PPGEL - Mestrado em Estudos da Linguagem
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Dissertação 0 retrato e a moldura : memória e oralidade em cada homem é uma raça(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-04-13) Monte, Arivaldo Leandro da Silva; Santos, Derivaldo dos; ; http://lattes.cnpq.br/8615666365895204; ; http://lattes.cnpq.br/9464922569653213; Araújo, Rosanne Bezerra de; ; http://lattes.cnpq.br/7328556088478313; Souza, élio Ferreira de; ; http://lattes.cnpq.br/8949605914726464Neste trabalho realizamos uma análise de quatro contos de Mia Couto (2005) do livro Cada homem é uma raça: O embondeiro que sonhava pássaros ; A princesa russa ; O pescador cego e A lenda da noiva e do forasteiro . O Estudo, sob a perspectiva da memória e da oralidade, tem como foco a observação da transformação dos componentes da realidade sociocultural e histórica de Moçambique em elementos de ficção literária. Esse percurso elucida, em parte, a unidade orgânica que constitui a obra e que gira em torno dos elementos da tradição memória e oralidade. Nosso estudo verificou a importância desses componentes culturais para a harmonia institucional da sociedade, e o quanto velam pela tradição, pelo conhecimento transmitido de geração a geração através da oralidade. Este ponto é um importante marcador de diferenças. Pois as sociedades escritas dão menos importância ao que é transmitido oralmente, deixando o que é tradição para segundo plano. Trata-se de uma compreensão que acabou por provocar o pensamento distorcido a respeito do que é tradição oral, a qual não se resume a lendas, contos de fadas, danças e folclores. Há de se considerar sua memória inscrita em cada símbolo, algo que justifica o ser como indivíduo possuidor de uma história coletivaDissertação À luz das inquietas sombras: a criatividade da melancolia na linguagem de Dom Casmurro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-06-21) Santos, Francineide Santos de Oliveira e; Lino, Joselita Bezerra da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/4048330649545791; ; http://lattes.cnpq.br/7472446281247987; Silva, Márcia Tavares; ; http://lattes.cnpq.br/1904168802083424; Sousa, Ilza Matias de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785761A3O que se pretende aqui, essencialmente, é mapear o itinerário da melancolia criativa no discurso de Dom Casmurro; ou seja, aquela da qual o narrador vale-se de um sentimento de angústia para alçá-lo aos modos de representação no discurso de Dom Casmurro. O eixo fundamental sobre o qual incorre esse pressuposto baseia-se no entendimento de que a melancolia presente no texto machadiano pode ser analisada pelos estratagemas da linguagem criativa no intuito de revelar-se nela uma espécie de espaço virtual condutora de metáforas, ironias e exacerbamento de imagens pelo qual o narrador pretende construir sua salvação . A finalidade é analisar o uso do esquema alegórico e do irônico pretendidos pelo autor no intuito de descobrir como tais procedimentos contribuem para criar um texto que desestabiliza o caráter doentio da melancolia. Ela pode veicular linguagem criativa tanto quanto outros modos de representação de que a arte dispõe. Além desse mapeamento poético, a contribuição deste trabalho constitui também: compor um cenário no qual a teatralidade da linguagem de Dom Casmurro constitui drama e não tragédia. Seguindo o rastro das concepções benjaminianas da melancolia, alegoria, metalinguagem a ironia, vimos que estas desalinharão os estatutos estabilizados das figuras da retórica a fim de se constituírem enquanto estratégias discursivas. Subjacente a esse processo é possível perceber o clarão da redenção da escrita melancólica, vista sob a luz saturnina de um olhar que se quer alegórico, na mesma incandescência do riso fáusticoDissertação Abordagem funcional centrada no uso do subesquema [dentro de X](Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-24) Sousa, Daniel Ewerton de; Bispo, Edvaldo Balduino; https://orcid.org/0000-0002-5607-3407; http://lattes.cnpq.br/8914149462152107; http://lattes.cnpq.br/1934912086533837; Cordeiro, Fernando da Silva; Rosário, Ivo da Costa doEsta pesquisa investiga usos do subesquema [dentro de X] no português brasileiro em perspectiva sincrônica, o qual licencia types como dentro de casa, dentro da cultura, dentro do prazo. Objetiva analisar aspectos formais e funcionais desse subesquema, considerando suas instâncias de uso. O fundamento teórico tem por base a Linguística Funcional Centrada no Uso, tal como delineada em Furtado da Cunha, Bispo e Silva (2013) e em Bispo e Lopes (2022), o que implica contemplar contribuições da Gramática de Construções nos termos de Goldberg (2003, 2006), Croft (2001), Traugott e Trousdale (2013), entre outros. A pesquisa é quali-quantitativa, com banco de dados empíricos de textos orais e escritos, compilados por Lacerda (2019) e disponibilizados pelo Núcleo de Pesquisa em Abordagem Construcional e Tradução (NUPACT). Essa compilação contempla material dos seguintes corpora orais: Projeto Mineirês: a construção de um dialeto, Programa de Estudos sobre o Uso da Língua and Projeto da Norma Urbana Oral Culta do Rio de Janeiro. Os textos escritos provêm de blogs, de revistas informais, como Ana Maria e Marie Claire, e de revistas formais, como Exame e Veja. Os resultados revelam que, do ponto de vista estrutural, o slot X do subesquema [dentro de X] pode ser preenchido por sintagma nominal (lexical ou pronominal) ou por oração, sendo o SN lexical o mais frequente. Semanticamente, [dentro de X] tem valor circunstancial e suas instâncias veiculam os seguintes sentidos: lugar concreto, lugar virtual, tempo e modo-conformidade. Esses diferentes sentidos apresentam vínculo com a expansão semântica dos constructos, possibilitada