PPECM - Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática
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Dissertação O uso de vídeos como recurso de ensino nas aulas de matemática: possibilidades, contribuições e transversalidade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-05-12) Lima, Luís Fernando Mesquita de; Gutierre, Liliane dos Santos; https://orcid.org/0000-0001-6124-7769; http://lattes.cnpq.br/8693761992237347; https://orcid.org/0000-0001-5248-9790; http://lattes.cnpq.br/4405802502570239; Breda, Adriana; Tinti, Douglas da Silva; Anjos, Marta Figueredo dosEnquanto agentes formadores, os professores de Matemática têm um papel fundamental na promoção de uma aprendizagem crítica dessa disciplina. Para isso, é essencial que desenvolvam práticas pedagógicas alinhadas a uma perspectiva de educação matemática crítica, que valorize a reflexão e a contextualização do saber. Nesse sentido, o uso de vídeos em sala de aula apresenta-se como uma ferramenta didática poderosa. Esses recursos audiovisuais possibilitam a articulação entre os conceitos matemáticos e questões sociais significativas para os alunos, promovendo não só o engajamento, mas também uma compreensão mais ampla e contextualizada dos conteúdos, dado que fazem parte do universo cultural e mediático dos estudantes. Um desses temas insere-se no contexto das urgentes discussões sobre a emergência das mudanças climáticas e ambientais globais. Diante disso, este estudo buscou responder a seguinte questão de pesquisa: de que forma o vídeo, como recurso didático proposto em teses e dissertações brasileiras, contribui para a atuação dos professores de Matemática, considerando uma formação crítica e transversal em relação à sustentabilidade para os alunos da Educação Básica? Dessa forma, nosso objetivo foi analisar se os vídeos propostos como recursos didáticos nas teses e dissertações brasileiras consideram uma formação crítica e transversal em relação à sustentabilidade para o aluno da Educação Básica. Metodologicamente, a investigação possui abordagem qualitativa e partiu de uma Revisão Sistemática da Literatura. Os trabalhos encontrados foram analisados considerando-se os Critérios de Adequação Didática (CAD), que é uma ferramenta relevante para o planejamento, avaliação e replanejamento dos processos de ensino e de aprendizagem da matemática e que, implicitamente, são mobilizados pelos professores ao justificarem suas práticas. As análises realizadas por meio dos CAD foram trianguladas com as discussões sobre a educação matemática crítica de Skovsmose, as concepções de Freire acerca da Educação, a proposta taxonômica de vídeos apresentada por Ferrés (1996) e a subjetividade do pesquisador. Os resultados apresentados sugerem que, por um lado, a produção e uso de vídeos em aulas de Matemática têm aumentado, contudo, por outro lado, os professores apresentam falta de clareza ao definir critérios para a seleção de vídeos como recurso didático, ainda que tenham consciência dos potenciais de seu uso.Dissertação Interlocuções entre a alfabetização química do ensino médio e os objetos de conhecimento em livros didáticos das ciências da natureza do PNLD 2021(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-19) Rodrigues, Ângela Daiane de Lima; Dantas, Josivânia Marisa; https://orcid.org/0000-0002-9636-4698; http://lattes.cnpq.br/6685565063970044; https://orcid.org/0009-0006-3168-1189; http://lattes.cnpq.br/3274430748073129; Carvalho, Rozicleide Bezerra de; Firme, Ruth do NascimentoA pesquisa teve como objetivo investigar como os livros didáticos de Ciências da Natureza aprovados no Guia Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2021 apresentam os conteúdos conceituais e elementos constitutivos que favorecem o desenvolvimento da Alfabetização Química, considerando os documentos referenciais da Educação Básica, BNCC e LDB, mediante o contexto de Reforma do Ensino Médio brasileiro. Portanto, para esse fim, partiu-se do seguinte problema de pesquisa: Como os conteúdos conceituais presentes em livros didáticos aprovados pelo PNLD 2021, correspondente a coleção Multiversos Ciências da Natureza, que possuem por base a LDB Nº 9.394/1996 e BNCC (Brasil, 2018), influenciam a Alfabetização Química no estado do Rio Grande do Norte? O estudo, de caráter qualitativo, fundamentado em Stake (2011), utilizou como método analítico a Análise de Conteúdo de Bardin (2011), em seis volumes da coleção “Multiversos – Ciências da Natureza”. Para a análise, foram adotadas quatro dimensões principais com base na literatura que versa sobre Alfabetização Química: i) Aspectos da Natureza da Ciência em Química; ii) Química no Cotidiano; iii) Conhecimentos da Natureza da Matéria; iv) Habilidades de Aprendizagem de Ordem Superior (Shwartz et al., 2004, 2005, 2006, 2013). A partir da análise dos livros didáticos da coleção supracitada, foram catalogados 29 conceitos de Química, neles verificamos que essas dimensões são abordadas ao longo dos conteúdos conceituais, boxes e fontes complementares. Considerando nossos referenciais e a análise realizada, concluímos que a coleção não dispõe de um suporte amplo para o desenvolvimento de uma Alfabetização Química que estimule a análise crítica e a resolução de problemas, fundamentais para a compreensão de conceitos químicos intrínsecos/presentes nas relações do homem com a sociedade. Nesta pesquisa, identificamos que somente dois conceitos (C8 e C6) dos objetos de conhecimento de Química analisados corroboram integralmente para o processo de desenvolvimento de AQ no Ensino Médio no RN, mediante a reforma em curso.Dissertação A câmara de nuvens: de objeto científico à prática pedagógica de Física Moderna(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-20) Rodrigues, Mateus Miranda; Silva, Ana Paula Bispo da; https://orcid.org/0000-0001-8465-0614; http://lattes.cnpq.br/0263132634838418; https://orcid.org/0009-0002-8050-1915; http://lattes.cnpq.br/0046575355583772; Pereira, Luiz Augusto Stuani; Silva Filho, Wanderley Vitorino daPela Cultura Material subentende-se que os objetos carregam consigo significados e atributos históricos, e que por meio de uma descrição detalhada conseguimos ampliar nossas fontes históricas sem ficarmos restritos somente a documentos escritos. Neste sentido, os estudos da cultura material passaram a ser inseridos na história da ciência através das investigações dos instrumentos científicos. Desta forma, surge a cultura material científica, destinada à análise de duas categorias de instrumentos, aqueles utilizados em pesquisas (objetos científicos) e os destinados aos laboratórios didáticos (objetos pedagógicos). No ensino superior, em específico nos laboratórios didáticos, há uma linha muito tênue entre o significado de cada categoria. Ao tratarmos da Física Moderna, em que os fenômenos e os objetos são uma caixa preta, entendidos mais a partir de modelos teóricos pré-concebidos, a prática experimental torna-se apenas uma demonstração e perde o caráter investigativo inicial. Logo, os instrumentos passam a ser, preponderantemente, com fim pedagógico e demonstrativo. Assim, por meio de um estudo de caso, este trabalho tem como objetivo investigar a câmara de nuvens, levando em consideração