Programa de Pós-Graduação em Música
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Dissertação 7 Joyce songs op.54 do compositor Karol Szymanowski: relação música-texto como ferramenta na construção da performance(2018-12-12) Morais, Kaio César Freitas; Cesetti, Durval da Nóbrega; Riedel, Elke Beatriz; ; ; ; Almeida, Maria Nazaré Rocha de; ; Yamaguchi, Regiane Hiromi;Este trabalho estuda a relação entre música e texto como ferramenta para aprimorar a performance interpretativa de cantores e pianistas. Para a realização deste trabalho, foram separados diferentes processos de estudo de texto, que podem ser aplicados em diversos repertórios a fim de sistematizar e facilitar a compreensão da obra para a construção do discurso interpretativo. Através da aplicação destes processos no ciclo de canções 7 Joyce Songs Op. 54, de Karol Szymanowski (1882-1937), com texto do poeta James Joyce (1882-1941), retirados do livro Chamber Music, foi feita a coleta de dados com um diário de estudos, registros em áudio e uma performance pública.Dissertação Uma abordagem interpretativa dos Três Estudos para Trombone à vara e Piano do compositor José Siqueira(2017-12-04) Oliveira, Flávio Davino de; Queiroz, Rucker Bezerra de; Ferreira, Alexandre Magno e Silva; ; ; ; Cesetti, Durval da Nóbrega;Este Artigo oferece uma abordagem interpretativa dos Três Estudos para Trombone e Piano do compositor José Siqueira. Tem como objetivo, auxiliar trombonistas que queiram interpretar a Obra bem como difundi-la no meio acadêmico à música brasileira com essa formação, oferecer aos trombonistas opções de repertório além daquelas de compositores estrangeiros, tendo em vista que, prevalecem nas instituições de ensino, obras dos mesmos no repertório camerístico para trombone. A Obra oferece dificuldades nas questões interpretativas e na sua execução técnica no movimento da vara, além de apresentar diversas questões peculiares como o uso da surdina, efeitos do glissando e ornamentos como o trinado e tremolo. A Peça torna-se interessante também ao evidenciar aspectos regionais da música brasileira além de exaltar o trabalho de compositores nacionais. Vale salientar que a Obra se faz presente no repertório de músicos importantes e é encontrada nos programas de concursos tanto para trombonistas como para co-repetidores em piano. Outro fato que deve ser ressaltado sobre os Três Estudos é que existem 3 gravações da Obra, assim, possibilitando o instrumentista fazer comparações no que se refere às questões que envolvem a execução técnico-interpretativa e auxiliando, dessa forma, sua compreensão dos Estudos. Portanto, sugerem-se 4 métodos para trombone – Bordogni (1928), Arban (1936), Gillis (1966) e Lafosse (1928, 4 partes) – como ferramentas para auxiliar na execução técnica do instrumento. As sugestões interpretativas presentes nesta Pesquisa devem ser vistas como facilitadoras para futuras execuções da Obra e não como requerimentos para a interpretação nos Três Estudos.Dissertação Abordagens analíticas e técnico-interpretativas na sonata para trompete e piano de Cláudio Santoro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-05-31) Costa, Radan Soares da; Farias, Ranilson Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/1494165090933958; http://lattes.cnpq.br/0834664570339954; Benck Filho, Ayrton Muzel; Fontoura, Marcos Aragão; http://lattes.cnpq.br/2094279378320468; Feitosa, Radegundis Aranha Tavares; http://lattes.cnpq.br/7638785918930835Neste trabalho são apresentados procedimentos analíticos que visam auxiliar o intérprete, fornecendo-lhe possibilidades de resolução acerca de questões interpretativas encontradas durante o processo de preparação da Sonata Para Trompete e Piano de Claudio Santoro, bem como, a „tradução‟ dos elementos explícitos e implícitos na partitura que se revelam através dos signos, a saber: articulações, dinâmicas, andamentos e fraseados. Inicialmente foi realizado um levantamento de obras e uma revisão bibliográfica referentes ao uso da análise voltada à interpretação. Seguindo o procedimento da pesquisa, escolhemos o processo de aplicação do roteiro de análise elaborado por John Rink apresentado no trabalho Analysis and (or?) Performance, como também, o conceito descrito no trabalho de Nicholas COOK (2006), no qual o autor propõe a visão da partitura como “Script” ao invés de “texto”, para utilizarmos na referida obra. Nesse processo, foram abordados os seguintes aspectos: formas, motivos, elementos melódicos, dinâmica e a realização de uma redução rítmica de todos os movimentos. Ao final deste estudo, obtiveram-se dados gerados a partir da análise realizada, com o objetivo de utilizá-los para sugerir alternativas de interpretação e execução coerentes e conscientes, esperando que essas contribuam para futuras perfomances da obra.Dissertação Abordagens de estilo e interpretação direcionadas à performance da peça “[cello]”, de Tomás Cabado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-23) Ferreras, Juan Ignacio; Presgrave, Fábio