MPCTI - Mestrado profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação
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Dissertação Academia pré-pago: sistema de gerenciamento para academias de ginásticas(2019-05-23) Nascimento, Fábio Martins do; Medeiros, Henrique Rocha de; ; ; Brandão, Gláucio Bezerra; ; Santos, Antonio de Pádua dos; ; Nobre, Priscila Torres;Em uma economia globalizada, onde a concorrência cresce rapidamente em todos os setores, tornou-se essencial para qualquer organização saber o que os seus clientes almejam e pensam. As empresas Inovadoras, mais conhecidas como Startups tem a missão de utilizar todos os recursos tecnológicos e mão de obra qualificada para desenvolver soluções que resolvam os problemas das organizações mais antigas. Por trás das Startups, encontramos os empreendedores, estes, com uma visão de futuro, conseguem resolver problemas de outras empresas ou sugerir melhoria nos processos, produtos ou serviços já existentes. As academias de ginástica, como qualquer outra organização necessitam de auxílio para alavancar os negócios e encontram nas Startups a possibilidade de resolver os problemas de captação e fidelização de clientes. Por isso, os estudos sobre a satisfação do consumidor são hoje cada vez mais pertinentes, e amplamente discutidos tanto na comunidade acadêmica, quanto na empresarial. O principal objetivo deste projeto foi desenvolver uma plataforma de gerenciamento de academias, com inovação nas ferramentas de captação e relacionamento com clientes e parceiros, através de um sistema que possibilita a compra de créditos permitindo utilizá-los nas academias cadastradas no banco de dados da plataforma. Para alcançar os objetivos propostos, a metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, com características exploratórias e descritivas, buscando descrever os fatores que contribuem para a insatisfação do aluno nas academias de ginásticas. O método de pesquisa utilizado foi o indutivo, verificando a situação de uma academia de pequeno porte e, consequentemente, posicionar-se acerca das recomendações e melhorias no sistema da Academia Pré-Pago. Os resultados obtidos mostraram que as Redes Sociais têm potencial para definir os possíveis clientes interessados na proposta da Plataforma, e identificou-se novas oportunidades de negócio ao inserir no ecossistema da Plataforma novos profissionais liberais para trabalharem em conjunto no site da Academia Pré-Pago.Dissertação Advocacia 4.0: como a transformação digitação impactou o escritório Costa Barros Advogados durante a pandemia de Covid-19(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-31) Barros, Francisco de Assis Costa; Santana Júnior, Orivaldo Vieira de; Brandão, Glaucio Bezerra; http://lattes.cnpq.br/0050402182466103; http://lattes.cnpq.br/5050555219716698; Queiroz, Jamerson Viegas; http://lattes.cnpq.br/0037657888703116; Clementino, Marco Bruno Miranda; Freitas, André LageA presente dissertação tem por objetivo apresentar a contextualização da transformação digital na Advocacia 4.0, da inovação e da estratégia utilizada pela sociedade Costa Barros Advogados em dois cenários: pré-pandemia, em 2019, e durante a pandemia de COVID-19, em 2020 e 2021, bem como aponta perspectivas para o cenário pós-pandemia. Através deste estudo de caso único, através da “generalização naturalística”, espera-se poder contribuir para a melhoria da transformação digital e longevidade de outros escritórios de advocacia. A inovação é analisada a partir de conceitos de diversos autores, demonstrando ainda a importância de uma revisão do planejamento estratégico dos escritórios jurídicos para enfrentar a crise provocada pela referida pandemia. O presente estudo mostra-se relevante ao considerar esse cenário de crise que impactou mais de um milhão de advogados brasileiros e o fato de que o Brasil possui 98% dos processos trabalhistas do planeta. É também relevante o período de funcionamento do escritório analisado, que funciona há mais de vinte anos e promoveu sua autotransformação para manter-se competitivo durante a pandemia ainda em curso. O trabalho apresenta os fundamentos da transformação digital no Brasil e diversos aspectos da inteligência artificial na área jurídica. Considerando que a transformação digital não se trata apenas do uso de tecnologia, e sim de mudança do pensamento estratégico, o trabalho aborda ainda a evolução do planejamento estratégico e como ocorreu a adaptação do escritório objeto de estudo para as novas condições de trabalho, sobretudo o home office como atividade impulsionadora da transformação digital., trazendo inúmeros aspectos práticos de gestão de pessoas, planejamento estratégico e tecnologias que estão sendo empregadas pelo referido escritório. Além disso, também é apresentada os aspectos práticos da trajetória da formação da cultura da inovação e aprendizagem permanente da equipe, partindo da consolidação do propósito até o desenvolvimento de iniciativas para a criação de valor para os clientes e para a equipe. Ao final, apresenta-se algumas conclusões, destacando-se a tecnologia como aliada da Advocacia, bem como a aplicabilidade prática do presente estudo e sugestões de estudos futuros relacionados à advocacia 4.0.Dissertação All Learnings: um nova abordagem para o ensino de idiomas para adultos focada na aquisição de competências sociocomunicativas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-21) Lopes, Aline Cristine Freire de Araújo; Lucena, Luciana de Figueiredo Lopes; Silva, Diego Rodrigo