Escola de Música
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/1/2957
Navegar
Navegando Escola de Música por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 22
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Apresentado em Evento Ciência, determinação e arte: os quadrados mágicos e a composição(2010-11-08) Guanais, DaniloDissertação Clarinetas em Si Bemol e em Fá: diferenças acústicas e interpretativas(2004-02) Alberto, Gabriel Gagliano Pinto; Loureiro, Maurício AlvesLivro Desafios para a consolidação da Etnomusicologia no Nordeste(Dialética, 2024) Carvalho (Org.), Tiago de Quadros Maia; Oliveira (Org.), Mário André Wanderley; Sandroni (Org.), CarlosA Etnomusicologia do Nordeste possui, enquanto campo de trabalho e pesquisa, configurações singulares, oriundas de práticas de pesquisa, caminhos formativos e configurações acadêmicas. Este livro traz textos que evidenciam as perspectivas, reflexões e resultados de pesquisa de etnomusicólogos e etnomusicólogas alunos(as) e professores(as) que realizam pesquisas e/ou exercem atividades docentes/discentes no ensino superior e na pós-graduação na região Nordeste do Brasil. Cada capítulo resulta dos trabalhos e palestras apresentados durante a segunda edição das Jornadas de Etnomusicologia do Nordeste, realizada na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no ano de 2019. Com a temática "Desafios para a Consolidação da Etnomusicologia no Nordeste Brasileiro" , que dá nome a esta coletânea. no evento buscou-se empreender debates que coletivizassem elementos necessários à compreensão da(s) natureza(s) do trabalho etnomusicológico na região. Apesar de não esgotar o tema ou o debate, o evento trouxe, assim como este livro traz, contribuições necessárias à identificação dos problemas e desafios do campo, materializadas nas perspectivas de pessoas engajadas com as demandas etnomusicológicas atuais.Artigo Diferenças acústicas e interpretativas entre as clarinetas em Si Bemol e em Lá(Congresso da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graducação em Música, 2005-07-22) Alberto, Gabriel Gagliano PintoArtigo Educação musical para atores: um relato de experiência do curso Laboratório Vocal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte) Rocha, José Leandro SilvaEste relato de experiência tem como objetivo discutir estratégias metodológicas adotadas em um curso de educação musical para atores. O curso Laboratório Vocal, ministrado no Centro Experimental de Formação e Pesquisa Teatral da cidade do Natal-RN, teve como finalidade despertar o potencial musical e desenvolver habilidades para o uso criativo da expressão vocal dos participantes. Adotou-se como metodologia uma revisão da literatura e um estudo observacional das atividades desenvolvidas. As práticas pedagógicas contemplaram atividades como apreciação musical, discussão e reconstrução de conceitos, exercícios de técnica vocal, canto, jogos, improvisação sonora com o uso do corpo e da voz, criação musical, interpretação, leitura dramática de textos e realização de experimentos sonoros. Durante o curso, foi observado que os participantes desenvolveram habilidades, tais como, memória e percepção musicais, improvisação, criação, interpretação, leitura, fala, canto, bem como, a reconstrução de conceitos acerca da música e do uso da voz. Como resultado desta experiência, conclui-se que mais importante que apresentar um conjunto de regras prontas de como utilizar a voz, se constitui abordagem mais eficiente a utilização da capacidade prévia do aluno, de modo que se possa orientá-lo a reconhecer e desenvolver suas próprias potencialidades musicais e ampliar suas habilidades de expressão vocal.Artigo Estratégias para a participação de estudantes com deficiência visual no âmbito da Política de Inclusão e Acessibilidade na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)(Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, 2024-09) Pereira, David Barbalho; Soares, Ana Leila de Melo; Souza, Catarina Shin Lima de; Kanzaki, Elizabeth SachiNo contexto das ações desenvolvidas pela Comissão Permanente de Inclusão e Acessibilidade (CPIA) e Setor de Musicografia Braille e Apoio à Inclusão da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (SEMBRAIN/EMUFRN), o presente artigo tem como objetivo analisar o desenvolvimento de estratégias voltadas à participação de estudantes com deficiência visual (DV) em colaboração com as referidas instâncias da gestão universitária, dentre as quais se destacam: a) elaboração do Plano de Ação da CPIA/EMUFRN em um processo colaborativo; b) participação nas reuniões ordinárias da Comissão e; c) reuniões periódicas de avaliação do semestre letivo. Consiste em uma pesquisa de propósito descritivo e abordagem qualitativa, a qual utiliza a análise documental como principal estratégia de investigação. Constata-se que as experiências analisadas se alinham aos princípios da gestão educacional democrática no âmbito da gestão universitária, ao passo que subsidiam os processos decisórios voltados às condições de permanência, participação e êxito acadêmico dos(as) estudantes com deficiência na Educação Superior e apontam para desdobramentos dessas iniciativas no posicionamento desses sujeitos enquanto agentes centrais na construção de ambientes educacionais