Programa de Pós-Graduação em Educação
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Tese A contrarreforma da educação profissional em Pernambuco: as contradições postas às Escolas Técnicas Estaduais com o novo ensino médio (Lei nº 13. 415/2017)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-31) Moraes, André Monteiro; Soares Júnior, Azemar dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5548182860228173; https://orcid.org/0000-0003-3425-0457; http://lattes.cnpq.br/9610990840761763; Lima Neto, Avelino Aldo de; Chagas, Bárbara da Rocha Figueiredo; Ignácio, Patricia; Silva, Vânia Cristina daNo estado de Pernambuco, a reformulação curricular para o Ensino Médio, alega responder ao anseio da juventude articulando-se aos pilares da pesquisa, do trabalho, da inovação crítica, do engajamento social e da garantia de oportunidades de vida dos estudantes pernambucanos e contribuir para uma sociedade mais justa, solidária e fraterna. Porém, com base na dualidade histórica da Educação Profissional e na narrativa do Currículo para o Novo Ensino Médio em Pernambuco, é necessário compreender as medidas adotadas pelo Estado para promover as mudanças preconizadas pela contrarreforma considerando a formação profissional, a infraestrutura das escolas, a formação continuada dos professores, as condições de trabalho, o processo de organização e a oferta dos componentes curriculares. Para o nosso campo de estudo, é preciso problematizar, diante desse cenário, qual é o movimento desencadeado para a educação profissional nas Escolas Técnicas Estaduais de Pernambuco em relação à implementação da Reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017)? A fim de responder essa questão, esta tese tem por objetivo analisar a formação profissional nas Escolas Técnicas Estaduais de Pernambuco em decorrência da Contrarreforma do Ensino Médio com vista à implementação da Lei nº 13.415/2017. Ao compreendermos nosso percurso metodológico, nossa pesquisa é de cunho qualitativo, com base em categorias do materialismo histórico-dialético: contradição e totalidade. Os principais debates apreendidos são os postos na literatura acerca da desvalorização da educação, em especial a profissional, com o Novo Ensino Médio, reflexo das medidas neoliberais. Para isso, utilizamos diversos autores no âmbito da perspectiva crítica para tratar do sistema vigente e suas crises através de Marx (2019), do trabalho, com Ricardo Antunes (2017), da educação profissional de Gaudêncio Frigoto e Marise Ramos (2023) e do cenário brasileiro por meio de Florestan Fernandes (2009) e Carlos Nelson Coutinho (2012), dentre outros. Para isso, tivemos como percurso metodológico a análise da legislação do Novo Ensino Médio, do Currículo de Pernambuco para o Ensino Médio e a compreensão do que foi posto para quem está na base da escola (gestores, professores e alunos) através da aplicação de um questionário via Google Forms. A fim de respondermos o que está posto para Educação Profissional com as mudanças nos anos finais da Educação básica argumentamos que o Novo Ensino Médio ao flexibilizar os currículos e aproximar a formação escolar das demandas do mercado de trabalho não consegue atender os interesses dos estudantes e sua aplicação tem gerado desafios, como a desigualdade no acesso aos Itinerários Formativos e a falta de preparação docente, comprometendo a equidade e a qualidade do ensino. Com isso, conclui-se que o retrocesso em torno das mudanças abruptas nos Anos Finais da Educação Básica e Profissional no Estado, assim como as determinações desse processo, configuraram um cenário passivo da classe trabalhadora, intensificando a precarização da formação humana e tendo a contrarreforma como elemento central da desvalorização da educação profissional.Dissertação A cultura política de participação do conselho escolar da Escola Municipal Professor Carlos Bello Moreno em Natal-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-11-30) Cunha, Barbara Ellen Rebouças; Guedes, Gilmar Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2027157262023382; http://lattes.cnpq.br/6536127094802159; Barbalho, Maria Goretti Cabral; Medeiros Neta, Olivia Morais de; Ferreira, Maria Aparecida dos SantosA gestão educacional precisa caminhar ao lado dos preceitos de gestão democrática. A gestão da escola pública é um desafio para todos, ela tem de prestigiar todos os envolvidos na jornada