COVID 19 - Livros eletrônicos
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Livro Geografia e Arte(Caule de Papiro, 2020) Dozena, Alessandro (Org.)A presente obra se relaciona com a trajetória dos seus autores(as) e suas múltiplas aproximações com as manifestações artísticas.Livro COVID-19 e o cuidado de idosos: recomendações para instituições de longa permanência(EDUFRN, 2020-04-04) Nunes, Vilani Medeiros de Araújo (org.)"COVID-19 e o cuidado de idosos" oferece orientações simples destinadas às Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), no contexto da pandemia do novo coronavírus. A publicação traz recomendações de medidas protetivas e de controle que poderão ser adotadas durante a assistência aos residentes, principalmente com relação aos casos suspeitos ou com diagnóstico confirmado de COVID-19. Todas as recomendações seguem as orientações divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo Ministério da Saúde, por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), e pela literatura científica.Livro Nutritional and food safety guidelines to combat COVID-19(EDUFRN, 2020-05-04) Morais, Ana Heloneida de Araújo (org.)Considering the pandemic context of the new coronavirus, this ebook offers guidance in the nutritional field. Thus, it is divided into three axes that refer to (i) nutritional information to deal with COVID-19, (ii) instructions for meal delivery services and (iii) practical recipes for fun snacks with children.Livro COVID-19 and elderly care: recommendations for long-term institutions(2020-05-21) Nunes, Vilani Medeiros de Araújo (org.)"COVID-19 and the care of the elderly" offers simple guidelines for Long-Term Care Institutions for the Elderly (LTIE), without a new coronavirus pandemic context. The publication provides recommendations for protective and control measures that can be adopted while assisting residents, especially with regard to suspected or confirmed cases of COVID-19. All recommendations follow guidelines published by the World Health Organization (WHO), the Ministry of Health, through the National Health Surveillance Agency (ANVISA) and the scientific literature.Livro La covid-19 y el cuidado con los adultos mayores: recomendaciones para establecimientos de larga estadía(EDUFRN, 2020-06-06) Nunes, Vilani Medeiros de Araújo (org.)"La covid-19 y el cuidado con los adultos mayores" ofrece pautas simples para las Establecimientos de Larga Estadía para Adultos Mayores (ELEAM), en el contexto de la nueva pandemia de coronavirus. La publicación proporciona recomendaciones sobre medidas de protección y control que pueden adoptarse durante la asistencia a los residentes, especialmente con respecto a casos sospechosos o con un diagnóstico confirmado de COVID-19. Todas las recomendaciones siguen las pautas publicadas por la Organización Mundial de la Salud (OMS), el Ministerio de Salud, a través de la Agencia Nacional de Vigilancia Sanitaria (ANVISA), y la literatura científica.Livro Terapia nutricional para prevenção, tratamento e reabilitação de indivíduos com COVID-19(2020-06-12) Severina Carla Vieira Cunha, Lima (org.)Este livro contempla informações de qualidade e rigor científico, distribuídas em três seções: (a) enfoque nutricional para a prevenção e tratamento de indivíduos com sintomas leves da COVID-19; (b) informações sobre a terapia nutricional empregada para indivíduos com COVID-19 hospitalizados; (c) e a terapia nutricional indicada na reabilitação pós-COVID-19. Os conhecimentos contemplados nos tópicos são fundamentados nas evidências científicas baseadas em consensos e diretrizes mais atualizadas sobre as temáticas e combinam textos, quadros e fluxogramas, construídos com o objetivo de tornar a leitura mais objetiva e de fácil acesso.Livro Compras na administração pública: processos, transparência e sustentabilidade em aquisições e contratações (Volume 2)(EDUFRN, 2020-09-21) Araújo, Maria Arlete Duarte de; Araújo, Fábio Resende de"Compras na Administração Pública: processos, transparência e sustentabilidade em aquisições e contratações” – muito oportuno; afinal, o instituto das licitações deve ser abordado gerencialmente e quaisquer falhas resultam, por vezes, em desperdícios e/ou não delivery dos serviços públicos. Na verdade, toda