PROEX - Livros eletrônicos

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  • Livro
    Reabilitação vestibular nas disfunções otoneurológicas: manual prático
    (UM Design Gráfico, 2024) Ribeiro, Karyna Myrelly Oliveira Bezerra de Figueiredo; Ferreira, Lidiane Maria de Brito Macedo; Costa, Wildna Sharon Martins da; https://orcid.org/0000-0002-5935-6760
    Diante da alta prevalência de indivíduos com queixas otoneurológicas, como tontura, vertigem e desequilíbrio postural, sintomas que geram repercussões significativas do ponto de vista biopsicossocial, é notória e crescente a necessidade de atenção a esses pacientes. Apesar desses eventos influenciarem negativamente na funcionalidade e na qualidade de vida, ainda há uma carência de serviços que ofereçam o tratamento para indivíduos com disfunções otoneurológicas. Nessa perspectiva, o projeto de extensão oferecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), intitulado “Rea- bilitação Vestibular em Pacientes com Disfunções Otoneurológicas”, de caráter interdisciplinar, objetiva realizar o atendimento de terapia de Reabilitação Vestibular em pacientes com disfunções otoneurológicas. Adicionalmente, contribui para a formação profissional dos alunos de graduação e pós-graduação (nível de residência, mestrado e doutorado) dos Departamentos de Fisioterapia e Medicina pela ampliação do campo de estágio em uma área que ainda é pouco abordada na grade curricular dos cursos de graduação em Fisioterapia. Nos dispomos a colaborar com a melhoria da condição de saúde dos pacientes, promovendo atendimento gratuito e de qualidade à população. Por meio dessa ação de extensão, há também o incentivo às pesquisas conduzidas no Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da UFRN (PPGFST). As nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão têm sido divulgadas nas redes sociais dos laboratórios de pesquisa em Fisioterapia Vestibular, craniocervical e dor orofacial e Laboratório de Epidemiologia e Fisioterapia Geriátrica, ambos vinculados ao Departamento de Fisioterapia da UFRN (instagram @fisiocabecapescocovest @lefig_ufrn e canal no youtube: fisioterapia em cabeça e pescoço). Diante dos anos de experiência com o projeto e por essa abordagem terapêutica especializada ainda ser pouco explorada no contexto da saúde, elaboramos um livro técnico, no formato de ebook, fruto desses atendimentos médicos e fisioterapêuticos em pacientes com disfunções otoneurológicas. Esta obra apresenta inicialmente um conhecimento anátomo-fisiológico do sistema vestibular. Em seguida, a abordagem sobre os sintomas e disfunções mais prevalentes, além de serem discutidas a avaliação e respectivos instrumentos funcionais, que são de fácil aplicabilidade, como também o protocolo de intervenção e formas de progressão que são tomados como parte primordial para a Terapia de Reabilitação Vestibular (TRV). Por meio deste compilado de informações, convidamos os profissionais de saúde, em relevância, aos fisioterapeutas, que atuam nessa área, a aprofundarem o conhecimento fisiopatológico e aperfeiçoamento da intervenção em seu cotidiano, possibilitando à pessoa com disfunção vestibular uma maior segurança e apoio quanto à sua independência para as atividades funcionais e participação social
  • Livro
    Autonomia econômica das mulheres: dados, contribuições e estratégias para a inserção e permanência das mulheres do Rio Grande do Norte no mundo do trabalho
    (Caule de Papiro, 2018-09-20) Brasil, Deusimar Freire (Org.); Jesus, Lidiane freire (Org.); Queiros, Fernanda Cristina Barbosa Pereira (Org.); Gomes, Gisely Lacerda (Org.); Queiroz, Jamerson Viegas (Org.); Gonçalves, Leandro de Almeida (Org.); Medeiros, Liegi Priscila de (Org.); Basilio, Divaneide (Org.); Furukava, Marciano (Org.)