os aspectos históricos e epistemológicos utilizados em sua construção e de todas as adaptações sofridas até sua chegada nos laboratórios didáticos. Para isso, tivemos como objetivos específicos: revisar historiograficamente as versões científicas da câmara de nuvens; analisar a versão pedagógica da câmara de nuvens baseando-se na abordagem da cultura material científica; identificar os fatores que tornaram a câmara de nuvens um objeto pedagógico e a importância deste instrumento no Ensino de Ciências. As primeiras versões da câmara de nuvens são classificadas como objetos científicos, pois tinham como propósito estudar a fenomenologia das partículas subatômicas. Porém, no decorrer dos anos, a câmara passa por modificações e fica cada vez mais compacta, perdendo seu caráter investigativo e tornando-se um objeto de cunho pedagógico e de divulgação. Além disso, a forma com que a câmara de nuvens é empregada nos laboratórios a descaracteriza, pois, em geral, os experimentos trabalhados já são roteirizados, havendo somente uma breve visualização experimental seguida da coleta de dados. Assim, podemos concluir que a câmara de nuvens é um equipamento fundamental nos laboratórios didáticos, pois possibilita uma boa compreensão dos fenômenos físicos aos discentes. Porém, considerando sua historicidade, é subutilizada, atribuindo um caráter empírico distorcido ao conhecimento adquirido no final do século XIX e começo do século XX, e que se trata da Física Moderna.Dissertação As culturas Sci-Fi e Pop na formação das representações sociais sobre o Planeta Marte: um estudo com licenciandos em Física(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-11) Brandão, Natan Cavalcante; Alves, Milton Thiago Schivani; https://orcid.org/0000-0003-2143-1750; http://lattes.cnpq.br/5496202392846305; https://orcid.org/0009-0009-2190-8943; http://lattes.cnpq.br/7227415195410710; Andrade, Erika dos Reis Gusmão; https://orcid.org/0000-0002-5296-8481; http://lattes.cnpq.br/0778953049451033; Colombo Júnior, Pedro DonizeteAo mesmo tempo que inspiram imaginações e visões do futuro, as culturas Sci-Fi e Pop também podem moldar a maneira como as pessoas percebem e interpretam informações de natureza tecnológica e científica, exercendo grande influência na formação das representações sociais (RS). Essas representações podem nortear as ações práticas das pessoas, não apenas de forma justificativa, mas também diretiva e direcionada à construção de uma identidade social. No caso do Planeta Marte, por exemplo, essas representações podem incorrer em concepções equivocadas e ingênuas, revelando desconhecimentos sobre a participação nacional no contexto da exploração espacial e no desenvolvimento de tecnologias, bem como uma visão norteamericana hegemônica de desenvolvimento científico e tecnológico. Assim, no contexto educacional, nos questionamos e objetivamos investigar quais são as representações sociais de licenciandos em Física sobre o Planeta Marte? Em que medida essas representações são influenciadas pelas culturas Sci-Fi e Pop e poderiam impactar o Ensino de Física na Educação Básica? Para isso, foram entrevistados alunos regularmente matriculados no curso de Licenciatura em Física presencial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), centrando-se nos subgrupos de ingressantes do ano 2024 e participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP), totalizando um total de 72 licenciandos participantes da pesquisa. Para o embasamento teóricometodológico, recorremos à Teoria das Representações Sociais de Moscovici, aliada à Abordagem Estrutural de Abric (Teoria do Núcleo Central). Utilizamos a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP) e Hierarquização para a coleta de dados por meio de questionários. A análise dos dados, realizada com base na análise prototípica, revelou que termos "vida", "exploração", "universo", “astronomia” e “água” destacaram-se como possíveis elementos constituintes do núcleo central das representações Sociais de Marte pelos licenciandos. Os resultados sugerem que os licenciandos em física entrevistados demonstram interesse em assuntos referentes à astronomia e exploração espacial. Contudo, as RS sobre Marte refletem uma perspectiva do senso comum reforçada por meio das mídias de massa, incluindo temas como colonização de Marte pelos humanos e vida extraterrestre. Esta dissertação pode oferecer subsídios para a formação docente em Física e somar nos esforços para mitigar os impactos das fake news, teorias da conspiração e/ou informações tecnológicas e científicas equivocadas e/ou com vieses sócio-políticos que rondam o Planeta Marte.Dissertação Uma investigação sobre a trajetória da disciplina História da Matemática no curso de Licenciatura em Matemática da UFRN/CERES - Caicó(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-19) Medeiros, Letícia de Azevêdo; Oliveira, Adriel Gonçalves; https://orcid.org/0000-0003-1525-2393; http://lattes.cnpq.br/2408911558037856; https://orcid.org/0009-0008-4228-0502; http://lattes.cnpq.br/3737232809268819; Dalcin, Andréia; Cury, Fernando GuedesO presente estudo se propõe a investigar a trajetória histórica da disciplina História da Matemática em uma Universidade específica, buscando compreender como este componente foi ministrado e o seu papel na formação inicial dos professores de matemática. Assim, foi realizado um estudo histórico sobre a História da Matemática como disciplina desde o início de sua oferta no Centro de Ensino Superior do Seridó da Universidade Federal do Rio Grande do Norte até os dias de hoje, ou seja, a partir de 1979 até 2024. Portanto, com este estudo pretende-se responder à seguinte pergunta de pesquisa: como se desenvolveu a trajetória da disciplina História da Matemática no Centro de Ensino Superior do Seridó da Universidade Federal do Rio Grande do Norte? A partir dessa indagação, o principal objetivo da pesquisa é elaborar uma interpretação histórica sobre a trajetória da disciplina História da Matemática no curso de Licenciatura em Matemática oferecido no Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Trata-se de uma pesquisa de caráter histórico, pois o estudo desenvolvido é uma interpretação da trajetória histórica de uma disciplina e para isso foram consultados documentos curriculares, como os Projetos Políticos Pedagógicos e as estruturas curriculares do curso de Licenciatura em Matemática escolhido, a ementa da disciplina História da Matemática e os Programas dessa disciplina disponíveis. Além disso, foram feitas entrevistas com professores que lecionaram esse componente curricular e analisados os planos de curso de alguns professores e avaliações escritas aplicadas por eles. Assim, foi escolhido o método da triangulação de dados, buscando fazer com que as diferentes fontes, escritas e orais, se complementem entre si. Ao final desse estudo, foram abordados vários aspectos da disciplina História da Matemática, como ela foi se modificando ao longo dos anos, tanto de acordo com os documentos institucionais, como a partir das diferentes abordagens e visões dos professores que lecionaram a disciplina ao longo dos anos, mas há também algumas permanências, como a ementa da disciplina e algumas referências.Dissertação