a obra é pertinente, visto tratar-se do volume 2 de um livro, cujo volume 1 foi publicado em 2019 pelos mesmos organizadores (os professores Maria Arlete Duarte de Araújo e Fábio Resende de Araújo, ambos do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – PPGP/UFRN) e pela mesma editora: a Edufrn.Livro Universidades Públicas Federais no Enfrentamento ao Coronavírus: mobilização e construção de capacidades e lições aprendidas(EDUFRN, 2020-09-29) Alves Filho, Antonio; Araújo, Fábio Resende de; Macedo, Marconi Neves; Araújo, Maria Arlete Duarte deTendo como pano de fundo os impactos das políticas adotadas para as Universidades Públicas Federais desde 2016 e na emergência da crise sanitária no início do ano de 2020, esta pesquisa foi delineada para responder a algumas indagações: de que forma as universidades públicas federais, como instituições de ensino, pesquisa e extensão, diante dos cortes sucessivos de orçamento e de sobressaltos no seu cotidiano, estão contribuindo para o enfrentamento da crise sanitária em curso? Quais as ações que estão sendo implementadas? Que capacidades institucionais estão sendo mobilizadas? A pesquisa é censitária e abrange 69 universidades públicas federais em todas as cinco regiões do país. Os resultados encontrados certamente não são homogêneos, pois as instituições têm estágios diferentes de desenvolvimento, maturidade, competências distintas e se localizam em regiões igualmente distintas. Mas o importante aqui é perceber que capacidades foram mobilizadas, construídas e de que modo as universidades públicas têm reafirmado a sua missão social.Livro Ensino remoto emergencial: estudantes com necessidades educacionais específicas na UFRN(SEDIS-UFRN, 2020-10-01) Cenci, Adriane; Cenci, Adriane; Viana, Flávia Roldan; Viana, Flávia Roldan; Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de; Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de; Magro, Juliana Pinheiro; Magro, Juliana Pinheiro; Silva, Katiene Symne de Brito Pessoas; Silva, Katiene Symne de Brito Pessoas; Silva, Luzia Guacira dos Santos; Silva, Luzia Guacira dos SantosEstudante com Necessidades Educacionais Específicas. Organização, elaboração e uso de recursos e tecnologias digitais de informação e comunicação acessível na mediação do ensino remoto. Acompanhamento e processo avaliativo.Livro Ensino remoto emergencial: proposta de design didático para o estágio curricular supervisionado em curso de licenciatura(SEDIS-UFRN, 2020-10-01) Morais, Ione Rodrigues Diniz; Dantas, Eugênia Maria; Carvalho, Letícia dos Santos; Sobrinho, Djanni Martinho dos SantosPropor um design didático para o Estágio Curricular Supervisionado, em curso de licenciatura, na perspectiva do Ensino Remoto Emergencial.Livro Manual de orientação ao trabalhador em teletrabalho(EDUFRN, 2020-11-06) Freire, Aline do Nascimento Falcão; Costa, Pedro Henrique Fernandes SoaresAs informações contidas nesse manual, baseadas especialmente na NR17, compreendem os desafios existentes na rotina de trabalho, as orientações para organização do espaço físico de teletrabalho e o planejamento da rotina de teletrabalho. Além disso, trata sobre doenças ocupacionais, como lidar com saúde mental nesse contexto de teletrabalho e isolamento social e a importância de realizar práticas corporais para manter-se ativo durante a rotina de teletrabalho.Livro Me preparando para o parto e nascimento: orientações sobre a gestação, parto e pós-parto(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021) Magalhães, Adriana Gomes; Souza, Francisca Marta de Lima Costa; Matias, Allyne Dantas; Silva, Ana Clara de Oliveira; Soares, Ana Eloisa Ventura; Soares, Brenda Kelly Pontes; Almeida, Dellis Kariny Freitas Holanda de; Lima, Evelin Suyany Guedes de; Araujo, Gisely da Costa; Souza, Graciane Pereira de; Medeiros, Hodenizy Tereza de Aquino; Feitoza, Ilana Bruna de Lima; Araújo, Joyce Freitas de; França, Monalisa Silva deO e-book ora apresentado foi fruto do projeto de extensão intitulado “A mulher como protagonista do parto: Atuação Interprofissional no alívio da dor e no incentivo ao parto normal, que possuía o intuito de atuar na promoção da qualificação da atenção ao parto e nascimento por meio da utilização de métodos de alívio da dor durante o trabalho de parto