Programa de Pós-Graduação em Turismo
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Dissertação Princípios da governança aplicados à gestão de destinos turísticos: uma análise propositiva no pólo costa das dunas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010) Cunha, Ana Jaimile da; Trigo, Luiz Gonzaga Godoi; Júnior, Sérgio Marques; http://lattes.cnpq.br/3095760811566254; http://lattes.cnpq.br/0322089095908308; http://lattes.cnpq.br/3176854436741548Estudos recentes abordam a necessidade de adoção de modelos de gestão de destinos turísticos que melhor respondam às suas características e singularidades como setor complexo, de grande capilaridade e de importantes impactos sobre as localidades, com ênfase nos princípios da cooperação e parceria entre governo e sociedade no gerenciamento das demandas para o desenvolvimento. O estado da arte sobre o tema se fundamenta nos conceitos e premissas da formação de redes, de capital e gestão social que, combinados e alinhados aos princípios característicos da governança, conformam uma nova abordagem para a composição de estruturas e condução de processos aplicados na gestão de destinos turísticos. Esta dissertação tem como objetivo analisar a correspondência entre os princípios e características do conceito de governança e o modelo de gestão implementado pelo Pólo Costa das Dunas (RN) enquanto unidade gestora do turismo regional. Caracteriza-se como um estudo descritivo, qualitativo e de caso. O estudo toma como referencia os princípios de governança de participação, cooperação, descentralização de poder e transparência, e como modelo de análise, recorre ao governo matricial, que a partir da identificação de elos e composição de estruturas em rede, permite visualizar pontos nodais relacionando organizações, programas, metas e resultados, permitindo identificar como são conduzidos os processos de decisão e implementação de programas, projetos e ações pela instancia de gestão objeto da análise. Os dados e informações foram levantados por meio de pesquisa documental e através de entrevistas de roteiro estruturado com os representantes do Conselho A pesquisa permite inferir que, apesar de haver elementos correspondentes aos princípios da boa governança em sua composição e estrutura, há aspectos críticos na condução dos processos para a proposição e implementação das ações e que ainda impedem sua efetividade.Dissertação Análise da rede política do turismo brasileiro.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-02-19) Brandão, Pamela de Medeiros; Baldi, Mariana; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799698J2; ; http://lattes.cnpq.br/9451364933481439; Ferreira, Lissa Valeria Fernandes; ; Lopes, Fernando Dias; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701722H7A dissertação analisa a influência das relações entre atores da Rede Política do Turismo Brasileiro que compõem o Conselho Nacional de Turismo no processo de elaboração dos Planos Nacionais de Turismo (PNT 2003/2007 e PNT 2007/2010), centrando-se em dois principais tipos de interação: cooperação e intercâmbio de informações. Para tanto, o estudo parte do entendimento de que a concepção do turismo como um fenômeno humano, conforma-se como uma base conceitual imprescindível para a elaboração, implementação e análise de suas políticas públicas. A aplicação da Teoria de Redes e da Análise de Redes Sociais, funciona como uma ferramenta analítica, além disso, o uso dos conceitos de Rede Política (Policy Networks), permitiram interpretar por meio de aspectos diferenciados, a realidade social presente no turismo de forma mais precisa e detalhada. O estudo teve um corte seccional com perspectiva longitudinal e adotou o estudo de caso, permitindo aplicar o modelo de análise de redes sociais e a abordagem qualitativa. Através da pesquisa realizada, constatou-se que o processo de elaboração dos Planos Nacionais de Turismo foi resultado da interação de uma complexa rede de atores públicos e privados, os quais compõem o Conselho Nacional de Turismo, e que o poder de influência deles se deu simultaneamente, mas não simetricamente, pela sua atuação/ intervenção nas reuniões, e pela posse de recursos econômicos e organizacionais. Assim sendo, o estabelecimento de parcerias e as trocas de informações entre os atores foram subjacentes ao processo de elaboração dos PNTs, tanto na percepção e inserção de problemas na agenda governamental, quanto na realização de propostas que os solucionassem, norteando assim a construção dos macroprogramas e programas contidos em ambos os planos investigados.Dissertação Análise da relação causal entre imagem de destinos, qualidade, satisfação e fidelidade: um estudo de acordo com a percepção do turista nacional no destino turístico Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-04-05) Chagas, Márcio Marreiro das; Marques Júnior, Sérgio; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799609U9; ; http://lattes.cnpq.br/7927840772466317; Mazaro, Rosana Mara; ; http://lattes.cnpq.br/0280240849037322; Netto, Alexandre Panosso; ; http://lattes.cnpq.br/3071575734587237Esta dissertação pretendeu analisar a relação causal entre a Qualidade dos Serviços Turísticos, a Satisfação com os atributos e de forma global, a Fidelidade e a Imagem de Destinos Turísticos. Para tanto, se realizou um estudo exploratório-descritivo, do tipo Survey, com enfoque analítico quantitativo. A coleta de dados foi realizada através de questionário aplicado junto aos turistas nacionais no Aeroporto Internacional Augusto Severo e na Rodoviária da Cidade do Natal, principais locais de entrada e saída de turistas. A composição amostral foi aleatória simples chegando-se ao número final de 400 turistas entrevistados. Dentre os principais resultados, encontra-se um diagnóstico da qualidade dos componentes do destino turístico Natal. Observou-se, também, que são noves as dimensões da percepção de qualidade dos produtos e serviços turísticos de Sol e Praia, ou seja, Praias e Facilidades, Equipamentos Públicos, Restauração, Serviços de Transportes, Equipamentos do Hotel, Serviços do Hotel, Entretenimento e Atrativos, Acesso ao Hotel e Hospitalidade. Além disso, concluiu-se que a Imagem Prévia do Destino Turístico exerce pouca influência direta junto a Satisfação do Consumidor, e apenas indireta no Comportamento Pós-Compra (Fidelidade). Enquanto que a Imagem Complexa exerce influência forte e direta tanto no processo de Satisfação do Consumidor quanto no de Fidelização dele, as dimensões da qualidade encontradas também se apresentaram como fortes influenciadoras de ambos os fatoresDissertação Urbanização turística em Ponta Negra: relações de força e processos sociais no período de 1979-2009(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-04-08) Bezerra, Karen Ann Camara; Lopes, Fernando Dias; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701722H7; ; http://lattes.cnpq.br/8207151452113903; Azevedo, Francisco