PPECM - Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática

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  • Dissertação
    Planejamento de atividades de ensino: uma análise do PIBID-Matemática do IFRN na perspectiva do ciclo de Ball
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-03) Bezerra, Heriberto Silva Nunes; Silva, Márcia Gorette Lima da; https://orcid.org/0000-0002-8114-0704; http://lattes.cnpq.br/6965522706601294; https://orcid.org/0000-0002-9666-3436; http://lattes.cnpq.br/5277023947785651; Gonçalves, Francisco Djnnathan da Silva; Sousa, Giselle Costa de; Nascimento, José Mateus do; Medeiros, Julianne Gabrielle Tavares de
    O objetivo desta tese é investigar os elementos que emergem dos documentos internos e da prática de implementação do subprojeto PIBID-Matemática do IFRN, campus Natal-Central. A pesquisa se concentra nos documentos norteadores do programa e nos planejamentos das atividades de ensino realizadas pelos bolsistas entre 2022 e 2023. Além disso, busca-se identificar as diretrizes presentes nos documentos orientadores do programa e examinar os contextos que influenciam a prática de iniciação à docência em Matemática no IFRN, considerando a relação entre a implementação dessas atividades e os referenciais teóricos. Para realizar essa investigação, inicialmente foi realizado um levantamento no catálogo de Dissertações e Teses da CAPES, e o material selecionado foi analisado por meio da Análise de Conteúdo (Bardin, 2010). Em seguida, foi feita uma análise dos documentos de políticas internas do IFRN, especificamente do Projeto Institucional do PIBID/IFRN e do Subprojeto da área da Matemática, utilizando como referencial teórico os elementos do Ciclo de Ball (Ball, 1994). Como parte da investigação, foi conduzido um estudo de caso entre 2022 e 2023 na Escola Estadual Instituto Padre Miguelinho, em Natal/RN. Nesse contexto, foram observados os encontros de planejamento de atividades de ensino organizados pelo professor supervisor em colaboração com os bolsistas do Programa. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas com oito bolsistas que participaram do Programa durante o período mencionado. Esses dados foram analisados por meio da Teoria da Semiolinguística (Charaudeau, 2010). Os resultados da análise dos documentos de políticas internas sugerem a necessidade de reuniões de planejamento entre professores supervisores e bolsistas, visando o desenvolvimento de ações coletivas que valorizem a diversidade da Matemática. Os dados obtidos também indicam que o planejamento deve buscar uma integração entre teoria e prática, sendo flexível e adaptado pelos participantes, que interpretam os documentos institucionais de acordo com suas realidades sociais e profissionais, realizando as adaptações necessárias para um desenvolvimento eficaz de suas práticas. Ademais, foram identificados três elementos emergentes dos planejamentos de ensino: proposições sobre estratégias de ensino e aprendizagem, diálogos conceituais e práticas pedagógicas, além do estímulo à produção científica e à participação em eventos acadêmicos. Desses dados, anunciamos a tese de que defendemos a utilização do referencial teórico do Ciclo de Políticas de Ball (1994) possui potencial para analisar os contextos da política pública expressos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) – Matemática sinalizando orientações ao planejamento de atividades de ensino.
  • Tese
    Alfabetização científica e tecnológica: uma matriz paradigmática para avaliação de abordagens na educação cientifica brasileira
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-30) Medeiros, Lutemberg Lima de; Dantas, Josivânia Marisa; Nunes, Albino Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-9636-4698; http://lattes.cnpq.br/6685565063970044; http://lattes.cnpq.br/4868160595711539; Bezerra, Bruna Herculano da Silva; Mazze, Fernanda Marur; http://lattes.cnpq.br/9097929538985483; Silva, Márcia Gorette Lima da; Leite, Rosana Franzen
    Esta tese se inscreve nas reflexões acerca dos objetivos para o Ensino de Ciências (EC) que contemplem a formação da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) em termos epistemológicos e pedagógicos e seus desdobramentos concernentes ao exercício da cidadania, forjada em uma atual conjuntura sociopolítica da humanidade complexa, imersa em tensões climáticas, humanitárias, ambientais e sanitárias cada vez mais amplificadas, abrangendo ainda, de forma preocupante, uma atmosfera negacionista e conspiratória. Nossa hipótese é que a ACT, no contexto brasileiro, possui múltiplas concepções e práticas de ensino condizentes com a polissemia do termo. Face ao exposto, nesta pesquisa, objetivamos analisar como a Pesquisa em Educação em Ciências concebe a ACT e é retroalimentada por estas concepções. Para alcançar a meta supracitada, buscamos: (I) identificar elementos estruturantes de propostas e concepções de ACT na literatura; (II) elaborar uma matriz teórica para caracterizar a ACT, e (III) validar a matriz no banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A matriz paradigmática, enquanto ferramenta teórico-metodológica, além de referencial teórico, é também o referencial metodológico (Sánchez Gamboa, 2012) para a análise paradigmática da produção científica. A validação do conteúdo da matriz se deu pela referencialização (Figari, 1996), orquestrando um quadro de referências para sua avaliação. Por sua vez, os níveis paradigmáticos (metodológico, teórico, epistemológico e ontológico) da matriz, que nos permitem instituir três tipos de abordagens da ACT, foram validados pelo levantamento bibliográfico na BDTD. O processo de validação transcorreu à medida que a matriz proposta efetivamente auxiliou na diferenciação, reconhecimento e sistematização das diversas abordagens promotoras de ACT Tipos I, II e III, circunscritas no contexto do Ensino de Ciências. Os resultados sinalizam as potencialidades de aplicação do constructo, ao passo que também foi possível apontar algumas limitações. Notadamente, a matriz proposta permitiu identificar tendências, congruências, bem como disparidades e lacunas, possibilitando uma análise abrangente do campo investigado. Este processo revelou, em particular, os fatores que podem contribuir para o silenciamento da tecnologia no silogismo e para a externalização de um desequilíbrio entre as teorias pedagógicas e epistemológicas. Além disso, permitiu a visualização das repercussões destas discrepâncias, especialmente considerando suas implicações diretas.
  • Tese
    Educar e atuar: correlações para (re)pensar a formação docente em Física
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-16) Lira, Natália Noelma Antunes de; Alves, Milton Thiago Schivani; https://orcid.org/0000-0003-2143-1750; http://lattes.cnpq.br/5496202392846305; https://orcid.org/0000-0002-4187-3727; http://lattes.cnpq.br/1381121332510087; Takimoto, Elika; Henrique, Alexandre Bagdonas; Andrade, Erika dos Reis Gusmão; Araújo, José Sávio Oliveira de
    A docência constitui uma atividade complexa e multifacetada. Objeto de pesquisa em várias áreas do conhecimento, as investigações acerca da formação docente buscam, entre outras coisas, analisar os saberes essenciais à prática desse profissional, como o saber curricular, o pedagógico e o experiencial. Todavia, no contexto da formação de docentes em Física, objeto de estudo desta tese, aspectos como a comunicação (verbal e não verbal) e a socioafetividade entre os sujeitos participantes da prática educacional raramente ganham papel de destaque, em geral, surgem como figurinos ou cenários que podem passar despercebidos pelos licenciandos e pelos próprios docentes formadores. Nesse sentido, tecemos algumas reflexões acerca do educar e do atuar, (re)aproximando a Física das Humanidades e buscando (re)pensar a formação de docentes em Física. Assim, esta tese defende que professores e atores possuem pilares profissionais comuns e que o reconhecimento dessa aproximação pode fomentar a formação de docentes em Física sob uma perspectiva mais socioafetiva, dialógica e humanística. Para isso, foi desenvolvido um construto teórico com base na noção freiriana de educação dialógica, considerando aspectos da atividade docente relacionados às formas de interação social, aos agentes envolvidos, aos materiais que orientam a atividade e aos espaços de atuação. Além disso, os Jogos Teatrais idealizados por Viola Spolin foram discutidos como uma potencial metodologia teatral para o desenvolvimento desses elementos no contexto da prática docente. Com o intuito de embasar discussões atuais sobre a formação docente em Física, no contexto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), também foi desenvolvida uma investigação acerca das Representações Sociais (RS) e das concepções de professores universitários de Física e de Teatro sobre saberes docentes e possíveis relações com aspectos socioafetivos e comunicativos. Em linhas gerais, nota-se que os licenciandos entrevistados apresentam RS aparentemente contraditórias quanto às suas necessidades formativas e ao que consideram boas práticas docentes, revelando, entre outros pontos, necessidades de revisão do currículo em prol do desenvolvimento de uma formação docente (e discente) mais humanística, que valorize a comunicação, socioafetividade e o diálogo. Além disso, foi possível estabelecer relações entre as noções de atuar e educar, analisando a formação docente em direção a uma prática educativo-crítica. Essa reflexão considerou aspectos como as interações sociais, os agentes envolvidos, os materiais que orientam a atividade e os espaços de atuação. Espera-se, portanto, somar esforços para contribuir com reflexões sobre a Formação Docente em Física em direção a uma perspectiva mais humanística, que considere aspectos comunicativos e socioafetivos.
