BDTD - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
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Dissertação 0 retrato e a moldura : memória e oralidade em cada homem é uma raça(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-04-13) Monte, Arivaldo Leandro da Silva; Santos, Derivaldo dos; ; http://lattes.cnpq.br/8615666365895204; ; http://lattes.cnpq.br/9464922569653213; Araújo, Rosanne Bezerra de; ; http://lattes.cnpq.br/7328556088478313; Souza, élio Ferreira de; ; http://lattes.cnpq.br/8949605914726464Neste trabalho realizamos uma análise de quatro contos de Mia Couto (2005) do livro Cada homem é uma raça: O embondeiro que sonhava pássaros ; A princesa russa ; O pescador cego e A lenda da noiva e do forasteiro . O Estudo, sob a perspectiva da memória e da oralidade, tem como foco a observação da transformação dos componentes da realidade sociocultural e histórica de Moçambique em elementos de ficção literária. Esse percurso elucida, em parte, a unidade orgânica que constitui a obra e que gira em torno dos elementos da tradição memória e oralidade. Nosso estudo verificou a importância desses componentes culturais para a harmonia institucional da sociedade, e o quanto velam pela tradição, pelo conhecimento transmitido de geração a geração através da oralidade. Este ponto é um importante marcador de diferenças. Pois as sociedades escritas dão menos importância ao que é transmitido oralmente, deixando o que é tradição para segundo plano. Trata-se de uma compreensão que acabou por provocar o pensamento distorcido a respeito do que é tradição oral, a qual não se resume a lendas, contos de fadas, danças e folclores. Há de se considerar sua memória inscrita em cada símbolo, algo que justifica o ser como indivíduo possuidor de uma história coletivaDissertação 18F-FDG PET/CT oncológico no Estado do Rio Grande do Norte: caracterização dos usuários e indicações do exame(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-26) Mosmann, Marcos Pretto; Lima, Kenio Costa de; ; http://lattes.cnpq.br/5835673385014578; ; http://lattes.cnpq.br/1948711434311782; Souza, Dyego Leandro Bezerra de; ; http://lattes.cnpq.br/9953301230987878; Godoy, Gustavo Pina; ; http://lattes.cnpq.br/5655149996985928O câncer tem contribuído drasticamente em termos de morbidade, mortalidade e custos para os sistemas de saúde no mundo. O manejo desses pacientes é complexo e novas tecnologias têm emergido para o seu melhor cuidado. A tomografia por emissão de pósitrons associada à tomografia computadorizada (PET/CT) é um método diagnóstico disponível mais recentemente no Brasil e determinou uma mudança de paradigma no fluxo do acompanhamento para muitos dos pacientes com câncer. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é avaliar o acesso ao exame 18F-FDG PET/CT Oncológico no Estado do Rio Grande do Norte, segundo as características dos usuários, as indicações e as fontes de financiamento do método. Trata-se de um estudo individuado, observacional e transversal. Foram incluídos todos os pacientes que realizaram o exame 18F-FDG PET/CT com fins oncológicos na Liga Norteriograndense Contra o Câncer no período de 01/05/2011 a 30/04/2013. Coletaram-se dados relativos à data de realização do exame, sexo, idade, indicação (diagnóstico / estadiamento / monitorização da resposta ao tratamento / reestadiamento / suspeita de recidiva e controle), tipo de câncer ou condição que determinou a realização do exame e a fonte de financiamento (público ou particular). Nos dois anos que compreenderam o período de coleta de dados do estudo, foram realizados 924 exames 18F-FDG PET/CT, em 718 pacientes. A média de idade foi 51,4 (19,1) anos, variando entre 4 e 88 anos. Houve maior realização do exame entre as mulheres, com um total de 539 exames (58,3%). Observou-se aumento da realização do exame do primeiro ano (37,4%) para o segundo ano (62,6%). Quanto às indicações do exame 18F-FDG PET/CT, foram realizados 3,8% com fins de diagnóstico, 6,6% para estadiamento, 1,0% para monitorização da resposta ao tratamento, 49,8% para reestadiamento e 38,9% na suspeita de recidiva/controle, ou seja, apenas 10,4% dos exames foram realizados como estratégia inicial (diagnóstico e estadiamento). Em relação ao financiamento do 18F-FDG PET/CT, a maioria dos exames foi realizada com o convênio firmado com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (45% dos exames). Os principais tipos de câncer encaminhados para o exame foram o linfoma (36,7%), câncer colorretal (10,6%), pulmão (9,7%) e mama (8,5%). Foram realizados poucos exames PET/CT em alguns tipos de câncer, em especial esôfago (0,4%), pâncreas (0,9%), estômago (1,2%) e cabeça e pescoço (2,1%). De todos os exames em pacientes classificados como estratégia inicial, apenas 21% tiveram acesso ao exame pelo sistema público, o que denota a pouca realização do 18F-FDG PET/CT Oncológico no estado para esse fim. Para os sistemas de saúde, é fundamental promover o uso racional desse métodoTese 1930, a Paraíba e o inconsciente político da revolução: a narrativa como ato socialmente simbólico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-07-10) Bezerra, Dinarte Varela; Lindozo, José Antonio Spinelli; ; ; Zaidan Filho, Michel; ; http://lattes.cnpq.br/4235585448589376; Musse, Ricardo; ; Oliveira, João Emanuel Evangelista de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsp; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.comEste trabalho argumenta em defesa do inconsciente político da Revolução de 1930, tese que, necessariamente, passa pela relação que sociedade paraibana mantém com esse seu passado e como este passado através da narrativização alcança na atualidade a liberação de uma verdade reprimida e oculta. E mais, como a parcialidade ideológica gerou o ressentimento político sob a forma do pensar dos adversários na perspectiva do bem e do mal, revelando a contradição social insolúvel da revolução. Esse processo abrange as variadas formas de narrativas, dos produtos da cultura de massa à produção literária, e sob a perspectiva metodológica apontada por Fredric Jameson, todos os textos literários ou culturais podem e devem ser lidos como resoluções simbólicas de verdadeiras contradições