Escola de Música
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/1/2957
Navegar
Navegando Escola de Música por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 22
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Lindembergue Cardoso: identificando e ressignificando procedimentos composicionais a partir de seis obras da década de 80(2002-08) Silva, Alexandre Reche e; Lima, Paulo Costa; http://lattes.cnpq.br/3556626073563379; http://lattes.cnpq.br/1396403981317340; Lima, Paulo Costa; Tacuchian, Ricardo; Silva, Wellington GomesEste trabalho identifica e compara procedimentos composicionais em seis obras da década de 80 e Lindembergue Cardoso, ressignificando esses procedimentos em uma composição para orquestra intitulada Visões do Verbo. O trabalho analítico sobre sua obra permitiu apresentar de forma sistemática lógicas de conduta e o cultivo de problematizações, fornecendo uma argumentação em prol da imagem de um compositor preocupado com o nível do planejamento e do detalhe, envolvendo diálogos entre práticas seriais, referências tonais e planejamento rítmico. Ao mesmo tempo, buscou-se fundamentar a consistência desses procedimentos como um leque de recursos estratégicos para a prática composicional, dando prosseguimento a minha linha de pesquisa dedicada ao estudo da produção do Grupo de Compositores da Bahia (GCB).Dissertação Clarinetas em Si Bemol e em Fá: diferenças acústicas e interpretativas(2004-02) Alberto, Gabriel Gagliano Pinto; Loureiro, Maurício AlvesArtigo Renovando os sentidos: percepção e escrita etnográfica na etnomusicologia(ANPPOM/UFRJ, 2005-07-18) Mendes, Jean Joubert FreitasArtigo Diferenças acústicas e interpretativas entre as clarinetas em Si Bemol e em Lá(Congresso da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graducação em Música, 2005-07-22) Alberto, Gabriel Gagliano PintoArtigo Rudimentos de uma inspeção topográfica aplicados à Passacaglia para orquestra, opus 1, de Anton Webern(ICTUS-PPGMUS/UFBA, 2006-12-07) Silva, Alexandre Reche eArtigo Identificando práticas musicais e processos de aprendizagem musical no contexto urbano de Montes Claros-MG(XVIII Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), 2007) Mendes, Jean Joubert Freitas; Brito, Leila de Jesus Ferreira de; Carmo, Raiana Alves Maciel Leal doArtigo O jogo que não foi jogado(Encontro Regional da ABEM Nordeste (Associação Brasileira de Educação Musical), 2008-06-07) Morais Júnior, Agamenon Clemente deArtigo A união entre técnica e musicalidade na metodologia de ensino do piano da professora Isabelle Vengerova(Encontro Regional da ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical), 2008-06-07) Gomes Filho, TarcísioArtigo Propondo um modelo para acompanhamento do processo Composicional(PPGMUS/UFBA, 2010) Silva, Alexandre Reche eArtigo Práticas de ensino da música de rabeca no Rio Grande do Norte(UFRN/ABEM, 2010-06-17) Martins, Emerson Carpegianne de Souza; Lima, Agostinho Jorge deArtigo LAUDMUS: rumo à implantação e gerenciamento de uma lista de audição musical online(Encontro Regional da ABEM Nordeste (Associação Brasileira de Educação Musical), 2010-06-19) Silva, Alexandre Reche eArtigo Sistemas interativos musicais aplicados à percussão mediada(Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música - ANPPOM, 2010-09) Campos, Cleber da Silveira; Manzolli, JônatasApresentado em Evento Ciência, determinação e arte: os quadrados mágicos e a composição(2010-11-08) Guanais, DaniloApresentado em Evento Organização e tratamento do acervo de instrumentos musicais: o caso da Instrumentoteca da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2012-09) Silva, Nele Nelson Machado da; Cavalcante, André Anderson; Barbosa, Everton RodriguesArtigo Gestão documental da informação jurídica(UFMG, 2013-09-30) Miranda, Ana Cláudia Carvalho de; D'amore, Ticiano Maciel; Pinto, Virginia BentesArtigo Tratamento técnico informacional de discos sonoros: uma abordagem voltata para a