Cabral; http://lattes.cnpq.br/1125827309642732; https://orcid.org/0000-0003-1258-9345; http://lattes.cnpq.br/5893551656862490; http://lattes.cnpq.br/1488953408741840; Araújo, Tiago Brasileiro; Sousa, Ada Lima Ferreira deA Quarta Revolução Industrial, caracterizada pela convergência de tecnologias disruptivas, reconfigura o panorama global e as demandas do mercado de trabalho. Nesse contexto, o domínio de idiomas estrangeiros se torna essencial para o sucesso individual e profissional. Contudo, para muitos adultos, a conquista da fluência em um idioma estrangeiro continua a representar um desafio significativo, especialmente no que tange à comunicação eficaz e natural. Diante desse cenário, este estudo propõe uma metodologia de ensino que combine abordagens ativas e naturais de aprendizagem, voltada para adultos com dificuldades na comunicação eficaz e compreensão de falantes nativos e não nativos. Esse público demanda flexibilidade de horários, aprendizado direcionado a objetivos específicos e métodos que permitam medir progressos de forma prática, adaptando-se a contextos variados e necessidades individuais. As características deste público são frequentemente negligenciadas por metodologias tradicionais e cursos online, que oferecem soluções focadas em elementos gramaticais rígidos ou carecem de uma abordagem clara, dificultando o aprendizado. Utilizando ferramentas de Design Thinking para mapear necessidades específicas e explorar diferentes possibilidades de soluções, a metodologia desenvolvida emprega inteligência artificial para personalizar o ensino, oferecendo uma ferramenta educacional acessível e focada na autonomia do estudante. A validação desta metodologia demonstrou um índice de satisfação de 100% entre os participantes em relação ao conteúdo programático e às atividades propostas. Esses resultados indicam que o método é viável e atende efetivamente às necessidades do público-alvo estabelecido, refletindo um alinhamento positivo entre as expectativas dos alunos e as soluções apresentadas. Esse enfoque nas habilidades sociocomunicativas visa aumentar as chances de fluência, capacitando os alunos a atingir metas pessoais ou profissionais e, assim, ampliar o acesso a oportunidades acadêmicas e no mercado de trabalho. Espera-se que a metodologia transcenda barreiras tradicionais, utilizando tecnologia para democratizar o acesso ao conhecimento de qualidade e atuar como agente transformador na sociedade.Dissertação Análise de viabilidade econômico-financeira da produção e exportação de óleo de semente e pó de folha de moringa oleífera(2017-10-26) Carvalho Neto, Antônio Santana Ferreira de; Abreu, Carlos Alexandre Camargo de; ; ; Guerra, Amilton Gurgel; ; Brandão, Glaucio Bezerra; ; Medeiros, Henrique Rocha de; ; Marques Júnior, Sérgio;A adoção de hábitos alimentares saudáveis cresce em ritmo acelerado no mundo. A procura do consumidor por produtos que utilizem matérias primas naturais e sustentáveis também cresce a passos largos, mais notadamente nos países desenvolvidos da Europa e América do Norte. A moringa oleífera, árvore originária da Índia e que se adaptou perfeitamente ao semiárido nordestino, é uma planta que vem se mostrando uma das melhores fontes de nutrientes alimentares e de óleo vegetal de alta qualidade. Dois fatos sobre a moringa oleífera foram verificados no estudo para confecção deste trabalho: 1. Não há estudos relevantes sobre a viabilidade econômico-financeira da cultura da moringa no Brasil; 2. A planta não é explorada economicamente no país na escala que poderia ser. Utilizando técnicas abordadas no Mestrado em Inovação da UFRN, tais como Design Thinking e Avaliação Econômica de Projetos, este trabalho foca no estudo da viabilidade econômico-financeira da plantação de moringa oleífera no semiárido nordestino e na produção e exportação de pó de folha e óleo de semente de moringa. Os resultados obtidos são positivos, apontando para um VPL de R$ 1.440.160,00. Como se objetiva também implantação de uma startup para exploração econômica da moringa, este trabalho é apresentado na estrutura de um plano de negócios.Dissertação Aplicação do data mining como ferramenta de inovação para decisões estratégicas em vendas em uma empresa de acessórios para moda(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-30) Abreu, Rafael Bezerra de; Cabral, Marco Antônio Leandro; Matamoros, Efrain Pantaleon; https://orcid.org/0000-0002-4052-5739; http://lattes.cnpq.br/5336356193599447; http://lattes.cnpq.br/5534453101318814; http://lattes.cnpq.br/6347994642217646; Abreu, Carlos Alexandre Camargo de; Agra Neto, JoãoO advento do Big Data tem catalisado uma mudança fundamental nas empresas, exigindo o aprimoramento de sua capacidade de explorar dados. Essa evolução mostra-se essencial para a obtenção de insights valiosos sobre os clientes e para a utilização eficaz da análise na tomada de decisões estratégicas. A partir das informações obtidas por meio de ferramentas de inovação, como o Data Mining, responsável pelo processo de mineração de dados, as empresas têm a possibilidade de criar ações estratégicas que direcionem os esforços para o alcance de metas e objetivos previamente determinados. A pesquisa justifica-se pelos problemas enfrentados pelas empresas no gerenciamento de dados e pelas limitações na gestão da informação. Nesse contexto, o processo de Data Mining apresenta-se como uma alternativa viável para o gerenciamento organizacional. O objetivo do estudo consiste em desenvolver um processo de aplicação do Data Mining como ferramenta de inovação para decisões estratégicas