e corroboram com os estados experimentados, levando a inferir que a atividade é de ampla aceitação, somando-se a isso, as sensações experimentadas. Considerações finais: Embora não verificadas diferenças estatísticas nas análises entre as aulas de yoga sentada e yoga sentada restaurativa, percebeu-se importantes contribuições quanto às práticas serem acessíveis, inclusivas e seguras para pessoas com baixa mobilidade, além de promover sensações de bem-estar e melhorar o desempenho funcional. Constatou ser de fácil assimilação e execução por pessoas com deficiência visual, dificuldades cognitivas, com quadro neurológico de demência senil e Alzheimer. Acrescenta-se que outros estudos são necessários para ampliar essas discussões e investigar distintos desdobramentos. Por fim, conclui-se que YS e YSR são atividades adequadas a diversas populações que demandam adaptação na mobilidade e podem inserir-se como prática integrativa e complementar.
  • Dissertação
    Planejamento participativo nas aulas de educação física escolar: uma revisão sistemática Natal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-11-30) Lima, Cyntia Emanuelle Souza; Venâncio, Luciana; http://lattes.cnpq.br/7218325102235539; Surdi, Aguinaldo Cesar; https://orcid.org/0000-0002-7809-7266; http://lattes.cnpq.br/2452504102904189; Sanches Neto, Luiz; Freire, Elisabete dos Santos; Barreto, Samara Moura
    Esta dissertação é fruto das inquietações vividas durante o processo de escolarização, porém percebidas durante a graduação em Licenciatura em Educação Física. Este trabalho tem como objetivo elencar, identificar e analisar através de uma revisão sistemática, as publicações referentes a temática do Planejamento Participativo nas aulas de Educação Física escolar. A justificativa baseia-se na relação da autora com o instrumento do Planejamento Participativo na aula de Didática e durante a participação da mesma no Programa Residência Pedagógica. A pesquisa foi realizada através de uma revisão sistemática. O estudo foi baseado em 11 periódicos da Educação Física e no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Com o estudo foi possível encontrar os descritores “Planejamento Participativo”, “Planejamento Coolaborativo” em 42 dos 9796 artigos visitados. Nas dissertações, foram selecionadas inicialmente 15 dissertações. Após a implementação da segunda fase e execução dos critérios de exclusão, restaram 5 artigos e 3 dissertações que traziam em seu escopo a temática do Planejamento Participativo relacionado as aulas de Educação Física escolar. A análise dos artigos foi realizada por um instrumento elaborado pela autora, baseando-se na sua experiência anterior relativa a participação no GEPEFERS - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar e Relações com os Saberes. Analisando os artigos e dissertações encontrados, percebe-se que ainda existem poucas publicações relacionadas a implementação do PP nas aulas de Educação Física, porém algumas delas sugerem instrumentos e possibilidades, demonstrando resultado positivo nas aulas de Educação Física escolar.
  • Dissertação
    Associação entre características da massa muscular esquelética e sobrevida em idosos com câncer gastrointestinal: estudo longitudinal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-21) Sousa Júnior, Carlos Alves de; Fayh, Ana Paula Trussardi; Costa, Eduardo Caldas; https://orcid.org/0000-0002-9130-9630; http://lattes.cnpq.br/0049770583345803; http://lattes.cnpq.br/6846754703179568; Elsangedy, Hassan Mohamed; Dantas, Paulo Moreira Silva; Dantas, Filipe Fernandes Oliveira; Silva, Flávia Moraes
    Algumas características da massa muscular esquelética (MME) são consideradas marcadores prognósticos de complicações do pós-operatório, de toxicidade e de mortalidade em pacientes com câncer. Entretanto, ainda pouco é conhecido sobre o potencial preditor de características da MME para sobrevida de pacientes idosos com câncer. O objetivo do presente estudo foi analisar se características da MME, considerando aspectos morfológicos (quantidade e qualidade) e função (muscular e física), são associadas à sobrevida de pacientes idosos com câncer gastrointestinal (GI). Um total de 144 participantes (idade média de 69,73 ± 8,1 anos) foram incluídos neste estudo longitudinal. A quantidade e qualidade da MME foram avaliadas por imagens de tomografia computadorizada da região abdominal. A função muscular e física foram avaliadas pelo teste de força de preensão manual e velocidade de marcha, respectivamente. O método de KaplanMeier foi utilizado para análise das curvas de sobrevivência e o modelo de regressão de riscos proporcionais de Cox foi ajustado para avaliação dos fatores prognósticos. Um total de 37 óbitos foram registrados. Apenas a força muscular normal foi associada com maior sobrevida dos pacientes durante um período de 20 meses (Log-rank = 6,18; P = 0,01) e menor mortalidade (análise ajustada; HR = 0,33; IC95% [0,13-0,83]; P = 0,02). Em conclusão, a força muscular normal está associada com maior sobrevida e menor taxa de mortalidade em pacientes idosos com câncer GI.