pela atuação de mapeamentos conceptuais, notadamente projeções metafóricas, algumas das quais precedidas de processos metonímicos, bem como por processos sociointeracionais, a exemplo da (inter)subjetividade. Em termos de propriedades construcionais, [dentro de X] tem como característica ser parcialmente esquemático, altamente produtivo e parcialmente composicional.Dissertação Abrindo o oceano: uma análise dialógica do discurso religioso no romance Moby-Dick(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-26) Basílio, Sander Felipe Gomes; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de; http://lattes.cnpq.br/1809881374621615; http://lattes.cnpq.br/2883236469974722; Santos, Derivaldo dos; http://lattes.cnpq.br/8615666365895204; Pontes, Newton de Castro; http://lattes.cnpq.br/0633243030687175No ano de 1851, foi lançada uma das grandes obras da literatura americana: Moby-Dick. Escrita por Herman Melville, a obra foi incompreendida e não recebeu a devida atenção, sendo redescoberta na década de 1920. Muitos críticos não compreenderam a sua perspectiva enciclopédica, além dos seus vários diálogos com a religião cristã protestante que, segundo eles, não respeitavam as associações mais sagradas da vida (DUYCKINCK, 2019). A presente dissertação se propõe a analisar esse discurso religioso através do prisma da Análise Dialógica da Literatura (ADL), focando na análise de trechos da obra voltados para três aspectos sobre religião: o misticismo religioso como combustível narrativo, a carnavalização do discurso religioso e o diálogo da religião “pagã” com o puritanismo. Concluímos que os três aspectos citados anteriormente criam uma gama de possibilidades de diálogos com outras culturas e religiões e que o uso da carnavalização coloca a cultura e religião dominante em termos de igualdade com outras, gerando uma interdiscursividade e uma esfera sobrenatural que permeia todo o texto sem perder de vista a realidade social do mundo.Dissertação Acionamento de frames e esquemas no processo de construção de sentidos no padrão discursivo charge por alunos do ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-05-17) Oliveira, Arethusa Andréa Fernandes de; Costa, Marcos Antonio; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798549T9; ; http://lattes.cnpq.br/3072378233769352; Duque, Paulo Henrique; ; http://lattes.cnpq.br/0409894285408135; Gerhardt, Ana Flavia Lopes Magela; ; http://lattes.cnpq.br/2753545864977482Nossa pesquisa tem por meta principal descrever e analisar os processos relacionados ao acionamento de domínios conceptuais subjacentes à compreensão do Padrão Discursivo charge por parte dos alunos da terceira série do Ensino Médio, na Escola Estadual Professor Antônio Basílio Filho, em Parnamirim. Teoricamente, estamos ancorados nos pressupostos da Linguística Cognitiva, cujo interesse está em analisar nosso aparato cognitivo em correlação com as nossas experiências socioculturais e corpóreas. Pretendemos verificar como ocorre o processo de construção de sentidos e a integração dos diversos domínios cognitivos que são acionados durante a atividade de leitura. Para isso, tomamos o conceito de domínios cognitivos como equivalente às estruturas que são armazenadas em nossa memória a partir de nossas experiências socioculturais e corpóreas e são estabilizam, respectivamente, a partir dos frames e esquemas. O acionamento desses domínios conceptuais, evidenciado nos dados sob análise, corrobora o pressuposto de que os conhecimentos prévios oriundos de nossa inserção em contextos socioculturais específicos, concomitantemente com o funcionamento de nosso sistema sensório-motor, são determinantes durante a atividade de construção de sentido. Com esta pesquisa, intentamos ainda confrontar as expectativas de respostas produzidas pelos alunos, a partir do acionamento dos frames e esquemas, com as nossas prediçõesDissertação O acordo entre cognição e cultura na noção de categorização de Umberto Eco em Kant e o ornitorrinco(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-01-27) Sousa, Gustavo Augusto Lima de; Duque, Paulo Henrique; http://lattes.cnpq.br/0409894285408135; http://lattes.cnpq.br/3318099114632235; Martins, Erik Fernando Miletta; http://lattes.cnpq.br/8286752543943446; Santos, Ricardo Yamashita; http://lattes.cnpq.br/3306875710446682Esta dissertação tem como objetivo analisar como o semioticista italiano Umberto Eco trata do tema da categorização, a fim de que se possam apontar possíveis contribuições aos estudos do processo de categorização nas ciências cognitivas e, em especial, na linguística cognitiva. Da vasta produção intelectual de Eco, este trabalho foca a análise do livro Kant e o ornitorrinco (1998 [1997]), pois essa obra compila um conjunto de ensaios sobre o tema da cognição e da linguagem, os quais, direta ou indiretamente, discutem a categorização. Graças à especificidade do objeto de estudo desta pesquisa, esta dissertação é um trabalho de caráter eminentemente teórico-interpretativo (SILVA, 2020; ECO, 2014c) e de natureza qualitativa (CRESWELL, 2013). Em conformidade com essas características de pesquisa, os procedimentos metodológicos utilizados neste estudo são a revisão bibliográfica, a postura do paradigma indiciário proposta por Ginzburg (1989) e o uso de software de análise qualitativa de textos (Iramuteq® ). A organização da ordem das etapas em que se inserem os procedimentos metodológicos é inspirada na análise do conteúdo (BARDIN, 2011), visto que o objeto de estudo é fundamentalmente um texto. Assentado nessa metodologia, e com vistas ao objetivo geral proposto, este trabalho realiza pesquisa bibliográfica das diferentes concepções de cognição, de categoria e de categorização, a fim de que a posição teórico-epistemológica do autor estudado possa ser identificada