CCHLA - DANT - Artigos publicados em periódicos
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/1/184
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Artigo Sistema alimentar e patrimônio imaterial: o chouriço no Seridó(2005) Cavignac, Julie Antoinette; Dantas, Maria IsabelO artigo apresenta dados etnográficos da festa da matança de porco e da produção de um doce – o chouriço na região do Seridó, no Rio Grande do Norte. Apresentado como um dos elementos definidores da identidade seridoense, o doce é analisado aqui como patrimônio imaterial. Se o consumo de alimentos está ligado a espaços, tempos, práticas, situações e comportamentos coletivamente vividos e imaginados, com a análise dessa prática alimentar, temos a oportunidade de explorar um sistema alimentar que informa sobre a organização e a lógica simbólica da sociedade sertaneja: é a ocasião de trocas, distribuições e retribuições quando se realiza o exercício da reciprocidade, apesar de esses alimentos serem revestidos de tabus e interdições. Durante a festa é possível percebermos elementos do sistema simbólico local (valores, crenças, representações e tabus) e dos aspectos sociais. O forte simbolismo que envolve a carne de porco e o sangue, bem como a sua ingestão, está relacionado a fatores simbólicos, sociais e imaginários. Fatores estes responsáveis pela transformação de alimentos proibidos em “alimentos-dádiva” que são capazes de gerar relações sociais e revelar uma cultura tradicional ainda performativa.Artigo História e etnografia nativas da alimentação no Brasil: notas biográficas a respeito de um antropólogo provinciano(2010) Oliveira, Luiz Antônio de; Cavignac, Julie AntoinetteO artigo apresenta a reflexão de Luís da Câmara Cascudo sobre a alimentação, salientando a perspectiva histórica e etnográfica inovadora adotada pelo mestre do folclore. Inicia a discussão lembrando o contexto histórico e intelectual dos seus escritos, sobretudo no diálogo travado com Gilberto Freyre e Mário de Andrade, bem como aponta para os escritos que versam sobre o tema, principalmente a História da alimentação no Brasil e a metodologia utilizada pelo “provinciano incurável”.Artigo Espaços compartilhados e práticas vividas: cartografia social e espaços de mobilização do bairro de Santo Amaro Recife/PE(2015) Neves, Rita de Cássia Maria; Fialho, Vânia; Pires, Maria Jaidene; Silva, Emmerson Pereira da; Silva, Maria Marluce S. Gomes daEsse artigo é resultado de uma pesquisa multidisciplinar que teve como objetivo contribuir para a compreensão das questões sociais urbanas que associam as unidades de mobilização às motivaç ões de cunho identitário. Trata - se, portanto, de uma proposta que se apropria da categoria “espaço ” para identificar os lugares de socialização da comunidade de Santo Amaro, a fim de conhecer o seu potencial de mobilização política po ssibilitando subsidiar futuras intervenções de políticas públicas pautadas na sua realidade.Artigo Vozes da tradição: reflexões preliminares sobre o tratamento do texto narrativo em antropologia(1999) Cavignac, Julie AntoinetteO estudo da literatura oral, que durante muito tempo apaixonou os folcloristas e os historiadores, ficou fora dos grandes questionamentos antropológicos, Hoje, com o surgimento das investigações sobre memória, aparecem, durante o exercício da rememoração, narrativas multiformes, difíceis de serem manipuladas pelo pesquisador – que muitas vezes as ignoram. A reflexão que propomos aqui visa levantar problemas ligados aos aspectos teórico-metodológicos da análise das formas narrativas numa perspectiva antropológica. Pensamos que a análise comparada dos textos da tradição oral e dos resultados da pesquisa etnográfica, permite descrever os pontos fortes da cultura estudadaArtigo A transgressão no religioso: Exus e mestres nos rituais da umbanda(2010) Assunção, Luiz Carvalho deA proposta é refletir sobre a ideia de transgressão no universo religioso umbandista através do ritual da ‘gira‟ e de algumas de suas entidades espirituais. Apresentam-se os principais debates em torno do processo histórico de constituição da umbanda e os elementos que vão compor seu cosmo religioso. Procura-se