da educação: professores, funcionários, pais ou responsáveis, alunos e comunidade. O objeto desta pesquisa é a cultura política de participação do Conselho Escolar no âmbito da Gestão Democrática na Escola Municipal Professor Carlos Bello Moreno em Natal-RN (2019-2021). A cultura política é a somatória das ideias que delineiam os projetos políticos e essas concepções propiciam a articulação da luta pelo controle de poder político em diversas instituições sociais, para além disto a cultura política estimula emoções, valores morais e éticos e fortalece assim as tradições sociais. As instituições sociais são espaços de sociabilidade dos sujeitos, essas relações são instituídas a longo prazo, como no seio familiar ou nas instituições escolares. São justamente nesses ambientes que ocorrem a reprodução das culturas políticas. Por serem nessas instituições sociais onde ocorrem a reprodução, são nelas também que se manifestam respostas para os problemas sociais, tornando-se assim locais de desenvolvimento social. É necessário assim, que a cultura política das instituições escolares esteja em consonância com os princípios da gestão democrática, com a participação dos membros da comunidade escolar na elaboração do projeto pedagógico da escola e principalmente com a participação da comunidade escolar no Conselhos Escolar. Somente através da concretização dos princípios democráticos de gestão é que a escola pública satisfará os anseios de todos os envolvidos no processo de aprendizado. Esta pauta, inclusive, foi reproduzida e regulamentada em instrumentos jurídicos das mais diversas naturezas: na Constituição Federal/1988, na Lei de Diretrizes e Bases Nacional da Educação (LDB) nº9394/96, no Plano Nacional de Educação - PNE, Lei nº 13.005/2014, na Lei Complementar Municipal nº 147/2015 e no Plano Municipal de Educação - PME Lei Ordinária nº 6603/ 2016. O objetivo geral desta pesquisa é analisar a cultura de participação política do conselho escolar na Escola Municipal Professor Carlos Bello Moreno, e possui como objetivos específicos: identificar na legislação pertinente à gestão democrática, sobretudo da Lei Municipal n° 147/2015, quais as atribuições, poderes, prerrogativas e delegações atribuídas ao Conselho e ao conselheiro escolar; e compreender as razões políticas e culturais pelas quais ocorre a atuação do Conselho Escolar. Para alcançar esses objetivos utilizamos como metodologia as entrevistas livres conversacionais e aplicamos um questionário com os membros do Conselho Escolar e nos debruçamos sobre a literatura produzida acerca da Cultura Política, Gestão Democrática, Participação Política e Conselho Escolar, e analisamos os documentos internos da escola como: Projeto Político Pedagógico, Regimento do Conselho Escolar e o Livro de Atas de reuniões do Conselho Escolar. Nossa pesquisa apontou, que nesta escola estudada, a democracia vem se confirmando como uma ação política. As entrevistas, o questionário, as observações e análises documentais realizadas na escola nos revelam que realmente a gestão escolar vem se estruturando de maneira democrática e nos indicam que o conselho escolar possui uma cultura política democrática.Tese A educação primária e o Grupo Escolar Almino Afonso em Martins-RN (1909-1926)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-17) Amorim, Hananiel de Souza; Azevedo, Crislane Barbosa de; https://orcid.org/0000-0003-3456-0025; http://lattes.cnpq.br/6943286950201331; http://lattes.cnpq.br/2234114864117312; Nascimento, Francinaide de Lima Silva; Amorim, Giovana Carla Cardoso; Viveiros, Kilza Fernanda Moreira de; Paiva, Marlucia Menezes de; Medeiros Neta, Olivia Morais deEste trabalho volta-se à história de instituições escolares, com foco em um grupo escolar localizado no interior do Rio Grande do Norte. Partiu-se do questionamento sobre que mudanças a implantação do Grupo Escolar Almino Afonso causou na instrução pública primária na cidade de Martins-RN, no início do século XX? A partir disso, objetivou-se compreender o processo de implantação e funcionamento do Grupo Escolar Almino Afonso nas primeiras décadas do século XX e analisar as mudanças ocorridas no ensino primário na cidade de Martins-RN em decorrência da implantação do referido Grupo. Para tanto e com base no conceito de cultura escolar (Julia, 2001), foi realizada pesquisa bibliográfica e documental em perspectiva histórica. Foram analisados