e descrita. Ao longo da primeira parte da análise, os principais constructos teóricos da semântica cognitiva de Umberto Eco são apresentados e explicados. Na segunda parte, propõe-se uma aproximação entre as reflexões do autor italiano no livro analisado e os pressupostos teóricos e metodológicos de uma abordagem ecocognitiva da linguagem (DUQUE, 2015; 2018). Conclui-se que, afinidades tais como uma base fenomenológica comum, a importância da relação corpo-ambiente na construção do sentido, o consequente destaque da semântica como integrada à pragmática e a consideração da capacidade de adaptabilidade/maleabilidade dos significados são indícios do delineamento de uma semântica cognitiva com elementos ecocognitivos na obra estudada.Dissertação O adjetivo em gêneros argumentativos no ambiente virtual(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-12) Oliveira, Ana Catarina Ferreira Cabral; Silva, José Romerito; http://lattes.cnpq.br/3019853017228573; http://lattes.cnpq.br/2312923434005570; Cunha, Maria Angélica Furtado da; http://lattes.cnpq.br/3577280515125308; Cezario, Maria Maura da Conceição; http://lattes.cnpq.br/7183632335615140; Lucena, Nedja Lima de; http://lattes.cnpq.br/3755188969702068O adjetivo tem sido tradicionalmente visto como adjunto adnominal, modificando o conteúdo de um substantivo, ou como predicativo, incidindo sobre o sujeito ou sobre o objeto da oração. Embora já existam estudos linguísticos que busquem apresentar outros aspectos dessa classe lexical, entre estes, sua função textual, por exemplo, a maioria limita-se a descrevê-la em seus aspectos morfológicos, sintáticos e/ou semânticos. Diante disso, esta Dissertação tem por objetivo geral analisar o uso do adjetivo como suporte argumentativo em gêneros textuais do ambiente virtual da web, buscando mostrar a influência dessa classe na construção argumentativa do texto. O aporte teórico baseia-se na Linguística Funcional norte-americana (GIVÓN, 1995; BYBEE, 2010, entre outros), adicionando-se a essa estudos sobre argumentação (GRÁCIO, 2010; FIORIN, 2014), face e polidez (GOFFMAN, 1980), o conceito do continuum oralidade e escrituralidade (KOCH; OESTEREICHER, 2013), uma vez que alguns gêneros se apresentam mais próximos da oralidade, embora estejam na forma gráfica, além de estudos específicos sobre o adjetivo (SILVA; PRIA, 2001; SILVA, 2019 e outros). No tocante aos procedimentos metodológicos, este trabalho é de caráter qualitativo-interpretativo com suporte quantitativo, com a finalidade de verificar frequência de uso, regularidades e tendências da realização do adjetivo argumentativo dentro do ambiente analisado. O corpus é formado por textos opinativos, na modalidade escrita, retirados da internet, tendo sido selecionados 6 (seis) gêneros: post, reclamação, comentário do leitor, crítica de filmes, editorial e anúncio. Com este estudo, busca-se abranger certa pluralidade de usos do adjetivo, ainda não analisado nesse contexto, o que pode contribuir também para o ensino dessa categoria linguística.Dissertação ÁFRICA(S), MOÇAMBICANIDADE, MIA COUTO: uma varanda para o Índico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-04-03) Oliveira, Aluisio Barros de; Santos, Derivaldo dos; ; http://lattes.cnpq.br/8615666365895204; ; http://lattes.cnpq.br/5049534998278195; Lima, Tânia Maria de Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/8280794437858524; Gondim Filho, Raimundo Leontino Leite; ; http://lattes.cnpq.br/9732825376645502Sempre vista pelos olhos de fora, desconhecedores das línguas e outras realidades que a constitui, a África, notadamente Moçambique, agora se (re)inventa, palimpsesticamente, nas narrativas de seus griots, narradores e/ou contadeiros de estórias. Nossa dissertação pretende, pela análise crítica do romance A varanda do frangipani, demonstrar que o escritor moçambicano Mia Couto tenciona participar do processo de (re)construção de uma nação devastada por guerras e conflitos, baseado na crença de que o papel do escritor é o de criar os pressupostos de um pensamento mais africano, para que a avaliação do seu lugar e do seu tempo deixe de ser feita a partir de categorias criadas pelos outros (COUTO, 2005). Inicialmente, demonstraremos como o sistema literário moçambicano se constituiu; em seguida, a inserção da narrativa coutiana ante a tradição imperante e, por fim, pela análise dos elementos constituintes do romance escolhido, o modo como feito peça de resistência à reificação, à coisificação do indivíduo no mundo contemporâneo , a sua escritura se fará presente nesta partilha. Além de Mia Couto, contaremos em nossa empreitada com as lições de Candido, Noa, Hernandez, Adorno, Paz, Fonseca, Secco, dentre outros estudiosos da narrativa e da narrativa africana de língua portuguesa, notadamente a moçambicanaDissertação Aí marcador de especificidade de SN indefinidos: um estudo funcionalista com implicações para o ensino(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-04-25) Confessor, Francisco Wildson; Tavares, Maria Alice; ; http://lattes.cnpq.br/0686664514709473; ; http://lattes.cnpq.br/5392634742873603; Cunha, Maria Angélica Furtado da; ; http://lattes.cnpq.br/3577280515125308; Coan, Marluce; ; http://lattes.cnpq.br/5207079543082428Este trabalho tem como objetivo geral descrever e analisar o comportamento de AÍ marcador de especificidade de Sintagmas Nominais indefinidos, uma das muitas funções que este item lingüístico desempenha no português brasileiro contemporâneo. Sob a perspectiva teórica da Lingüística Funcional, em sua vertente norte-americana, procuramos esboçar uma possível trajetória de gramaticalização por que AÍ marcador de especificidade passou, a partir de sua função fonte de dêitico espacial até vir a integrar o SN indefinido, e observar a atuação de princípios