  • Dissertação
    Reparação afro ancestral: compreendendo a negritude a partir do ensino da capoeira
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-24) Medeiros, Tiago Julian da Silva; Dias, Maria Aparecida; http://lattes.cnpq.br/1131977255034974; http://lattes.cnpq.br/8090425949926409; Surdi, Aguinaldo César; Venâncio, Luciana; Fonseca, Michele Pereira de Souza da; Santos, Renato Sarti dos
    Apontada como uma das possibilidades pedagógicas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Capoeira tem ganhado cada vez mais espaço nos ambientes escolares, porém no que diz respeito a sua aplicabilidade nas aulas de Educação Física Escolar, estudos apontam que os professores não se sentem seguros para desenvolver a Capoeira nas suas aulas, (Bufalo;Jesus; Impolcetto, 2022); (Iório e Darido, 2005); (Natividade, 2019). Considerada um elemento da cultura corporal que é contrário às perspectivas racistas e eurocêntricas presentes na nossa sociedade, a Capoeira é composta por um universo multidimensional que permite instigar diversos sentidos nos escolares. Dessa maneira, o presente estudo busca como objetivo geral estimular a compreensão do conceito de negritude para escolares dos anos iniciais do ensino fundamental, a partir de experiências afrocentradas na perspectiva da capoeira. Trata-se de um estudo qualitativo descritivo. O público alvo da investigação são estudantes do 5° ano do ensino fundamental anos iniciais. As análises e discussões dos resultados foram realizadas pelo próprio autor, amparado por seu referencial teórico, Neuza Souza (1983), Kabengele Munanga (2019), bell hooks (2021), Sandra Petit (2015), Abdias Nascimento (2011), Nilma Lino Gomes (2017) e Djamila Ribeiro (2019). A construção de autodescrições e autorretratos, a escuta das ladainhas, assim como as suas produções, o diálogo sobre a história da Capoeira e as oficinas corporais foram estratégias pedagógicas utilizadas durante todo o estudo no horário das aulas de Educação Física. Obtivemos como produtos de análise as autodescrições e osautorretrato realizados no começo e no fim da intervenção, as produções de ladainhase o diário de campo com as percepções obtidas em cada encontro. Após a análise dos materiais, observou-se um grande potencial na Capoeira no que concerne ao desenvolvimento da negritude dos alunos. Vale salientar que todas as intervenções foram elaboradas por intermédio de uma perspectiva afrocentrada, amparada pela Pretagogia desenvolvida por Sandra Petit (2015). Exposto isto, o presente estudo constatou que a capoeira, enquanto conteúdo nas aulas de educação física escolar, favorece a compreensão da negritude dos educandos desde a formação da sua identidade negra até a quebra de estigmas imposto pelo racismo.
