CE - DFPE - Artigos publicados em periódicos
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Artigo Administração gerencial: a nova configuração da gestão da educação na América Latina(2008) Castro, Alda Maria Duarte AraújoO artigo analisa a configuração que a gestão educacional vem assumindo na América Latina. Argumenta que recomendações do Projeto Principal de Educação (PPE) e do Projeto Regional de Educação para a América Latina e o Caribe (PRELAC-2002) influenciaram a gestão educacional através das propostas de modernidade e de superação de paradigmas centralizadores. A avaliação dessas experiências revela uma crescente opção pela gestão descentralizada e a criação de espaços institucionais para mediar as relações entre Estado e sociedade civil, adotando práticas de gestão pública mais afeitas ao modelo gerencial das empresas privadasArtigo Avanços e desafios na atenção à saúde de pessoas com deficiência na atenção primária no Brasil: uma revisão integrativa(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), 2018-02-09) Amorim, Érico Gurgel; Liberali, Rafaela; Medeiros Neta, Olivia MoraisTrata-se de um estudo de revisão integrativa de literatura que objetivou descrever e analisar os fatores facilitadores e dificultadores para a atenção integral à saúde da pessoa com deficiência na atenção primária no Brasil, no período de 2006 a 2016. Pesquisou-se nas bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Foram selecionados e submetidos à análise temática 30 estudos. As categorias que emergiram foram: O cuidado integral à saúde da pessoa com deficiência; Capacitação profissional para atuação junto à pessoa com deficiência e Acessibilidade aos serviços na atenção primária. A análise permitiu verificar que apesar de alguns avanços conquistados na garantia da saúde à pessoa com deficiência, ainda são escassas as ações de seu cuidado e reabilitação na atenção primária. Além disso, as práticas profissionais ainda carecem de qualificação e capacitação para o cuidado integral pretendido e a falta de acessibilidade física e atitudinal nas unidades básicas de saúde perpetuam um ciclo de iniquidades historicamente construído. Conclui-se que para a inclusão das pessoas com deficiência se tornar uma realidade, é fundamental enfrentar o desafio ético, político e conjuntural da garantia da efetividade de seus direitos legalmente constituídos, articulando deste modo uma sociedade mais justa e humana na criação de novas formas de vida no encontro com o outroArtigo Caracterização das teses e dissertações brasileiras na área de Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva(Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), 2020-08-02) Amorim, Ingrid Gurgel; Morais, Rafael Otávio Bezerra de; Amorim, Érico Gurgel; Medeiros Neta, Olívia Morais de; Beserra, Patrícia Josefa Fernandes; Sousa, Andreza dos Santos; Mendonça, Ana Elza Oliveira deObjetivou-se caracterizar a produção de teses e dissertações brasileiras na área de enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva. Estudo de revisão bibliométrica realizado no mês de outubro de 2018 na Plataforma Sucupira. Utilizou-se o descritor “Unidades de Terapia Intensiva” e incluíram-se teses e dissertações publicadas nos anos de 2013 a 2017. Os dados foram tabulados no Microsoft Excel® e os resumos processados no Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaire (IRAMUTEQ). A população constou de 181 produções, das quais 71,8% eram dissertações, 20,6% teses e 7,6% monografias de mestrados profissionais. As regiões do Brasil com maiores percentuais de produções foram a Sudeste (44,0%) e Sul (23,2%). As principais áreas de concentrações em UTI foram: “Enfermagem no contexto social brasileiro” e “Saúde e Enfermagem”. No IRAMUTEQ o corpus geral foi constituído por 181 dissertações e teses, 1714 segmentos de textos e 60.838 ocorrências. Aproveitaram-se 1584 (92,42%) segmentos, configurando-se em corpus significativo. A Nuvem de Palavras destacou a relação entre a terapia intensiva e a “equipe de enfermagem”, a “segurança” e a “segurança do paciente” os diferentes grupos de pacientes desta assistência: “neonatal”, “criança” e “adulto”. A terapia intensiva é um cenário rico e complexo para a realização de pesquisas e os resultados das produções contribuem para a melhoria da segurança do paciente e da assistência de enfermagemArtigo Ciências Humanas na educação profissional: um olhar sobre as ações pedagógicas dos professores do Curso Técnico Integrado em Informática do IFRN/Campus Caicó(2016) Assis, Sandra Maria; Medeiros Neta, Olivia Morais deO presente estudo discute as práticas pedagógicas dos professores das disciplinas de Ciências