Fransualdo de; ; http://lattes.cnpq.br/2719998085102847Esta pesquisa teve como objetivo principal investigar de que modo às relações de força, operando nos processos sociais do turismo, têm moldado a urbanização do bairro de Ponta Negra, Natal, Estado do Rio Grande do Norte RN. O estudo parte do pressuposto de que a produção do espaço resulta de fenômenos globais particularizados por forças localizadas um processo de glocalização. O lócus de análise dessa investigação é o bairro de Ponta Negra. Foram utilizados dados primários e secundários e as informações foram tratadas através da técnica de análise de conteúdo. A urbanização de Ponta Negra está inserida no contexto da reestruturação produtiva mundial deflagrada na década de 1970. O projeto de urbanização turística do Parque das Dunas Via Costeira (PD/VC), marca a formação do Campo Turístico de Natal a partir de 1979. O recorte espacial contempla o período que vai de 1979 até 2009. A investigação histórica desse recorte permitiu dividir a trajetória do Turismo em Natal em quatro grandes recortes temporais: o turismo em Natal antes da Via Costeira (1939-1979); do Projeto Parque das Dunas/Via Costeira ao primeiro "boom" do turismo nacional (1979 - 1990); a internacionalização do turismo em Natal (1991-2000) e; do primeiro boom ao declínio do turismo internacional (2001-2009). Com base na evolução histórica do turismo foram eleitos três processos sociais diversos, capazes de demonstrar como as relações de forças sociais interpostas no espaço atuam sobre eles e contribuem para moldar o processo de urbanização do bairro em questão: a retirada das barracas , o Campo do Botafogo Futebol Clube e os espigões . Por fim, cumpre sintetizar que a pesquisa identificou interesses e conflitos entre os atores que formam o fio condutor das transformações espaciais: conflitos de ordem cultural resultantes da imposição de práticas sociais que diferem do gosto dos nativos; enfrentamentos entre grupos distintos que refletem a dualidade entre o valor de uso e o valor de troca; e interesses de valorização fundiária. Ademais, demonstrou que as relações sociais que implicam no processo de produção do espaço são estimuladas por profundos processos societários arraigados historicamente e camuflados por relações de mercado e por uma fachada moderna que a cidade tem adquirido nos últimos tempos; revelou que os atores se articulam em redes para aumentar seu poder de influência e que essa influência oscila, principalmente, de acordo com o poder econômico e político que eles ou seus associados detêmDissertação Turismo em jogo: a dinâmica da reterritorialização em Tibau do Sul/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-06-25) Gonçalves, Salete; Fonseca, Maria Aparecida Pontes da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785359J5; ; http://lattes.cnpq.br/9041519482141854; Azevedo, Francisco Fransualdo de; ; http://lattes.cnpq.br/2719998085102847; Cruz, Rita de Cássia Ariza da; ; http://lattes.cnpq.br/5125571262722656O trabalho busca compreender o processo de reterritorialização desencadeado pelo desenvolvimento do turismo em Tibau do Sul/RN, observando suas implicações econômicas, socioculturais e políticas para a sociedade local. A atividade turística foi abordada enquanto fenômeno sociocultural, considerando-se o processo de (des) (re) territorialização e as relações de poder entre os agentes produtores do espaço turístico. Tendo em vista a complexidade dessa temática e a necessidade de aprofundar estudos que enfoquem os processos desencadeados pela reterritorialização turística no litoral nordestino, tendo em vista a ação dos agentes envolvidos na construção dos espaços produzidos pelo turismo, justifica-se o trabalho. Para tanto foi realizado um estudo exploratório e qualitativo, através de levantamento de dados secundários e primários, e a realização de entrevistas com as lideranças do poder público, iniciativa privada, terceiro setor e comunidade do município pesquisado. Nesse sentido, constatou-se que o processo de (des)(re)territorialização no município investigado, perpassa por contradições resultantes dos conflitos de poder existentes na localidade e embora traga implicações nas dimensões econômicas e socioculturais, seu cerne é verificado no âmbito político, na relação entre o empresariado marcado predominantemente por outsiders que possuem negócios em Pipa e o Poder Público local integralmente composto por insiders que atuam na sede municipal, que até então, além de deter o poder político também detinham o poder econômico. Dessa forma, compreender a territorialização pelo turismo é analisar suas dimensões econômica, sociocultural e política; remetendo-se à complexidade das relações entre os agentes produtores do espaço. Acredita-se que a reterritorialização pode ser capaz de produzir territorialidades contextualizadas à cultura, à história, à economia e à política local, entendendo que a participação ativa dos nativos vai contribuir para um processo menos perverso, uma vez que essa tem sido uma das faces vividas pela população localDissertação Competitividade de destinos turísticos e o imperativo sustentável: avaliação de dimensões e atributos condicionantes no Pólo Costa das Dunas, RN, Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-10-30) Cerqueira, Liz Rodrigues; Mazaro, Rosana Mara; ; http://lattes.cnpq.br/0280240849037322; ; http://lattes.cnpq.br/1330720228005230; Marques Júnior, Sérgio; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799609U9; Trigo, Luiz Gonzaga Godoi; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706272H2Estar disponível como destino turístico é uma condição necessária, mas não suficiente para a expansão e êxito da atividade do turismo. Para ser bem-sucedido, o turismo requer investimentos, insumos, planejamento e gestão adequados, como qualquer outra atividade econômica. Um dos objetivos fundamentais da gestão de destino é entender como a competitividade de um destino turístico pode ser melhorada e sustentada. A posição competitiva do turismo pode ser mensurada, medida e avaliada por diversos modelos. Avaliar os indicadores da competitividade de um destino turístico envolve uma análise multivariada, que vai desde aspectos ligados diretamente a atividade do turismo em si a fatores indiretos. Trata-se de elementos que se inter-relacionam e que, juntos, vão apontar a condição competitiva desse destino. A partir da definição e caracterização da competitividade, sustentabilidade e gestão no âmbito dos destinos turísticos, entendidos como os principais conceitos deste estudo, são apresentados os principais modelos teóricos e metodológicos de avaliação de competitividade de destinos turísticos da literatura atual e representam o estado da questão no tratamento científico do tema. Tais modelos, concebidos por pesquisadores de diversos países e aplicados em diferentes destinos turísticos, são confrontados quanto a sua