fundamentais da teoria, como iconicidade e informatividade, sobre o uso desse item. Em seguida, descrevemos o comportamento de AÍ marcador de especificidade no que diz respeito a diversos fatores de ordem lingüística e social: tipo de texto em que a ocorrência foi encontrada; modalidade da língua em que foi produzida; função sintática desempenhada pelo SN especificado por AÍ; existência ou não de material interveniente entre AÍ e o nome nuclear do SN; status informacional do SN adjungido a AÍ; gênero do falante e escolaridade/idade. Procuramos, ainda, verificar a ocorrência de implicaturas conversacionais (GRICE, 1982) nos contextos de uso de AÍ marcador de especificidade, e refletimos acerca do ensino de gramática e da possibilidade e validade de se trabalhar com itens marcadores da especificidade do sintagma nominal nas aulas de língua portuguesa nos níveis fundamental e médio de ensino. Os dados usados nesta pesquisa são provenientes do Corpus Discurso & Gramática A língua falada e escrita na cidade do Natal (FURTADO DA CUNHA, 1998) e do Corpus Discurso & Gramática A língua falada e escrita na cidade do Rio de Janeiro (VOTRE; OLIVEIRA, 1995)Dissertação Alice e Ela: aproximações sob uma perspectiva pós-moderna entre a obra literária Alice no País das Maravilhas (2002) de Lewis Carroll e a obra fílmica Ela (2014) de Spike Jonze(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-21) Dantas, Jocylena Bandeira; Lima, Samuel Anderson de Oliveira; ; ; http://lattes.cnpq.br/4558994462014302; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de; ; Bezerra Filho, Feliciano José;A pós-modernidade emerge no século XX como uma condição social contemporânea inicialmente apontada por François Lyotard na filosofia. Essa condição trouxe rupturas com os pilares sociais e crenças que antes sustentavam a sociedade no período anterior, permeada pela legitimação do saber, avanço científico, individualismo e revolução industrial e tecnológica. Para basear esta discussão foram utilizados Lyotard (1998), Linda Hutcheon (1991), Steven Connor (2004), Terry Eagleton (2006-2016), Gilles Deleuze (2000-2012), Gilles Lipovestky (2005-2014) e Sigmund Bauman (2001), iremos analisar através de método investigativo, de forma qualitativa, como as obras escolhidas para a visitação desta pesquisa representaram ficcionalmente estas características na literatura e no cinema. Nesse contexto, essa pesquisa desenvolve o objetivo de analisar as principais características da estética pós-moderna especificamente na obra Alice no país das maravilhas (2000) de Lewis Carroll e no filme Ela (2014), originalmente Her (2013), de Spike Jonze. Apontadas como Homologias conceituadas por Umberto Eco (2015-2016), as semelhanças estruturais entre cinema e literatura, diante da perspectiva pós-moderna, nas obras do corpus encontrou-se características aproximadoras tais quais o individualismo exacerbado, a crise de identidade, apoiados em Freud, Hall e Bauman; ausência de elementos de religiosidade como visto em Eagleton e, por fim, desterritorialização como rota de fuga, apoiados em Deleuze & Guattari (1997); Augé (1994) conceituando o não-lugar; como trânsito, analisado o deslocamento como rota de fuga para o fantástico no conceito de Todorov (1981) e virtual baseado em Lévy (1996), confirmando aproximações pela ótica da pós-modernidade presentes nos dois componentes do corpus.Dissertação A alternância entre o pretérito perfecto simple (PPS) e o pretérito perfecto compuesto (PPC) em Monterrey e Ciudad de México: uma análise sociolinguística(2018-01-31) Alves, Maraisa Damiana Soares; Pereira, Shirley de Sousa; ; ; Bispo, Edvaldo Balduino; ; Pinto, Carlos Felipe da Conceição; ; Castedo, Tatiana Maranhão de;As múltiplas formas de dizer a mesma coisa estão presentes nas diferentes línguas e é uma atribuição da Sociolinguística conceber essa característica inerente ao sistema linguístico. Tomando em consideração essa realidade, os estudos da Variação e da Mudança Linguística refletem a heterogeneidade da língua que subjaz os fatores condicionantes sociais percebidos nas diferentes variedades de uma língua (WEINREICH; LABOV; HERZOG, 2006 [1968]). Neste estudo, interessa-nos investigar essas diversas formas de falar que, a partir de suas delimitações próprias, moldam as comunidades linguísticas estabelecendo suas normas. Com base nesses preceitos, esta pesquisa, de natureza quantitativa e qualitativa, tem como objetivo geral descrever e analisar a variável dependente forma pretérita perfeita do espanhol, através das variantes pretérito perfecto compuesto (PPC) e o pretérito perfecto simple (PPS) com o intuito de identificar a alternância entre essas formas em dois dialetos do México, na cidade de Monterrey e na Ciudad de México. Para tanto, foram selecionadas 36 entrevistas sociolinguísticas, sendo 18 de cada cidade, a partir do corpus linguístico PRESEEA – Proyecto para el estudio sociolinguístico del español de España y de América. Para a análise, partimos da conceptualização das formas pretéritas, assim como da possível diferenciação tempo-aspectual que possa existir entre o PPC e PPS, conforme apontam Cartagena (1999), Lope Blanch (1992), Moreno de Alba (2002). Em seguida, foram considerados os fatores condicionantes tanto linguísticos quanto extralinguísticos. Como fatores linguísticos, tivemos: a) a presença e/ou ausência de advérbios que indicam anterioridade ao ponto zero da enunciação; b) a presença e/ou ausência de advérbios que indicam simultaneidade ao momento da enunciação. Os condicionantes extralinguísticos constituem: c) idade; d) escolaridade; e) localidade e f) sexo. Os resultados obtidos na análise das 3644 ocorrências das formas pretéritas (em que 3174 foram eventos marcados com o PPS, enquanto 470 com o PPC) apontaram para uma predominância