Humanas do Curso Técnico Integrado em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)/Caicó e suas relações com o Currículo Integrado partindo da concepção dos docentes. Prossegue com a análise dos relatos acerca das ações pedagógicas apontadas como mais recorrentes no cotidiano escolar que dependem de um conjunto de operações didáticas coordenadas entre si, convergindo para a realização da tarefa de ensinar múltiplas funções dentro e fora da sala de aula e obrigando os docentes a mobilizarem conhecimentos sociais e culturais do currículo para encaminharem sua ação pedagógica. Ação que se faz com interpretação crítica, produção e organização de conhecimentos, identificação e escolha das técnicas e métodos pedagógicos para a socialização da aprendizagem com os sujeitos envolvidos no processo de ensinar/aprender.Artigo A configuração do campo da educação profissional no Brasil(2016-08) Mederios Neta, Olivia Morais deO objetivo desse texto é o de debater sobre a configuração do campo da educação profissional (EP), atentando às inter-relações desse campo e aos desafios a ele concernentes. Para tanto, mapeamos a produção sobre EP no Portal Capes, sendo consideradas as publicações disponíveis no Portal até o ano de 2014 e o termo educação profissional, com a utilização das aspas. Para a compreensão da configuração do campo de produção do conhecimento em Educação Profissional, nos aproximamos do entendimento de campo científico de Bourdieu. A partir das análises, podemos considerar que o campo da EP no Brasil vem se configurando pelas inter-relações de temáticas como educação e trabalho na leitura da EP como modalidade de ensino e espaço de disputas políticas. E mais, o campo da EP no Brasil vem ganhando novos contornos com objetos e temas provenientes das transformações históricas vinculadas as políticas públicas voltadas à EPArtigo Contratualização no ensino superior: um estudo à luz da nova gestão pública(2014) Castro, Alda Maria Duarte Araújo; Pereira, Raphael Lacerda de AlencarO artigo discute as novas formas de gerenciamento das políticas educacionais para o ensino superior, com foco no contrato de gestão adotado pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (Reuni). Parte do pressuposto de que a análise das políticas educacionais deve considerar o contexto histórico em quem elas são concebidas e implementadas e que, na atualidade, foram marcadas por mudanças sociopolíticas e tecnológicas, gerando reformas nos Estados nacionais com repercussões no campo educacional. Trata-se de um estudo bibliográfico e documental que faz uma leitura contextualizada da temática. Os estudos mostram que a adoção de um novo modelo de gestão, baseado nos marcos teóricos da nova gestão pública, com princípios empresariais, trouxe uma nova configuração para o gerenciamento das universidades públicas, sendo o contrato de gestão o principal instrumento de operacionalização. O programa Reuni, ao adotar um modelo de organização fundamentado nesse paradigma, centrado na eficiência e na eficácia dos serviços, mudou a forma organizativa das universidades, que passaram a priorizar a relação de ‘quase-mercado’ em detrimento de sua função social e da preocupação com a formação para a cidadaniaArtigo A criança [pobre] em escola católica na cidade paroquial de Jardim do Seridó (Rio Grande do Norte, 1943-1951)(Educação e Filosofia, 2009) Araújo, Marta Maria deArtigo A deficiência em foco nos currículos de graduação da UFRN: uma abordagem histórica (1960-2015)(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), 2016-04-20) Amorim, Érico Gurgel; Medeiros Neta, Olivia Morais de; Guimarães, JacileideA deficiência é um conceito histórico-social e, como tal, requer a sua discussão nos diversos segmentos da sociedade, os quais inclui o sistema educacional. Deste modo, o artigo objetiva mapear, no período de 1960 a 2015, os componentes curriculares dos currículos de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que versam sobre a deficiência em seus diversos contextos, e também, discorrer sobre de que modo o tema da deficiência e suas concepções foram retratados nestes currículos. Utilizou-se de pesquisa exploratória e documental em base de dados eletrônica do SIGAA/UFRN, realizada no período de janeiro a março de 2015. Os resultados expressam um crescente aumento na oferta de componentes curriculares com foco na deficiência no período em estudo, notavelmente nas áreas de educação e libras. Também indicam mudanças nas denominações atribuídas ao sujeito com deficiência, bem como nas concepções e paradigmas correlatos presentes nos componentes curricularesArtigo Do papel atribuído ao papel exercido: a política de formação