IMD - Artigos publicados em periódicos
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Artigo Uma análise de aplicativos móveis para apoiar o tratamento de feridas(2024) Silva, Bruno Santana da; Oliveira, Denys Rafael Nobre de; http://orcid.org/0000-0002-7689-8000Introdução: O tratamento de feridas na pele é um processo onde profissionais de enfermagem analisam várias informações. Aplicativos são sistemas de informação promissores para auxiliar este processo por lidarem facilmente com imagens e serem móveis. Método: Este trabalho apresenta uma análise de aplicativos Android na Play Store que abordam o tratamento de feridas. Resultado: Entre janeiro e fevereiro de 2020 foram encontrados 41 aplicativos móveis em Português e Inglês com instalação gratuita. Os aplicativos identificados oferecem algum apoio computacional a todas atividades básicas do processo de tratamento de feridas, apesar de nenhum deles apoiar todo o processo. Foram identificados 8 tipos de apoio computacional nos aplicativos analisados, envolvendo 26 funcionalidades. Conclusão: Essa compreensão do estado da arte é importante para auxiliar o desenvolvimento de novos aplicativos em uma área onde análise holística é fundamental.Artigo Análise de domínio: um método para geração automática do modelo de features(2016) Silva, Marianne B. Diniz da; Nunes, Isabel D.A Linha de Produto de Software - LPS são famílias de produto de software que compartilham características mas que permite que uma variedade de dispositivos eletrônicos os utilizem, mesmo não possuindo compatibilidade entre si. Porém, nesses projetos, um dos maiores problemas diagnosticados é a falha nos processos de requisitos. Em LPS, a Engenharia de Domínio é a responsável pelos requisitos, e tem como objetivo realizar as atividades de coletar, organizar e armazenar experiências passadas no desenvolvimento de sistemas ou partes do sistema de um domínio específico. Assim, se houver falha em uma dessas atividades vai ocasionar um efeito cascata nos demais, comprometendo a construção do produto final. Neste contexto, este artigo descreve um método para geração do modelo de features de forma automática em Linhas de Produto de Software que minimize os problemas encontrados na propagação de erros a partir da Engenharia de DomínioApresentado em Evento Análise de planos de aula com uso de objetos de aprendizagem para matemática(2018-06) Silva, Ana Cláudia Nunes; Souza Filho, Mauro Cavalcante de; Maia, Dennys LeiteEste artigo tem como objetivo analisar planos aula para o ensino de Matemática, produzidos por professores em exercício e alunos das licenciaturas em Matemática e em Pedagogia, no decorrer de formações realizadas, ao longo do ano de 2017, sobre o uso da plataforma Objetos de Aprendizagem para Matemática (OBAMA). Os participantes eram vinculados a cinco municípios do Rio Grande do Norte, totalizando 204 contemplados. Os resultados apontam, no tocante aos planos válidos, a prevalência da perspectiva construcionista de uso do OA 58,1% do total, assim como chama a atenção o fato de 29,5% do total de planos apresentar os objetivos centrados no professor e não para o aluno, o que será analisado mais cuidadosamente em trabalhos futuros.Artigo Análise de Simuladores e Tecnologias Assistivas que Apoiam o Designer Ver Como Daltônicos(Revista ErgoDesign & HCI, 2017) Silva, Bruno Santana da; Andrade, Gilmar Vitor da Silva; Pinto, Joseh Augusto Dantas SalgadoOs vários tipos de daltonismo limitam a percepção de cores e afetam como as pessoas interagem com o mundo, em particular quando as cores têm significados associados. Mesmo com empatia, designers não daltônicos enfrentam dificuldades para conceber interfaces acessíveis para usuários daltônicos, porque percebem as cores de uma forma distinta deles. Este trabalho analisa como simuladores e ferramentas assistivas para daltonismo podem apoiar o design de interfaces. Realizamos uma pesquisa por softwares gratuitos no Google, na loja de aplicativos do Android e na loja de extensões do navegador Chrome. Identificamos 4 tipos de simuladores de daltonismo (filtros de imagem, de tela, de sites e de câmera de dispositivo móvel) e 3 tipos de tecnologias assistivas (sites web, aplicativo móvel e editor de CSS). Sigilo, acesso à internet, tempo de uso e outros fatores foram considerados para analisar o emprego destes simuladores e tecnologias assistivas como suporte à análise estática e dinâmica de interfaces, durante avaliações formativas ou somativas.Artigo Análise descritiva do tema deficiência nos currículos de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2019) Silva, Bruno Santana da; Andrade, Adja Ferreira deA educação pode contribuir com a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade em pelo menos duas frentes. De um lado, é preciso garantir acesso, permanência e conclusão dessas pessoas nos sistemas de ensino. De outro, é preciso ensinar pessoas sem deficiência a conviver e lidar adequadamente com pessoas com deficiência. O desafio de formação de pessoas sem deficiência é particularmente relevante nos cursos superiores. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é analisar as disciplinas de cursos de graduação presenciais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN que abordam o tema deficiência. Em termos metodológicos, foi realizado um estudo descritivo documental dos currículos de graduação da universidade para identificar quais disciplinas abordaram o tema deficiência entre 2008 e 2017. A análise dos tipos de deficiência e dos temas abordados em cada disciplina permitiu (1) traçar um panorama geral da formação oferecida pela UFRN sobre o tema deficiência; e (2) apresentar categorias de análise e formas de visualização de dados que servem de instrumentos para analisar a formação oferecida por instituições de Ensino Superior. Como resultados, este estudo preliminar identificou oportunidades de melhoria nos currículos de graduação da UFRN, principalmente por meio do aumento da quantidade e da diversidade de tipos de deficiência e temas abordados nos cursos. Conclui-se que análises e visualizações de informações poderiam ser realizadas com apoio de sistemas computacionais de gestão acadêmica, como o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - SIGAA. Estudos semelhantes podem ser um importante instrumento de avaliação durante a gestão de Ensino Superior para a formação de uma sociedade inclusiva.Artigo Análise do uso de QRCodes na exposição de icnologia do Museu Câmara Cascudo(Revista Museologia e Patrimônio, 2020-03) Silva, Bruno Santana daMuseus têm empregado tecnologias de informação e comunicação para promover sua comunicação com seus públicos. Um dos recursos bastante utilizados tem sido oferecer conteúdo digital extra acessado via QRCodes. Apesar de várias iniciativas internacionais e nacionais, poucos estudos relatam avaliações do uso destes recursos em museus. Este trabalho relata a experiência de uso de QRCodes na exposição “Icnologia: a vida passou por aqui” no Museu Câmara Cascudo, na cidade de Natal, RN. Primeiro são descritos a organização da sala de exposição, os objetos expostos que receberam conteúdo digital extra, o desenvolvimento desses conteúdos e suas formas de acesso dentro do museu. Em seguida, apresenta-se uma avaliação quantitativa descritiva do uso dos QRCodes nesta exposição durante três meses a partir da sua inauguração. Comparou-se a quantidade total de visitantes com a quantidade daqueles que consultaram os QRCodes. Analisou-se também a média de QRCodes consultados por pessoa e o tempo médio de duração desta consulta. Apenas 2,23% dos visitantes consultaram QRCodes na exposição, consultando menos de dois QRCodes (13,3% dos disponíveis) durante 3 minutos e 35 segundos em média. Por fim, discute-se possíveis causas desses resultados e encaminhamentos futuros.Artigo Aplicativo para sondagem de públicos em museus(2021) Amaral, Marina Pereira Farias do; Silva, Bruno Santana da; Bessa, Olavo Fontes MagalhãesMuseus precisam conhecer seus públicos para terem condições de estabelecer uma comunicação eficiente e eficaz com eles, por isso a sondagem de público é uma atividade importante para orientar a oferta de serviços nessas instituições. Apesar de as tecnologias de informação e comunicação estarem sendo utilizadas em museus, elas ainda têm contribuído pouco com a pesquisa de públicos. Este trabalho apresenta o projeto de um aplicativo para coletar dados dos públicos que visitam o Museu Câmara Cascudo, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Empregou-se a metodologia do design de interação para manter o foco no usuário e na sua experiência de uso durante a concepção da solução digital. Os métodos de pesquisa desk e entrevista foram utilizados para aprender sobre o histórico, o contexto e as necessidades do museu considerados na definição dos requisitos do projeto. Em seguida, concentrou-se na concepção da interação para definir as perguntas do questionário, o que e em qual ordem o usuário e o sistema poderão interagir durante o uso. A solução de interação foi registrada em um protótipo de baixa fidelidade para passar por uma avaliação formativa, empregando os métodos de avaliação em protótipos de papel e grupo focal. A solução de interação foi revisada