IH - TCC - Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades

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    Escrevivência de uma “eterna aprendiz” 50+: (re)existência ao estarismo na universidade do século XXI
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-14) Medeiros, Ana Lúcia Bezerra de; Lima, Andressa Lidicy Morais; https://orcid.org/0000-0002-2232-0799; http://lattes.cnpq.br/3591128775543077; Oliveira, Rayane Dayse da Silva; Silva Junior, Fernando Joaquim da
    Este estudo tem como objetivo compreender as formas de (re)existênciadeuma mulher 50+ no contexto universitário, a partir de uma autoetnografiaancorada na escrevivência e sustentada por revisão bibliográfica sobreosconceitos de ageismo, etarismo, idadismo, velhismo, estigma, alteridadeeenvelhecimento na educação superior. Utiliza-se uma abordagemqualitativaque combina relato autobiográfico com fundamentação teórica, permitindoarticular a experiência pessoal com reflexões críticas acerca das barreirassimbólicas e institucionais enfrentadas por estudantes maduras. Aanáliserevela que a universidade do século XXI ainda opera sob lógicas etaristasquemarginalizam sujeitos fora da norma etária dominante, reforçando estigmasedesigualdades geracionais. No entanto, a presença ativa de mulheres 50+noensino superior emerge como uma forma potente de resistência e subversãodesses paradigmas, afirmando o envelhecimento como um processo formativoe a educação continuada como um direito. O trabalho destaca a necessidadede políticas inclusivas e de um olhar mais sensível à diversidade etárianosespaços acadêmicos, além de afirmar a escrita de si como uma estratégiadevisibilização, denúncia e transformação social.
  • TCC
    Os limites éticos do uso da Inteligência Artificial: um estudo de caso sobre o atropelamento causado por um veículo autônomo da Uber
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-04) Costa, Kaylane Medeiros da; Dantas, Alexsandro Galeno Araújo
    Este artigo tem como objetivo analisar os desafios éticos relacionados ao uso da inteligência artificial (IA), com ênfase na necessidade de um conhecimento responsável e multidisciplinar. O estudo se baseia no caso do atropelamento fatal causado por um carro autônomo da Uber, ocorrido nos Estados Unidos em 2018. O método de estudo do caso busca investigar o papel da IA em decisões críticas, com implicações morais e jurídicas. Esse artigo busca abordar dilemas éticos relacionados à responsabilidade à IA, a falta de regulamentação para essas eventuais falhas. A tecnologia autônoma necessita de um saber ético e responsável para lidar com esses casos.
  • TCC
    O sapiens e a máquina: dilemas éticos e existenciais na convergência com a inteligência artificial
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-04) Cunha, Eanes Gomes Carneiro da; Dantas, Alexsandro Galeno Araújo; Prof. Dr. Douglas Araújo; Prof. Me. José Germano Neto
    O presente estudo explora a crescente centralidade da Inteligência Artificial (IA) nas sociedades contemporâneas, analisando as relações entre sua gênese, os valores intrínsecos e os impactos multifacetados – sociais, econômicos e psíquicos – resultantes da interação entre humanidade e sua criação. Utilizando como base teórica os estudos de Yuval Noah Harari sobre a evolução do Homo Sapiens, o trabalho contextualiza a IA como o ápice de uma fase tecnológica singular que transcende o pensamento biológico. A discussão aprofunda-se nas implicações existenciais e éticas da IA, investigando o cenário da aventura pós-humanista, que sugere a possibilidade de transição da consciência humana para o ambiente cibernético, refletida em narrativas como a série televisiva Westworld. Nesse contexto, a perspectiva de Edgar Morin sobre o "enigma do homem" e a complexidade do ser humano fundamenta a análise sobre a identidade e a existência na era digital. Com base nas perspectivas de Coeckelbergh e Hans Jonas, o estudo conclui que a prioridade deve ser a preservação da vida e do planeta em sua forma atual, em detrimento de uma narrativa que priorize a transcendência tecnológica. O artigo defende a importância de reflexões ético-filosóficas e antropológicas na orientação do desenvolvimento tecnológico, visando um futuro mais justo e alinhado com a boa vida humana.