destacar a relação da umbanda com outras práticas religiosas, especialmente a jurema, propiciando perceber como as ideias de ordem e desordem são constitutivos do mundo da tradiçãoArtigo As dores no discurso epistolar dos romeiros do Padre Cícero(2014) Ribeiro, Maria das Graças de Oliveira Costa; Assunção, Luiz Carvalho deEste estudo ocupa-se em analisar as cartas que os devotos enviam para o patriarca religioso, padre Cícero, verificando como se constitui a relação das trocas linguísticas entre os romeiros e o padre Cícero através da emissão de cartas. Os nossos propósitos residiram em entender as causas que levam à produção das cartas pelos devotos, detendo-nos nas súplicas de intercessão ao padre Cícero. Assim é que, à busca pela proteção e por resposta para seus problemas existenciais e religiosos, esses romeiros percorrem estradas, num verdadeiro desafio para encontrar alento junto ao seu referencial divino, ou seja, a própria figura do padre em questão. Daí, as inúmeras manifestações de fé que vão desde promessas a incansáveis viagens em paus-de-arara ou ônibus, trazendo consigo o reconhecimento do milagre recebido através dos ex-votos, até, por fim, a escritura e entrega de cartas dirigidas ao padrinho, numa comprovação da consciência existencial do sacerdote por parte daqueles escreventes e emissáriosArtigo Gatos fidalgos, cálculos renais e as humanidades dos animais de estimação(2014) Segata, JeanO ponto de partida desse trabalho é o da humanização dos animais de estimação. Em geral, ela é discutida a partir da ideia de que estendemos a eles aquilo que para nós é tomado como cultura. No entanto, nesse trabalho, a partir da descrição de um procedimento clínico para a retirada de cálculos renais de um gato gordo, o que se passa a questionar é que as equivalências que marcam as continuidades entre humanos e animais em contextos urbanos se valem igualmente daquilo que valorizamos por natureza. Nesse sentido, o objetivo é mostrar que algumas transformações recentes nas relações entre humanos e animais, especialmente ligadas a novas formas de diagnóstico e tratamento medicalizado fornecem mais do que propriedades simbólicas sobre os animais, tomadas como meios para pensar as sociedades humanas. Antes, elas permitem repensar o lugar dos animais na composição disso que chamamos de social e, por conseguinte, no lugar deles no debate antropológico contemporâneo.Artigo “Todo caboclo é parente”: espacialidades, história e parentesco entre os Potiguara(2015) Vieira, José GlebsonEste artigo analisa a organização social, a produção e articulação do parentesco com a forma social potiguara expressa nos ideais de “viver bem”, que traduzem a possibilidade de “viver nas aldeias” e entre parentes, demarcando a centralidade do parentesco no processo de socialidade. Trata-se de compreender as espacialidades e os regimes de territorialidade através da intersecção entre parentesco e política deslindada pela descrição dos usos da terra, da ocupação dos espaços e da temporalidade, da configuração das aldeias e dos padrões de habitação. O estudo é conduzido pelo entendimento da história (e do parentesco), da gestão política de relações e da efetivação da vida social. Assim, entendemos a composição e organização das famílias e dos círculos de aliança e cooperação, que se estabelecem na observância dos critérios de proximidades de parentesco (ou genealógicos) ou de residência como parte significativa do jogo de forças políticas.Artigo O Americanismo visto do Musée de l’Homme: etnografia e internacionalismo científico: o exemplo da Amazônia(2011) Cavignac, Julie AntoinetteNos trabalhos precursores da antropologia francesa, verificamos que as técnicas e a cultura material ocupam um lugar de destaque: o Musée de l'Homme, inaugurado em 1937, não é mais um museu colonial, é um museu moderno que apresenta testemunhos da diversidade das sociedades humanas e que foi pensado como a vitrine da humanidade. Unindo a pesquisa ao ensino, é neste período que a etnografia profissional inicia na França: as duas missões ‘Lévi-Strauss’, em 1935 e 1938, integram o projeto de colecionar objetos para o Musée de l'Homme e, ao mesmo