Programa de Pós-Graduação em Turismo
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Dissertação Acessibilidade da informação no e-commerce na aviação comercial na perspectiva do consórcio W3C(2019-03-29) Silva, Alexsandra Santana da; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; Marques Júnior, Sérgio; ; ; ; Chagas, Marcio Marreiro das; ; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira;O presente estudo objetiva analisar a acessibilidade à informação no e-commerce na aviação comercial na perspectiva do W3C. A metodologia de abordagem é quali-quanti, analítica, descritiva e exploratória. O campo empírico é constituído por dados secundários e primários, com base na pesquisa documental (amostral), com foco nas normas e diretrizes de acessibilidade à informação no setor aéreo. Quanto aos websites de e-commerce, delimitam-se cento e treze companhias aéreas, sendo sessenta e uma companhias participantes das alianças globais: Star Alliance, One World e Sky Team. A métrica de análise ocorreu através do Access Monitor, fundamentado nas Diretrizes de Acessibilidade ao Conteúdo da Web [WCAG 2.0] - World Wide Web Consortium International [W3C]. Verificam-se os requisitos de conformidade nos níveis de prioridade A (nível básico), AA (nível médio) e AAA (nível alto) nas páginas web individuais, e, em alguns casos, conjunto de páginas web. Na sequência, a análise de clusters realizada utilizou o método quantitativo de classificação hierárquica fundamentado na Distância Euclidiana - menor distância, que objetiva o agrupamento dos casos pelas semelhanças e dessemelhanças, buscando a homogeneidade. A metodologia usada foi longitudinal temporal espacial, com recorte transversal. A fase retrospectiva do estudo no contexto brasileiro ocorreu entre 2015 e 2016. A fase prospectiva abrangeu setenta e um países nos cinco continentes, e ocorreu entre janeiro e junho de 2018, e entre dezembro de 2018 e fevereiro de 2019. Como resultado, cento e duas companhias aéreas foram reprovadas quanto ao padrão de acessibilidade do Consórcio W3C. Apenas a Asiana Airlines (Star Alliance) e a Azores Airlines (fora das alianças globais) foram aprovadas. A análise dos clusters concluiu diferentes graus de inacessibilidade no setor aéreo, configurados com escassos pontos de convergência positiva para o consumidor. Dentre os padrões de erros analisáveis, algumas dispersões são maiores. Por outro lado, evidencia-se outro padrão de erro homogêneo e simultâneo, aumentando o grau de inacessibilidade para o nível AAA. Isto atribuído à variância desses erros e de outras tipologias não analisáveis agrava o grau de inacessibilidade, anulando os aspectos positivos da convergência anunciada. O padrão de erros demonstra que a homogeneidade, no nível micro das alianças, ocorre no nível AAA, e que as companhias também se interligam pelo processo inverso de dispersão frente à significante variância desses erros, no nível A, formando a heterogeneidade dos grupos. As implicações práticas deste trabalho refletem no direito de escolha entre as possibilidades tarifárias, compra do e-ticket e realização do web check-in e check-in. Deste modo, verifica-se que conforme limita-se a acessibilidade à informação, limita-se também o direito de escolha do consumidor.Dissertação Amor e respeito à marca: um estudo em destino turístico brasileiro à luz da Teoria Lovemarks(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-07) Barbosa, José William de Queiroz; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; http://lattes.cnpq.br/8015374156967844; http://lattes.cnpq.br/5265845005892287; Crescitelli, Edson; Carratore, Luis Roberto Rossi Del; http://lattes.cnpq.br/1561837999899918; Marques Júnior, SérgioO objetivo do presente estudo é investigar a aplicação da Teoria Lovemarks no contexto do destino turístico Natal-RN, Brasil. A mencionada base teórica afirma que as marcas devem provocar amor e respeito por parte de seus clientes para serem consideradas marcas de afeto. Com vistas a verificar essa questão no destino Natal-RN, o estudo, de caráter quantitativo descritivo, se propôs a testar um modelo teórico com base nas dimensões da Teoria Lovemarks, sendo elas: mistério, sensualidade e intimidade (amor à marca); e confiança, reputação e performance (respeito à marca). Os dados foram coletados por meio de uma survey online criada na plataforma Google Forms, que obteve 285 respostas válidas de pessoas que já visitaram o destino Natal-RN ao menos uma vez. Os participantes expressaram seu grau de concordância com cada um dos 38 itens do questionário utilizando uma escala métrica de 5 pontos baseada no modelo Likert. As análises descritiva e fatorial do material obtido foram feitas com auxílio do software IBM SPSS Statistics versão 22. Já para examinar as seis hipóteses que sustentam o modelo teórico do estudo, foi utilizado o software SmartPLS 3, executando a técnica de Modelagem de Equações Estruturais (MEE). Os resultados mostraram que todas as hipóteses da pesquisa foram suportadas, validando a aplicação da Teoria Lovemarks em destino turístico. Em termos do construto 'amor à marca', constatou-se que ele apresenta uma relação mais significativa com a dimensão 'intimidade' (coeficiente estrutural = 0,558). Isso permite inferir que, para os turistas do destino Natal-RN, os elementos presentes nessa dimensão são mais importantes para formação do amor à marca do local, como compromisso, empatia e paixão. Além disso, verificou-se que as três variáveis latentes (mistério, sensualidade e intimidade) explicam 79% do amor à marca no contexto de destino turístico. No que tange o construto 'respeito à marca', os achados do estudo indicaram maior relação dele com a dimensão 'confiança' (coeficiente estrutural = 0,481). Dessa forma, aspectos como a segurança do turista ao visitar o destino Natal-RN, que faz parte de tal dimensão, influenciam mais fortemente a percepção de respeito à marca do lugar. As variáveis latentes confiança, reputação e performance explicam 60,10% do respeito à marca em âmbito de destino turístico. Do ponto de vista teórico, o estudo contribui fornecendo subsídios para que o modelo proposto seja replicado em outros destinos, favorecendo a consolidação da Teoria Lovemarks nesse contexto. Em termos gerenciais, a pesquisa sugere ações para desenvolver uma gestão de marca de destino pautada na oferta de elementos que fortaleçam conexões emocionais