PPGEL - Mestrado em Estudos da Linguagem

URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/12017

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  • Dissertação
    Antropoceno, arte, tecnologia: um olhar (po)ético sobre a investida de Augusto de Campos no suporte computador
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-05-30) Passos, Rafael Ferreira de Aquino; Barbosa, Márcio Venicio; https://orcid.org/0000-0003-2363-1326; http://lattes.cnpq.br/5996363930384781; https://orcid.org/0000-0002-7289-3739; http://lattes.cnpq.br/2860350113911211; Marcolino, Francisco Fábio Vieira; Oliveira, Joaquim Adelino Dantas de
    Cartografar, mapear, traçar rotas: este é o objetivo deste trabalho. A partir da incursão do poeta, tradutor e ensaísta Augusto de Campos naquilo que Virilio (1999) nomeou de tecnocultura, investigamos, ao mesmo tempo, literatura e sociedade, corpo e máquina, criador e criatura, mundo social e mundo natural, numa perspectiva epistêmica que questiona o regimento de desenvolvimento moderno, em parentesco com vozes teóricas diversas, situadas num escopo que vai desde a teoria/crítica literária (Burgüer, 2000; Paz, 1990; Pound, 1990; Risério, 1998; Schwartz, 1983, 2022), a filosofia (Benjamin, 1997; Deleuze e Guattari, 2010; Haraway, 2009, 2023; Latour, 2009, 2014; Lyotard, 2021), a antropologia (Danowsky e Viveiros, 2017) e a teoria da comunicação (Machado, 2010; McLuhan, 1971) até a economia (Tavares e Belluzzo, 2002; Fonseca, 2014) e a semiótica (Peirce, 2008). Utilizando como ponto de partida os pressupostos da etapa ortodoxa do concretismo brasileiro, analisamos a trajetória de Campos até o momento pós-concreto (Aguilar, 2005; Vieira, 2015) de sua atuação, observando o distanciamento do autor da fase primeira do concetismo em face da convergência desta po-ética com os fenômenos do mundo social, daí que o conceito de Antropoceno nos serve de plataforma para a reflexão da trajetória do artista. Identificamos, então, que o corpo de Campos se desconcretiza, contrariando a retórica determinista segundo a qual a sua atividade crítico/criativa arregimenta a tradição dos precursores (Santaella, 2004), de modo a tutelar uma incursão sob signo da antecipação. Para a elaboração dessa perspectiva, utilizamos como corpus o livro Despoesia (2016), no qual nos detemos especificamente sobre os poemas “coraçãocabeça” e “poema bomba”, em suas versões expressas no suporte computador e na disposição sobre a folha do papel, atentando para as particularidades de cada inscrição sígnica e o referido paradigma ético de incorporação do contexto ciber nas criações. Além disso, desenvolvemos uma avaliação sobre as produções mediadas pela eletrônica enquanto geradoras de um registro experimental inscrito na contemporaneidade, de modo a situar o corpo poético de Campos no tempo presente. Trata-se, portanto, de uma reflexão pós-moderna acerca da investida digital de Augusto de Campos, contemplando os incontornáveis problemas e afetações por que o termo incorre (ou carrega consigo).
  • Dissertação
    Modelo probabilístico na interpretação de pronomes possessivos em contexto de transferência de posse
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-25) Carvalho, Renata Sabrinne Souza de; Godoy, Mahayana Cristina; http://lattes.cnpq.br/3506387688763831; http://lattes.cnpq.br/7118472398833824; Weissheimer, Janaina; Machado, Thaís Maíra
    O processamento de linguagem busca entender como os sujeitos de uma determinada língua compreendem a linguagem, ou seja, o processo pelo qual os falantes interpretam sua língua. No campo da psicolinguística, o processamento é bastante utilizado para estudar a anáfora, que é uma forma de fazer referência a um termo mencionado anteriormente. O pronome, por sua vez, é uma das maneiras mais comuns de realizar a anáfora, tendo em vista que ele tende a recuperar a entidade mais saliente do discurso. Em uma sentença como “José transferiu/estava transferindo para Luciana o dinheiro dela/dele bem rápido hoje cedo.”, observa-se que o pronome possessivo (dele/dela) faz referência a uma das entidades anteriormente mencionadas (o sujeito “José” ou o objeto “Luciana”). Este estudo empregou dois experimentos para explorar a interpretação de pronomes possessivos pelos falantes. O experimento I se valeu da leitura autocadenciada, verificando, por meio do tempo de leitura, se os sujeitos têm mais dificuldade de retomar o sujeito ou o objeto da sentença, dependendo do aspecto verbal (perfectivo e imperfectivo), e se homens e mulheres se valem dos mesmos artifícios para interpretar pronomes possessivos. Já o experimento II utilizou-se das mesmas sentenças que o experimento I, porém a partir de um paradigma de complementação de sentenças. De acordo com experimentos anteriores (Rohde, 2008 e Godoy e Mafra, 2018), no caso de verbos no perfectivo, o processamento de anáforas cujo antecedente é o objeto será menos custoso que quando o antecedente é o sujeito, já no imperfectivo, ocorre o contrário. O propósito inicial deste estudo é analisar a interpretação de pronomes possessivos, comparando-a com a de outros pronomes e expressões referenciais, inclusive em línguas distintas do Português Brasileiro. O segundo objetivo é verificar se o Teorema Kehler e Rohde (Rohde e Kehler, 2013), um modelo probabilístico, é capaz de prever como se dará a anáfora. Nossos resultados, no entanto, não demonstraram influência do aspecto verbal para retomar determinados referentes, nem no Experimento I, nem no Experimento II. Porém, no experimento I, encontramos que sentenças no perfectivo tendem a ser processadas mais facilmente que sentenças no imperfectivo, independente de quem seja o antecedente, e que participantes do sexo feminino, quando seus dados foram analisados isoladamente, corroboraram parcialmente com a nossa hipótese.