  • TCC
    Cancelamento digital como prática de punição social
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-07) Silva, Leticia Pereira da; Morais, Andressa Lidicy Lima; https://orcid.org/0000-0002-2232-0799; http://lattes.cnpq.br/3591128775543077; Oliveira, Rayane Deyse da Silva; https://orcid.org/0000-0001-5257-8582; http://lattes.cnpq.br/4766080369069044; Medeiros, Lucas Fortunato Rêgo de; http://lattes.cnpq.br/5873773076234008
    O presente trabalho analisa o cancelamento digital como prática social e simbólica no contexto das redes digitais, destacando suas implicações antropológicas, políticas e subjetivas. A partir da observação de casos emblemáticos, como o suicídio de celebridades na Coreia do Sul, o linchamento simbólico de figuras públicas no Brasil, e os episódios envolvendo Kim Sae-ron e Kim Soo-hyun. O estudo procura revelar como o cancelamento opera como uma forma de punição moral, frequentemente desproporcional, seletiva e baseada em uma estética da performance e da imagem pública. Articulando autores das ciências humanas, o trabalho discute os efeitos psíquicos e sociais do cancelamento, assim como suas implicações para a democracia deliberativa. A análise aponta que o cancelamento, embora possa funcionar como instrumento de resistência e responsabilização simbólica, frequentemente reproduz desigualdades estruturais e práticas de exclusão. A pesquisa propõe, assim, uma leitura crítica do fenômeno, destacando a necessidade de espaços digitais mais éticos, inclusivos e orientados à escuta e à transformação coletiva.
  • TCC
    Pandemia de positividade: uma análise da vida de ManuCit a partir das contribuições de Byung-Chul Han sobre a sociedade paliativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-08) Souza, Gabriela Vital Diniz de; Dantas, Alexsandro Galeno Araujo.; http://lattes.cnpq.br/2568499843473943; https://lattes.cnpq.br/3368369637080116; Lopes Junior, Orivaldo Pimentel; http://lattes.cnpq.br/7945742180527825; Andrade, Sheyla de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/0331482355035154; Dantas, Alexsandro Galeno Araujo; http://lattes.cnpq.br/2568499843473943
    Esta pesquisa direciona-se à experiência do ser ordinário no digital enquanto uma criatura maleável e aberta a sugestões perpassadas através de influenciadores digitais com vidas impossíveis. Aqui procura-se investigar como produtores de conteúdo e influenciadores digitais põem-se a agir diante de um ecossistema digital baseado em redes de sociabilidade e como seu conteúdo comunica para cada telespectador ou seguidor. Para a exposição e sistematização dos estudos e pesquisas, o trabalho foi composto em três momentos. Primeiro, da dinâmica digital: explorando qual o funcionamento do algoritmo do TikTok e entendendo como os mecanismos algorítmicos personalizam a experiência do usuário, modulando comportamentos, desejos e atenção. Essa etapa revelou como o próprio ambiente digital condiciona a forma como conteúdos de lifestyle são produzidos, distribuídos e consumidos, sendo essencial para compreender o poder performativo das imagens no espaço virtual. Segundo, da ordem paliativa: a partir do referencial teórico de Byung-Chul Han, nesta etapa, o trabalho investiga as características de uma sociedade marcada pela recusa da dor e pela positividade. Através da leitura da obra Sociedade Paliativa, discute-se como o sofrimento é negado no ecossistema digital, o que resulta numa recusa da negatividade como parte legítima da experiência humana. Terceiro e último, de Manuela Cit: influenciadora que se tornou objeto empírico deste estudo. Ao longo desta parte, investiga-se como sua trajetória, seu conteúdo e sua estética nas redes encarnam os valores de performance e positividade promovidos na sociedade paliativa. Além disso, são examinadas as estratégias simbólicas e narrativas que sustentam sua persona digital, bem como a recepção de seu público. A partir dessas categorias, será posta à análise quais são as consequências da propagação de um estilo de vida que extrapola os limites do real para toda uma comunidade de pessoas comuns que consomem frequentemente conteúdos de lifestyle.