políticas e sociais. No caso da Paraíba, teremos resoluções que visam a verdade sobre: os motivos que causaram a morte de João Pessoa, a adulteração e publicidade da correspondência amorosa entre João Dantas e Anayde Beiriz, o oficialmente declarado suicídio de João Dantas o homem que assassinou João Pessoa; acontecimentos esses que relacionam a Paraíba à Revolução de 1930Dissertação 2-(4-(Deciloxi) fenil)-1H-imidazo (4, 5-f) fenantrolina: estudo fotoquímico, acidocromismo e interação com cátions metálicos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-29) Silva, Vitor Ferreira da; Menezes, Fabricio Gava; https://orcid.org/0000-0003-2153-1647; http://lattes.cnpq.br/2848745987784319; Melo, Dulce Maria de Araújo; Fonseca, José Luís Cardozo; Branco, Luís Alexandre Almeida Fernandes Cobra; Oliveira, André Herculano deO estudo dos materiais orgânicos fluorescentes tem sido de grande relevância por conta das importantes aplicações em diferentes áreas. Dentro deste contexto, destaca-se a exploração de estruturas contendo núcleos N-heterocíclicos aromáticos, sendo inclusive interessantes em termos de estudo de acidocromismo, os quais tem importantes implicações na área de sensores. O presente trabalho apresenta um estudo das propriedades fotoquímicas e acidocrômicas do composto 2-(4-(deciloxi) fenil-1Himidazo[4,5-f]fenantrolina (10), que foi sintetizado com rendimentos entre 50-65% através de dois protocolos multicomponentes. A fotoquímica do composto 10 foi estudada em diclorometano (DCM), tetraidrofurano (THF), acetonitrila (ACN), dimetilsulfóxido (DMSO) e metanol (MeOH), e os comprimentos de onda máximos de absorção foram verificados entre 307-317 nm, indicando ausência de solvatocromismo pronunciado. Por outro lado, a capacidade fluorescente de 10 variou consideravelmente em função do solvente, sendo maiores emissões foram verificadas em THF (λEM = 430 nm) e DMSO (λEM = 450 nm), e com valor de rendimento quântico de até 31% no primeiro solvente e 23% para o segundo. Nos demais solventes, ou as emissões foram baixas, ou o material foi caracterizado como não emissivo. Foi verificado o efeito da adição de água no comportamento emissivo do composto 10 nos solventes polares. Em MeOH, foi verificado um leve aprimoramento na emissão com fw = 20%, provavelmente devido ao efeito de agregação. Em ACN, houve uma redução da emissão já a partir das primeiras adições de água. Já em THF e DMSO, a mistura aquosa até fw = 20% e fw = 10%, respectivamente, culminou em pequena redução da emissão, mas que ainda se mostrou com alta intensidade e deslocada para o vermelho (λEM = 450 nm) no caso do THF e (λEM = 453 nm) no que tange ao DMSO. O acidocromismo de 10 foi avaliado nas misturas de THF-H2O (fw = 20%) e DMSO-H2O (fw = 10%) utilizando HCl e NaOH. Em meio ácido, verificou-se que que a mistura aquosa de 10 em THF teve sua banda de emissão em λEM = 450 nm totalmente suprimida, enquanto que a solução aquosa de 10 em DMSO teve a emissão em λEM = 453nm diminuída e resultou em uma banda em λEM = 389 nm. Em meio básico, o sistema THF-H2O teve a sua banda em λEM = 467 totalmente suprimida. Por outro lado, constatou-se a diminuição da banda em λEM = 450nm e o surgimento de outra banda em λem=525nm. O acidocromismo também foi devidamente verificado através de análises de RMN 1H, que resultou em mudanças significativas no espectro. Adicionalmente, 10, quando adsorvido em papel filtro, revelou detecção de vapores de HCl e NH3. 10 teve a sua interação com ácido 3,4,5-tridodeciloxibenzoico avaliado por fluorescência, nos solventes DCM e DMSO, e RMN 1H. Os resultados são promissores, pois verificou-se que a interação entre eles induz aumento de fluorescência e mudanças são verificadas no espectro de RMN de 1H, indicando a formação de um sal molecular com boa estabilidade em solução aquosa de DMSO. O derivado 10 foi avaliado como quimiossensor para cátions. Porém, este foi pouco seletivo frente aos metais.Tese 2013 e a ofensiva neoliberal contra o Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-03) Damasceno, Claudionor Almir Soares; Vargas Netto, Sebastião Leal Ferreira; https://orcid.org/0000-0003-0778-4031; http://lattes.cnpq.br/9840632250442779; http://lattes.cnpq.br/5106204122022478; Pereira, Henrique Alonso de Albuquerque Rodrigues; https://orcid.org/0000-0002-5720-5942; http://lattes.cnpq.br/9609541796507055; Santos, Magno Francisco de Jesus; Oliveira, Tiago Bernardon de; Costa, José Jonas Duarte daEsta tese é uma análise crítica das manifestações ocorridas no Brasil em junho de 2013. Nossa problemática emergiu da percepção do caráter amplamente contraditório daqueles protestos, todavia ainda apresentados e defendidos numa única perspectiva, a de rebelião progressista que teria se metamorfoseado em pia batismal da direita brasileira. Utilizando como chave de leitura o materialismo histórico-dialético, sua categoria de totalidade, seu historicismo e humanismo e sua concepção dialética de contradição, buscamos ultrapassar a aparência daquele fenômeno histórico, situando-o em meio ao acirramento das disputas geopolíticas em curso no planeta desde o início do século XXI, quadro agravado com a crise de 2008. Recorremos a fontes primárias e secundárias, além de entrevistas e ampla bibliografia para desenvolver nossa análise. Interpretamos a realidade social como um processo histórico que se desenvolve através da luta de classes, assim como da luta entre as nações, com centralidade da categoria trabalho e das contradições entre o capital e o trabalho. A categoria leninista de imperialismo nos possibilitou entender a materialidade das nações e a dialética contraditória do desenvolvimento desigual e combinado entre o Norte e o Sul Global, que hoje se reflete no processo paulatino de deslocamento do centro da economia mundial em direção à Ásia e consequente agravamento da crise capitalista. A tentativa do bloco imperialista de reverter esse desenvolvimento ocorre mediante uma política ofensiva de imposição de receitas neoliberais que possibilitem aumentar as transferências de riquezas do Sul para o Norte Global. Com esse objetivo, utilizam as guerras econômicas na forma de sanções de todos os tipos, as guerras jurídicas, as pressões