Soren; https://orcid.org/0000-0001-7911-6054; http://lattes.cnpq.br/0527049289531555; http://lattes.cnpq.br/6610973095215136; Queiroz, Rucker Bezerra de; Silva, Teresa Cristina RodriguesEste trabalho tem por objetivo apresentar reflexões e estratégias de estudo e performance sobre a peça “[cello]” (2021), de Tomás Cabado. A metodologia utilizada, própria da pesquisa artística, segundo o Robin Nelson e o Henk Borgdorff , propõe um marco teórico e conceitual para se pensar a execução dessa peça, e enriquecemos essas reflexões com conversas como próprio compositor da peça. Na dissertação, são apresentadas maneiras de abordar a obra e que podem ser úteis para outros repertórios do violoncelo contemporâneo. Também são apresentadas algumas reflexões do pesquisador/performer, com base na teoria, na filosofia e na poesia, para considerar como o estudo e a interpretação dessa obra e de repertórios semelhantes nos permitem focar no tempo, no detalhe e no silêncio, buscando novas experiências e relacionamentos em torno desses três conceitos.Dissertação Abordagens de estilo e interpretação direcionadas à performance da suíte para violoncelo e piano de Aldemaro Romero(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-13) Montaño, María José Bellorin; Presgrave, Fábio Soren; ; ; Carvalho, Tiago de Quadros Maia; ; Silva, William Teixeira da;Esse trabalho aborda a Suíte para violoncelo e piano (1976) de Aldemaro Romero, e analisa como os aspectos da música folclórica venezuelana influenciam na performance da obra. O procedimento metodológico consistiu-se em uma revisão da literatura sobre os gêneros venezuelanos, presentes na Suíte, e posteriormente em uma reflexão sobre como o conhecimento do estilo afeta escolhas sobre articulação, golpes de arco e contextualização da performance. Em um momento posterior, foram realizadas performance e gravação da obra, nas quais se apropriaram dos conceitos estudados no referencial teórico.Dissertação Abordagens de estudo e performance da obra Mutationen II für violoncello und tonband de Cláudio Santoro(2016-12-16) Paixão, Diego Rafael da Silva; Presgrave, Fabio Soren; ; http://lattes.cnpq.br/0527049289531555; ; http://lattes.cnpq.br/1645948511496162; Oliveira, André Luiz Muniz; ; http://lattes.cnpq.br/3225501994217880; Silva, Teresa Cristina Rodrigues; ; http://lattes.cnpq.br/8100270289528860Este artigo tem como objetivo estudar a escrita da obra Mutationen II für Violoncelo und Tonband, do compositor Claudio Santoro, compreendendo e traduzindo as instruções apresentadas na parte do violoncelo e da fita magnética. No processo de montagem dos sons eletrônicos, tornou-se necessário utilizar ferramentas tecnológicas atuais para auxiliar na gravação do arquivo de mídia, uma vez que o acesso aos gravadores propostos por Claudio Santoro na época em que a peça foi escrita é de difícil acesso nos dias de hoje. Como produtos da pesquisa, temos o registro em vídeo da obra bem como a edição da partitura em português, pois anteriormente só existia o manuscrito em língua alemã. O trabalho auxilia o processo de aprendizado da peça por possíveis novos intérpretes, bem como a realização de performances públicas, difundindo assim a obra, que é uma das primeiras do repertório eletroacústico internacional escrito para violoncelo.Dissertação Abordagens de estudo e performance da obra Responsório ao vento para violoncelo solo de Sílvio Ferraz(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-12-09) Valente, Kalyne Teles; Presgrave, Fábio Soren; Mello Filho, Silvio Ferraz; ; http://lattes.cnpq.br/1628781810782139; ; http://lattes.cnpq.br/0527049289531555; ; http://lattes.cnpq.br/3806323468774182; Velloso, José Henrique Padovani; ; http://lattes.cnpq.br/8730308777713520; Mello Filho, Silvio Ferraz; ; http://lattes.cnpq.br/1628781810782139Com uma produção bastante relevante voltada ao repertório do violoncelo, Silvio Ferraz compôs, em 2012, a peça Segundo Responsório para violoncelo solista e grupo de câmara que, em seguida originou o Responsório ao Vento, versão para violoncelo solo. A peça caracteriza-se pela ideia de continuidade constante do som que se transforma através de diferentes texturas, timbres, dinâmicas e gestos musicais fazendo uso de técnicas estendidas, incluindo grandes seções em sul tasto tocando em três cordas simultaneamente, trinados de harmônicos naturais, trinados com harmônicos naturais abafados, col legno battuto, diferentes tipos de glissando e sons simultâneos de notas harmônicas e não harmônicas contribuem para uma riqueza de sons e camadas que formam essas texturas. O presente artigo investiga a relação do compositor com o violoncelo e contextualiza o Responsório ao Vento dentro da produção de Silvio Ferraz para o instrumento, analisando as influências do compositor e abordando aspectos técnicos e interpretativos da peça a partir de experiências de palco.Dissertação Abordagens de estudo e performance na obra Elegía de Edson Zampronha para violoncelo e eletroacústica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-11-30) Machado, Fernanda Rosa; Campos, Cleber da