  • Dissertação
    Efeito agudo do exercício pliométrico no desempenho de nadadores nos 50m livres
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-05) Lima, Rony Jerônimo; Cabral, Breno Guilherme de Araújo Tinôco; https://orcid.org/0000-0002-9966-9956; http://lattes.cnpq.br/8399135324397066; http://lattes.cnpq.br/8640849149838734; Costa, Adalberto Veronese da; Machado, Daniel Gomes da Silva; Batista, Gilmário Ricarte; Dantas, Paulo Moreira Silva
    A natação de velocidade é uma modalidade que requer altos níveis de força e potência desde a largada até a chegada. O ouro pode ser decidido por milésimos de segundos. Logo, qualquer estratégia que aumente o desempenho é importante no treinamento do atleta. A potenciação pós-ativação (PAP) e/ou a melhoria de desempenho pós-ativação (PAPE) são estratégias que visa aumentar de forma temporária o desempenho no meio esportivo após uma atividade condicionante. No entanto, existe uma heterogeneidade a respeito dos protocolos de PAP disponíveis na literatura. O objetivo do estudo foi fazer um mapeamento de quais são os protocolos de PAP disponíveis na literatura para nadadores, e quais são os principais resultados encontrados na literatura. Foi realizada uma busca nas bases de dados (PubMed, Web of Science, Scopus) até outubro de 2023. O processo de seleção dos estudos foi realizado por dois revisores de forma cega e independente, que buscaram estudos experimentais agudos randomizados ou não randomizados. Foram incluídos nesta revisão 25 estudos, amostra foi composta por 493 nadadores 74% homens e 26% mulheres. A idade variou de 13 a 23 anos e o tempo de experiencia de 2 a 12 anos. Com esses resultados em paralelo foi desenvolvido um ensaio clínico não randomizado. A amostra foi composta por treze participantes (11 homens e 2 mulheres) com idade entre 25 e 35 anos do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte (CBM-RN) que faziam parte do grupo de salvamento aquático, e participavam de competições a nível regional. Todos os participantes realizaram as condições controle e experimental com intervalo de 48 horas. Não foram observados diferenças significativa entre a condição controle versus PAPE no desempenho de 50-m analisado por meio de cronômetro e câmera de vídeo (p = 0.552 e p = 0.448, respectivamente). Para os 15-m não houve diferença para as avaliações realizadas por meio de cronometro (p = 0.055), porém houve um efeito significativo nas avaliações realizadas por meio de câmera de vídeo (p = 0.016). Os resultados do presente estudo nos permitem concluir que é possível encontrar diversos protocolos para nadadores. No entanto, somente alguns protocolos de fato aumentaram o desempenho na natação como o agachamento, meio agachamento, afundo, arremesso de medice ball, box jump, sprints resistido na piscina e exercícios realizados na água e na terra de forma combinada. É possível concluir que o protocolo de melhoria de desempenho pós-ativação utilizando o exercício pliométrico melhorou de forma significativa o desempenho inicial da natação. É recomendado que novos estudos sejam realizados com uma amostra maior visando entender melhor a aplicação de protocolos de melhoria de desempenho na natação com atenção a intensidade, volume e tempo de recuperação.
  • Dissertação
    Eficácia das intervenções para promoção de aderência ao exercício em pessoas com sobrepeso ou obesidade: uma revisão sistemática
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-02) Rodrigues, Matheus de Sena Anchieta; Dantas, Paulo Moreira Silva; http://lattes.cnpq.br/0392766010188739; http://lattes.cnpq.br/0377409415533964; Cabral, Breno Guilherme de Araújo Tinoco; Elsangedy, Hassan Mohamed; http://lattes.cnpq.br/7777329239184430; Santos, Isis Kelly dos; Medeiros, Rafaela Catherine da Silva Cunha de
    A Organização Mundial da Saúde (OMS) projeta que, na próxima década, meio bilhão de pessoas serão acometidas por agravos oriundos do sedentarismo. Nesse cenário alarmante, as pessoas com excesso de peso são particularmente afetadas, devido a um ciclo de retroalimentação. Desta forma, quanto mais sedentários se tornam, mais tendem a ganhar peso, e quanto mais peso ganham, mais tendem ao sedentarismo. Diante dessa problematização, esta pesquisa tem o objetivo de identificar quais intervenções são eficazes para a promoção de aderência ao exercício físico em pessoas com sobrepeso ou obesidade. O estudo trata-se de uma revisão sistemática triando estudos com população adulta, com sobrepeso ou obesidade, com desfechos relacionados à aderência ao exercício físico e intervenções de pelo menos 12 semanas e grupo controle, sendo realizada independentemente por dois pesquisadores. A extração e síntese de dados também foram realizadas de forma independente e a ferramenta “Cochrane Risk of Bias” foi utilizada para avaliar o viés metodológico dos estudos selecionados. Em virtude da heterogeneidade dos dados coletados, a meta-análise foi inviabilizada. Nos resultados, dos 1.827 artigos identificados inicialmente na triagem, 17 foram considerados elegíveis. As análises revelaram que as atividades em grupo ou supervisionadas por instrutores capacitados geram maior aderência ao exercício físico no público-alvo. Fatores como o Índice de Massa Corporal (IMC), frequência semanal, duração da sessão, intensidade ou tipo de intervenção não aparentam grande influência sobre a aderência. No entanto, a maioria dos estudos apresentou risco de viés, de moderado a alto. Foi considerado que os achados descritos nos resultados dos estudos levantados não devem ser interpretados como fidedignos, em razão de limitações metodológicas e ausência de informações relevantes percebidas nestas pesquisas, comprometendo a confiabilidade. Conclui que estes resultados devem ser interpretados com cautela e que novos estudos mais robustos, com maior rigor metodológico, devem ser realizados. Assim, esta pesquisa contribui na compreensão das intervenções promotoras da adesão e aderência ao exercício físico em indivíduos com sobrepeso ou obesidade, por meio da revisão sistemática da literatura científica disponível.