documentos como: mensagens de governadores (1890-1930); relatórios da Secretaria de Governo estadual (1895-1905); relatórios de diretores de Instrução Pública (1893-1926); livros de escrituração de escolas isoladas de Martins-RN e do antigo Grupo Escolar Almino Afonso (1897-1926); leis, decretos, códigos de ensino e regimento dos grupos escolares (1908-1925); imagens de instituições de ensino de Martins-RN (década de 1920); e o jornal “A Republica” (1911- 1925). Considerados um modelo de escola moderna, os grupos escolares deveriam proporcionar melhorias no ensino primário público. Diante disso, buscou-se demonstrar que o Grupo Almino Afonso proporcionou avanços da organização escolar primária em MartinsRN. Mas a investigação demonstrou limites no funcionamento da instituição como escola graduada bem como sobre outros aspectos como: falta de materiais escolares e inadequação do mobiliário escolar, destoante dos princípios de higiene e de modernidade pedagógica discutidos no período por intelectuais e administradores públicos. Com reduzida matrícula e frequência nos anos iniciais do seu funcionamento, não só não universalizou o ensino primário como teve alcance de público inferior ao das antigas escolas isoladas estaduais que possuíam matrícula maior do que o Grupo que as substituiu. As mudanças proporcionadas pela instalação do Grupo referem-se ao estabelecimento da escola pública de ensino primário como um lugar específico e de responsabilidade do Estado, bem como a construção de uma nova cultura escolar disseminada para toda a cidade por meio, principalmente, das festas escolares. Além de pedagógicas, as celebrações tinham propósitos políticos de dar visibilidade ao projeto republicano de escolarização e construção de uma nova sociedade.Tese A relação com o saber e a escola dos socioeducandos privados de liberdade em Juazeiro do Norte - Ceará (2022 a 2024)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-30) Alencar, Francisca Carminha Monteiro de Lima Salatiel de; Azevedo, Crislane Barbosa de; https://orcid.org/0000-0003-3456-0025; http://lattes.cnpq.br/6943286950201331; Soares Júnior, Azemar dos Santos; Torres, Cícero Magerbio Gomes; Andrade, Erika dos Reis Gusmão; Cavalcante, Maria Juraci Maia; Silva, Salete Maria daEsta pesquisa busca compreender como os socioeducandos do Centro Socioeducativo Padre Cícero (CSPC), em Juazeiro do Norte (CE) se relacionam com o saber e a escola. Objetiva entender as relações e sentidos que os socioeducandos privados de liberdade mantêm e atribuem aos saberes construídos, considerando as percepções e significados para a sua trajetória de vida, junto à família,ao bairro e à escola. Adota a Teoria da Relação com o Saber de Bernard Charlot, que enfatiza a importância de compreender como o sujeito se relaciona com o mundo e constrói seu conhecimento. Utiliza a metodologia qualitativa, analisa documentos e entrevistas semiestruturadas realizadas, com base em instrumento de coleta de dados denominado Balanços do Saber criado por Bernard Charlot e a técnica de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. Os resultados indicam que os sujeitos enfocados: 1) atribuem pouco sentido à educação escolar obtida em liberdade e privação de liberdade para as suas vidas; 2) os socioeducandos valorizam as atividades socioeducativas, principalmente as que envolvem a possibilidade de profissionalização. A pesquisa sinaliza que o reordenamento e qualificação das políticas públicas de educação, devem levar em conta expectativas e necessidades específicas dos jovens e adolescentes em privação de liberdade.Dissertação A representação do corpo infantil das meninas atendidas pelo Centro Especializado em Reabilitação de Parnamirim/RN: um estudo acerca da infância contemporânea(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-04-28) Araújo, Delcimária Dantas de; Viveiros, Kilza Fernanda Moreira de; https://orcid.org/0000-0003-1243-7595; http://lattes.cnpq.br/0588907119958839; http://lattes.cnpq.br/4539855340031697; Barbosa Júnior, Walter Pinheiro; Nascimento, José Mateus doEsta pesquisa aborda a infância contemporânea, corpo infantil e suas transformações socioculturais, especialmente no contexto brasileiro, a partir de uma perspectiva socio-histórica e cultural. Mediante uma abordagem de cunho investigativo e abordagem socio-histórica, discorreremos acerca da representação da infância na nossa sociedade a partir de diálogos realizados com cinco meninas atendas no Centro Especializado em Reabilitação - CER, recorrendo às fontes bibliográficas, prontuários e acervo documental de atendimento do centro Focando-se em meninas atendidas no Centro Especializado em Reabilitação de Parnamirim/RN, a pesquisa investiga como o corpo infantil feminino revela histórias e cultura. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, investigativo e documental, na abordagem socio-histórica da educação. Como aporte teórico-metodológico, recorreremos aos estudos da representação socio-histórica da infância em CHARTIER (2002); compreenderemos acerca da docilização dos corpos em FOUCAULT (2014), embasaremo-nos em ARIÈS (1986) , em sua singular obra sobre a história social da infância e por fim a criança em KULHMANN (2004). Ao longo do estudo, são discutidos conceitos fundamentais, como a infância revela-se através dos corpos das meninas, a docilização dos corpos, a invisibilidade da infância em determinados contextos socioculturais e a influência das mídias no comportamento infantil. A dissertação também reflete sobre a importância de preservar a infância e promover um desenvolvimento saudável, considerando os aspectos cognitivos e socioemocionais das crianças. Em suma, propõe-se uma análise crítica das representações da infância na contemporaneidade, sugerindo diálogos construtivos sobre o papel socio-histórico da criançaTese Uma abordagem alternativa de ensino de cálculo utilizando infinitésimos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2000) Rêgo, Rômulo Marinho do; Fossa, John Andrew; Silva, Circe Mary Silva e; Oliveira, Maria Gilvanise de; http://lattes.cnpq.br/2910183324330182; http://lattes.cnpq.br/7603835797321850; Brito, Arlete de Jesus; http://lattes.cnpq.br/9945721468897540; Erickson, Glenn WalterO ensino de Cálculo Diferencial e Integral nas universidades brasileiras, semelhante ao que acontece nas de vários outros países, revela-se inadequado, seja pelo alto índice de reprovações, seja pela baixa funcionalidade dos conhecimentos apreendidos pelos alunos aprovados, fazendo-se necessárias abordagens de ensino mais significativas. Nesta direção, elaboramos, experimentamos e avaliamos uma abordagem alternativa de ensino de Cálculo Diferencial para o Curso de Engenharia e analisamos os seus efeitos sobre a construção dos esquemas mentais dos alunos. A metodologia que adotamos em sala de aula compreendeu, entre outros pontos, a realização de atividades por pequenos grupos de alunos, e utilização de infmitésimos na construção dos conceitos de aproximação infinitesimal de um ponto, continuidade e derivada. Elaboramos um Módulo de Ensino, complementado por Listas de Atividades contendo problemas de interesse dos alunos, baseado nos conhecimentos prévios que identificamos como necessários para a construção e aplicação dos conceitos, ao desenvolvimento de habilidades e de atitudes, definidos a partir da proposta de Diretrizes Curriculares dos Cursos de Engenharia. Realizamos um levantamento sobre a história do Cálculo Diferencial e Integral, desde a sua origem, com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento de seus principais conceitos, e realizamos três intervenções didáticas em sala de aula. Descrevemos a intervenção didática na qual aplicamos a proposta alternativa, utilizando para tanto uma teoria da aprendizagem baseada no Construtivismo e uma ontologia dos objetos matemáticos que lhe é coerente, e analisamos os resultados relativos à viabilidade, significação e funcionalidade dos conteúdos. Consideramos ainda, a performance dos estudantes e a questão do tempo para execução dos conteúdos. Com base no desenvolvimento histórico, classificamos os diferentes esquemas mentais que o aluno formou ao construir a aproximação infinitesimal de um ponto através de infinitésimos e através de sequências numéricas infinitas. Concluímos apontando a necessidade de novos estudos na área e da extensão desta abordagem para os conceitos que compõem o Cálculo Integral.Dissertação Uma abordagem crítica do conteúdo esporte nas aulas de educação física no ensino médio integrado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-08-29) Silva, Marcos Antonio da; Melo, José Pereira de; ; http://lattes.cnpq.br/9283008377235258; ; Fonseca, Ailton Siqueira de Sousa; ; http://lattes.cnpq.br/4878147595860938; Araújo, Allyson Carvalho