com o viajante.Dissertação Análise da participação e percepção da comunidade local sobre o uso turístico em Unidades de Conservação Estadual no RN(2019-03-11) Oliveira, Jaiane Padilha; Sonaglio, Kerlei Eniele; ; ; Figueiredo, Silvio José de Lima; ; Nobrega, Wilker Ricardo de Mendonça;O presente estudo tem como objetivo analisar a participação da comunidade local no processo de criação de Unidades de Conservação Estaduais do RN e sua percepção sobre o uso turístico nessas UC‟s. Devido à necessidade de proteção de ecossistemas com vistas à manutenção da biodiversidade, ao desenvolvimento econômico e à vida humana, no Brasil definiu-se como estratégia de conservação dos recursos naturais a criação de Unidades de Conservação. O Rio Grande do Norte possui dez UC‟s legalmente instituídas e quatro em processo de criação. Entre as últimas estão o Parque Estadual Mangues do Potengi e Parque Estadual Jiqui, que correspondem aos Parques estudados nesse trabalho. Para alcançar os objetivos, utilizaram-se procedimentos metodológicos de abordagem qualitativa. Realizou-se pesquisa bibliográfica e eletrônica em livros e artigos científicos; pesquisa documental por meio da análise de documentos oficiais da criação dos parques e; pesquisa de campo por meio de entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários. O público-alvo consiste nas comunidades locais de ambas as unidades e no Núcleo de Unidades de Conservação do Instituto de Desenvolvimento Sustentável. A definição das variáveis de análise baseou-se no Sistema Turístico de Beni (2008), e a análise dos dados foi realizada por meio da análise descritiva, análise de conteúdo de Bardin (2011), e dos níveis de participação do autor Bordenave (1983). Dessa forma, os resultados da pesquisa mostram que o turismo é presente no discurso que justifica a criação dos parques, mas o debate sobre ele não é aprofundado. A concepção de turismo abordada é baseada na sustentabilidade e na responsabilidade ambiental, geralmente refere-se às expressões “turismo ecológico” ou “ecoturismo”. Constatou-se o que as discussões acadêmicas apontavam: não há planejamento turístico para os Parques, como também não há participação comunitária, dessa forma, foi confirmado que o nível de participação é o mais baixo, nível 6, que corresponde à participação concedida. Com base na percepção dos entrevistados, constatou-se que eles possuem consciência ambiental, valorizam e consideram importante a conservação dos recursos naturais. Do ponto de vista econômico, há muitas expectativas atreladas ao turismo, principalmente oportunidades de emprego, a fim de que assim consigam ter uma renda maior. No quesito social, eles não consideram que o turismo pode ocasionar problemas, exceto em relação à violência. Alguns dos entrevistados concordam que o aumento de fluxo de pessoas de fora da localidade pode influenciar o aumento da violência. No que tange à cultura, eles anseiam que a atividade turística possa proporcionar um aumento de atividades culturais e também reconhecimento e valorização do lugar. Sendo assim, concluiu-se que as comunidades do entorno dos Parques Estaduais do Jiqui e Mangues do Potengi não participam do processo de criação dessas UC‟s, elas se encontram totalmente à margem de todo o processo que envolve a discussão da proteção desses espaços. Porém, eles reconhecem que a conservação é necessária para esses recursos naturais. A percepção sobre o uso turístico se concentra nos critérios financeiros, ou seja, na expectativa de emprego, renda e desenvolvimento econômico para a localidade.Dissertação Análise da percepção da qualidade ambiental e de serviços turísticos em João Pessoa/PB(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-03-12) Machado, Bruno Lima; Marques Júnior, Sérgio; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799609U9; ; http://lattes.cnpq.br/0743392312262152; Sonaglio, Kerlei Eniele; ; http://lattes.cnpq.br/1823313556538300; Tacconi, Marli de Fátima Ferraz da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/9540733920831213Diante da crescente preocupação com os aspectos ambientais e os impactos negativos que são ou que podem ser gerados quando uma destinação turística é oferecida, intensifica-se a urgência de adotar ferramentas capazes de promover a sustentabilidade dessa destinação e também criar a vantagem competitiva necessária dentro do mercado, agregando valor aos produtos e serviços turísticos. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo principal analisar a percepção do turista sobre a qualidade ambiental e de serviços turísticos apresentados no destino João Pessoa (PB). A escolha do objeto de estudo justifica-se por João Pessoa estar inserida numa realidade onde se encontra relevância ambiental, o que pede uma atenção referente ao comportamento dos envolvidos no processo turístico local. Como procedimentos metodológicos da pesquisa, optou-se por uma revisão bibliográfica, levantamento de dados secundários e uma pesquisa empírica, de cunho quantitativo, aplicando-se a caracterização sócio demográfica da amostra definida e as análises descritiva e fatorial das dimensões e variáveis obtidas com base nos modelos de pesquisa ECOSERV de Khan (2003), SERVQUAL de Parasuraman, Berry e Zeithalml (1985) e SERVPERF de Cronin e Taylor (1992). Tal questionário, que de acordo com os resultados se mostrou confiável, permitiu analisar o desempenho, depois de adaptado, da destinação em questão. Os resultados forneceram uma análise detalhada do perfil dos visitantes e do desempenho das dimensões e variáveis da qualidade ambiental e de serviços turísticos, apontando, neste sentido, caminhos mais assertivos, na tomada de decisão gerencial, a exemplo do marketing verde, para compor um destino turístico coerente com os produtos e serviços oferecidosDissertação Análise da percepção dos consumidores de meios de hospedagem em relação ao uso das Online Travel Agencies (OTA’s)(2017-05-30) Silva, Gislainy Laíse da; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; ; http://lattes.cnpq.br/7785924812425468; ; http://lattes.cnpq.br/7866626284860436; Chagas, Márcio Marreiro das; ; http://lattes.cnpq.br/7927840772466317; Marques Júnior, Sérgio; ; http://lattes.cnpq.br/3095760811566254; Mayer, Verônica Feder; ; http://lattes.cnpq.br/4380725705167605Antes da consolidação de uma reserva de meio de hospedagem, existem diversos fatores que influenciam um consumidor, como