  • Dissertação
    A complexidade do animal humano no mundo (natural): por uma educação física crítica ambiental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-01-31) Gonçalves, Yasmin; Sanches Neto, Luiz; http://lattes.cnpq.br/6826276479241035; Venâncio, Luciana; Mendes, Maria Isabel Brandão de Souza; https://orcid.org/0000-0002-9648-0007; http://lattes.cnpq.br/6831555305550834; Souza, Mauricio Teodoro de; Martins, Raphaell Moreira; Barreto, Samara Moura; Arevallo, Sérgio Toro
    Esta dissertação trata de aproximar a ideia da complexidade do animal humano no mundo (natural) com a educação física escolar. O referencial perpassa por diversas camadas, desde a questão antropocêntrica, as falácias do capitalismo, as questões de uma educação ambiental pouco dialógica na formação inicial de professores(as) de educação física e, consequentemente, na educação física escolar, além de uma busca na Educação Física Crítica, na tentativa de encontrar aproximações com a complexidade do animal humano no mundo (natural). Essas implicações levaram a questionamentos acerca da relação do animal humano consigo, com os(as) outros(as) e com o mundo (natural). Para compreender tais implicações, foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e (auto)biográfico. Como metodologia, optou-se por utilizar narrativas (auto)biográficas realizadas pela própria professora-pesquisadora, analisando questões intrínsecas sobre suas relações consigo, com os(as) outros(as) e com o mundo (natural) nos contexto pessoal, acadêmico e profissional. Foram realizadas duas narrativas, a primeira com o objetivo de resgatar os saberes da autora acerca da complexidade do animal humano no mundo (natural), associando-os aos contextos; e a segunda, realizada para narrar sobre as relações e os contextos que não foram contempladas na primeira narrativa. Como forma de visualizar os principais elementos que constituíram para a escrita, foi construída uma árvore dos saberes da Educação Física Crítica Ambiental, sendo estes elementos os galhos desta grande árvore. Por fim, esta dissertação traz a construção de um saber ecológico, que possui diversas limitações, entretanto, foi por intermédio das limitações que tal saber foi se constituindo e possibilitou contribuir com Educação Física, que busca transcender as raízes de uma EF pautada na fragmentação de corpos e conhecimento.