  • TCC
    Os desafios da educação superior no contexto da inteligência artificial: como o uso dessas ferramentas tem influenciado a universidade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-11) Cardoso, Iara da Silva; Lima, Andressa Lidicy Morais; https://orcid.org/0000-0002-2232-0799; http://lattes.cnpq.br/3591128775543077; Freiras, Carlos; https://orcid.org/0000-0002-9395-430X; http://lattes.cnpq.br/0691708864631113; Bezarra, J. S; https://orcid.org/0000-0001-9324-6664; http://lattes.cnpq.br/3081353090677062
    O presente artigo visa analisar, o impacto e a presença das inteligências artificiais no contexto acadêmico na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Essa pesquisa tem como objetivo buscar os eventos realizados na instituição entre os anos de 2020 e 2024 e as produções acadêmicas com a temática da inteligência artificial. Tudo isso para compreender como a tecnologia vêm se inserindo no ambiente acadêmico, quais são os desafios éticos e pedagógicos que serão enfrentados por professores e alunos. A metodologia abordada inclui uma análise documental, que utiliza como fonte o repositório institucional da UFRN para a busca dos trabalhos e a plataforma SIGAA para encontrar os eventos. Foram identificados 108 trabalhos acadêmicos produzidos entre TCCs, Dissertações e teses que tem a temática das inteligências artificiais em diferentes áreas do conhecimento e foram encontrados 39 eventos institucionais também voltados para as inteligências artificiais, é possível perceber que a frequência dos eventos aumentou de maneira significativa a partir da pandemia de COVID-19. Os dados adquiridos revelavam uma grande mobilização em torno do tema, que também indica lacunas quanto à discussão crítica sobre os efeitos sociais e educacionais dessas tecnologias. A análise dos dados aponta uma necessidade de uma formação universitária que não apenas acompanhe as evoluções tecnológicas, mas que também promova uma reflexão ética, crítica e inclusiva sobre o uso desses meios. Reforçando o papel da universidade como um espaço central para que haja debates responsáveis sobre inovação e tecnologia, diante das transformações provocadas pelas inteligências artificiais e seu rápido crescimento
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    A heurística do temor em Hans Jonas: diálogo com a ficção científica em Frankenstein e A Pele que Habito
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Santos, Adriana Karla Pereira dos; Miranda, Angela Luzia; http://lattes.cnpq.br/9634610637847103; Dantas, Alexsandro Galeno Araujo; Medeiros, Lucas Fortunato Rego de
    O presente estudo objetiva promover uma discussão sobre a “heurística do temor”, proposta por Hans Jonas em sua obra “O Princípio Responsabilidade”, como princípio central na ética jonasiana para despertar o ser humano para a responsabilidade frente aos avanços tecnológicos e seus impactos na sociedade e no planeta. A pesquisa se baseia em uma revisão bibliográfica da obra de Jonas e de comentadores, além da análise de duas obras de ficção científica: o clássico literário “Frankenstein” e o filme “A Pele que Habito”. Ambas as obras exploram a questão da responsabilidade na ciência e os perigos da ambição desmedida, ilustrando a necessidade de uma ética para guiar o desenvolvimento tecnológico e garantir a sustentabilidade da vida humana. A heurística do temor, como guia para a ação responsável, nos impulsiona a considerar as potenciais consequências das intervenções tecnológicas e a agir com prudência e cautela. Diante do poder da tecnociência moderna, o temor, como uma preocupação racional, deve orientar as ações humanas e evitar a concretização de cenários catastróficos. O estudo conclui que a heurística do temor, como princípio ético, pode contribuir para a discussão sobre o avanço tecnocientífico e o futuro da vida humana autêntica. A capacidade de antecipar os perigos e agir com responsabilidade é fundamental para evitar a degradação da vida no planeta e garantir a permanência de uma sociedade justa e sustentável.