estrutura, indicadores considerados e localidades em que foram aplicados. O objetivo deste estudo foi conhecer e avaliar a condição de competitividade turística do destino Pólo Costa das Dunas, a partir dos atributos condicionantes de desempenho superior do modelo de avaliação da competitividade turística de destinos Competenible, proposto por Mazaro, e que se adéquam às exigências do mercado internacional consciente da força e importância da sustentabilidade. A condição de competitividade do destino turístico potiguar Pólo Costa das Dunas foi moderada. As potencialidades e debilidades competitivas do destino Pólo Costa das Dunas reveladas através das dezenas de atributos sustentáveis do modelo Competenible apontaram lineamentos e iniciativas que podem ser tomadas no sentido de orientar decisões estratégicas relacionadas ao seu planejamento e gestão. Nesse sentido, este estudo deve servir como suporte ao planejamento estratégico e de gestão a longo prazo do setor e como instrumento determinante para a tomada de decisões relacionadas às políticas públicas, investimentos setorial, monitoramento dos processos, planejamento estratégico, direcionamento e controle do desenvolvimento turístico local e regional de destinosDissertação Políticas públicas e as transformações socioespaciais correlacionadas ao turismo no município de Caicó: uma análise do período 2000 a 2010(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-12-17) Alves, Josemery Araújo; Azevedo, Francisco Fransualdo de; ; http://lattes.cnpq.br/2719998085102847; ; http://lattes.cnpq.br/8242612872391867; Ferreira, Lissa Valeria Fernandes; ; Gomes, Marcos Antônio Silvestre;O estudo traz uma abordagem acerca do planejamento, transformações socioespaciais e as políticas públicas de turismo implementadas no período de 2000 a 2010 em Caicó, englobando os atores governamentais, setor privado, bem como a população do município e comerciantes informais que utilizam os equipamentos de lazer e serviços dispostos no lugar. Como objetivo principal, a pesquisa pretende analisar as ações do setor público e privado correlacionadas à atividade turística no município de Caicó e seus reflexos no processo de transformações socioespaciais. A dissertação está estruturada de modo a realizar a investigação sobre o papel das políticas públicas para o desenvolvimento de uma localidade com potencial para o turismo, nesse caso, o município de Caicó; investigar políticas públicas implementadas no setor turístico do Rio Grande do Norte, especialmente as ações do PRODETUR-Nordeste voltadas para a interiorização do turismo, atingindo de modo particular a região do Seridó e o município de Caicó, e, por fim, verificar as principais transformações socioespaciais verificadas em Caicó no período compreendido entre 2000 e 2010. Os aspectos culturais, identitários e determinadas belezas naturais podem ser vistos como atrativos capazes de atrair demanda turística, levando em consideração o despertar cada vez mais evidente do turista na busca pelo conhecimento das peculiaridades da região. Vários autores vêm trabalhando nessa perspectiva, apontando os aspectos culturais da região como elementos capazes de impulsionar a atividade turística. Os questionamentos levantados no estudo pautaram-se em pesquisa bibliográfica, fundamentada, principalmente, em autores como Beni, Dias, Cruz, Azevedo e Morais. Para obter os dados necessários à análise, os procedimentos metodológicos utilizados consistiram em observação direta intensiva, com auxílio de entrevistas, aplicadas junto aos representantes públicos que estão atuando a frente das ações políticas referentes ao turismo no município e membros do setor privado ligados aos serviços turísticos, tais como estabelecimentos de hospedagem, alimentação e agenciamento de viagens e, finalmente, a população local e comerciantes informais beneficiados, direta ou indiretamente, com os recursos e estrutura turística. Estes agentes da pesquisa foram investigados por meio de formulários estruturados como suporte para as análises. Foi detectado na pesquisa que os equipamentos de lazer e serviços instalados na última década no município de Caicó têm como foco prioritário a população do município, sendo necessário ressaltar que os moradores entrevistados percebem a importância desses instrumentos para a atividade turística. Constatou-se também, que o setor público é o principal mentor das transformações verificadas. Portanto, mostrou-se relevante estudar a atuação pública, parcerias do setor privado e influências da população, tendo em vista que essa análise poderá contribuir com trabalhos de pesquisadores, gestores públicos e empresários, podendo servir como norteador para o planejamento e desenvolvimento da atividade turística no município de CaicóDissertação O ecoturismo sob a égide da sociedade do consumo: um estudo das Unidades de Conservação de uso sustentável do RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-04-14) Soares, Artemisia dos Santos; Azevedo, Francisco Fransualdo de; ; http://lattes.cnpq.br/2719998085102847; ; http://lattes.cnpq.br/1052024626478722; Neiman, Zysman; ; http://lattes.cnpq.br/6435341856481082; Sonaglio, Kerlei Eniele; ; http://lattes.cnpq.br/1823313556538300O ecoturismo, face às demandas e discussões ambientais, tem alcançado proeminência no mercado turístico e amplo desenvolvimento mundial, ensejando uma preocupação quanto à necessidade de um aprofundamento científico através de uma abordagem crítica das dinâmicas de consumo e conservação que permeiam essa prática. Este estudo aborda o ecoturismo sob a égide da sociedade do consumo, na qual se percebe que este se constituiu numa prática contestadora da sociedade na qual está inserida, mas que, todavia tem se submetido à lógica do capital através da mercantilização da natureza. Objetivando a compreensão da realidade apresentada, este estudo teve como recorte geográfico duas Unidades de Conservação de Uso Sustentável do estado do Rio Grande do Norte: a Área de Proteção Ambiental Jenipabu (APAJ) e a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão (RDSEPT). A pesquisa buscou averiguar as relações entre conservação e consumo e suas influências no ecoturismo realizado nas Unidades de Conservação (UCs) de uso sustentável selecionadas para este estudo. Para tanto, realizou-se uma reflexão crítica acerca da relação conservação versus consumo constante na prática do ecoturismo em UCs no contexto da atual sociedade, analisando-se o processo histórico de formação das UCs de uso sustentável do RN à luz do par contraditório conservação-consumo, bem como buscando-se apreender a percepção sobre o ecoturismo dos atores envolvidos com esta prática. Teve-se como percurso metodológico uma abordagem qualitativa sob uma perspectiva crítica, baseada em pesquisa bibliográfica e documental e realização de entrevistas semi-estruturadas com três grupos de atores, a saber: gestores/técnicos, comunidade e