  • Tese
    Educação para a sustentabilidade no bioma cerrado: articulações necessárias à formação de professores que ensinam no Matopiba
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-07) Queiroz, Marcelo Bruno Araújo; Araújo, Magnolia Fernandes Florêncio de; https://orcid.org/0000-0001-8811-7921; http://lattes.cnpq.br/4511989641459455; https://orcid.org/0000-0003-3154-3027; http://lattes.cnpq.br/8798063294587446; Bezerra, Leonardo Mendes; Silva, Dayane dos Santos; Menezes, Maria da Conceição Vieira de Almeida; Silva, Rodrigo da Luz
    Na delimitação geográfica denominada Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), presente no bioma cerrado, os problemas socioambientais se agravam diariamente com o avanço desmedido do agronegócio. Trata-se de um alto impacto ocasionado principalmente pelo desmatamento e utilização de agrotóxicos, que tem sido identificado e difundido por inúmeras pesquisas, as quais revelam destruição da natureza, da vida animal, vegetal, e consequentemente da vida humana, ameaçando as gerações futuras e da biodiversidade presente no bioma. Diversas escolas estão inseridas ao redor de inúmeras fazendas que contribuem para esse desenvolvimento desenfreado, o qual favorece unicamente o crescimento econômico a partir da exploração da mão de obra barata. Pensando no potencial dos pilares da educação para a sustentabilidade na formação de professores, defendemos a tese de que essa perspectiva pode fomentar processos formativos para professores em exercício, problematizando a situação catastrófica e insustentável do bioma cerrado no Matopiba, sendo possível também direcionar e repensar suas práticas, as situações de ensino e a reorientação do currículo escolar. Este estudo se propôs a analisar os limites e possibilidades da educação para a sustentabilidade como perspectiva problematizadora do bioma cerrado na formação continuada de professores em dois espaços escolares situados no Matopiba, especificamente no município de Balsas, estado do Maranhão, cidade que mais desmatou o bioma nos últimos anos em favorecimento ao agronegócio. A pesquisa qualitativa analisou entrevistas semiestruturas realizadas com 10 professores em exercício e interpretada por meio da técnica de Análise Textual Discursiva (ATD), a qual apontou o surgimento das seguintes categorias: 1. Sustentabilidade: concepções, enfoques e finalidades; 2. Conservar ou produzir?: uma controvérsia socioambiental emergente para problematizações e reflexões no Matopiba; e, 3. O cerrado está por um triz, pro dia nascer infeliz: denúncias científicas. Além disso, analisamos também um processo formativo com os professores participantes da investigação, buscando promover a construção e um projeto didático que pudesse problematizar e propor soluçõe possíveis para contribuir com o bioma. Os resultados apontam uma série de concepções, dentre as quais algumas ainda são acríticas por parte dos professores sobre a problemática em questão, indicando a necessidade de professos formativos voltados para a difusão de propostas mais sustentáveis. Além disso, uma série de denúncias emergem dos professores que lá atuam sobre práticas insustentáveis na região, nos permitindo criticar tais atitudes e propor algumas saídas importantes sobre reflexão, conscientização e ação nos espaços escolares. Com o processo formativo, foi possível também perceber o potencial do diálogo e da análise crítica sobre as problemáticas locais, culminando na elaboração de um projeto para utilização na própria escola, como uma possibilidade para potencializar a educação para a sustentabilidade em busca da real transformação social. Contudo, as problemáticas em torno do bioma cerrado advindas do agronegócio ainda seguem vigorando de forma desenfreada, sendo necessário um amplo esforço de diferentes entidades para tentar coibir tais atos danosos.
  • Tese
    Estudo do pensamento sistêmico de licenciandos em química ao justificarem reações químicas: contribuições do sistema teórico de P. Ya. Galperin
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-26) Pereira, Luiz Fernando; Nunez, Isauro Beltran; Ramalho, Betânia Leite; http://lattes.cnpq.br/1326690619078211; Amaral, Edenia Maria Ribeiro do; Melo, Elda Silva do Nascimento; Libâneo, José Carlos; Silva, Márcia Gorette Lima da
    Esta tese apresenta uma experiência de diagnóstico formativo realizada com o objetivo de caracterizar os níveis de desenvolvimento do pensamento sistêmico de licenciandos em Química na etapa de conclusão do curso, como um tipo de pensamento profissional docente (PPD), quando justificam a ocorrência ou não das reações químicas em determinadas condições. Utiliza-se como referencial teórico-metodológico o Sistema Teórico da Formação Sistêmica do Pensamento Conceitual de P. Ya. Galperin e o Enfoque Sistêmico Funcional-Estrutural de Z. A. Reshetova. Esses referenciais foram adotados por seu potencial para o diagnóstico do pensamento sistêmico, como uma atividade orientadora sistêmica, de forma controlada e de acordo com qualidades predeterminadas. A experiência de diagnóstico formativo foi realizada em cinco encontros com 12 licenciandos matriculados na Disciplina Estágio Supervisionado de Formação de Professores IV do curso de Licenciatura em Química, na modalidade presencial, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Os instrumentos utilizados na pesquisa foram provas pedagógicas, questionário de avaliação e protocolos de análise das atividades. A análise dos dados revelou que, de forma geral, os licenciandos apresentam dificuldades para definir o conceito de reação química e para representar e visualizar as relações sistêmicas na forma de esquemas conceituais sistêmicos. Constatou-se ainda dificuldades dos licenciandos para relacionar e sintetizar informações de modo a justificar porque as reações químicas ocorrem ou não, o que resultou em baixos níveis de pensamento sistêmico quando resolveram as tarefas do diagnóstico. Os resultados obtidos ressaltam a importância de integrar esse tipo de análise nos cursos de formação de professores, visando ao desenvolvimento do pensamento sistêmico, que é relevante não apenas para compreender o tema reações químicas, mas a Química de forma geral.