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    Tecendo redes de sentido: experiências de mulheres idosas no abrigo Anízia Pessoa de São José de Mipibu/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Rocha, Julianne do Nascimento; Freitas, Andressa Lidicy Morais Lima; https://lattes.cnpq.br/3628017045805911; Marreiro, Mateus Venceslau; Oliveira, Maria Gabriela
    O envelhecimento das mulheres idosas em lares de acolhimento, como o Abrigo Anízia Pessoa em São José de Mipibu (RN), é um assunto muitas vezes esquecido. Este trabalho, chamado "Tecendo Redes de Sentido", analisa as vivências dessas mulheres, investigando como elas formam redes de significado que afetam sua qualidade de vida e saúde emocional. A pesquisa enfatiza a importância das interações sociais e emocionais, fundamentais para construir uma vida digna, mesmo em ambientes de institucionalização. Por meio de entrevistas com as residentes, foram contadas histórias de força, abandono e a busca por propósito, ressaltando como as relações sociais influenciam seu bem-estar. Além disso, o estudo analisa os desafios enfrentados por essas mulheres ao formar redes de apoio emocional e o impacto das atividades do abrigo em seu sentimento de pertencimento. Com base nas experiências relatadas, o trabalho sugere ideias para melhorar as práticas e políticas de atendimento no abrigo, com o objetivo de oferecer uma melhor qualidade de vida para as residentes. A pesquisa não apenas contribui para a área de estudos sobre envelhecimento, mas também busca alertar a sociedade sobre a necessidade de reconhecimento e valorização das vivências das mulheres idosas, propondo uma abordagem mais humana e inclusiva no cuidado a essa população.
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    Da invisibilidade ao reconhecimento: racismo e sexismo nas trajetórias de Lélia Gonzalez e Carolina Maria de Jesus
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Pontes, Glycia Ruthênia Tomaz; Freitas, Andressa Lidicy Morais Lima; https://lattes.cnpq.br/1050915635002188; Oliveira, Rayane Dayse da Silva; Marreiro, Mateus Venceslau
    Esta pesquisa de análise de literatura busca compreender a história de vida de autoras como Lélia Gonzalez e Carolina Maria de Jesus na busca pelo reconhecimento durante suas trajetórias, reconhecimento que é perpassado pelas perspectivas de Sueli Carneiro a partir de uma maior valorização da trajetória de mulheres negras. Na história de vida de Gonzalez e Jesus, observamos as opressões sofridas por mulheres negras em um contexto de racismo estrutural e sexismo existente na sociedade brasileira. Utilizamos revisão de literatura, para melhor compreender a luta dessas mulheres em toda a sua vida para chegar ao reconhecimento e sair da invisibilidade. Apesar de as autoras Lélia Gonzalez e Carolina Maria de Jesus possuírem contextos de vida diferentes, uma em estudos acadêmicos e outra na literatura, ambas possuíam o mesmo objetivo. Nesse contexto, os resultados dessa análise revelaram um reconhecimento de ambas diante à sociedade, no entanto, tardio, após terem sido marginalizadas em meio social durante um longo período por serem negras. Concluímos que o reconhecimento a partir de Sueli Carneiro é um direito e garantia que qualquer indivíduo deve possuir, valorizando a sua vida, os seus trabalhos e promovendo condições de dignidade, pois só é digno quem é reconhecido.