  • Dissertação
    Entre vozes que o constituem: uma análise dialógica da construção identitária do personagem Nick, do webtoon Heartstopper
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-29) Silva, Paulo Eduardo Ferreira da; Alves, Maria da Penha Casado; https://orcid.org/0000-0003-1762-5210; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; https://orcid.org/0000-0002-8993-0022; http://lattes.cnpq.br/9718398938721421; Oliveira, William Brenno dos Santos; Araújo, Wellington Medeiros de
    Os webtoons, uma forma de quadrinhos digitais originária da Coreia do Sul, têm se destacado como uma plataforma notável para a expressão criativa na era digital. Essa forma de produção estética oferece um espaço singular para a representação de identidades marginalizadas, permitindo que criadores e leitores explorem narrativas e personagens que muitas vezes são sub-representados ou estereotipados em outros meios de comunicação. Inserida nesse contexto, a obra Heartstopper, um webtoon de autoria da inglesa Alice Oseman, tem ganhado notoriedade recentemente por sua narrativa que explicita temas como a descoberta da sexualidade, o primeiro amor entre adolescentes da população LGBTQIAPN+ e a importância da aceitação e do apoio em um ambiente que ainda pode ser desafiador para jovens que estão explorando sua identidade. À vista disso, esta dissertação visa analisar a constituição da identidade do personagem Nick Nelson, um dos protagonistas do webtoon Heartstopper, considerando as marcas linguístico-discursivas que delineiam essa construção. Propomos, ainda, evidenciar os aspectos relacionados ao conteúdo temático, o estilo e a construção composicional do webtoon que apontam para a formação desse gênero discursivo. Nosso percurso investigativo tem seu alicerce teórico-metodológico firmado na Linguística Aplicada, mestiça, transgressiva e indisciplinar, de abordagem qualitativa-interpretativista. Sob este ângulo de pesquisa, tomamos como base os pressupostos do Círculo de Bakhtin acerca da abordagem dialógica da linguagem, o que inclui discussões sobre enunciado concreto, da palavra e do signo ideológico, bem como pensamentos acerca de identidade e alteridade. A análise dos dados aponta que a identidade de Nick é constituída pelas vozes sociais que o circunscrevem, tendo como base a perspectiva alteritária sob a qual emana a necessidade do outro para que ele se constitua enquanto sujeito. Depreendemos ainda que, a identidade bissexual performada pelo personagem é uma formação em constante construção, resistente a estereótipos (como a devassidão, a indecisão e a falta de compromisso) que têm sido perpetuados ao longo da história e na sociedade. Essa identidade, fruto de um inacabamento, reflete e refrata a complexidade das experiências individuais e desafia as noções preconcebidas de sexualidade e gênero, como os binarismos tradicionais de heterossexualidade e homossexualidade.
  • Dissertação
    A meio caminho entre escombros e estrelas: as identidades haitianas em Par la fissure de mes mots, de Évelyne Trouillot
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-27) Silva, José Vinícius Macena da; Almeida, Danielle Grace Rego de; http://lattes.cnpq.br/7219653706022187; http://lattes.cnpq.br/5034431526423172; Gonçalves, Marta Aparecida Garcia; Ielpo, Rodrigo Silva
    A autora haitiana Évelyne Trouillot publica a coletânea de poemas Par la fissure de mes mots em 2014. Apesar de reconstruir na sua poética a experiência dos abalos sísmicos do dia 12 de janeiro de 2010 no Haiti, seus versos não se limitam a uma queixa nem a um pedido de compaixão, mas almejam cuidar de feridas do passado e infortúnios da atualidade. Por entender a poética de Trouillot como um agenciamento da história e do presente do Haiti, esta dissertação busca entender como a poeta ressignifica as identidades haitianas. Para esta análise, algumas discussões foram centrais: paisagem (Collot, 2013, 2015), memória sobre o terremoto (Lahens, 2012; Thomaz, 2010, 2011), luto (Freud, 2010; Stallybrass, 2008), ecologia decolonial (Ferdinand, 2022), problema da intersubjetividade no cenário colonial (Fanon, 2022); percepção e figuração do outro (Didi-Huberman, 2003, 2012; Macé, 2018); língua crioula (Bernabé; Chamoiseau; Confiant, 1998; Glissant, 2005), história haitiana (Andrade, 2019) e refúgio enquanto resistência (Bona, 2020). Ainda, este trabalho se debruçou sobre os poemas “Lettre à ma ville”, “Secousses”, “Mon île”, “Couleurs marines”, “Mémoire”, “La grande marche”, “Mort publique”, “L’errance devenue chair”, “À un passant”, “Corps à corps”, “Entre deux rires” e “Promesses”. De caráter interpretativo, esta pesquisa destacou as identidades haitianas em constante processo de reformulação e em diálogo com o espaço, a comunidade e o estrangeiro. Em adição, observou-se que a poética de Trouillot reenquadra as imagens do Haiti, expondo não apenas os pesares de seu povo, mas também as alegrias dessa comunidade de realidades contrastantes.
  • Dissertação
    Mornas eram as noites: leituras de contos de Dina Salústio em sala de aula
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-27) Sousa, Deuselene Rodrigues de; Dias, Valdenides Cabral De Araújo; 34172157491; Paiva, Kalina Alessandra Rodrigues De; 00756416400; Silva, Marcelo Medeiros Da; 03845725451
    A presente Dissertação aborda os impactos da implementação e consolidação da Lei 10.639/03 nas escolas, bem como apresenta os resultados de uma intervenção realizada em sala de aula com a obra Mornas eram as noites, da escritora cabo[1]verdiana, Dina Salústio (2019). A pesquisa interventiva teve como objetivo analisar alguns contos da autora citada e seguiu o modelo de Sequência Básica de Cosson (2022), além disso, fomentou o desenvolvimento das habilidades de interpretação e compreensão leitora dos discentes. Foi desenvolvida e realizada com alunos dos 9º anos do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal de Nísia Floresta - RN. A intervenção atenta para uma educação que discorre sobre diversidade, democracia e antirracismo. Examinamos além da legislação vigente, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a evolução desse tema ao longo dos anos, as possibilidades de alteração e de que maneira esses assuntos estão sendo introduzidos nas práticas educacionais. A metodologia usada neste trabalho é a de análise qualitativa e terá como referenciais além da Sequência Básica de Cosson, o Método Recepcional (Bordini; Aguiar, 1993), os quais fornecem ao aluno a orientação essencial para que ele aprimore sua habilidade de leitura e sua subsequente autonomia de escolha e análise crítica por meio da recepção e ampliação de seus horizontes de expectativas. Teoricamente, embasamos nossas reflexões em Munanga (2012), Candido (2011), Todorov (2012), no sentido de ampliar as concepções de Literatura e ensino a partir da pesquisa em caráter de intervenção na sala de aula e da recepção da leitura do texto literário. Esta pesquisa criou um espaço para a discussão de questões raciais e de gênero e contribuiu, assim, para a desconstrução de estereótipos e preconceitos. A intervenção favoreceu um ambiente de diálogo e de conscientização. Desse modo, alhiou-se aos princípios da educação antirracista, especialmente, no contexto escolar do Ensino Fundamental.