para orientar a concepção da interface, que definiu como a interação será representada (configurada) na fronteira entre usuário e sistema. A concepção da interface considerou eficiência, facilidade de aprendizado, controle e liberdade do usuário, legibilidade, leiturabilidade e consistência visual. Um protótipo de alta fidelidade foi construído para viabilizar uma avaliação somativa com o teste de usabilidade. A solução digital resultante tem potencial de ser útil para o museu, com baixo custo, grande flexibilidade, grande facilidade de atualização e de análise dos dados; o que possibilita uma melhor gestão do museu a curto, médio e longo prazo.Artigo Aprofundamento de uma estratégia de classificação para podcasts na educação(2015) Freire, Eugênio Paccelli AguiarAs estratégias de classificações referentes ao podcast, tecnologia de oralidade distribuída sob demanda, encontram-se ainda em estágio inicial de desenvolvimento no âmbito da educação, o que ocasiona uma significativa limitação ao desenvolvimento do pensamento educativo acerca da tecnologia supracitada. Por essa razão, o presente estudo visa aprofundar um sistema classificativo previamente elaborado (FREIRE, 2014). Para tanto, serão analisadas as implicações que a constituição produtiva dos podcasts possui nas aplicações educacionais destes, de modo a classificar as especificidades dos usos educativos daquela tecnologia. Para o alcance desse intento, será feito uso de um aparato metodológico composto por uma pesquisa bibliográfica, abordando estudos sobre o uso educativo da tecnologia aqui tratada, bem como por uma observação participante, direcionada ao cenário nacional de podcasts e dedicada a levantar as possibilidades de uso de tal tecnologia. Como resultado, chegou-se a um sistema de classificações focado nas implicações educacionais práticas advindas da diversidade dos modos de utilização do podcastArtigo Aprofundamento de uma estratégia de classificação para podcasts na educação(2015) Freire, Eugênio Paccelli AguiarAs estratégias de classificações referentes ao podcast, tecnologia de oralidade distribuída sob demanda, encontram-se ainda em estágio inicial de desenvolvimento no âmbito da educação, o que ocasiona uma significativa limitação ao desenvolvimento do pensamento educativo acerca da tecnologia supracitada. Por essa razão, o presente estudo visa aprofundar um sistema classificativo previamente elaborado (FREIRE, 2014). Para tanto, serão analisadas as implicações que a constituição produtiva dos podcasts possui nas aplicações educacionais destes, de modo a classificar as especificidades dos usos educativos daquela tecnologia. Para o alcance desse intento, será feito uso de um aparato metodológico composto por uma pesquisa bibliográfica, abordando estudos sobre o uso educativo da tecnologia aqui tratada, bem como por uma observação participante, direcionada ao cenário nacional de podcasts e dedicada a levantar as possibilidades de uso de tal tecnologia. Como resultado, chegou-se a um sistema de classificações focado nas implicações educacionais práticas advindas da diversidade dos modos de utilização do podcastArtigo Availability issues in wireless visual sensor networks(2014-02-12) Costa, Daniel; Silva, Ivanovitch; Guedes, Luiz Affonso; Vasques, Francisco; Portugal, PauloWireless visual sensor networks have been considered for a large set of monitoring applications related with surveillance, tracking and multipurpose visual monitoring. When sensors are deployed over a monitored field, permanent faults may happen during the network lifetime, reducing the monitoring quality or rendering parts or the entire network unavailable. In a different way from scalar sensor networks, camera-enabled sensors collect information following a directional sensing model, which changes the notions of vicinity and redundancy. Moreover, visual source nodes may have different relevancies for the applications, according to the monitoring requirements and cameras’ poses. In this paper we discuss the most relevant availability issues related to wireless visual sensor networks, addressing availability evaluation and enhancement. Such discussions are valuable when designing, deploying and managing wireless visual sensor networks, bringing significant contributions to these networks.Artigo Avaliação automática de acessibilidade de material didático de cursos técnicos de informática(2022) Silva, Bruno Santana da; Sousa, Paulo Henrique Santos de; https://orcid.org/0000-0002-7689-8000Os materiais didáticos digitais precisam ser acessíveis para permitir que alunos com deficiência tenham condições de participar