Silveira; ; http://lattes.cnpq.br/9425018975775470; ; http://lattes.cnpq.br/0073092134789018; Almeida, Iracema Maria de Andrade; ; Vasconcelos, Marcus André Varela; ; http://lattes.cnpq.br/3684172929733707O presente artigo irá abordar aspectos técnicos-interpretativos no estudo e performance da obra Elegia (2003-2009) de Edson Zampronha, para violoncelo e eletrônicos. Através de estratégias de estudo e performance a autora propõe orientar futuros intérpretes, a partir de suas experiências pessoais relatando seu processo de preparação desta obra. A fundamentação teórica está baseada em Andrade (2010) e Zampronha (2015), além de referenciais de demais autores.Dissertação Adeus, adeus para violoncelo e piano de Walter Smetak: uma redescoberta(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-23) Queiroz Filho, André Eugênio de; Presgrave, Fábio Soren; 07453136717; Oliveira, André Luiz Muniz; 38669595400; Barros, Alfredo Jacinto de; 46444122449Esta pesquisa de mestrado apresenta um estudo sobre a obra Adeus, adeus para violoncelo e piano, composta por Walter Smetak em 1948, em memória de Mahatma Gandhi. O objetivo principal deste trabalho consiste em relacionar os aspectos estéticos e estruturais da obra com o contexto sócio-histórico e cultural em que ela foi composta com o objetivo de auxiliar o performer no processo interpretativo da peça. Para tanto, foram abordados no texto a trajetória artística de Walter Smetak, as conjunturas sociopolíticas e culturais na cidade de Salvador-BA, a influência da produção artística do compositor para as artes em geral, a interligação do propósito estético com o mundo oriental e a filosofia hindu. Os passos do procedimento metodológico foram: (i) a coleta de partituras e literaturas envolvendo a produção do Grupo de Compositores da Bahia; (ii) as entrevistas com o violoncelista Marcos Roriz, que estreou a obra Adeus, adeus; e com o compositor Gereba Barreto; (iii) editoração da partitura para o formato digital com vistas a facilitar estudos e análises, bem como proporcionar a divulgação; e (iv) análise da obra e as correlações conceituais, teóricas e técnicas utilizadas pelo compositor, baseando-se em um procedimento de intertextualidade e idiossincrasias. Por meio dos resultados alcançados nesta pesquisa comprova-se que as produções artísticas estão subordinadas a propósitos criativos diversos e, portanto, faz-se necessário restabelecer a integração dos conceitos artísticos, pois a individuação das áreas do conhecimento em especialidades está interferindo na identificação dos distintos processos criativos e, consequentemente, nas escolhas interpretativas correspondentes às estruturas apresentadas em uma obra musical.Dissertação A afetividade na educação musical: um estudo em dois centros de referência de educação infantil em João Pessoa-PB(2016-12-20) Melo, Rodrigo Alves de; Rosa, Amelia Martins Dias Santa; ; http://lattes.cnpq.br/4109841302196613; ; http://lattes.cnpq.br/2039540134238765; Brito, Aida Teresa dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/4797027305260332; Carvalho, Valéria Lázaro de; ; http://lattes.cnpq.br/3105836389884284A educação infantil é um campo rico de descobertas, onde a aprendizagem é construída de forma simples e lúdica, de modo a facilitar a compreensão das crianças. Em especial, as aulas de música nessa faixa etária são proporcionadas para uma aprendizagem prática e prazerosa, onde o que importa não é a criança decodificar símbolos musicais, mas sim, vivenciar a música através do corpo e da emoção. Nesse contexto, há ainda o fato de que existem muitos estudos que tratam da afetividade na aprendizagem de crianças que são assistidas em creches. O presente trabalho buscou mergulhar no universo específico da educação musical que acontece em dois Centros de Referência em Educação Infantil da cidade de João Pessoa-PB analisando a presença e o papel da afetividade nas relações entre as professoras de educação musical e seus alunos. Como aporte teórico, compreendemos que, segundo Gutman (2015), as crianças são seres fusionais, o que significa que elas se misturam emocionalmente com as pessoas que as cercam. Já as diretrizes, termos e leis que regem a educação infantil e defendem a importância de uma educação baseada no afeto para o desenvolvimento e aprendizagem da criança, ressaltam que a educação infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em todos os seus aspectos. Além destas, encontramos muitas teorias que dissertam acerca da afetividade na aprendizagem, como Piaget e Wallon, que afirmam que quanto menor a criança, maior a importância da afetividade para o processo da aprendizagem. Como procedimentos para a investigação, observaram-se aulas de música de duas professoras através de uma pesquisa de campo, com ênfase qualitativa. Utilizou-se ainda ferramentas como entrevistas com as professoras e gravações em áudio das aulas com as crianças. Após a análise dos dados, foram construídas quatro categorias para descrever o papel da afetividade dentro dos contextos pesquisados: concepções iniciais sobre