as experiências já vivenciadas, as informações adquiridas, as quais com o passar do tempo vem se tornando cada vez mais sofisticadas. Desta maneira, o presente estudo objetivou analisar a percepção dos consumidores sobre a utilização das Online Travel Agencies (OTA) para reservar um meio de hospedagem. Para tanto se descreveu o perfil destes consumidores, verificando a frequência de uso das OTA’s quanto ao tipo de viagem, como também comparando suas opiniões em relação ao tipo de viagem e os fatores que influenciam em sua escolha. Dessa forma, nesta pesquisa, caracterizada como descritiva e exploratória, com abordagem quantitativa, foram utilizados estudos anteriores realizados em outros países, tais como Law (2009) e Del Chiappa (2013). Na coleta final foram obtidos 131 questionários com hóspedes de hotéis em Natal/RN. A análise dos dados foi realizada através de estatísticas descritivas, como também comparação de médias (ANOVA) para analisar os objetivos traçados na pesquisa, e do teste Tukey para verificar se realmente existem diferenças de médias entre os grupos. Dentre os principais resultados, foi possível verificar que a maioria dos respondentes (59%) faz parte do grupo dos consumidores ocasionais de OTA’s, seguidos dos moderados (30,6%) e um número pequeno (9,9%) faz parte do grupo dos consumidores frequentes. Em relação ao tipo de viagem pode-se concluir que viagens nacionais e de lazer são os tipos mais visados pelos consumidores ao efetuar reservas em OTA’s. Tais resultados contribuíram para serem inferidas recomendações para gestores de empreendimentos turísticos, como agências de viagens tradicionais e online.Dissertação Análise da rede política do turismo brasileiro.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-02-19) Brandão, Pamela de Medeiros; Baldi, Mariana; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799698J2; ; http://lattes.cnpq.br/9451364933481439; Ferreira, Lissa Valeria Fernandes; ; Lopes, Fernando Dias; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701722H7A dissertação analisa a influência das relações entre atores da Rede Política do Turismo Brasileiro que compõem o Conselho Nacional de Turismo no processo de elaboração dos Planos Nacionais de Turismo (PNT 2003/2007 e PNT 2007/2010), centrando-se em dois principais tipos de interação: cooperação e intercâmbio de informações. Para tanto, o estudo parte do entendimento de que a concepção do turismo como um fenômeno humano, conforma-se como uma base conceitual imprescindível para a elaboração, implementação e análise de suas políticas públicas. A aplicação da Teoria de Redes e da Análise de Redes Sociais, funciona como uma ferramenta analítica, além disso, o uso dos conceitos de Rede Política (Policy Networks), permitiram interpretar por meio de aspectos diferenciados, a realidade social presente no turismo de forma mais precisa e detalhada. O estudo teve um corte seccional com perspectiva longitudinal e adotou o estudo de caso, permitindo aplicar o modelo de análise de redes sociais e a abordagem qualitativa. Através da pesquisa realizada, constatou-se que o processo de elaboração dos Planos Nacionais de Turismo foi resultado da interação de uma complexa rede de atores públicos e privados, os quais compõem o Conselho Nacional de Turismo, e que o poder de influência deles se deu simultaneamente, mas não simetricamente, pela sua atuação/ intervenção nas reuniões, e pela posse de recursos econômicos e organizacionais. Assim sendo, o estabelecimento de parcerias e as trocas de informações entre os atores foram subjacentes ao processo de elaboração dos PNTs, tanto na percepção e inserção de problemas na agenda governamental, quanto na realização de propostas que os solucionassem, norteando assim a construção dos macroprogramas e programas contidos em ambos os planos investigados.Dissertação Análise da relação causal entre imagem de destinos, qualidade, satisfação e fidelidade: um estudo de acordo com a percepção do turista nacional no destino turístico Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-04-05) Chagas, Márcio Marreiro das; Marques Júnior, Sérgio; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799609U9; ; http://lattes.cnpq.br/7927840772466317; Mazaro, Rosana Mara; ; http://lattes.cnpq.br/0280240849037322; Netto, Alexandre Panosso; ; http://lattes.cnpq.br/3071575734587237Esta dissertação pretendeu analisar a relação causal entre a Qualidade dos Serviços Turísticos, a Satisfação com os atributos e de forma global, a Fidelidade e a Imagem de Destinos Turísticos. Para tanto, se realizou um estudo exploratório-descritivo, do tipo Survey, com enfoque analítico quantitativo. A coleta de dados foi realizada através de questionário aplicado junto aos turistas nacionais no Aeroporto Internacional Augusto Severo e na Rodoviária da Cidade do Natal, principais locais de entrada e saída de turistas. A composição amostral foi aleatória simples chegando-se ao número final de 400 turistas entrevistados. Dentre os principais resultados, encontra-se um diagnóstico da qualidade dos componentes do destino turístico Natal. Observou-se, também, que são noves as dimensões da percepção de qualidade dos produtos e serviços turísticos de Sol e Praia, ou seja, Praias e Facilidades, Equipamentos Públicos, Restauração, Serviços de Transportes, Equipamentos do Hotel, Serviços do Hotel, Entretenimento e Atrativos, Acesso ao Hotel e Hospitalidade. Além disso, concluiu-se que a Imagem Prévia do Destino Turístico exerce pouca influência direta junto a Satisfação do Consumidor, e apenas indireta no Comportamento Pós-Compra (Fidelidade). Enquanto que a Imagem Complexa exerce influência forte e direta tanto no processo de Satisfação do Consumidor quanto no de Fidelização dele, as dimensões da qualidade encontradas também se apresentaram como fortes influenciadoras de ambos os fatoresDissertação Análise da relação entre apego ao lugar, satisfação e fidelidade dos visitantes em destinos turísticos ambientais: um estudo em Fernando de Noronha/PE(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-03-10) Santoro, Monica Almeida Gavilan; Marques Júnior, Sérgio; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799609U9; ; http://lattes.cnpq.br/2797452887529397; Ferreira, Lissa Valeria Fernandes; ; Tacconi, Marli de Fátima Ferraz da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/9540733920831213A competitividade entre os destinos