Programa de Pós-Graduação em Música
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Dissertação Explorando a execução de técnicas estendidas no oboé encontradas em quatro peças contemporâneas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-12-04) Bogiages, Christina Marie; Campos, Cleber da Silveira; ; http://lattes.cnpq.br/9425018975775470; ; http://lattes.cnpq.br/9425018975775470; Cesetti, Durval da Nóbrega; ; http://lattes.cnpq.br/6872751996178006; Manzolli, Jonatas; ; http://lattes.cnpq.br/1648316318310818Essa dissertação apresenta uma investigação do processo evolutivo das técnicas estendidas do oboé, através de uma analise da literatura e de pesquisa em prática. O intuito deste trabalho é facilitar a aprendizagem dos oboístas interessados em estudar essas técnicas. Além disso, através da experimentação, o aluno é encorajada à explorar as perguntas subsequentes sobre a estética do som, o conceito de gesto como elemento visual e sonoro adicional, e os processos de colaboração e criação em “tempo real”. No decorrer do trabalho, são discutidas a relação entre o instrumento (o oboé) e as técnicas estendidas, e duas definições possíveis de técnicas estendidas, oferecidas por Luk Vaes (2009) e Gardner Read (1993). São abordados a forma e o motivo pelos quais alguns compositores têm utilizado técnicas estendidas em suas obras, incluindo breves discussões sobre técnicas estendidas na composição em tempo real (improvisação), técnicas estendidas e recursos tecnológicas, gesto cênico como técnica estendida e sugestões para o músico querendo abordar gestos cênicos na performance. Quatro peças foram analisadas: “I Know This Room So Well” – Lisa Bielawa (2007-9); “Four Pieces for Oboe and Piano” – Ernst Krenek (1966); “In Freundschaft” – Karlheinz Stockhausen (1978); “Atem” – Mauricio Kagel (1969-70) e foram investigadas as dificuldades e soluções associadas a cada técnica estendida encontrada nas peças. As seguintes fontes sobre técnicas estendidas foram utilizadas como base de pesquisa: livros - Heinz Holliger’s Pro Musica Nova (1972); Gardner Read’s Compendium of Modern Instrumental Techniques (1993); Peter Veale & ClausSteffen Mahnkopf’s The Techniques of Oboe Playing (1994); e Libby Van Cleve’s Oboe Unbound: Contemporary Techniques (2004); e artigos Nora Post’s “Monophonic sound resources for the oboe: Part I – Timbre” (1984), “Part II- Pitch and other techniques” (1984), and “Multiphonics for the oboe” (1982).Dissertação Grande Missa Nordestina de Clóvis Pereira: estudo para interpretação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-12-08) Bezerra, José Renato Accioly; Oliveira, André Luiz Muniz; ; http://lattes.cnpq.br/3225501994217880; ; http://lattes.cnpq.br/2523894447933409; Presgrave, Fábio Soren; ; http://lattes.cnpq.br/0527049289531555; Medeiros, Flávio Gomes Tenório de; ; http://lattes.cnpq.br/4159419638589802Esse trabalho tem como objetivo realizar um estudo sobre os elementos técnicos, estéticos e históricos, que possa contribuir para uma interpretação mais consciente e consistente da GRANDE MISSA NORDESTINA, do compositor Clóvis Pereira. Escrita para coro, solistas e orquestra em 1977, essa obra se destaca por ser uma das principais composições produzidas em Pernambuco durante o Movimento Armorial nos anos de 1970. Pretendemos na primeira parte, expor como uma cadeia consequente de elos a partir da experiência de vida do compositor, aliada à sua vivência musical, assim como, ao conhecimento técnico e estético junto a nomes como César Guerra-Peixe e Ariano Suassuna, geraram uma práxis musical, tornando essa obra uma espécie de síntese da produção do compositor nesse período. Na segunda parte apresentaremos um conjunto de sugestões interpretativas a partir das ideias musicais extraídas entre a comparação das duas gravações realizadas pelo compositor, assim como, do relato de experiências adquiridas pelo autor desse trabalho durante os processos de interpretação dessa obra.Dissertação Elaboração de material pré-composicional através de expansão de procedimentos do sistema Schillinger de composição musical(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-12-09) Morais Júnior, Agamenon Clemente de; Silva, Alexandre Reche e; ; http://lattes.cnpq.br/1396403981317340; ; http://lattes.cnpq.br/2185650207076182; Maia Júnior, Adolfo; ; http://lattes.cnpq.br/1726075817413396; Mello Filho, Silvio Ferraz; ; http://lattes.cnpq.br/1628781810782139O objetivo deste trabalho é investigar possibilidades de extensões de procedimentos composicionais, tendo por base os recursos disponibilizados pelo Sistema Schillinger de Composição Musical (SSCM). Localiza historicamente e realiza uma revisão de literatura sobre o assunto. Apresenta o estado da arte do trabalho realizado pela equipe da qual o autor deste trabalho faz parte e apresenta os resultados obtidos, com vistas tanto à aprendizagem quanto à revisão do processo