tempo, marcam o início de uma nova fase do Americanismo voltado não mais para a cultura material, mas para o estudo das estruturas sociais. Iremos aqui avaliar a importância dessa mudança de foco para as pesquisas americanistas na Amazônia e consolidação de uma rede de pesquisa internacional durante a Segunda Guerra Mundial, com destaque para a participação de franceses (Métraux e Lévi-Strauss) no Handbook of South American Indians (EUA).Artigo Antropologia como (In)Disciplina: notas sobre uma relação imprecisa entre campo e escrita(2015) Roberti Junior, João Paulo; Cariaga, Diógenes Egidio; Segata, SegataO itinerário proposto no presente texto enseja traçar um panorama a partir da relação entre a pesquisa de campo e a escrita antropológica, refletindo sobre o lugar da descrição (etnográfica, cartográfica, modos de existência) na produção antropológica contemporânea. O objetivo não é pensar a história dos conceitos ou da própria disciplina, mas produzir considerações que apontem para os efeitos da pluralidade dos modos de pensar a relação entre as pessoas no mundo, associada aos modos de pensar a Antropologia. Reveste-se, assim, na tentativa de pensar ângulos e perspectivas em como um conjunto de referenciais teóricos e metodológicos pode dialogar com pesquisas alçadas em cenários e temas distintos. Sendo assim, é preocupação do presente texto refletir em uma interlocução interessada nos aspectos da relação e do lugar da etnografia na produção antropológica que problematize a postura de uma antropologia como (in)disciplina preocupada com a relação imprecisa entre campo e escrita.Artigo La cosmopolitique de la dépression: biosocialité dans une ethnographie multi-espèces(2015) Segata, JeanCe travail est le résultat d’une ethnographie réalisée dans des animaleries et cliniques vétérinaires. Il aborde les transformations récentes des pratiques vétérinaires, spécialement au travers des relations avec le marché des animaux de compagnie, en se concentrant sur l’apparition de diagnostics psychiatriques, notamment de dépression, chez les animaux de compagnies et de leur traitement biomédical. D’une manière générale, il s’inscrit directement dans le cadre de récentes recherches anthropologiques sur les relations homme-animal. Dans ce contexte, cette relation nous permet d’aborder des thèmes comme la santé, la maladie et la biosocialité, en particulier les transformations biopolitiques de la nature.Artigo A brincadeira do reisado na comunidade Cipó de Baixo (Pedro II, Piauí) e a dinâmica da tradição-modernidade(2014) Sousa, Luciano de Melo; Assunção, Luiz Carvalho deEste artigo estuda a tradição do reisado na comunidade Cipó de Baixo, município piauiense de Pedro II. A leitura feita procura ressaltar a processualidade da brincadeira que navega entre a permanência e a transformação na modernidade. Buscou-se a construção cultural de uma trama de existência social cotidiana que analisa a brincadeira de Reis do Cipó, onde mudança e continuidade elaboram um enredo cultural com especificidades muito próprias. O estudo aponta para múltiplas direções nas transformações do reisado em um contexto marcado por um intenso processo de migração de seus atores, de crescentes vínculos com o mercado, modernização de suas existências sociais.Artigo A tradição do Acais na jurema natalense: memória, identidade, política(2014) Assunção, Luiz Carvalho deA elaboração de discursos, imagens e representações sobre a tradição da Jurema está presente no cotidiano dos terreiros, procurando, em geral, marcar uma posição diferenciada na relação com as demais práticas religiosas afro-brasileiras, inclusive no interior da própria Jurema. A partir de pesquisa etnográfica e de entrevistas realizadas com juremeiros da cidade de Natal – RN pretende-se refletir algumas dessas estratégias, como àquela assumida por um grupo de religiosos, que, tomando como referência a tradição do Acais, evidenciam elementos simbólicos de sua prática para compor o que é traduzido como o modelo da tradição. Pretende-se, ainda, discutir ao nível conceitual, questões acerca da dimensão identitária e política que perpassa o referido processo de reelaboração da tradiçãoArtigo