monetárias, assim como uma política de mudança dos governos que lhes são inconvenientes recorrendo às guerras por procuração e as revoluções coloridas e twittadas. Constatamos que as novas Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs), as Fundações Filantrópicas e as Organizações Não Governamentais (ONGs), estão entre as ferramentas utilizadas nestas ações. Nossa tese é de que aquele processo de ebulição política que se espalhou por diversos países do Norte da África e da Ásia Ocidental a partir de 2010, reverberou no Brasil através dos mesmos mecanismos e ferramentas de “mudança de regime”, produzindo, aqui, a “revolução twittada” de junho de 2013 e resultando na ofensiva neoliberal que tem agravado a situação do nosso país desde então.Dissertação 3+1 formalism in General Relativity(2018-04-27) Pereira, Tibério Azevedo; Silva Júnior, Raimundo; ; ; Sturani, Riccardo; ; Dantas, Maria Aldinez;O estudo de novas soluções na Relatividade Geral motivou investigações de problemas de Cauchy para regimes gravitacionais alternativos, o que levou à necessidade de elaborar técnicas para dividir o espaço-tempo em três mais uma dimensões. O formalismo 3+1 surge como ferramenta matemática para decompor as componentes da métrica e da curvatura. O mecanismo central encontrado na literatura é conhecido como o formalismo ADM, desenvolvido inicialmente como tentativa de construir uma teoria da gravidade quântica canônica, que mais tarde sua formulação foi aplicada para evoluir numericamente a equação de Einstein. Como um subcampo da Gravitação, a Relatividade Numérica investiga fenômenos em sistemas de campo fortes e outros cenários que não são possíveis de serem resolvidos analiticamente. Nesta dissertação, apresentaremos uma introdução ao formalismo 3+1, bem como condições iniciais e de calibre para preparar alguns sistemas gravitacionais. Para consolidar essa abordagem teórica, mostraremos técnicas de Relatividade Numérica para evoluir o espaço-tempo a partir de determinadas configurações iniciais.Tese 3D-QSARpy: Combinando estratégias de seleção de atributos e técnicas de aprendizado de máquina para construir modelos QSAR 3D(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-04) Silverio, Priscilla Suene de Santana Nogueira; Barbosa, Euzébio Guimarães; http://lattes.cnpq.br/3197108792266393; http://lattes.cnpq.br/4408967829407525; Oliveira, Amanda Gondim de; http://lattes.cnpq.br/3619642245221227; Canuto, Anne Magaly de Paula; http://lattes.cnpq.br/1357887401899097; Santos, Araken de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/8059198436766378; Lima, João Paulo Matos Santos; http://lattes.cnpq.br/3289758851760692; Oliveira, Laura Emmanuella Alves dds Santos Santana deQuantitative Structure Activity Relationship (QSAR) é uma tecnologia da área da química medicinal que busca esclarecer as relações existentes entre estruturas moleculares e suas respectivas atividades biológicas. Para isso, são construídos modelos QSAR a partir dos dados estruturais (1D, 2D, 3D ou 4D) provenientes de uma série de moléculas já testadas para uma determinada atividade. Através de predições realizadas por esses modelos, objetiva-se identificar quais modificações na molécula podem influenciar, reforçando ou não a resposta biológica. Tal tecnologia permite acelerar o desenvolvimento de novos compostos, reduzindo os custos destinados ao planejamento de fármacos. Considerando o contexto brevemente exposto, o presente trabalho apresenta como objetivo geral desenvolver uma metodologia para predição de atividade biológica em moléculas bioativas. A metodologia foi validada com sucesso através da aplicação da ferramenta em dois conjuntos de dados com resultados superiores aos previamente publicados. O primeiro deles envolvendo o tratamento de diabetes, alcançando r2 pred = 0.91. O segundo conjunto referente ao tratamento de câncer, com r2 pred=0.98. Por fim, duas aplicações da ferramenta foram realizadas, contribuindo com a identificação de novas estruturas moleculares bioativas usando diferentes abordagens. Sendo a primeira delas destinada ao tratamento da doença de chagas, incluindo a construção de modelos QSAR híbridos para três séries, obtendo, r2 pred=0.8, 0.68 e 0.85. A segunda aplicação para construção de modelos QSAR-4D foi destinada ao tratamento da tuberculose com r2 pred=0.72. Todos os experimentos realizados, sejam para validação ou para identificação dessas novas moléculas demonstraram, não somente a eficiência da metodologia proposta e da ferramenta desenvolvida, como também a versatilidade de aplicações possíveis por meio dela, seja seguindo o seu pipeline geral, seja utilizando-o parcialmente de modo combinado com outras ferramentas existentes.Dissertação 7 Joyce songs op.54 do compositor Karol Szymanowski: relação música-texto como ferramenta na construção da performance(2018-12-12) Morais, Kaio César Freitas; Cesetti, Durval da Nóbrega; Riedel, Elke Beatriz; ; ; ; Almeida, Maria Nazaré Rocha de; ; Yamaguchi, Regiane Hiromi;Este trabalho estuda a relação entre música e texto como ferramenta para aprimorar a performance interpretativa de cantores e pianistas. Para a realização deste trabalho, foram separados diferentes processos de estudo de texto, que podem ser aplicados em diversos repertórios a fim de sistematizar e facilitar a compreensão da obra para a construção do discurso interpretativo. Através da aplicação destes processos no ciclo de canções 7 Joyce Songs Op. 54, de Karol Szymanowski (1882-1937), com texto do poeta James Joyce (1882-1941), retirados do livro Chamber Music, foi feita a coleta de dados com um diário de estudos, registros em áudio e uma performance pública.Dissertação A adoção da governança da inteligência artificial generativa em universidades públicas brasileiras(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-28) Gomes, Maria Gabrielle Soares; Ramos, Anatália Saraiva Martins; http://orcid.org/0000-0002-8578-2018; http://lattes.cnpq.br/1151025937054810; http://lattes.cnpq.br/5999425847740528; Andrade, Adrianne Paula Vieira de; Nobre, Anna Cláudia dos Santos; Souza Neto, Rômulo Andrade deA Inteligência Artificial Generativa (IAG) tem sido cada vez mais reconhecida como uma força transformadora