COVID 19 - Livros eletrônicos
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Livro Artes cênicas e acessibilidade cultural: contextos de desaprendizagem - Vol. 2(SEDIS-UFRN, 2024-08-21) Alves, Jefferson Fernandes (Org.); Silva, Carlos Alberto Ferreira da (Org.); Berselli, Márcia (Org.)Estudos, relatos e ensaios na interface das artes cênicas com a acessibilidade cultural expõem diversos posicionamentos de artistas, professores e pesquisadores com e sem deficiência que se orientam por uma perspectiva anticapacista e problematizadora das percepções e representações da participação das pessoas com deficiência nas artes da cena. Tais incursões reflexivas emergem da realização do Encontro de Artes Cênicas e Acessibilidade Cultural: práticas e desaprendizagens que, em 2023, compreendeu a 4ª edição, o qual é promovido pela Universidade Federal do Acre (UFAC), com o apoio das Universidades Federais do Rio Grande do Norte (UFRN) e de Santa Maria (UFSM)Livro Artes cênicas e acessibilidade cultural: contextos de desaprendizagens(SEDIS-UFRN, 2023-01-12) Alves, Jefferson Fernandes; Silva, Carlos Alberto Ferreira da; Berselli, MarciaNo ano de 2020, em meio ao distanciamento físico e social, em decorrência da pandemia de COVID-19, um grupo de professoras/es de teatro das Universidades Federais do Rio Grande do Norte (UFRN), do Acre (UFAC), de Santa Maria (UFSM),da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e do Instituto Federal Fluminense (UFF), mobilizados pela temática da Acessibilidade Cultural, desencadeou uma série de trocas de saberes, em reuniões remotas, que culminaram com a realização de dois encontros virtuais na área: “I Encontro de Artes Cênicas e Acessibilidade: olhares extensionistas” e “I Encontro de Artes Cênicas e Acessibilidade Cultural: ensino e desaprendizagens.” Os textos aqui, reunidos, portanto, emergem desses encontros, contemplando professoras/es, pesquisadoras/es, estudantes e artistas com e sem deficiência que abordam, sob diferentes perspectivas, a interface entre a Acessibilidade e as Artes Cênicas.Livro Compras na administração pública: processos, transparência e sustentabilidade em aquisições e contratações (Volume 2)(EDUFRN, 2020-09-21) Araújo, Maria Arlete Duarte de; Araújo, Fábio Resende de"Compras na Administração Pública: processos, transparência e sustentabilidade em aquisições e contratações” – muito oportuno; afinal, o instituto das licitações deve ser abordado gerencialmente e quaisquer falhas resultam, por vezes, em desperdícios e/ou não delivery dos serviços públicos. Na verdade, toda a obra é pertinente, visto tratar-se do volume 2 de um livro, cujo volume 1 foi publicado em 2019 pelos mesmos organizadores (os professores Maria Arlete Duarte de Araújo e Fábio Resende de Araújo, ambos do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – PPGP/UFRN) e pela mesma editora: a Edufrn.Livro COVID-19 and elderly care: recommendations for long-term institutions(2020-05-21) Nunes, Vilani Medeiros de Araújo (org.)"COVID-19 and the care of the elderly" offers simple guidelines for Long-Term Care Institutions for the Elderly (LTIE), without a new coronavirus pandemic context. The publication provides recommendations for protective and control measures that can be adopted while assisting residents, especially with regard to suspected or confirmed cases of COVID-19. All recommendations follow guidelines published by the World Health Organization (WHO), the Ministry of Health, through the National Health Surveillance Agency (ANVISA) and the scientific literature.Livro COVID-19 e o cuidado de idosos: recomendações para instituições de longa permanência(EDUFRN, 2020-04-04) Nunes, Vilani Medeiros de Araújo (org.)"COVID-19 e o cuidado de idosos" oferece orientações simples destinadas às Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), no contexto da pandemia do novo coronavírus. A publicação traz recomendações de medidas protetivas e de controle que poderão ser adotadas durante a assistência aos residentes, principalmente com relação aos casos suspeitos ou com diagnóstico confirmado de COVID-19. Todas as recomendações seguem as orientações divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo Ministério da Saúde, por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), e pela literatura científica.Livro Design and ergonomics at the frontline to help combat COVID-19 : research and applications(2023-01-30) Santa Rosa, José Guilherme (Ed.); Pinho, André Luís Santos de (Ed.); Vivacqua, Carla Almeida (Ed.)Este livro, organizado em quatro capítulos, reúne a participação de professores e