Equilíbrio químico em livros didáticos de química geral do ensino superior: abordagens contextualizadas e aspectos da representação química(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-04-28) Dantas, Fabrícia; Silva Júnior, Carlos Neco da; https://orcid.org/0000-0001-9015-1934; http://lattes.cnpq.br/0917006004895117; http://lattes.cnpq.br/9676410763264784; Mazze, Fernanda Marur; Silva Júnior, Luiz Alberto da; Cabral, Wallace AlvesA presente pesquisa teve como objetivo analisar livros didáticos de Química Geral do Ensino Superior utilizados frequentemente por docentes e discentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Esta análise buscou evidenciar aspectos de contextualização presentes nas obras e os aspectos de representações químicas que se referem aos níveis macroscópico, submicroscópico e simbólico/matemático evidenciados através do Triângulo de Johnstone no conteúdo de equilíbrio químico. Dessa forma, para o tratamento dos resultados, a técnica de Análise de Conteúdo (AC) de Bardin, foi utilizada como suporte. Os resultados sinalizam que os livros desse nível apresentam abordagens pouco contextualizadas, e estas por sua vez têm os aspectos de representações químicas de forma fragmentada, favorecendo mais os aspectos simbólico e matemático em detrimento aos aspectos fenomenológico. Ainda como resultado foi possível observar as limitações que os livros didáticos têm para trabalhar com este conteúdo, principalmente para professores em formação inicial, uma vez que os mesmos não apresentam contextos que ajudem aos futuros professores a construírem a sua prática na sala de aula da educação básica.Dissertação Clube de ciências como estratégia para uma abordagem intercultural na educação científica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-28) Damasceno, Amanda Beatriz Ferreira; Dantas, Josivânia Marisa; https://orcid.org/0000-0002-9636-4698; http://lattes.cnpq.br/6685565063970044; http://lattes.cnpq.br/3735781717870178; Nascimento, Wilson Elmer; Leite, Rosana FranzenNo contexto histórico-social que vivemos, a de uma sociedade tecnocientífica, é de suma importância compreender as ciências em sua complexidade para uma participação ativa, autônoma e crítica na mesma. O processo de desenvolvimento científico constitui-se como uma atividade humana sócio-historicamente determinada, e, portanto, um processo cultural. Por isso, faz sentido trabalhar no ensino das ciências uma perspectiva da ciência como cultura, reintegrando a possibilidade de trabalhar as ciências próxima de quem a constrói e vive: os seres humanos em sua multiplicidade cultural. Na sociedade em que vivemos, os diálogos com os saberes podem acontecer de diferentes formas, tendendo, muitas vezes, para uma dinâmica monocultural. Pensar interculturalmente pode ser um catalisador para a superação de uma dessa perspectiva. Nesse sentido, é preciso que os professores saibam como mediar a multiplicidade cultural inerente ao ato educativo. Assim, esta pesquisa de natureza qualitativa do tipo participante, objetivou analisar as contribuições das experiências vivenciadas em um Clube de Ciências com abordagem intercultural na formação inicial de professores de Química, Física e Ciências Biológicas. Participaram da investigação 18 licenciandos, que construíram, com base nos três momentos pedagógicos, quatro atividades para o clube de ciências do parque Museu, recebendo três turmas de uma escola pública do município de Natal, RN. Diferentes culturas, além da científica, foram recrutadas ao longo da pesquisa e esta trajetória possibilitou provocar os estudantes a construir vias críticas e culturalmente diversas de ensinar ciências. Além disso, as experiências dos licenciandos, narradas em entrevista, reverberaram em três categorias, sendo elas: espaços e estratégias criativas na educação científica; horizontalidade e interesse na educação científica e atuação profissional: exercitando a docência. A maior parte das falas dos professores aponta que a atuação no Clube de Ciências contribuiu para pensar em estratégias de superação às formas tradicionais de ensino. O Clube de Ciências do Parque do Museu se mostrou pertinente para pensar e debater sobre ciências em diálogo com outras culturas, expandindo as formas de enxergar e trabalhar as mesmas. Assim, entendemos como pertinente o incentivo de ações dessa natureza tanto no campo da formação de professores, quanto nos diversos espaços educativos.Dissertação Indicadores da disposição para a transformação social em atividades de química: análise de dissertações e teses focadas na argumentação e no pensamento crítico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-22) Silva, Nailma de Araújo; Silva, Márcia Gorette Lima da; Monteiro, Midiã Medeiros; https://orcid.org/0000-0002-8114-0704; http://lattes.cnpq.br/6965522706601294; http://lattes.cnpq.br/4698054407214765; Silva, Livia Cristina Santos da; Freire, Melquesedeque da SilvaNo contexto do ensino de ciências, há uma crescente demanda por abordagens que visam formar cidadãos críticos e conscientes. Nesse cenário, a argumentação científica escolar e o desenvolvimento do pensamento crítico surgem como pilares essenciais. Partimos do pressuposto de que atividades de ensino cujos objetivos se baseiam na relação entre a argumentação científica escolar e o pensamento crítico possibilitam o desenvolvimento de uma disposição para a transformação social em contextos sociocientíficos. O objetivo geral foi analisar dissertações e teses no período de 2013 a 2023, no âmbito do Ensino de Química, que se apoiam na argumentação científica escolar e no pensamento crítico, buscando identificar indicadores que caracterizam a disposição para a transformação social. Teoricamente, fundamentamo-nos nos referenciais de Jimènez-Aleixandre e Puig (2022), assim como nos pressupostos propostos por Silva, Marbà-Tallada e Marquez Bargalló (2024). Caracterizada como qualitativa, descritiva e bibliográfica, a pesquisa utilizou uma Revisão Sistemática de Literatura para a seleção das dissertações e teses, e, para a organização e análise dos dados, utilizamos a Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Investigamos como as atividades de ensino foram planejadas, se os objetivos estabelecidos foram alcançados e se os resultados relatados pelos pesquisadores apontam indícios de que os alunos mobilizaram alguma disposição para a transformação social. Os principais resultados evidenciaram categorias temáticas de nível semântico a partir de uma descrição analítica. A partir da discussão teórica dessas categorias, emergiram quatro indicadores do desenvolvimento da disposição para a transformação social: (1) a análise e discussão de temas sociocientíficos; (2) a consideração de diferentes pontos de vista; (3) a identificação do problema e análise das causas e consequências; e (4) a proposição de possíveis soluções para os problemas. Espera-se que a identificação desses indicadores contribua para a elaboração de uma ferramenta que avalie e ajuste as atividades de ensino voltadas à argumentação científica escolar e/ou ao pensamento crítico, assegurando que elas contribuam para a formação de cidadãos críticos e socialmente engajados.Dissertação Contra-argumentos