no ensino superior, oferecendo benefícios como o aprimoramento das experiências de aprendizado e o aumento da eficiência na pesquisa acadêmica. No entanto, uma revisão de escopo revelou que desafios significativos persistem, incluindo preocupações com a privacidade dos dados dos estudantes, a disseminação de desinformação e vieses nos processos avaliativos. Além disso, identificou-se a escassez de estruturas de governança capazes de gerenciar eficazmente os impactos éticos, regulatórios e operacionais da IAG em instituições de ensino superior. Diante dessa lacuna, este estudo teve como objetivo geral compreender o nível da adoção da governança do uso da IAG nas 24 universidades públicas brasileiras mais bem classificadas em pelo menos um dos rankings de excelência acadêmica (Ranking Universitário Folha 2024, QS World University Ranking 2025 e Times Higher Education World University Rankings 2025). A tipologia da pesquisa classifica-se como qualitativa, com abordagem exploratória e foi operacionalizada por meio de um estudo documental. A coleta de dados envolveu a busca nos sítios eletrônicos das instituições e no envio de formulários com o pedido de informações adicionais às instituições selecionadas. Para o tratamento e análise de dados, utilizou-se a análise temática. Com base na análise dos temas Mecanismos estruturais, Mecanismos procedimentais, Mecanismos comunicacionais e Mecanismos para treinamento, foi possível constatar que nenhuma das 24 instituições analisadas se enquadrariam em um nível avançado de adoção da governança da IAG. Contudo, observa-se um cenário promissor, uma vez que 11 universidades apresentam iniciativas em estágio intermediário, demonstrando progresso em direção ao amadurecimento dessa governança. Os achados deste estudo podem servir como subsídios para a formulação de ações práticas e políticas institucionais que visem fortalecer a governança da IAG no ensino superior.Dissertação A aplicação do modelo de Lewis na economia brasileira: uma análise do mercado de trabalho dual a partir de dados da PNAD contínua anual de 2023(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-29) Mendes, Rodolfo Kelven Rocha; Lourenço, André Luís Cabral de; https://orcid.org/0000-0001-6374-7302; http://lattes.cnpq.br/6259328336633690; http://lattes.cnpq.br/0425837912839849; Trovão, Cassiano José Bezerra Marques; Souza, Leonardo Flauzino deEste trabalho visa, através do modelo teórico da economia dual de Lewis, analisar a dinâmica do mercado de trabalho brasileiro, focando na separação entre os setores tradicional e moderno. Nessa empreitada, desenvolveu-se uma metodologia que buscou criar uma estratégia de classificação que fosse capaz de diferenciar ambos os setores a partir dos microdados da PNAD Contínua anual de 2023. Os resultados iniciais evidenciam sob uma nova ótica do mercado de trabalho a desigualdade econômica do país, que reflete características estruturais do subdesenvolvimento e evidenciam a importância de políticas públicas que promovam a modernização e a inclusão produtiva.Dissertação A astronomia observacional no ensino médio integral: uma proposta para o ensino de física(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-27) Azevedo Filho, Janilson Simões de; Ferreira, Flávia Polati; http://lattes.cnpq.br/4209117387967608; http://lattes.cnpq.br/5223752542775710; Costa, Jefferson Soares da; Carvalho, Tassiana Fernanda Genzini deDesde os primórdios, a observação do céu despertou fascínio em diversas civilizações, unindo perspectivas filosóficas, históricas e científicas. No entanto, a astronomia observacional na educação básica enfrenta desafios, como a formação de professores e a falta de materiais acessíveis. Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver, implementar e avaliar um produto educacional baseado em atividades práticas para o ensino de física por meio da astronomia observacional. Inspirado nos pressupostos de Paulo Freire e na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos, o material inclui atividades que seguem as etapas de problematização, organização do conhecimento e aplicação prática, envolvendo a observação do céu e promovendo uma vivência guiada dos fenômenos celestes. O produto foi aplicado em uma turma da segunda série do ensino médio em tempo integral, com a participação de 25 estudantes. Os dados foram coletados por meio de questionários, que indicaram elementos capazes de demonstrar que a abordagem da observação do céu, por meio de atividades práticas, favoreceu o engajamento dos estudantes, estimulando a curiosidade epistemológica e relacionando conceitos de física com elementos do cotidiano. Espera-se que o produto educacional contribua para novas práticas de ensino de astronomia vivenciáveis, que fortaleçam o aprendizado de conceitos científicos, bem como o desenvolvimento de habilidades críticas e observacionais por meio de atividades práticas.Dissertação À beira do leito : sentimentos de pacientes durante a passagem de plantão em Unidade de Terapia Intensiva(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-11-30) Pereira, Mabel Maria Marques; Germano, Raimunda Medeiros; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721938D8; ; http://lattes.cnpq.br/2438381144252542; Oliveira, Josineide Silveira de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796363D5; Vilar, Rosana Lúcia Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/3310631449276616; Farias, Glaucea Maciel de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792903Z9&dataRevisao=nullO presente estudo tem como objetivo compreender os sentimentos de pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que vivenciam uma passagem de plantão à beira do leito. A passagem de plantão constitui uma das rotinas utilizadas pela enfermagem no seu processo de trabalho e de grande significação para o paciente; por isso mesmo, merece uma análise cuidadosa na busca de seu aperfeiçoamento para o aprimoramento da assistência de enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo exploratório, de natureza qualitativa. A coleta de informações foi realizada através de entrevista semiestruturada, nos meses de agosto e setembro de 2011, após autorização do Comitê