afetividade, sobre a afetividade na formação do educador musical, a prática docente enquanto espaço construtor da afetividade, a afetividade presente nas interações entre professor e aluno. Os resultados advindos da pesquisa revelam que os professores atuantes nos CREIs, mesmo com pouca formação acadêmica sobre o tema, interagem com seus alunos de forma afetuosa, fazendo com que a aprendizagem ocorra em um ambiente onde os alunos se sentem respeitados e acolhidos nas aulas de música.Dissertação Análise de modelos pedagógicos na EAD e-learning de violoncelo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-28) Possette, Júlio César Anselmo; Presgrave, Fábio Soren; https://orcid.org/0000-0001-7911-6054; http://lattes.cnpq.br/0527049289531555; http://lattes.cnpq.br/2114628477705479; Queiroz, Rucker Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/6857099875317506; Brietzke, Marta MacedoEsta dissertação explora a criação e aplicação de modelos pedagógicos em cursosonline de violoncelo, promovendo um guia prático e teórico para o desenvolvimentode iniciativas para construção de cursos em EaD online. A pesquisa enfatiza aimportância de modelos pedagógicos para obter eficácia que transcendem a simplestransmissão de conhecimento, promovendo colaboração, engajamento e reflexãocrítica dentro de um curso. A pesquisa aborda a diversidade metodológica e aadoção de Tecnologias Digitais de informação e comunicação como elementoscruciais para construção e escolha cursos de violoncelo em EaD envolventes eeficazes. A personalização da aprendizagem e o desenvolvimento progressivo dehabilidades são identificados como fundamentais para atender às necessidadesindividuais dos alunos, proporcionando uma experiência educacional rica eadaptável. Este trabalho serve como um recurso valioso na concepção de cursosonline de violoncelo, oferecendo insights para aprimorar tanto a experiência deensino quanto a de aprendizagem.Dissertação Ansiedade na performance musical - simulações de performance para constatação de efeitos: uma análise através da experiênci-ação no âmbito da Escola de Música da UFRN(2019-12-02) Silva, José Washington Florêncio da; Farias, Ranilson Bezerra de; ; ; Meirelles, Camila Torres; ; Leão, Eliane;Nesta pesquisa, aborda-se o tema ansiedade na performance musical (APM). Para o desenvolvimento desta pesquisa, foi definido como objetivo geral, investigar a prevalência da ansiedade na performance musical e como objetivos específicos, a investigação das situações, sintomas e observação e análise de resultados dos exercícios de simulação de performances musicais realizados pelos alunos da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN) em sala de aula, como forma de treinamento de adversidade/enfrentamento da ansiedade na performance musical e dessensibilização de efeitos. As abordagens metodológicas adotadas para esta pesquisa foram a Quali- Quantitativa e a Experiênci-Ação. O campo empírico foi constituído por 134 alunos dos Cursos de Bacharelado e Técnico em Música da EMUFRN. A partir da aplicação de questionários ao público citado, identificou-se a existência da problemática pesquisada. Os procedimentos metodológicos para a coleta dos dados foram: levantamento bibliográfico a respeito do tema; elaboração e aplicação de questionários; delimitação do universo de pesquisa à turma de Graduação da disciplina „Preparação para o palco e performance‟; aplicação do Estudo das Sete Habilidades (GREENE, 2001); observação dos exercícios de simulação de performance; filmagens de performances musicais e coleta de relatos. Os resultados possibilitaram: elencar os principais sintomas; apontar as situações de performance provocadoras de ansiedade entre os performers; alertar quanto ao uso de medicamentos, álcool e substâncias ilícitas; desenvolver o treinamento de adversidade (simulações de performances em 03 situações), como estratégia de preparação para a performance musical no palco, através da Experiênci-Ação.Dissertação O aprendizado da trompa por meio das memórias pedagógicas de Arnold Jacobs(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-10-26) Virgens, Marcelo José de Almeida das; Feitosa, Radegundis Aranha Tavares; http://lattes.cnpq.br/7638785918930835; http://lattes.cnpq.br/3179129822325693; Ferreira, Alexandre Magno e Silva; http://lattes.cnpq.br/5336146660627915; Fonseca, Rinaldo de Melo; http://lattes.cnpq.br/8571127728430410Tendo em vista a necessidade por materiais didáticos capazes de desenvolver trompistas com a mentalidade voltada prioritariamente ao fazer musical, se utilizando da técnica como ferramenta, a fim de transmitir discurso musical de excelência, esta pesquisa intitulada “O aprendizado da trompa por meio das memórias pedagógicas de Arnold Jacobs”, teve o objetivo de apresentar perspectivas para a inserção de aspectos metodológicos da abordagem pedagógica desse artista/pedagogo, no ensino da trompa no Brasil. Realizou-se, então, pesquisa qualitativa, de finalidade básica estratégica, objetivo descritivo e exploratório, executada com procedimentos