  • Tese
    Discursos de professores de matemática quanto ao ensino e à formação do licenciando de matemática: manejos da especialidade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-18) Cardoso, Wguineuma Pereira Avelino; Gutierre, Liliane dos Santos; https://orcid.org/0000-0001-6124-7769; http://lattes.cnpq.br/8693761992237347; http://lattes.cnpq.br/3384127886085225; Bortoli, Adriana de; Ferreira, Ana Cristina; Brito, Arlete de Jesus; Guia, Daniella Assemany da; Anjos, Marta Figueredo dos; Hummes, Viviane
    O discurso dos professores de Matemática sobre o manejo de sua especialidade em relação ao ensino e à formação do licenciando em Matemática construído de forma histórica, ideológica e social revela embates e relações de poder entre matemáticos e educadores matemáticos. Dessa forma, entendemos que os matemáticos e educadores matemáticos, em especial aqueles que atuam na formação de professores de Matemática, cada um a seu modo, são assujeitados por seu próprio discurso do manejo da sua especialidade, conferindo autoridade científica na sua área de atuação. O manejo da especialidade envolve o saber técnico, crenças e diferentes formas de poder que constituem os sujeitos, tanto na sua posição de profissional da Educação Superior como também pelo status do seu campo científico e acadêmico (Figueira, 2019). Diante disso, a questão desta pesquisa é saber: como os professores de Matemática da UFRN, matemáticos e educadores matemáticos, se relacionam com a formação dos licenciandos em Matemática, possivelmente futuros professores da Educação Básica? Assim, o objetivo desta pesquisa é compreender o manejo da especialidade no discurso dos professores, sobretudo dos matemáticos e dos educadores matemáticos em relação ao ensino e à formação dos licenciandos em Matemática. Como tese, defendemos o discurso sobre o manejo da especialidade dos matemáticos e dos educadores matemáticos é diferenciado pelo status do seu campo científico de trabalho. Neste, identificam-se vestígios de crenças sobre o ensino e a formação do licenciando em Matemática que, aliadas aos descompassos provocados pelas lutas históricas, ideológicas e de poder pela autoridade científica e acadêmica do campo de formação dos professores de Matemática, sustentam o discurso do preconceito contra o educador matemático. Este estudo pretende contribuir com o fortalecimento do campo da Educação Matemática. Nesta investigação, utilizamos uma abordagem qualitativa e interpretativa com apoio teórico e metodológico de Análise de Discurso; na constituição dos dados, contamos com a colaboração de alguns professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Os instrumentos utilizados na produção dos dados foram questionários e as entrevistas semiestruturadas. Entendemos que os dados fazem parte de uma formação discursiva e, para analisá-los e interpretá-los, articulamos as unidades de sentido, considerando as relações de poder e saber da prática profissional e científica dos professores de Matemática. As unidades de sentido apontam diferenças quanto ao manejo da especialidade dos matemáticos e dos educadores matemáticos em um curso de licenciatura em Matemática. Nessas, identificamos que existe ainda uma tendência de uma formação dicotômica que separa a formação pedagógica da formação específica do conhecimento matemático. Entre os matemáticos, identificamos uma tendência para o ensino transmissivo com foco no conteúdo. E, entre os educadores matemáticos, há uma tendência para o desenvolvimento do ensino com foco no aluno. Verificamos que ainda existe o preconceito, uma forma de resistência e desvalorização, contra o educador matemático e sua prática profissional e de pesquisa. Nós o entendemos como um discurso histórico e ideológico que age como um dispositivo de controle na produção de determinados comportamentos e atitudes úteis à manutenção da hegemonia de um campo de saber. Existe uma construção simbólica de inferioridade dos educadores matemáticos construída historicamente e potencializada pelo discurso da desvalorização do magistério e por algumas crenças sobre o ensino e a formação do licenciando em Matemática.
  • Tese
    Um estudo histórico-epistemológico e matemático do Tratado Aritmético de al-Khwarizm
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-09) Albuquerque, Suziê Maria de; Morey, Bernadete Barbosa; https://orcid.org/0000-0003-3253-0383; http://lattes.cnpq.br/7554818862651491; http://lattes.cnpq.br/0591544931701409; Mendes, Iran Abreu; Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2246246461693229; Pereira, Ana Carolina Costa; Saito, Fumikazu
    Este trabalho constitui um estudo histórico-epistemológico e matemático da obra de al-Khwarizm, escrita no início do século IX, em Bagdá. A obra discorre sobre o sistema decimal posicional usado pelos indianos, o seu conteúdo começa apresentando os algarismos e a sua regra de escrita para formar os números e continua mostrando os algoritmos das operações aritméticas; em suma, é um manual para os que querem aprender a aritmética indiana. No decorrer de nosso estudo, referimo-nos à obra como Tratado Aritmético de al-Khwarizm. Não se tem notícia do texto árabe original e a obra conservou-se apenas em um manuscrito em latim, datado do século XIV, conservado e catalogado na Biblioteca da Universidade de Cambridge, sob o número I.i.6.5. O manuscrito de Cambridge foi traduzido para a língua russa por A. P. Yushkiévitch e, da tradução russa de Yushkiévitch (1983), fizemos uma tradução para o português, a fim de ser usada em nosso estudo. Adotando-se uma perspectiva historiográfica que contextualiza os saberes do passado em seu tempo e espaço de elaboração, analisamos o Tratado Aritmético de al-Khwarizm com foco nos algarismos e nos algoritmos utilizados pelo autor na obra. Para tanto, realizamos um detalhado estudo bibliográfico-documental composto pela leitura, tradução e compreensão dos procedimentos do documento principal, o Tratado Aritmético de al-Khwarizm e, a partir disso, foram elencados os elementos contextuais da obra que precisavam ser aprofundados. Realizamos o estudo histórico epistemológico e matemático do Tratado e concluímos que, apesar de o sistema de numeração decimal e posicional apresentado por al-Khwarizm ter características em comum com o sistema de numeração moderno, os algoritmos de cálculo se diferem devido às condições materiais e aos saberes disponíveis na época no oriente próximo.
  • Tese
    Mirando Vênus: o revólver fotográfico e um astrônomo brasileiro no Japão
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-30) Silva, Maria Romênia da; Martins, André Ferrer Pinto; https://orcid.org/0000-0001-7719-5043; http://lattes.cnpq.br/2557880242678680; http://lattes.cnpq.br/8202627546650395; Camino, Néstor Eduardo; Moraes, Andréia Guerra de; Silva, José Ronaldo Pereira da; Alves, Milton Thiago Schivani
    Em 1872, o astrônomo brasileiro Francisco Antônio de Almeida Júnior foi enviado pelo diretor do Observatório Imperial do Rio de Janeiro para estudar Astronomia na França. Posteriormente, participou da missão francesa para observar o trânsito de Vênus em 9 de dezembro 1874 em Nagasaki, no Japão. Na ocasião do trânsito, d’Almeida foi o responsável por manusear o “revólver fotográfico” idealizado pelo astrônomo Jules Janssen. D’Almeida retornou ao Brasil em 1876 e publicou duas obras diretamente associadas com as experiências vivenciadas durante a expedição: um relatório científico (A Parallaxe do Sol e as passagens de Vênus - 1878) e um relato de viagem (Da França ao Japão: Narração de viagem e descrição histórica, usos e costumes dos habitantes da China, do Japão e de outros países da Ásia - 1879). Inserido nesse contexto, esse trabalho busca analisar as contribuições desse astrônomo brasileiro a partir da sua prática científica, visando gerar subsídios para o Ensino de Astronomia. O referencial teórico que utilizamos é a vertente da historiografia denominada História Cultural da Ciência, a qual descreve as práticas científicas como sendo práticas culturais situadas em um tempo e espaços específicos. O aporte da História Cultural da Ciência (HCC) entende que as ciências não devem ser estudadas na cultura, mas como cultura. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa documental, de cunho teórico, realizada a partir de fontes primárias e secundárias. A principal fonte primária analisada na Tese foi o relatório científico de D’Almeida, em virtude do nosso interesse pela descrição detalhada sobre a observação do fenômeno do trânsito de Vênus em 1874. Por fim, buscamos apresentar aspectos relevantes de Natureza da Ciência (NdC), por meio da abordagem de “temas” e “questões”, que foram identificados a partir do contexto histórico e sociocultural apresentado, visando promover discussões de natureza histórico-epistemológicas no Ensino de Astronomia.