composicional. Sugere a extensão do conceito de local de ataque para local de instrumentação e desenvolve o procedimento de instrumentação binária. Apresenta o memorial composicional da obra Suíte Grega, para Oboé, Saxofone e 3 Violoncelos. Comenta os resultados obtidos e apresenta possibilidades para a continuação da pesquisa.Dissertação Abordagens de estudo e performance da obra Responsório ao vento para violoncelo solo de Sílvio Ferraz(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-12-09) Valente, Kalyne Teles; Presgrave, Fábio Soren; Mello Filho, Silvio Ferraz; ; http://lattes.cnpq.br/1628781810782139; ; http://lattes.cnpq.br/0527049289531555; ; http://lattes.cnpq.br/3806323468774182; Velloso, José Henrique Padovani; ; http://lattes.cnpq.br/8730308777713520; Mello Filho, Silvio Ferraz; ; http://lattes.cnpq.br/1628781810782139Com uma produção bastante relevante voltada ao repertório do violoncelo, Silvio Ferraz compôs, em 2012, a peça Segundo Responsório para violoncelo solista e grupo de câmara que, em seguida originou o Responsório ao Vento, versão para violoncelo solo. A peça caracteriza-se pela ideia de continuidade constante do som que se transforma através de diferentes texturas, timbres, dinâmicas e gestos musicais fazendo uso de técnicas estendidas, incluindo grandes seções em sul tasto tocando em três cordas simultaneamente, trinados de harmônicos naturais, trinados com harmônicos naturais abafados, col legno battuto, diferentes tipos de glissando e sons simultâneos de notas harmônicas e não harmônicas contribuem para uma riqueza de sons e camadas que formam essas texturas. O presente artigo investiga a relação do compositor com o violoncelo e contextualiza o Responsório ao Vento dentro da produção de Silvio Ferraz para o instrumento, analisando as influências do compositor e abordando aspectos técnicos e interpretativos da peça a partir de experiências de palco.Dissertação O teatro musical enquanto prática pedagógica no meio eclesiástico: ressignificando o fazer artístico na Igreja Batista da Esperança, Natal-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-02-13) Freitas, Marcus Vinicius de; Santa Rosa, Amélia Martins Dias; ; http://lattes.cnpq.br/4109841302196613; ; http://lattes.cnpq.br/0945817278161357; Carvalho, Valéria Lázaro de; ; http://lattes.cnpq.br/3105836389884284; Dias, Leila Miralva Martins; ; http://lattes.cnpq.br/5386831894029738As igrejas no Brasil têm demonstrado ser um espaço importante na formação musical de muitos indivíduos. No entanto, percebemos em muitas delas uma postura musical exclusivista e meramente performática, com o argumento de que desejam prestar adoração ao Ser Divino e que, assim, devem oferecer sempre o melhor. Além disso, a cultura do talento e do dom tem se mostrado determinante na seleção de pessoas para as práticas musicais eclesiásticas. O teatro musical, também praticado neste contexto, tem sido realizado com os mesmo princípios. Entendendo que a prática musical deve estar acessível a todos, vimos, através dos estudos de Santa Rosa, 2006 e 2012, o teatro musical, por suas inúmeras possibilidades, como importante ferramenta para o ensino de música nesse contexto, de maneira integradora, motivadora, interdisciplinar e libertadora. Por essa razão este trabalho procurou, por meio de uma pesquisaação, investigar a aplicabilidade do teatro musical enquanto prática pedagógica no contexto da Igreja Batista da Esperança, Natal-RN, verificando o impacto desta experiência para os envolvidos. Para alcançar este objetivo, realizamos a construção de um musical com todos aqueles que desejassem participar, possuindo ou não experiências musicais prévias. A coleta de dados foi realizada através de diário de campo, entrevistas semiestruturadas com os participantes do elenco e registros de imagens de ensaios e apresentações. As principais temáticas evidenciadas pelos alunos foram, então, categorizadas e devidamente analisadas, o que nos mostrou o quanto o teatro musical pode ser usado como ferramenta pedagógico-musical de modo eficaz também no contexto eclesiástico. Desse modo, pôde ser trazida uma outra concepção do fazer artístico para as igrejas, contribuindo para a inserção de novos partícipes em suas práticas musicais, além de expandir um pouco mais os estudos sobre o teatro musical e a presença da música nestes espaços, provocando outros estudos futuros.Dissertação "Cantata para louvor e glória", de Cleide Dorta Benjamim: preparo para a execução(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-02-13) Vieira, Gerônimo Brito; Oliveira, André Luiz Muniz; ; http://lattes.cnpq.br/3225501994217880; ; http://lattes.cnpq.br/0043481393419504; Cesetti, Durval da Nóbrega; ; http://lattes.cnpq.br/6872751996178006; Almeida, Nelson Cavalcanti de; ; http://lattes.cnpq.br/6234873931745961O presente trabalho tem como objetivo relatar o processo de preparação para a execução da “Cantata Para Louvor