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    Racismo virtual e no esporte: reflexões sobre o caso do jogador Vinícius Júnior a partir das contribuições de Sueli Carneiro
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Silva, Lucas Eduardo da; Freitas, Andressa Lidicy Morais Lima; Silva, Lucas Trindade da; Freitas, Carlos Eduardo
    Este trabalho investiga as manifestações de racismo no ambiente digital e no esporte, com foco nas contribuições da filósofa Sueli Carneiro e nos episódios envolvendo o jogador de futebol Vinícius Júnior. O objetivo é compreender como essas formas de discriminação, aparentemente desconectadas, estão interligadas pela persistência do racismo em diferentes âmbitos sociais. O estudo analisa o racismo virtual, destacando como plataformas digitais, como redes sociais e jogos online, se tornaram terrenos férteis para discursos de ódio e agressões raciais, exacerbados pelo anonimato. A partir da filosofia de Sueli Carneiro, discute-se como o racismo virtual vai além das ofensas diretas, atuando também como violência simbólica, desumanizando as pessoas negras. Em relação ao esporte, a pesquisa explora os ataques racistas sofridos por Vinícius Júnior na La Liga, refletindo sobre o impacto no atleta e nas instituições esportivas, além da resposta social e institucional a esses episódios. O estudo conclui que o racismo virtual e o racismo no esporte têm efeitos psicológicos e emocionais profundos sobre as vítimas, reforçando estereótipos e perpetuando desigualdades raciais. A resistência contra essas formas de discriminação deve envolver conscientização, educação e a construção de espaços solidários, além de ações punitivas. Conclui-se que a luta contra o racismo deve ser constante e multifacetada, abrangendo tanto a mobilização de indivíduos quanto a implementação de políticas públicas e ações institucionais
  • TCC
    O pluriativismo do movimento de luta nos bairros, vilas e favelas (MLB) nos atos do Natal Sem Fome 2023 em Natal/RN sob a ótica da confluência em Antônio Bispo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Cardoso, Matheus Alexandre Martins; Lima, Andressa Lidicy Morais; Silva, Lucas Trindade da; Morais, Carlos Eduardo Freitas Morais
    O presente artigo objetiva analisar sob a ótica de conceitos de Antônio Bispo, sobretudo o de confluência (Bispo, 2023) os atos com ocupações em supermercados organizados nacionalmente pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) intitulados atos do “Natal Sem Fome”. Apesar de ocorrerem em todas as macrorregiões brasileiras, o artigo possui enfoque temático no conceito de pluriativismo (Morais, 2012) e na atividade de 2023 na cidade de Natal/RN, cuja ocupação denuncia os exponenciais lucros de grandes empresas simultâneos à fome no Brasil, e a romantização midiática dessa realidade, que se escancara nos finais de ano
  • TCC
    Espaços de memória e resistência: a biblioteca pessoal como arena de autoafirmação da identidade negra
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Ribeiro, Alexia Maria de Lima; Freitas, Andressa Lidicy Morais Lima; http://lattes.cnpq.br/3591128775543077; https://lattes.cnpq.br/7894080151471829; Dantas, Alexsandro Galeno Araujo; http://lattes.cnpq.br/2568499843473943; Saraiva, Mariane Joyce Ferreira; http://lattes.cnpq.br/0856073747328714
    Este artigo explora a relação entre bibliotecas pessoais, cultura e identidade, com ênfase nas práticas de colecionismo e organização de acervos como formas de exercício antropotécnico. A partir de uma análise teórica que integra as contribuições de Peter Sloterdijk, Gilbert Simondon e Bruno Latour, o texto propõe que as bibliotecas pessoais funcionam não apenas como espaços de armazenamento de livros, mas como arenas dinâmicas de construção e afirmação da identidade, onde a técnica, a cultura e o simbólico se entrelaçam. O artigo também introduz uma perspectiva racializada, destacando as bibliotecas de leitores negros como espaços de resistência e autoafirmação identitária. Valendo-se das ideias de Bell Hooks, em que a análise ressalta o papel central da literatura afro-diaspórica e os saberes ancestrais desempenham um papel crucial na preservação de histórias e memórias marginalizadas. Além disso, a pesquisa aponta para o potencial dessas bibliotecas como locais de resistência, alinhando-se às reflexões de Alberto Manguel sobre o poder transformador das bibliotecas, e sugerindo novos caminhos para a preservação de acervos e a ampliação do impacto cultural das bibliotecas pessoais. Por fim, o artigo propõe uma reflexão sobre como as práticas de curadoria e organização de acervos podem se relacionar com as dinâmicas contemporâneas de preservação cultural, valorização e resistência no contexto atual.