A etnografia como promessa e o “efeito latour” no campo da cibercultura(2014) Segata, JeanO objetivo geral deste trabalho é o de narrar algumas controvérsias entre a comunicação e a antropologia em torno do uso da etnografia e da Teoria Ator-Rede no campo da cibercultura. Nisso, se inclui uma problematização da aproximação dessas disciplinas a partir de alguns interesses desencontrados, os processos de convencimento do uso da etnografia em espaços –on-line, a crítica inicial à proposição da etnografia como método e uma revisão do conceito de rede utilizado em ambas as disciplinas. Em muito, isso celebra uma década e meia do Grupo de Pesquisas em Ciberantropologia (GrupCiber), do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina, e, assim, de alguma forma, configura-se como um momento de autocrítica e de aceno para novos rumos do grupo.Artigo ¿Cómo nace un santo en el cementerio?: muerte, memoria e historia en el noreste de Brasil(2007) Freitas, Eliane TâniaEste artículo analiza las condiciones de surgimiento y reproducción social de la canonización popular, esto es, de un proceso de santificación espontáneo, no institucionalizado ni formalmente organizado, que emerge típicamente en los cementerios. Enfoca dos casos en el Noreste brasileño: Jararaca, un cangaceiro, en Mossoró y Baracho, un asesino, en Natal, ciudades situadas en el estado de Rio Grande do Norte. Se trata de entender qué criterios estarían en la base del reclutamiento de estos santos entre los muertos del cemnterio: ¿por qué un ex bandido se vuelve santo, pero no el ex intendente, que lideró la resistencia victoriosa a la invasión de esos mismos bandidos? Para ello, analizo las representaciones de la vida del bandido, tal como es recordada y contada principalmente por la vía de la transmisión oral y ritual, y las representaciones en torno de su destino póstumo y su posible santidad. Este análisis tiene como objeto principal las prácticas rituales alrededor de la tumba, sobre todo en su dimensión discursiva, y sus efectos, tanto en el sentido de la producción de la eficacia del culto (los milagros) como en el de la elaboración de una memoria de la historia de la vida del bandido, que conduce a otra visión de la historia de los acontecimientos que llevaron a su muerte; luego, también de la historia de la comunidad local y de la propia ciudad.Artigo Do lado de dentro e do lado de fora: justiça e criminalidade a partir de perspectivas de mulheres em situação de prisão e na consição de visitantes(2015) Melo, Juliana Gonçalves; Alves, Leonardo; Cavalcante, JoséPropõe-se refletir sobre a situação prisional e sobre a relação entre mulheres, criminalidade e justiça a partir de suas experiências/vivências como (1) internas da Unidade Feminina do Complexo Penal Dr. João Chaves e (2) mulheres de presidiários que realizam visitas íntimas no Complexo Penal Raimundo Nonato, em Natal/RN. Além de pontos convergentes, que dizem respeito às mazelas do sistema prisional e à situação de vulnerabilidade em que se encontram, a análise convida à reflexão quando aponta para a centralidade das emoções nesses contextos e, particularmente, do amor. Nesse sentido, mais do que estados subjetivos individuais, os sentimentos parecem constituir uma “gramática social” e dar sentido às suas trajetórias. Diante desse quadro, pretende-se evidenciar a circularidade entre dois “lugares” (a prisão e a fila de visitas) e identidades (internas/visitantes), bem como realçar uma concepção de justiça inscrita na ordem do corpo e dos afetos. Igualmente, embora não possamos perceber essas mulheres como frágeis e vítimas de circunstâncias desfavoráveis, pretende-se evidenciar como estamos diante de processos (crescentes) de incriminação de mulheres que se envolveram com contextos de violência e criminalidade no decorrer de suas vidas, seja através de suas redes familiares, seja através de relações afetivas específicas (foco desse artigo).Artigo Desiguais perante a lei: da justiça dos ricos à injustiça dos pobres: um campo de atuação para a antropologia jurídica(2014) Araújo, Francisco Augusto Cruz de; Melo, Juliana GonçalvesO acesso à justiça tem se consagrado cada vez mais