de; ; http://lattes.cnpq.br/3443942683481696; Medeiros, Humberto Jefferson de; ; http://lattes.cnpq.br/1155595256268084; Porpino, Karenine de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/5255588024266396Pesquisas realizadas sobre o trato do esporte como conteúdo nas aulas de educação fisica tem sido objeto de investigação por pesquisadores que questionama ação pedagógica do esporte, no contexto escolar. Assim, este estudo teve comoobjetivo apresentar uma proposta de intervenção pedagógica na disciplina EducaçãoFísica para o Ensino Médio com o conteúdo Esporte, elaborada, planejada eexecutada com base numa abordagem crítica de ensino, bem como analisar erefletir o impacto na aprendizagem e percepção dos alunos a cerca deste conteúdoconsiderando as dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais, de forma quepossibilite aos indivíduos envolvidos' neste estudo uma maior criticidade nacompreensão e apreensão a respeito do fenômeno esportivo contemporâneo. Asações desenvolvidas foram norteadas a partir de 3 blocos temáticos: Elementoshistóricos, conceituais e culturais do esporte; Politicas públicas do esporte; eCaracterísticas individuais, grupais e ambientais. A metodologia deste trabalho sefundamentou na pesquisa qualitativa, por meio do método da pesquisa-ação. Otrabalho se concretizou dentro IFRN (Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia doRio Grande do Norte), na cidade Pau dos Ferros, com uma turma de 2° ano doEnsino Médio, do curso técnico de Informática. Participaram da pesquisa 37 alunos,oriundos de 11 cidades diferentes. Como instrumentos de coleta de dados foramutilizados um Questionário e o Diário de Pesquisa. A partir da intervençãopedagógica se comprovou por parte dos sujeitos da pesquisa uma evolução eampliação nos aspectos conceituais a cerca do esporte, saindo de uma mera práticacorporal regrada e competitiva, passando a compreendê-Io como um fenômenosócio-cultural, com entrelaçamentos políticos e ideológicos com interferênciashistóricas. Outro aspecto, é a percepção do esporte como um direito do cidadão ecomo tal merece políticas públicas que o atendam satisfatoriamente. Oentendimento que o esporte se manifesta sobremaneira nos hábitos ecomportamentos das pessoas permitiu identificar sua influencia na qualidade de vidada população das cidades de origem dos alunos. Com isso, evidencia-se anecessidade de um trato pedagógico do conteúdo esporte por parte da EducaçãoFisica Escolar mais preocupado com a formação e instrumentalização de sujeitoscríticos e reflexivos com condições de exercer com plenitude sua cidadania.Tese Os acampamentos da campanha “De pé no chão também se aprende a ler” e as relações dialógicas com a comunidade local(2018-12-13) Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros; Stamatto, Maria Inês Sucupira; ; ; Soares Júnior, Azemar dos Santos; ; Pereira, Henrique Alonso de Albuquerque Rodrigues; ; Oliveira, Iranilson Buriti de; ; Vasconcelos, José Gerardo; ; Carvalho, Maria Elizete Guimarães; ; Paiva, Marlucia Menezes de;Este trabalho analisa as relações dialógicas ocorridas entre as comunidades locais dos bairros das Rocas e Quintas e os acampamentos escolares da Campanha “De pé no chão também se aprende a ler”, em Natal, Rio Grande do Norte. Seu recorte temporal vai de 1960, com o início da campanha eleitoral que elegeria Djalma Maranhão enquanto prefeito de Natal, e se encerra em 1964, com o golpe militar consolidado em abril daquele ano. A Campanha “De pé no chão também se aprende a ler” foi uma iniciativa da Prefeitura do Natal, visando à erradicação do analfabetismo na capital potiguar. Tal proposta teve oito fases, iniciando com escolinhas isoladas e sendo ampliada com a construção de acampamentos escolares cobertos de palha de coqueiro. Também foram acrescidos à Campanha, a formação de professores, as bibliotecas volantes e fixas, além de diversas ações que visavam à promoção da cultura popular. Para a realização desta pesquisa, fizemos uso do cruzamento de fontes, proposta organizada por Paul Thompson (2002), que consiste em cruzar informações presentes em narrativas orais com outras fontes, tanto orais quanto escritas, iconográficas, midiáticas, dentre outras. Nossas principais fontes foram as narrativas orais, coletadas por nós e por outros pesquisadores, ou núcleos de pesquisa. Além destas, utilizamos documentos publicados em livros de Moacyr de