  • TCC
    Aquilombando: notas sobre espaços culturais de re)existência e (re)sistência
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-19) Souza, Micaelly Ferrari de; Damasio, Anne Christine; http://lattes.cnpq.br/7593999311239343; http://lattes.cnpq.br/6631460886097192; Rodrigues, Denise Carvalho dos Santos; http://lattes.cnpq.br/6812008813378230; Souza Filho, Alipio de
    O artigo explora o conceito de "aquilombamento" e sua importância para a resistência e preservação da cultura negra no Brasil. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, perpassando por autores como: Butler que irá contribuir para a discussão ao afirmar que o corpo, vulnerável por definição, é moldado pelas condições sociais e políticas, o que influencia sua precarização. Schwarcz e Crenshaw ampliam essa análise com o conceito de interseccionalidade, que revela como diferentes marcadores sociais, como raça, gênero e classe, se entrelaçam e afetam a vida dos indivíduos. Além de ter sido feito uma breve descrição sobre alguns Quilombos Culturais encontrados nas capitais do Brasil, não sendo os únicos A partir dessa perspectiva, o artigo argumenta que a precarização dos corpos negros é uma consequência de sistemas opressivos históricos e contemporâneos, reforçados por uma cultura colonial que marginaliza e apaga a história e cultura africana. A resistência é destacada através dos Quilombos Culturais, que surgem como espaços de preservação cultural e resistência contra o colonialismo. Esses quilombos funcionam como centros de cultura, arte e identidade negra, combatendo a colonialidade e promovendo o letramento racial. O artigo conclui que a criação e manutenção desses espaços são essenciais para fortalecer a identidade negra e proporcionar visibilidade à cultura afro-brasileira, além de oferecer uma resistência e reconhecimento significativa à opressão colonial e racial.
  • TCC
    A influência do Instagram na decisão de mulheres de realizar cirurgias plásticas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-12) Nascimento, Sara Chagas do; Dantas, Alexsandro Galeno Araújo; lhttp://lattes.cnpq.br/2568499843473943; Maia, Jadson; Araújo, Douglas
    As redes sociais estão transformando as formas de interação entre as pessoas, tornando-se parte essencial da vida cotidiana. As novas tendências promovidas pelo Instagram têm impactos significativos, especialmente nas mulheres, que historicamente têm lutado contra os padrões de beleza impostos pela sociedade. Mesmo na era moderna, é difícil se libertar desses padrões, pois as redes sociais continuam a perpetuar ideais de beleza e felicidade de forma imprecisa. A normalização das cirurgias plásticas em busca de uma estética ideal coloca vidas em risco, promovendo uma busca por uma aparência superficial. As transformações rápidas de outras pessoas, frequentemente exibidas no Instagram, afetam a maneira como as mulheres se veem, causando problemas de autoimagem, transtornos alimentares e psicológicos. Nesse contexto, esta pesquisa investigou, por meio de um estudo exploratório, o papel do Instagram na decisão de mulheres realizarem procedimentos cirúrgicos.Os resultados mostraram que todas as 20 participantes da pesquisa passaram grande parte do dia usando o Instagram. A maioria das respondentes (55%) consome conteúdos relacionados à estética e beleza, seguindo influenciadores digitais e profissionais do ramo de cirurgias estéticas. Além disso, (80%) das mulheres se sentem pressionadas a mudar por influência do Instagram, e (50%) afirmaram que não realizam procedimentos cirúrgicos devido a limitações financeiras. Por fim, (25%) das participantes relataram ter realizado algum procedimento cirúrgico influenciadas pelo aplicativo.