  • Dissertação
    Histórias do alto risco: uma prática de letramento profissional promovida pelo apoio psicológico hospitalar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-04) Silva, Milana Sayonara Gomes da; Paz, Ana Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; http://lattes.cnpq.br/7028733173347539; Santos, Alana Driziê Gonzatti dos; https://orcid.org/0000-0002-9308-6303; http://lattes.cnpq.br/2631544473226058; Lopes, Francisca Maria de Souza Ramos
    A presente pesquisa teve origem em 2016, quando tomamos conhecimento de um projeto denominado “Histórias do alto risco”, desenvolvido na Maternidade Januário Cicco, em Natal/RN, pela equipe de apoio psicológico do hospital. O projeto almejava auxiliar pacientes grávidas durante o internamento por agravamento de sua saúde gestacional, visando registrar suas experiências e emoções em diários, seja durante a internação ou em seu cotidiano anterior à hospitalização. Diante disso, esta investigação teve por objetivo geral descrever o projeto “Histórias do alto risco” desenvolvido pela equipe de apoio psicológico da Maternidade Escola Januário Cicco/Natal-RN em atendimento às gestantes, a partir do que relatam as profissionais responsáveis por sua realização. Em termos específicos, propomo-nos a mapear as práticas de letramento que permeiam o projeto em questão e a caracterizar os registros que compõem os cadernos de “História do alto risco” como práticas de letramento em saúde e destacar os seus impactos para as gestantes, com base no ponto de vista de seus proponentes. Para tanto, partimos das vozes apresentadas e representadas pelas profissionais responsáveis pelo intento. A investigação situa-se na área da Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2006; Kleiman; Vianna; De Grando, 2019), constitui-se do tipo pesquisa de campo (Gil, 2008), com abordagem qualitativa (Bogdan; Biklen, 1994) de dados. Participam da investigação duas profissionais, que integram a equipe do apoio psicológico da maternidade em questão, e seus dizeres em respostas à questionários e entrevistas semiestruturadas constituem o corpus de análise. Em termos teóricos, aportamo- nos em discussões oriundas dos Estudos de Letramento como prática social (Kleiman, 1995; 2014; Oliveira, 2007), dos letramentos em saúde (Paz, 2008), assim como em trabalhos que versam sobre o aspecto terapêutico da escrita (Sexton; Pennebaker, 2009), dentre outros. Os resultados do estudo apontam para a importância das práticas de letramento do projeto que, aliadas ao tratamento médico/hospitalar, auxiliaram expressivamente as mulheres a percorrer com mais leveza e consciência o processo da hospitalização. A relevância deste trabalho situa- se no fato de trazer para o campo das discussões acadêmicas práticas de letramento desenvolvidas em ambiências institucionais de saúde, ressaltando o caráter situado, múltiplo, identitário e empoderador dos letramentos.
  • Dissertação
    A fauna rupestre de João Cabral de Melo Neto
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Cadó, Júlio César de Araújo; Araújo, Rosanne Bezerra de; https://orcid.org/0000-0003-4308-3881; http://lattes.cnpq.br/7328556088478313; https://orcid.org/0000-0002-3304-8022; http://lattes.cnpq.br/6837932292601956; Macedo, Erika Bezerra Cruz de; Lima, Tânia Maria de Araújo
    Nesta dissertação, pretendo alargar as fronteiras dos sistemas receptivo, poético e imaginário que circundam João Cabral de Melo Neto, através da elaboração de uma leitura analítico-interpretativa de sua poesia guiada pelas formas da animalidade, sob o prisma teórico-crítico da Zoopoética. Tal estudo norteia-se pela compreensão da postura criativa de Cabral como uma poética atenta à alteridade, incluindo, neste inventário, os bichos. Situado na área de Literatura Comparada, considero, do ponto de vista metodológico, o aspecto transitivo do texto poético e a relação valencial entre os estudos literários e os outros campos do saber, a exemplo da Filosofia, da Etologia e da Zoologia. Almejo construir um catálogo dos animais escritos pelo autor com o intuito de caracterizar os modos de formalização desses viventes não humanos em sua obra poética. Ao desdobrar esse objetivo, procuro, especificamente: i) mapear vocábulos e imagens pertencentes ao campo semântico zoológico presentes nas obra de Cabral; ii) traçar o percurso valorativo da animalidade no conjunto da poética cabralina; iii) desvelar os mecanismos de engendramento dos animais nos poemas do autor; e iv) examinar os modos de apreensão de alguns desses bichos na tessitura das composições. Em conformidade com este horizonte de investigação, proponho uma bifurcação da leitura de modo a contemplar um movimento extensivo, abarcando o percurso panorâmico pela obra, e um intensivo, com o fim de conduzir o esforço interpretativo para uma recolha de poemas, sendo estes: “Poema(s) da cabra”, “Formas do nu”, “O urubu mobilizado” e “Touro andaluz”. O corpus foi selecionado com base na percepção da centralidade do animal como elemento de irradiação composicional e do reconhecimento das relações interespecíficas que ganham materialidade nesses poemas. Com esta investigação, identifiquei uma coleção ampla e heterogênea de referências a animais nos poemas do autor – de alusões genéricas a usos de espécies singulares – à qual são atribuídos valores igualmente diversificados. O percurso pela (zoo)poética de João Cabral abre, para o leitor, a percepção das modalizações pelas quais passa a animalidade: em um primeiro momento, tomada a partir da dimensão instintiva e monstruosa a ser combatida no processo consciente de escrita, até a consideração dos animais como formas de vida com as quais são aprendidos saberes estéticos e éticos acerca do mundo coabitado.