de modo pleno e efetivo do ensino a distância. Este trabalho relata o estudo de um caso de avaliação automática de acessibilidade e correção dos problemas encontrados nos materiais didáticos de cursos de Informática, ofertados pelo Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Quatro profissionais de Informática, sem conhecimento e experiência de programação web acessível, utilizaram o avaliador automático HTML Code Sniffer para avaliar os materiais didáticos digitais de 6 disciplinas. Em 899 páginas de conteúdo, foram encontrados 774 erros de acessibilidade, com média de 0,83 problema por página. Quase todos problemas de acessibilidade encontrados foram corrigidos, exceto aqueles que dependiam de alteração de conteúdo pelos professores. Entre junho e dezembro de 2021, esta iniciativa consumiu aproximadamente 386 horas ou 2,5 meses de trabalho de uma pessoa. Ficou evidente que a produção de materiais didáticos digitais precisa de cuidados específicos para acessibilidade e que um avaliador automático pode auxiliar profissionais de Informática a começarem a abordar a acessibilidade na programação web.Artigo Avaliação Automática de Acessibilidade do Portal da UFRN(Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, 2020-07) Ribeiro, Jefferson Ferreira; Silva, Bruno Santana daA inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior tem destacado a necessidade da acessibilidade nos sistemas computacionais interativos utilizados nesse ambiente. A nova versão do Portal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte acompanhou este movimento, considerando seu uso com leitores de tela e VLibras. Entretanto, sua acessibilidade ainda não havia sido avaliada. Este trabalho tem por objetivo identificar problemas de acessibilidade nesse Portal para subsidiar melhorias futuras na experiência de uso de pessoas com deficiência. Em junho de 2019, foi realizada uma avaliação por inspeção com os avaliadores automáticos de acessibilidade AInspector, HTML Code Sniffer e Siteimprove Accessibility Checker. Foi analisando a quantidade total, classificação como erros e avisos, princípios e critérios violados e o local de ocorrência dos problemas encontrados. Foi possível identificar oportunidades de melhoria do Portal nos aspectos de percepção, operação, compreensão e robustez de acessibilidade nas quatro páginas analisadas: home, acadêmico, todas as notícias e de uma notícia detalhada.Artigo Avaliação da arquitetura de informação para configuração dos recursos de acessibilidade no android para dislexia(Projética, 2023) Cunha, Wellin Karen de Amorim Macêdo; Silva, Bruno Santana da; https://orcid.org/0000-0002-7689-8000Smartphones com Android têm recursos de acessibilidade que precisam ser configurados para cada usuário. Este trabalho identificou e avaliou a arquitetura da informação para configuração dos 8 recursos de acessibilidade para dislexia do Android 11 em um smartphone Samsung S20. Foram identificadas 125 oportunidades de melhoria em 77 itens da arquitetura. Portanto, não basta apenas ter recursos de acessibilidade no Android, sua interface de configuração também deve apresentar uma arquitetura da informação compreensível e de fácil navegação.Artigo Avaliação da usabilidade do Audacity na edição de áudio por não especialistas(Revista Design & Tecnologia, 2024) Oliveira, Jakeline Bandeira de; Silva, Bruno Santana da; Figueira Filho, Fernando Marques; https://orcid.org/0000-0002-7689-8000A necessidade humana de comunicação associada a maior disponibilidade de dispositivos digitais e de acesso à internet no cotidiano das pessoas está favorecendo um aumento importante do consumo e da produção de conteúdos audiovisuais na/para as mídias sociais digitais, como o YouTube e Instagram, por exemplo. Nesta nova realidade, há espaço para participação de produtores não especialistas, ou seja, pessoas sem formação e experiências específicas também estão produzindo conteúdo audiovisual. Como o processo de produção audiovisual por não especialistas ainda é pouco conhecido, faz-se necessário investiga-lo. Trabalhos anteriores identificaram que produtores não especialistas participam de atividades ao longo de todo o processo de produção audiovisual para mídias sociais digitais, porém evitam editar o conteúdo gravado. Esses produtores também relataram dificuldades em atividades de edição de áudio e vídeo. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar se e quais fatores de usabilidade da interface do software Audacity podem estar atrapalhando o processo de produção audiovisual por produtores não especialistas. Empregou-se questionário pré-teste, teste de usabilidade, entrevista pós-teste e o System Usability Scale. Os 10 participantes realizaram 4 tarefas: ajuste de volume, corte de áudio, remoção de ruído e distorção da voz. Os resultados evidenciaram oportunidades de melhoria na usabilidade da interface do Audacity, em particular na facilidade de aprendizado e eficiência de uso por não especialistas. As dificuldades de uso do Audacity observadas neste trabalho podem justificar em parte os resultados reportados em estudos anteriores, tanto o comportamento de evitar editar o conteúdo gravado, quanto as dificuldades na edição de áudio relatadas por produtores de conteúdo não especialistas.Artigo Avaliação de usabilidade do biotax no ensino remoto de entomologia médica(Universidade Nacional de La Plata, 2022) Silva, Bruno Santana da; Barbosa, Taciano de Moura; Nascimento, Fellipe Albano Melo do; Gama, Renata Antonaci; https://orcid.org/0000-0002-7689-8000Como a compreensão da biodiversidade é fundamental no estudo da Biologia, o pensamento biológico requer conhecer e praticar a identificação taxonômica. Chaves de identificação são instrumentos típicos utilizados para orientar a identificação de exemplares de seres vivos. Elas podem ser em papel ou serem softwares. Apesar de existirem investigações sobre o uso de software de chaves de identificação como recurso pedagógico, pouco se investigou sobre sua qualidade de uso. Este trabalho relata uma avaliação de usabilidade do software BioTax em duas turmas remotas de graduação de Entomologia Médica na UFRN em 2020. Os estudantes realizaram 2 exercícios de identificação taxonômica e 1 exercício de criação de chave de identificação com o BioTax. Depois, 15 estudantes responderam um questionário online sobre suas opiniões a respeito da experiência de uso do BioTax e perguntas da System Usability Scale (SUS). A média dos resultados gerais no SUS foi de 81,3, que indica uma excelente usabilidade do BioTax. Seus principais diferenciais relatados pelos participantes foram a facilidade de uso, a praticidade e o layout simples e limpo. Também foram relatados problemas na facilidade de aprendizado e na eficiência, erros funcionais e feitas sugestões de novas funcionalidadesArtigo Blockchain in health information systems: a systematic review(International Journal of Environmental Research and Public Health, 2024-11-14) Fonsêca, Aleika Lwiza Alves; Barbalho, Ingridy Marina Pierre; Fernandes, Felipe Ricardo dos Santos; Arrais Júnior, Ernano; Nagem, Danilo Alves Pinto; Cardoso, Pablo Holanda; Veras, Nícolas Vinícius Rodrigues; Farias, Fernando Lucas de Oliveira; Lindquist, Ana Raquel; Santos, João Paulo Queiroz dos; Morais, Antonio Higor Freire de; Henriques, Jorge; Lucena, Marcia Jacyntha Nunes Rodrigues; Valentim, Ricardo Alexsandro de MedeirosAbstract: (1) Background: With the increasing digitalization of healthcare systems, data security and privacy have become crucial issues. In parallel, blockchain technology has gradually proven to be an innovative solution to address this challenge, as its ability to provide an immutable and secure record of transactions offers significant promise for healthcare information management. This systematic review aims to explore the applications of blockchain in health information systems, highlighting its advantages and challenges. (2) Methods: The publications chosen to compose this review were collected from six databases, resulting in the initial identification of 4864 studies. Of these, 73 were selected for in-depth analysis. (3) Results: The main results show that blockchain has been used mainly in electronic health records (63%). Furthermore, it was used in the Internet of Medical Things (8.2%) and for data sharing during the COVID-19 pandemic (6.8%). As advantages, greater security, privacy, and data integrity were identified, while the challenges point to the need for standardization and regulatory issues. (4) Conclusions: Despite the difficulties encountered, blockchain has significant potential to improve healthcare data management. However, more research and continued collaboration between those involved are needed to maximize its benefitsArtigo Caminho Metodológico de uma pesquisa educativa sobre podcast(2014) Freire, Eugênio Paccelli Aguiar: A incipiência dos estudos em língua portuguesa que tratam educativamente do podcast, tecnologia de oralidade distribuída sob demanda, acaba por ocasionar uma carência de referenciais metodológicos para a elaboração de pesquisas amplas na área. De modo a abordar o problema posto, este estudo apresenta analiticamente a metodologia da tese “Podcast na educação brasileira: natureza, potencialidades e implicações de uma tecnologia da comunicação” (FREIRE, 2013), a qual se apropria das concepções metodológicas de Duarte (2006), de modo a preencher a lacuna previamente referida através da apresentação de estratégias metodológicas de um estudo que aborda educativamente o podcast a partir de uma perspectiva panorâmica. Pelo procedimento tomado, materializou-se um ponto de partida teórico para o aprofundamento da área em pauta. O aludido marco constitui-se dos norteadores aqui elaborados, os quais se caracterizaram como aptos a subsidiar pesquisas de maior fôlego no campo de estudos abordadoArtigo Como docentes da UFRN abordaram o tema deficiência em pesquisa e extensão dez anos antes das cotas?(Revista Educação (UFSM), 2019-02-08) Silva, Bruno Santana da; Andrade, Adja Ferreira deOs resultados dos movimentos sociais para a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade chegaram à educação superior. As instituições federais de ensino superior (IFES) passam por um grande marco com modificações na lei de cotas, que a partir da seleção anual de 2018 reserva vagas para as pessoas com deficiência. As barreiras atitudinais dos docentes são um dos principais desafios que estes discentes vão enfrentar nas IFES, pois trazem impactos pedagógicos e administrativos. A continuidade da inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior precisa buscar maneiras de eliminar as barreiras atitudinais dos docentes. Neste contexto, é relevante investigar experiências bem-sucedidas de IFES para orientar o enfrentamento destas barreiras. Este trabalho teve como objetivo compreender como a cultura de inclusão evoluiu na Universidade Federal do Rio Grande do Norte nos dez anos antes da lei de cotas (2008-2017), sob a perspectiva da participação docente em projetos de pesquisa e extensão relacionados com o tema deficiência. Foi realizado um estudo descritivo documental de todos projetos registrados no sistema computacional de gestão acadêmica da universidade. Colaboração entre docentes e interdisciplinaridade foram as principais características da evolução dos projetos de pesquisa e de extensão relacionados com o tema deficiência na universidade. Estas características parecem ter tido papel importante na eliminação de barreiras atitudinais e na disseminação da cultura de inclusão em pesquisa e extensão. Como consequência, quase todos os centros se envolveram com estes projetos, com uma grande variedade de temas e deficiências abordadas.Artigo Como vivenciar o luto online? uma comparação de memoriais web para apoiar o designer(2021) Silva, Bruno Santana da; Silva, Manoel Lucas de SouzaDesigners não familiarizados com luto costumam ter dificuldades para projetar a interface de sistemas de memoriais online. É difícil compreender o processo de enfrentamento do luto e como ele se relaciona com o uso desses sistemas. Este trabalho apresenta possíveis relações entre objetivos típicos de pessoas no enfrentamento do luto e funcionalidades e informações em memoriais online. Os objetivos foram identificados por revisão bibliográfica, enquanto funcionalidades e informações foram identificadas por análise de conteúdo da interface de 20 sistemas de memoriais online. As possíveis relações interpretadas pelos autores podem ser usadas como uma ferramenta epistêmica para designers de interfaces de memoriais online.Artigo O comportamento informacional no tratamento de feridas é o mesmo em todo o Brasil?(Universidade do Porto, 2021) Silva, Bruno Santana da; Silva, Paulo Vanzolini Moura daApesar de o comportamento informacional de enfermeiros já ter sido investigado, os fatores que influenciam tais comportamentos ainda são pouco conhecidos. Este trabalho investigou se e como a variação na localização do usuário influencia seus comportamentos informacionais durante o tratamento de feridas. Através de um questionário eletrônico distribuído entre janeiro e fevereiro de 2020, 566 estudantes e profissionais de enfermagem de 23 estados brasileiros e do Distrito Federal forneceram dados sobre sua localização geográfica e seus comportamentos informacionais durante o tratamento de feridas. Variações no uso das fontes, na frequência de obtenção e no modo de registro das informações durante o tratamento de feridas puderam ser relacionadas com variações entre região do país, estado e cidade dos participantes. Identificou-se até 16% de variação nos comportamentos informacionais entre cidades do mesmo porte, até 51% de variação nos comportamentos informacionais entre diferentes regiões do país, e até 100% de variação nos comportamentos informacionais entre estados brasileiros.