e Glória”, composta em 1985, pela compositora Cleide Dorta Benjamim (1936 - ), visando antecipar para futuros regentes, cantores e instrumentistas, as possíveis dificuldades encontradas e enfrentadas. Inicialmente, através de uma breve apresentação da obra, são abordadas questões relacionadas ao texto escolhido, bem como a sua estrutura e importância no processo composicional. Mais à frente, são analisadas, identificadas e propostas resoluções para as dificuldades existentes do ponto de vista das execuções, vocais e instrumentais, e do gestual aplicado à regência, sendo abordado, detalhadamente, cada movimento que compõe a obra. O trabalho também apresenta um memorial que descreve todo o processo prático de preparação da Cantata: reedição da partitura; seleção e perfil dos cantores e instrumentistas; os ensaios; modificações e adequações na partitura; e uma breve entrevista com quatro cantores e dois instrumentistas que participaram do processo. A interação com a compositora, durante parte significativa do trabalho, traz uma marcante ampliação dos possíveis esclarecimentos e desenvolvimento das ideias, potencializando uma execução coerente da obra.Dissertação O gesto regencial para além do compasso: uma discussão acerca das ferramentas da regência e de seus usos para a performance na música do século XX(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-02-19) Souza, Nilton da Silva; Oliveira, André Luiz Muniz; ; http://lattes.cnpq.br/3225501994217880; ; http://lattes.cnpq.br/2529762008784781; Presgrave, Fábio Soren; ; http://lattes.cnpq.br/0527049289531555; Barros, Alfredo Jacinto;Este trabalho foi fruto da pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Música da UFRN sob a orientação do Dr. André Luiz Muniz de Oliveira que buscou uma reflexão acerca do gesto regencial e suas implicações no que tange aos elementos objetivos e subjetivos da performance atrelados a uma gama de ferramentas regenciais concebidas de acordo com a tradição da música histórica. Como ferramenta de análise gestual foi utilizado o método PatternCube de Harold Farbermann. Foram utilizados vídeos dos regentes Pierre Boulez e Valery Gergiev, ambos regendo A Sagração da Primavera de Igor Stravinsky. Na análise dos vídeos observamos o uso técnico do aparato gestual dos regentes em detrimento do gesto musical fundamentado em Hatten. A pesquisa nos revelou a importância do uso de ferramentas analíticas no auxílio a subsidiar um direcionamento a performance na regência.Dissertação A motivação de licenciandos em música sob a perspectiva da teoria da autodeterminação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-02-19) Araújo, Isac Rufino de; Carvalho, Valéria Lázaro de; ; http://lattes.cnpq.br/3105836389884284; ; http://lattes.cnpq.br/0564194534152984; Queiroz, Luis Ricardo Silva; ; http://lattes.cnpq.br/5224390361847356; Rufini, Sueli Edi; ; http://lattes.cnpq.br/6644979998092116Esta pesquisa teve como objetivo geral verificar a qualidade motivacional dos licenciandos em música em quatro universidades públicas do Nordeste, sob a perspectiva da Teoria da Autodeterminação (TAD). Proposta por Edward Deci e Richard Ryan (1985, 2000, 2008a, 2008b), a TAD abrange os aspectos qualitativos da motivação e afirma que todos os indivíduos têm uma propensão natural à autorregulação, por isso ela adota o conceito de internalização, representada por meio de um continuum de autodeterminação previsto na miniteoria da integração organísmica. A presente pesquisa é de natureza descritiva, exploratória e correlacional. Como técnica de coleta de dados, foi aplicado um questionário de autorrelato, a Escala de Motivação Acadêmica (EMA), traduzida e validada por Guimarães e Bzuneck (2008), a qual permite verificar os tipos de motivação conforme o continuum de autodeterminação. Nesta aplicação, o instrumento apresentou evidências de validade satisfatórias, com boa consistência interna e correlações de fracas a moderadas. Os dados obtidos da amostra de 380 licenciandos em música foram analisados através da estatística descritiva e inferencial, por meio de alguns procedimentos: frequências, médias, desvio padrão, análise fatorial, análise de consistência interna por meio do alpha de Cronbach, análise de correlação de Pearson e análise de variância. Os dados apontam as maiores médias na avaliação das formas de motivação mais autodeterminadas e as médias mais baixas na avaliação da desmotivação e das formas menos autônomas de motivação. Grande parte dos alunos revelou forte intenção de concluir o curso. Apresentaram menor motivação autônoma e maior desmotivação os alunos com intenção de atuar em outras áreas, que já passaram pelo estágio e que estão no curso porque não tiveram outra opção. Concluímos que o licenciando em música, representado nesta amostra, apresenta boa qualidade motivacional, no entanto, com o passar do tempo há uma tendência em diminuir a motivação autônoma