bibliográficos e documentais. Para tanto, foi necessário identificar os aspectos metodológicos contemplados nos diversos meios de registro acerca do trabalho de Arnold Jacobs; analisar a partir da literatura, influências, abordagens e metodologias utilizadas no ensino da trompa no Brasil; definir os principais aspectos metodológicos da abordagem de Jacobs, considerando as características do ensino da trompa no Brasil a partir da literatura analisada. Diante disso, constatou-se que é possível a inserção de aspectos metodológicos da abordagem pedagógica de Arnold Jacobs no ensino da trompa no Brasil, pois visa atender às demandas de um país que apresenta desigualdade de oportunidades e dificuldades de acesso a instituições de ensino ou professores especializados, sendo de fácil experimentação, complementando as práticas já existentes no Brasil.Dissertação Aprendizagem criativa na aula de piano em grupo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-07) Rocha, José Leandro Silva; Santa Rosa, Amélia Martins Dias; ; http://lattes.cnpq.br/4109841302196613; ; http://lattes.cnpq.br/7520001643212742; Melo, Betânia Maria Franklin de; ; http://lattes.cnpq.br/9834163617655741; Hantschke, Viviane Beineke;O foco central dessa dissertação é investigar a aprendizagem criativa na aula de piano em grupo. Para tanto, o referencial teórico adotado foi norteado por dois eixos principais: (i) a criatividade na área da Educação Musical e (ii) o ensino e aprendizagem de piano. Além disso, utilizamos como procedimento metodológico uma pesquisa-ação com discentes adultos das disciplinas “Prática de Instrumento Harmônico I e I”, do Curso de Licenciatura em Música da UFRN. Essa pesquisa-ação foi estruturada em quatro fases: 1) a identificação das situações iniciais, problematização do tema criatividade na aula de piano em grupo, considerando o contexto de um curso de formação docente em música; 2) a projetação das ações, a definição dos objetivos e o planejamento das ações, tais como a elaboração de procedimentos pedagógico-musicais criativos e materiais, o planejamento de aulas, a organização dos instrumentos de coleta e análise de dados; 3) a realização das ações planejadas, a efetivação das aulas, promoção de um recital público, coleta de dados por meio de diário de campo e aplicação de entrevistas com alunos participantes da pesquisa; 4) a avaliação dos resultados, transcrição, organização e análise dos dados coletados por meio de observações participantes, entrevistas e também por meio do levantamento teórico obtido na revisão bibliográfica, e por fim, a elaboração do texto de dissertação. Tendo em vista os resultados alcançados, concluímos que o ciclo da aprendizagem criativa em música, constituído por atividades tais como compor, apresentar e criticar música (BEINEKE, 2009; 2013; 2015) se constituiu como um fenômeno significativo para a promoção da aprendizagem criativa na aula de piano em grupo. Mas para que isso pudesse ocorrer foi decisivo o planejamento, a aplicação e a avaliação dos procedimentos pedagógico-musicais criativos adotados e também ouvir os alunos, suas perspectivas, e por meio do processo de trocas e construções estabelecidos, possibilitar um elo criativo e formativo mais abrangente, não somente para os alunos participantes como também para nós, como ator envolvido e transformado nesse processo educativo.Dissertação A aprendizagem musical e o cotidiano das infâncias: uma pesquisa no Curso de Iniciação Artística da EMUFRN-CIART(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-01-10) Sousa, Laiany Rodrigues de; Gaulke, Tamar Genz; http://lattes.cnpq.br/5743174259762170; http://lattes.cnpq.br/5982489378856158; Schultz, Angelita Maria Vander Broock; Oliveira, Mário André Wanderley; http://lattes.cnpq.br/3051960153236945A presente pesquisa teve como objetivo compreender as principais influências dos elementos do cotidiano na aprendizagem musical dos alunos de uma turma do 1º ano (tarde), do Curso de Iniciação Artística da Escola de Música da UFRN (CIART). Esse é um curso de iniciação musical que atende crianças de seis a nove anos. As aulas são ministradas por monitores (alunos do curso de Licenciatura em Música da UFRN). Para alcançar o objetivo proposto, buscou-se compreender os contextos culturais das crianças; compreender de que forma são delineados os seus cotidianos; identificar os elementos do cotidiano que as crianças traziam para a aula de música; e identificar as relações que elas constroem entre os conteúdos e elementos musicais trabalhados em sala de aula e suas vidas diárias. A pesquisa foi realizada durante um semestre com crianças de seis e sete anos de idade, alunas da turma do 1º ano (tarde) do CIART. Este estudo faz referência a autores e autoras da Sociologia, da Sociologia da Infância, da História, da Filosofia e da Educação, tais como Heller (2000), Freire (1996), Sarmento (2003), Gomes (2008), Ariès (2011) e Giddens (2012). A pesquisa foi desenvolvida como um estudo de caso etnográfico (MARTUCCI, 2001; MOREIRA, 2002; ANDRÉ, 2005). Quanto à produção