do PPS, inclusive com a presença do ADVs que estabelece vínculo atual do falante ao momento enunciativo, revelando uma variação da forma ADVs+ PPC substituída pela forma ADVs + PPS; assim, a temporalidade relacionada ao ponto zero da enunciação, que deveria remeter à forma prototípica PPC, foi expressa pelo emprego do PPS, demonstrando como a variação está em evidência nas entrevistas examinadas. Ademais, os dados apontaram para a necessidade de um futuro estudo classificativo das formas sob a ótica léxicosemântica, com o propósito de definir se a variação que ocorre no México é ocasionada pela temporalidade estabelecida nos contextos enunciativos ou pela aspectualidade verbal expressa pelos eventos.Dissertação Alternância no uso dos modos indicativo e subjuntivo em orações subordinadas substantivas: uma comparação entre o português do Brasil e o francês do Canadá(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-08-24) Vieira, Marta Mara Munguba; Cunha, Maria Angélica Furtado da; ; http://lattes.cnpq.br/3577280515125308; ; http://lattes.cnpq.br/5819572053397017; Martins, Selma Alas; ; http://lattes.cnpq.br/1471852102360947; Coan, Marluce; ; http://lattes.cnpq.br/5207079543082428O propósito deste trabalho é analisar a alternância do emprego do modo subjuntivo com o indicativo em orações subordinadas substantivas introduzidas pela conjunção que, no português falado no Brasil, nos casos em que o uso do subjuntivo é prescrito pela gramática normativa. Foram analisados contextos de uso do subjuntivo conforme a prescrição gramatical e também contextos de flutuação no emprego desse modo verbal, buscando examinar que fatores interferem na escolha do modo verbal pelo usuário da língua. Este estudo fundamentase na perspectiva teórica da Lingüística Funcional norte-americana, que tem como orientação analisar a língua em uso, tomando por base especialmente os princípios da gramaticalização e da marcação. Os resultados obtidos fornecem indícios de que os contextos que favorecem a alternância entre os modos subjuntivo e indicativo são aqueles constituídos por uma oração subordinada substantiva objetiva direta, a não-marcada em relação às demais orações subordinadas substantivas, e por um verbo na oração principal que pertença ao campo semântico de baixa certeza, correspondente ao submodo epistêmico, a categoria não-marcada em relação ao submodo deôntico. Esses resultados indicam que fatores pragmáticos e semânticos atuam no momento em que o usuário faz uso do modo verbal. Esta pesquisa apresenta também dados comparativos sobre a alternância dos modos subjuntivo e indicativo no português e no francês, na tentativa de contribuir com propostas para o ensino de línguaDissertação O aluno e o Programa Xeque-Mate: construções identitárias(2017-03-31) Nascimento, Cíntia Daniele Oliveira do; Faria, Marilia Varella Bezerra de; ; http://lattes.cnpq.br/9374738955386775; ; http://lattes.cnpq.br/0737213001632829; Silveira, José Ricardo da; ; http://lattes.cnpq.br/7181730692556570; Alves, Maria da Penha Casado; ; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172Analisam-se, neste estudo, as construções identitárias do programa televisivo Xeque-Mate, a partir de discursos de alunos do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O referido programa, produzido pelo Departamento de Comunicação em parceria com a TV Universitária, desde 2002, proporciona aos alunos aprendizados práticos, uma vez que suas diversas atividades são desenvolvidas em um estúdio de TV aberta. A pesquisa insere-se na área da Linguística Aplicada e, justamente em função dessa ancoragem, se permite outras incursões teóricas, transitando pelos estudos da linguagem e pelos estudos da comunicação social. Esse aparato teórico, em particular o embasamento advindo de pressupostos do Círculo de Bakhtin (noção de discurso, de linguagem e de sujeito) e dos estudos culturais, constituiu o lastro em que se fundamentou a análise do corpus. As análises baseiam-se em questionário online respondido por 23 alunos das habilitações de Jornalismo e Radialismo que participaram do programa durante a graduação. Consideram-se, nesta pesquisa, cronotopos distintos, tempos e espaços que são fundamentais para a constituição desses sujeitos. Os discursos discentes revelam identidades do programa, ora como um espaço de experiências, ora como a oportunidade de aproximar teoria e prática. Essas identidades são construídas e reconstruídas e estão imersas em um conjunto de práticas sociais, esferas e campos determinados.Dissertação An interplay between task complexity, individual differences, and speech connectedness in adult bilinguals(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-27) Cunha, Fernanda Dayanne Damasceno; Weissheimer, Janaina; https://orcid.org/0000-0002-6318-4906; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864; http://lattes.cnpq.br/7380173053164042; Godoy, Mahayana Cristina; Guimarães, Mara Passos; Mota, Natalia BezerraA presente dissertação está inserida no campo da linguística aplicada, tendo como objetivo investigar os efeitos da manipulação da complexidade da tarefa na conectividade da fala, medida através de atributos do grafo de fala. Além disso, busca-se compreender de maneira mais aprofundada o papel das diferenças individuais dos participantes em relação à Capacidade de Memória de Trabalho e à Teoria da Mente (ToM). Para este estudo, foram recrutados brasileiros bilingues (n=33), que possuem o português como primeira língua (L1) e o inglês como segunda língua (L2), todos eles sendo alunos regulares do curso de inglês Access E2C. Os participantes que concordaram em participar da pesquisa assinaram um termo de consentimento antes da coleta de dados. Os protocolos utilizados neste estudo incluíram: Produção oral L2 a partir de