turísticos ambientais gera a emergente necessidade de encontrar estratégias diferenciadas que tenham o propósito de encantar e reter seus visitantes. A satisfação do cliente, sua fidelização e o desenvolvimento de apego ao lugar formam um composto sólido na busca da promoção de um destino turístico. O estudo em questão, apresentou como objetivo geral uma análise, da relação entre apego ao lugar, satisfação e fidelidade dos visitantes, no Arquipélago de Fernando de Noronha/PE. Para tanto, foi utilizado um modelo como referência, onde foram analisados vários construtos ligados ao apego ao lugar, satisfação e fidelidade, assim como suas relações entre si. A metodologia utilizada na realização do estudo consiste em uma pesquisa exploratória, descritiva, sendo a amostra aleatória e composta por indivíduos que visitaram Fernando de Noronha no período de 30 de abril de 2013 a 03 de maio de 2013. Baseando-se em uma tabela amostral, definiu-se um quantitativo equivalente a 246 questionários, que foram aplicados no momento que o visitante abandonou o destino, no salão de embarque do aeroporto. Os resultados demostram que os visitantes de Fernando de Noronha neste período apresentaram-se satisfeitos com o destino. A sua grande maioria, 90,5% está visitando o Arquipélago pela primeira vez e demonstrou pretensão de retorno e de indicação, o que nos remete a uma possível fidelização do destinoDissertação Análise das dimensões de um destino turístico inteligente: um estudo em Natal/RN (Brasil)(2019-05-31) Lima, Daene Silva de Morais; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; ; ; ; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; Mayer, Verônica Feder;Com a proposta de alavancar a atividade turística por meio da aplicação da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), o advento das tecnologias inteligentes corrobora com o desenvolvimento do conceito de Destino Turístico Inteligente (DTI). Nesse contexto, este estudo analisou os aspectos do destino turístico Natal (Rio Grande do Norte) como um Destino Turístico Inteligente. Para alcançar o objetivo da pesquisa foi utilizado o modelo espanhol da Comunidade Valenciana, o INVAT.TUR, que apresenta indicadores como Governança, Sustentabilidade, Conectividade, Sensorização, Sistema de Informação e Inovação. No que tange aos meios de investigação, mediante um roteiro semiestruturado, a pesquisa realizou entrevista com 10 (dez) gestores públicos e privados, relacionados com a atividade turística da cidade do Natal. A pesquisa é de caráter descritiva e exploratória, através de uma abordagem qualitativa, por meio da técnica de análise de conteúdo. Para auxiliar na análise dos dados utilizou-se o Software NVIVO (versão 12.0). De acordo com os dados analisados na pesquisa, na visão do modelo INVAT.TUR, Natal encontra-se na fase embrionária como Destino Turístico Inteligente. Na visão dos gestores entrevistados, apesar do grande potencial turístico, a ausência de estratégias e ações retardam o avanço do destino. A partir da pesquisa, concluiuse que Natal ainda se encontra num nível abaixo do que se espera de um Destino Turístico Inteligente, sendo necessário estratégias para impulsionar o desenvolvimento do destino, por meio de um planejamento participativo dos atores da cadeia produtiva do turismo.Tese Análise das inter-relações entre adoção de tecnologia sustentável, legitimidade e reputação no mercado, com base na teoria institucional(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-09-20) Soares, André Luiz Vieira; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; https://orcid.org/0000-0002-1341-8604; http://lattes.cnpq.br/2679486695792235; https://orcid.org/0000-0002-9175-8903; http://lattes.cnpq.br/7785924812425468; http://lattes.cnpq.br/7396413848005787; Tiago, Maria Teresa Borges; Álvares, Daniela Fantoni; Araújo, Maria Valéria Pereira de; Gretzel, UlrikeA indústria do turismo continua a ser impactada por novas tecnologias. A tecnologia também é responsável por conectar a perspectiva sustentável ao uso inteligente de recursos, resultando no desenvolvimento da organização combinado ao macro desenvolvimento do turismo. Esta é uma lacuna a ser explorada, verificando a adoção de tecnologia sustentável pelo setor. A Teoria Institucional discute o isomorfismo como resultado das pressões/forças institucionais do ambiente institucional que podem afetar as organizações na adoção de algumas práticas e tem sido usada para explicar a adoção de tecnologias em vários setores da indústria, mas na literatura de turismo não foi considerada. O estudo tem uma abordagem qualitativa com diferentes técnicas de coleta de dados. A pesquisa utilizou como universo o setor de hospedagem. O primeiro passo foi o mapeamento de tecnologias sustentáveis utilizadas pelos estabelecimentos a fim de identificar aspectos relacionados ao ambiente institucional dos hotéis e sua utilização. A segunda etapa da pesquisa foi conduzir entrevistas com gerentes de hotéis para avaliar suas percepções e compreender as motivações que levam à adoção de STs e as principais pressões existentes. A terceira e última etapa consiste em analisar o ambiente virtual dos hotéis, utilizando como fontes de dados seus websites, anúncios em agências de viagens on-line e informações da mídia social. A triangulação de dados foi aplicada para gerar categorias de análise com a ajuda do software NVivo para organização e exploração de dados. Os resultados identificaram que o processo de legitimação das organizações pode ser alcançado através da reputação on-line. Além disso, foi destacado que a adoção de tecnologias sustentáveis ocorre principalmente pelo fator econômico no qual, de acordo com os dados, as questões ambientais parecem desconectadas e com relevância limitada para as práticas dos hotéis. O estudo contribui para o entendimento das forças institucionais nas organizações, sendo a teoria institucional uma alternativa entre os modelos tradicionais utilizados no turismo para analisar a adoção de tecnologias, neste caso, as sustentáveis.Dissertação Análise das metodologias de estimativa da pegada de carbono em meios de hospedagem: vantagens, desafios e limitações(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-10-05) Teixeira, Felipe da Silva; Sonaglio, Kerlei Eniele; https://orcid.org/0000-0001-8849-9632; http://lattes.cnpq.br/1823313556538300; http://lattes.cnpq.br/4667896110160171; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; https://orcid.org/0000-0002-1341-8604; http://lattes.cnpq.br/2679486695792235; Hammerl, Priscyla