  • Dissertação
    Vestígios de autorrepresentações autorais de Francesco Petrarca: estudo tradutológico da epístola métrica "Ad se ipsum"
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-19) Silva Júnior, Jerfferson Manoel Araújo da; Lima, Samuel Anderson de Oliveira; https://orcid.org/0000-0001-7525-5997; http://lattes.cnpq.br/4097533367851915; https://orcid.org/0009-0007-3822-5343; http://lattes.cnpq.br/3255645330945431; Brunello, Yuri; Lima, Maria Hozanete Alves de
    Este é um trabalho de natureza dúplice, cujo primeiro objetivo é o de investigar traços autorrepresentativos autorais de Francesco Petrarca, sobretudo a partir da epístola poética Ad se ipsum. Para isso, dentro dos estudos literários comparativos, além do material escrito pelo próprio poeta, apoiamo-nos nas contribuições de seus biógrafos. Esses aportes levam-nos a contemplar de perto a fixação do poeta no tema do exílio. O segundo objetivo é o de oferecer uma tradução inédita, em língua portuguesa, da epístola supracitada, empregando versos hexâmetros vernáculos com a intenção de emular o ritmo do original latino. Essa tradução vem munida de comentários a respeito do processo tradutório, das diferenças entre as edições cotejadas para a obtenção do texto-fonte e, por fim, das intertextualidades entre o poeta e as fontes de que provavelmente bebera para a confecção da epístola poética. Como suporte teórico à primeira parte do trabalho, apoiamo-nos nas reflexões de Delumeau (1994; 1984) e Witt (2001), que expõem o lugar de Petrarca nos primórdios da Renascença; Wilkins (1961) e Dotti (2006), que nos mostram o poeta em relação ao mundo ao redor dele; Lejeune (2008), Karpinski (2001) e outros, enfatizando a conexão entre a poesia e a autobiografia; Kristeva (1994), que amplia nossa concepção sobre o significado de ser estrangeiro, ampliando nosso olhar sobre as autorrepresentações petrarquianas como um despertencido. Para a segunda parte da pesquisa, firmamo-nos nas contribuições de Nunes (1962) para a escolha do hexâmetro vernáculo em nossa tradução; além disso, Pannwitz (1917 apud Benjamin, 2008), Schleiermacher (1977) e Venuti (2021) enriquecem a ideia de uma tradução que conduza o leitor rumo ao original. Este estudo, portanto, faz-se relevante por evidenciar o despertencimento latente em Petrarca, ajudando-nos a ver mais profundamente os meandros da alma do poeta, em consonância com sua produção literária, além de nos dar acesso inédito, em língua portuguesa, a essa notável epístola poética.
  • Dissertação
    Representação discursiva de Dilma Rousseff em editoriais da Folha de São Paulo no processo de impeachment (03/12/2015 a 01/01/2016)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-26) Lima, Tatiana de Souza; Passeggi, Luís Álvaro Sgadari; http://lattes.cnpq.br/4021473858264190; http://lattes.cnpq.br/4075604946724178; Costa, Alessandra Castilho Ferreira da; https://orcid.org/0000-0003-4924-8632; http://lattes.cnpq.br/8508370270534431; Rodrigues, Maria das Graças Soares; Oliveira, Anahy Samara Zamblano de
    A pesquisa que empreendemos examina a construção da representação discursiva da ex-presidenta Dilma Rousseff em editoriais do jornal Folha de S. Paulo no primeiro mês do processo de impeachment contra ela. O processo começou com o recebimento do pedido pelo então presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, em 2 de dezembro de 2015. Os textos que fazem parte do corpus da nossa pesquisa foram publicados entre 3 de dezembro de 2015 e 2 de janeiro de 2016. Tratase de um estudo que focaliza o nível semântico do texto, dentro da abordagem da Análise Textual dos Discursos; é, também, uma proposta de análise com foco nos níveis de estruturação textual, especialmente no nível microtextual. Os editoriais são textos pertencentes à seção de opinião dos jornais, por meio dos quais a empresa jornalística apresenta seu ponto de vista sobre o que ocorre no país. Assim, o objetivo geral foi identificar quais elementos o jornal utilizou para a construção da representação discursiva de Dilma Rousseff neste período fundamental na história recente: o primeiro mês do processo de deposição da primeira presidenta eleita do Brasil. Assim, propusemos a seguinte pergunta: a Folha de S. Paulo, por meio de seus editoriais, construiu qual representação discursiva de Dilma, no primeiro mês do processo de impeachment? A partir do corpus formado por doze editoriais da Folha de S. Paulo, fizemos a identificação, a descrição e a interpretação das palavras utilizadas nos editoriais conforme as categorias semânticas de referenciação, predicação e modificação. Inserimos os resultados encontrados em quadros que descrevem cada uma das categorias. Concomitantemente, separamos as cláusulas com menções a Dilma e a outros referentes a ela relacionados; essa seleção resultou em um texto composto por 147 (cento e quarenta e sete) cláusulas. Uma das implicações teóricas verificadas é a de que o corpus, após esse tratamento, corresponde, de fato, ao conteúdo proposicional a que alude Adam (2011) e que constroi a representação discursiva de Dilma formulada pela Folha de São Paulo. Além disso, entendemos que o avanço da análise ao nível microtextual aprimorou a análise do “todo de sentido” que faz a unidade do texto (Adam, 2022). Na prática, compreendemos que os editoriais compõem um gênero discursivo apto a demonstrar a tomada de posição de um veículo de comunicação dentro do contexto do discurso midiático. E, a partir do discurso formulado pela Folha de S. Paulo no período, pudemos afirmar que o jornal elaborou seu discurso com base em três núcleos semânticos: disputa política; crise econômica; erros e agonia de Dilma. Esses temas foram observados tanto nos referenciadores quanto em predicadores e modificadores. Concluindo, observamos que a Folha de S. Paulo construiu uma representação discursiva de Dilma segundo a qual a ex-presidenta era equiparada a conceitos abstratos como governo e Planalto; que, ao ser citada pessoalmente, ela era a responsável por agravar a crise econômica, por não ter capacidade para tomar as decisões certas; e que a crise a política poderia ser solucionada pelo impeachment.