modificam argumentos? O caso do júri simulado sobre o Marco Legal do Saneamento(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-05) Lima, Eline Costa de; Silva, Márcia Gorette Lima da; https://orcid.org/0000-0002-8114-0704; http://lattes.cnpq.br/6965522706601294; https://orcid.org/0009-0009-1912-3258; http://lattes.cnpq.br/2305576490508563; Nogueira, Mayara Larrys Gomes de Assis; Rodrigues, Sylvia Regina de Chiaro RibeiroDiversos autores das Didáticas das Ciências defendem a inserção da argumentação na educação científica por suas potencialidades, como a compreensão da Natureza das Ciências, o desenvolvimento do pensamento crítico e de habilidades comunicativas. Em uma perspectiva dialógica e dialética, a argumentação é uma atividade discursiva caraterizada pela defesa de pontos de vista e consideração de perspectivas distintas. A organização discursiva argumentativa que prevê a negociação e justificação de pontos de vista confere a argumentação um potencial epistêmico (construção de conhecimento) e um potencial metacognitivo (reflexão sobre os próprios pensamentos). Nessa perspectiva, as situações de debate são apontadas como importantes práticas argumentativas para o ensino. Uma estratégia didática capaz de fomentar o debate é o júri simulado (ou julgamento simulado), um caso particular de role-play game que visa a discussão sobre um tema polêmico. Todavia, existem poucos trabalhos na literatura que abordem as relações entre o júri simulado no Ensino de Ciências e a argumentação. Levandose isso em consideração, esse trabalho propõe um estudo de caso sobre a estratégia do júri simulado fundamentada na perspectiva dialógica e dialética da argumentação. Nosso objetivo geral é analisar o processo de construção de afirmações de conhecimento a partir dos argumentos e contra-argumentos produzidos em atividades orientadas de júri simulado e da percepção dos estudantes sobre esse processo em um contexto de ensino. Como tema polêmico, foi escolhido o Novo Marco Legal de Saneamento Básico, Lei Federal n°14.026/2020, pelas controversas envolvidas em sua aprovação e implementação. Para alcançar o objetivo proposto, foram desenvolvidas atividades organizadas nas etapas de preparação, realização e avaliação do júri simulado, aplicadas em cinco encontros nas reuniões formativas dos participantes do Programa de Residência Pedagógica – Subprojeto Química da UFRN (CAAE - Certificado de Apresentação de Apreciação Ética 57847622.4.0000.5537). A coleta de dados foi feita por meio de gravações de áudio dos encontros, além dos materiais escritos produzidos pelos estudantes nas três etapas (questionários, roteiros orientados, fichas de avaliação e diário de campo). Os dados foram analisados por meio de uma ferramenta analítica de Veneu, Ferraz e Rezende (2015) com base em elementos bakthinianos. Os resultados apontam o processo de construção de afirmações de conhecimento em atividades orientadas de júri simulado ocorreu nas três etapas da pesquisa a partir de processos metacognitivos e de autorregulação do pensamento, sendo também influenciadas pelas relações valorativas estabelecidas pelos participantes com as perspectivas. Podemos afirmar que a argumentação dialética e dialógica pode trazer importantes contribuições para a educação científica, assim como o júri simulado pode ser uma ferramenta de instrumentalização dessa perspectiva argumentativa.Dissertação Uma história do curso de especialização em ensino de ciências naturais e matemática (EECNM) do IFRN - Campus Macau na perspectiva do ensino de matemática(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-17) Araújo, Kaline Martins; Gutierre, Liliane dos Santos; https://orcid.org/0000-0001-6124-7769; http://lattes.cnpq.br/8693761992237347; https://orcid.org/0000-0002-1691-2368; http://lattes.cnpq.br/7461505835207281; Oliveira, Adriel Gonçalves; https://orcid.org/0000-0003-1525-2393; http://lattes.cnpq.br/2408911558037856; Gouveia, Cristiane Talita Gromann de; Moura, Elmha Coelho MartinsEsta pesquisa apresenta as contribuições e as possíveis limitações do curso de Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (EECNM) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus Macau – Rio Grande do Norte (RN), na perspectiva do ensino de Matemática. Está centrada no estudo da História do Tempo Presente (HTP), alicerçada teoricamente pelas obras de Dosse (2017), Lohn e Campos (2017), Cavalcanti (2019) entre outros autores. Amparada por Valente (2017) e Garnica e Souza (2012), que estudam a História da Educação Matemática (HEM), justifica-se pela contribuição à formação continuada de professores de Matemática e, principalmente, ao ensino dessa disciplina na cidade de Macau/RN e região. Assim, questiona: quais foram as contribuições e/ou limitações (se é que existiram) que a EECNM proporcionou à formação continuada de professores de Matemática e ao ensino da Matemática?. Objetiva, portanto, investigar as contribuições e/ou limitações da Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática na perspectiva do ensino de Matemática. Nesse campo investigativo, lança mão de fontes escritas - documentos acadêmicos de estudantes encontrados no IFRN e do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) da EECNM -, além de fontes orais - narrativas de memórias de egressos, professores da instituição e também de Matemática da região - coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas. Para tanto, recorre aos pressupostos de autores que discutem a pesquisa qualitativa, como Stake (2011), Bogdan e Biklen (1994), Gil (2008) e (2010) e Cellard (2008), combinando procedimentos metodológicos distintos para a análise dos dados com a intenção de obter alguns resultados. Ao fim dessa investigação, observa que a EECNM contribui positivamente com a prática didática e a carreira acadêmica dos egressos, proporcionando, inclusive, conhecimentos inerentes ao seu desenvolvimento intrapessoal. Contribui também para o desenvolvimento da produção científica no ensino de Matemática na cidade de Macau e região. No que se refere às limitações, esta pesquisa aponta o aspecto da regulamentação do curso, pois o ordenamento curricular em que as disciplinas são oferecidas e as regras para a seleção dos alunos da especialização criam entraves no processo seletivo. Outro fator limitante observado é a pequena procura por essa especialização nos últimos editais de seleção. Portanto, este trabalho compreende um importante registro das contribuições e limitações da EECNM do IFRN, campus Macau, na perspectiva do ensino de Matemática, na cidade de Macau e região, desde sua implantação até a atualidade (ano de 2023).Dissertação A linguagem no processo de ensino-aprendizagem de matemática: pesquisas fundamentadas na teoria da objetivação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-31) Ferreira, Bárbara Thees; Noronha, Claudianny Amorim; Gomes, Luanna Priscila da Silva; https://orcid.org/0000-0002-4238-065X; http://lattes.cnpq.br/3258090174478169; http://lattes.cnpq.br/4567704983140217; Morey, Bernadete Barbosa; https://orcid.org/0000-0003-3253-0383; http://lattes.cnpq.br/7554818862651491; Lima, Pablo Jovellanos dos Santos; Gonçalves, Paulo Gonçalo Farias; Barbosa, Tatyana Mabel