    Esta obra tem o objetivo de apresentar ao leitor as ações desenvolvidas no âmbito da extensão universitária, balizado na experiência adquirida através do projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte “Mulheres Conquistando Autonomia”. Projeto MCA foi financiado por recursos do Governo Federal, através da Secretaria Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres - SPM, seguindo as diretrizes da política “Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres”, envolvendo uma equipe de docentes, assessoria técnica e discentes bolsistas. O objetivo da ação e parceria é estabelecer com as mulheres e suas organizações representativas processos formativos e de capacitação, bem como, fomentar ações com os gestores públicos e atores da sociedade civil visando fortalecer a autonomia econômica das mulheres do Rio Grande do Norte, contribuindo, portanto, para o aumento da sua inserção e permanência no mundo do trabalho por meio da articulação, ampliação e diversificação da oferta e demanda de ações numa perspectiva crítico-feminista. A equipe tem desenvolvido ações nos dez territórios potiguares, mobilizando mulheres de diferentes segmentos e representações institucionais, de organismos públicos e organizações populares, de modo a estimular o debate acerca da autonomia das mulheres, numa perspectiva de identificar limites, desafios e estratégias de superação a partir de cada realidade vivenciada. Tecer fios de uma história coletiva exige capacidade de escuta, de ajuste do percurso sempre que necessário, bem como seguir os princípios básicos da Educação Popular e sua perspectiva de 10 libertação. Como fruto do trabalho, esse livro busca organizar de forma sistêmica as diferentes e ricas informações e conhecimentos obtidos na trajetória da ação desenvolvida. O livro apresenta 17 capítulos que dialogam com aspectos da autonomia econômica das mulheres e a contribuição da extensão universitária no tema. O primeiro capítulo traz o tema “Inserção da Mulher no Mercado Trabalho”, no qual o leitor terá contato com dados estatísticos secundários que subsidiam a reflexão sobre a participação feminina no mundo do trabalho, reunindo dados do Rio Grande do Norte, o contexto das desigualdades sociais de gênero, autonomia das mulheres e o avanço da participação destas no empreendedorismo.
  • Livro
    Palavras e silêncios “dados” em sala de aula: ensino, avaliação e pesquisa de textos argumentativos
    (Ideia, 2018-08) Álvares, Leonardo Mendes; Freitas, Alessandra Cardozo de
    Este livro nasce de compreensões (re)significadas na pesquisa de Mestrado registrada na dissertação intitulada Da arenga ao debate: o aprimoramento da competência argumentativa por estudantes do Ensino Médio (ÁLVARES, 2015), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio grande do Norte. Essa pesquisa teve como objetivo principal a compreensão do processo de aprimoramento da competência argumentativa, por estudantes do Ensino médio, no contexto escolar, mediado em aulas de Língua Portuguesa. A busca era pela compreensão de como o processo ocorre? Como é possível aprimorá-lo? Por que espontaneamente o engajamento dos alunos acontece e quando motivado, quando assistido, muitas vezes, não? Por que na maior parte das vezes a oralidade funciona melhor que a escrita? Compartilhamos aqui algumas respostas que obtivemos para as perguntas acima e experiências exitosas que – acreditamos – podem corroborar significativamente para um trabalho docente mais eficaz de orientação da produção de textos argumentativos escritos, na cena escolar; fornecemos alguns indícios para a construção de avaliações significativas ao processo de aprendizagem da escrita de textos argumentativos por estudantes do Ensino Médio; e expomos sucintamente uma abordagem de observação participante cujos trajetos podem nortear o trabalho de outros pesquisadores dos campos da linguagem e do ensino de linguagem.
  • Livro
    Pesquisa qualitativa em linguagem: trajeto(s) metodológico(s) da observação participante
    (Ideia, 2018-08) Álvares, Leonardo Mendes; Freitas, Alessandra Cardozo de
    Este livro resulta das discussões sobre metodologias da pesquisa no âmbito da linguagem estabelecidas durante a escrita da dissertação de Mestrado intitulada Da arenga ao debate: o aprimoramento da competência argumentativa por estudantes do Ensino Médio (ÁLVARES, 2015), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio grande do Norte. Com ele tentamos corroborar para o preenchimento de lacunas que encontramos quando precisamos compreender as direções em que podemos caminhar no desenvolvimento de uma pesquisa no campo da linguagem. Nesse intuito, propomo-nos a descrever e comentar o percurso metodológico construído no ínterim de uma pesquisa que sintetiza o aprimoramento de experiências que trazemos de outras vivências acadêmicas, reunindo contribuições, que podem ser esclarecedoras a outros pesquisadores da linguagem, acerca da pesquisa de abordagem qualitativa e da observação participante. Referimo-nos a esse percurso como trajeto(s) metodológico(s), visando à coerência com a proposta de autoria partilhada que assumimos, segundo a qual valorizamos a construção interativa de sentidos e buscamos marcar e reiterar, o quanto possível, as portas abertas às contribuições trazidas no ato da leitura. Para além disso, há também outra implicação semântica na opção por uma estrutura frasal que apresenta como alternativas as leituras estabelecidas em singular ou plural, uma vez que, optando por não ocultar de nossa produção final o processo de que resulta, obstinados pela ideia do que entendemos ser um gesto de honestidade científica, resolvemos deixar aparentes os avanços e retornos da caminhada, as pretensões concretizadas e aquelas deixadas pelo caminho, o que se faria e o que efetivamente conseguiu-se fazer. Assim, será possível tratarmos de um trajeto geral, tomado em seu todo complexo, bem como descrever amiúde cada um dos trajetos constitutivos.