  • Dissertação
    Produção linguística em contextos consequenciais: um corpus de consequencialidade implícita no português brasileiro
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-20) Barbalho, Rute da Silva; Godoy, Mahayana Cristina; http://lattes.cnpq.br/3506387688763831; https://orcid.org/0000-0002-5912-5321; http://lattes.cnpq.br/3163478233368874; Guimarães, Mara Passos; Machado, Thaís Maíra
    As escolhas feitas por usuários da linguagem em tarefas de produção linguística podem fornecer evidências sobre como ocorre o processamento discursivo. Levando isso em conta, este trabalho objetiva construir um corpus de verbos com tendências de Consequencialidade Implícita do Português Brasileiro (PB) a partir da indagação de como esse fenômeno pode impactar a produção linguística. A Consequencialidade Implícita pode ser definida como um conteúdo semântico contido em determinados verbos que possibilita ao falante inferir, de maneira inconsciente, a consequência do evento representado pelo verbo (Crinean, Garnham, 2006; Garnham, Vorthmann e Kaplanova, 2020). Essa consequência inferida pelo falante pode ser apontada ou para sujeito (Sintagma Nominal 1) ou para o objeto (Sintagma Nominal 2) a depender do verbo de Consequencialidade Implícita que estrutura a oração. A partir disso, delineamos o objetivo geral de construir um corpus de verbos interpessoais de Consequencialidade Implícita do PB. Além disso, especificamente, também identificamos em que medida fatores como papel semântico, gênero e valência emocional afetam a produção linguística em contextos consequenciais a partir do alinhamento teórico com o trabalho experimental de Garnham, Vorthmann e Kaplanova (2020) e do seguimento da categorização dos papéis semânticos dos verbos interpessoais proposta por Ruldoph (1997). Assim, adotamos os métodos da psicolinguística experimental e executamos dois experimentos com intuito de alcançar os objetivos traçados. O primeiro experimento é o de avaliação de valência emocional que fornece métricas de valência emocional para os verbos utilizados no segundo experimento. O segundo experimento é o de continuação de orações em que é investigado propriamente o fenômeno da Consequencialidade. No experimento de continuação de orações procuramos verificar se as tendências de Consequencialidade Implícita se manifestam no PB. Nossas hipóteses experimentais eram: i) No que se refere aos papéis semânticos, esperávamos que os papéis de Agente-Paciente, Agente-Evocador e Estímulo-Experienciador direcionassem a consequência para o SN2 e o de Estímulo-Experenciador apontasse a consequência para o SN1; ii) com relação ao gênero, esperávamos que os protagonistas masculinos seriam selecionados com maior frequência como consequência dos eventos do que protagonistas femininas e que homens e mulheres usariam diferentes estratégias na atribuição da consequencialidade; iii) em referência a valência emocional, conjecturamos que diferenças na atribuição consequencial poderiam ser moduladas pela valência do evento (grau de positividade e grau de negatividade). Nossos resultados confirmam as tendências de Consequencialidade dos verbos tanto para o Sintagma Nominal 1 quanto para o Sintagma Nominal 2. Acerca dos papéis semânticos, nossos resultados indicam que eles interagem significativamente na escolha do referente consequencial. Quanto ao gênero, os resultados revelam que há efeito do gênero do sujeito das orações na escolha do referente tomado como consequência do evento retratado pelo verbo, no entanto, o gênero do participante da pesquisa não demonstrou efeitos significativos. Por fim, no que diz respeito à valência emocional, não encontramos efeitos significativos ao verificar a interação da valência emocional com os outros fatores selecionados para este trabalho. Os scripts das análises executadas estão disponíveis no seguinte link: https://osf.io/ed8mv/?view_only=1ec3fc07c8b349418c971117e744c043.
  • Dissertação
    Fino corte, deslize: o desejo na poesia de Marize Castro
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Andrade, Maria Regina Soares Azevedo de; Pelinser, André Tessaro; https://orcid.org/0000-0001-9756-0116; http://lattes.cnpq.br/0161622131120954; http://lattes.cnpq.br/4954684406337399; Flores, Conceição; Oliveira Neto, Pedro Fernandes de; https://orcid.org/0000-0001-8627-4499; http://lattes.cnpq.br/6991341292172385
    Esta dissertação se debruça sobre os livros de poemas Esperado ouro (2005) e Habitar teu nome (2011a), de Marize Castro, e elege o desejo como categoria analítica, devido à sua proeminência nesta poética e, em particular, nas obras selecionadas. Junto à apresentação da autora como poeta, jornalista, pesquisadora e editora e ao mapeamento de sua fortuna crítica, propõe-se uma análise qualitativa, amparada em pesquisa bibliográfica, a fim de investigar e qualificar o desejo em uma seleção de poemas de cada obra, considerando de que elementos o desejo surge acompanhado, como é apresentado e que relações estabelece dentro do texto. Como aparato teórico sobre o desejo, são consideradas as produções de Adauto Novaes e Marilena Chauí presentes na coletânea O desejo (1995), que contribuem com discussões etimológicas, filosóficas e psicanalíticas. Para a análise dos poemas, considera-se o Dicionário de símbolos de Jean Chevalier e Alain Gheerbrant (2015), bem como O livro de ouro da mitologia, de Thomas Bulfinch (2002), e o Dicionário da crítica feminista (2005), de Ana Gabriela Macedo e Ana Luísa Amaral, além de reflexões ensaísticas e literárias de Anne Carson (2022), Annie Ernaux (2022, 2023), Elizabeth Grosz (2015), Guilherme Gontijo Flores (2018, 2020), Hélène Cixous (2022, 2024), Marguerite Duras (2021), Octavio Paz (1982, 1984) e Roland Barthes (1981, 1987). A partir da análise empreendida, avalia-se que o desejo presente nos poemas de Marize Castro distancia-se do desejo convencional, à mercê das convenções sociais e do mercado, e cria uma fenda, um território poético novo em que se encontra a reinvenção da tradição, em termos estruturais e semânticos. É um desejo criativo e criador, que se movimenta e movimenta. O desejo é uma curva por onde seguir.
  • Dissertação
    Liquefeita, oceânica: a presença de elementos aquáticos na poesia de Zila Mamede
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-24) Oliveira, Guilherme Henrique Ribeiro Cavalcante de; Ferreira, José Luiz; http://lattes.cnpq.br/9934754641478759; http://lattes.cnpq.br/4134268126793358; Santos, Derivaldo dos; https://orcid.org/0000-0002-7001-8578; http://lattes.cnpq.br/8615666365895204; Ferreira, Maria Aparecida da Costa Gonçalves
    Na obra poética de Zila Mamede, os elementos aquáticos assumem um protagonismo temático que é sensivelmente perceptível, seja na evocação do mar, seja na presença de rios – secos ou em cheia –, açudes, chuvas, banhos. Nessa direção, objetivamos, com esta pesquisa, analisar as representações construídas a partir da referência aquática enquanto uma marca temática em poemas selecionados dos três primeiros livros da autora supracitada. Para tanto, fizemos um recorte na sua obra e selecionamos três textos que representarão as publicações feitas ao longo da década de 1950 – Rosa de pedra (1953), Salinas (1958) e O arado (1959). Assim, amparados por Bachelard (1997), Chevalier e Gheerbrant (2003) observamos as possibilidades de leituras da presença da água, como uma marca temática, no corpus selecionado; com o apoio de Adorno (2012) e Candido (2006) estabelecemos relações entre o texto poético e a sociedade, considerando o seu contexto de produção e os ecos dessas obras; resgatando as colocações de Bosi (1994) e Ricoeur (2007) sublinhamos como a memória é um signo construído a partir da presença de elementos aquáticos; guiados por Pinheiro (2012), Alves (2006; 2015) e Aquino (2005) recuperamos leituras da obra mamediana, para, nelas, apoiarmos a nossa discussão e para, também, ampliarmos as suas vozes. O estudo dos poemas selecionados possibilitou a percepção de que os constituintes aquáticos evocam memórias infantis, marcam a busca por lembranças da infância e atuam como símbolos de purificação.