  • TCC
    Paris como cidade imaginada no cartaz das Olimpíadas de 2024
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-13) Nascimento, Luis Henrique Gonçalves do; Freitas, Andressa Lidicy Morais Lima; Dantas, Alexsandro Alexsandro Galeno Araújo; Oliveira, Rayane Rayane Dayse da Silva
    Estudo acerca da concepção de cidade imaginada a partir da análise do cartaz das Olimpíadas e Paralimpíadas de Paris 2024. Analisa-se a construção das imagens projetadas no cartaz acerca da cidade imaginada, a saber: a cidade-estádio, a cidade fraterna e a cidade fantástica. Tomamos como base teórica os conceitos de comunidade imaginada de Benedict Anderson, cidade aberta e cidade fechada de Richard Sennett e o de lugares de memória de Pierre Nora. Metodologicamente analisamos as operações de montagem, criação e legitimação propostas por Anderson mobilizando os procedimentos analíticos da semiótica das imagens e da análise do discurso.
  • TCC
    Desenvolvimento sustentável e desigualdade social na Ilha do Marajó: uma análise dos desafios e oportunidades
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-15) Paulino, Ruth Emilly dos Anjos; Freitas, Andressa Lidicy Morais Lima; https://orcid.org/0000-0002-2232-0799; http://lattes.cnpq.br/3591128775543077; http://lattes.cnpq.br/7848342793111466; Medeiros, Lucas Fortunato Rêgo de; http://lattes.cnpq.br/5873773076234008; Ferreira, Flavio Rodrigo Freire; https://orcid.org/0000-0001-5881-3344; http://lattes.cnpq.br/5928776388071995
    Este artigo busca entender o desenvolvimento sustentável à luz da perspectiva crítica de autores como Antônio Bispo dos Santos e Ailton Krenak e então estudar qual sua influência na desigualdade social de uma região. A partir desta contextualização teórica, analisamos a relação entre desigualdade social e sustentabilidade na Ilha do Marajó. Para embasar nossa análise, utilizamos uma abordagem qualitativa, realizamos uma revisão bibliográfica e conduzimos um estudo de caso detalhado sobre a Ilha do Marajó, visando compreender os fenômenos sociais e ambientais da região. Os resultados da pesquisa revelaram uma interconexão significativa entre sustentabilidade e desigualdade social no arquipélago, destacando a necessidade de reavaliar o conceito de progresso. Concluímos que o desenvolvimento deve ir além do crescimento econômico, incorporando o bem-estar ambiental e social, valorizando os saberes das comunidades tradicionais e atendendo às suas necessidades. Dessa forma, é possível expandir as liberdades individuais e promover a condição de agente para todos os habitantes.
  • TCC
    Podaucast: a mídia podcast no processo de ensino-aprendizagem
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-16) Bomfim, Cindy Emily Pinheiro; Dantas, Alexsandro Galeno Araújo; https://orcid.org/0000-0002-4434-0205; http://lattes.cnpq.br/2568499843473943; https://orcid.org/0009-0004-5643-1835; http://lattes.cnpq.br/9973594665749706; Lopes Junior, Orivaldo Pimentel; https://orcid.org/0000-0001-8114-4169; http://lattes.cnpq.br/7945742180527825; Silva, Tadeu de Oliveira; https://orcid.org/0000-0001-8272-0746; http://lattes.cnpq.br/0916394560901320
    Este trabalho investiga o uso crescente do podcast como ferramenta para divulgação de informações e manutenção do conhecimento, função tradicionalmente desempenhada pela aula. Com a introdução massiva de mídias tecnológicas nas salas de aula, ocorrem mudanças significativas na linguagem e na comunicação entre professores e alunos. O estudo busca avaliar o podcast como uma nova mídia capaz de reencantar o processo de ensino e garantir a continuidade do aprendizado, resgatando o propósito original da aula e dos seus participantes.