continuada de alfabetizadores em municípios cearenses(2016) Rabelo, Clotenir Damasceno; Castro, Alda Maria Duarte AraújoEste artigo aborda o papel exercido pelos municípios nas políticas de formação continuada de alfabetizadores. Trata-se de uma pesquisa realizada em Municípios cearenses, tendo como recorte contextual o período de 2003 a 2006. O exame traz a noção de relações intergovernamentais e mecanismos cooperativos como ferramentas teórico-centrais e, por meio de etapas inter-relacionadas de análise bibliográfica e documental e de trabalho de campo, procede a análise da inter-relação das políticas municipais e as políticas elaboradas pelo Governo Federal e/ou Estadual para a formação continuada de alfabetizadores. A pesquisa revela que, no plano das realidades pesquisadas, cuidar das políticas de formação continuada dos alfabetizadores não é papel municipal exclusivo, mas competência comum aos entes federados, no âmbito do federalismo cooperativo brasileiro.Artigo Educação profissional no brasil (1960-2010): uma história entre avanços e recuos(2015) Assis, Sandra Maria de; Medeiros Neta, Olivia Morais deO objetivo deste texto é historicizar a trajetória da Educação Profissional (EP) no Brasil entre as décadas de 1960 e 2010 considerando as discussões que nortearam os embates em torno das leis e decretos que a normatizaram. Para tanto realizamos pesquisa bibliográfica e documental acerca da EP na década de 1960 com a aprovação da LDB de nº 4.024/61 e da controvertida Lei nº 5.692/71 e seus desdobramentos no contexto da política econômica dos governos militares. A análise ainda remete às disputas em torno da construção da Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394/1996 e o Decreto nº 2.208, em 17 de abril de 1997, seguido da Portaria Ministerial nº 646/97 que radicalizou a separação entre o ensino médio propedêutico e o ensino profissional; por fim discutimos a revogação do Decreto 2.208/97 e a consequente aprovação do Decreto 5.154/2004 que possibilitou a integração curricular entre o ensino médio e o ensino técnico criando o ensino médio integrado. Nesses termos, ressaltamos que, entre os anos de 1960 e 2010, a sociedade brasileira passou por grandes transformações que alteraram a sua estrutura econômica e política e ressoaram no cenário educacionalArtigo A escola para o jovem: representações de alunos em situação de distorção idade-série no município de Areia Branca-RN(2015) Souza, Francisco das Chagas Silva; Medeiros Neta, Olivia Morais de; Silva, Alexsandra Moura daEste estudo visa analisar como jovens em situação de distorção idade-série e de vulnerabilidade social, alunos de uma escola pública, situada no município de Areia Branca-RN, percebem a instituição escolar em que estão inseridos. Foi adotada a abordagem da Teoria das Representações Sociais (TRS) para a fundamentação teórica. Foram selecionados oito alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, com a idade entre 11 e 13 anos. A metodologia constou de entrevistas, da aplicação da Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP) e da elaboração de desenhos pelos alunos. Foi notado que, apesar de todas as dificuldades, os alunos pesquisados têm a escola como um elemento de transformação e a representam como um elemento fundamental para se desenvolver como pessoa. Também foi observado que diante de tantos desencontros esses jovens ainda projetam um futuro cheio de sonhos e desejosArtigo A expansão da pós-graduação em cenários de globalização: recortes da situação brasileira(2013) Cabral Neto, Antonio; Castro, Alda Maria Duarte AraújoO artigo analisa o processo de globalização no contexto das inovações tecnológicas e suas repercussões no campo da educação. Discute a centralidade da produção do conhecimento para a competitividade das nações e o papel que a pós-graduação exerce enquanto lócus privilegiado de sua produção. Analisa a expansão desse nível educacional, no Brasil, nas últimas décadas, tomando por base os dados do GeoCapes. Conclui-se que a pósgraduação, nesse contexto de globalização, assume importância fulcral, constituindo-se em um espaço essencial e estratégico de formação de pesquisadores que desempenham papel basal na produção de conhecimentos e no desenvolvimento de novas tecnologias. Nesse contexto, o Brasil vem ampliando o seu quadro de pesquisadores, o que pode ser constatado pela expansão dos cursos, das matrículas e do número de titulados.Artigo Federalismo e educação no Brasil: subsídios para o debate(2014) Neto, Antônio Cabral; Castro, Alda Maria Duarte Araújo; Barbalho, Maria Goretti CabralEste artigo discute o federalismo, buscando compreender seus marcos conceituais, assim como