ecoturistas envolvidos com o ecoturismo nas UCs selecionadas. A análise foi realizada a partir de duas unidades de análise basilares (consumo e conservação) e doze categorias. Para a definição das unidades de análise e categorias foram tomados como referência os autores Santos (1987; 1988; 1994; 2001; 2006), Guerreiro Ramos (1989) e A. B. Rodrigues (1996; 2003), que realizam crítica à sociedade do consumo e descrevem as principais características do meio técnico-científico-informacional predominante; e Diegues (1998; 2000), A. B. Rodrigues (2001), Pires (2002) e Neiman e Rabinovici (2010), que discorrem histórica e cientificamente acerca da ênfase na conservação constante nas origens e no discurso do ecoturismo, descrevendo também suas características fundantes. Os principais resultados revelam que o uso mercadológico do prefixo eco tem atuado como uma nova roupagem para o que na realidade ainda se revela antigo, ou seja, usa-se a conservação como justificativa para mais um novo tipo de consumo. Os resultados também evidenciam que apesar da coexistência de intencionalidades mercantis e simbólicas em ambas UCs, é possível observar a predominância de características da sociedade do consumo no processo de criação e nas atividades produtivas da APAJ, enquanto na RDSEPT nota-se a predominância das características conservacionistas apregoadas pelo ecoturismo. Pode-se inferir, portanto, que o turismo realizado na APAJ não pode ser denominado de ecoturismo, enquanto as práticas observadas na RDSEPT evidenciam um alinhamento com as diretrizes do ecoturismoDissertação Segregação socioespacial e turismo: estudo da representação fílmica criada pelos turistas e residentes sobre Natal Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-06-09) Silva, Michel Jairo Vieira da; Fortes, Lore; ; http://lattes.cnpq.br/4596655243422487; ; http://lattes.cnpq.br/9014294331694342; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706850H6; Coriolano, Luzia Neide Menezes Teixeira; ; http://lattes.cnpq.br/4477795642535596O presente estudo inquieta-se e desdobra-se a partir de um apontamento de Ítalo Calvino, que em seu romance Cidades Invisíveis, aconselha a se evitar dizer que, algumas vezes, cidades diferentes sucedem-se no mesmo solo e com mesmo nome, nascem e morrem sem se conhecer, incomunicáveis entre si . De caráter transdisciplinar (pressupostos sociologia, antropologia, geografia e comunicação), esta pesquisa faz uma reflexão acerca da segregação sócio-espacial e turismo: pobreza-riqueza; centro-periferia; tradição-espetacularização; visitante-visitado ao mapear o circuito turístico e discutir o fenômeno sitiando a cidade real e turística; Natal e Cidade do Sol o Rio Grande do Norte, através de vídeos produzidos por residentes (documentários) e turistas (registros postados na Internet). Ao fazer uma análise comparativa entre as realidades vividas entre esses dois sujeitos (residente e turista), a pesquisa constatou poucas semelhanças, muitas disparidades de experiência com o urbano, apresentando a existência de duas realidades bastante distintas (região turística X região da periferia). Baseado na corrente teórica da fenomenologia, da representação social, e se utilizando da análise de conteúdo fílmico, verificou-se que a experiência turística promove ao visitante uma viagem segmentada e desintegrada do cotidiano, da cultura e do contato com o residente. Residente esse que, em grande parte, é morador de área desassistida, carente e sem perspectiva de vida (representada pela Comunidade Novo Horizonte). O confinamento e a segregação dos sujeitos, ocorrem até em seus momentos de lazer e expressões culturais (representado pela Praia da Redinha), visto que as áreas privadas e públicas de lazer turístico, indiretamente impedem o acesso daqueles que não podem contribuir à atividade de consumo presente nessas regiões. Conclui-se que o turismo em Natal enquanto atividade-fenômeno direciona e concentra os investimentos públicos infraestruturais na região de Ponta Negra e entorno (ilha turística), em detrimento de áreas mais carentes e periféricas da cidadeDissertação Fatores de sucesso ou insucesso do turismo ambientalmente sustentável : percepção das autoridades públicas no pólo costa das dunas do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-08-09) Macedo, Raquel Fernandes de; Enders, Wayne Thomas; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781298A5&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/3022858653668077; Silva, Flávio José de Lima; ; http://lattes.cnpq.br/1421802360229451; Marques Júnior, Sérgio; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799609U9O presente trabalho tem como objetivo geral conhecer os fatores que contribuem para o sucesso ou o insucesso do poder público municipal no planejamento do turismo ambientalmente sustentável no Pólo Costa das Dunas. Para alcançá-lo foram traçados os seguintes objetivos específicos: identificar a importância que os representantes do poder público municipal do meio ambiente e de turismo atribuem ao meio ambiente; identificar os fatores humanos que influem no sucesso ou insucesso do planejamento municipal para um turismo ambientalmente sustentável; descobrir quais as ações que as prefeituras estão tomando para atingir a sustentabilidade ambiental nos municípios e identificar os principais desafios a sustentabilidade ambiental, relevantes a atividade turística. Foram investigados vinte e oito representantes públicos, onde vinte seis são dos municípios e dois são dos órgãos estaduais de turismo e meio ambiente, nos meses de setembro a novembro de 2010. Quanto à metodologia, a pesquisa foi caracterizada como descritiva, com uma abordagem qualitativa por utilizar técnicas de entrevista e observação do seu conteúdo. Todavia, também foram utilizados alguns elementos quantitativos para medição estatística através de técnicas como: freqüências, médias, análise de conglomerados, Correlação de Pearson, Correlação de Spearman, Teste-T, técnicas para casos resumidos de respostas múltiplas e técnicas para casos resumidos de questões fechadas. Os resultados da pesquisa indicaram que: a maioria dos municípios dizem estar bem informados sobre as legislações ambientais, tendo colaborado com órgãos estaduais e federais que lidam com o meio ambiente, como IDEMA e IBAMA. Além disso, na percepção da maior parte dos municípios, eles vêm investindo nas questões ambientais para o desenvolvimento do turismo. Observa-se que há fatores humanos do planejamento municipal que contribuem para o sucesso ou o insucesso do turismo ambientalmente sustentável como as pessoas que fazem parte da política partidária de nível municipal e estadual, os vereadores que colaboram para aprovação de leis e os vereadores que impedem a implantação de algum projeto por interesse político e a descontinuidade das pessoas em posições relevantes, que termina por prejudicar o andamento de alguns projetos ou mesmo se