  • Dissertação
    (E)feito âncora: o uso do Instagram e seu impacto no desempenho e no engajamento cognitivo na aprendizagem de espanhol como L2
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-13) Mata, Elias Vinícius de Sousa; Weissheimer, Janaina; https://orcid.org/0000-0002-6318-4906; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864; https://orcid.org/0000-0001-6640-7063; http://lattes.cnpq.br/0243681730692555; Falcão, Carla Aguiar; Godoy, Mahayana Cristina; Campos, Thayane Silva
    Dentro dos estudos da Psicolinguística Aplicada à Educação (Maia, 2018), nesta dissertação adotamos os entendimentos de Bilinguismo (Grosjean, 2013; Megale, 2019), de Engajamento Cognitivo (Csikszentmihalyi, 1990; 1997; 1999; Egbert, 2003), de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) (Anjos; Silva, 2018) e sua importância na aula de espanhol como L2 (Goettenauer, 2009), e a Teoria da Aprendizagem Significativa (Ausubel, 2003). A partir disso, nossos objetivos foram investigar o efeito do uso da rede social Instagram no desempenho de produção oral em termos da acurácia gramatical, pronúncia, fluência, proficiência oral global (POG) e engajamento cognitivo dos participantes. Ainda, objetivamos verificar as percepções dos participantes que foram submetidos ao uso da rede social acerca de seu emprego no processo de aprendizagem da L2. Para tanto, contamos com um total de 42 participantes aprendizes de espanhol como L2 no IFRN - Campus Centro Histórico. A metodologia consistiu na aplicação de intervenções pedagógicas, a primeira utilizando a rede social Instagram com um grupo experimental (GE), e a segunda com um grupo controle ativo (GCA), o qual realizou as mesmas tarefas em sala de aula sem utilizar a rede social, para comparar os resultados de ambos os grupos. Seguindo uma abordagem quanti-quali (Dornyei, 2007), coletamos métricas de produção oral a partir da aplicação de pré e pós-teste e medimos os níveis de engajamento cognitivo no decorrer do experimento. Ademais, analisamos as percepções do GE acerca do uso do Instagram por meio da criação de nuvens de palavras. Nossos resultados apontam para uma melhora estatisticamente significativa na acurácia gramatical, na pronúncia e na proficiência oral global para os aprendizes do GE em comparação com o GCA. Em relação às percepções, as ocorrências positivas do GE se sobressaíram com relação às opiniões negativas. Por fim, ressaltamos o papel da Psicolinguística Aplicada à Educação para entender como os processos de aprendizagem de L2 se estabelecem em indivíduos bilíngues em contexto escolar a fim de propor práticas pedagógicas significativas.
  • Dissertação
    Produção colaborativa de RED com IAG para leitura em língua inglesa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-16) Santos, Rômulo Albuquerque dos; Medeiros, Glicia Marili Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/1417959539739192; https://orcid.org/0009-0001-1827-7986; http://lattes.cnpq.br/5287885903714566; Weissheimer, Janaina; Silvestre, Marcela Aparecida Cucci; Mendonça, Márcia Rodrigues de Souza
    A era da globalização e da tecnologia digital traz consigo novos desafios para a educação. Essa era exige de educadores(as) e educandos(as) uma atualização das mais diversas práticas de leitura e escrita e modos de linguagem componentes da cultura digital que permeia a contemporaneidade. Nesse contexto, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) se destacam com a ampliação de formas de interação com potencial para qualificar o processo de ensino e aprendizagem. Partindo desse pressuposto, o presente estudo tem o objetivo geral de investigar a produção colaborativa de Recursos Educacionais Digitais (RED) com Inteligência Artificial Generativa (IAG) para o ensino de leitura em língua inglesa. Os objetivos específicos são: (i) analisar as práticas de multiletramentos que levam aos processos de design de sentidos desenvolvidos na produção colaborativa de RED com IAG; (ii) identificar competências desenvolvidas e habilidades ativadas na produção colaborativa de RED com IAG. A fim de alcançar tais objetivos, ancoramo-nos teoricamente em estudos que atravessam a Linguística Aplicada, os Estudos de Letramento de Vertente Sociocultural, a Pedagogia de Multiletramentos, a Educação e as Ciências da Computação. Esta pesquisa-ação de abordagem qualitativa tem, como colaboradores(as), uma professora universitária e seis graduandos(as) que atuam como monitores(as) do componente curricular de Prática de Leitura em Inglês na Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Quanto aos instrumentos de pesquisa, utilizamos notas de campo, fotografias, gravações audiovisuais, questionário e entrevistas. As plataformas digitais de criação dos RED foram: Quizizz, Plickers e Flippity. Dos dados gerados, emergem duas categorias de análise: (a) processos de designing; (b) competências e habilidades. Os resultados apontam para o potencial pedagógico da produção colaborativa de RED com IAG na ampliação das práticas de multiletramentos – entre elas o uso da IAG para gerar questões e resumos em inglês, bem como o uso de plataformas digitais para criar RED de leitura em inglês. Além disso, foi observada a ativação de habilidades relativas às competências Cultura digital e Pensamento científico, crítico e criativo (Brasil, 2018). Entre as habilidades das duas competências citadas, ressaltam-se: (i) compreender a criação de prompts no ChatGPT (engenharia de prompt); (ii) reconhecer elementos multimodais de plataformas digitais e suas possibilidades de uso para fins pedagógicos; (iii) checar informações fornecidas pela IAG – quantidade de palavras e adequação das informações; (iv) desenvolver conhecimentos linguísticos da língua inglesa para avaliar a qualidade das questões que envolvem diferentes conteúdos da língua-alvo.