enquanto um direito fundamental para o exercício da cidadania. Em outras épocas, o direito foi um campo de atuação refletido, exclusivamente, por indivíduos do campo jurídico. Atualmente, percebe-se um conjunto significativo de estudos transdisciplinares sobre as relações entre as leis e a sociedade, particularmente no Brasil. Este estudo busca refletir acerca das contribuições da Antropologia Social no campo jurídico, abordando o direito enquanto dimensão de produção de conhecimento e campo de poder capaz de promover ou, por outro lado, violar os Direitos Humanos. O foco deste estudo recai sobre as noções de justiça, democracia e cidadania constituídas ao longo da história brasileira, interpretadas sob o olhar antropológico e relevantes para a compreensão das dinâmicas contemporâneas do mundo jurídico.Artigo Work generation, income and food improvement for farmers in Rio Grande do Norte sustainably through pais methodology(2015) Bezerra, Paulo Ricardo C.; Miller, Francisca de SouzaExploiting any natural goods sustainably is still something new in Brazil. Many institutions act in the management of projects whose purpose is sustainably generating work, income and food improvement for rural producers, seeking to achieve social welfare and establish bonds between man and nature. The appropriate research methodology will present a more descriptive aspect to these producers, showing material culture elements related to the production usage, social organization and ecologic culture aspects if the patterns of social organization and use of the environment recognized by the population affect in any way the dimension of human life. We’ll hopefully understanding how social organization relationships happen, use of environment.Artigo Práticas sociais e simbólicas: comunidade de pescadores e unidade de conservação em Baía Formosa/RN(2015) Govindin, Julienne Louise dos Santos; Miller, Francisca de SouzaAs unidades de conservação surgiram em resposta aos danos ambientais. Na Mata Atlântica do Nordeste brasileiro, os maiores danos são oriundos da agroindústria canavieira, sobretudo através do desmatamento para introdução dos canaviais e instalação do aparato industrial. Além dos danos na biodiversidade, há também sérios problemas sociais que afetam as comunidades que sobrevivem direta ou indiretamente do bioma da Mata Atlântica. Esse artigo possui como objetivo identificar os recursos naturais e seus usos por uma comunidade de pesca do município de Baía Formosa/RN, e analisar suas práticas sociais e simbólicas reproduzidas na unidade de conservação Mata Estrela, antes e depois de sua criação e da instalação de uma usina sucroalcooleira. Para tanto, fez-se uso da abordagem etnográfica, da pesquisa bibliográfica e da história oral. As práticas sociais e simbólicas na Mata Estrela no passado se apresentavam mais fortemente. As frutas, madeiras, plantas medicinais e animais eram utilizados pela comunidade para a subsistência e comércio. As práticas sociais eram a agricultura, extrativismo e o lazer. As práticas simbólicas eram as lendas, o cemitério antigo e o santuário da Santa Cruz das Areias.Artigo Destinos migrantes: representações simbólicas, histórias de vida e narrativas(2001) Cavignac, Julie AntoinetteEste artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que vem sendo desenvolvida desde 1995 sobre a memória e as produções narrativas de migrantes oriundos do interior do Rio Grande do Norte, atualmente residindo na Zona Norte da capital do Estado, Natal. O texto apresenta inicialmente o processo de formação da Zona Norte e os fenômenos migratórios existentes na região, para em seguida analisar as histórias contadas pelos migrantes. Se o corpus narrativo tradicional tende a desaparecer no contexto urbano, novas temáticas surgem. Assim, por meio da análise das produções narrativas dos migrantes, é possível avaliar as transformações da cultura ‘tradicional’. O artigo procura mostrar que a importância dada às chamadas “histórias de antigamente” e as referências a essas narrativas encontradas no discurso dependem da situação das pessoas no novo local de vida
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