renova com novas idéias trazidas por uma outra pessoa. Quanto às ações das prefeituras para se alcançar a sustentabilidade ambiental do turismo percebe-se que a maioria possui um Plano Diretor e um grupo constituído para tratar das questões ambientais e do turismo. No que diz respeito, aos desafios ambientais o saneamento básico tem sido o principal desafio para os municípios e os principais causadores da degradação ambiental são: a coleta de lixo deficiente, esgotos clandestinos e criação de camarão em alguns municípios. Concluiu-se que melhorias devem ser feitas quanto às questões ambientais para tornar os municípios mais sustentáveis, como por exemplo, ajustes em alguns Planos Diretores que não condiz com a realidade da localidade turística, construção de um novo aterro sanitário, visto que ainda existem municípios que tem somente um lixão e comprometimento das autoridades públicas da outra gestão no fornecimento de informações para a nova gestão, buscando dessa forma, maximinizar os fatores de sucesso dessas localidades turísticas, de modo que possam em conjunto alcançar um melhor nível de sustentabilidade ambiental do turismo no PóloDissertação Gestão pública em turismo: uma análise dos impactos da política macro de regionalização turística no período 2004-2011 no Estado do Rio Grande do Norte, Brasil(2011-08-11) Virgínio, Darlyne Fontes; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; ; Azevedo, Francisco Fransualdo de; ; Almeida, Juliana Vieira de;O turismo impulsiona e incrementa relações nas diversas atividades socioeconômicas com que interage, o que pode induzir certo desenvolvimento em localidades com potencial para sua realização. Muitas transformações sociais, políticas, econômicas, ambientais e culturais são processadas em sua decorrência. É nesse contexto que surge a necessidade de um planejamento turístico. Com isso, evidencia-se a necessidade de envolver diretamente nesse processo entidades públicas, órgãos privados e a sociedade civil organizada, para tanto, a existência de políticas específicas para o setor do turismo se fazem imprescindíveis para seu desenvolvimento. Dentro desse contexto, o Ministério do Turismo adotou um modelo de gestão voltado para a disseminação do turismo nos demais municípios e regiões do Brasil e, sendo o turismo no Rio Grande do Norte uma das atividades mais promissoras, integra como parte de suas políticas públicas o Macroprograma de Regionalização do Turismo com vistas a interiorizar essa atividade. Com base nisso, o atual trabalho propôs avaliar se o MacroPRT é uma importante política de desenvolvimento para o estado. Tem como método de abordagem a dialética, e um método de procedimento funcional com viés crítico. Para tanto, foi utilizada uma metodologia do tipo descritivo-exploratória de natureza qualitativa, além de entrevistas estruturadas com gestores estaduais, regionais e municipais de turismo. Utilizou-se um índice que visa identificar a implementação da regionalização do turismo no estado, construído a partir dos módulos operacionais que constituem e disseminam as etapas dessa política. Dentre as conclusões possíveis neste estudo, vale destacar que importantes avanços como a criação das 05 regiões turísticas e de seus Conselhos de Turismo proporcionam um ambiente que se mostra articulado, porém ainda não está sensibilizado e/ou mobilizado em grande parte dos municípios que estão inseridos nessas regiões. De modo geral, não se pode dizer que a implementação da regionalização ocorra de forma plena no estado, isso está longe de acontecer. A formulação da política é boa, mas a ineficiência na gestão por diversos fatores prejudica sua implementação. Diante desse cenário, torna-se desafiador pensar num turismo com bases na regionalização, que venha a mudar a paisagem rumo a um desenvolvimento social, econômico, político e ambiental nos moldes da sustentabilidade como o próprio MTur difunde.Dissertação Fotografia e marketing: uma análise dos atrativos turísticos da cidade de João Pessoa-PB(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-08-12) Lôbo, Bruna Raquel Alves Maia; Alves, Maria Lúcia Bastos; ; http://lattes.cnpq.br/1719643619018288; ; http://lattes.cnpq.br/8775029359416792; Nobre, Itamar de Morais; ; http://lattes.cnpq.br/8592622988364534; Trigo Júnior, Thales Waltenior; ; http://lattes.cnpq.br/3571991852870382A fotografia é um dos recursos mais utilizados e eficientes do marketing, como também é uma arte polissêmica e inesgotável de sentido; por isso permite diferentes leituras. Mesmo assim, existem aqueles que, por meio do controle e enquadramento, tentam organizar o seu significado. Haja vista as empresas de marketing. Outros, como é o caso dos artistas, incumbem os observadores de suas obras de atribuir algum entendimento. Recorrendo a uma iconografia fotográfica dos atrativos turísticos da cidade de João Pessoa (PB), este trabalho elegeu imagens publicadas em catálogos apoiados pelo Fundo de Incentivo à Cultura (FIC) e pela Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR) no período de 2005 a 2010. A ideia central desta pesquisa qualitativa é a premissa de que, em geral, o turista almeja, mesmo inconscientemente, uma realidade de um atrativo turístico motivada pela imagem fotográfica veiculada no mercado das viagens, neste ínterim, ressalta-se que no mercado da arte, este mesmo atrativo é exposto e divulgado. Discute-se, por meio das fotos, como as características ambientais e socioculturais são mercantilizadas pelos órgãos que possuem finalidades diferentes não excludentes, haja vista que o FIC apoia a arte e a PBTUR patrocina o Turismo. Além da iconografia utilizada para a catalogação e análise fotográfica, foram realizadas entrevistas por meio do método de narrativas visuais, no intuito de aproximar os dados com a opinião dos turistas e dos fotógrafos. Em que resultou em uma reflexão acerca dos atuais processos imagéticos que envolvem a divulgação dos destinos turísticos de forma que se permitisse uma leitura crítica acerca da produção fotográfica como recurso mercadológico para se fomentar o marketing e a arte na cidade. Observou-se que tanto a fotografia de arte quanto a de marketing adquirem valores diferenciados no que diz respeito aos seus mercados promovidos pelos catálogos analisados.Dissertação Avaliação da informação de websites turísticos das cidades-sede da copa 2014(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-08-19) Cacho, Andréa do Nascimento Barbosa; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706850H6; ; http://lattes.cnpq.br/0172278382704946; Gomes, Apuena Vieira; ; http://lattes.cnpq.br/0601161335088804; Biz, Alexandre Augusto; ; http://lattes.cnpq.br/0456362733215959; Leal, Sérgio Rodrigues; ; http://lattes.cnpq.br/9559630444113123Trata da avaliação das informações disponibilizadas em websites turísticos oficiais dos estados e das cidades-sede brasileiras da Copa do Mundo de 2014, seguindo o