em vendas, no âmbito de uma empresa de acessórios de moda. A questão central da pesquisa é: Como utilizar o Data Mining no apoio à tomada de decisão empresarial? Para responder a essa questão, foi conduzida uma revisão de literatura, seguida de um estudo de caso em uma empresa do setor. A pesquisa utilizou o algoritmo K-Means para realizar a clusterização dos representantes de vendas, permitindo a segmentação em grupos homogêneos com base em variáveis como faturamento, quantidade de pedidos e margem de lucro. Os resultados demonstram que o uso do Data Mining, aliado à clusterização, possibilitou uma análise detalhada dos perfis dos representantes, viabilizando a formulação de estratégias personalizadas para cada grupo. Para o cluster 1, recomendou-se a manutenção do desempenho por meio de estratégias de retenção e incentivo. O cluster 0, por sua vez, foi identificado como alvo de ações corretivas, envolvendo o desenvolvimento de novos treinamentos e a revisão de políticas comerciais. Já o cluster 2 apresentou oportunidades para aumentar o volume de vendas e a margem de lucro, principalmente pela adoção de estratégias como venda cruzada e up-selling. Conclui-se que a aplicação do Data Mining gerou ganhos substanciais para a empresa, otimizando processos e permitindo decisões estratégicas mais assertivas. As recomendações finais sugerem a replicação do processo em outras áreas da organização e em diferentes contextos organizacionais, com o objetivo de ampliar os resultados positivos.Dissertação Um aplicativo de segurança compartilhado denominado: ESCOLTAPP(2019-08-22) Barros, Edilson Melo de; Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira; Silva, Igor Rosberg de Medeiros; ; ; ; Campos, Emmanuel de Sousa; ; Medeiros, Henrique Rocha de; ; Carvalho, Zulmara Virginia de;A insegurança é um problema público e comumente presente no dia a dia da população. É notório que muitas pessoas buscam alternativas para amenizar ou evitar situações que provoquem riscos a elas ou aos seus entes queridos. A tecnologia mostra-se como uma ferramenta eficiente nesse cenário, uma vez que ela auxilia em diversas situações e de forma rápida e prática. O presente trabalho destina-se a aliar a tecnologia com a problemática da falta de segurança, por meio da criação de um aplicativo mobile, com o intuito de fornecer ao usuário final uma proposta de ajuda em situações adversas. O aplicativo poderá ser utilizado por qualquer pessoa que tenha um celular com sistema operacional Android ou IOS. O objetivo final do aplicativo é fornecer aos clientes uma alternativa útil para que eles possam mitigar os problemas da insegurança pessoal ao retornarem a sua residência, contando com o amparo de seus familiares ou de serviços contratados, como segurança particular ou de rua. Para a efetivação do projeto, testes estão em andamento, garantindo que todas as particularidades sejam examinadas, antes da viabilidade e divulgação final do aplicativo.Dissertação Atuação e desafios das cooperativas de crédito para apoiar os negócios circulares(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-02) Oliveira, Ricardo Cordeiro de; Queiroz, Jamerson Viegas; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; https://orcid.org/0000-0002-1043-0288; http://lattes.cnpq.br/4742833301655917; http://lattes.cnpq.br/0037657888703116; Furukava, Marciano; Marques, Eduardo LopesO cenário atual destaca a transição da economia linear para a economia circular como uma necessidade urgente para garantir a continuidade dos processos de produção e consumo sustentáveis. As pesquisas sobre as cooperativas de crédito neste momento de transição para a economia circular são importantes para reavaliação dos modelos de produção atuais e seus impactos, alinhando assim a gestão organizacional com os indicadores Environmental, Social, and Governance (ESG). A economia circular visa à regeneração e a restauração do capital natural, promovendo a estimulação de fluxos de recursos renováveis e a gestão responsável de recursos finitos, com o objetivo de prolongar a utilidade e o valor econômico das mercadorias e insumos pelo maior tempo possível. Em vez de seguir o padrão linear de “extrair-produzir-descartar”, a economia circular promove a ideia de um ciclo fechado, onde os recursos são utilizados de forma mais eficiente e sustentável. Os Negócios circulares referem-se a um modelo econômico e industrial que busca eliminar o conceito de resíduo, reutilizando, reciclando e reintegrando materiais ao ciclo produtivo. As Cooperativas de Crédito (CC) são instituições financeiras que se destinam a fornecer, por meio da mutualidade, a prestação de serviços financeiros aos seus membros, sendo-lhes assegurado o acesso aos instrumentos do mercado financeiro. Os principais objetivos desta investigação consistem em compreender as percepções, desafios e ações das CC na identificação de oportunidades de negócios circulares, assim como investigar estratégias para que as cooperativas de crédito possam incentivar e apoiar a criação e expansão de negócios com foco na circularidade. Esta pesquisa se justifica ao estabelecer essa conexão relevante para o desenvolvimento regional com foco na sustentabilidade. Para alcançar esses objetivos, este estudo adotou uma abordagem de pesquisa mista, que combina métodos qualitativos e quantitativos de natureza exploratória e descritiva. A pesquisa qualitativa teve como finalidade aprofundar, através de uma fundamentação científico-empreendedora, a compreensão do fenômeno em questão: a economia circular, Modelos