NobreA presente pesquisa se insere no contexto de investigações acerca da relação entre a linguagem e a Educação Matemática. Considerando a pluralidade de referenciais teóricos sobre a temática, optamos por desenvolver esse estudo a partir da perspectiva históricocultural, com base nos escritos de Vigotski e na Teoria da Objetivação preconizada por Luis Radford. Assim, definimos como objetivo geral compreender como a linguagem e sua relação com o ensino-aprendizagem de matemática na Educação Básica são consideradas em teses e dissertações brasileiras fundamentadas na Teoria da Objetivação. Mais especificamente, buscamos: (a) identificar teses e dissertações que se fundamentam na Teoria da Objetivação, cujas pesquisas foram realizadas em contextos da Educação Básica brasileira, e situar aquelas que discutem sobre a linguagem e a sua relação com o processo de ensino-aprendizagem da matemática; (b) descrever e analisar aspectos relativos à abordagem da linguagem e da sua relação com o processo de ensinoaprendizagem da matemática nas teses e dissertações identificadas. Com intuito de alcançar os objetivos traçados em nossa investigação, realizamos uma pesquisa bibliográfica inspirada no Estado do Conhecimento com base nas orientações de Fiorentini e Lorenzato (2006), Romanowski e Ens (2006), Vasconcellos, Souza e Silva (2020) e Morosini, Nascimento e Nez (2021). A partir da definição de descritores, coleta na base de dados do Portal Capes e aplicação de critérios pré-definidos, foram identificadas doze teses e dissertações que tratam do processo de ensino-aprendizagem de matemática em contextos da Educação Básica fundamentadas na Teoria da Objetivação. A síntese preliminar do corpus de análise indicou a predominância de pesquisas voltadas para o processo de ensino-aprendizagem da álgebra nos anos finais do ensino fundamental. A análise do corpus deu-se a partir de três categorias pré-definidas. Em relação a primeira categoria, concepção de linguagem, destacamos que: nem todas as pesquisas conceitualizam de modo explícito a linguagem; as pesquisas apresentaram diferentes concepções de linguagem, interpretadas enquanto meio de interação social, modalidade do corpo, expressão/manifestação do pensamento e meio semiótico/artefato cultural. Na segunda categoria, papel da linguagem, dentre as principais funções da linguagem evidenciadas pelas pesquisas, temos: interação social, comunicação, expressão/manifestação do pensamento, mediação e organização do pensamento. A terceira categoria, referente as representações da linguagem, revelou que todas as pesquisas, com exceção de uma, consideraram em suas investigações a mobilização de diferentes manifestações da linguagem como fala, escrita, gestos, ritmos, entonação, desenhos etc. Consideramos que a linguagem, enquanto meio semiótico de objetivação, é fundamental no processo de ensino-aprendizagem de matemática e, portanto, sua compreensão é determinante para docentes e pesquisadores.Dissertação Movimento antivacina e o ensino de ciências: caracterização de aspectos históricos, sociais e percepções de licenciandos em ciências biológicas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-11-25) Silva, Willianne Kelle Tavares; Freire, Melquesedeque da Silva; https://orcid.org/0000-0003-2693-877X; http://lattes.cnpq.br/0358064729580858; http://lattes.cnpq.br/2609493909885103; Farias, Carmen Roselaine de Oliveira; Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de; https://orcid.org/0000-0001-8811-7921; http://lattes.cnpq.br/4511989641459455As vacinas foram fundamentais para o controle e erradicação de epidemias e pandemias na história humana sendo, portanto, indispensáveis à saúde pública e ao bem-estar individual e coletivo. Em contrapartida, a hesitação e movimentos antivacina, tais como os observados na Revolta da Vacina (1904) e no contexto atual da pandemia de Covid-19 influenciam os índices de coberturas vacinais e levantam outras preocupações relativas a aspectos sociais e educacionais. Diante da problemática, este trabalho buscou compreender aspectos do movimento antivacina e suas implicações para o ensino de ciências a partir do exame dialógico de dados da literatura e da percepção de licenciandos de biologia sobre a temática. A consulta à literatura sobre o tema contribuiu para a definição do aporte teórico de aproximação ao objeto de estudo, evidenciando também o caráter multifacetado do problema. A fim de levantar dados empíricos que contribuíssem com as análises foi realizada uma experiência formativa com licenciandos de ciências biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), desenvolvida em um conjunto de atividades didático-pedagógicas na modalidade de ensino remoto. Os encontros foram gravados e os registros orais e escritos produzidos nas interações discursivas foram transcritos, organizados e analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados sugerem que os licenciandos reconhecem a relevância da imunização, as influências que afetam a decisão vacinal, a atuação do professor e o ambiente escolar. Entretanto, aspectos históricos, epistemológicos e de natureza da ciência relacionados à temática abordada foram menos evidentes na perspectiva de análise dos participantes, destacando a necessidade de se problematizar e dar ênfase a essas questões no ensino e na formação docente, de modo a contribuir para a construção de conhecimentos mais amplos acerca da vacinação e de como decisões mais bem fundamentadas podem ser tomadas sobre o tema.Dissertação Aprendizagens para a docência no desencadeamento de ações no Clube de Matemática a partir da sistematização da síntese histórica do conceito de Número Natural(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-05) Ferreira, Juliana Rodrigues; Noronha, Claudianny Amorim; Borowsky, Halana Garcez; https://orcid.org/0000-0001-6813-1304; http://lattes.cnpq.br/8365735503848377; https://orcid.org/0000-0002-4238-065X; http://lattes.cnpq.br/3258090174478169; http://lattes.cnpq.br/0045619135875181; Gonzalez, Fredy Enrique; Silva, Sandra Aparecida Fraga daNesta pesquisa tem como discussão central a aprendizagem de conhecimentos necessários no processo de aprendizagem para docência de professores de Matemática a partir da sistematização da síntese histórica do conceito de Números Naturais no Clube de Matemática da (CluMat). A pesquisa se desenvolveu no curso de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e é vinculada ao Grupo de Pesquisa em Ensino de Matemática e Língua Portuguesa (Contar) e ao projeto de extensão Clube de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Nesse sentido, parte-se da seguinte questão norteadora: como ocorrem aprendizagens para a docência no desencadeamento de ações, envolvendo conhecimentos de Número Natural, no CluMat/UFRN? Tem-se como objetivo investigar indicativos de aprendizagens para a docência no desencadeamento de ações, envolvendo conhecimentos de Número Natural, no CluMat/UFRN. Para tanto, utiliza-se como aporte teórico pressupostos da Teoria Histórico-Cultural de Vigotski (1991), da Teoria da Atividade de Leontiev (1983) e os elementos teórico-metodológicos da Atividade Orientadora de Ensino proposta por Moura (1996). Na busca por levantamento de