ChristineEsta pesquisa aborda a preocupação em torno da ausência de métodos confiáveis para calcular a pegada de carbono em meios de hospedagem, considerando a crescente relevância do turismo sustentável e a necessidade de enfrentar os desafios das mudanças climáticas. O propósito deste estudo é avaliar e comparar as metodologias atualmente disponíveis para estimar a pegada de carbono nesse setor, visando aprimorar as práticas sustentáveis. Por meio de uma revisão sistemática da literatura, exploram-se diferentes abordagens metodológicas, identificando as vantagens, desafios e limitações de cada uma. Entre os objetivos intermediários, destaca-se a identificação das principais metodologias utilizadas e uma análise detalhada de suas estruturas e características, com ênfase nas vantagens relacionadas à precisão e ao rastreamento das emissões. Para chegar a esses resultados, foi realizada uma análise SWOT das principais metodologias utilizadas no cálculo da pegada de carbono em meios de hospedagem. Essa abordagem permitiu identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de cada metodologia, oferecendo uma compreensão mais abrangente do panorama atual. Adicionalmente, esta pesquisa propõe recomendações para a escolha apropriada de metodologias, alinhadas com as metas globais de sustentabilidade. Essas diretrizes têm o potencial de impulsionar práticas mais responsáveis no setor hoteleiro, resultando na redução das emissões de carbono e promovendo uma abordagem mais consciente em relação ao turismo diante das mudanças climáticas globais. Em síntese, esta dissertação contribui para o avanço do turismo sustentável ao abordar a necessidade crucial de uma avaliação precisa da pegada de carbono em meios de hospedagem. Ao avaliar criticamente as metodologias existentes e propor critérios de seleção refinados, o estudo orienta o setor hoteleiro a adotar estratégias eficazes na redução da pegada de carbono. Em última instância, esse trabalho visa criar um setor de turismo mais consciente do meio ambiente e resiliente diante dos desafios complexos apresentados pelas mudanças climáticas.Tese Análise das relações entre capacidade de gerenciamento de crises, brand experience e intenção de escolha de destinos costeiros(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-28) Santos, Kaline Mendonça dos; Marques Júnior, Sérgio; http://lattes.cnpq.br/3095760811566254; http://lattes.cnpq.br/2806078805879008; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; https://orcid.org/0000-0002-9175-8903; http://lattes.cnpq.br/7785924812425468; Milito, Marcelo Chiarelli; Chagas, Márcio Marreiro das; Tacconi, Marli de Fátima Ferraz da SilvaConsiderando-se as contínuas crises enfrentadas pelo setor turístico, surgem dúvidas sobre as melhores estratégias de planejamento capazes de gerenciar os destinos turísticos, buscando competitividade e atratividade. Neste sentido, este estudo investiga as relações existentes entre a Capacidade de Gerenciamento de Crises em destinos turísticos, Brand Experience e Imagem como fatores influenciadores na intenção de viagem para destinos turísticos costeiros. O estudo pode ser considerado como de natureza epistemológica pós-positivista, utilizando-se do método hipotético-dedutivo, com abordagem quantitativa, tendo como característica ser descritivo e exploratório. O modelo de análise utilizado foi construído com base nas dimensões do Branding Experience, proposto por Stuart J. Barnes et al (2014) e de Gerenciamento de Crises, proposto por Rastegar et al. (2021). Foram coletados 483 questionários, resultando em uma amostra final de 428 questionários, distribuídos de forma online via plataforma Google Forms, tendo, como base de técnica de amostragem, o Snowball (bola de neve). Delimitou-se, como área de estudo, o destino turístico costeiro de Pipa, Rio Grande do Norte. Como técnica de análise de dados, utilizou-se de análise descritiva das variáveis, análise fatorial exploratória, análise fatorial confirmatória e a técnica de Modelagem de Equações Estruturais (MEE) para explicar as relações das dimensões usadas na pesquisa, com suporte do Software Statistical Package for the Social Sciences (IBM-SPSS) e o pacote AMOS. Dentre os principais resultados, verificouse a existência de correlação moderada entre a dimensão Brand Experience e as dimensões Atitude, Imagem e Intenção de viagem para destinos turísticos costeiros. Por meio do processo de modelagem de equações estruturais, não se verificaram relações significativas entre a dimensão Percepção de Gerenciamente de Crises e as dimensões Atitude, Imagem e Intenção de viagem para destinos turísticos costeiros. Entende-se que o estudo contribui com a área de conhecimento do Turismo na medida que visou investigar lacunas existentes no planejamento e gestão de destinos turísticos costeiros.Dissertação Análise de fatores que influenciam o apoio dos visitantes ao desenvolvimento do turismo na Unidade de Conservação Parque das Dunas, Natal/RN(2018-04-02) Santana, Carla Stefânia Cabral de Medeiros; Nascimento, Marcos Antonio Leite do; ; ; Chagas, Marcio Marreiro das; ; Marques Junior, Sérgio;Unidades de Conservação são tratadas como porções de áreas naturais que tem a finalidade proteger aspectos ambientais de significativa relevância, no qual, progressivamente vem se expandindo pelo território brasileiro. Em termos de visitação, os Parques são áreas que comumente estão relacionadas ao uso público. E nesses locais, além da possibilidade de uso pelos autóctones, há também a permissão do uso pelo turismo. Por serem áreas que necessitam de um planejamento integrado e participativo de todos os atores, a presente pesquisa tem como objetivo central analisar os fatores capazes de influenciar o apoio dos visitantes ao desenvolvimento do turismo na UC Parque das Dunas. Este estudo possui caráter hipotético-dedutivo, pois, visa testar hipóteses, além disso, compreende uma abordagem quantitativa do tipo Survey e natureza aplicada e descritiva. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário que contém dois blocos, um que trata do perfil e outro das dimensões a serem investigadas. A amostra coletada, composta de 180 respondentes, foi realizada de maneira não probabilística por conveniência, porém, utilizou-se a sistematização a cada três pessoas para a escolha do sujeito. Os dados coletados foram analisados através da análise descritiva, análise fatorial e a modelagem de equações estruturais. Os resultados da investigação indicam que a dimensão Qualidade é a que possui maior impacto no modelo proposto e que o Apoio ao desenvolvimento do turismo é uma dimensão influenciada diretamente pela percepção do Valor, que neste caso, é tratado como benefícios socioambientais. Entretanto, indiretamente o Apoio também sofre influência das dimensões Imagem e Qualidade, isto através da dimensão Valor. Além disso, conclui-se ainda que o Parque das Dunas é uma área frequentada por residentes e não por turistas.Dissertação Análise do destino Natal/RN na perspectiva sistêmica dos destinos turísticos inteligentes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-15) Soares, Ralyson Adyson Marques da Costa; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; https://orcid.org/0000-0002-9175-8903; http://lattes.cnpq.br/7785924812425468; https://orcid.org/0000-0002-0144-1663; http://lattes.cnpq.br/7813500720549292; Biz, Alexandre Augusto; Cavalcante, Erica Dayane Chaves; http://lattes.cnpq.br/2902600033356292; Soares, Jennifer CarolineO presente estudo tem como objetivo analisar Natal/RN como Destino Turístico Inteligente a partir da percepção dos membros do Conselho Municipal de Turismo (CMTur) utilizando como base o modelo sistêmico de desenvolvimento e avaliação de DTI proposto por IvarsBaidal, Solsona Monzonís e Giner Sanchez (2016). O modelo sistêmico é composto por três níveis (Estratégico-Relacional, Instrumental e Aplicado), que se inter-relacionam e apresentam indicadores como Governança; Sustentabilidade; Inovação; Conectividade e Sensoriamento; Sistema de Informação e Aplicações e Soluções Turísticas, que orientaram a pesquisa. Trata-se, portanto, de uma pesquisa descritivo-exploratória com abordagem qualitativa utilizando o método indutivo. Para captar a percepção dos gestores sobre o destino Natal-RN à luz dos destinos inteligentes, a coleta de dados foi realizada por meio de entrevista com questionário semiestruturado elaborado a partir da adaptação das dimensões e eixos do modelo sistêmico de DTI, bem como foi realizado o levantamento documental sobre normas e regulamentos por meio do Plano Diretor da Cidade do Natal (Lei Complementar nº 208, de 07 de março de 2022), e as atas das reuniões do CMTur para o biênio 2021/2022. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo apoiada pelo software Iramuteq (versão 0.7 alpha 2). Nessa perspectiva, percebe-se que as principais barreiras enfrentadas no destino Natal-RN sob a ótica de um DTI estão relacionadas à infraestrutura, acessibilidade, segurança, conectividade e sensoriamento. Como oportunidade, destaca-se o papel da governança que atua no destino, e que já conhece a metodologia dos destinos inteligentes, bem como o papel do plano diretor, pois incluem diretrizes que visam elevar o nível de inteligência da cidade e, portanto, do destino. Espera-se com esta pesquisa contribuir para a formação teórica relevante para o tema destinos turísticos inteligentes e sua aplicação no desenvolvimento de destinos, elevando o grau de inteligência turística, principalmente na realidade brasileira, mais especificamente para a cidade de Natal-RN que vem sendo apontado como um destino em ascensão, precisando inovar em planejamento e gestão, sendo a metodologia de destinos inteligentes uma alternativa para inovar e gerar ainda mais competitividade para o destino.Dissertação Antecedentes da intenção de uso de comentários de viagem on-line na escolha de um meio de hospedagem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-03-18) Silva, Marcela Martins; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; ; http://lattes.cnpq.br/7785924812425468; ; http://lattes.cnpq.br/6689772467490870; Corrêa, Cynthia Harumy Watanabe; ; http://lattes.cnpq.br/1346087751399245; Marques Júnior, Sérgio; ; http://lattes.cnpq.br/3095760811566254A Internet está presente em todas as fases de um planejamento de viagem. O fato é que através dos constantes avanços tecnológicos, a atividade turística tem sofrido grandes mudanças. Isso é perceptível pelo crescente número de pessoas que compartilham suas experiências de viagem na Internet. O presente trabalho teve como objetivo analisar os fatores que influenciam a intenção de uso dos Comentários de Viagens On-line (CVO) na escolha de um meio de hospedagem. Procurou investigar os comentários disponibilizados na internet direcionados para informações sobre serviços e produtos turísticos, especificamente sobre os meios de hospedagem. A pesquisa objetivou compreender os fatores influenciadores dos CVOs, no contexto brasileiro, através do Modelo de Aceitação Tecnológica, da Teoria Motivacional, Similaridade e Confiabilidade. A metodologia utilizada foi a de cunho exploratório-descritivo, abordagem quantitativa e pesquisa bibliográfica. O estudo utilizou a técnica de modelagem de equações estruturais Partial Least Squares (PLS), para testar e avaliar o modelo de pesquisa proposto. A coleta de dados foi realizada com 308 hóspedes, de cinco hotéis localizados em Ponta Negra (Natal/RN), que já utilizaram os CVOs na escolha de um meio de hospedagem. Das quinze hipóteses testadas, nove foram confirmadas e seis rejeitadas. Os resultados verificaram que os hóspedes entrevistados têm atitude e intenção de utilizar os CVOs na escolha de um estabelecimento hoteleiro.Dissertação Aplicação do Place Attachment no processo de construção da identidade de marca da Festa de Sant'Ana em Caicó, Rio Grande do Norte, Brasil(2019-04-12) Silva, Aline Mayara Marinho Xavier da; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; ; ; Marques Júnior, Sérgio; ; Carratore, Luis Roberto Rossi Del; ; Almeida, Juliana Vieira de;As marcas são representações simbólicas que proporcionam uma identificação única para produtos e serviços. Esse ativo intangível está cada vez mais inserido no processo de relacionamento das empresas, destinos turísticos e organizações em geral. Nesse contexto, o mercado de eventos também tem se apropriado dessa estratégia, uma vez que, muitos destinos utilizam os eventos para potencializarem suas identidades históricas e culturais. Diante disso, o objetivo da pesquisa é analisar através do modelo do place attachment o processo de construção da identidade de marca da Festa de Sant’Ana