e do estímulo à liberdade de posição no parto proporcionando uma experiência positiva para mulher como protagonista do seu parto, assim como, propiciar atividades educativas, com enfoque no trabalho interprofissional e interdisciplinar, que favorecessem um cuidado adequado para as mulheres em trabalho de parto e no puerpério. Foi elaborado por discentes do curso de Fisioterapia, Enfermagem e Psicologia, sob a orientação de docentes do curso de Fisioterapia e Enfermagem da Faculdade De Ciências Da Saúde Do Trairi - FACISA/UFRN. Este é um produto das publicações realizadas nas mídias sociais com base em evidências científicas a respeito de temáticas que abordaram a importância do pré-natal, orientações gerais sobre a covid-19 na gravidez, hábitos saudáveis em tempos de pandemia, exercícios físicos na gestação e outras informações importantes de interesse para gestantes, acompanhantes e familiaresLivro Manual de orientações gerais para atuação de estudantes e de Residentes da atenção básica durante a pandemia de COVID-19(Ed. dos Autores; Editora e Gráfica Ideal, 2021) Medeiros, Maria Clara Batista de Oliveira; Matos Segundo, Jair; Brandão, Miriam de AndradeO presente documento tem o intuito de divulgar as ações propostas a serem efetivadas durante o período de duração da pandemia de COVID-19, a fim de fornecer orientações que guiarão a proteção individual e coletiva dos estudantes e dos residentes de instituições de saúde no Brasil.Produto Educacional POP de biossegurança para retorno das atividades presenciais durante a pandemia COVID-19: clínica escola de fisioterapia da FACISA/UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021) Cruz, Maria do Socorro Luna; Silva, João Danyell Dantas da; Bezerra, Dayse Aleixo; Pacheco, Thaiana Barbosa Ferreira; Silva, Patrícia Grace de SouzaO cenário de distanciamento social decorrente da pandemia da COVID19 - causada pelo novo coronavírus (sars-cov-2), vem repercutindo nos serviços de atendimento ao público em todo o mundo. Diante deste contexto, as clínicas de Fisioterapia estão passando por uma adaptação no formato de atendimento para aumentar a segurança dos profissionais e usuários dos serviços. Nessa nova realidade vivenciada atualmente, a Organização Mundial de Saúde (OMS, 2020) recomenda que o distanciamento social é a melhor forma para tentar frear a contaminação e a propagação do vírus entre as pessoas. Embora profissionais fisioterapeutas tenham se reinventado em modalidades de teleconsulta e telemonitoramento, torna-se imprescindível a adequação dos espaços físicos de ambulatórios e clínicas de Fisioterapia, conforme o item número 4 das recomendações para Serviços de Reabilitação da Organização Panamericana de Saúde (OPAS, 2020). Este documento visa apresentar as adequações recomendadas para a Clínica Escola de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi da UFRN (CEF-FACISA) para retomada dos seus serviços no âmbito do ensino, pesquisa, extensão e administração, de modo a garantir a segurança de todos os seus usuáriosLivro Turismo em tempos de Covid-19: ensaios sobre casos na Argentina, Brasil, Moçambique e Portugal(FFLCH/USP, 2021) Carolina TodescoÉ de notoriedade global que o turismo tem sido um dos setores mais afetados pela pandemia da Covid-19. Não sem menos, os danos causados possuem nuances em todas as dimensões: econômicas, políticas, sociais e geográficas, as quais, pela força do impacto, merecem ser desveladas. É nesse contexto que foi criado, em maio de 2020, o grupo de pesquisa "Turismo em Tempos de Pandemia: uma análise multi e trans-escalar", certificado no Diretório de Grupo de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). grupo agrega pesquisadores e estudantes de todas as regiões brasileiras, bem como de Argentina, França, Moçambique e Portugal, reunidos em torno do objetivo comum de produzir uma análise crítica e fundamentada acerca dos desdobramentos da crise sanitária sobre o setorCapítulo de livro A Importância dos trabalhadores da saúde no contexto COVID-19(CONASS, 2021-01) Castro, Janete Lima de; Pontes, Haroldo Jorge de CarvalhoEste artigo foi desenvolvido com o objetivo de provocar reflexões sobre as condições de trabalho dos profissionais de saúde, antes e durante a pandemia de COVID-19. Usando como