tirinhas, divididas entre mais e menos complexas; um teste de Reading-span auto-aplicável (Oliveira et. al., 2021) para medidas de WMC; e o teste Faux-Pas (Baron-Cohen, O'Riordan, Stone, Jones e Plaisted, 1999) para avaliar os níveis de ToM dos participantes. Os dados coletados durante a execução das tarefas orais de foram tratados usando a ferramenta computacional Speech Graphs (Mota et al., 2012, 2016, 2019) para geração dos grafos de fala. Realizamos análises estatísticas descritivas e inferenciais para responder nossas questões de pesquisa e hipóteses. Através da análise descritiva dos grafos de fala e dos atributos de grafo LSC (largest strongly connected component), LCC (largest connected component) e RE (repeated edges), nós pudemos observar uma tendência, onde individuos apresentaram um discurso mais conectado ao realizar tarefas na condição não complexa. Apesar de encontrar um tamanho de efeito (Cohen's d) entre médio a grande entre os atributos de fala sob as duas condições de complexidade, nossa análise inferencial, feita através de modelos lineares, mostrou que a complexidade de tarefa é um preditor apenas dos atributos de grafo LCC e RE. No que diz respeito às nossas demais perguntas de pesquisa, não encontramos evidência da relação entre memória de trabalho e teoria da mente na conectividade de fala em nenhuma das condições de complexidade. Os resultados obtidos na nossa pesquisa fornecem informações para pesquisas futuras e uma compreensão mais aprofundada da relação entre complexidade de tarefas, conectividade de fala e diferenças individuais. Estudos futuros podem explorar variáveis adicionais, refinar as técnicas de medição das diferenças individuais em memória de trabalho e teoria da mente.Dissertação Analisando a construção do título de textos na escritura em ato(2016-02-19) Leão, Adriana Szilagyi; Lima, Maria Hozanete Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/6169626776821393; ; http://lattes.cnpq.br/4975943147866470; Tinoco, Glicia Marili Azevedo de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/1417959539739192; Oliveira, Eduardo Calil de; ; http://lattes.cnpq.br/6822339713125905Este trabalho analisa a construção do título de um texto por uma dupla de alunos do terceiro ano do ensino fundamental. Nesse sentido, consideramos o processo de “escritura em ato” (CALIL, 2008, 2013), preservando a cena enunciativa através da qual se visibilizam as negociações entre os escreventes e as tomadas de decisão responsáveis pela escolha do título do texto que estão escrevendo. O produto gerado pela díade é singular na sua composição, haja vista que segue determinadas instâncias que vão desde a combinação oral do que vão escrever até à escrita do produto final - considerando aqui a segunda versão escrita, nomeada, geralmente, de “reescritura”. O ato de intitular o texto seguiu, por assim dizer, três percursos. Ainda que interligados entre si, eles são enviados aos limites de diferentes atividades linguageiras, sejam elas: oralidade; oralidade-escritura; oralidade-escritura-escritura. Reconhecemos que a natureza processual característica da geração dos dados que analisamos foi preponderante na mobilização destas atividades, pois o título do texto negociado entre os alunos reflete três instâncias específicas: 1. a combinação do texto; 2. a escrita da primeira versão do texto; 3. a reescrita do texto (o produto final, a segunda versão). Se, por um lado, observamos, em nossa pesquisa, que o título, embora significativamente negociado, mais do que o que viria após ele (o texto), parece ser tomado, pelos escreventes, como um elemento puramente “paratextual”, por outro lado, no processo de negociação oral ou escrita, o título mobilizou as mesmas atividades metalinguísticas e metadiscursivas (AUTHIER-REVUZ, 1990, 1998) - marcadas por retornos feitos pelos sujeitos sobre as palavras e sobre dizeres, responsáveis pelo que poderia ou não compor esta unidade textual (o título) - visibilizadas no “corpo do texto”. O processo escritural analisado foi registrado através de filmagem (câmera e áudio). Há, no registro da escritura em ato, um fenômeno que não podemos acessar diretamente quando nos concentramos apenas mediante o texto escrito final: a menção ou os dizeres que colocam em cena a eleição do uso das palavras, os saberes sobre o gênero textual, sobre a sintaxe e sobre o sistema ortográfico que os alunos recebem da escola (CALIL, 2013). Através da construção dialógica, estas atividades, no tempo real da enunciação, são observadas de modo exponenciado, e muitas delas, na estaticidade da produção final, restam como efeitos invisíveis (CALIL, 2008).Dissertação Análise comparativa de traduções do Cântico dos Cânticos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-07-19) Barbosa, Marcos César Tindo; Lima, Maria Hozanete Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/6169626776821393; ; http://lattes.cnpq.br/4843144913908055; Dantas, Márcio de Lima; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761743E7; Lima, Tânia Maria de Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/8280794437858524; Silva, Severino Celestino da; ; http://lattes.cnpq.br/0469208960607577Observam-se especialmente as divergências entre as duas, no que diz respeito ao erotismo presente no poema, e analisando as suas prováveis razões discursivas. Não se visa aqui a produção de uma nova tradução, mas a comparação e o comentário das escolhas tradutórias em determinados excertos das obras selecionadas. A argumentação desenvolvese através dos seguintes encaminhamentos: após a apresentação do objeto de estudo com o debate que sempre o acompanha acerca das polêmicas de datação e autoria, passa-se à exposição do problema do qual se ocupa a hipótese, assim como os objetivos e os parâmetros metodológicos que