a sua configuração no Brasil e as repercussões para a área de educação. Conclui-se que, nos últimos anos, particularmente, após a Constituição Federal de 1988, há uma reconfiguração do federalismo brasileiro com a inserção do município como ente federado e com autonomia para conceber os seus sistemas de ensino. Foram aprovadas normas e implementados programas que buscam consolidar o regime de colaboração entre os entes federados para o campo da educação. Todavia, o federalismo brasileiro, ao longo dos anos, não cumpriu, a contento, a sua função redistributiva e supletiva, de modo que se observam condições de ofertas diferenciadas em todos os níveis educacionais.Artigo For a city’s pedagogy(2015) Medeiros Neta, Olivia Morais deHow and where do we educate ourselves? This question has made possible to link together reflections about spaces not as inert scenarios but rather as instructive materiality, the bodies and field managers of educability. Thus, it is our objective to discuss the role of the city as an educator in order to (re-)establish the pedagogy of the city. This is expressed not only through the urban life style, the learning of civility and the entitlement to the city, but also in pedagogical functions expressed in urban and school projects, in the relationship existing between the urban body/citizen body, urban hermeneutics and a sensible stance in face of the urbanArtigo Gestão educativa gerencial: superação do modelo burocrático?(2011) Araújo, Suêldes de; Castro, Alda Maria Duarte AraújoO estudo discute as mudanças ocorridas na gestão pública e suas repercussões no campo educacional a partir da adoção do modelo flexível de produção. Parte do pressuposto de que as modificações ocorridas nas sociedades contemporâneas foram influenciadas pela necessidade de reorganização do capital que, em crise, tentava superar o modelo taylorista/fordista de produção, por um modelo mais ágil, mais flexível que atendesse às atuais exigências do mercado. Para a implementação da nova gestão pública, os países latino-americanos passaram a utilizar estratégias que tinham, como referência, o modelo empresarial e se baseavam em critérios de eficiência, de eficácia e de produtividade. Nesse novo paradigma gerencial, defendia a substituição do modelo burocrático de gestão por um modelo descentralizado, com foco no atendimento ao cliente. Essas diretrizes tiveram uma ampla repercussão no campo educacional e foram disseminadas pelos organismos internacionais. Os estudos evidenciam que o modelo de gestão gerencial não têm conseguido superar o modelo de gestão burocrática que existia no interior da escola; o que se constata é a transformação desta em uma burocracia flexível, coerente com o novo modelo de produção.Artigo Innovation and use of new teaching technologies in undergraduate learning and empowerment for the labour market(International Journal Of Emerging Technologies In Learning (Ijet), 2020) Guerra, Eliana Costa; Nascimento, Daniel Beserra do; Brito, Max Leandro de Araújo; Fonseca, Géssica Fabiely; Medeiros Neta, Olívia Morais de; Martins, Cibelle Amorim; Guardia, Mabel Simone de Araujo Bezerra; Araújo, Maria Valéria Pereira de; Teixeira, Ricardo Luiz Perez; Shitsuka, Ricardo; Silva, Priscilla Chantal Duarte; Junger, Alex PaubelThe present study aims to investigate the perspective of students in the business course on innovation and the use of new teaching technologies in undergraduate learning and empowerment for the labour market in a city in northeastern Brazil.The methodology study is qualitative, conducted through a questionnaire tech-nique with open questions with students from a higher edu-cation institution, graduates of the business course and others who have already completed and are looking for space in the labour market. The results obtained in the present study suggest a greater participation of the university in the artic-ulation of its trained professionals with the local companies, serving as a sup-port platform and in this way enabling some monitoring of these graduates at the entrance of the local market, through networks of contacts that bring togeth-er companies of recent graduates.The conclusion of the study is that there is a complex situation, that despite the difficulties imposed by the economic crisis and lack of local opportunities, the chance of getting a job is better for those who, in fact, absorb as much of the knowledge that the course offers and get their diplomaArtigo A inserção da educação a distância no ensino superior do Brasil: diretrizes e marcos regulatórios(2012) Segenreich, Stella Cecilia Duarte; Castro, Alda Maria Duarte AraújoO artigo objetiva fazer uma reflexão