em Caicó, Rio Grande do Norte, Brasil. O referido município encontra-se localizado na região do Seridó, no Estado do Rio Grande do Norte. A festa acontece há 270 anos e isso evidencia uma forte representação religiosa local. Nesse cenário, foi pertinente entender como os stakeholders desenvolvem o planejamento e organização do evento. A festa de Sant’Ana é considerada patrimônio cultural imaterial, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Trata-se de um estudo descritivo e exploratório de abordagem quali-quantitativa. Na parte qualitativa foi realizado entrevistas em profundidade com os stakeholders envolvidos no processo organizacional do evento. No estudo quantitativo aplicou-se questionários com os visitantes da festa, procurando entender os elementos envolvidos no relacionamento entre o destino e os visitantes. Para nortear o desenvolvimento dos instrumentos de coleta utilizou-se o modelo teórico do place attchment, o qual auxiliou toda a construção deste trabalho. Os resultados encontrados mostram os elementos que caracterizam a marca religiosa da Festa de Sant’Ana. As características apresentadas estão ligadas ao place attachment, revelando que a relação de apego e marca da festa está ligada a fatores históricos e culturais que representam o município de Caicó, ou seja, percebe-se que a fé e a devoção a “Senhora” Sant’Ana expressam a identidade do município de Caicó e isso tornou-se uma característica forte para o lugar. Observa-se também o alto vínculo do visitante com a festa. Conclui-se que a fé e o vínculo de apego ao lugar são as variáveis mais significativas no processo de construção da marca religiosa da festa de Sant’Ana. Construir e fortalecer essas variáveis de marca sinalizarão um relevante posicionamento estratégico para a localidade.Dissertação Apoio de residentes ao processo de gestão de projetos turisticos ambientais: um estudo do Vale dos Dinossauros em Sousa/PB(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-03-12) Vieira, Kaline Formiga; Marques Júnior, Sérgio; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799609U9; ; http://lattes.cnpq.br/8352791260277542; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; ; http://lattes.cnpq.br/7785924812425468; Tacconi, Marli de Fátima Ferraz da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/9540733920831213Este estudo objetivou analisar os fatores capazes de contribuir para o apoio dos residentes no processo de gestão de projetos turísticos ambientais. A relevância de se refletir sobre o planejamento municipal, incluindo a gestão de partes interessadas, justifica-se pelas mudanças de valores econômicos e sociais das comunidades locais, a preocupação com o seu espaço e com a qualidade de vida. Desta forma, o apoio do residente ao processo de gestão de um atrativo permite motivar e priorizar a opinião desta comunidade, fortalecendo os grupos sociais e integrando-os dentro de projetos e ações locais. O estudo foi caracterizado como sendo descritivo, exploratório e quantitativo. Como modelo de análise, foram utilizadas as variáveis de pesquisa elaboradas por Nunkoo e Ramkissoon (2012), como maneira de avaliar o apoio dos residentes locais no desenvolvimento do projeto de Revitalização do atrativo Monumento Natural Vale dos Dinossauros, na gestão do destino turístico ambiental, no município de Sousa/PB. Resultados mostram a existência de relação significativa entre as dimensões confiança nos órgãos governamentais, benefícios e custos ocasionados pelo desenvolvimento do turismo no atrativo como elementos influenciadores do apoio do residente. Assim, pretende-se corroborar para a inserção dos stakeholders no processo de planejamento no desenvolvimento do turismo desta localidade, visando a participação destes nas tomadas de decisões quanto ao planejamento e gestão do turismo no município, tendo em vista o desenvolvimento local sustentávelDissertação Arena política no campo turístico: composição, organização e reflexos do Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Natal - RN, Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-24) Silva Júnior, Francisco Xavier da; Nóbrega, Wilker Ricardo de Mendonça; ; http://lattes.cnpq.br/0025142529544906; ; http://lattes.cnpq.br/5962022090895829; González, María Velasco; ; Taveira, Marcelo da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/3603092470145208; Rezende Filho, Mozart Fazito; ; http://lattes.cnpq.br/1500119299281914As discussões acerca de políticas públicas e turismo são primordiais para entender o processo de planejamento e desenvolvimento do turismo, pois são essas políticas que induzem, muitas vezes, os caminhos percorridos para o aprimoramento do turismo. No contexto mundial, já é possível sentir reflexos negativos do modelo de desenvolvimento pensando com base no turismo para as comunidades receptoras e, com isso, gerando consequências desafiadoras. Esse movimento tem ocorrido periodicamente em centros históricos do Brasil. Todavia, programas e projetos de teor público que foram lançados desde a década de 1970, buscam oportunizar novas dinamicidades aos centros históricos brasileiros. Inseridos neste contexto urbano, os portos da região Nordeste possuem ligações históricas com as capitais de cada estado. Refletir o movimento econômico, social, político e cultural entre portos e cidades é pensar como as cidades desenvolveram-se sob o entorno dos terminais marítimos. Alinhado as políticas brasileiras supracitadas e com o advento da Copa do Mundo FIFA 2014, teve-se nas cidades de Natal, Salvador, Fortaleza e Recife a implantação dos Terminais Marítimos de Passageiros – TMPs, nos portos. Os TMPs surgem na tentativa de proporcionar uma nova dinâmica para o turismo e entorno, abrangendo-o para além do embarque e desembarque de passageiros por via marítima. Para a análise toma-se o bairro da Ribeira e em específico o TMP do Porto de Natal, para retratar um início de relações mais intrínsecas entre os indivíduos que se somam na arena política, visto que as políticas de revitalização de centros históricos com zona portuária ganham visibilidade ao notar-se essa zona como um potencial para o desenvolvimento social e sobretudo, turístico. Assim, o objetivo desta pesquisa é compreender o lugar do turismo constituição da(s) arena(s) política(s) definida(s) para construção e operacionalidade do Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Natal. As técnicas de