Góes, secretário de educação de Natal durante a Campanha, notícias de jornais que circulavam pela capital à época, fotografias da Campanha, pinturas, quadros e tabelas publicados por outros autores e informações estatísticas, transformadas por nós em representações gráficas. Para nos auxiliar a pensar a História da Educação do Rio Grande do Norte, a História Oral e o uso das memórias enquanto fontes históricas, foram indispensáveis autores como: Jacques Le Goff (2013); Jim Sharpe (2011); Paul Ricoeur (2007); Alessandro Portelli (2016); Edward Palmer Thompson (2012, 1998); José Sebe Bom Meihy (2017, 2005); Walter Benjamin (1996); Paulo Freire (2013, 2006); dentre outros. Ao concluir este trabalho percebemos que o êxito da Campanha “De pé no chão também se aprende a ler” esteve ligado diretamente à busca pela construção de relações dialógicas com a comunidade, promovidas através de iniciativas como a valorização da cultura popular, o trabalho das professoras leigas dos próprios bairros e a construção de práticas educativas que consideravam a realidade dos locais em que foram erguidos os acampamentos e demais organizações escolares da Campanha.Dissertação A ação do coordenador pedagógico e as suas contribuições a vivência compreensiva sob a perspectiva conscienciológica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-04-10) Nascimento, Andréa Silva do; Aragão, Ana Lúcia Assunção; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795184P6; ; http://lattes.cnpq.br/4216710188399694; Jesus, Sônia Meire Santos Azevedo de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786254J9; Pereira, Wani Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/7582203887381400; Pereira, Francisco de Assis;O presente trabalho tem como base a reflexão da trajetória de minha vida pessoal e profissional como professora e coordenadora pedagógica em duas escolas públicas do município de Natal/RN e o quanto essa trajetória é relevante ao desenvolvimento de uma proposta de formação continuada no espaço escolar em que estão presentes estratégias diferenciadas de ação-reflexão. Nestes contextos de atuação, identifico diversos traços de minha personalidade como sendo os possíveis facilitadores ou dificultadores que contribuem ou não para a geração de situações de incompreensão. A experiência de autopesquisa e a identificação de novas dimensões de auto-avaliação, de auto-observação e de atenção servem de base para se pensar na importância da vivência de compreensão, no âmbito escolar. As reflexões sobre as minhas ações e do professorado levantam a hipótese de que as incompreensões no processo ensino-aprendizagem e nas relações afetivas são frutos de um pensar fragmentado, ingênuo e egoísta. Nesse sentido, não contribuem para uma vivência compreensiva. Assim, precisam ser investidas novas estratégias de autopesquisa e diálogo, no espaço de reunião pedagógica, que venham ajudar a todos os educadores na análise, identificação e busca de soluções não só para os seus problemas, mas para os do outro, também. Nesta perspectiva, a questão que orienta este estudo, parte do pressuposto que o educador, ao ter uma visão de conjunto crítico-reflexiva de si mesmo e do processo pedagógico escolar, pode investir na auto e heteroformação pedagógica com qualidade e significado. O objetivo desta pesquisa é explorar, discutir e fomentar novas reflexões sobre a ação pesquisadora na função de coordenação pedagógica, observando se essa ação gera contribuições no processo de auto e heteroformação pedagógica no contexto escolar, em uma perspectiva conscienciológica em que se valoriza a manifestação dos pensenes dos educadores. Aproximamos-nos de Paulo Freire (1921 1997), na compreensão do diálogo para o desenvolvimento deste trabalho de pesquisa, bem como para fomentar a possibilidade do diálogo consciencial. A pesquisa empírica foi no período de 04/06/2004 a 26/11/2004, com 08 encontros pedagógicos e com a participação de 02 coordenadores pedagógicos, além de 08 professores. A aplicação dessa nova metodologia, no espaço de reunião pedagógica, trouxe consideráveis contribuições à interpretação dos elementos dos pensenes dos educadores, caracterizando-os como pensamentos acríticos, ingênuos e críticos; sentimentos de afetividade assistencial e não assistencial; e ações possíveis ou não de serem realizadas a vivência compreensiva. A ação do coordenador pedagógico e suas contribuições