de Negócios Circulares (MNCs), financiamento da economia circular, cooperativas de crédito e a transição para a economia circular. A pesquisa quantitativa de natureza exploratório-descritiva visou coletar dados a partir de uma sondagem (survey) realizada junto às pessoas que atuam em CC, feita por meio do link do questionário, armazenado na plataforma Survey King. Os resultados foram analisados através da estatística descritiva e gráficos. Os três primeiros gráficos do resultado analisaram o grau de concordância dos respondentes quanto: a concessão de crédito aos empreendimentos circulares; riscos ao apoiar empreendimentos circulares; desafios à adoção da Economia Circular. O quarto gráfico mensurou a importância na promoção de negócios circulares. Os resultados deste trabalho contribuirão para a elaboração de instrumentos que viabilizem a emissão de títulos sustentáveis e a concessão de crédito a empresas com modelos de negócios circulares, promovendo assim um ambiente de negócios mais alinhado com os princípios da sustentabilidade e da economia circular.Dissertação BANDAPP: um contêiner de aplicativos para fidelização de clientes para pequenos negócios(2019-07-23) Freire, George André Alves; Abreu, Carlos Alexandre Camargo de; ; ; Silva Júnior, Edilson Marinho da; ; Matamoros, Efrain Pantaleon; ; Brandão, Gláucio Bezerra;Em tempos de crises financeiras, os negócios têm, basicamente, dois comportamentos possíveis para prosperar ou, no mínimo, sobreviver: adotar uma postura conservadora, através de ações que reconhecidamente dão resultado ou inovar, diferenciando-se do que está estabelecido e, com isso, ganhar vantagem competitiva. Programas de fidelização de clientes se encaixam bem no primeiro perfil e seu uso é universal, indo desde pequenas distribuidoras de água mineral às maiores companhias de aviação ou de cartão de crédito. Prover um aplicativo de smartphone para os clientes, embora não seja exatamente uma novidade, ainda pode ser enquadrado no perfil inovador, especialmente considerando pequenos negócios. O objetivo deste trabalho é apresentar o Bandapp, um contêiner que se propõe a popularizar o uso de aplicativos por pequenos negócios através da modernização de seus Programas Fidelidade. O Bandapp foi desenvolvido pela RN Soft utilizando algumas das técnicas da TRIZ, a Teoria da Resolução de Problemas Inventivos, desenvolvida pelo pesquisador russo Genrich S. Altshuller. O Bandapp hoje é um serviço em expansão que já conta com quase 4 mil usuários, que já experimentaram mais de 50 negócios e geraram um faturamento de mais de R$60 mil.Dissertação BIM Office: plataforma web para contratação de projetos de engenharia na modelagem BIM - building modeling(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-25) Bulhões, Ana Graziella Fernandes Nobre; Lucena, Luciana de Figueiredo Lopes; Santana Júnior, Orivaldo Vieira de; http://lattes.cnpq.br/5050555219716698; http://lattes.cnpq.br/5893551656862490; http://lattes.cnpq.br/1899531622952956; Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira; http://lattes.cnpq.br/8670475877813913; Giesta, Josyanne Pinto; Campos, Tamms Maria da Conceição MoraisA indústria da Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) tem sido influenciada por rápidas transformações tecnológicas, dentre as quais o BIM - Building Information Model, traduzido para o português “Modelo de Informação da Construção” tem se destacado nos últimos tempos. Os projetos deixaram de ser elaborados em desenhos 2D sem informações e passaram a ser confeccionados digitalmente. O BIM está sendo um dos marcos da inovação na indústria AEC. A metodologia mostra-se um caminho promissor para a indústria da construção civil e possibilita a unificação de informações importantes, permite melhorias no projeto antes mesmo de sua execução e tem como um de seus principais objetivos a entrega de projetos e obras com a menor quantidade de erros possível, tornando os projetos mais fiéis ao produto final e possibilitando orçamentos mais precisos, execução de projetos mais eficaz e economia da obra. Para tanto, o Governo Federal está incentivando o uso do BIM no Brasil por meio de decretos e leis. Além das entidades da administração pública federal, os engenheiros, arquitetos e empresas da construção civil estão sendo atingidos por essas legislações. Contudo, nem todos estão capacitados para trabalhar com projetos em BIM. Percebe-se, portanto, uma oportunidade de crescimento para os projetistas em BIM junto ao novo mercado que está surgindo. Perante este cenário e o desejo de contribuir para o fomento da economia da indústria da construção civil, este trabalho teve como propósito realizar um estudo para o desenvolvimento de uma plataforma web, denominada de BIM Office, com objetivo de proporcionar a conexão entre quem precisa contratar projetos em BIM com quem sabe projetar em BIM, por meio da mediação digital. Os estudos consistiram na realização de uma pesquisa de mercado, onde constatou-se a aderência do modelo de negócio, revelando que 72,4% dos entrevistados estão dispostos a contratar projetos de engenharia na modelagem BIM usando serviços online. Em seguida foi realizada a análise econômico-financeira da startup, utilizando os métodos VPL, TIR e Payback quando foi possível constatar a viabilidade financeira da empresa. A análise de sensibilidade dos indicadores financeiros evidenciou que mesmo em um cenário pessimista a empresa tem viabilidade. Após comprovada a viabilidade do negócio, foi desenvolvido o produto mínimo viável (MVP) de baixa fidelidade