alunos da Universidade Federal Universidade do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade Federal do Rio de Janeiro e tem como objetivo disseminar iniciativas de pesquisa e desenvolvimento em o Brasil que colocam o Design e a Ergonomia em primeiro plano para ajudar a combater a Pandemia de COVID-19 e os impactos na saúde física e mental causados na sociedade.Livro Ensino remoto emergencial: estudantes com necessidades educacionais específicas na UFRN(SEDIS-UFRN, 2020-10-01) Cenci, Adriane; Cenci, Adriane; Viana, Flávia Roldan; Viana, Flávia Roldan; Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de; Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de; Magro, Juliana Pinheiro; Magro, Juliana Pinheiro; Silva, Katiene Symne de Brito Pessoas; Silva, Katiene Symne de Brito Pessoas; Silva, Luzia Guacira dos Santos; Silva, Luzia Guacira dos SantosEstudante com Necessidades Educacionais Específicas. Organização, elaboração e uso de recursos e tecnologias digitais de informação e comunicação acessível na mediação do ensino remoto. Acompanhamento e processo avaliativo.Livro Ensino remoto emergencial: proposições e tutoriais para o uso de recursos digitais em aulas remotas(SEDIS-UFRN, 2021-02-01) Carvalho, Letícia dos Santos; Fonseca, Alyssandra Viana; Cosata, Fernando Wanderson de Lima; Melo, Morgana Sousa dePropor, no contexto do formato remoto de ensino, atividades com recursos digitais.Livro Ensino remoto emergencial: proposta de design didático para o estágio curricular supervisionado em curso de licenciatura(SEDIS-UFRN, 2020-10-01) Morais, Ione Rodrigues Diniz; Dantas, Eugênia Maria; Carvalho, Letícia dos Santos; Sobrinho, Djanni Martinho dos SantosPropor um design didático para o Estágio Curricular Supervisionado, em curso de licenciatura, na perspectiva do Ensino Remoto Emergencial.Livro Geografia e Arte(Caule de Papiro, 2020) Dozena, Alessandro (Org.)A presente obra se relaciona com a trajetória dos seus autores(as) e suas múltiplas aproximações com as manifestações artísticas.Livro (Im) possibilidades do teatro na escola em tempos de pandemia volume I(SEDIS-UFRN, 2022-12-28) Coutinho, Karyne Dias (org); Alves, Jefferson Fernandes (org.)Este livro, publicado em dois volumes, reúne textos discutidos no II Colóquio Internacional Poéticas do Aprender (UFRN), realizado em torno de duas perguntas centrais: que aulas de artes/teatro foi possível compor a partir das novas realidades instauradas na pandemia da Covid-19? O que as aulas de artes/teatro aprendem e oferecem às experiências educacionais nessas novas composições? Discutindo os desafios pedagógicos e artísticos das práticas de ensino de teatro em formato remoto, o material que ora se apresenta consiste num importante documento de registro, memória e análise dos modos como artistas, docentes e estudantes de teatro enfrentaram os anos 2020 e 2021 e do que criaram, propuseram e investigaram no que se refere às (im)possibilidades do teatro na escola em tempos de pandemia. Na esteira disso, os dois volumes deste livro servem não apenas como oportunidade de conhecermos e repensarmos o que foi inventado para o ensino de teatro no contexto pandêmico, mas também o que essas invenções deixam de legado para as práticas pedagógicas em artes. Que a leitura dos dois volumes desse livro inspire nossa docência em artes e nos (re)lembre continuamente que o teatro resiste.Livro (Im) possibilidades do teatro na escola em tempos de pandemia volume II(SEDIS-UFRN, 2022-12-28) Coutinho, Karyne Dias (org); Alves, Jefferson Fernandes (org)Este livro, publicado em dois volumes, reúne textos discutidos no II Colóquio Internacional Poéticas do Aprender (UFRN), realizado em torno de duas perguntas centrais: que aulas de artes/teatro foi possível compor a partir das novas realidades instauradas na pandemia da Covid-19? O que as aulas de artes/teatro aprendem e oferecem às experiências educacionais nessas novas composições? Discutindo os desafios pedagógicos e artísticos das práticas de ensino de teatro em formato remoto, o material que ora se apresenta consiste num importante documento de registro, memória e análise dos modos como artistas, docentes e estudantes de teatro enfrentaram os anos 2020 e 2021 e do que criaram, propuseram e investigaram no que se refere às (im)possibilidades do teatro na escola em tempos de pandemia. Na esteira disso, os dois volumes deste livro servem não apenas como oportunidade de conhecermos e repensarmos o que foi inventado para o ensino de teatro no contexto pandêmico, mas também o que essas invenções deixam de legado para as práticas pedagógicas em