modelo e os critérios de avaliação estabelecidos na metodologia desenvolvida por Díaz (2005). Descreve a relação entre turismo e sociedade da informação, enfatizando a importância do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação em disponibilizar informações confiáveis, atualizadas e de baixo custo acerca dos destinos em questão. Dentre os principais aspectos a serem analisados, tem-se: informação sobre o destino e serviços locais disponibilizados nos websites turísticos; capacidade de comercialização e distribuição dos serviços turísticos; capacidade de comunicação e interação dos sites com seus usuários; existência de versões dos websites em outros idiomas. Por se tratar de pesquisa em ambiente virtual, os sujeitos da pesquisa foram representados pelas 12 cidades-sedes da Copa e seus respectivos websites oficiais de turismo (municipais, estaduais e convention bureau), mais o portal brasileiro de turismo, totalizando assim um número de 36 páginas webs a serem analisadas. A metodologia caracterizou-se como exploratório-descritiva, quantitativa, bibliográfica e documental. Aplica técnicas estatísticas paramétricas e não paramétricas, tais como: análise de variância (ANOVA e KRUSKAL-WALLIS) para medir a variação entre as médias dos grupos em combinação com testes de comparações múltiplas de Tukey e Games Howell; teste de correlação não paramétrico Tau de Kendall; e análise de cluster. Para a coleta de dados, utiliza os softwares Microsoft Excel, e o SPSS para a tabulação, tratamento e análise dos dados, através da aplicação de técnicas quantitativas. Dentre os principais resultados encontrados ficou evidente que os websites da região sul e os pertencentes a categoria municipal apresentaram resultados mais positivos dentre os índices avaliados. Conclui que as informações disponibilizadas nos websites estão, em sua maioria, incompletas, pois de acordo com os dados obtidos, verificou-se que os mesmos não são capazes, por si só, de fornecer aos usuários/turistas todos os dados necessários para se planejar uma viagemDissertação O sensemaking e o Comitê Regional das Associações e Cooperativas do Artesanato Seridoense :buscando compreender um complexo de relações(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-10-07) Sousa, Andre Lacerda Batista de; Azevedo, Francisco Fransualdo de; ; http://lattes.cnpq.br/2719998085102847; ; http://lattes.cnpq.br/1122967483294815; Silva, Flávio José de Lima; ; http://lattes.cnpq.br/1421802360229451; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706850H6A geração de sentido, sensemaking, é o processo onde os atores organizacionais começam a perceber os eventos ao seu redor estabelecendo e criando significados nas ações que desempenham em seu cotidiano. No momento em que acontecem as interações em uma rede de negócios entre os atores é que o sensemaking é gerado. Um exemplo de uma rede de relacionamento de negócios é o trabalho desenvolvido pelo Comitê de Associações e Cooperativas Regionais de Artesanato do Seridó - CRACAS. Essa organização, com sede na cidade de Caicó - Rio Grande de Norte existe com o objetivo de administrar a rede de artesãos da região do Seridó norteriograndense. A presente investigação teve como objetivo geral compreender a geração de sentido das atividades realizadas pelos atores organizacionais, inseridos no CRACAS em Caicó/RN, voltadas para a utilização dos recursos em seu cotidiano de negócios. Os objetivos específicos foram a) Identificar os recursos utilizados pelos atores organizacionais do CRACAS; b) Apreender a maneira pela qual os artesãos desempenham atividades voltadas para o controle e utilização dos recursos disponíveis em seu ambiente de negócios; c) Identificar o papel desempenhado pelos atores organizacionais (artesãos) em suas atividades cotidianas de negócios; d) Compreender como os atores organizacionais do CRACAS geram sentido de suas atividades de negócios e por fim e) Verificar os princípios que norteiam as interações dos artesãos. Nesse processo de investigação empírica, a metodologia utilizada na investigação consistiu-se em um Estudo de Caso no CRACAS e nas sete Associações das Bordadeiras filiadas a ele. Concluiu-se a geração de sentido acontece durante a realização da atividade como a confecção dos produtos. De acordo com as artesãs os recursos financeiros não provêm do CRACAS. Constatou-se que os sete municípios do bordado interagem como uma rede de negócios do artesanato e que existe uma carência de recursos e infraestrutura nas associaçõesDissertação Turismo e economia solidária : uma análise nas cooperativas e associações de artesanato do Roteiro Seridó norte-rio-grandense(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-10-10) Medeiros, Viviane Costa Fonseca de Almeida; Alves, Maria Lúcia Bastos; ; http://lattes.cnpq.br/1719643619018288; ; http://lattes.cnpq.br/4236100618422414; Azevedo, Francisco Fransualdo de; ; http://lattes.cnpq.br/2719998085102847; Silva, Paulo Roberto Palhano; ; http://lattes.cnpq.br/0668404365830780O presente estudo aborda as questões que envolvem a Economia Solidária e o Turismo, suas perspectivas e contribuições para o processo de desenvolvimento das comunidades locais, bem como o ponto de ligação entre ambos. Este estudo avaliou em que medida a Economia Solidária, através do cooperativismo e associativismo no turismo, tem gerado melhorias socioeconômicas para os artesãos do Roteiro Turístico do Seridó. Quanto aos seus objetivos, o estudo realizado é de caráter exploratório-descritivo, pois envolveu tanto técnicas padronizadas de coleta de dados, questionários e observação sistemática, quanto pesquisas secundárias e estudos de caso, o que caracteriza uma pesquisa exploratória Castro (2008). Os resultados apontam para melhorias significativas proporcionadas pela inserção dos membros nos grupos (associações e cooperativas) em aspectos referentes à saúde, à educação, ao relacionamento interpessoal, acesso ao consumo e crédito para os artesãos. Por intermédio deste estudo, também foi possível constatar que a inserção dos produtos e serviços na atividade turística não é fator relevante para as melhorias socioeconômicas observadas, pois há presença elevada de atravessadores no processo de comercializaçãoDissertação Mapeamento de stakeholders nas áreas conexas de turismo e meio ambiente: um estudo em João Pessoa/PB(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-10-17) Delgado, Anna Karenina Chaves; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706850H6; ; http://lattes.cnpq.br/8629055026932946; Costa, Benny Kramer; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782176P6; Araújo, Maria Valéria Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/9227834040889428O presente estudo tem como objetivo entender como ocorre a relação entre turismo e meio ambiente numa perspectiva gerencial na visão de seus stakeholders em João Pessoa (PB). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, transversal, do tipo exploratória e descritiva, realizada com os principais stakeholders de turismo e meio ambiente da capital paraibana por meio de entrevistas semi-estruturadas e da análise das atas do Conselho Municipal de Turismo. Por meio das entrevistas e da análise das atas mostrou-se que os stakeholders de meio ambiente apresentam uma formação acadêmica maior que os de turismo, enquanto estes últimos possuem maior tempo de atuação profissional. A utilização dos recursos ambientais pelo turismo é vista de forma positiva pelos grupos de interesse de turismo em decorrência de conseguir equilibrar o desenvolvimento do turismo com a preservação ambiental, enquanto para os stakeholders de meio ambiente é vista de forma intermediaria já que não utilizam os recursos ambientes relacionados aos resquícios de Mata Atlântica ou as Unidades de Conservação do Estado. Os principais impactos ambientais destacados pelos stakeholders (de turismo e de meio ambiente) foram a degradação dos ambientais recifais, a poluição das praias e a construção de equipamentos de turismo em áreas que deveriam ser protegidas, no entanto, houve stakeholder de turismo que acredita que o desenvolvimento do turismo no estado é tão incipiente que não é capaz de causar impactos no núcleo receptor. Também foram considerados omissos ou inconsistentes as atuações da SETDE, PBTUR e SUDEMA por alguns dos grupos de interesse entrevistados. Os representantes das ONGs destacaram que a relação entre turismo e meio ambiente só poderá ocorrer de forma harmoniosa na cidade se houver uma mudança de paradigma por parte do empresariado e da população local. Apesar da aparente relação harmoniosa estabelecida entre turismo e meio ambiente em João Pessoa, algumas ações dos órgãos de turismo e do Governo do Estado vêm deixando descontentes alguns stakeholders importantes de meio ambiente indicando que a relação entre turismo e meio ambiente na cidade está se tornando mais tensaDissertação Turismo, território e políticas públicas: uma análise do destino João Pessoa/PB(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-10-27) Sousa, Petrônio Maciel de; Fonseca, Maria Aparecida Pontes da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785359J5; ; http://lattes.cnpq.br/4480219603556962; Alonso, Sérgio Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/1429071592091088; Enders, Wayne Thomas; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781298A5&dataRevisao=nullEste estudo apresenta uma abordagem da atividade turística sob a perspectiva do território, analisando a importância do papel do Estado e das políticas públicas para o desenvolvimento do turismo. A atividade turística na Região Nordeste começa a ter sua ascensão a partir do final da década de 1970, através de políticas publicas de turismo, cujo objetivo era proporcionar à região condições necessárias para que a atividade pudesse se desenvolver. As políticas públicas de turismo se apresentam como elementos-chave no processo de produção de territórios turísticos na região. Na Paraíba, o poder público elegeu o litoral como atrativo principal e a capital do estado, João Pessoa, como lócus de desenvolvimento da atividade, passando a cidade a ser contemplada por uma série de políticas públicas de turismo. Nesse contexto, a presente pesquisa tem por objetivo analisar o processo de desenvolvimento de três especificas políticas públicas para o desenvolvimento da atividade turística em João Pessoa: O (mega)Projeto Costa do Sol (1988), o PRODETUR/PB I e II (1997 e 2005) e o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo na Paraíba, o Plano Amanhecer (2000). O estudo orientou-se pela problemática de que mesmo tendo sido contemplada pelas políticas públicas de turismo em questão, João Pessoa encontra-se em situação periférica no mercado turístico regional. Os procedimentos metodológicos para realização deste estudo foram pesquisas bibliográfica, documental e aplicação de entrevistas semi-estruturadas com os gestores públicos do turismo e representantes do trade turístico local. A pesquisa veio a comprovar que a descontinuidade entre as administrações governamentais dificultou o processo de implantação das políticas públicas de turismo estudadas. Observou-se que a implementação de políticas públicos de turismo, em longo prazo, depende da interação entre os governos, assim como a vontade política coletiva em se desenvolver o turismo em João PessoaDissertação Contribuição da teoria do caos para a gestão do turismo: uma análise a partir da percepção dos gestores da hotelaria de Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-02-28) Silva, Queila Pahim da; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706850H6; ; http://lattes.cnpq.br/2641206327374809; Fernandes, Antônio Jânio; ; http://lattes.cnpq.br/4136479808014274; Fortes, Lore; ; http://lattes.cnpq.br/4596655243422487O presente estudo tem como objetivo analisar como os gestores da hotelaria percebem a relação da teoria do caos e turismo, descrever como é pensada e concebida a gestão do turismo; mostrar as características caopléxicas do turismo e sua gestão e identificar os elementos do padrão estratégico de gestão e planejamento na visão dos gestores dos Meios de Hospedagem. Os dados foram obtidos através da observação direta intensiva e aplicação de entrevistas aplicadas junto aos hoteleiros da cidade de Natal/RN. Constata que as teorias da mudança e do caos proporcionam visão do conjunto de relações, aspectos e implicações do turismo, com base nas incertezas e instabilidades ambientais e de mercado. Mostra que a maioria dos modelos de análise, planejamento e gestão do turismo ainda é limitada, em razão do seu caráter linear e unidimensional. Destaca que o objetivo da teoria do caos é fornecer explicações dos fenômenos, não é fazer previsões, pois é impossível prever o futuro a longo prazo. Trata das estratégias de gestão como geradoras de novas fontes de incerteza, pois a realidade não pode ser completamente representada por modelos. Ter consciência desses fatos significa, entretanto, considerar o campo de múltiplas possibilidades e oportunidades da mudança e do caos na gestão do desenvolvimento do turismo. Essas idéias foram aplicadas à análise da gestão do turismo na localidade investigada. Os questionamentos levantados no estudo pautaram-se em pesquisa bibliográfica, fundamentada, principalmente, em autores como Beni, Prahalad, Mintzberg, Ritto, Senge e Hamel. Conclui-se que na era do conhecimento, as organizações que continuam presas ao paradigma mecanicista têm dificuldade de acompanhar as mudanças do mercado e sendo a hotelaria uma indústria de serviços que tem características organizacionais complexas e adaptativas, é imprescindível que os empreendimentos hoteleiros funcionem como sistemas interativos, que acompanhem as mudanças de um mercado tão turbulento e instável tendo na teoria do caos e da complexidade uma das possibilidades