  • Dissertação
    A relação da maturação biológica com desempenho de membros superiores e inferiores de jovens atletas de voleibol
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-30) Rocha, Matheus de Lima; Cabral, Breno Guilherme de Araújo Tinoco; https://orcid.org/0000-0002-9966-9956; http://lattes.cnpq.br/8399135324397066; http://lattes.cnpq.br/9907500373884292; Mortatti, Arnaldo Luís; Martins, Felipe José Aidar; Batista, Gilmário Ricarte; Dantas, Paulo Moreira Silva
    No voleibol, muitos aspectos podem interferir na atuação de um atleta, principalmente nas categorias de base, quando os jovens atletas sofrem diversas influencias biológicas sobre seu corpo, sobre essas influencias podemos destacar a maturação biológica, que na literatura a relação com o desempenho de membros superiores e inferiores não estão bem definidas. Neste sentido, o objetivo do presente estudo foi analisar a relação da maturação biológica sobre o desempenho de membros superiores e inferiores de jovens atletas de voleibol. O estudo foi do tipo transversal com amostra composta por 71 participantes, entre 8 a 14 anos de idade. A maturação foi analisada pelo pico de velocidade de altura (PHV), a idade esquelética pelo modelo proposto por Cabral. Para avaliar capacidade anaeróbica utilizamos o RAST. A potência muscular dos membros superiores foi analisada pelo teste de lançamento de medicine ball, a dos membros inferiores pelo salto vertical realizado em plataforma de contato com sistema de interrupção. Após verificarmos os resultados os grupos apontaram relação com a capacidade anaeróbica entre os estágios maturacionais em comparação a potência anaeróbica no Rast (Early-PHV: 256.4; Circum-PHV: 171.3; Late-PHV 105.7). O índice de fadiga dos participantes também apresentou forte influência da maturação, o que constava que o quanto mais maduro, mais superiores na capacidade anaeróbica e mais propensos a fadiga. A potência relativa se destacou a potência de membros superiores (Effect size: 1.5.). Foi encontrada correlação com a massa magra de membros superiores com a potência de membros superiores (r= 0.73; P= 0.001) e correlação fraca de massa magra com a potência de membros inferiores (r= 0.30; P= 0.2). Os resultados permitem concluir que ao Comparar os diferentes estágios maturacionais os indivíduos com maturação mais avançada apresentam maior a potência anaeróbica, maior a potência relativa de membros superiores e inferiores, precisamente maior influência em membros superiores do que em membros inferiores, e maior relação com índice de fadiga.
  • Dissertação
    Sistematização de blocos de conteúdos temáticos na educação física escolar: análise das contribuições ao currículo e à prática pedagógica por meio da pesquisa-ação em Quixadá-CE
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-29) Souza, Rener Victor Oliveira de; Sanches Neto, Luiz; https://orcid.org/0000-0001-9143-8048; http://lattes.cnpq.br/4771375507167549; http://lattes.cnpq.br/3962929594020565; Ulasowicz, Carla; Venâncio, Luciana; Corsino, Luciano Nascimento; Conceição, Willian Lazaretti da
    Os avanços teóricos da EF brasileira são evidenciados por meio dos entendimentos científicos da área, as proposições teórico-metodológicas e a sistematização de blocos de conteúdos temáticos, são contribuições que não podem ser simplesmente ignoradas. Analisar as possibilidades teórico-metodológicas por meio dessa sistematização poderá contribuir na prática pedagógica de professores(as) e permitirá a construção de novos conhecimentos e avançar na complexidade das suas vertentes. É nessa perspectiva que essa pesquisa teve o objetivo de analisar como a sistematização de blocos de conteúdos temáticos pode contribuir na prática pedagógica de professores(as) de educação física da rede pública de educação básica, no ensino médio do município de Quixadá-CE. Tomando como premissa a complexidade e o pensamento da complexidade e suas características conceituais foi buscado encontrar relações com a sistematização de blocos de conteúdos temáticos e a prática pedagógica de professores(as) do ensino médio de Quixadá-CE. Foi realizado também uma análise detalhada de alguns documentos curriculares nacionais e seus desdobramentos para a EF escolar. Trata-se de uma pesquisa de campo de estudo qualitativo que utilizou de pressupostos norteadores da pesquisa-ação como instrumento de intervenção, usufruindo de observações de aulas, reuniões em grupo e diário de campo como instrumentos de coleta e armazenamento de dados, sendo esses dados submetidos à análise temática. Além disso, a pesquisa utilizou de pressupostos metodológicos baseados nos métodos de Oliveira et al. (2019) pela criação de uma rede colaborativa, fundamentada na pesquisa qualitativa, com características colaborativas. De maneira inicial, gostaria de frisar as primeiras considerações para a minha própria transformação com essa pesquisa. Como professor-pesquisador e que utiliza da sistematização de blocos de conteúdos temáticos em minhas aulas, refletir com os(as) professores(as) participantes da pesquisa sobre suas práticas pedagógicas e buscar compreender como a complexidade se apresenta em suas aulas foi tarefa difícil para evitar incluir minhas aulas nas discussões, porém, consegui refletir criticamente sobre minha própria prática, seja na seleção dos conteúdos no planejamento, nas interações com os(as) alunos(as), nos saberes que se manifestam nas aulas involuntariamente, na contextualização das temáticas às realidades dos educandos e identificando como converge as dinâmicas do corpo, da cultura, os movimentos e o ambiente. Por meio da contextualização conceitual de complexidade e pensamento da complexidade, da linha dotempo histórica das produções científicas e acadêmicas voltadas à EF escolar e pela análise do currículo nacional e regional, foi perceptível que a sistematização de blocos de conteúdos temáticas tem total condições para auxiliar e complementar a prática pedagógica de professores(as) dialogando com o currículo e valorizando os avançosteóricos da EF no âmbito educacional. Por fim, não sou a favor da romantização constante do exercício docente, pois isso pode ocasionar na exploração e restrição de direitos fundamentais do(a) professor(a) - aqueles direitos conquistados e aqueles que serão conquistados -, porém, concordo com Freire (1996) ao refletir sobre não se assustar com a afetividade, pois sela minha prática específica com o ser humano e os sujeitos envolvidos. Destaco aqui a importância da afetividade no ensino da EF, pois é sim um elo de compreensão da complexidade social.