de Ética, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, conforme Parecer 290/2011. A análise, pautada nos depoimentos dos pacientes, tomou a humanização como o fio condutor da investigação, apoiada em autores que tratam sobre o tema e na teoria da dádiva de Marcel Mauss que se assenta na tríade: dar-receber-retribuir. Os resultados apontam que a passagem de plantão à beira do leito embora não tenha se configurado, pelo teor das falas dos pacientes entrevistados, como um momento que tenha gerado medo e ansiedade, pôde-se depreender pelas expressões de silêncio, lágrimas e outras sinalizações, durante as entrevistas, o quão difícil é vivenciar essa experiência. Mesmo assim, apesar dessa aparente tranquilidade, revelaram incerteza e apreensão diante das falas dos profissionais, por ocasião da visita à beira do leito, particularmente, quando se referiam ao seu estado de saúde e de seus vizinhos. Por outro lado, a indiferença em relação à participação do paciente, no momento da visita, expressando uma atitude de cunho meramente técnico, desumaniza a ação do cuidar, essência da enfermagem. E, por tudo que apreendemos dos pacientes, acerca da visita à beira do leito, bem como da própria UTI, podemos inferir que há sofrimento para eles. No entanto, vamos compreender suas revelações e sentimentos buscando apoio na teoria da dádiva de Mauss: o paciente recebe o presente (cuidado) e, imbuído de um sentimento de gratidão, o retribui em forma de elogios e gentilezas. Justamente por isso, precisamos aguçar nossa sensibilidade para lidar com a condição humana, em toda a sua vulnerabilidade.Dissertação A capacidade institucional na gestão das compras públicas em saúde: uma análise dos municípios da 7ª Região de Saúde do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Silva, Layse Rodrigues da; Almeida, Lindijane de Souza Bento; http://lattes.cnpq.br/6185795377228813; Neta Barros, Terezinha Cabral de Albuquerque; Pessoa, Zoraide SouzaCom diferentes realidades locais muitos municípios brasileiros têm apresentado dificuldades para gerenciar suas políticas públicas e produzirem resultados, muitos deles não possuem capacidade administrativa e/ou financeira, para transformarem seus recursos em políticas públicas de forma eficiente e eficaz, tornando suas ações limitadas pela sua própria dificuldade de recursos (Huerta; Montes, 2013; Rocha; Wittman, 2017). No caso da Política de Saúde, essas disparidades impactam a capacidade institucional dos governos municipais, no interior de uma mesma Região de Saúde, de prestarem os serviços de qualidade à população. Entende-se capacidade institucional como a combinação de dois componentes de capacidades: administrativo e político (Huerta, 2008). Frente a isso, as compras públicas têm se destacado como um importante mecanismo de implementação de políticas públicas, visto que funcionam como instrumento transversal, capazes de promover o desenvolvimento regional e a inovação e, ao serem feitas de forma compartilhadas, possibilitam a criação de parcerias e o fortalecimento institucional dos entes federados. Diante disso, tomou-se como pergunta de partida: como se caracteriza a capacidade institucional dos municípios da 7ª Regional de Saúde do Rio Grande do Norte na gestão das compras públicas? Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo geral compreender a capacidade institucional dos municípios da 7ª Região de Saúde do Rio Grande do Norte na gestão das compras públicas em saúde, no período de 2020 a 2023, e como objetivos específicos a) compreender o perfil dos gestores e funcionários da área de compras dos municípios selecionados; b) diagnosticar os processos técnicos-burocráticos desenvolvidos pelos municípios no ciclo de compras públicas; c) compreender o cenário de investimento municipal na saúde a partir da capacidade institucional existente; e d) investigar a interação entre a sociedade civil e o poder público local na gestão das compras públicas a partir da percepção dos gestores e funcionários. Para tanto, a base metodológica teve como referência o modelo de análise proposto por Huerta e Montes (2013) e adotou uma abordagem quali-quantitativa, valendo-se de procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental, tendo como método de pesquisa um estudo de casos múltiplos (Chmiliar, 2010). A técnica de pesquisa adotada foi a realização de entrevistas, com roteiros semiestruturados junto aos gestores municipais (secretário responsável pelas compras públicas) e aos funcionários públicos responsáveis pela área de compras. Os resultados apontaram que os municípios de Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Extremoz são dotados de capacidade institucional, uma vez que alcançaram resultados adequados para a maioria dos atributos ligados às capacidades administrativas e política na gestão das compras públicas da saúde, ao contrário do município de Macaíba. Esses resultados apontaram que a presença da capacidade institucional na gestão das compras públicas nos municípios da 7ª região de saúde do Rio Grande do Norte pode favorecer a cooperação nos governos locais na formalização de um arranjo institucional, tipo consórcio intermunicipal, para realização de compras coletivas, visto que os municípios apresentaram potencialidades distintas, mas que juntas favorecem o alcance do cenário ideal de capacidade institucional na gestão de compras para a saúde.Dissertação A capoeira e o jogo: a construção do corpo-capoeira(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-04-08) Oliveira, José Júnior Cardoso de; Haderchpek, Robson Carlos; https://orcid.org/0000-0002-4905-6449; http://lattes.cnpq.br/4286695631161068; http://lattes.cnpq.br/4417857498718351; Machado, Lara Rodrigues; Silva, Sebastião de SalesO presente trabalho buscou levantar reflexões acerca do jogo desenvolvido nas oficinas de preparação corporal voltadas para os integrantes do Grupo Arkhétypos. As oficinas foram intituladas “Corpo-Capoeira” e utilizaram a capoeira como poética e fundamento base de todo o trabalho. O intuito foi investigar a capoeira com todo seu material simbólico, técnico e poético buscando elementos que pudessem agregar malevolência ao trabalho corporal do ator e da atriz, pensando