respostas ao questionamento, a produção das informações organiza-se em dois momentos constitutivos: observação e apreensão da realidade. Para a observação, utilizam-se os recursos de vídeo-gravação e diário de campo da pesquisadora. Para apreender a realidade estudada, aplicou-se um questionário e desenvolveuse uma sessão reflexiva ao final do processo de estudo e sistematização da síntese histórica do conceito de Número Natural no CluMat/UFRN. A partir desses instrumentos, selecionam-se episódios e cenas que compuseram os eixos de análise. A análise está organizada em episódios e cenas (MOURA, 2004) que são apresentados em três eixos de análise: 1) Síntese histórica do conceito; 2) Conhecimento matemático; e 3) Movimento formativo. O primeiro eixo de análise ressalta a importância do estudo e reflexão do movimento lógico e histórico para aprender sobre o conceito de Número Natural e para a elaboração da situação desencadeadora de aprendizagem. O Segundo eixo de análise evidencia o modo de organização do CluMat como possibilidade para a aprendizagem de conhecimentos sobre o conceito de Número Natural e, consequentemente, para o planejamento de ações de ensino que podem mobilizar o desenvolvimento do pensamento teórico do aluno, assim como, destaca a organização de ensino como veículo de aprendizagem para a docência. O terceiro eixo de análise mostra que o desenvolvimento compartilhado de ações no CluMat permitiu que as participantes se apropriassem de elementos inerentes à docência, destacando-se a reflexão teórica e a atuação prática como possíveis elementos para a conceber um modo geral de ação docente. Os resultados deram indícios de que, ao apreenderem um modo geral de organizar o ensino, os professores podem estar aprendendo sobre o trabalho docente, visto que o desenvolvimento das ações do clube demonstra aprendizagem de conhecimentos necessários para a prática docente, estabelecendo um movimento de aprendizagem para a docência em Matemática a partir da sistematização da síntese histórica do conceito de Número Natural no contexto do Clube de Matemática da UFRN.Dissertação Matemática e fake news: reflexões da educação matemática sobre consumo de notícias(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-11-18) Silva, Ronildo Nicodemos da; Oliveira, Adriel Gonçalves; Gutierre, Liliane dos Santos; https://orcid.org/0000-0001-6124-7769; http://lattes.cnpq.br/8693761992237347; http://lattes.cnpq.br/2408911558037856; http://lattes.cnpq.br/1315300687299893; Silva, Luzia Batista de Oliveira; Gouveia Neto, Sérgio Cândido deA matemática tradicionalmente é apresentada como um conhecimento pouco acessível, estritamente lógico, racional e neutro, sendo constantemente negligenciadas suas implicações políticas no âmbito escolar e social. Em um período de pós-verdade, no qual fatos objetivos influenciam menos a opinião pública do que apelos emocionais, grupos propagadores de desinformação, geralmente com interesses econômicos e políticos, tentam manipular a opinião pública e deslegitimar conhecimentos científicos já esgotados. Com muita frequência esses movimentos propagam teorias conspiratórias intrinsicamente relacionadas com questões quantitativas e essas ações podem impactar diretamente no bom funcionamento das instituições democráticas. Nesse contexto, elaboramos nossa questão de pesquisa: como a Educação Matemática pode contribuir com a Educação Midiática em uma era de pós-verdade? Para responder esse questionamento, delimitamos como objetivo geral analisar as principais notícias falsas que foram amplamente disseminadas em redes sociais entre os anos de 2016 e 2021. A escolha desse período se deu por compreender a eleição do presidente americano Donald Trump, a saída do Reino Unido da União Europeia e o período da pandemia do SARS-CoV-2. Por se configurar como pesquisa documental com abordagem qualitativa, utilizamos a teoria de Le Goff (2003) para analisar esses documentos intencionalmente fabricados com objetivo explícito de manipular a opinião pública. Utilizamos o Google Trends para localizar as maiores tendências de busca do termo Fake News na internet e as identificamos com o auxílio das principais plataformas nacionais de checagem de fatos, também conhecidas como fact-checking. Como resultado, desenvolvemos uma série de atividades que tem como propósito permitir, com um olhar da educação matemática crítica e midiática, contribuir com uma leitura crítica das notícias. Por fim, ao desenvolvermos tais análises, foi pretendido propiciar reflexões sobre democracia e a não neutralidade da ciência, em especial da matemática, e sua intrínseca relação com os interesses de grupos organizados na propagação de desinformação. Desta pesquisa foi possível refletir que: a matemática não é boa, não é má e muito menos neutra e, quando trabalhada com um olhar crítico, tem potencialidades para ser um instrumento de promoção da democracia e formação cidadã.Dissertação A tecnologia em foco na Educação CTS: um estudo na formação inicial de professores de Ciências(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-22) Lima, Dioginys César Felix de; Dantas, Josivânia Marisa; https://orcid.org/0000-0002-9636-4698; http://lattes.cnpq.br/6685565063970044; https://orcid.org/0000-0002-7870-7925; http://lattes.cnpq.br/0711629960261680; Silva, Marcia Gorette Lima da; https://orcid.org/0000-0002-8114-0704; http://lattes.cnpq.br/6965522706601294; Firme, Ruth do NascimentoAlgumas pesquisas do campo de estudos da Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) sinalizam que propostas e discussões nos últimos anos tendem a privilegiar apenas os elementos (C e S) – Ciência e Sociedade, deixando o debate sobre Tecnologia de maneira secundária e/ou ligada meramente a um artefato instrumental, sem a proposição de uma discussão mais ampla sobre esse elemento de modo a não considerar seu caráter epistemológico. Nessa perspectiva, com o intuito de dar maior visibilidade ao elemento (T) na Educação CTS, o presente estudo objetivou investigar as concepções de Tecnologia de licenciandos das Ciências da Natureza em duas instituições de Ensino Superior públicas no estado do Rio Grande do Norte. Para tal, foi realizado um levantamento acerca do tema Tecnologia na área de ensino de Ciências no decênio 2010-2020; e buscamos identificar como estas dimensões são abordadas nas atividades curriculares e extracurriculares dos cursos aos quais os participantes estão vinculados. A presente pesquisa é exploratória, de abordagem qualitativa. O instrumento utilizado foi um questionário aplicado remotamente com o auxílio do Google Forms com 86 licenciandos dos cursos de Ciências Biológicas, Química e Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da UFRN, aprovado pelo Parecer n° 5.268.294, respeitando, assim, as normas da Resolução nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. Para análise do corpus, utilizamos elementos da análise de conteúdo de Bardin (1977). Os resultados apontam que a dimensão Tecnologia como atividade humana foi a mais frequente, seguida das dimensões Tecnologia como objeto/artefato e Tecnologia como modo de conhecimento. Observamos que a maioria das respostas alude para a prevalência de Concepções Restritas de