ponto de partida o debate sobre o que ser herói, ele provoca o reconhecimento das precárias condições de trabalho e suas implicações no conjunto da força de trabalho em saúde. Elaborado a partir de pesquisas realizadas em Gestão do Trabalho e Saúde do Trabalhador, ele relembra o papel fundamental dos trabalhadores para o bom desempenho dos serviços de saúdeLivro Ensino remoto emergencial: proposições e tutoriais para o uso de recursos digitais em aulas remotas(SEDIS-UFRN, 2021-02-01) Carvalho, Letícia dos Santos; Fonseca, Alyssandra Viana; Cosata, Fernando Wanderson de Lima; Melo, Morgana Sousa dePropor, no contexto do formato remoto de ensino, atividades com recursos digitais.Livro Prontuário eletrônico de pacientes na atenção primária: uma abordagem à luz da saúde global(SEDIS-UFRN, 2021-03-01) Morais (Org), Antonio Higor Freire de; Silva (Org), Janaína Luana Rodrigues da; Santos (Org), João Paulo Queiroz dos; Costa (Org), Leandro SilvaNeste livro, de maneira inovadora, a interdisciplinaridade se desenvolve sobretudo na tentativa de superar a ruptura do conhecimento entre saúde e tecnologia, saberes ainda fragmentados na sociedade moderna, ultrapassando assim os limites destas disciplinas e oportunizando aos leitores um aprendizado integral e contextualizado.Livro Vivência integrada na comunidade: experiências de uma escola médica durante a pandemia da Covid-19(Rede UNIDA, 2021-08) Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e; Bastos, Raquel Littério de; Bonfada, Diego; Medeiros, Jéssica Farias Dantas; Costa, Marcelo Viana daOs relatos e análises dispostos nesta obra são fruto do trabalho de estudantes, professores, servidores e trabalhadores de saúde genuinamente inquietos, curiosos e dispostos a colaborar com as diversas necessidades de saúde surgidas ou intensificadas pela pandemia da Covid-19. o livro também traz reflexões sobre como a pandemia impactou a formação médica, as políticas educacionais indutoras de mudança, a implantação de um serviço e uma disciplina sobre telemedicina e os demais efeitos do ensino remoto.Livro Ninguém segura a mão de ninguém: ressignificando a história do tempo presente(EDUFRN, 2021-11-11) Morais, Grinaura Medeiros de (org.); Carvalho, Maria Elizete Guimarães (org.); Lima, Rogério de Araújo (org.)Este e-book veio à lume pelas ideias e pelas mãos profissionais de educadores, das suas experiências fortuitas na laboração dos seus métiers, do agora e do quando, literariamente falando, a realidade nos era favorável e podíamos falar abertamente “Ninguém solta a mão de Ninguém”. Essa frase, cunhada no seio dos movimentos sociais para expressar a união do povo na defesa dos seus direitos, encontra aqui o seu avesso para também empunhar a bandeira em favor da proteção humana. “Ninguém segura a mão de Ninguém” é a porta de entrada do nosso livro, que se situa no escopo das ideias lançadas pela ONU e pelos órgãos de saúde do mundo inteiro. Os autores deste livro, em seus afazeres acadêmicos cotidianos, agora instados à ausência dos seus pares e dos seus alunos, imposição do tempo presente, ocupam-se também da guerra contra a doença coletiva, causada pela COVID-19. Essa pandemia, sem similar na história recente da humanidade e que nos visita propositadamente em sua forma abrangente e global, quiçá em sua forma mais intimista e próxima, quando podemos estar morando com esse inimigo comum, indefinível, incolor, insípido, informe e imperceptível, que nos coloca entre paredes, nos faz refletir sobre questões complexas. Ressignificar a história do tempo presente é jogar luzes sobre focos, incitando a expansão das suas possibilidades; é fazer perguntas e discuti-las em exaustão; é criar margem para novas ideias, novos pensamentos e novas ações. É bem provável que as lições do tempo presente tragam sementes de transformação, fazendo brotar novos hábitos, novas leituras, novo jeito de viver. E, também, é possível que quase nada aconteça. Sendo os autores desta escritura educadores, a questão não passaria à margem das suas preocupações e dos seus envolvimentos – estando esses profissionais vinculados à ponta da realidade –, uma vez que pertence a um passado longínquo a crença de que professor ensina a matéria do livro na escola e deixa aos outros os problemas sociais.