  • Tese
    Ressignificados da prática de uma docente da Resex Chico Mendes no ensino de ciências: uma análise a partir de Stephen Ball
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-23) Santos, Lívia Fernandes dos; Silva, Márcia Gorette Lima da; https://orcid.org/0000-0002-8114-0704; http://lattes.cnpq.br/6965522706601294; http://lattes.cnpq.br/2548450690237641; Monteiro, Midiã Medeiros; Nicolli, Aline Andréia; Medeiros, Julianne Gabrielle Tavares de; Vieira, Kyara Maria de Almeida
    A fundação das escolas na Reserva Extrativista Chico Mendes, no município de Xapuri/AC, ocorreu em 1983 como resultado da luta dos seringueiros pela alfabetização da população local. Tais escolas têm particularidades específicas em razão de sua constituição e do papel que desempenham na comunidade. A Escola Rural União, localizada no Seringal Floresta, comunidade Rio Branco desta unidade de conservação, foi o nosso lócus de pesquisa, em razão de características como turmas multisseriadas, contexto histórico e geográfico específicos fundamentados em princípios de preservação ambiental, além da presença de professores com contratos temporários. Nossa primeira aproximação nos levou a conhecer uma professora nativa da região, que estudou e leciona nesse espaço há 15 anos com contrato temporário, vivenciando profundas mudanças tanto como moradora quanto como docente. Nosso problema de pesquisa é com toda essa complexidade, como se dá a ação docente, isto é, que significados orientam sua atuação na sala de aula? Em concreto, buscamos identificar e analisar os elementos que caracterizam e (re)significam a prática pedagógica da docente na Escola Rural União. Partimos da premissa de que a particularidade do contexto e as orientações curriculares impactam ou influenciam essa prática. Para alcançar esse objetivo geral, estabelecemos como objetivos específicos: (a) caracterizar a Resex Chico Mendes e a Escola Rural União, incluindo a implementação da educação nesse território; (b) analisar os documentos de orientações curriculares para atuação docente nas escolas do campo no Estado do Acre, (c) identificar e descrever elementos que refletem a ressignificação dos documentos orientadores pela professora pesquisada. Utilizando uma abordagem metodológica qualitativa e da pesquisa narrativa, realizamos entrevistas semiestruturadas com perguntas sobre as atividades escolares e a relação com as orientações e materiais da Secretaria de Educação e Cultura do Acre (SEE/AC), particularmente, nas aulas de ciências. A análise foi conduzida a partir da Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2020), tendo como lente teórica a perspectiva de Stephen Ball (2011). Dos resultados obtidos, destacamos que a materialização do planejamento e as práticas da professora revelam aspectos relacionados ao nivelamento escolar, à leitura e escrita, ao uso criativo de recursos didáticos e ao ensino de conteúdos ligados ao cotidiano local. A dedicação e o comprometimento da professora com o processo de ensino-aprendizagem refletem sua forte conexão com a região. Ela ressignifica sua prática a partir da releitura e adaptação dos documentos orientadores educacionais do Acre, moldando suas aulas e atividades para atender às necessidades da comunidade local que enxerga a escola como espaço de liberdade, oportunidades e esperança.
  • Tese
    Letramento em educação financeira: o trabalho coletivo de futuros professores de matemática
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-30) Moraes, Francisco Ronald Feitosa; Noronha, Claudianny Amorim; https://orcid.org/0000-0002-4238-065X; http://lattes.cnpq.br/3258090174478169; https://orcid.org/0000-0002-1301-1812; http://lattes.cnpq.br/4273852309697106; Sousa, Giselle Costa de; Gomes, Luanna Priscila da Silva; Brandão, Lucila Carvalho Leite; Gobara, Shirley Takeco; Franco, Pedro; Marques, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos
    Esta tese tem como objetivo investigar indícios de tomada de consciência e emancipação no labor conjunto de atividade de ensino-aprendizagem e de planejamento de práticas pedagógicas sobre taxas de juros desenvolvidas na perspectiva do Letramento em Educação Financeira com licenciandos do curso de licenciatura em Matemática. Nesse sentido, discutimos os fundamentos da Teoria da Objetivação (TO), situamos a aprendizagem da docência para a promoção de uma emancipação dos futuros professores de matemática na perspectiva da TO (Radford, 2016; 2017d; 2020a; 2021) e de autores(as) como Moretti (2007) e Moretti e Radford (2015). Apresentamos algumas ideias sobre Educação Financeira estudadas nacionalmente (Campos, 2020; Silva; Powell, 2013), analisamos as recomendações dos documentos oficiais como a ENEF (Brasil, 2010), PISA (OCDE, 2012; 2018) e a BNCC (Brasil, 2018), e elaboramos, em contraponto à essas ideias, uma definição para Educação Financeira fundamentados nos conceitos de ética comunitária e emancipação propostos pela TO. Destacamos o conceito de letramento ideológico elaborado por Brian Street (2018), de Letramento Matemático discutido por Gomes e Noronha (2015), e de Letramento Financeiro pelas ideias de Sena (2017) que nos auxiliaram na definição do que chamamos, para fins desta tese, de Letramento em Educação Financeira. O método adotado fundamenta-se na Teoria Histórico-Cultural de Lev S. Vygotsky (1896-1934), permitindo analisar o movimento dialógico das relações humanas. Assim, realizamos um levantamento, por meio de dois questionários utilizando a ferramenta Google Formulários, um para estruturar o perfil dos participantes e as concepções sobre Matemática Financeira, Educação Financeira e Letramento de 16 futuros professores do Curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Regional do Cariri (URCA), no interior do Ceará, e, outro ao final, para avaliação da atividade feita pelos participantes. Elaboramos uma atividade de ensino-aprendizagem (AEA), nos procedimentos metodológicos da TO, conforme a estrutura objeto-objetivos-tarefas (RADFORD, 2015; 2021), constituída por 4 tarefas distribuídas em 7 encontros e estruturada em três fases, a saber, Introdução, Desenvolvimento da AEA e Fechamento da AEA. Utilizamos o método de análise multimodal (RADFORD, 2015; 2021) por meio da observação participante, da transcrição e interpretação dos enunciados a partir das gravações em vídeo e áudio das aulas, e das folhas de tarefas impressas entregues aos participantes, as quais foram digitalizadas junto aos planos de aula elaborados pelos grupos de participantes GX, GY e GZ. Nesse sentido, descrevemos e analisamos, quadro a quadro dos vídeos dos 6 episódios escolhidos, os seguimentos salientes. Os resultados indicam que, por meio das falas, pausas, hesitações e gestos dos participantes engajados na atividade, que mostraram indícios de tomada de consciência e emancipação pela compreensão da educação financeira baseada em contextos sociais e políticos, na construção de uma visão crítica sobre as questões financeiras por meio do labor conjunto no processo de ensino-aprendizagem, na ressignificação de práticas docentes, bem como na atualização dos saberes matemáticos e didático-pedagógicos dos futuros professores, os quais são necessários para ensinar matemática, mediante a aprendizagem da atividade de ensino, tendo como fundamento principal o trabalho coletivo, responsável, de compromisso e cuidado com o outro.