Tecnologia, pois estas se aproximam de concepções deterministas e instrumentalistas de Tecnologia. Para o universo pesquisado, as tecnologias são úteis para satisfazer as necessidades humanas, além disso, os aspectos como a não neutralidade e a dimensão volitiva da Tecnologia não foram mencionados nas respostas adquiridas. Portanto, consideramos a necessidade de discussão e de inserção de propostas curriculares dos cursos de Licenciatura de Ciências Biológicas, Química e Física dessas instituições a fim de considerar os aspectos da Natureza da Tecnologia de maneira ampla. Destacamos, dessa forma, que, para que ocorra a ascensão do elemento (T) de modo que se equipare aos outros elementos (C e S) na implementação da Educação CTS, é necessário propor e realizar mais estudos que envolvam essa temática na formação inicial e/ou continuada de professores de Ciências.Dissertação Arboviroses no ensino de ciências em região do semiárido potiguar: relações com os objetivos de desenvolvimento sustentável(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-22) Reis, Juliana Ribeiro dos; Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de; http://lattes.cnpq.br/4511989641459455; http://lattes.cnpq.br/6518178524717684; Dantas, Josivania Marisa; http://lattes.cnpq.br/6685565063970044; Alves, Maria de LimaOs mosquitos do gênero Aedes aegypti e Aedes albopictus são os protagonistas na difusão de arbovírus em todo o mundo. Dentre as arboviroses mais frequentes no Brasil, destacam-se Zika, Chikungunya, Febre Amarela e a mais notificada, Dengue. As campanhas desenvolvidas, principalmente por órgãos públicos, são focadas no controle do vetor, centralizando nas questões médicas e excluindo fatores políticos, sociais, econômicos e ambientais que favorecem o desencadeamento de surtos epidemiológicos. O ensino tem um papel fundamental na discussão dessas problemáticas dentro do ambiente escolar. A Educação para a Sustentabilidade possibilita que os discentes visualizem os problemas que rondam a sociedade a partir de uma abordagem holística. Com o intuito de contribuir com o ensino de arboviroses em aulas de ciências e biologia, esta pesquisa se propôs a saber como essa temática é trabalhada nas publicações da área de ensino de ciências. Também buscamos conhecer as abordagens, métodos avaliativos e objetos educacionais utilizados pelos docentes, para desenvolver a temática de arboviroses, em escolas públicas do município de Currais Novos, interior do Rio Grande do Norte. A metodologia da pesquisa é de natureza quali-quantitativa de caráter exploratório. Como resultados, observamos um ensino direcionado às questões médicas da doença e excluindo fatores socioambientais diretamente relacionados com a expansão dos surtos epidemiológicos. Além disso, percebemos uma necessidade de formação continuada dos docentes, tendo em vista o nível de conhecimento insatisfatório, sobretudo para arboviroses recentemente notificadas no Brasil – Zika e Chikungunya. Sugerimos a introdução da Educação para a Sustentabilidade, inserida nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a fim de trabalhar as arboviroses de maneira mais ampla, contemplando aspectos sociais, econômicos e ambientais, para com isso, desenvolver uma educação crítica e cidadã.Dissertação Desempenho de graduandos de química da UFRN nas questões do ENADE (2011 a 2017) e sua relação com as habilidades de pensamento(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-10-26) Souza, Dayana Miranda de; Silva, Marcia Gorette Lima da; Freire, Melquesedeque da Silva; 06108541431; http://lattes.cnpq.br/0358064729580858; http://lattes.cnpq.br/6965522706601294; http://lattes.cnpq.br/2776525420949178; Lambach, Marcelo; http://lattes.cnpq.br/1982143039494456; Mazze, Fernanda Marur; http://lattes.cnpq.br/9097929538985483; Cavalcanti, Livia Nunes; http://lattes.cnpq.br/4902766144157822A presente pesquisa emerge da discussão sobre o papel da avaliação em larga escala de estudantes do ensino superior, o ENADE, no sentido de saber quais contribuições os desempenhos podem oferecer para o corpo docente dos cursos avaliados. Particularmente, nosso foco foram os cursos de química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. As provas do ENADE abordam tanto conhecimentos gerais como específicos. Entre os conhecimentos gerais de química, optamos em analisar as questões que abordavam conteúdos de química geral, por considerarmos conceitos fundantes da formação, seja para o bacharelado ou para a licenciatura. Esta formação também busca desenvolver diferentes habilidades de pensamento (de baixa e de alta ordem). Assim, nosso objetivo geral é analisar as questões de química geral das provas do ENADE-Química dos anos de 2011, 2014 e 2017, nas quais, para sua resolução, é necessário mobilizar habilidades de pensamento de baixa ordem, primeiramente, tais como decodificar dados e aplicar fórmulas. Para tanto, buscamos identificar as questões de química geral e os índices de acerto; inferir, a partir do desempenho nos descritores (dessas questões), os participantes do ENADE dos cursos de bacharelado e licenciatura em química da UFRN; analisar o desempenho desses cursos para os conhecimentos de química geral. Como resultados, identificamos 7 questões que abordavam conteúdos de química geral para sua resolução. Destas, identificamos 4 questões em que para sua resolução mobilizam-se habilidades de pensamento de nível 1. A partir da análise estatística, identificamos que os graduados possuíram um bom desempenho nas questões de química classificadas no nível 1 (Nível Cognitivo de Dificuldade), enquanto nas questões de química geral, analisadas nesta pesquisa, revelaram ter um desempenho menor. Uma possível inferência deste resultado pode estar relacionada com conhecimentos disciplinares. Com relação à análise das questões, foi possível sinalizar perspectivas para contribuir com o corpo docente da IES.Dissertação A abordagem de aspectos e questões sociocientíficas nos livros didáticos de química aprovados no PNLD/2018(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-31) Costa, Monara Jeane dos Santos; Dantas, Josivania Marisa; http://lattes.cnpq.br/6685565063970044; http://lattes.cnpq.br/0322573591409822; Bezerra, Bruna Herculano da Silva; http://lattes.cnpq.br/1039531472437739; Nunes, Albino Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7808069169974235Desde a década de setenta, os currículos de ensino de ciências têm discutido a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), enfatizando a importância da compreensão das relações existentes entre Ciência e Tecnologia e suas implicações sociais e ambientais. Atrelado ao campo de estudos CTS emerge a abordagem de Questões Sociocientíficas (QSC), tratandose da inclusão de temas controversos no ensino de Ciências, os quais os alunos se deparam com a necessidade de se posicionar de forma crítica frente as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Neste cenário, essa pesquisa tem como objetivo geral compreender a presença de Aspectos e Questões sociocientíficas nos livros didáticos de Química aprovados no PNLD/2018. Justificando-se pela necessidade dessas questões estarem presentes nos livros didáticos utilizados nas escolas, tendo