pesquisa utilizadas nesta pesquisa são a aplicação da teoria de Offe (1981) no que diz respeito a concepção de uma arena política, bem como a análise de discurso proposta por Pêcheux (1997), tendo o lugar dos sujeitos entrevistados no enredo de suas falas, seus contextos, suas ideologias. Buscou-se, em mesma medida, na teoria de Bourdieu (1989, 2004, 2007, 2011, 2019) o entendimento do habitus e campo dos agentes sociais envoltos no processo de construção da arena política do TMP. Ademais, também o issue-attention cycle de Downs (1972) para entender o processo de implementação e execução da política pública de inserção do TMP no Porto de Natal. Além da teoria sobre violência especializada de Lindón (2008, 2008a), para compreender o processo de desvalia do bairro da Ribeira em conexão com o TMP. Com isso, concluímos que é necessário transcender o entendimento de turismo por parte do poder público, devendo encará-lo como um fenômeno complexo e dinâmico que abarca diversos agentes no processo de planejamento e execução. Observamos ainda que os agentes que são envolvidos nas arenas que provinham do TMP, encontram-se aleatórios no campo, com poucas conexões, porém com ideologias aproximadas. Também, como impacto do processo de desvalia do bairro da Ribeira, se averiguou que o TMP se encontra isolado no contexto do bairro e a maioria dos atrativos do circuito histórico está em péssimas condições de limpeza, manutenção e acesso e não possuem equipamentos de segurança.Dissertação Artesanato paleontológico como fator de fortalecimento do turismo no Araripe Geoparque Mundial da UNESCO, Ceará, Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-25) Leite, Beatriz Alves; Nascimento, Marcos Antônio Leite do; http://lattes.cnpq.br/5356037408083015; Silva, Michel Jairo Vieira da; http://lattes.cnpq.br/9014294331694342; Soares, Rafael CelestinoO presente estudo tem como objetivo analisar a contribuição dos artesãos residentes no território do Araripe Geoparque Mundial da UNESCO, integrando os municípios de Nova Olinda, Santana do Cariri, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha, visto a produção artesanal de geoprodutos, especificamente de representação paleontológica. Este trabalho se fundamenta na valorização do saber-fazer local em toda a sua multidisciplinaridade, tendo em vista o crescimento da atividade turística na região e a inserção dos artesãos neste processo. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com método descritivo, e se utiliza de um estudo de pesquisa de campo para a análise dos geoprodutos produzidos por esses artesãos, por meio de visitas às lojas e ateliês de produção. Para uma melhor compreensão do turismo e da relação do artesão com a atividade turística, foi realizada uma revisão bibliográfica exploratória. Para tanto, a coleta de dados se deu por meio da aplicação de questionário e entrevista semiestruturada com os artesãos, visando maior entendimento aos motivos que levaram o desenvolvimento dos geoprodutos, inspirações e suas perspectivas em relação ao fortalecimento do turismo, cultura e preservação do patrimônio natural presente na região. Os geoprodutos são direcionados a comercialização turística visando representar a geodiversidade local. Em suma, este estudo pretende contribuir para o entendimento da importância dos geoprodutos no fortalecimento do turismo, evidenciando a valorização do patrimônio natural e demais riquezas locais, promovendo a interação entre turistas e comunidade local.Dissertação Atividades características do turismo: uma análise da dimensão do turismo na economia brasileira do ano de 2013(2016-08-10) Souza, Ivanise Borges; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; ; http://lattes.cnpq.br/7785924812425468; ; http://lattes.cnpq.br/8327478600624054; Santos, Glauber Eduardo de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/1514075651545397; Chagas, Márcio Marreiro das; ; http://lattes.cnpq.br/7927840772466317; Marques Júnior, Sérgio; ; http://lattes.cnpq.br/3095760811566254A atividade turística brasileira, ao longo dos últimos anos, vem se desenvolvendo substancialmente. Porém, não há informações o bastante para dimensionar o desempenho do turismo na economia, pois as pesquisas que existem não são suficientes ou estão com dados defasados. As pesquisas com abordagem estatística e econômica, como a Conta Satélite do Turismo (CST), configuram-se como importantes fontes de informações para o planejamento de políticas, investimentos e expansão do mercado, visando melhorias para a população, para o trade turístico e para o turista. Com a mensuração econômica do turismo, torna-se possível identificar atividades em crescimento, que geram postos de trabalho, renda e melhorias da condição social da população, assim como apontar atividades estagnadas. O presente trabalho tem por objetivo analisar a participação das Atividades Características do Turismo (ACT’s) na economia brasileira no ano de 2013. O intuito é gerar informações para o dimensionamento e o desenvolvimento da atividade turística no contexto brasileiro. A pesquisa caracteriza-se como exploratório-descritiva, transversal, de abordagem quantitativa. O estudo foi realizado a partir de dados secundários extraídos principalmente da Pesquisa Anual de Serviços desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE e do Sistema de Informações Sobre o Mercado de Trabalho no setor de turismo do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada. A metodologia aplicada teve como base o modelo da CST-99 do Brasil e o relatório “Economia do Turismo: uma perspectiva macroeconômica 2003-2009”, ambas as publicações fundamentadas nas diretrizes e metodologias recomendadas pela Organização Mundial do Turismo (OMT) e pelo Sistema de Contas Nacionais -1993/2008. Para dimensionar a participação das ACT’s na economia, foram aplicados os conceitos das identidades contábeis sobre os agregados macroeconômicos do turismo. Com isso, o trabalho teve com resultado a estimativa do valor bruto da produção, consumo intermediário, valor agregado bruto, gastos com o pessoal, excedente operacional bruto, número de postos de trabalho, rendimentos pagos e número de empresas. Para tanto, esta pesquisa vem a contribuir para a literatura da economia do turismo com perspectiva de ampliar as discussões sobre os mecanismos de mensuração do turismo para geração de informações econômicas e estatísticas para o Brasil.