  • Dissertação
    Educação física nos serviços de saúde mental no SUS: uma revisão integrativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-19) Varela, Shalana Holanda; Silva, Priscilla Pinto Costa da; http://lattes.cnpq.br/1363896566076787; http://lattes.cnpq.br/6485094944229268; Santos, Ana Raquel Mendes dos; Oliveira, Bráulio Nogueira de; Mendes, Maria Isabel Brandão de Souza; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de
    A Reforma Psiquiátrica Brasileira possibilitada pela lei 10.216 de 06 de abril de 2001 inaugura um novo modelo de cuidado em prol da liberdade e do fortalecimento da luta por uma sociedade sem manicômios. A Educação Física possui múltiplas ofertas que contribuem com desinstitucionalização dos usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) tendo em vista que suas práticas costumam transpor o espaço único do serviço para além de suas limitações físicas e materiais. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo analisar a atuação de professores de Educação Física nos serviços de saúde mental no SUS e usufrui da literatura para sua constituição. Como processo metodológico foi feita uma pesquisa bibliográfica, o que categoriza a natureza metodológica da revisão integrativa. Inicialmente, foram encontrados 50 artigos dentro dos critérios, após a leitura completa, a amostra ficou em 18. Todos apresentam as experiências e percepções de professores de educação física que atuam nos serviços de saúde mental no SUS. Os textos foram analisados conjuntamente e destacam os desafios e potencialidades das atividades, como também as práticas de núcleo e de campo amostradas. Inicialmente, na primeira parte foram abordados os aspectos metodológicos e gerais dos trabalhos, como autores, região, ano e nomenclaturas de categoria profissional. A segunda parte explora os desafios e as potencialidades no desempenho e na inserção da Educação Física no CAPS. Ao final, na terceira parte, destacam-se as práticas evidenciadas em núcleo e campo desenvolvidas nos trabalhos analisados. Apesar das diversas fragilidades enfrentadas, como condições precárias de trabalho, escassez de recursos do SUS, carga horária fragmentada e falta de estrutura física, os professores de Educação Física têm revelado a eficácia de suas tarefas. Estas práticas não apenas contribuem para a construção de vínculos e a desinstitucionalização dos usuários do CAPS, mas também destaca as ações intersetoriais de saúde e demonstra a relevância e a potência dessa atuação no contexto da saúde mental.