de compreender a realidade fora do modelo mecanicista.Dissertação Inovação nos empreendimentos turísticos: uma análise das práticas na cadeia produtiva turística do município de Tibau do Sul, Rio Grande do Norte, Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-02-28) Soares, Juliana Cristina de Moura; Mazaro, Rosana Mara; ; http://lattes.cnpq.br/0280240849037322; ; http://lattes.cnpq.br/5222948683844595; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/7233203993967359; Alves, Maria Lucia Bastos; ; http://lattes.cnpq.br/1719643619018288; Fernandes, Antônio Jânio; ; http://lattes.cnpq.br/4136479808014274; Enders, Wayne Thomas; ; http://lattes.cnpq.br/4030501657361234Considerando a necessidade e dificuldade de sobrevivência em um ambiente globalizado e competitivo, a inovação, considerada uma ferramenta do empreendedorismo, pode auxiliar tanto na criação de valor e eficiência dos produtos, serviços e administração, quanto na sustentabilidade das empresas e destinos. Assim, o objetivo principal deste estudo foi identificar as práticas de inovação nos empreendimentos da cadeia produtiva turística no município de Tibau do Sul/RN. Para alcançá-lo foram definidos os seguintes objetivos específicos: caracterizar a cadeia produtiva do turismo de Tibau do Sul; identificar as formas de inovação nos empreendimentos da cadeia produtiva do turismo no município; identificar fatores relacionados com o tipo e nível de inovação; descrever o ambiente em relação à inovação e situar a inovação nos empreendimentos da cadeia produtiva do turismo em Tibau do Sul à luz da literatura relevante existente. Foram investigadas trinta empresas dos segmentos: agenciamento, gastronomia, hospedagem, lazer e entretenimento, transporte e uma consultoria turística. O estudo se caracterizou como sendo uma pesquisa descritivo-exploratória, com abordagem qualiquantitativa, feita através de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. As técnicas utilizadas foram: frequência, média, porcentagem, análise de conglomerados, correlação, análise de variância, Teste T e a técnica não paramétrica de Kruskal Wallis. Os resultados da pesquisa indicaram que: não foi possível identificar com precisão o tamanho e características dos segmentos de atividade pertencentes à cadeia produtiva do turismo do município; os empreendedores se consideram relativamente mais inovadores em produto, serviço, administração e desempenho global, do que seus concorrentes locais, por meio de práticas relacionadas, principalmente, à inovação em produto; o segmento que mais inovou em produto foi agenciamento, em administração foi hospedagem e tanto em serviço como em desempenho global da inovação foi a consultoria turística; diversos fatores como tempo de funcionamento, idade do entrevistado e participação no mercado estão relacionados com o nível e tipo de inovação; no geral, os empreendedores pretendem investir em algum tipo de inovação nos próximos anos e possuem interesse sobre o tema; foi possível estabelecer uma relação entre as aplicações dos empreendedores e os conceitos de inovação enfocados na literatura. Face ao exposto, os empreendimentos da cadeia produtiva de Tibau do Sul devem explorar melhor o elemento inovação, aliando suas ações às tendências do perfil do consumidor para que possam, assim, ser mais competitivos e sustentáveis.Dissertação O turismo de base local como um possível indutor de desenvolvimento rural: uma análise da realidade e das potencialidades no Distrito de Dondo-Moçambique(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-03-13) Chicico, Felicidade da Juliana; Azevedo, Francisco Fransualdo de; ; http://lattes.cnpq.br/2719998085102847; ; Locatel, Celso Donizete; ; http://lattes.cnpq.br/2047387364725653; Fernandes, Antônio Jânio; ; http://lattes.cnpq.br/4136479808014274O atual debate sobre desenvolvimento rural focaliza a abordagem territorial, reconhecendo o caráter multifuncional do espaço rural. Enfatiza o aproveitamento das forças endógenas, a necessidade de implementação de políticas que valorizem as especificidades locais, a participação dos atores sociais na dinamização e revitalização do espaço rural. É neste contexto que o turismo entra como um dos possíveis meios para induzir uma nova dinâmica no espaço rural, visto que a atividade é tida como um canal para a revalorização dos recursos naturais e culturais, bem como do modo de vida rural. Este estudo trata do turismo de base local como indutor de desenvolvimento rural, traduzindo-se numa análise da realidade e das potencialidades no distrito de Dondo. Nele se propôs analisar as potencialidades para a implantação do turismo de base local no Distrito de Dondo, avaliando até que ponto a realidade local possibilita a inclusão da comunidade na gestão dos recursos turísticos locais. Para tal mostrou-se a inserção do turismo de base local no atual contexto de desenvolvimento rural; identificou-se e organizou-se sistematicamente os fatores que condicionam a implementação do turismo de base comunitária na área de estudo; e verificou-se até que ponto a área estudada corresponde aos condicionantes identificados, mostrando como o turismo de base local pode ser melhor incentivado. Adotou-se como recurso metodológico a abordagem qualitativa, tanto pelos procedimentos e tratamento de dados, como também, pela abordagem crítica, utilizou-se também, a pesquisa bibliográfica e documental, as entrevistas semi-estruturadas direcionadas ao grupo de gestores públicos que atuam em turismo e lideres comunitários. A análise critica foi feita com base nos princípios de sustentabilidade, nomeadamente sustentabilidade ambiental, social, cultural, econômica e espacial, para além da análise dos aspectos político-institucionais. Os resultados da pesquisa mostram que o distrito de Dondo apresenta um potencial para implementação de um modelo de desenvolvimento de turismo de base local, pois ele é rico em recursos naturais e culturais, beneficia-se de uma boa rede de acessibilidade no contexto do mercado da região, a população vive segundo os seus hábitos e costumes e valorizam a sua identidade. Constata-se também uma boa cooperação entre os membros da comunidade, embora não seja em turismo, fato que se observa através do nível de participação da comunidade em associações, cooperativas e núcleos atuando em áreas como agricultura, pesca, extração de carvão vegetal, ambiente, educação cívica, etc. Possui também fontes de financiamento público para incrementar ou estimular o investimento local. Apesar de obstáculos como inexistência de políticas e planos locais para o desenvolvimento do turismo, falta de consciência em relação ao turismo, insuficiência em infra-estruturas básicas, bem como em equipamentos e meios de apoio ao turismo, denota-se que estes problemas podem ser solucionados por meio de um comprometimento tanto do setor público, como da comunidade através de uma planificação conjunta e participativa