inclusivosArtigo Gestão documental da informação jurídica(UFMG, 2013-09-30) Miranda, Ana Cláudia Carvalho de; D'amore, Ticiano Maciel; Pinto, Virginia BentesArtigo Identificando práticas musicais e processos de aprendizagem musical no contexto urbano de Montes Claros-MG(XVIII Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), 2007) Mendes, Jean Joubert Freitas; Brito, Leila de Jesus Ferreira de; Carmo, Raiana Alves Maciel Leal doArtigo O jogo que não foi jogado(Encontro Regional da ABEM Nordeste (Associação Brasileira de Educação Musical), 2008-06-07) Morais Júnior, Agamenon Clemente deArtigo LAUDMUS: rumo à implantação e gerenciamento de uma lista de audição musical online(Encontro Regional da ABEM Nordeste (Associação Brasileira de Educação Musical), 2010-06-19) Silva, Alexandre Reche eDissertação Lindembergue Cardoso: identificando e ressignificando procedimentos composicionais a partir de seis obras da década de 80(2002-08) Silva, Alexandre Reche e; Lima, Paulo Costa; http://lattes.cnpq.br/3556626073563379; http://lattes.cnpq.br/1396403981317340; Lima, Paulo Costa; Tacuchian, Ricardo; Silva, Wellington GomesEste trabalho identifica e compara procedimentos composicionais em seis obras da década de 80 e Lindembergue Cardoso, ressignificando esses procedimentos em uma composição para orquestra intitulada Visões do Verbo. O trabalho analítico sobre sua obra permitiu apresentar de forma sistemática lógicas de conduta e o cultivo de problematizações, fornecendo uma argumentação em prol da imagem de um compositor preocupado com o nível do planejamento e do detalhe, envolvendo diálogos entre práticas seriais, referências tonais e planejamento rítmico. Ao mesmo tempo, buscou-se fundamentar a consistência desses procedimentos como um leque de recursos estratégicos para a prática composicional, dando prosseguimento a minha linha de pesquisa dedicada ao estudo da produção do Grupo de Compositores da Bahia (GCB).Apresentado em Evento A Musicografia Braille aliada à performance musical de pessoas com deficiência visual(2021-10-15) NASCIMENTO, Gabriel Silva Evangelista do; AGUIAR, Nathalia Gabriella FernandesO presente trabalho pretende relatar os resultados parciais obtidos na pesquisa relacionada à musicografia braille como aliada à performance musical de pessoas com deficiência visual total, baixa visão profunda e baixa visão moderada. No que diz respeito à sua natureza, trata-se de pesquisa aplicada, possuindo abordagem qualiquantitativa e tem o objetivo de verificar qual a relação entre Musicografia Braille e performance musical. Como procedimentos metodológicos, foram aplicados: questionário e pesquisa bibliográfica. Como resultado parcial, percebeu-se que a musicografia braille auxilia a interpretação pessoal de peças musicais com a ressalva de que também existem outros fatores existentes que colaboram para um bom resultado performático.Apresentado em Evento Organização e tratamento do acervo de instrumentos musicais: o caso da Instrumentoteca da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2012-09) Silva, Nele Nelson Machado da; Cavalcante, André Anderson; Barbosa, Everton RodriguesArtigo Práticas de ensino da música de rabeca no Rio Grande do Norte(UFRN/ABEM, 2010-06-17) Martins, Emerson Carpegianne de Souza; Lima, Agostinho Jorge deLivro Práticas, desafios e reflexões na educação musical inclusiva(EMUFRN, 2023-07-27) Pereira, David Barbalho (Org.); Fernandes, Rayssa R. M. Gondim (Org.); Kanzaki, Elizabeth Sachi Kanzaki (Org.); Morais, Agamenon de (Org.); Souza, Catarina Shin Lima de (Org.)Possui o objetivo de ampliar as discussões voltadas à Inclusão e Acessibilidade na Educação Musical, ampliado esse diálogo junto a estudantes, profissionais, pesquisadores (as) e interessados(as) nas áreas da Música e Educação Musical. Dessa forma, o livro é constituído por versões atualizadas dos artigos apresentados no IX EMI, realizado em julho de 2022, e conta também com valiosas contribuições propostas por membros da Comissão Científica do Evento.Livro Práticas, desafios e reflexões na Educação Musical inclusiva(EMUFRN, 2022-07-29) Pereira (org.), David Barbalho; Fernandes, Rayssa R. M. Gondim; Kanzaki, Elizabeth Sachi; Morais, Agamenon de; Pereira, David BarbalhoPossui o objetivo de ampliar as discussões voltadas à Inclusão e Acessibilidade na Educação Musical, ampliado esse diálogo junto a estudantes, profissionais, pesquisadores (as) e interessados(as) nas áreas da Música e Educação Musical. Dessa forma, o livro é constituído por versões atualizadas dos artigos apresentados no VIII EMI, realizado em outubro de 2021, e conta também com valiosas contribuições propostas por membros da Comissão Científica do Evento.Artigo Propondo um modelo para acompanhamento do processo Composicional(PPGMUS/UFBA, 2010) Silva, Alexandre Reche eArtigo Renovando os sentidos: percepção e escrita etnográfica na etnomusicologia(ANPPOM/UFRJ, 2005-07-18) Mendes, Jean Joubert FreitasArtigo Rudimentos de uma inspeção topográfica aplicados à Passacaglia para orquestra, opus 1, de Anton Webern(ICTUS-PPGMUS/UFBA, 2006-12-07) Silva, Alexandre Reche eArtigo Sistemas interativos musicais aplicados à percussão mediada(Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música - ANPPOM, 2010-09) Campos, Cleber da Silveira; Manzolli, Jônatas