  • Tese
    Docência na educação de jovens e adultos no Rio Grande do Norte (2020 - 2023): saberes e práticas de professores de matemática
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-25) Flôr, Anildo Soares; Gutierre, Liliane dos Santos; https://orcid.org/0000-0001-6124-7769; http://lattes.cnpq.br/8693761992237347; https://orcid.org/0000-0001-9780-8767; http://lattes.cnpq.br/8916236558027796; Sousa, Giselle Costa de; https://orcid.org/0000-0003-0213-4179; http://lattes.cnpq.br/1300121866958282; Anjos, Marta Figueredo dos; Alencar, Edvonete Souza de; Aranha, Carolina Pereira; Dalcin, Andréia; Gouveia Neto, Sérgio Cândido de
    A presente pesquisa se insere nos campos da história e da historiografia do ensino de Matemática, mais especificamente relacionada à história da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no estado de Rio Grande do Norte no período de 2020 a 2023. Realizamos uma historiografia a partir de entrevistas com dezessete professores de Matemática da EJA do RN, observando seus saberes e práticas. Utilizamos também análise documental em dissertações e teses e em documentos oficiais sobre o assunto como procedimentos para a coleta dos dados, e a gravação de áudio, como técnica de registro. Nossa questão de pesquisa é: “Como ocorreu o ensino de Matemática nas escolas de EJA do RN no período entre 2020 e 2023?”. Esta tese tem como objetivo geral registrar uma história do ensino de Matemática na EJA do RN (2020-2023). Buscamos examinar como ocorreu a atuação dos professores diante das peculiaridades dessa modalidade de ensino, antes e depois da pandemia de Covid-19, bem como sua qualificação acadêmica ao longo dos anos. A atuação dos professores na EJA diante das diferenças – idades, sociais, de saberes - dos alunos está intimamente ligada à compreensão dessas particularidades que compreendem um conjunto de estruturas objetivas, internalizadas ao longo da vida dos indivíduos, adquiridas tanto coletiva quanto individualmente. Por isso, devem desempenhar um papel fundamental na orientação das ações necessárias para delinear a prática de ensino em sala de aula. Nesse sentido, conduzimos uma pesquisa qualitativa aprimorada pela etnografia educacional. Ao sistematizar, organizar e analisar as informações obtidas, baseamo-nos nos princípios de Paulo Freire, sempre buscando interpretá-los com sensibilidade e empatia. Diante do exposto, defendemos a tese que a docência no ensino de Matemática na EJA no RN, no período entre 2002-2023, foi comprometida devido ao contexto pandêmico que inviabilizou a presencialidade, deixando evidente a dificuldade de acesso à internet e ao domínio das tecnologias tanto por estudantes como professores, bem como as incoerências entre os discursos e as práticas pedagógicas dos professores, seja na elaboração/adaptação de atividades, no processo de avaliação e na condução das aulas remotas. A pesquisa aponta que a abordagem da matemática foi linear, focada no conteúdo e em exercícios repetitivos. Apesar do discurso freireano dos docentes, alegando práticas comprometidas com a realidade e o cotidiano dos alunos, isso não aconteceu. A principal razão é que essa abordagem requer que os professores sejam capacitados por meio de uma formação que incentive a reflexão sobre os aspectos que sustentam suas práticas pedagógicas e a compreensão da temática da diversidade cultural no contexto contemporâneo e, principalmente, na EJA. A escolha dos três anos desta década (2020- 2023) foi intencional. Consideramos a prática do ensino de Matemática na EJA e a formação dos professores durante e após o período de isolamento social decorrente da epidemia da Covid19. Diante das dificuldades desse episódio, a alternativa foi aulas remotas, que exigiam tecnologia e conectividade, requisitos não disponíveis principalmente aos alunos. Assim, abriu-se uma lacuna no ensino de matemática, lacuna que não será preenchida com reposição de aulas, pois foi adotada a progressão continuada como solução geral, prejuízo para os alunos já tão prejudicados.
  • Tese
    Ação de ensinar com base na argumentação científica escolar: contribuições da teoria de Galperin para formação docente
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-07) Medeiros, Julianne Gabrielle Tavares de; Silva, Márcia Gorette Lima da; https://orcid.org/0000-0002-8114-0704; http://lattes.cnpq.br/6965522706601294; http://lattes.cnpq.br/5011725175431176; Chion, Andrea Fernanda Revel; Silva, Lívia Cristina dos Santos; Monteiro, Midiã Medeiros; Nascimento, Silvania Sousa do
    A necessidade da preparação docente para planejar e implementar atividades que fomentem o ensino da argumentação em aulas de ciências, integra os tópicos abordados na literatura em estudos que vêm sendo desenvolvidos em vários países. Tendo em vista a centralidade desta habilidade no âmbito escolar, defendemos como fundamental a sua inserção em sala de aula, e, portanto, como uma competência docente a ser formada. Esta investigação se caracteriza como um estudo teórico, que se estabelece no movimento de aliar um modelo de ensino a uma base psicológica, com o intuito de subsidiar discussões a respeito de avanços no campo da formação de professores de Ciências. Com isso, a fim de oferecer aportes teóricos direcionados a um ensino fundamentado no Modelo de Argumentação Científica Escolar (MACE) de Adúriz-Bravo (2012), propomos uma base orientadora apoiada em elementos da teoria por etapas das ações mentais e dos conceitos de P. Ya. Galperin. O processo de desenvolvimento da pesquisa envolveu o aprofundamento e estabelecimento de relações dos referenciais teóricos, tendo como premissa a coerência epistemologia mantida entre eles, além das etapas de validação bibliográfica e com especialistas membros do Grupo de Pesquisa Argumentação e Ensino de Ciências — ArgEC/UFRN e do Grupo de Pesquisa em de Epistemologia, História e Didática das Ciências Naturais — GEHyD/UBA. Dessa maneira, os resultados se referem a uma base orientadora que se expressa no sentido da produção do conhecimento. Logo, concluímos que esta tese reúne apontamentos fundamentais ao campo de formação de professores de Ciências, especificamente no apoio ao desenvolvimento de habilidades necessárias à profissionalização e atuação docente na perspectiva da promoção de uma educação científica de qualidade.
  • Tese
    Abordagem da educação para a sustentabilidade em cursos de licenciatura em Biologia da região amazônica paraense: perspectivas teóricas e metodológicas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-30) Silva, Natanael Charles da; Araújo, Magnolia Fernandes Florêncio de; https://orcid.org/0000-0001-5261-3691; http://lattes.cnpq.br/0422893512401315; Britto, Diselma Marinho; Albuquerque, Fabiola da Silva; Albino, Maria da Glória Fernandes do Nascimento; Severo, Thiago Emmanuel Araújo
    A pesquisa centrou esforços de investigação no contexto educacional da formação em Licenciatura em Biologia da região amazônica paraense, contribuindo com a valorização e entendimento do cenário de atuação, vivências e perspectivas de cursos de formação docente em uma região que, além da vasta biodiversidade, dispõe de significativa importância na formação sociocultural do país. O objetivo principal foi caracterizar as abordagens teórico-metodológicas da Educação para a Sustentabilidade em cursos de Licenciatura em Biologia da região amazônica paraense sob vários aspectos: relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), os princípios da Educação para a Sustentabilidade na prática docente, na percepção dos discentes e nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). Para tanto, o estudo adotou uma perspectiva metodológica qualitativa e quantitativa, assumindo aspectos da pesquisa bibliográfica, documental, de campo e uma abordagem narrativa com trajetória dividida em quatro fases que abrangeram ações desde a análise dos PPCs, até aplicações de questionários com docentes e discentes. A análise qualitativa ocorreu por meio do software Iramuteq, versão 0.7 alpha 2 associado a análise de conteúdo. Já a quantitativa se deu por meio dos softwares Past, versão 4.07b e Excel 2017. Os resultados demonstraram que os ODS 3 (saúde e bem-estar), 4 (educação de qualidade), 8 (trabalho decente e crescimento econômico), 15 (vida terrestre) e 16 (paz, justiça e instituições eficazes) estão presentes em todos os PPCs das cinco instituições de ensino estudadas. Em oposição, os ODS 5 (igualdade de gênero) e 11 (cidades e comunidades sustentáveis) não foram abordados em nenhum dos documentos investigados. Dos 145 TCCs analisados, 71,72% revelaram que as categorias mais representadas foram a 2 (direito à educação) e a 7 (direito à biodiversidade). Com relação a abordagem docente, os professores dão maior ênfase aos princípios: “direito à vida”, “direito à igualdade” e “direito ao respeito”. De modo contrário, o princípio “direito à cultura” foi o que apresentou menor índice de abordagem pelos docentes. Em termos gerais, os docentes mostram perspectivas de atuação que priorizam a formação crítica, contextualizada e prática para seus estudantes. Entretanto, há indicações de que necessitam de uma atenta reformulação e atualização da prática docente, principalmente no que diz respeito a aspectos relativos à inclusão e ao fortalecimento das dimensões cultural, social e ambiental. A percepção dos discentes se mostra em conformidade com os achados nos documentos norteadores dos cursos e com as perspectivas teórico-metodológicas apresentadas pelos professores. Todavia, embora eles abordem todos os princípios da Educação para a Sustentabilidade em suas respostas ao questionário aplicado, em alguns casos ainda demonstram insegurança nas relações estabelecidas entre os temas e a formação que estão tendo acesso. As lacunas apresentadas convergem com os achados na pesquisa bibliográfica ao revelar a pouca existência de estudos que investigam a influência, inserção e consequências da integração entre os princípios da Educação para a Sustentabilidade e a formação inicial em Licenciatura em Biologia. Os dados, de modo geral, evidenciam, em certo grau, a carência de associação de temas complexos e interligados com a humanidade, e que, portanto, fazem parte da vida e história de formação cultural das pessoas, com o curso que está sendo ofertado. Isso implica considerar que os princípios da Educação para a Sustentabilidade na formação docente vão além de currículo e disciplinas, uma vez que estão intimamente relacionados com a formação de profissionais que atuarão na educação para a cidadania das pessoas.