mediante as pressões inerentes a um curso superior. Neste sentido, os cursos devem criar estratégias para manter o comportamento autodeterminado nos alunos e fortalecer a motivação autônoma fazendo-os perceber importância, valor e significado no curso.Dissertação Música em projetos socioassistenciais governamentais: práticas e concepções culturais no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-02-20) Araújo, Andersonn Henrique Simões de; Mendes, Jean Joubert Freitas; ; http://lattes.cnpq.br/9224599605968743; ; http://lattes.cnpq.br/2503613615366209; Queiroz, Luis Ricardo Silva; ; http://lattes.cnpq.br/5224390361847356; Nascimento, Antonio Dias do;Com o tema ensino de música em projetos sociais governamentais, este trabalho discute as concepções do ensino de música que permeiam as práticas educativo-musicais presentes no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, do Complexo Dom Bosco, em NatalRN. Objetiva-se refletir sobre as concepções do ensino de música e as relações entre as trocas de conhecimentos musicais e a cultura. Para isso, problematizam-se as concepções de ensino e aprendizado de música nos projetos sociais governamentais através de pesquisa de referenciais teóricos e da investigação em campo. Após essa etapa, estudam-se os aspectos culturais que participam do cotidiano das instituições que influenciam no aprender música no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e como tais aspectos se fazem presentes na constituição dos paradigmas que envolvem o ensino de música. Para isso, foi empregada a abordagem qualitativa e o estudo de caso como tipo de pesquisa. Como ferramenta de captação de dados utilizou-se o registro etnográfico, fotográfico, realização de entrevistas com a Facilitadora de música e com os usuários do serviço, gravações de áudio e vídeo de situações de aprendizagem musical. Para o aporte teórico, buscaram-se autores que estudam a complexidade, cultura e ensino de música em projetos socioassistenciais. Por fim, conclui-se que a aprendizagem musical, dentro do SCFV, é envolto em concepções culturais que se remetem ao espaço do Oratório Dom Bosco e ao mesmo tempo a política pública socioassistencial. Sendo por vezes conflitantes, as concepções como disciplina, protagonismo e combate à exclusão social se remetem ao holograma cultural dialógico das instituições envolvidas no processo educativo.Dissertação Templo Central da Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Natal/RN: um estudo sobre música e educação musical(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-02-25) Souza, Priscila Gomes de; Lima, Agostinho Jorge de; ; http://lattes.cnpq.br/3613881824330110; ; http://lattes.cnpq.br/9534944441131273; Souza, Zilmar Rodrigues de; ; http://lattes.cnpq.br/7399572379443219; Santos, Carla Pereira dos; ; http://lattes.cnpq.br/0002029685789732Este estudo tem como objetivo investigar a música e a educação musical existente no Templo Central da Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Natal/RN. A questão da pesquisa indaga sobre como são as práticas musicais, o ensino e a aprendizagem musical que acontece neste local. Utilizei a abordagem qualitativa realizando um estudo de caso. O referencial teórico amparou-se em Arroyo (1999, 2000a, 2000b, 2002), Kraemer (2000), Souza (1996), Souza (2000, 2008, 2009), Green (1997), Queiroz (2004a, 2004b, 2005, 2007, 2010, 2011, 2013), Geertz (1989), Nettl (1992) e Merrian (1964). Realizei entrevistas semiestruturadas e observação participante com a direção do departamento de música, coordenação pedagógica, alunos, professores, músicos e regentes da igreja. O estudo revelou que a relação entre música e ensino está além de apenas uma formação musical, existem muitas relações que se estabelecem, como fé, crença em Deus e devoção. Identificou-se que as concepções de músicos e regentes pensam o ensino de música na igreja para tocar nos cultos e louvar a Deus. Na formação musical dos alunos, foi trabalhado não apenas conteúdos musicais; compreendeu-se que a música é mediadora de significados que vão além de vivências e práticas musicais; que a adoração a Deus e o culto religioso caracterizam as práticas musicais e seus reflexos são diretos nas aulas de música. A pesquisa contribui para uma reflexão e entendimento da música e a educação musical que acontece na igreja evangélica e uma compreensão maior na relação entre a educação musical e o contexto cultural onde acontece.Dissertação A escrita de Roberto Victorio nas peças Aztlan e Chronos III para violoncelo solo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-02-26) Lucion, Thiago; Presgrave, Fábio Soren; ; http://lattes.cnpq.br/0527049289531555; ; http://lattes.cnpq.br/1268998382632676; Oliveira, André Luiz Muniz; ; http://lattes.cnpq.br/3225501994217880; Victorio, Roberto Pinto; ; http://lattes.cnpq.br/7996480830802741O violoncelo ocupa um lugar de destaque na produção de Roberto