regeram a elaboração desta dissertação. Consecutivamente, elencam-se os pressupostos teóricos que emolduram as análises propostas, aborda-se também a sexualidade segundo a religião contemporânea (por se tratar de um livro ao qual se agregou valor religioso) nas instituições que adotaram o Cântico dos Cânticos, a saber: o judaísmo e o cristianismo católico e protestante, assim como o processo possivelmente efetuado durante essa adoção quanto ao enviesamento interpretativo e à atribuição autoral: visa-se compreender as razões da incongruência causada pelo sexo que permeia o texto em questão relativamente à religiosidade contemporânea, e especula-se sobre a sua canonização, considerando como esse desencaixe pode ter mudado o curso da sua exegese tradicional para a alegoria que se tornou a sua leitura majoritária, inclusive engendrando a atribuição tradicional da sua suposta origem. Somente então se dá início à análise comparativa das duas traduções, a fim de se constatar a provável existência dum viés discursivo transparecente das formas como cada uma destas obras verteu as porções do texto-fonte, para o português, que continham marcas de erotismo, observando se respeitaram ou não as leituras tradicionais que insuflaram no texto o seu pendor alegórico de caráter religiosoDissertação Análise crítica da (des)(re)construção identitária em produções de narrativas de mulheres vítimas de violência de gênero(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-05-14) Cunha, Danielle Brito da; Pedrosa, Cleide Emilia Faye; ; http://lattes.cnpq.br/0743019098101887; ; http://lattes.cnpq.br/3681072564958172; Sousa, Andréia da Silva Quintanilha; ; http://lattes.cnpq.br/9086814725183565; Oliveira, Maria do Socorro; ; http://lattes.cnpq.br/2466431637840602A violência tem sido utilizada como instrumento de manutenção do regime Patriarcal que ainda assombra nossa sociedade. Inserido e legitimado em/por nossa cultura, o regime patriarcal considera a mulher como um ser inferior que deve ser subjugado e dominado, inclusive, pela força. Neste contexto, O objetivo dessa pesquisa é investigar, no âmbito das práticas discursivas e sociais, os processos de (des)(re)construção identitária em produções de narrativas de mulheres vítimas de violência de gênero, contra a mulher. Para tanto, buscaremos verificar estudos de outras áreas, tais como, Estudos Culturais, Sociologia, Feminismo, dentre outros. Por isso, entendemos que essa dissertação está situada nos estudos de Linguística Aplicada e apresenta uma perspectiva indisciplinar (MOITA-LOPES, 2006). Além das áreas já mencionadas, dialogaremos com a Análise Crítica do Discurso, a Sociologia para Mudança Social, e a Linguística Sistêmico-Funcional. Para análise em torno de a postura indisciplinar em Linguística Aplicada, utiliza-se a metodologia qualitativa/interpretativa (MAGALHÃES, 2001). A fim de examinar narrativas do “eu” de mulheres vítimas de violência, recorremos à narrativas expostas na internet, por serem de domínio público. Dessa forma, pesquisamos apenas os relatos presentes nessa ferramenta (comentário) locada em reportagens do site do G1, mais especificamente, as reportagens sobre violência de gênero feitas no ano de 2014, em duas capitais do Nordeste, Piauí e Rio Grande do Norte, e em uma reportagem feita no programa “Profissão Repórter”, em 2011. Para fundamentação da pesquisa, enquanto método de estudo e teoria social, utilizamos a Abordagem Sociológica e Comunicacional do Discurso, corrente vinculada aos pressupostos da Análise Crítica do Discurso (PEDROSA, 2012a). Os dados evidenciam que as narrativas do “eu” na ferramenta “comentário” dividem-se em dois grandes grupos: narrativas de desistência e narrativas de persistência. Percebemos também os sujeitos se movimentando nas Esferas identitárias de acordo com os contextos da narrativa. A pesquisa nos permitiu ainda inferir que existe uma possibilidade de mudança social a partir da narrativização das tensões identitárias e reconhecimento das desigualdades nas relações de poder.Dissertação Uma análise das protagonistas de A vida invisível de Euridice Gusmão e Purple Hibiscus sob as lentes do dialogismo e da crítica feminista(2020-01-31) Dias, Naide Silva; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de; ; ; Cavalcante, Ilane Ferreira; ; Alves, Maria da Penha Casado;Os estudos realizados em literatura comparada ao longo dos anos têm sido de grande contribuição para essa área do conhecimento e respaldado inúmeras pesquisas no âmbito acadêmico. Nessa perspectiva, essa análise acrescenta aos estudos comparatistas a abordagem dialógica dos estudos literários, e busca de que maneira o heterodiscurso em relação à mulher nos moldes de uma sociedade patriarcal/machista é representado nas obras A vida invisível de Eurídice Gusmão (2016) da escritora brasileira Martha Batalha e Purple hibiscus (2003) da autora nigeriana Chimamanda Adichie, corpus desta pesquisa. As obras, que são analisadas com base na teoria do dialogismo do Círculo bakhtiniano (Bakhtin, Volóchinov e Medviédev) em diálogo com a crítica feminista, refletem e refratam a posição da mulher na contemporaneidade, um tema bastante consistente e significativo nas sociedades dos dias atuais, tendo em vista que as narradoras dos romances são personagens centrais que estão postas em posições de inferioridade. Metodologicamente, esta pesquisa bibliográfica segue as orientações do Círculo de que a análise parte do texto, indo ao contexto do pequeno tempo e do grande tempo. Os resultados desse estudo comparativista/dialógico entre os romances trouxeram reflexões não apenas sobre o posicionamento das mulheres representadas nos romances e vivida no mundo da vida de seus contextos de produção, mas também sobre o diálogo entre o dialogismo e a crítica feminista e a sua