e à coleta de dados, estas foram compostas por pesquisa documental, observação participante, produção de diário de campo, entrevista semiestruturada em formato de roda de conversa e produção de desenhos com as crianças, além de entrevista semiestruturada com os pais/responsáveis pelas crianças da turma. Também foram produzidas fotografias e gravações de áudio e vídeo. A partir da análise dos dados foi possível perceber que as crianças relacionaram os conteúdos trabalhados nas aulas de música a elementos de suas vidas cotidianas fora da sala de aula. Dessa forma, elementos musicais se transformavam em diversas coisas. Além disso, elas traziam suas referências midiáticas e seus saberes prévios para a aula de música . No contato com símbolos, instrumentos, sonoridades e músicas, as memórias de objetos e de fatos já conhecidos ou vivenciados eram suscitadas. Nesse movimento dialógico, as crianças foram construindo a sua aprendizagem musical. Ao se depararem com os elementos musicais e com os conteúdos das aulas, elas estabeleciam uma conexão com suas vivências cotidianas, ressignificando-os e construindo um novo saber. Também foi possível observar como a rotina das crianças influencia na qualidade da aprendizagem musical delas. Considera-se que este trabalho tenha relevância para uma compreensão da relação entre a vida cotidiana das crianças e as práticas em educação musical, trazendo reflexões sobre a importância do olhar do professor de música para o ato de ouvir as crianças e incorporar seus saberes de vida ao processo pedagógico. Ao identificar os elementos do cotidiano que as crianças trazem para a sala de aula e compreender como estes aspectos influenciam em sua aprendizagem musical, é possível ponderar sobre o processo de ensino-aprendizagem e, a partir disso, conduzi-lo de maneira mais eficiente e adequada à aprendizagem musical destas crianças. Considera-se ainda que esse trabalho possa colaborar com o grupo envolvido na pesquisa, no sentido de dar suporte à construção de um processo educativo cada vez mais coerente e significativo.Dissertação Aprendizagem musical e prática individual: um estudo de caso e o esboço de um modelo próprio de engajamento pessoal(2016-12-16) Piccoli, Lucas Ferreira; Lira, Ezequias Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/7363371226281326; ; http://lattes.cnpq.br/9816825625417837; Vasconcelos, Marcus André Varela; ; http://lattes.cnpq.br/3684172929733707; Santos, Carla Pereira dos; ; http://lattes.cnpq.br/0002029685789732O presente trabalho investiga a prática individual enquanto contexto tradicional de aprendizagem da música de concerto, buscando compreender sobretudo as possibilidades de engajamento pessoal dos indivíduos nos seus próprios processos de desenvolvimento. O percurso investigativo iniciou-se por meio de uma pesquisa exploratória sobre o tema, intensificada no estudo crítico dos conceitos de ensino conservatorial, prática deliberada e autorregulação da aprendizagem, e com base em autores como Ericsson, Krampe e Tesch- Romer (1993), Bandura (1989; 1999; 2012) e Zimmerman (1989; 2002). Em sequência, passou-se à realização de um estudo de caso com os alunos violonistas do curso de Bacharelado em Música da UFRN, que culminou em uma análise dos hábitos de prática dos discentes à luz da literatura. Tendo em vista o caráter teórico-prático da presente pesquisa, e de modo a sistematizar as interações promovidas entre as diferentes dimensões investigativas utilizadas no percurso, empreendeu-se também um protótipo de modelo de engajamento pessoal na prática individual, o Protomodelo. Enquanto resultados da pesquisa, figuram as análises acerca das dinâmicas de aprendizagem dos alunos investigados, sobretudo quanto à presença de comportamentos relativos aos conceitos abordados, e a conclusão de que o engajamento pessoal dos indivíduos na aprendizagem pode atuar de forma positiva frente as debilidades do modelo conservatorial.Dissertação Aprendizagem musical mediada pela interação entre mãe-filho autista(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Araújo, Liana Monteiro de; Mendes, Jean Joubert Freitas; http://lattes.cnpq.br/9224599605968743; http://lattes.cnpq.br/9327621472158173; Nunes, Débora R. de Paula; Louro, VivianeO presente estudo se situa no campo da educação musical especial, reconhecendo a aprendizagem musical como eixo inclusivo para pessoas com deficiência, dando ênfase mais especificamente ao transtorno do espectro autista (TEA) ou autismo. A pesquisa tem por objetivo geral descrever como ocorre a aprendizagem musical mediada pela interação mãe-filho autista. O método utilizado foi o estudo de caso, numa abordagem qualitativa, por entender que esse método é próprio quando se quer interpretar um determinado contexto na sua singularidade e complexidade. O desenho metodológico incluiu aplicação de questionário pré-pesquisa, observação das aulas e realização de entrevista semi-estruturada com as díades selecionadas. Para análise dos dados foram adotados dois critérios: a análise de imagem em movimento e