Victorio, isso se deve ao fato do compositor ser violoncelista e conhecer os aspectos idiomáticos e técnicos do instrumento. Este trabalho analisa as habilidades e conhecimento necessário para execução das obras Aztlan e Chronos III para violoncelo solo. A pesquisa foi construída em três etapas: em primeiro lugar foi realizado um estudo sobre a notação nas obras de Victorio e como o compositor aplica os conceitos de despercepção, timbre, tempo e espaço. Em um segundo momento foi realizado uma entrevista com o compositor e finalmente foram realizadas apresentações e gravações das obras utilizando os conceitos coletados nas duas primeiras etapas.Dissertação Sonata No.1 para violoncelo e piano de Alfred Schnittke: aspectos poliestilísticos e técnico-interpretativos(2015-02-26) Brandão, Cristian de Paula; Cesetti, Durval da Nóbrega; ; ; Presgrave, Fabio Soren; ; Victorio, Roberto Pinto;A Sonata No. 1 para Violoncelo e Piano (1978) de Alfred Schnittke figura dentre as principais obras do repertório camerístico para violoncelo do século XX. Dedicada à violoncelista russa Natalia Gutman, esta obra foi composta de acordo com as características do poliestilismo, um dos principais aspectos da música de Schnittke. Tendo vivido sob muitas restrições políticas da antiga União Soviética e, ao mesmo tempo, sob intensas e diversificadas influências culturais e artísticas, Schnittke adquiriu uma linguagem e estilo muito particular a partir de vários outros estilos, desde o barroco até o jazz, passando pelo folclore de diferentes culturas, romantismo, classicismo, música religiosa, dentre outros. Este artigo aponta os elementos poliestilísticos na Sonata No.1 para violoncelo e piano, assim como também aborda meu processo de aprendizagem da peça: as principais dificuldades técnicas encontradas, as técnicas estendidas, a consciência corporal utilizada e meu processo de memorização, com conceitos baseados a partir de minha experiência de performance, assim como da leitura artigos, dissertações e outras referências bibliográficas.Dissertação Técnicas estendidas para saxofone em obras compostas por meio de colaboração compositor-intérprete(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-02-27) Marques, Kleber Dessoles; Cesetti, Durval da Nóbrega; ; http://lattes.cnpq.br/6872751996178006; ; http://lattes.cnpq.br/8491887693791033; Presgrave, Fábio Soren; ; http://lattes.cnpq.br/0527049289531555; Victorio, Roberto Pinto; ; http://lattes.cnpq.br/7996480830802741Esta dissertação aborda o uso de técnicas estendidas para saxofone na obra Minus, para saxofone soprano em Bb solo, composta por meio de colaboração compositor-intérprete, entre Agamenon de Morais e o saxofonista Kleber Dessoles. O texto está organizado da seguinte maneira: a primeira parte traz um apanhado histórico do repertório de música de concerto para saxofone, desde o início do século XX, passando pelo uso de técnicas estendidas para o instrumento e pelos principais personagens e fatos históricos desse período de tempo, dados esses obtidos a partir de pesquisa bibliográfica e documental; a segunda parte trata da colaboração compositorintérprete, desde os casos documentados nos séculos XVIII e XIX até chegarmos aos dias de hoje, explorando de que maneiras as colaborações podem acontecer e as suas motivações, por meio de pesquisa bibliográfica; a terceira e última parte versa sobre a obra em si, seguida de um relato pormenorizado da colaboração entre o compositor e o intérprete, bem como explicações minuciosas das técnicas estendidas que constam na obra (multifônicos e flatterzunge), por meio de pesquisa bibliográfica, documental e relatos dos encontros entre compositor e intérprete. Ao final do processo de colaboração, pode-se dizer que o resultado final da obra foi derivado da soma dos conhecimentos do compositor e do intérprete, combinados, quase como se a composição tivesse uma dupla autoria. O documento resultante do relato do processo pode auxiliar compositores e intérpretes a comporem para saxofone, bem como a nortear futuras experiências de colaboração.Dissertação Ensino e aprendizagem de violão na UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-03-27) Freire, Jacó Silva; Queiroz, Luis Ricardo Silva; ; http://lattes.cnpq.br/5224390361847356; ; http://lattes.cnpq.br/0248803126099594; Wolff, Daniel; ; http://lattes.cnpq.br/9535898228326422; Mendes, Jean Joubert Freitas; ; http://lattes.cnpq.br/9224599605968743O ensino do instrumento no Brasil tem sido mais amplamente estudado pela educação musical nos últimos anos, constituindo um campo significativo de investigação científica. Este trabalho se atém a análise de uma realidade do ensino de instrumento, considerando de maneira mais específica o ensino de violão. De maneira pontual, aborda a realidade do ensino de violão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), considerando cursos específicos do instrumento nesta