a cena a partir dessa linguagem. Neste sentido, esta pesquisa uniu duas linguagens distintas que conversam entre si: a capoeira e o teatro ritual, sendo o jogo o ponto em comum que faz as linguagens se cruzarem. A passagem pelos grupos Cordão de Ouro e Capoeira Brasil foi tomada como referência para o estudo por estabelecer conexões com a filosofia e a prática dos fundamentos da capoeira regional, angola e contemporânea. A oficina desenvolvida para o Arkhétypos Grupo de Teatro da UFRN constituiu a base do estudo de caso que fundamenta o recorte metodológico da pesquisa. Para a realização destas oficinas foram pensados elementos da capoeira, como a ginga, os movimentos que explorassem o equilíbrio e desequilíbrio dos participantes, e a ação de comprar o jogo do outro, com o intuito de aferir o que se pode agregar e alterar no estado corporal do ator e da atriz em seus processos de criação.Tese A configurable dependability library for high-performance computing iterative applications with interruption detection, data preservation and failover capabilities(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-04) Santana, Carla dos Santos; Souza, Samuel Xavier de; https://orcid.org/0000-0001-8747-4580; http://lattes.cnpq.br/9892239670106361; https://orcid.org/0000-0003-3328-0056; http://lattes.cnpq.br/4697610292983660; Bianchini, Calebe de Paula; Tadonki, Claude; Chauris, Herve; Taufer, Michela; Navaux, Philippe Olivier Alexandre; Barros, Tiago Tavares LeiteA computação de alto desempenho é um campo dinâmico da ciência da computação que permite o processamento necessário para problemas de diversos domínios. Supercomputadores são indispensáveis para resolução de problemas complexos; no entanto, seu tamanho e complexidade os tornam suscetíveis a falhas. Isso destaca a importância crítica de empregar técnicas de tolerância a falhas para mitigar o impacto de interrupções. Esses métodos são essenciais para lidar com falhas de hardware e software, bem como cenários preemptivos. Dada a necessidade de tolerância a falhas, apresentamos novas metodologias para melhorar a tolerância a falhas em programas síncronos em massa. Essas novas metodologias são apresentadas dentro da Biblioteca de Confiabilidade para Aplicações Iterativas. Esta biblioteca oferece uma solução versátil que combina conservação de dados no nível da aplicação, detecção de falhas e capacidades de failover. A biblioteca proposta simplifica a integração de habilidades de tolerância a falhas nas aplicações, oferecendo opções de alta configurabilidade. Esta tese apresenta técnicas de conservação de dados, incluindo checkpointing no nível da aplicação e replicação de dados de processo, para garantir confiabilidade, permitindo que uma unidade de backup assuma em caso de falha. Este trabalho também apresenta métodos de detecção de falhas, como detecção de sinal de término e monitoramento de batita de coração com comunicação de baixo custo, para acionar a conservação de dados apenas se houver uma possibilidade de falha; essa abordagem permite baixo overhead. A biblioteca proposta é compatível com a mitigação de falhas no nível do usuário, o que permite capacidades de failover; em outras palavras, os programas podem continuar operando após falhas, minimizando o tempo de inatividade e garantindo operação contínua. Nossa proposta foi aplicada com sucesso ao problema geofísico de inversão de forma de onda completa, um algoritmo padrão para o processamento geofísico de exploração de petróleo e gás. Esta aplicação serve como um cenário prático de alto desempenho para análise, demonstrando a aplicabilidade real da biblioteca. Todos os métodos foram rigorosamente validados, e o overhead neste problema foi analisado usando exemplos mais realistas. Em nossos experimentos, a aplicação não perdeu todos os dados processados até o momento da falha e pôde continuar a execução, mesmo na presença de falha de nó, com overhead mínimo. Este trabalho também apresenta outros estudos de caso na fase inicial de aplicação da biblioteca e discute alguns conceitos de tolerância a falhas e trabalhos relacionados.Tese A contrarreforma da educação profissional em Pernambuco: as contradições postas às Escolas Técnicas Estaduais com o novo ensino médio (Lei nº 13. 415/2017)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-31) Moraes, André Monteiro; Soares Júnior, Azemar dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5548182860228173; https://orcid.org/0000-0003-3425-0457; http://lattes.cnpq.br/9610990840761763; Lima Neto, Avelino Aldo de; Chagas, Bárbara da Rocha Figueiredo; Ignácio, Patricia; Silva, Vânia Cristina daNo estado de Pernambuco, a reformulação curricular para o Ensino Médio, alega responder ao anseio da juventude articulando-se aos pilares da pesquisa, do trabalho, da inovação crítica, do engajamento social e da garantia de oportunidades de vida dos estudantes pernambucanos e contribuir para uma sociedade mais justa, solidária e fraterna. Porém, com base na dualidade histórica da Educação Profissional e na narrativa do Currículo para o Novo Ensino Médio em Pernambuco, é necessário compreender as medidas adotadas pelo Estado para promover as mudanças preconizadas pela contrarreforma considerando a formação profissional, a infraestrutura das escolas, a formação continuada dos professores, as condições de trabalho, o processo de organização e a oferta dos componentes curriculares. Para o nosso campo de estudo, é preciso problematizar, diante desse cenário, qual é o movimento desencadeado para a educação profissional nas Escolas Técnicas Estaduais de Pernambuco em relação à implementação da Reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017)? A fim de responder essa questão, esta tese tem por objetivo analisar a formação profissional nas Escolas Técnicas Estaduais de Pernambuco em decorrência da Contrarreforma do Ensino Médio com vista à implementação da Lei nº 13.415/2017. Ao compreendermos nosso percurso metodológico, nossa pesquisa é de cunho qualitativo, com base em categorias do materialismo histórico-dialético: contradição e totalidade. Os principais debates apreendidos são os postos na literatura acerca da desvalorização da educação, em especial a