  • Dissertação
    Educação Física antirracista: a (des)construção dos saberes pelos(as) discentes no ensino médio
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-26) Silva, Iury Crislano de Castro; Venâncio, Luciana; https://orcid.org/0000-0003-2903-7627; http://lattes.cnpq.br/2343126935338257; https://orcid.org/0000-0002-9283-7785; http://lattes.cnpq.br/8097991775747172; Ugaya, Andresa de Souza; Cunha Júnior, Henrique Antunes; Sanches Neto, Luiz; Petit, Sandra Haidee
    O presente estudo analisou o ambiente escolar no contexto em que vivemos, acentuado de desigualdade e injustiça social, e a temática racial que tem sido discutida fortemente na atualidade, no viés de compreender as relações étnico-raciais dentro de uma sociedade que prevalece apenas uma parte da população. Para que possamos compreender como o racismo permeia é preciso buscar um entendimento do Estudo das Relações Étnico-Raciais (ERER) e a implementação de uma educação antirracista, principalmente no ambiente escolar. O objetivo central desta pesquisa foi analisar as experiências dos(as) discentes a partir da concepção da educação antirracista, tendo como específicos: identificar o processo de autorreconhecimento dos(as) estudantes a partir o ERER; analisar os conteúdos desenvolvidos nas aulas de educação física que viabilizam e promovem uma educação antirracista; e relacionar a apropriação dos conteúdos sobre as relações étnico-raciais, especificamente sobre a cultura africana e afro-brasileira com os saberes e realidades dos(as) discentes de educação física no ensino médio. No quadro teórico aprofundamos os saberes sobre o ERER na construção da sociedade que viemos nos dias atuais, a produção dos saberes sobre a negritude nas aulas de educação física, as possibilidades de promoção de uma educação (física) antirracista e como a Pretagogia em junção com a educação física escolar pode construir o autorreconhecimento e pertencimento afro dos(as) discentes. Esse estudo é de caráter qualitativo, que possibilita investigar valores, atitudes e motivações dentro das aulas do professor/autor. A estratégia utilizada na busca das informações deu-se por meio de uma metodologia audiovisual (particip)ativa, que retratem a temática étnico-racial e atrelada com os conteúdos desenvolvidos, outro recurso que auxiliou são os registros sistemáticos, como os arquivos dos planejamentos e anotações sobre o desenvolvimento do processo educativo. Em seguida, os saberes gerados a partir da explanação do audiovisual tendo como base a interpretação dos(as) estudantes quanto aos marcadores das africanidades foram descritos, pois nos auxiliaram a identificar nossos autorreconhecimentos e pertencimentos afro.
  • Dissertação
    Associação entre polifarmácia, atividade física e tempo sedentário em pessoas idosas residentes na comunidade: um estudo transversal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-22) Souza, Isabela Karoliny Calixto de; Costa, Eduardo Caldas; https://orcid.org/0000-0003-2807-7109; http://lattes.cnpq.br/1216441676725839; http://lattes.cnpq.br/1859181325595565; Maciel, Álvaro Campos Cavalcanti; https://orcid.org/0000-0002-8913-7868; http://lattes.cnpq.br/9441132413428495; Dantas, Filipe Fernandes Oliveira; Elsangedy, Hassan Mohamed; Dias, Raphael Mendes Ritti
    Objetivo: Investigar a associação entre polifarmácia, atividade física e tempo sedentário em pessoas idosas residentes na comunidade. Métodos: Estudo transversal, envolvendo pessoas idosas jovens (60-80 anos) sem doenças cardiovasculares e limitação de mobilidade residentes em Natal-RN. A polifarmácia foi definida como o uso de cinco medicamentos diários. As análises incluíram 453 participantes com medidas auto reportadas de atividade física e tempo sedentário e 258 com medidas de acelerometria. O modelo linear generalizado foi utilizado para análises dos dados. Resultados: A prevalência de polifarmácia foi de 13%, a idade de 65,4 ± 4,7 e a maioria era do sexo feminino 79,7%. Nas medidas autorreportadas, a polifarmácia não foi associada ao tempo sedentário (β = -0,8 h/d, IC95% -1,7, 0,1; p = 0,094), atividade física leve (β = -0,1 h/d, IC 95% -0,4, 0,2; p = 0,407) e atividade física moderada-vigorosa (β = 55,7 min /sem, IC 95%, -269,8; 375,1; p = 0,748). Da mesma forma, as medidas objetivas do tempo sedentário (β = -0,3 h/d, IC 95%,-0,8, 0,3; p = 0,338), atividade física leve (β =0,3 h/d, IC 95%,-0,3, 0,8; p = 0,348), atividade física moderada-vigorosa (β = 6,5 min/sem, IC 95%, -49,1, 62,1; p = 0,817), passos diários (β = 377,5 passos/dia, IC 95%, -606,7, 1361,8; p = 0,451) e cadência pico de 30 minutos (β =3.6 passos/min, IC 95%,-4,1; 11,3; p = 0,355) não foram associados à polifarmácia. Conclusões: Em pessoas idosas jovens sem doenças cardiovasculares e limitações de mobilidade, nossos dados sugerem que a polifarmácia não está associada a menor nível de atividade física e maior tempo sedentário.