  • Tese
    Um estudo histórico acerca de métodos de resolução de equações diferenciais: método das separáveis e método das lineares
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-05-03) Nascimento, Anna Karla Silva do; Mendes, Iran Abreu; https://orcid.org/0000-0002-5036-8765; http://lattes.cnpq.br/1354334181468522; Morey, Bernadete Barbosa; https://orcid.org/0000-0003-3253-0383; http://lattes.cnpq.br/7554818862651491; Gonçalves, Francisco Djnnathan da Silva; Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2246246461693229; Sousa, Giselle Costa de; Moura, Roseli Alves de
    Este trabalho doutoral tem como objeto de pesquisa uma busca pelo desenvolvimento dos métodos de resolução de Equações Diferenciais, propostos por Gottfried Wilhelm Von Leibniz (1646 –1716), Christiaan Huygens (1629-1695), Jakob Bernoulli (1655- 1705) e Johann Bernoulli (1667-1748), em meio às correspondências trocadas por esses estudiosos e/ou em suas publicações nas Actas Eruditorum, na última década do século XVII. Desse modo, procura responder à questão: Quais foram os métodos de resolução de Equações Diferenciais desenvolvidos por Huygens, Leibniz e os irmãos Bernoulli para solucionar problemas que provocaram o desenvolvimento de estudos das matemáticas, posteriormente? Diante dessa indagação, tem-se como objetivos analisar problemas que formaram a constituição de modelos e soluções para Equações Diferenciais, como um conhecimento matemático do campo do Cálculo Diferencial, de modo a identificar e explicar suas potencialidades conceituais e didáticas para o ensino desse assunto no curso de Matemática da atualidade. Para esse propósito, utilizamos a abordagem metodológica qualitativa, com o recurso da análise de conteúdo, proposta por Bardin (2016), para investigar informações de fontes primárias exploradas no decorrer do texto, além de tecer comentários sobre o contexto histórico do século XVII. Nesse caminho, apontamos estudiosos responsáveis por tais trabalhos no período histórico examinado, com suas respectivas problemáticas. Finalizamos com algumas sugestões e encaminhamentos que podem ser explorados em sala de aula durante a disciplina de Equações Diferenciais (ou nomenclaturas que abordem o assunto) e/ou em História da Matemática. Com isso, defendemos a tese de que essa análise histórica e sociocultural das Equações Diferenciais e seus métodos de resolução pode oferecer insights sobre o desenvolvimento da Matemática e suas aplicações práticas. Bem como que a observação de padrões pode ser utilizada no ensino de Equações Diferenciais, promovendo o entendimento histórico e o desenvolvimento de estratégias de ensino e aprendizagem mais eficazes. Concluímos que esta pesquisa pode contribuir com o ensino de Equações Diferenciais ordinárias, no que tange ao trabalho investigativo da temática.
  • Tese
    Ciência e arte na Educação de Jovens e Adultos: o uso do teatro e da literatura em um projeto integrador de física com humanidades
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-10-18) Fernandes, Gilvana Benevides Costa; Martins, André Ferrer Pinto; https://orcid.org/0000-0001-7719-5043; http://lattes.cnpq.br/2557880242678680; http://lattes.cnpq.br/9450843732880069; Silveira, Alessandro Frederico da; Silva, Márcia Gorette Lima da; https://orcid.org/0000-0002-8114-0704; http://lattes.cnpq.br/6965522706601294; Monteiro, Midiã Medeiros; Alves, Milton Thiago Schivani
    Inúmeras pesquisas produzidas no campo do ensino de ciências vêm apontando que o diálogo entre ciência e arte pode promover um maior envolvimento, participação e criticidade dos sujeitos envolvidos, uma vez que, pela aproximação cultural, consideram-se os contextos sociais e históricos que podem auxiliar os alunos a construírem uma compreensão mais integral sobre a produção da ciência em nossa sociedade. Desta forma, este trabalho propõe-se a avaliar a contribuição da linguagem teatral, em diálogo com a literatura, para o processo de aprendizagem de alguns conceitos básicos e fundamentais de Astronomia na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa, de caráter qualitativo, visa, primeiramente, caracterizar o ensino na EJA e os seus desafios na atualidade, reconhecendo as contribuições de Paulo Freire para essa modalidade de ensino, em particular, sua perspectiva de uma educação humanística, que busca a promoção do ser mais, compreendida como a vocação ontológica do homem e da mulher, em contraposição à concepção “bancária” de educação. Em nosso estudo, percebemos que a linguagem dos jogos teatrais, de Viola Spolin, estabelece um diálogo coerente com as ideias freirianas, podendo auxiliar em uma construção de uma aprendizagem mais criativa, participativa e crítica da realidade. Na parte empírica da pesquisa, elaboramos e executamos um projeto interdisciplinar envolvendo os professores das disciplinas de física, artes, língua portuguesa e empreendedorismo, em um grupo de alunos da EJA, da Escola Estadual Mascarenhas Homem, por um semestre. O projeto fez uso da obra literária Diálogos sobre a pluralidade dos mundos, escrita no século XVII por Bernard le Bovier de Fontenelle. Essa obra foi um marco em sua época por trazer uma mulher como protagonista, ao mesmo tempo em que era instruída sobre os assuntos mais modernos da Astronomia: o heliocentrismo. A leitura, interpretação e problematização dessa obra resultaram em aulas mais dinâmicas. Por meio do teatro, os alunos estudaram o Sistema Solar, os movimentos da Terra e os modelos de Universo, além de outros conteúdos de português e empreendedorismo. Para a culminância do projeto integrador, a linguagem do teatro improvisacional de Spolin favoreceu a criação da peça intitulada Relatos, de autoria dos estudantes envolvidos. Constatamos que por meio das vivências no projeto integrador, os alunos foram, gradativamente, encontrando na linguagem teatral uma ferramenta de expressão, pessoal e coletiva, para comunicarem seus entendimentos sobre elementos básicos da Astronomia, como também seu pensar crítico da realidade a respeito de algumas questões como: machismo, opressão e a necessidade da valorização da mulher, que vieram pela releitura do texto de Fontenelle e por reflexões sobre suas histórias de vida. Acreditamos que os discursos de Relatos que foram extraídos das vivências pessoais dos alunos e do projeto integrador conseguiram colaborar com o ser mais dos alunos envolvidos.