análise, representação e organização de acervos musicais(XVIII SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 2014-11-16) Barbosa, Everton Rodrigues; Ribeirio, Elizabeth Sachi Kanzaki; Pereira, David BarbalhoApresentado em Evento A Musicografia Braille aliada à performance musical de pessoas com deficiência visual(2021-10-15) NASCIMENTO, Gabriel Silva Evangelista do; AGUIAR, Nathalia Gabriella FernandesO presente trabalho pretende relatar os resultados parciais obtidos na pesquisa relacionada à musicografia braille como aliada à performance musical de pessoas com deficiência visual total, baixa visão profunda e baixa visão moderada. No que diz respeito à sua natureza, trata-se de pesquisa aplicada, possuindo abordagem qualiquantitativa e tem o objetivo de verificar qual a relação entre Musicografia Braille e performance musical. Como procedimentos metodológicos, foram aplicados: questionário e pesquisa bibliográfica. Como resultado parcial, percebeu-se que a musicografia braille auxilia a interpretação pessoal de peças musicais com a ressalva de que também existem outros fatores existentes que colaboram para um bom resultado performático.Livro Práticas, desafios e reflexões na Educação Musical inclusiva(EMUFRN, 2022-07-29) Pereira (org.), David Barbalho; Fernandes, Rayssa R. M. Gondim; Kanzaki, Elizabeth Sachi; Morais, Agamenon de; Pereira, David BarbalhoPossui o objetivo de ampliar as discussões voltadas à Inclusão e Acessibilidade na Educação Musical, ampliado esse diálogo junto a estudantes, profissionais, pesquisadores (as) e interessados(as) nas áreas da Música e Educação Musical. Dessa forma, o livro é constituído por versões atualizadas dos artigos apresentados no VIII EMI, realizado em outubro de 2021, e conta também com valiosas contribuições propostas por membros da Comissão Científica do Evento.Livro Práticas, desafios e reflexões na educação musical inclusiva(EMUFRN, 2023-07-27) Pereira, David Barbalho (Org.); Fernandes, Rayssa R. M. Gondim (Org.); Kanzaki, Elizabeth Sachi Kanzaki (Org.); Morais, Agamenon de (Org.); Souza, Catarina Shin Lima de (Org.)Possui o objetivo de ampliar as discussões voltadas à Inclusão e Acessibilidade na Educação Musical, ampliado esse diálogo junto a estudantes, profissionais, pesquisadores (as) e interessados(as) nas áreas da Música e Educação Musical. Dessa forma, o livro é constituído por versões atualizadas dos artigos apresentados no IX EMI, realizado em julho de 2022, e conta também com valiosas contribuições propostas por membros da Comissão Científica do Evento.Livro Desafios para a consolidação da Etnomusicologia no Nordeste(Dialética, 2024) Carvalho (Org.), Tiago de Quadros Maia; Oliveira (Org.), Mário André Wanderley; Sandroni (Org.), CarlosA Etnomusicologia do Nordeste possui, enquanto campo de trabalho e pesquisa, configurações singulares, oriundas de práticas de pesquisa, caminhos formativos e configurações acadêmicas. Este livro traz textos que evidenciam as perspectivas, reflexões e resultados de pesquisa de etnomusicólogos e etnomusicólogas alunos(as) e professores(as) que realizam pesquisas e/ou exercem atividades docentes/discentes no ensino superior e na pós-graduação na região Nordeste do Brasil. Cada capítulo resulta dos trabalhos e palestras apresentados durante a segunda edição das Jornadas de Etnomusicologia do Nordeste, realizada na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no ano de 2019. Com a temática "Desafios para a Consolidação da Etnomusicologia no Nordeste Brasileiro" , que dá nome a esta coletânea. no evento buscou-se empreender debates que coletivizassem elementos necessários à compreensão da(s) natureza(s) do trabalho etnomusicológico na região. Apesar de não esgotar o tema ou o debate, o evento trouxe, assim como este livro traz, contribuições necessárias à identificação dos problemas e desafios do campo, materializadas nas perspectivas de pessoas engajadas com as demandas etnomusicológicas atuais.