contribuição para a análise literária.Dissertação Análise de necessidades de inglês para fins específicos em um curso de graduação em turismo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-03-06) Sarmento, Maria Edileuda do Rego; Vian Júnior, Orlando; ; http://lattes.cnpq.br/5463585749303495; ; http://lattes.cnpq.br/8306342261184486; Barbosa, José Roberto Alves; ; http://lattes.cnpq.br/6863902903753881; Faria, Marilia Varella Bezerra de; ; http://lattes.cnpq.br/9374738955386775; Martins, Selma Alas; ; http://lattes.cnpq.br/1471852102360947Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida na área de Inglês para Fins Específicos (IFE) com o objetivo de identificar (1) as necessidades de aprendizagem dos alunos de um curso de Turismo, seus desejos e carências, numa universidade federal, quanto ao uso do inglês; (2) as necessidades da situação atual dos professores e do coordenador do referido curso quanto ao idioma; (3) as necessidades da situação-alvo dos profissionais (egressos) e empresas com relação a essa língua. Esta pesquisa é um estudo de caso (STAKE, 1998; YIN, 2009) e foram utilizados, para levantamento dos dados, como instrumentos de coleta: questionários, entrevistas semiestruturadas, além de documento sobre o curso de Turismo. Para tanto, foram adotados como aporte teórico os construtos do English for Specific Purposes (ESP) Inglês para Fins Específicos (IFE) também conhecido no Brasil como Inglês Instrumental, cuja fundamentação baseia-se nos trabalhos de Hutchinson e Waters (1987), Robinson (1991), Dudley-Evans e St. John (1998), Celani, Deyes, Holmes, Scott (2006), dentre outros, visto que este trabalho é voltado para uma área específica, o turismo. Os resultados demonstram que os alunos opinaram pela habilidade em leitura e priorizaram a oralidade em sala de aula. Os egressos relataram que esta última é uma ferramenta indispensável para sua entrada no mercado de trabalho; mesmo assim, sentem-se despreparados, necessitando frequentar escolas de língua. O depoimento dos dirigentes de empresas também aponta para essa deficiência. Por último, a situação atual dos professores denota que, embora defendam o uso da língua inglesa em sala de aula, isso não acontece, porque os alunos preferem a língua materna. Também ficou evidenciada a inexistência de análise de necessidades. Por fim, a coordenadora informou que há certa indefinição quanto à metodologia, aos conteúdos e às habilidades linguísticas trabalhadas, além da falta de interação entre os professores de inglês. Conclui-se, portanto, que é relevante realizar uma análise de necessidades para que se possa redesenhar um curso que atenda às diferentes necessidades contextuais: de alunos, professores, coordenação, representada pelas necessidades institucionais, profissionais e o mercado de trabalhoDissertação Análise discursiva de tomadas de posição em textos de graduandos da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-01-20) Pinheiro, Rebecca Cruz; Campos, Sulemi Fabiano; ; http://lattes.cnpq.br/4256675396235128; ; http://lattes.cnpq.br/7453076995286801; Batista, Adriana Santos; ; http://lattes.cnpq.br/9312794132676848; Vieira, José Antônio; ; http://lattes.cnpq.br/4087600061589123; Fairchild, Thomas Massao; ; http://lattes.cnpq.br/1771292039081039Nossa pesquisa surgiu do questionamento: “de que forma os alunos demonstram tomadas de posição em seus textos ao serem confrontados com artigos de divulgação científica/de opinião e os discursos que os perpassam?”. A partir dessa questão de pesquisa, elaboramos como objetivo geral analisar, por meio de indícios linguísticos em suas produções textuais, como graduandos das áreas de exatas, saúde e humanas tomam posição frente ao texto trabalhado em sala, isto é, como são desenvolvidos processos de identificação e contra-identificação. Norteadas por esse objetivo, desenvolvemos os seguintes objetivos específicos: (1) interpretar como esses alunos realizam suas leituras do texto proposto, a partir dos indícios linguísticos ofertados pela resposta às questões e pela produção das resenhas críticas propostas no instrumento de pesquisa; (2) analisar como os alunos realizam o processo de escritura das respostas às questões e da resenha crítica, que recursos utilizam e que efeitos de sentido são gerados; e (3) perceber como as tomadas de posição em relação aos discursos do texto-fonte são desenvolvidas nesses processos. A pesquisa filia-se à Análise do Discurso de linha francesa e fundamenta-se, principalmente, nos postulados de Pêcheux (2014) sobre as tomadas de posição. Partimos de uma abordagem qualitativa, seguindo o paradigma indiciário de Ginzburg (1989). Para aplicação da pesquisa, desenvolvemos quatro questões, em que a última se constituiu como uma proposta de produção de resenha crítica, sobre o texto “Poder e ética na pesquisa social” (DEBERT, 2003) e realizamos as coletas por meio do espaço cedido em disciplinas ofertadas pelo Departamento de Letras da UFRN para os cursos de Matemática, Enfermagem e Jornalismo. Como recorte metodológico, analisamos as respostas às questões e a produção das resenhas críticas de seis alunos, dois de cada coleta. Em nossas análises, percebemos que as tomadas de posição oscilam entre a identificação com discursos que privilegiam os interesses dos sujeitos de pesquisa, a identificação com discursos que conciliam os interesses de pesquisadores e sujeitos de pesquisa, e contra-identificações em relação a ambos os discursos, estabelecendo alterações neles, mas que a identificação com discursos que privilegiam os interesses dos sujeitos de pesquisa se destaca. No entanto, essas tomadas de posição, embora assumidas pelos alunos, muitas vezes ocorrem por meio da reprodução do texto-fonte, com construções muito semelhantes e até apropriações indevidas.