profissional, com o Novo Ensino Médio, reflexo das medidas neoliberais. Para isso, utilizamos diversos autores no âmbito da perspectiva crítica para tratar do sistema vigente e suas crises através de Marx (2019), do trabalho, com Ricardo Antunes (2017), da educação profissional de Gaudêncio Frigoto e Marise Ramos (2023) e do cenário brasileiro por meio de Florestan Fernandes (2009) e Carlos Nelson Coutinho (2012), dentre outros. Para isso, tivemos como percurso metodológico a análise da legislação do Novo Ensino Médio, do Currículo de Pernambuco para o Ensino Médio e a compreensão do que foi posto para quem está na base da escola (gestores, professores e alunos) através da aplicação de um questionário via Google Forms. A fim de respondermos o que está posto para Educação Profissional com as mudanças nos anos finais da Educação básica argumentamos que o Novo Ensino Médio ao flexibilizar os currículos e aproximar a formação escolar das demandas do mercado de trabalho não consegue atender os interesses dos estudantes e sua aplicação tem gerado desafios, como a desigualdade no acesso aos Itinerários Formativos e a falta de preparação docente, comprometendo a equidade e a qualidade do ensino. Com isso, conclui-se que o retrocesso em torno das mudanças abruptas nos Anos Finais da Educação Básica e Profissional no Estado, assim como as determinações desse processo, configuraram um cenário passivo da classe trabalhadora, intensificando a precarização da formação humana e tendo a contrarreforma como elemento central da desvalorização da educação profissional.Dissertação A cultura política de participação do conselho escolar da Escola Municipal Professor Carlos Bello Moreno em Natal-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-11-30) Cunha, Barbara Ellen Rebouças; Guedes, Gilmar Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2027157262023382; http://lattes.cnpq.br/6536127094802159; Barbalho, Maria Goretti Cabral; Medeiros Neta, Olivia Morais de; Ferreira, Maria Aparecida dos SantosA gestão educacional precisa caminhar ao lado dos preceitos de gestão democrática. A gestão da escola pública é um desafio para todos, ela tem de prestigiar todos os envolvidos na jornada da educação: professores, funcionários, pais ou responsáveis, alunos e comunidade. O objeto desta pesquisa é a cultura política de participação do Conselho Escolar no âmbito da Gestão Democrática na Escola Municipal Professor Carlos Bello Moreno em Natal-RN (2019-2021). A cultura política é a somatória das ideias que delineiam os projetos políticos e essas concepções propiciam a articulação da luta pelo controle de poder político em diversas instituições sociais, para além disto a cultura política estimula emoções, valores morais e éticos e fortalece assim as tradições sociais. As instituições sociais são espaços de sociabilidade dos sujeitos, essas relações são instituídas a longo prazo, como no seio familiar ou nas instituições escolares. São justamente nesses ambientes que ocorrem a reprodução das culturas políticas. Por serem nessas instituições sociais onde ocorrem a reprodução, são nelas também que se manifestam respostas para os problemas sociais, tornando-se assim locais de desenvolvimento social. É necessário assim, que a cultura política das instituições escolares esteja em consonância com os princípios da gestão democrática, com a participação dos membros da comunidade escolar na elaboração do projeto pedagógico da escola e principalmente com a participação da comunidade escolar no Conselhos Escolar. Somente através da concretização dos princípios democráticos de gestão é que a escola pública satisfará os anseios de todos os envolvidos no processo de aprendizado. Esta pauta, inclusive, foi reproduzida e regulamentada em instrumentos jurídicos das mais diversas naturezas: na Constituição Federal/1988, na Lei de Diretrizes e Bases Nacional da Educação (LDB) nº9394/96, no Plano Nacional de Educação - PNE, Lei nº 13.005/2014, na Lei Complementar Municipal nº 147/2015 e no Plano Municipal de Educação - PME Lei Ordinária nº 6603/ 2016. O objetivo geral desta pesquisa é analisar a cultura de participação política do conselho escolar na Escola Municipal Professor Carlos Bello Moreno, e possui como objetivos específicos: identificar na legislação pertinente à gestão democrática, sobretudo da Lei Municipal n° 147/2015, quais as atribuições, poderes, prerrogativas e delegações atribuídas ao Conselho e ao conselheiro escolar; e compreender as razões políticas e culturais pelas quais ocorre a atuação do Conselho Escolar. Para alcançar esses objetivos utilizamos como metodologia as entrevistas livres conversacionais e aplicamos um questionário com os membros do Conselho Escolar e nos debruçamos sobre a literatura produzida acerca da Cultura Política, Gestão Democrática, Participação Política e Conselho Escolar, e analisamos os documentos internos da escola como: Projeto Político Pedagógico, Regimento do Conselho Escolar e o Livro de Atas de reuniões do Conselho Escolar. Nossa pesquisa apontou, que nesta escola estudada, a democracia vem se confirmando como uma ação política. As entrevistas, o questionário, as observações e análises documentais realizadas na escola nos revelam que realmente a gestão escolar vem se estruturando de maneira democrática e nos indicam que o conselho escolar possui uma cultura política democrática.Tese A educação primária e o Grupo Escolar Almino Afonso em Martins-RN (1909-1926)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-17) Amorim, Hananiel de Souza; Azevedo, Crislane Barbosa de; https://orcid.org/0000-0003-3456-0025; http://lattes.cnpq.br/6943286950201331; http://lattes.cnpq.br/2234114864117312; Nascimento, Francinaide de Lima Silva; Amorim, Giovana Carla Cardoso; Viveiros, Kilza Fernanda Moreira de; Paiva, Marlucia Menezes de; Medeiros Neta, Olivia Morais deEste trabalho volta-se à história de instituições escolares, com foco em um grupo escolar localizado no interior do Rio Grande do Norte. Partiu-se do questionamento sobre que mudanças a implantação do Grupo Escolar Almino Afonso causou na instrução pública primária na cidade de Martins-RN, no início do século XX? A partir disso, objetivou-se compreender