com uso da técnica fumaça.Dissertação Blindog: coleira inteligente para cães cego(2018-03-09) Silva, Luana Wandecy Pereira; Brandão, Gláucio Bezerra; Souza, Eduardo José Sande e Oliveira dos Santos; ; ; ; Correa, Edgard de Faria; ; Matamoros, Efrain Pantaleon; ; Arrais Júnior, Ernano;Em tempos de ampla mudanças culturais e comportamentais na população relacionadas a animais domésticos, o número de animais de estimação em lares brasileiros está aumentando, atualmente superando o número de casas com crianças com até 12 anos. Neste trabalho apresentamos Blindog, uma startup com foco na melhoria da qualidade de vida de cachorros cegos através do uso de uma coleira inteligente que identifica os obstáculos a frente do cão e o avisa o momento de desviar atrás de alertas vibratórios, desta forma, tentando suprir uma demanda de mercado trazendo soluções tecnológicas inovadoras.Dissertação Brand Plan Template: uma ferramenta de gestão de marcas para startups(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-04-13) Silva, Lucas Fernandes Mooneyhan; Brito, Max Leandro de Araújo; https://orcid.org/0000-0003-2827-9886; http://lattes.cnpq.br/8629663810773172; http://lattes.cnpq.br/3753132264908597; Barreto, Lais Karla da Silva; Carvalho, Zulmara Virginia de; http://lattes.cnpq.br/3598201636024281O objetivo deste trabalho é desenvolver uma ferramenta visual de gestão de marca para startups. Foi realizada uma pesquisa descritiva e exploratória, de natureza aplicada e abordagem qualitativa, na qual em um primeiro momento, utilizou-se a técnica de pesquisa bibliográfica, para um aprofundamento na literatura acadêmico-científica, relacionada a marcas, gestão de marcas, branding e ecossistemas de inovação, possibilitando a construção da ferramenta proposta, nomeada de Brand Plan Template (BPT). Para validação, a amostra definida foram sete gestores de Startups incubadas na Incubadora Tecnológica Natal Central (ITNC), a partir da técnica de amostragem “por conveniência”. Após aprovação pelo Comitê de Ética, foi aplicada a seguinte sequência de atividades: (i) apresentação sobre o tema gestão de marcas e as dimensões teóricas abordadas na construção do modelo, (ii) realização de oficina com apresentação da ferramenta e entrega do modelo impresso para manipulação, (iii) aplicação de questionário online (Google Forms) para avaliação do modelo. Para a análise das informações coletadas, foram utilizados quadros de categorização e realizaram-se melhorias na ferramenta a partir disso. Ficou constatada a validade científica e aplicada da ferramenta, verificando a relevância e utilidade do modelo para startups, proporcionando à ciência e ao ecossistema de inovação, novos conhecimentos em gestão de marcas, e ainda uma ferramenta que facilita a criação de estratégia de marca para startups, tornando-as mais competitivas e atraentes frente aos clientes, usuários, parceiros, novos talentos e investidores.Dissertação Bridge: um sistema inovador que facilita o processo de contratação de consultorias de gestão(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-22) Pinto, Ramonn Henrique de Oliveira; Abreu, Carlos Alexandre Camargo de; http://lattes.cnpq.br/4827318749308538; http://lattes.cnpq.br/8210211180121107; Silva Júnior, Edilson Marinho da; Matamoros, Efrain Pantaleon; https://orcid.org/0000-0002-4052-5739; http://lattes.cnpq.br/5336356193599447; Cabral, Marco Antonio LeandroA competição aquece os mercados como um todo. Os empreendedores precisam se esforçar para sobreviver nesse mundo cada vez mais incerto, e muitas alternativas e estratégias são elaboradas para ganhar vantagens perante os concorrentes. Uma delas é a geração de inovações que facilitem processos de comercialização, mas como gerar essa inovação? Umas das alternativas é contratar profissionais capacitados para auxiliar nessa empreitada. O objeto deste trabalho é apresentar um aplicativo que facilita o processo de contratação de agentes que ajudem nesse processo e após uma pesquisa com os públicos alvos, foi percebido uma aceitação com o público alvo em relação a um sistema que facilite esse processo, depois observar os resultados obtidos todos os processos que envolvem a criação de uma empresa foram feitos. Inicialmente um CANVAS, em seguida o planejamento de Marketing, Financeiro e Operacional. Dois cenários foram elaborados para avaliar a viabilidade do sistema, e após os estudos destes cenários foi possível detectar resultados promissores sobre faturamento, lucratividade e a rentabilidade do projeto de pesquisa empreendedora.Dissertação Business Intelligence na formulação de políticas públicas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-07-23) Zumba, Felipe Macedo; Abreu, Carlos Alexandre Camargo de; Matamoros, Efrain Pantaleon; ; ; ; Silva Júnior, Edilson Marinho da; ; Brandão, Gláucio Bezerra; ; Medeiros, Henrique Rocha de; ; Carvalho, Zulmara Virginia de;Haja vista as elevadas taxas de criminalidade no Brasil, que entre 2015 a 2018 só aumentaram, percebe-se que muitas unidades federativas que antes gozavam do status de tranquilidade passaram a sofrer com o aumento dos índices de violência. Um desses casos é o do Rio Grande do Norte (RN), que segundo o relatório elaborado pela ONG Seguridad, Justicia y Paz (2018), Natal é apontada como a cidade mais violenta do Brasil e a 10° mais violenta do mundo. O presente trabalho tem como objetivo geral de estudar essa problemática a partir da percepção da população quanto aos tipos de crimes que mais ocorrem em seu cotidiano. O intuito desse estudo consiste em