  • Dissertação
    Projetos de letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: língua portuguesa e matemática em uma perspectiva interdisciplinar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-30) Apolinário, Milton César; Marques, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos; https://orcid.org/0000-0003-3667-0674; http://lattes.cnpq.br/9947435577598028; http://lattes.cnpq.br/0441436536270212; Oliveira, Maria Do Socorro; 07106335487; Chagas, Patricia Carla De Macedo; 47802170672
    Nas escolas brasileiras, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, são notórias as dificuldades de ensinar e aprender a ler e a escrever para agir socialmente nos diversos contextos em que circulam as práticas de linguagem. A falta de domínio dos estudantes das práticas de leitura e da escrita podem ser decorrentes, entre outros fatores, da fragmentação do conhecimento, embora a discussão acerca da necessidade de interligar saberes na escola seja antiga se considerarmos que a superação da fragmentação dos saberes na sala de aula foi proposta desde a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais. A discussão acerca do processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita evidencia os desafios no que concerne a motivar e a facultar aos estudantes a construção do conhecimento, tendo a leitura e a escrita como práticas sociais que instrumentam tal atividade. Partindo dessa problemática, nós entendemos a necessidade de ser repensadas as práticas pedagógicas desenvolvidas em salas de aula. Nesta pesquisa, que se insere no domínio da Linguística Aplicada, considerando as orientações da Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1997) no que tange ao ensino de Língua Portuguesa e de Matemática, temos por objetivo geral investigar o papel dos projetos de letramento no desenvolvimento de práticas pedagógicas interdisciplinares nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Especificamente, buscamos (i) analisar o papel dos projetos de letramento como alternativa metodológica para viabilizar a interdisciplinaridade nos anos iniciais do Ensino Fundamental; (ii) observar como se desenvolvem práticas de letramento matemático em uma perspectiva interdisciplinar, a partir da interligação de saberes dos componentes curriculares de Matemática e Língua Portuguesa; (iii) identificar como se caracteriza o trabalho com a leitura e a escrita como eixos estruturantes de práticas interdisciplinares nos projetos de letramento. A pesquisa está ancorada nos Estudos do letramento de vertente sociocultural, na Teoria da complexidade, na Pedagogia Crítica e nos estudos do Círculo de Bakhtin. Metodologicamente, o estudo se configura como uma pesquisa-ação de natureza crítica. Os dados foram gerados no ano de 2023, na Escola Municipal Pedro Justino dos Santos, no município de Ceará-Mirim, Rio Grande do Norte, em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental, e serão analisados em uma abordagem qualitativa e interpretativista. As análises indicam que trabalhar com projetos de letramento favorece a interligação de saberes e a construção de conhecimentos em uma vertente interdisciplinar, rompendo com a segmentação do conhecimento na sala de aula. No desenvolvimento do projeto de letramento, embora o foco das atividades recaia sobre as práticas de leitura e escrita, trabalhar os multiletramentos, com diferentes gêneros discursivos, usando diferentes tecnologias e mídias digitais, proporcionou aos estudantes a ampliação do domínio das práticas letradas, formando leitores e escritores na escola com uma noção mais ampla de sustentabilidade e uma maior consciência planetária, além de ampliar os múltiplos letramentos de alfabetizandos que se encontram no Ciclo de Sistematização, melhorando, particularmente, a competência leitora e escritora deles nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, mas também nas diferentes áreas do currículo.
  • Dissertação
    Representações discursivas de imigrantes haitianos residentes no Brasil: uma análise dialógica da mídia jornalística
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-15) Costa, Júlia Dayane Ribeiro da; Faria, Marilia Varella Bezerra de; https://orcid.org/0000-0002-5832-891X; http://lattes.cnpq.br/9374738955386775; https://orcid.org/0000-0001-6619-6251; http://lattes.cnpq.br/1018680397330278; Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de; Oliveira, Risoleide Rosa Freire de
    O ano de 2010 marca o início de um novo e intenso período da imigração haitiana no Brasil, evento que ganha destaque na mídia brasileira. Diante disso, este trabalho tem por objetivo compreender como o imigrante haitiano residente no Brasil é representado no discurso da mídia jornalística, visto que a comunicação de massa atua na construção de representações que os sujeitos criam do mundo. Para isso, esta pesquisa ancora-se na área da Linguística Aplicada e assume como bases teóricas as contribuições do Círculo de Bakhtin, no que diz respeito aos aspectos teórico-metodológicos da Análise Dialógica do Discurso, as contribuições dos estudos sobre alteridade e identidades culturais, bem como as contribuições dos estudos sobre a comunicação de massa e sobre o gênero notícia. Nesta investigação, buscase responder às seguintes perguntas: como a mídia jornalística representa o imigrante haitiano residente no Brasil? O estilo dos textos revela quais aspectos verboaxiológicos vinculados a essa representação? Assim, selecionam-se, como corpus de análise, quatro notícias de edições impressas do jornal Folha de S.Paulo. A partir do conceito de estilo, na perspectiva do círculo de Bakhtin, que orienta a análise, os dados revelaram representações discursivas do imigrante haitiano como ameaça à empregabilidade, responsável por sua situação de empregabilidade, mercadoria, indesejado e não integrado ao Brasil, construídas pelas escolhas estilísticas dos enunciadores jornalísticos.
  • Dissertação
    Conectores "e" e "aí" em narrativas de experiência pessoal produzidas em entrevistas sociolinguísticas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-08) Campos, Jéssica Maria da Silva; Tavares, Maria Alice; https://orcid.org/0000-0003-2055-7570; http://lattes.cnpq.br/0686664514709473; http://lattes.cnpq.br/1363825294520149; Medeiros, Célia Maria de; Görski, Edair
    Esta pesquisa, baseada no aporte teórico-metodológico da sociolinguística variacionista, analisa a variação entre os conectores e e aí na codificação da função de sequenciação retroativo-propulsora de informações. Os dados foram coletados em entrevistas sociolinguísticas integrantes do Banco de Dados Fala-Natal, tendo sido extraídos dos trechos correspondentes a narrativas de experiência pessoal. Controlamos a influência exercida sobre o uso de e e aí pelas partes componentes da narrativa, a marcação de introdução de discurso direto, a extensão da narrativa, o indivíduo introdutor da narrativa na entrevista e a função semântico-pragmática. Os dados foram submetidos à análise estatística multivariada. Os resultados mostram que o aí é favorecido em: i) ação complicadora; (ii) marcação de introdução de discurso direto; (iii) narrativa longa; (iv) introdução da narrativa pelo informante; (v) sequenciação temporal. Em contraste, o e é favorecido em: (i) demais partes da narrativa; (ii) não marcação de introdução de discurso direto; (iii) narrativa curta e média; (iv) introdução da narrativa pelo entrevistador; (v) sequenciação textual. Com base nesses resultados, concluímos que o uso variável de e e aí em narrativas de experiência pessoal é motivado especialmente por diferenças estilísticas: (i) o e é vinculado a fatores mais formais, enquanto o aí é vinculado a fatores menos formais.