a análise de conteúdo. Focalizando na aprendizagem musical, adaptamos e aplicamos uma escala de avaliação da aprendizagem musical. Nessa escala, elegemos as atividades que foram realizadas com maior frequência pelas díades durante o período compreendido na pesquisa, que foram: a apreciação musical, a execução instrumental e a linguagem musical. Os dados foram colhidos em dois momentos distintos da pesquisa: Linha de base (fase inicial) e Pós-Intervenção orientada; por meio de todos os resultados apresentadas nas escalas de AAM (Avaliação da Aprendizagem musical). Também analisamos os resultados relacionados aos níveis de mediação maternos durante essas três atividades musicais e foi possível destacar em quais atividades houve maiores ganhos de aprendizagem, refletida após uma mediação orientada. Assim, foi possível perceber ganhos significativos em mais de uma atividade/elemento musical, desde melhora na execução de um instrumento, a aquisição e estímulo da fala, evidenciando a importância da aprendizagem musical em família, a promoção de mais espaços de aprendizagem musical com essas peculiaridades, com reflexões, teorias e, sobretudo, práticas musicais sobre o tema em foco, ampliando os conhecimentos referentes à educação musical da pessoa com autismo.Dissertação Aprendizagem musical mediada pela interação entre mãe-filho autista(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-19) Araújo, Liana Monteiro de; Mendes, Jean Joubert Freitas; http://lattes.cnpq.br/9224599605968743; http://lattes.cnpq.br/9327621472158173; Nunes, Débora Regina de Paula; https://orcid.org/0000-0001-8758-8916; http://lattes.cnpq.br/1188086132826132; Louro, Viviane dos SantosO presente estudo se situa no campo da educação musical especial, reconhecendo a aprendizagem musical como eixo inclusivo para pessoas com deficiência, dando ênfase mais especificamente ao transtorno do espectro autista (TEA) ou autismo. A pesquisa tem por objetivo geral descrever como ocorre a aprendizagem musical mediada pela interação mãe-filho autista. O método utilizado foi o estudo de caso, numa abordagem qualitativa, por entender que esse método é próprio quando se quer interpretar um determinado contexto na sua singularidade e complexidade. O desenho metodológico incluiu aplicação de questionário pré-pesquisa, observação das aulas e realização de entrevista semi-estruturada com as díades selecionadas. Para análise dos dados foram adotados dois critérios: a análise de imagem em movimento e a análise de conteúdo. Focalizando na aprendizagem musical, adaptamos e aplicamos uma escala de avaliação da aprendizagem musical. Nessa escala, elegemos as atividades que foram realizadas com maior frequência pelas díades durante o período compreendido na pesquisa, que foram: a apreciação musical, a execução instrumental e a linguagem musical. Os dados foram colhidos em dois momentos distintos da pesquisa: Linha de base (fase inicial) e Pós-Intervenção orientada; por meio de todos os resultados apresentadas nas escalas de AAM (Avaliação da Aprendizagem musical). Também analisamos os resultados relacionados aos níveis de mediação maternos durante essas três atividades musicais e foi possível destacar em quais atividades houve maiores ganhos de aprendizagem, refletida após uma mediação orientada. Assim, foi possível perceber ganhos significativos em mais de uma atividade/elemento musical, desde melhora na execução de um instrumento, a aquisição e estímulo da fala, evidenciando a importância da aprendizagem musical em família, a promoção de mais espaços de aprendizagem musical com essas peculiaridades, com reflexões, teorias e, sobretudo, práticas musicais sobre o tema em foco, ampliando os conhecimentos referentes à educação musical da pessoa com autismo.Dissertação A aprendizagem musical mediada por tecnologias digitais, sob a ótica da complexidade: uma pesquisa-ação com guitarristas do curso de extensão da UFRN(2019-07-24) Paiva, Luciano Luan Gomes; Mendes, Jean Joubert Freitas; ; ; Cernev, Francine Kemmer; ; Beltrame, Juciane Araldi;Com o avanço da cibernética, cada vez mais, as tecnologias digitais estão participando das atividades do cotidiano das pessoas em diversos segmentos, inclusive para aprender. Estão disponíveis na internet informações sobre os mais variados assuntos de diferentes áreas de conhecimento, assim como da área de Música. A guitarra elétrica tem sido um dos instrumentos mais procurados para aprender, por sua popularidade e modernidade imbricada desde os primórdios, fazendo com que muitos aprendizes construam conhecimento a partir de distintas fontes de aprendizagem musical, principalmente mediadas por tecnologias digitais. O texto está pautado em diversos estudiosos e pesquisadores, que tratam das temáticas abordadas no trabalho, dentre eles destaco: Morin (1999; 2000; 2003; 2015), Cernev (2013, 2015, 2016, 2018), Santaella (2013; 2014), Pequini (2016), Engel (2000), Beltrame (2014; 2016; 2017) e Vanzela (2016a, 2016b, 2018). Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo principal investigar, sob a ótica da complexidade, a aprendizagem musical mediada por tecnologias digitais de guitarristas do curso de extensão da UFRN. Para alcançar o objetivo principal deste trabalho, perpasso por objetivos específicos que servirão de norte à pesquisa: 1- Conhecer a trajetória musical dos guitarristas do CIGE; 2-Identificar quais tecnologias digitais estão sendo utilizadas pelos guitarristas para aprender música; 3-Conhecer de que forma essas tecnologias estão sendo usadas pelos guitarristas para estruturar suas redes de aprendizado; 4-Compreender como os guitarristas configuram suas fontes de aprendizado na construção do conhecimento musical; e 5-Descrever como os guitarristas avaliam a utilização de tecnologias digitais dentro do Curso de Extensão. Como processo metodológico, utilizei uma abordagem qualitativa me apropriando do método Pesquisa-ação. Para a construção dos dados da pesquisa usei como instrumentos: uma entrevista semiestruturada e um breve questionário via whatsapp, que foi aplicado com cinco guitarristas do CIGE. Os guitarristas demonstraram ao longo da pesquisa que usam várias fontes de aprendizagem para aprender e configuram de maneiras diferentes a cada aprendizagem, mas que têm preferências em suas fontes. Essas preferências podem ser alteradas caso as novas fontes tecnológicas suscitem outros aspectos na aprendizagem musical, bem como a partir da construção de novos conhecimentos, o que na prática acontece com frequência. A construção do conhecimento musical então, é uma prática que se altera a depender de suas fontes e de quem as organiza, juntando e separando, colocando a frente e trazendo para trás, bem como abarcando novos formatos em sua rede de aprendizado. Essa rede de aprendizado é a complexidade na aprendizagem musical e o que estrutura essa rede são as ligações entre as diversas fontes, que podem ser modificadas, ampliadas, decepadas, mas sempre organizadas de forma sistêmica no processo da construção do conhecimento. As tecnologias digitais ampliam as possibilidades na captação de informações e modificam as estruturas que estão emparelhadas (as redes), isso porque esses recursos alteram o cognitivo humano, e dessa forma, possibilitam o desenvolvimento de estruturas e dimensões distintas das anteriores. Assim sendo, as tecnologias digitas causam impactos e ligações, quebras e reconciliações, afastamentos e sobreposições, metamorfoses estruturais permanentes e instantâneas na estrutura cognitiva da construção do conhecimento musical.Dissertação Aprendizagem musical na Orquestra Sinfônica da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-05-22) Morais, Ana Cláudia Silva; Santa Rosa, Amélia Martins Dias; ; http://lattes.cnpq.br/4109841302196613; ; http://lattes.cnpq.br/8481179691396673; Queiroz, Luis Ricardo Silva; ; http://lattes.cnpq.br/5224390361847356; Santos, Carla Pereira dos; ; http://lattes.cnpq.br/0002029685789732A música e a educação musical estão presentes no cotidiano das pessoas de diversas forma s e em múltiplos contextos. Nest e estudo, destaca - se a formação musical no contexto orquestral objetivando compreender como acontece a aprendizagem musical na Orquestra Sinfônica da Universi dade Federal do Rio Grande do Norte – OSUFRN. Para atingir esse objetivo, buscou - se identificar quais atividades são inerentes à OSUFRN, assim como sua estrutura e funcionamento; observar o desenvolvimento das atividades do grupo, verificando as interações presentes entre os participantes da orquestra e compreender as diferentes maneiras de se aprender música no contexto orquestral. O trabalho baseia - se em discussões de autores acerca d a prática musical coletiva , d a formação instrumental na educação musical , a aprendizagem em si e as relações entre jovens e música no contexto da aprendizagem na prática musical coletiva. Os procedimentos metodológicos adotados nes ta investigação correspondem à abordagem qualitativa e ao estudo de caso com participantes da orquestra sinfônica da referida instituição. A coleta de dados foi estabelecida por meio de observações in loco das atividades desempenhadas pelo grupo, de acordo com sua agenda de ensaios e apresentações , e de entrevistas semiestruturadas realizadas com o maestro e com participantes que possuíam mais tempo de experiência na orquestra . Além disso, o uso de fotografias e filmagens auxiliou em todo o processo de coleta e construção dos dados, permitindo análises posteriores. A análise e interpretação desses dados fo ram efetivadas pela técnica de A nálise de C onteúdo apresentando categorias que revelam a aprendizagem musical através de instâncias de aprendizagem percebidas nos ensaios, concertos, na convivência com o maestro e entre músicos , com professores colaboradores do projeto e músicos convidados, individualmente, nas viagens e intercâmbios com outros grupos orquestrais . Desse modo, as atividades desenvolvidas pelo grupo possibili ta m uma formação musical integral que orienta seus componentes a adquirir autonomia de sua aprendizagem , preparando - os para o futuro profissional.