artes. Que a leitura dos dois volumes desse livro inspire nossa docência em artes e nos (re)lembre continuamente que o teatro resiste.Livro Impactos econômicos da COVID-19 no Rio Grande do Norte(EDUFRN, 2022-05-02) Macedo, Luziene Dantas de (org.); Lourenço, André Luís Cabral de (org.)Este livro é resultado dos esforços de pesquisadores (docentes e discentes) do Departamento de Economia da UFRN e tem o objetivo de iluminar algumas questões específicas do Rio Grande do Norte, especialmente no que tange ao diagnóstico dos impactos econômicos e sociais da crise pandêmica, tomando-se como base o primeiro semestre de 2020, período em que enfrentamos o primeiro pico dos casos de transmissão e de óbito da Covid-19 no Brasil.Capítulo de livro A Importância dos trabalhadores da saúde no contexto COVID-19(CONASS, 2021-01) Castro, Janete Lima de; Pontes, Haroldo Jorge de CarvalhoEste artigo foi desenvolvido com o objetivo de provocar reflexões sobre as condições de trabalho dos profissionais de saúde, antes e durante a pandemia de COVID-19. Usando como ponto de partida o debate sobre o que ser herói, ele provoca o reconhecimento das precárias condições de trabalho e suas implicações no conjunto da força de trabalho em saúde. Elaborado a partir de pesquisas realizadas em Gestão do Trabalho e Saúde do Trabalhador, ele relembra o papel fundamental dos trabalhadores para o bom desempenho dos serviços de saúdeLivro La covid-19 y el cuidado con los adultos mayores: recomendaciones para establecimientos de larga estadía(EDUFRN, 2020-06-06) Nunes, Vilani Medeiros de Araújo (org.)"La covid-19 y el cuidado con los adultos mayores" ofrece pautas simples para las Establecimientos de Larga Estadía para Adultos Mayores (ELEAM), en el contexto de la nueva pandemia de coronavirus. La publicación proporciona recomendaciones sobre medidas de protección y control que pueden adoptarse durante la asistencia a los residentes, especialmente con respecto a casos sospechosos o con un diagnóstico confirmado de COVID-19. Todas las recomendaciones siguen las pautas publicadas por la Organización Mundial de la Salud (OMS), el Ministerio de Salud, a través de la Agencia Nacional de Vigilancia Sanitaria (ANVISA), y la literatura científica.Livro Literatura nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia da COVID-19(2022-09-28) Amarilha, Marly (Org.); Dalla-Bona, Elisa Maria (Org.)Cada um dos capítulos deste livro são fruto de pesquisas realizadas em 12 municípios, distribuídos em quatro regiões brasileiras. O objetivo da pesquisa foi investigar como ocorreu, durante a pandemia de Covid-19, o ensino remoto da literatura no ensino fundamental (1º ao 5º Ano). A leitura de cada um dos capítulos nos leva a perceber as dificuldades comuns de adaptação súbita que ocorreu da transposição da modalidade de ensino presencial para a remota, o que fez aflorar diversos problemas para os estudantes, seus familiares e os professores. Os textos ressaltam os esforços empreendidos pelos professores para dar continuidade à escolarização dos seus estudantes, por assegurarem algum contato com a magia da literatura, em momento, que ela se torna alento, conhecimento, companhia, encontro. Fica evidente que, não fosse o compromisso desses profissionais em preservar ainda que precária rotina de trabalho pedagógico e o reconhecimento da importância da literatura, nessa situação tão inesperada, a desestruturação seria imponderável. Cada professora, cada professor que promoveu alguma atividade de literatura com seus estudantes, seja de leitura de um conto, de contação de história, de um jogo com as palavras de um texto literário, por mínima que tenha sido a interação, deu testemunho de valorização ao trabalho da escola e ao desenvolvimento de seus estudantes. Ninguém sairá incólume dessa experiência, e da memória que todos dela guardarão, com certeza, o tempo da literatura durante a pandemia, por meio das telas do celular ou do computador, será preservado como aquele em que uma professora leu para seus estudantes.Livro Manual de orientação ao trabalhador em teletrabalho(EDUFRN, 2020-11-06) Freire, Aline do Nascimento Falcão; Costa, Pedro Henrique Fernandes SoaresAs informações contidas nesse manual, baseadas especialmente na NR17, compreendem os desafios existentes na rotina de trabalho, as orientações para organização do espaço físico de teletrabalho e o planejamento da rotina de teletrabalho. Além disso, trata sobre doenças ocupacionais, como lidar com saúde mental nesse contexto de teletrabalho e isolamento social e a importância de realizar práticas corporais para manter-se ativo durante