  • TCC
    Entre o genocídio e a necropolítica: para pensar o racismo no Brasil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-14) Vicente, Raquel dos Ramos; Silva, Lucas Trindade da; https://orcid.org/0000-0003-3390-2046; http://lattes.cnpq.br/0314360149038167; https://lattes.cnpq.br/3345807510990217; Lima, Andressa Lídicy Morais; https://orcid.org/0000-0002-2232-0799; http://lattes.cnpq.br/3591128775543077; Saraiva, Mariane Joyce Ferreira; http://lattes.cnpq.br/0856073747328714
    O problema racial no Brasil origina-se da colonização europeia, fundamentada na suposta superioridade do colonizador. Segundo Silvio Almeida, o racismo sistemático se manifesta em práticas que resultam em desigualdades raciais. Este estudo explora a persistência do racismo no Brasil, analisando "O Genocídio do Negro Brasileiro" de Abdias do Nascimento e "Necropolítica" de Achille Mbembe. Nascimento critica o mito da democracia racial, evidenciando a marginalização contínua dos negros. Mbembe introduz o conceito de necropolítica, examinando o poder de determinar quem vive e quem morre em contextos pós-coloniais. Este artigo destaca como essas obras abordam a reprodução das desigualdades raciais, proporcionando uma base para futuras investigações sobre racismo e antirracismo.
  • TCC
    Literatura e Ciência: um estudo sobre leitura entre estudantes do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades e Ciências Sociais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-16) Câmara, Mayara Andria Carneiro; Dantas, Alexsandro Galeno Araújo; 0000-0002-4434-0205; http://lattes.cnpq.br/2568499843473943; 0009-0008-8104-3171; https://lattes.cnpq.br/1746094857007383; Lopes Junior, Orivaldo Pimentel; 0000-0001-8114-4169; http://lattes.cnpq.br/7945742180527825; Almeida, Luiza Cristina Lopes; 0000-0001-7787-6471; http://lattes.cnpq.br/2864329558610177
    Este artigo explora o impacto das tecnologias digitais na leitura, focando nos e-books, que transformaram a produção e o consumo de livros. Com a adaptação a diversos dispositivos eletrônicos, os e-books tornaram-se um meio popular de leitura entre os estudantes. A pesquisa foi realizada com alunos do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades e Ciências Sociais da UFRN, analisando seus hábitos de leitura digital e os dispositivos eletrônicos mais utilizados. O estudo investiga como o uso de e-books influencia a formação acadêmica dos discentes, considerando a carga de leitura do curso e sua eficácia na compreensão dos materiais. Além disso, a pesquisa examina o papel da literatura na formação acadêmica desses estudantes, buscando entender a importância das obras literárias no desenvolvimento crítico e intelectual dos alunos, bem como na ampliação de seu repertório cultural e acadêmico.
  • TCC
    Migração em tempos de pandemia: uma revisão dos estudos acadêmicos da UFRN entre 2020 e 2022
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-15) Lima, Joseane Ribeiro de; Morais, Andressa Lidicy; https://orcid.org/0000-0002-2232-0799; http://lattes.cnpq.br/3591128775543077; https://orcid.org/0009-0006-4768-9513; https://lattes.cnpq.br/2164349547024188; Silva, Lucas Fortunato Rego de; https://orcid.org/0000-0003-3390-2046; http://lattes.cnpq.br/0314360149038167
    O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de revisão de literatura, cuja finalidade é identificar na literatura científica, a existência de pesquisas da área de humanidades relacionadas ao estudo do tema da migração no estado do Rio Grande do Norte durante o período crítico da pandemia de COVID-19. Para isso, foram pesquisados os descritores “Migrantes”, “Rio Grande do Norte”, “Pandemia de Covid-19” na base de dados da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Aplicamos como critérios de inclusão e exclusão dos materiais encontrados o recorte temporal abrangendo os anos de 2020 a 2022. Foram encontrados sete trabalhos acadêmicos. Após o levantamento inicial dos dados e a organização desse material, criamos um quadro descritivo para comparar a quantidade de trabalhos por ano nos quais foram publicados. Além disso, foram analisados os materiais à luz do conceito de iterações democráticas proposto pela filosofia turca Seyla Benhabib como um modelo normativo para orientar possíveis agendas de estudo no tema ora discutido.