  • Dissertação
    Predicação com o verbo ficar: uso e descrição à luz da linguística funcional
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-09) Gomes, Jakeline Simões; Lucena, Nedja Lima de; https://orcid.org/0000-0002-9412-8771; http://lattes.cnpq.br/3755188969702068; https://orcid.org/0000-0001-7849-7246; http://lattes.cnpq.br/1423146591089155; Silva, Emanuel Cordeiro da; Cordeiro, Fernando da Silva
    O presente trabalho focaliza as orações predicativas com o verbo ficar, como em fiquei chocado com as mais de 700 visualizações, fiquei um nojo nesse vestido e fiquei de cara. O objetivo central consiste em analisar o fenômeno da predicação com esse verbo em dados de uso do português contemporâneo, bem como descrever as características sintático-semânticas e discursivo-pragmáticas dessas orações. Para tanto, a pesquisa fundamenta-se nos pressupostos teórico-metodológicos da Linguística Funcional, na linha norte-americana e está ancorada nas discussões teóricas advindas de Bybee (2016), Chafe (1970), Furtado da Cunha, Costa e Cezario (2015), Givón (1991, 1995, 2001), Hopper e Thompson (1980), entre outros. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa sincrônica, de cunho descritivo-explicativo, orientada pela abordagem qualitativa, com suporte quantitativo, orientado pelo raciocínio dedutivo-indutivo (Gerhardt; Souza, 2009). Os dados empíricos compõem um corpus constituído por posts vinculados a diversos perfis da Rede X, do qual foram investigadas 468 amostras entre os anos de 2020, 2021 e 2022. Os resultados assinalam que estamos diante de orações que, em sua maioria, apresentam uma estrutura composta por sujeito anafórico de natureza semântica experienciadora, seguida de verbo ficar no tempo passado e com argumento na função de predicativo sinalizando um continuum que envolve desde adjetivos até chunks idiomáticos. Além disso, as orações predicativas com o verbo ficar contemplam tanto estados quanto mudanças de estados, salientando, principalmente alterações de aspectos mais transitórios em detrimento de permanentes, além de mudanças mais psicológicas do que sensoriais ou físicas. Em termos pragmáticos, a oração predicativa tende a ocorrer depois da exposição do evento que motivou o estado expresso. Essas orações apresentam, ainda, tendência à (inter)subjetividade.
  • Dissertação
    A percepção da iconicidade por sinalizantes da libras: um estudo comparativo de línguas de sinais estáveis e língua de sinais emergente
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-31) Veras, Iago Pedro Mendes Pires; Godoy, Mahayana Cristina; http://lattes.cnpq.br/3506387688763831; http://lattes.cnpq.br/8798522041542119; Silva, Giselli Mara da; Lourenço, Guilherme
    Esta dissertação versa sobre a temática da iconicidade comparando línguas de sinais estáveis e línguas de sinais emergentes. A relevância científica de se comparar os dois tipos de línguas de sinais acima é que as primeiras possuem léxicos já desenvolvidos, com incontáveis gerações de falantes, são institucionalizadas e relativamente estáveis, já as últimas são línguas novas, com poucas gerações de falantes, faladas em povoados e vilarejos, em que se pode observar o léxico no momento de seu surgimento. Considerando que a literatura básica sobre iconicidade em línguas de sinais assume que dada a modalidade visual em que essas línguas se realizam o léxico seja criado com alto poder icônico e que a arbitrarização e a redução fonológica seja consequência do tempo, se esta hipótese estiver correta, espera-se que a iconicidade do léxico de línguas de sinais emergentes, seja percebida, por usuários surdos de outras línguas de sinais. Para testar esta assunção, desenvolvemos um experimento baseado no experimento de Occhino (2017) em que surdos de Libras teriam que atribuir notas de 0 a 100 para a iconicidade de 20 sinais e sua própria língua, a Libras, em 20 sinais de uma língua de sinais estável estrangeira, a Língua de Sinais Catalã e em 20 sinais de uma língua de sinais emergente brasileira falada no interior do Piauí, a cena. Os resultados parciais favorecem os achados de Occhino (2017) cujos resultados demonstram que os surdos sempre julgam sua L1 como mais icônica e desfavorecem a premissa da literatura de que o léxico de línguas de sinais surja mais icônicos, já que os surdos de Libras julgam a iconicidade das línguas na seguinte ordem decrescente de notas Libras>Cena>Língua de Sinais Catalã. As contribuições científicas para o estudo mais geral de como surgem o léxico nas línguas serão pontuados na análise dos dados.
  • Dissertação
    “A bruxa da palavra" e "A santa que levantou a saia": um diálogo entre poemas de Maria Teresa Horta e Hilda Hilst à luz da crítica feminista
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-12) Silva, Eliziane Cristina Ataliba de Oliveira; Dunder, Mauro; https://orcid.org/0000-0002-2855-4764; http://lattes.cnpq.br/5823862599362727; http://lattes.cnpq.br/8322078135566451; Welter, Juliane Vargas; Flores, Maria da Conceição Crisostomo de Medeiros Gonçalves Matos
    O presente estudo examina os diálogos entre os poemas de Hilda Hilst e Maria Teresa Horta, explorando as interseções e distinções no tratamento de temas relacionados a gênero, corpo e erotismo. A pesquisa utiliza como corpus literário as obras Da poesia (2017) e Eu Sou a minha poesia (2019), de Hilst e Horta, respectivamente, além do livro Paixão (2021) da autora portuguesa. A partir dessas antologias, busca-se compreender como essas escritoras articulam experiências do feminino e do desejo, tanto em termos estilísticos quanto temáticos. Para fundamentar a análise, recorremos a aportes teóricos da Crítica Literária Feminista, que problematizam as especificidades da literatura de autoria feminina, bem como aos Estudos de Gênero, que oferecem ferramentas para pensar a construção simbólica do corpo e do erotismo na poética de ambas. A Revisão de Literatura, como metodologia, possibilitou uma leitura comparativa e crítica, destacando os pontos em que as perspectivas de Hilst e Horta convergem – especialmente no enfrentamento de tabus e na celebração da liberdade feminina – e onde divergem, seja pelo contexto sociocultural de cada autora, seja pelas nuances de suas visões sobre sexualidade e subjetividade. Conclui-se que as obras dialogam profundamente ao subverterem discursos tradicionais sobre o corpo e a sexualidade, mas trazem marcas individuais que enriquecem o campo da poesia erótica feminina. A pesquisa reafirma a relevância de ambas no panorama literário e na desconstrução de padrões hegemônicos de representação do erotismo.