em vista que os docentes utilizam esse material como instrumento de orientação de suas atividades em sala de aula. Para isso, utilizou-se como técnica de investigação a Análise de conteúdo, segundo Bardin (2011) para analisar os textos complementares presentes nos livros didáticos selecionados. Nesta investigação, utilizou-se como critérios as características apontadas por Santos, Almeida e Silva (2018) para identificar as QSC nos textos analisados. Foi utilizado ainda, o software Iramuteq como instrumento para analisar as aproximações existentes entre as QSC identificadas, utilizando a ferramenta de análise de similitude. A metodologia adotada nesta pesquisa possibilitou que os objetivos traçados fossem alcançados, identificando a presença de aspectos e questões sociocientíficas, de modo que os aspectos considerados em sua maioria foram caracterizados como uma abordagem pontual. A pequena quantidade de QSC reconhecidas nesta pesquisa de acordo com os critérios adotados, aponta uma carência desta discussão nos livros didáticos analisados, principalmente nos materiais disponibilizados para as séries iniciais do ensino médio (1° e 2° séries). Esta pesquisa foi desenvolvida com os livros didáticos do último PNLD vigente que possui livros específicos para o Ensino de Química, considerando que nos próximos editais o livro de química passará a compor parte do material destinado a área de Ciências da Natureza (somados ao de Física e Biologia). Dessa forma, pesquisas posteriores poderão analisar se essas questões estarão presentes nos materiais aprovados no Novo Programa Nacional do Livro e do Material Didático.Dissertação Análise de aspectos da contextualização, do nível macroscópico, submicroscópico e simbólico em textos sobre "Cinética Química" de livros de Química Geral do ensino superior(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-26) Celestino, José Marcos Lopes; Silva Júnior, Carlos Neco da; ; http://lattes.cnpq.br/0917006004895117; ; http://lattes.cnpq.br/0900334044981836; Viana, Anderson Dias; ; http://lattes.cnpq.br/8783369519560996; Hussein, Fabiana Roberta Goncalves e Silva; ; http://lattes.cnpq.br/2677353483407898O presente trabalho é fruto de uma investigação a fim de identificar como os livros didáticos de Química do Ensino Superior abordam os aspectos da contextualização na abordagem do conteúdo de “Cinética Química” e os três níveis de representação da matéria proposto por Alex H. Johnstone, também conhecido como triângulo de Johstone. A proposta surgiu a partir da constatação da ausência em pesquisas voltadas para a análise de livros de química geral do nível superior no Brasil sobre esse conteúdo. Por se tratar de um recurso antigo e bastante utilizado nesse nível de ensino, pesquisar sobre a forma de apresentação desse tipo de texto se torna fundamental ao processo de interpretação dos mesmos para os estudantes que necessitam do estudo da Química Geral. Para isso, foi realizado uma pesquisa qualitativa do capítulo denominado Cinética Química em 4 (quatro) livros de Química Geral utilizados por estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O estudo foi desenvolvido a partir do levantamento quantitativo dos livros em circulação para empréstimos na biblioteca central e setorial do Instituto de Química desta universidade. O percurso metodológico incluiu a elaboração de pontos norteadores para a análise dos livros com ênfase no conhecimento químico que aborda a simbologia, as representações, a contextualização e os aspectos macroscópicos e submicroscópicos presentes nos textos. As categorias construídas durante a análise tomaram como base alguns elementos da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados demonstram que os livros apresentam discussões que não se entrelaçam a proposta Johnstone que já é discutido desde 1982. Também foi possível perceber que as obras não apresentam a interligação entre as discussões desses níveis de representação com uma abordagem contextualizada que apresente exemplos práticos advindos da realidade local na qual esses estudantes se encontram (Natal/RN). Por fim, pode-se afirmar que os livros analisados nesta pesquisa que abordam o conteúdo de Cinética Química, podem ser úteis na compreensão do conteúdo, mas precisam de um material complementar ou até reformulação do seu texto que possibilite ao leitor/estudante discussões que os levem ao entendimento dos três níveis de representação da matéria, como sinaliza Johnstone, e também um contexto de aplicação que se aproxime da realidade dos estudantes brasileiros, principalmente aos que se encontram em processo de formação de professores de química.Dissertação A utilização de mapas conceituais em uma atividade orientada para a promoção da argumentação científica escolar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-05) Costa, Amanda Glycia Silva Moreira da; Silva, Márcia Gorette Lima da; Alves, Milton Thiago Schivani; ; ; ; Rodrigues, Sylvia Regina de Chiaro Ribeiro; ; Silva, Lívia Cristina dos Santos;Na área de ensino de ciências ampliam as defesas para o uso de estratégias de ensino com vistas ao desenvolvimento de habilidades argumentativas. Entre os argumentos destacam a relação com a formação de cidadãos críticos e reflexivos. Uma das estratégias destacadas é o uso de mapas conceituais como uma ferramenta de ensino para a promoção da argumentação. O que nos leva a delimitar nossa questão de pesquisa: “Atividades orientadas com o uso de mapas conceituais podem promover a ocorrência da argumentação em sala de aula? Se sim, como?”. A partir desta questão, pretendemos identificar manifestações de argumentação apoiada em dados em processos de defesa e refutação de mapas conceituais no contexto de atividades orientadas por roteiros em sala de aula. Para tanto, planejamos uma sequência de atividades sobre o tema “chuva ácida” envolvendo o processo de construção, reformulação e defesa de mapas conceituais. Para todas as etapas foram elaborados roteiros orientadores. A intervenção ocorreu em 5 encontros na disciplina de Química com estudantes do curso técnico integrado ao nível médio em Informática do IFRN, Campus Currais Novos (CAAE - Certificado de Apresentação de Apreciação Ética, n o. 15863319.3.0000.5537). A coleta de dados foi realizada por meio de gravação (áudio e vídeo) dos discursos durante a etapa de debate dos mapas conceituais. Para a análise dos dados foi adaptada a rubrica dos autores Shemwell e Furtak (2009) a qual abordava os seguintes pontos: a ausência de dados, o uso de dados e a articulação dos dados com as relações conceituais. Os dados correspondem aos elementos que configuram um mapa conceitual (termos de ligação, setas, conceitos, proposições, dentre outros) e as relações conceituais são as informações de caráter científico escolar, empregadas para sustentar as declarações dos estudantes. Como principais resultados destacamos que os estudantes apresentaram ao decorrer da etapa de defesa dos mapas conceituais, declarações utilizando dados e articulando-os com os conceitos. Concluímos que a inclusão desta etapa revelou a potencialidade em promover a negociação de significados, a argumentação científica em sala de aula e a avaliação de suas próprias concepções.