investigar metodologias de mineração de dados para mitigar os problemas referentes à segurança pública, cujos resultados podem contribuir para futuras políticas públicas a partir de análise de dados que possam fundamentar a tomada de decisão dos agentes públicos. Nessa direção, os dados foram coletados de forma detalhada, focando em cada uma das quatro mesorregiões do estado, com vistas a verificar os principais possíveis gargalos de forma regionalizada, o que termina por facilitar eventuais medidas do governo. Com o propósito de ampliar a coleta de dados, foi feita uma parceria entre a Associação dos Delegados da Polícia Civil do Rio Grande do Norte - ADEPOL-RN e a Incubadora de Processos Acadêmicos, Científicos e Tecnológicos Aplicados - inPACTA, incubadora de empresas da ECT-UFRN. A metodologia teve a finalidade de extrair ao máximo a percepção da população sobre a segurança pública, as necessidades de cada região, bem como as ações e medidas que são vistas como prioridades na área, foi devidamente coletada por um questionário feito no google forms. Para aumentar a adesão da população a essa pesquisa foi feita uma campanha publicitária amplamente divulgada nos meios de comunicação, entre agosto e setembro de 2018. Foram analisadas mais de 7000 respostas, por meio da aplicação de técnicas de mineração de dados. Por fim, pôde-se concluir que a análise dos dados indicam que a aplicação de técnicas de mineração de dados podem configura-se com elemento-estrurante na formulação de políticas públicas.Dissertação Business Opportunity Framework: desenvolvimento e validação de um modelo por meio do design thinking(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-24) Oliveira, Marcos André Farias de; Rodrigues, Anna Giselle Câmara Dantas Ribeiro; Brandão, Glaucio Bezerra; http://lattes.cnpq.br/0050402182466103; http://lattes.cnpq.br/4440595486888973; http://lattes.cnpq.br/1653661821723603; Silva, Márcio Roberto Machado da; http://lattes.cnpq.br/0531207956626369; Leitão, Gustavo Bezerra PazFoi objetivo desta pesquisa científico-empreendedora elaborar e validar um framework voltado para a análise rápida de ideias de negócio aplicável por empreendedores como resposta à inadequação das ferramentas existentes para este contexto. Foram buscados na experiência própria e dos usuários, na literatura, e ferramentas existentes saberes acerca da identificação e análise de oportunidades de negócios. Partiu-se do design thinking e de sua centralidade no ser humano para se gerar inovação e se conduziu a prototipação de um framework e um canvas por meio de um workshop realizado no SEBRAE Lab. Os participantes manifestaram carência de informações no eixo mercado e predileção no eixo financeiro. As experiências positivas dos participantes puderam ser percebidas in loco e por meio da avaliação realizada ao final dos workshops, indicando que se pode investir mais recursos em novas iterações.Dissertação Business strategy engineering (BSE): um método proposto para planejamento estratégico da inovação em startups(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-24) Medeiros, Gilvandro César de; Santana Júnior, Orivaldo Vieira de; https://orcid.org/0000-0003-4918-3162; http://lattes.cnpq.br/5050555219716698; http://lattes.cnpq.br/6701331514049600; Matamoros, Efrain Pantaleon; Carvalho, Zulmara Virginia de; Freitas, André LageAs startups são organizações flexíveis e inovadoras que buscam adaptar seu modelo de negócio para obter vantagens competitivas que as consolidam no mercado. No mundo corporativo, o planejamento estratégico tem se apresentado como uma solução para a alta gerência de empresas estruturarem seus modelos de negócios, alinhando os objetivos da visão gerencial da empresa com os processos e atividades executados por cada diretoria e equipe. Startups, no entanto, têm dificuldades em aplicar métodos da gestão estratégica por uma série de fatores, dentre eles as incertezas decorrentes do modelo de negócio em construção e a necessidade de se agir de forma ágil, para contemplar as mudanças frequentes que fazem parte das rotinas destas empresas. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa consiste em explorar os fundamentos do planejamento estratégico e metodologias associadas, relacionando-as às limitações e necessidades das startups, de modo a propor um método útil para que empreendedores possam adotar planejamentos estratégicos em suas organizações. Para isso, foi apresentada uma releitura e análise de literatura para a gestão estratégica e métodos do planejamento estratégico, abordando fundamentos da vantagem competitiva, a teoria da inflexão estratégica, princípios da antifragilidade aplicada a negócios e as problemáticas que interferem no sucesso de startups, propondo uma combinação dos modelos Balanced Scorecard (BSC) e Objectives & Key-Results (OKRs) para o gerenciamento estratégico destas organizações. Com este enfoque, o método Business Strategy Engineering (BSE) combina estes conceitos e organiza-os em uma abordagem flexível e ágil, adaptando-se para a realidade de startups. Como resultado, são discutidas e exemplificadas aplicações do BSE, bem como sugerido um manual orientativo para a aplicação do BSE como ferramenta para auxiliar a elaboração de um planejamento estratégico em um modelo de negócios orientado à inovação.Dissertação CajuNutriMeat: um alimento funcional isento de glúten como alternativa para dieta humana(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-28) Dantas, Ionne Martins Soares; Matamoros, Efrain Pantaleon; Maciel, Maria Aparecida