crítica sobre os marcos regulatórios que nortearam a institucionalização da Educação Superior a Distância no Brasil (EAD), tomando como referência 50 (cinquenta) documentos analisados para a pesquisa Expansão do ensino superior pós – LDB/96. Verificou-se que a necessidade de sistematização da EAD, legitimada por essa lei, encontrava-se nas diretrizes dos organismos internacionais como estratégia de expansão da educação superior, e que as primeiras iniciativas do governo brasileiro estavam associadas à utilização das tecnologias na educação. A análise contextualizada dos marcos regulatórios, evidenciou, inicialmente, a explosão quantitativa e massificada da EAD, sem que o Estado estivesse instrumentalizado para sua regulação efetiva. A partir de 2005, novos atos regulatórios e a criação da Universidade Aberta do Brasil procuram manter essa expansão sem perder de vista a qualidade.Artigo As marcas da sociologia de Bourdieu no Brasil: da chegada ao atual reconhecimento(Revista de Sociología de la Educación - RASE, 2022-05) Ferreira, Adir Luiz; https://orcid.org/0000-0002-6102-9769Este artigo tem como objetivo analisar a trajetória da sociologia de Pierre Bourdieu no Brasil, da chegada e recepção intelectual até a situação atual nas referências no campo científico. Houve três períodos: a época da chegada e difusão, nos anos de 1970, a incompreensão e resistência, na década seguinte; que se seguiu, nos anos 1980-1990, ao seu reconhecimento científico e à consagração acadêmica. Mais de três décadas depois, se investigou a continuidade da sua influência através do uso do seus conceitos sociológicos. A metodologia utilizada foi a da análise de conteúdo de fontes primárias e secundárias: a bibliografia representativa do próprio autor, publicada difundida no Brasil, e escritos dos seus principais interlocutores no país. Para analisar a persistência da teoria de Bourdieu, na década de 2010-2020, se fez um estudo bibliométrico das referências às suas obras e conceitos nas áreas das ciências sociais, da educação, das humanidades e da comunicação. As informações foram compiladas do Portal de Periódicos da CAPES e da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Mostrou-se que, mesmo ainda concentrada nas instituições universitárias do eixo SP-RJ, atualmente se observa uma descentralização para outros estados das referências a sociologia de Bourdieu, em número de dissertações e teses. Os indicadores dos artigos científicos mostraram pequena diminuição nas referências às obras e aos conceitos bourdieusianos, já os indicadores de teses e dissertações indicaram um aumento. Esses resultados da divulgação científica e da pós-graduação mostram que a influência acadêmica e o prestígio científico da sociologia de Bourdieu continuam marcantes no Brasil.Artigo Mental health how (re)constitutive tool in ways of living of visually impaired persons(International Medical Publisher, 2019-02-10) Amorim, Érico Gurgel; Guimarães, Jacileide; Medeiros Neta, Olivia Morais de; Amorim, Ingrid Gurgel; Morais, Rafael Otávio Bezerra deObjective: to analyze mental health in the face of visual impairment, identifying the stages of psychological distress in the encounter with the not seeing. Method: This is an exploratory study with a qualitative approach. Fifteen adults with visual impairment attended at a specialized oph-thalmology ambulatory in a university hospital in the city of Natal, Rio Grande do Norte, Brazil were studied, from June to August 2015, through a semistructured interview. The speeches were analyzed based on the theory of mourning. Results: the results showed that the mental health of the visually im-paired person is structured through a normative apparatus constituted of individual and social attributes dynamically constructed. These at-tributes are related to the constitution of stages of mourning, charac-terized by shock, denial, bargaining, depression, and acceptance. The mental health of the visually impaired person contemplates the phases of normal mourning, established before the condition of visual loss, as structuring mode in a process of personal reconstruction, reflected in the ways of walking the life, proper from each one. Conclusion: With this study, it was possible to understand the ways of constitution and reconstitution of people in dealing with a new condition, the one of visual impairment, providing caregivers, family, and society with an ethical spirit and solidarity, more compliant and humane in the to deal with people with disabilitiesArtigo As minudências da Biblioteca Olegário Vale (Caicó – RN, 1918-1920)(Revista Educação em Questão, 2008-01) Araújo, Marta Maria de; Medeiros, Maria das Dôres