  • Tese
    A Dialética entre a obra Ex Ludis Rerum Mathematicarum (1450) e seu contexto social, histórico e cultural: um estudo sob a perspectiva da Teoria da Objetivação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-21) Nascimento, Valdenize Lopes do; Morey, Bernadete Barbosa; Radford, Luis; https://orcid.org/0000-0003-3253-0383; http://lattes.cnpq.br/7554818862651491; http://lattes.cnpq.br/3101795420928094; Silva, Marcia Gorette Lima da; https://orcid.org/0000-0002-8114-0704; http://lattes.cnpq.br/6965522706601294; Sousa, Giselle Costa de; Moura, Andréa Maria Ferreira; Gomes, Severino Carlos
    A presente tese é resultado de uma investigação que teve como objeto de estudo a relação entre a obra Ex Ludis Rerum Mathematicarum de Leon Battista Alberti (14041472) e o contexto social, histórico e cultural de sua produção. A obra foi escrita em 1450 para presentear o príncipe Meliaduse d’Este da corte de Ferrara na Itália diante de sua suposta ascensão como marquês d’Este. Partindo de antigos anseios manifestados por Meliaduse, relacionados a procedimentos que pudessem ser utilizados para medir os campos e para controlar as águas do rios e dos ribeirões, Alberti aborda na obra um conjunto de problemas práticos envolvendo saberes técnicos ligados às artes manuais da época - agrimensura, cartografia, navegação, arquitetura, dentre outras - que poderiam ser resolvidos por meio de procedimentos que faziam uso de diversos conceitos matemáticos, principalmente geométricos e aritméticos. Assumindo a Teoria da Objetivação como quadro teórico e conceitual, nosso principal propósito era alcançar uma maior compreensão acerca do processo de constituição histórica, social e cultural dos saberes matemáticos por meio da análise da relação entre uma obra textual e o contexto de sua produção. A investigação foi orientada pela seguinte questão: de que modo a obra Ex Ludis Rerum Mathematicarum emerge e, ao mesmo tempo, reproduz e afirma ideologicamente o contexto social, histórico e cultural de sua produção? Partindo do pressuposto que a relação entre uma obra e seu contexto é dialética, definimos como objetivo geral: analisar o modo segundo o qual se põe em funcionamento a dialética entre a obra Ex Ludis Rerum Mathematicarum e o contexto social, histórico e cultural de sua produção. A análise do funcionamento da dialética entre a obra Ex Ludis Rerum Mathematicarum e seu contexto demonstrou, dentre outras coisas, que essa obra é um artefato que incorpora, refrata e afirma as ideologias que operavam na Itália quatrocentista. Foram identificadas duas ideologias por trás da obra: a ideologia humanista e a ideologia dos artistas. As formas histórico-culturais de mediação que explicam a emergência de Ex Ludis Rerum Mathematicarum são: o processo de secularização da sociedade e da cultura e uma nova forma de relacionar trabalho intelectual e manual (ou teoria e prática). Essas duas formas estão estreitamente relacionadas e também explicam o projeto político que existia por trás da obra, o qual envolvia: a constituição de um novo ideal de príncipe, a inclusão da arquitetura entre as artes liberais e a elevação do status social do arquiteto. Ao longo da investigação foi percebida também a estreita ligação que o conteúdo de Ex Ludis Rerum Mathematicarum tem com outras obras de Alberti, principalmente, com seu tratado de arquitetura De re aedificatoria. Diante da investigação realizada e dos resultados obtidos, a tese defendida é que: a Teoria da Objetivação constitui um quadro teórico e conceitual com potencial analítico para explorar o processo de constituição histórica, social e cultural dos saberes matemáticos por meio da análise da relação entre uma obra matemática textual e o contexto social, histórico e cultural de sua produção.
  • Tese
    Terremotos de João Câmara/RN dos anos 1980: um contexto epistemológico à luz da teoria antropológica do didático
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-11) Pereira, Leandro Luiz da Silva; Alves, Milton Thiago Schivani; Alves, Milton Thiago Schivani; https://orcid.org/0000-0003-2143-1750; http://lattes.cnpq.br/5496202392846305; https://orcid.org/0000-0002-0908-7005; http://lattes.cnpq.br/4605018518677819; Silva, Márcia Gorette Lima da; https://orcid.org/0000-0002-8114-0704; http://lattes.cnpq.br/6965522706601294; Oliveira, Anderson Luiz Pinheiro de; Melzer, Ehrick Eduardo Martins; França, George Sand Leão Araújo de
    O Brasil não está livre de terremotos. Estudos apontam registros de sismos que remontam ao ano de 1720 e, mesmo evidenciando uma baixa taxa de sismicidade nas últimas décadas, alertam para a possibilidade remota de eventos no país com magnitude de onda de corpo (mb) de 7.0. Marcado por uma sequência de abalos sísmicos a partir do evento de 5.1 mb em 1986, o município de João Câmara/RN (JC) torna-se um marco na sismologia brasileira, registrando em cerca de 7 anos mais de 50 mil eventos sísmicos de magnitudes variadas que danificaram mais de 4 mil edifícios, mobilizando a população e diversas autoridades nacionais. Em esforço conjunto de diversas instituições e pesquisadores na investigação dessas ocorrências no interior do RN, chegou-se a Falha Sísmica de Samambaia (FSS), tornando-se produto de um episódio científico da História da Ciência Brasileira (HCB). Por outro lado, no âmbito da Educação Básica e em temas que tocam a sismologia, os elementos históricos e epistemológicos que permeiam esse episódio não são plenamente (re)conhecidos e abordados, a exemplo do Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar (RCEMP), suprimindo, assim, o potencial da concepção de Ciência como prática social coletiva e em constante transformação, bem como a possibilidade de um ensino da sismologia epistemologicamente aprofundado. Nesse sentido e fundamentado na Teoria Antropológica do Didático (TAD), do matemático francês Yves Chevallard, esta tese defende que o entendimento dos constituintes praxeológicos e dos níveis de organização praxeológica na investigação dos abalos sísmicos ocorridos em João Câmara/RN (década de 1980) pode fomentar o resgate e o aprofundamento epistemológico de conhecimentos sobre sismologia potencialmente relevantes, do ponto de vista didático-pedagógico, para o currículo de Ciências da Natureza na Educação Básica. Para isso, por meio da pesquisa do tipo qualitativa e do estudo de caso, buscou-se compreender os conhecimentos científicos relacionados à investigação dos terremotos de JC, valendo-se da intertextualidade entre fontes primárias e secundárias oriundas de trabalhos acadêmicos, acervos de jornais impressos, consultas a pesquisadores e a moradores. Paralelamente, à luz da TAD, esses conhecimentos foram categorizados e analisados com base nos elementos constituintes da Organização Praxeológica de Referência (OPR), especificamente, na prática social dos pesquisadores em Sismologia sobre o caso em questão. Em linhas gerais, destaca-se que a elaboração dessa OPR resgatou a identidade do saber-fazer, utilizado para explicar o fenômeno em contexto, propiciando discussões para que a sua implementação didática seja possível com potencial para o desenvolvimento de propostas didáticas envolvendo esse episódio científico e seus aspectos relativos à Natureza da Ciência. A pesquisa culmina discutindo também os subsídios teóricos latentes da TAD, ponderando as condições didático-epistemológicas para a elaboração de unidades de ensino aprofundadas em contextos sociocientíficos.