instituição. Assim, o presente trabalho foi pautado pelo objetivo de compreender as concepções, conteúdos e perspectivas didáticas e metodológicas que constituem o ensino e aprendizagem de violão na UFRN. Para alcançar este objetivo principal, buscou-se verificar, em linhas gerais: 1) as perspectivas teóricas, metodológicas e de conteúdos que embasam formação em violão nos cursos de música da UFRN; 2) as funções e objetivos das disciplinas de violão nos Cursos; 3) o perfil dos professores das disciplinas de violão; 4) as demandas dos sujeitos diretamente envolvidos nessas propostas de ensino musical; e, 5) as concepções acerca das práticas de formação e das metodologias de ensino que caracterizam a ação docente. Em consonância com os objetivos, o norteamento metodológico se pautou pelo paradigma qualitativo. Assim, os procedimentos de coleta de dados envolvidos foram: pesquisa bibliográfica e documental e realização de entrevistas com três professores que ministraram disciplinas de violão durante o semestre de 2014.1 nos cursos mencionados. Posteriormente, esses dados foram sistematicamente organizados e analisados em sintonia com as características da pesquisa aqui apresentada. Portanto, os resultados desta pesquisa evidenciaram as concepções, conteúdos e perspectivas didáticas e metodológicas no contexto de ensino e aprendizagem de violão no campo empírico estudado. Neste contexto, pudemos perceber uma relação existente entre as demandas de ensino e aprendizagem de instrumento no campo estudado e as evidenciadas na literatura pesquisada. Deste modo, foram percebidos, analisados e demonstrados quais as perspectivas para o ensino de instrumento na contemporaneidade, com especial atenção para o ensino de violão. Assim, este estudo traz relevante contribuição para a educação musical, sobretudo, através de suas reflexões sobre a pedagogia do violão.Dissertação Aprendizagem musical na Orquestra Sinfônica da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-05-22) Morais, Ana Cláudia Silva; Santa Rosa, Amélia Martins Dias; ; http://lattes.cnpq.br/4109841302196613; ; http://lattes.cnpq.br/8481179691396673; Queiroz, Luis Ricardo Silva; ; http://lattes.cnpq.br/5224390361847356; Santos, Carla Pereira dos; ; http://lattes.cnpq.br/0002029685789732A música e a educação musical estão presentes no cotidiano das pessoas de diversas forma s e em múltiplos contextos. Nest e estudo, destaca - se a formação musical no contexto orquestral objetivando compreender como acontece a aprendizagem musical na Orquestra Sinfônica da Universi dade Federal do Rio Grande do Norte – OSUFRN. Para atingir esse objetivo, buscou - se identificar quais atividades são inerentes à OSUFRN, assim como sua estrutura e funcionamento; observar o desenvolvimento das atividades do grupo, verificando as interações presentes entre os participantes da orquestra e compreender as diferentes maneiras de se aprender música no contexto orquestral. O trabalho baseia - se em discussões de autores acerca d a prática musical coletiva , d a formação instrumental na educação musical , a aprendizagem em si e as relações entre jovens e música no contexto da aprendizagem na prática musical coletiva. Os procedimentos metodológicos adotados nes ta investigação correspondem à abordagem qualitativa e ao estudo de caso com participantes da orquestra sinfônica da referida instituição. A coleta de dados foi estabelecida por meio de observações in loco das atividades desempenhadas pelo grupo, de acordo com sua agenda de ensaios e apresentações , e de entrevistas semiestruturadas realizadas com o maestro e com participantes que possuíam mais tempo de experiência na orquestra . Além disso, o uso de fotografias e filmagens auxiliou em todo o processo de coleta e construção dos dados, permitindo análises posteriores. A análise e interpretação desses dados fo ram efetivadas pela técnica de A nálise de C onteúdo apresentando categorias que revelam a aprendizagem musical através de instâncias de aprendizagem percebidas nos ensaios, concertos, na convivência com o maestro e entre músicos , com professores colaboradores do projeto e músicos convidados, individualmente, nas viagens e intercâmbios com outros grupos orquestrais . Desse modo, as atividades desenvolvidas pelo grupo possibili ta m uma formação musical integral que orienta seus componentes a adquirir autonomia de sua aprendizagem , preparando - os para o futuro profissional.Dissertação PIBID MÚSICA - UFRN: a formação de professores em articulação com os saberes docentes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-05-25) Nascimento, Catarina Aracelle Porto do; Mendes, Jean Joubert Freitas; ; http://lattes.cnpq.br/9224599605968743; ; http://lattes.cnpq.br/4645683829180112; Carvalho, Valéria Lázaro de; ; http://lattes.cnpq.br/3105836389884284; Bellochio, Cláudia Ribeiro; ; http://lattes.cnpq.br/8653053694824805A Educação Musical no Brasil tem