a rotina de teletrabalho.Livro Manual de orientações gerais para atuação de estudantes e de Residentes da atenção básica durante a pandemia de COVID-19(Ed. dos Autores; Editora e Gráfica Ideal, 2021) Medeiros, Maria Clara Batista de Oliveira; Matos Segundo, Jair; Brandão, Miriam de AndradeO presente documento tem o intuito de divulgar as ações propostas a serem efetivadas durante o período de duração da pandemia de COVID-19, a fim de fornecer orientações que guiarão a proteção individual e coletiva dos estudantes e dos residentes de instituições de saúde no Brasil.Livro Me preparando para o parto e nascimento: orientações sobre a gestação, parto e pós-parto(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021) Magalhães, Adriana Gomes; Souza, Francisca Marta de Lima Costa; Matias, Allyne Dantas; Silva, Ana Clara de Oliveira; Soares, Ana Eloisa Ventura; Soares, Brenda Kelly Pontes; Almeida, Dellis Kariny Freitas Holanda de; Lima, Evelin Suyany Guedes de; Araujo, Gisely da Costa; Souza, Graciane Pereira de; Medeiros, Hodenizy Tereza de Aquino; Feitoza, Ilana Bruna de Lima; Araújo, Joyce Freitas de; França, Monalisa Silva deO e-book ora apresentado foi fruto do projeto de extensão intitulado “A mulher como protagonista do parto: Atuação Interprofissional no alívio da dor e no incentivo ao parto normal, que possuía o intuito de atuar na promoção da qualificação da atenção ao parto e nascimento por meio da utilização de métodos de alívio da dor durante o trabalho de parto e do estímulo à liberdade de posição no parto proporcionando uma experiência positiva para mulher como protagonista do seu parto, assim como, propiciar atividades educativas, com enfoque no trabalho interprofissional e interdisciplinar, que favorecessem um cuidado adequado para as mulheres em trabalho de parto e no puerpério. Foi elaborado por discentes do curso de Fisioterapia, Enfermagem e Psicologia, sob a orientação de docentes do curso de Fisioterapia e Enfermagem da Faculdade De Ciências Da Saúde Do Trairi - FACISA/UFRN. Este é um produto das publicações realizadas nas mídias sociais com base em evidências científicas a respeito de temáticas que abordaram a importância do pré-natal, orientações gerais sobre a covid-19 na gravidez, hábitos saudáveis em tempos de pandemia, exercícios físicos na gestação e outras informações importantes de interesse para gestantes, acompanhantes e familiaresLivro Ninguém segura a mão de ninguém: ressignificando a história do tempo presente(EDUFRN, 2021-11-11) Morais, Grinaura Medeiros de (org.); Carvalho, Maria Elizete Guimarães (org.); Lima, Rogério de Araújo (org.)Este e-book veio à lume pelas ideias e pelas mãos profissionais de educadores, das suas experiências fortuitas na laboração dos seus métiers, do agora e do quando, literariamente falando, a realidade nos era favorável e podíamos falar abertamente “Ninguém solta a mão de Ninguém”. Essa frase, cunhada no seio dos movimentos sociais para expressar a união do povo na defesa dos seus direitos, encontra aqui o seu avesso para também empunhar a bandeira em favor da proteção humana. “Ninguém segura a mão de Ninguém” é a porta de entrada do nosso livro, que se situa no escopo das ideias lançadas pela ONU e pelos órgãos de saúde do mundo inteiro. Os autores deste livro, em seus afazeres acadêmicos cotidianos, agora instados à ausência dos seus pares e dos seus alunos, imposição do tempo presente, ocupam-se também da guerra contra a doença coletiva, causada pela COVID-19. Essa pandemia, sem similar na história recente da humanidade e que nos visita propositadamente em sua forma abrangente e global, quiçá em sua forma mais intimista e próxima, quando podemos estar morando com esse inimigo comum, indefinível, incolor, insípido, informe e imperceptível, que nos coloca entre paredes, nos faz refletir sobre questões complexas. Ressignificar a história do tempo presente é jogar luzes sobre focos, incitando a expansão das suas possibilidades; é fazer perguntas e discuti-las em exaustão; é criar margem para novas ideias, novos pensamentos e novas ações. É bem provável que as lições do tempo presente tragam sementes de transformação, fazendo brotar novos hábitos, novas leituras, novo jeito de viver. E, também, é possível que quase nada aconteça. Sendo os autores desta escritura educadores, a questão não passaria à margem das suas preocupações e dos seus envolvimentos – estando esses profissionais vinculados à ponta da realidade –, uma vez que pertence a um passado longínquo a crença de que professor ensina a matéria do livro na escola e deixa aos outros os problemas sociais.