o processo de implantação e funcionamento do Grupo Escolar Almino Afonso nas primeiras décadas do século XX e analisar as mudanças ocorridas no ensino primário na cidade de Martins-RN em decorrência da implantação do referido Grupo. Para tanto e com base no conceito de cultura escolar (Julia, 2001), foi realizada pesquisa bibliográfica e documental em perspectiva histórica. Foram analisados documentos como: mensagens de governadores (1890-1930); relatórios da Secretaria de Governo estadual (1895-1905); relatórios de diretores de Instrução Pública (1893-1926); livros de escrituração de escolas isoladas de Martins-RN e do antigo Grupo Escolar Almino Afonso (1897-1926); leis, decretos, códigos de ensino e regimento dos grupos escolares (1908-1925); imagens de instituições de ensino de Martins-RN (década de 1920); e o jornal “A Republica” (1911- 1925). Considerados um modelo de escola moderna, os grupos escolares deveriam proporcionar melhorias no ensino primário público. Diante disso, buscou-se demonstrar que o Grupo Almino Afonso proporcionou avanços da organização escolar primária em MartinsRN. Mas a investigação demonstrou limites no funcionamento da instituição como escola graduada bem como sobre outros aspectos como: falta de materiais escolares e inadequação do mobiliário escolar, destoante dos princípios de higiene e de modernidade pedagógica discutidos no período por intelectuais e administradores públicos. Com reduzida matrícula e frequência nos anos iniciais do seu funcionamento, não só não universalizou o ensino primário como teve alcance de público inferior ao das antigas escolas isoladas estaduais que possuíam matrícula maior do que o Grupo que as substituiu. As mudanças proporcionadas pela instalação do Grupo referem-se ao estabelecimento da escola pública de ensino primário como um lugar específico e de responsabilidade do Estado, bem como a construção de uma nova cultura escolar disseminada para toda a cidade por meio, principalmente, das festas escolares. Além de pedagógicas, as celebrações tinham propósitos políticos de dar visibilidade ao projeto republicano de escolarização e construção de uma nova sociedade.Dissertação A estimulação transcraniana por corrente contínua não é superior ao sham no tratamento de indivíduos com dor subacromial: ensaio clínico randomizado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-27) Silva, Vinicius Dantas da; Brasileiro, Jamilson Simões; https://orcid.org/0000-0001-8894-5321; http://lattes.cnpq.br/7593720514287073; Souza, Clecio Gabriel de; Nascimento, José Diego Sales doIntrodução: A dor subacromial é um dos diagnósticos mais comuns relacionados ao ombro, com sintomas persistentes, que reduz a funcionalidade e a qualidade de vida dos indivíduos acometidos. A estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) tem sido bastante estudada e apresentada como recurso promissor na prática clínica para a modulação da percepção dolorosa. Objetivo: Analisar os efeitos da ETCC sobre a intensidade da dor, função dos membros superiores, qualidade de vida, força muscular e amplitude de movimento do ombro em indivíduos com dor subacromial. Metodologia: Ensaio clínico controlado, randomizado, duplo cego. Trinta e três indivíduos de ambos os sexos (idade média de 42.4 ± 9.4), com diagnóstico médico de dor subacromial foram aleatoriamente distribuídos em dois grupos distintos: ETCC ativa (n=17) e ETCC sham (n=16). Ambos os grupos foram submetidos a 20 minutos de estimulação, durante 5 dias consecutivos. Os mesmos procedimentos foram realizados para o grupo sham, porém a corrente foi interrompida após 30 segundos. O desfecho primário foi a intensidade da dor, avaliada por meio da escala numérica da dor e os desfechos secundários foram força muscular isométrica e amplitude de movimento (ADM) dos movimentos de flexão, extensão, rotação medial e lateral do ombro, função do membro superior (DASH) e qualidade de vida (SF-36). As avaliações foram repetidas ao final da intervenção e num follow-up de 1 semana, no qual os participantes receberam um guia para controle da dor no ombro. Resultados: Ambos os grupos apresentaram melhorias semelhantes na intensidade da dor, DASH e ADM em relação à linha de base (p<0,05). A força muscular aumentou significativamente ao longo tempo (p<0.05), apenas nos movimentos de flexão (ETCCA) e rotação medial (ETCCS). Nos domínios do SF-36, foram observadas melhorias significativas (p<0.05), na capacidade funcional, dor, vitalidade, limitações (ETCCS), e aspectos físicos (ETCCA). Não foram observadas diferenças significativas entre os grupos em nenhuma das variáveis analisadas (p>0.05). Conclusão: Os efeitos observados pela ETCC não se mostraram superiores aos do grupo sham em nenhuma das variáveis analisadas, em indivíduos com dor subacromial. Desta forma, as melhorias observadas podem ser atribuídas ao efeito placebo.Dissertação A experiência urbana como versos de composição em videodança(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-20) Vieira, Kenne Felipe Alves; Vieira, Marcilio de Souza; http://lattes.cnpq.br/0026908774956043; Vieira, Alba Pedreira; Marques, Larissa Kelly de OliveiraEssa é uma pesquisa teórico-prática cujo objetivo é investigar as possibilidades criativas nos vieses da concepção e produção em videodança, o estudo explora através dos seus laboratórios a possibilidade de criação em dança por meio das técnicas de composição em improvisação atreladas aos modos de perceber, captar e conceber videodança como processo de idealização de uma obra artística. Para os percursos metodológicos foram utilizadas referências da improvisação em dança, da criação em videodança e dos modos de vivência na cidade. Tal articulação se sustenta metodologicamente na perspectiva da Prática como Pesquisa e Prática Artística como Pesquisa, para isso foram realizados procedimentos de várias ordens: pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e análise da composição em videodança desempenhando um caminho artístico, processual e questionador. A pesquisa possibilitou que o intérprete vivenciasse diferentes formas de composição unido movimento e câmera em um só corpo, despertando experiências diversas para a concepção de videodanças.