ganhado seu espaço no cenário educacional brasileiro, fazendo com que se repense a formação inicial do educador musical na contemporaneidade. Partindo deste entendimento, este trabalho tem como objetivo geral analisar a articulação de saberes docentes que o subprojeto de música do PIBID/UFRN proporciona no processo formativo docente dos bolsistas participantes. Para tal feito, determinamos trilhar os seguintes caminhos: investigar quais são os principais saberes que constituem a formação do educador musical; identificar a(s) natureza(s) (epistemológicos, filosóficos, sociais, afetivos, pedagógicos etc.) desses saberes na formação docente em música; verificar como os saberes docentes são adquiridos na formação inicial em música e pesquisar as articulações entre os saberes docentes e a contribuição do PIBID Música/UFRN nesse processo. A metodologia aplicada é de abordagem prioritamente qualitativa através do método do estudo de caso, no qual foram desenvolvidas duas etapas. A primeira fase caracterizou-se pela identificação do perfil dos bolsistas investigados e pelos saberes docentes constituintes do processo formativo do educador musical e suas naturezas, bem como a(s) maneira(s) pela qual (is) esses saberes são adquiridos na formação inicial do licenciando em música. A segunda fase foi analisar como ocorre a articulação desses saberes docentes a partir da perspectiva do PIBID. O referencial teórico que embasa essa pesquisa é TARDIF (2013), complementados por autores da Educação Musical (Bellochio, 2003a, 2003b; Queiroz, 2014; Del Ben, 2003) e da Educação (Nóvoa, 1995a, 1995b, 2009; Gauthier et al., 1998; Pimenta, 1999), entre outros. A coleta de dados na primeira fase se deu por entrevistas semiestruturadas, onde através da análise de conteúdo (BARDIN, 2011) e do referencial teórico adotado pode-se identificar os saberes docentes que norteiam a formação inicial do educador musical na contemporaneidade e a relação que o PIBID Música/UFRN constrói com esses saberes. Como resultados alcançados com esta pesquisa, apresento o PIBID como um instrumento potencializador na formação de professores a partir de seu crescimento e fortalecimento em todo o Brasil. No prisma do subprojeto de música do PIBID/UFRN, é possível afirmar o PIBID como um articulador na construção e reconstrução dos saberes docentes na formação inicial docente em música. Portanto, espera-se que com este trabalho a formação docente em Música possa oportunizar a articulação dos saberes docentes no contexto real da sala de aula, consolidando, assim, o espaço da música e do educador musical na escola regular, bem como contribua de forma significativa para o fortalecimento do PIBID Música da UFRN.Dissertação Concepções dos educadores musicais sobre o ensino de música na formação básica da rede pública municipal da cidade do Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-05-27) Abreu, Washington Nogueira de; Mendes, Jean Joubert Freitas; ; http://lattes.cnpq.br/9224599605968743; ; http://lattes.cnpq.br/2486252672541088; Santa Rosa, Amélia Martins Dias; ; http://lattes.cnpq.br/4109841302196613; Silva, Luceni Caetano da; ; http://lattes.cnpq.br/4323593517571874A Educação Musical está presente na Educação Básica em seus diversos níveis de aprendizagem. Neste trabalho, destaca-se o ensino de música no ensino fundamental, ministrado por professores especialistas em música. Este trabalho tem como objetivo geral identificar e analisar concepções dos educadores musicais sobre o ensino de música no Ensino Fundamental em escolas públicas municipais da Cidade do Natal/RN. Os objetivos específicos são: identificar como se constitui o ensino de música nas escolas públicas municipais da cidade do Natal; identificar o perfil dos professores de música que atuam no ensino fundamental da cidade do Natal; relacionar as experiências da formação do educador musical com o ensino de música. A fundamentação teórica está embasada em autores que tratam da função da música na escola, saberes docentes, concepções do educador musical na educação básica. A metodologia utilizada foi à abordagem qualitativa que esclareceu a problemática da pesquisa: quais são as concepções dos educadores musicais sobre o ensino de música no ensino fundamental em escolas públicas municipais da Cidade do Natal? Essa pesquisa foi feita com educadores musicais, formados em licenciatura em música ou educação artística com habilitação em música, da rede municipal de ensino da cidade do Natal/RN. O levantamento dos dados foi construído através de questionário e entrevista semiestruturada. Os resultados foram sinalizados a partir da análise do discurso dos educadores, dialogando com autores que cujos estudos versam sobre as concepções do educador musical na Educação Básica. Eles apontam para uma diversidade de concepções relacionadas ao ensino e aprendizagem de música no ensino fundamental, em todas as suas dimensões: planejamento, conteúdos, prática, avaliação e formação humana. O ensino de música na cidade do Natal está se solidificando por ter educadores musicais que se preocupam com sua formação, reflexão e ação na aprendizagem do educando, sendo contextualizado com a realidade de cada escola.Dissertação Ensino de música e alteridade: discutindo a relação entre professores e alunos em uma escola especializada(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-05-28) Nascimento Júnior, Ernandes Candeia do; Carvalho, Valéria Lázaro de; http://lattes.cnpq.br/3105836389884284; http://lattes.cnpq.br/0251507319393929; Mendes, Jean Joubert Freitas; http://lattes.cnpq.br/9224599605968743; Almeida, Cristiane Maria Galdino de; http://lattes.cnpq.br/7567236180576595Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar como se estabelecem as relações entre professores e alunos em uma escola especializada de música investigando como ocorre a relação dialógica caracterizada pela presença da alteridade durante um processo de ensino aprendizagem. Como campo investigativo, escolhemos o Conservatório Pernambucano de Música, situado na cidade de Recife/PE. A abordagem metodológica empregada foi de natureza qualitativa, tendo o estudo de caso escolhido como tipo de pesquisa. Como ferramenta de captação de dados utilizou-se a aplicação de um questionário, e posteriormente fez-se também o uso de entrevistas. Trazemos como referencial teórico, o pensamento da Filosofia do Diálogo apresentada pelo filósofo Martin Buber, onde o diálogo é tido como essencial para a manutenção de uma relação baseada no senso ético da alteridade. Outra base na qual se apoia nosso referencial teórico é a perspectiva da alteridade de acordo com o pensamento de Emanuel Lévinnas, onde o lugar do outro na relação é reconhecido e valorizado garantindo assim a edificação de uma relação dialógica. Refletimos também sobre a importância histórica do espaço dos conservatórios para a formação musical do indivíduo, abordando as indicações apresentadas por Pereira (2013) sobre Habitus Conservatorial, que é em sua crítica um modelo de ensino repetitivo que reproduz nas salas de aula de hoje as práticas concebidas pelos professores de música no passado. Desta maneira buscamos encontrar em meio a este Habitus Conservatorial o lugar para a emergência da alteridade e do diálogo entre os sujeitos investigados. Os dados obtidos desta investigação indicam que o diálogo entre professores e alunos se faz uma excelente alternativa para trilhar caminhos que rumem a uma melhor experiência educacional sobre o ensino de música no contexto de um conservatório de música. E apontam que a ética da alteridade é um valor essencial para a formação do indivíduo.Dissertação Técnicas estendidas na obra Traçado Íntimo e Hesitante para violoncelo solo de Bruno Ângelo e sua utilização na iniciação ao violoncelo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06-12) Queiroz, Dora Utermohl de; Presgrave, Fábio Soren; ; http://lattes.cnpq.br/0527049289531555; ; http://lattes.cnpq.br/4572856134925524; Lira, Ezequias Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/7363371226281326; Aquino, Felipe José Avellar de; ; http://lattes.cnpq.br/6836200714885118Este trabalho aborda os desafios técnicos e interpretativos da obra Traçado Íntimo e Hesitante de Bruno Angelo, além da importância de envolver a música contemporânea e as técnicas estendidas na iniciação ao violoncelo, utilizando alguns materiais derivados da peça. O objetivo desta pesquisa é proporcionar aos violoncelistas sugestões para a solução dos problemas apresentados na peça e em obras que utilizem técnicas semelhantes, assim como incentivar a utilização de materiais sonoros da música contemporânea com alunos iniciantes.Dissertação Técnicas estendidas e aspectos culturais presentes na Puneña n. 2, Op. 45 para violoncelo solo de Alberto Ginastera(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06-12) Fernandez, Maria Verônica; Presgrave, Fábio Soren; ; http://lattes.cnpq.br/0527049289531555; ; http://lattes.cnpq.br/9641875820781897; Lima, Agostinho Jorge de; ; http://lattes.cnpq.br/3613881824330110; Aquino, Felipe José Avellar de; ; http://lattes.cnpq.br/6836200714885118Esta pesquisa examina os elementos estilísticos provenientes da música folclórica da Região da Puna, encontrados na Puneña N°. 2, Op. 45 para Violoncelo Solo de Alberto Ginastera, com o objetivo de embasar violoncelistas interessados no seu estudo e na sua performance. Como procedimento metodológico, foram estudados autores como Aretz (2003, 2008), Aguilar (2007) e Falú (2011), com o intuito de melhor compreender a música folclórica da Região da Puna e das culturas pré-hispânicas, e Suárez Urtubey (1967, 1972, 2003), que discorre sobre a vida e obra do compositor. A partir do levantamento bibliográfico, foram expostos ideias e conceitos que auxiliam o intérprete a decodificar aspectos relevantes da obra.