  • Tese
    O estudo dos quaternions iluminando questões sobre a natureza da matemática na formação de professores de matemática
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-30) Oliveira, Rannyelly Rodrigues de; Silva, Ana Paula Bispo da; https://orcid.org/0000-0001-8465-0614; http://lattes.cnpq.br/0263132634838418; https://orcid.org/0000-0002-3850-5237; http://lattes.cnpq.br/0165311853960226; Oliveira, Arlandson Matheus Silva; Sousa, Giselle Costa de; https://orcid.org/0000-0003-0213-4179; http://lattes.cnpq.br/1300121866958282; Mendes, Iran Abreu; Andrade, Kaline Andreza de França Correia
    Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito da Educação Matemática (EM). Abordamos a inserção da História da Matemática (HM) na Formação Docente (FD). Segundo Brito (2007), a HM pode contribuir com a FD, preenchendo a lacuna existente entre formação específica, formação pedagógica e prática docente. Morey (2013) propõe o uso da fonte histórica (original) como estratégia para realizar essa inserção. Partindo de um estudo de caso exemplar, buscamos mostrar possibilidades e contribuições da HM na FD. Diante disso, assumimos as perguntas de pesquisa: Que contribuições a história dos quaternions pode fornecer à formação de professores de Matemática? Quais aspectos filosóficos, conceituais e contextuais da Matemática esse estudo de caso revela? O objetivo geral desta pesquisa é investigar a história dos quaternions sob as perspectivas filosófica, conceitual e contextual para esclarecer de que modo construir uma narrativa que traga contribuições à formação de professores de Matemática. Para isso, numa abordagem metodológica qualitativa, adotamos como procedimento uma análise bibliográfica de fontes primárias e secundárias relacionadas aos quaternions. O estudo histórico desta pesquisa está fundamentado, principalmente, nas obras de Hamilton (1866), Graves (1882, 1885, 1889) e Hankins (1980). Elaboramos uma narrativa histórica destacando elementos que podem contribuir na formação de professores de Matemática. Nessa narrativa, evidenciamos os aspectos contextuais, filosóficos e conceituais que foram revelados quando passamos a compreender os quaternions como um produto da ação humana e como parte de uma Matemática inacabada, cujo desenvolvimento é não linear, não contínuo e não progressista. Consideramos as contingências contextuais e temporais pertinentes ao desenvolvimento histórico dos quaternions e as ideias de Fried (2001) quanto à dupla visão sincrônica e diacrônica que evidencia a Matemática, conforme Fried (2008), como um conjunto de signos e produto da ação humana. A justificativa que fomentou a realização desta pesquisa está firmada na dupla visão friediana que revela a natureza dos quaternions e suas possíveis implicações na formação de professores de Matemática. Entendemos que, para a compreensão dos quaternions em sua totalidade, é necessário estudá-los sincrônica e diacronicamente. Dessa forma, compreendemos que os quaternions são constituídos por ações humanas e sistemas de signos. Os aspectos humanos ficam explícitos quando Hamilton (1805-1865) propôs a Álgebra como uma Ciência do Tempo Puro assumindo pressupostos de ordem intuitiva. A formalização dos quaternions como um sistema de signos ocorreu por meio de sua constituição algébrica (componentes imaginárias e operações). Na perspectiva de Radford (2021), realizamos um minicurso em que discutimos a narrativa histórica dos quaternions junto aos licenciandos de Matemática da UEPB. Por meio da análise multimodal do minicurso, observamos que os saberes histórico-culturais foram materializados por meio de modos semióticos (visual, verbal e gestual) a partir da mobilização das habilidades de escuta ativa, leitura e interpretação. Percebemos que alguns alunos ampliaram seu repertório de saberes histórico-culturais, principalmente, a partir do desenvolvimento da concepção friediana sobre a natureza matemática dos quaternions. Finalmente, compreendemos que a discussão da narrativa histórica dos quaternions na FD possibilitou ao licenciando a compreensão dos aspectos contextuais, filosóficos e conceituais do desenvolvimento histórico quaterniônico, oportunizando a esse futuro professor o desenvolvimento de uma concepção sobre a natureza da Matemática que parte da dupla visão friediana.
  • Tese
    Atividades práticas experimentais e a motivação em aprender: implicações para o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-23) Nascimento, Fellipe Albano Melo do; Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de; https://orcid.org/0000-0001-8811-7921; http://lattes.cnpq.br/4511989641459455; http://lattes.cnpq.br/7549771244259310; Praxedes, Gutemberg de Castro; Cunha, Liédja Lira da Silva; Albino, Maria da Glória Fernandes do Nascimento; Carvalho, Rozicleide Bezerra de
    As Atividades Práticas Experimentais (APE) são uma estratégia complementar ao ensino deCiências que integra teoria e prática desde a educação infantil. Elas estimulam odesenvolvimento de habilidades cognitivas, como observação, argumentação e manuseio deinstrumentos de laboratório, bem como habilidades cognitivo-linguísticas, como classificaçãoe registro de atividades experimentais. Grupos pequenos de discussão favorecem a produçãoprodutiva e o respeito às ideias diferentes. No entanto, a falta de suporte e infraestrutura,como espaço e materiais específicos de laboratórios, prejudica a implementação da APE. Osprofessores valorizam seu caráter motivacional, mas a motivação dos estudantes para realizaressas atividades são variadas. As APE apoiam o desenvolvimento do pensamento científico,estratégico e criativo, além de favorecer a autonomia e a criticidade dos estudantes. Parapromover a motivação na APE, é crucial compreender teorias de aprendizagem, como aTeoria da Autodeterminação, que destaca a importância da motivação intrínseca e extrínseca.As teorias Histórico-Cultural e da Atividade defendem que atividades problematizadoras e deinteresse dos estudantes os motivam para aprender. O estudo busca desvelar como a APE édesenvolvida por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escolaparticular em Natal/RN e como destacado para a aplicação dos estudantes em Ciências. Apesquisa é quantitativa e qualitativa, exploratória, descritiva e analítica. Envolveu professorese estudantes, com etapas de pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo com questionários,escalas de avaliação de avaliação e entrevistas. Os resultados mostraram que as professorasabordaram a APE de diferentes maneiras, algumas com atividades investigativas e outrasseguindo manuais e livros didáticos. A formação em Pedagogia muitas vezes não oferecepreparação adequada, priorizando a dimensão teórica. Uma pesquisa bibliográfica indicou queabordagens investigativas na Educação Básica aumentam a motivação dos estudantes edesenvolvem habilidades importantes. A Teoria da Autodeterminação e outras teoriassugerem que a motivação dos estudantes para a APE está ligada ao atendimento denecessidades psicológicas básicas, contribuindo para o desenvolvimento do pensamentometacognitivo. Os estudantes demonstraram motivação crescente para participar da APE aolongo dos anos, inspirados pelos professores, bem como foi evidenciado que essa motivaçãoestava mais próxima da motivação intrínseca, distanciando a motivação da necessidade dereforços positivos e negativos
  • Tese
    A formacão para docência em matemática: o Programa Residência Pedagógica no subprojeto de Matemática do CERES/UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-05) Santos, Maria Jucimeire dos; Noronha, Claudianny Amorim; Borowsky, Halana Garcez; https://orcid.org/0000-0001-6813-1304; http://lattes.cnpq.br/8365735503848377; https://orcid.org/0000-0002-4238-065X; http://lattes.cnpq.br/3258090174478169; http://lattes.cnpq.br/3428288408484476; Sousa, Giselle Costa de; Silva, Marcia Gorette Lima da; Ignacio, Patricia; Silva, Sandra Aparecida Fraga da
    Este trabalho é produto de uma pesquisa desenvolvida no curso de doutorado do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, na linha de pesquisa “Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática”, tendo como objeto o processo de formação docente no Programa Residência Pedagógica (PRP). A investigação foi desenvolvida na segunda fase do PRP, com integrantes do Núcleo de Matemática, no Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com o objetivo de investigar o processo de formação docente no Programa Residência Pedagógica de Matemática do CERES/Caicó/UFRN. Os participantes desta pesquisa foram: 19 residentes, 3 preceptores e 1 docente orientadora. Para explicar o processo de formação docente, assume-se os pressupostos teóricos e metodológicos da Teoria Histórico-Cultural e da Teoria da Atividade. Considerando a pesquisa como uma atividade, foram estabelecidas as seguintes ações investigativas: 1) Identificar condições objetivas e subjetivas para o desenvolvimento das ações do subprojeto de Matemática, núcleo do CERES/UFRN; 2) Analisar elementos do processo de organização do ensino dos licenciandos; 3) Identificar aspectos das relações estabelecidas entre os sujeitos no processo formativo. A apreensão do fenômeno que ocorreu entre julho e dezembro de 2021, com a imersão da pesquisadora no contexto da pesquisa, acompanhando os encontros do grupo no formato remoto, conforme orientações feitas pelo comitê de ética em pesquisa para investigações realizadas durante a pandemia do coronavírus. Para produção dos dados, utilizou-se os seguintes procedimentos investigativos: observação participante, análise documental, entrevistas semiestruturadas, aplicação de questionários e sessão reflexiva. A análise dos dados foi feita buscando evidenciar uma unidade, conceito de Vigotski (2009), e foi norteada pela questão: como ocorreu o processo de formação docente no Programa Residência Pedagógica, subprojeto de Matemática, Núcleo do CERES/Caicó, do Edital 01/2020 – CAPES? Nessa direção, delimitase a atividade de formação como unidade de análise que se desdobrou em três eixos: condições objetivas e subjetivas; organização do ensino e a intencionalidade; compartilhamento. Diante do exposto, conclui-se com a seguinte tese: as experiências de compartilhamento entre os diferentes envolvidos no Programa de Residência Pedagógica é um fator essencial para a apropriação da atividade de ensino, mediante as condições objetivas e subjetivas de desenvolvimento das ações do núcleo de Matemática do CERES/Caicó.