Medeiros; https://orcid.org/0000-0002-4052-5739; http://lattes.cnpq.br/5336356193599447; http://lattes.cnpq.br/6653000818471540; Abreu, Carlos Alexandre Camargo de; http://lattes.cnpq.br/4827318749308538; Anjos, Gineide Conceição dos; Brandão, Gláucio BezerraO desenvolvimento biotecnológico de novos produtos alimentícios consiste no aprimoramento de processos e métodos em que recursos naturais sejam empregados. Nesta perspectiva, se destaca o vegetal Anacardium occidentale Linn. (Anacardiaceae), conhecido popularmente como cajueiro, que detém grande valor agronômico. O objetivo principal do presente trabalho consiste no aproveitamento do bagaço do pedúnculo do caju (A. occidentale) suplementado com as espécies Pisum sativum (PS) e Manihot esculenta Crantz (ME), para elaboração de uma biomassa isenta de glúten empregada na criação de um alimento funcional. O pedúnculo do caju (PC) utilizado na elaboração da biomassa foi adquirido comercialmente, higienizado com solução clorada, seguido de corte, secagem em estufa com circulação de ar, trituração e peneiramento. A ervilha (PS) foi adquirida comercialmente na sua forma congelada. As análises bromatológicas das biomassas PC e PS desidratadas mostraram respectivamente: 25,3% e 35,23% de umidade; 45,8% e 48,74% de carboidratos; 15,8% e 7,5% de fibras, 6,3% e 7,9% de proteínas; 4,3% e 0,7% de lipídios, 2,5% e 0,53% de cinzas, e 74,7% e 65,37% de sólidos totais. A biomassa PC foi suplementada com PS e com Manihot esculenta Crantz (ME); a partir da biomassa resultante PC:PS:ME preparou-se um tipo de hamburger denominado CajuNutriMeat, tendo como base a criação de uma nova linha de produto vegetariano isento de glúten. A mandioca (M. esculenta) foi utilizada para melhoria da textura e apresentação da mistura PC:PS, resultando em uma biomassa apropriada para produção do produto CajuNutriMeat, cuja análise nutricional mediante variação das proporções da biomassa padrão PC:PS:ME, forneceu: 33,21% a 56,32% de umidade; 33,06% a 41,21% de carboidratos; 3,21% a 11,31% de fibras, 1,93% a 5,56% de proteínas; 3,34% a 6,52% de lipídios, 2,15% a 1,23% de cinzas, e 43,67% a 67,01% de sólidos totais. As características sensoriais do produto CajuNutriMeat (5 g) foram avaliadas com 64 provadores, com resultado de aceitação estatística na ordem 84,4%. De acordo com os achados, o produto CajuNutriMeat pode ser considerado adequado para a produção de alimento funcional. Desta forma, a presente pesquisa está inserida no setor alimentício biotecnológico e se apresenta como uma alternativa eficaz no desenvolvimento de novos produtos alimentícios funcionais isentos de glúten.Dissertação Cerveja Musa: cerveja artesanal com a utilização de resíduo de pão do processo caseiro para a industrialização em microcervejaria artesanal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-23) Souza, Maria José Silva de; Medeiros, Henrique Rocha de; Zumba, Felipe Macedo; https://orcid.org/0000-0002-4324-3657; http://lattes.cnpq.br/7905026833909254; Abreu, Carlos Alexandre Camargo de; Silva Júnior, Edilson Marinho daA crescente demanda por cervejas artesanais tem impulsionado inovações no setor, com consumidores cada vez mais exigentes em relação à qualidade, aos aromas e aos sabores. A utilização de ingredientes selecionados e o fato de se tratar de um processo de produção artesanal justificam o alto valor de comercialização desses produtos. Diante dessa problemática, surgiu o questionamento sobre a possibilidade de redução do custo dos insumos com a utilização de um adjunto cervejeiro de baixo valor agregado. Por isso, o objetivo deste trabalho foi desenvolver a produção e comércio de uma cerveja, usando materiais alternativos, resíduo de pão não comercializado e/ou o excedente industrial na produção cervejeira. Neste estudo, foi abordada a transição do processo de produção de uma cerveja artesanal caseira para a produção em uma microcervejaria artesanal. Durante o estudo, foi elaborado o modelo de negócio por meio de um MVP (Minimum Viable Product), desenvolvido para verificar a proposta de valor do produto no mercado cervejeiro. Após definir os requisitos do negócio, o público-alvo e a proposta de valor do produto, ocorreu a primeira produção em escala industrial em uma cervejaria artesanal registrada no MAPA. O estudo descreve a realização de uma análise sensorial de teste de aceitação do produto, onde obteve 92% de aceitação diante do público participante. A cerveja produzida recebeu uma marca própria, a Musa, que foi comercializada ao preço de R$15,00 por unidade. A estratégia de vendas incluiu uma divulgação intensiva nas redes sociais onde foi possível comercializar toda a produção.Diante disso o trabalho valida que o uso do pão em substituição parcial do malte, não altera a qualidade da cerveja, além de permite a redução dos custos de produção promovendo a sustentabilidade, ao reutilizar resíduos alimentares na indústria cervejeira.Dissertação Conecta talentos: uma contribuição na Plataforma WEB para mudanças sociais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-30) Souza, Lana Cristina de Oliveira; Santana Júnior, Orivaldo Vieira de; http://lattes.cnpq.br/5050555219716698; http://lattes.cnpq.br/7927829876510898; Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira; http://lattes.cnpq.br/8670475877813913; Alchieri, João Carlos; http://lattes.cnpq.br/1325459110950508; Silva, Igor Rosberg de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/0365481298500467; Bezerra, Paulo Ricardo Cosme; http://lattes.cnpq.br/1981244442871870O desejo de potencializar a participação feminina no mercado de trabalho no Estado do Rio Grande do Norte, bem como de contribuir para os processos de Recrutamento e Seleção das empresas constitui um desafio intelectual e profissional. Sendo assim, este estudo de mestrado examina o uso de uma plataforma WEB, Conecta Talentos, que visa colaborar para mudanças sociais, desenvolvendo um modelo de negócio sustentável, escalável e de inovação de base tecnológica para a inclusão de mulheres em vulnerabilidade social no mercado de trabalho. Desse modo, foi necessário conceber a referida Plataforma, que está em desenvolvimento, para, em seguida, materializar uma startup como um modelo de negócio de impacto social. Os procedimentos metodológicos incluíram uma pesquisa descritiva, fundamentada em revisão da literatura, utilizando dados secundários, tais como livros, banco de teses, dissertações e artigos. Como primeiros resultados, a empresa possui inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) como Microempreendedor Individual (MEI), encontra-se no programa de aceleração do SEBRAE para negócio de impacto social e já concretizou a sua primeira venda durante o desenvolvimento deste trabalho. Tal fato impõe a constatação de que as articulações com parceiros locais irão potencializar as conexões entre emprego e empregador, contribuindo para o aumento de mulheres inseridas no mercado de trabalho.Dissertação Conectando Saberes: uma metodologia para criação de propostas de valor(2018-03-09) Silva, Giliard Faustino da; Brandão, Gláucio Bezerra; Carvalho, Zulmara Virginia de; ; ; ; Matamoros, Efrain Pantaleon; ; Arrais Júnior, Ernano;O surgimento de iniciativas educacionais que busquem fomentar o espírito empreendedor e promovam uma cultura de inovação na academia são indispensáveis para o desenvolvimento de pessoas e, por consequência, para o desenvolvimento do país. Com essa perspectiva surgiu o Conectando Saberes - CS, um Programa de Educação Empreendedora que permitiu o despertar do empreendedorismo em muitas pessoas, possibilitou o surgimento de diversas ações e a consolidação de uma metodologia que foi posta em prática em muitas instituições e obteve resultados reais. Este relatório de Projeto de Gestão da Informação e da Inovação objetiva apresentar o processo de ideação do CS, seu desenvolvimento e a construção de sua metodologia para criação de propostas de valor. O funil do Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação – MPI, permitiu o amadurecimento dos fundadores do CS e o refinamento de sua metodologia tornando-a capaz de alcançar mais instituições e impactar mais pessoas. A essência do trabalho está na formação do denominado ninjas da inovação, sujeitos com habilidades que lhe permitem atuar ativamente na identificação de oportunidades de inovação nos ambientes que compõem a tríplice hélice (Governo, Indústria e Universidades), e capazes de apresentar propostas de soluções e/ou gerir equipes para que soluções sejam desenvolvidas. Por fim, apresenta os reconhecimentos conquistados e um case de aplicação da metodologia, além da trajetória de formação de um CInO - Chief Innovation Officer.Dissertação Conectar: consultoria de aprendizagem criativa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-05-29) Amorim, Karina Dias; Santos, Herculana Torres dos; http://lattes.cnpq.br/9285165063900970; http://lattes.cnpq.br/3381544798318921; Vasconcelos, Karolyne Santana Costa; Santana Júnior, Orivaldo Vieira de; https://orcid.org/0000-0003-4918-3162; http://lattes.cnpq.br/5050555219716698; Ramalho, Ramón Victor AlvesA solução de um método de ensino-aprendizagem e mindset das personas aprenderem de forma cooperativa as competências adotadas pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC, incluindo o socioemocional, de forma lúdica e integrativa, por meio dos programas educacionais extracurriculares: makerthons, para a faixa etária entre 06 e 11 anos, que visa desenvolver o raciocínio lógico e a habilidade de planejar com base no letramento digital absorvido nos conteúdos do game Conectar. A partir desse game, a escola receberá um relatório indicando quais áreas serão necessárias para melhorar o processo de aprendizagem e performance dos alunos, assim podem utilizar de diversos parceiros da plataforma CAC-Conectar Aprendizagem Criativa, Seja consultoria parceiras de robótica, de empreendedorismo social inclusivo, tecnologia, entre outros. O trabalho tem como finalidade aplicar consultoria diagnóstico com os alunos das escolas parceiras o framework e a partir. A ideia é que por meio das consultorias e empresas parceiras possam colaborar no ensino-aprendizagem para alunos(as) entre 12 e 17 anos, que desafia os(as) estudantes do ensino fundamental e do ensino médio, estimulando sua criatividade na busca de soluções e desenvolvendo suas competências por meio de projetos e dinâmicas, com foco no futuro da vida pessoal e em sua carreira profissional. A CAC- Conectar Aprendizagem Criativa aplicará ações com o framework Conectar e mapeará o letramento digital e suas potencialidades na turma. A partir desse diagnóstico, indicará parceiros que estão na base da plataforma para colaborar e contribuir com e promover experiências híbridas de ensino-aprendizagem de forma lúdica, criativa e colaborativa, com interação presencial por meio de eventos makerhons, transformando o ensino-aprendizagem das crianças e adolescentes em oportunidades em tecnologias, que podem sim reutilizar e criar construindo competências do profissional do futuro, principalmente para as meninas.