à compreensão suscitaram reflexões sobre novas maneiras de investimento no processo de formação contínua no espaço escolarTese A ação docente: desvelando o currículo na EJA(2015-06-29) Ferro, Jenaice Israel; ; ; Sampaio, Marisa Narcizo; ; Andrade, Erika dos Reis Gusmão; ; Silva, Rosalia de Fátima e; ; Paiva, Jane; ; Freitas, Marinaide Lima de Queiroz; ; Nakayama, Bárbara Cristina Moreira Sicardi;A presente tese teve como objeto a ação docente e sua relação com as diferenças socioculturais dos/as alunos/as como influência no currículo da EJA. Procuramos analisar como se dá a ação docente face às referidas diferenças e o currículo que vem se delineando na sala de aula da EJA a partir dessa ação. Para tanto, defendemos que a ação docente no campo da EJA face às diferenças do alunado está basicamente ligada ao habitus presente em cada sujeito que compõe o corpo docente, compreendido ainda como um conjunto de estruturas objetivas interiorizadas ao longo da trajetória desse sujeito, adquiridos tanto de maneira coletiva quanto individual, cumprindo o papel de orientar as referidas ações que por sua vez delineia o currículo da sala de aula da modalidade. Neste sentido, realizamos um estudo de caso complementado pela etnografia educacional. Para o desenvolvimento da pesquisa, participaram 03 (três) professoras de três turmas da modalidade EJA de uma escola pública da cidade de Estrela de Alagoas – AL. Como procedimentos de construção dos corpora utilizamos a observação participante, entrevista, análise documental e questionário, e como técnica de registro o diário de campo e gravador. No que diz respeito à sistematização, organização e análise, nos orientamos a partir dos princípios da análise de conteúdo, da interpretação e adentrando ainda pela escuta sensível. Para tanto buscamos estudos em Barbier (1998); André (2008); Amado (2010) e Geertz (2012). Apoiamo-nos ainda na teorização crítica e pós-crítica de currículo, tendo em vista os princípios de democratização, dialogicidade, diversidade cultural, multiculturalismo, e direitos humanos, nos respaldando basicamente em Forquim (1993); Sacristán (1995; 1999); Paiva (2005); Skliar (1997; 2003); Candau (2000; 2008); Apple (2001; 2006); Gómez (2001); Moreira e Candau (2007); Hall (2011); Silva (2011; 2012); Pinheiro (2011; 2012); Moura e Freitas (2011). A pesquisa desvela a partir da ação docente o currículo que vem se delineando na sala de aula da EJA, do tipo linear, turístico, conteudista e oscilante, apontando ainda para a necessidade de ações docentes na modalidade pautadas nos Círculos de Diálogo mediatizado pela diversidade cultural, fundamentados na multiculturalidade, o que requer dos/as docentes, formação numa perspectiva de pesquisa – formação, e reflexão tanto dos aspectos que sustentam suas ações docentes, quanto da temática diversidade cultural no mundo contemporâneo, contribuindo para a mudança de atitudes do/a professor/a, sobretudo, daquele que atua com pessoas jovens e adultas. Esta discussão se entrelaça ainda aos estudos de Josso (2010).Dissertação A ação mediadora de pedagogas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte: sentidos de sua ação na educação profissional(2016-07-11) Coutinho, Ticiana Patricia da Silveira Cunha; Silva, Rosalia de Fátima e; ; ; Garcia, Luciane Terra dos Santos; ; Ribeiro, Márcia Maria Gurgel; ; Azevedo, Marcio Adriano de; ; Medeiros Neta, Olivia Morais de;No presente estudo, temos o objetivo de compreender os sentidos atribuídos por pedagogas à sua ação como ação mediadora. Como questão de partida, buscamos responder à seguinte indagação: quais os sentidos atribuídos pelas pedagogas à sua ação no contexto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)? Para a orientação da análise, assumimos o pressuposto de que os sentidos atribuídos pelas pedagogas à sua ação mediadora são institucionais, complexos e fazem-se de forma individual e coletiva com vistas à qualidade do trabalho pedagógico e educativo no IFRN. Para uma discussão dos conceitos relevantes, consideramos os debates, que ocorrem no cenário educacional, das questões referentes ao estudo da Pedagogia como Ciência da Educação, a função do pedagogo no interior das instituições escolares e a própria identidade desse profissional na coordenação pedagógica, bem como sua formação e atuação. Definimos como unidade de referência principal as falas de seis pedagogas, que atuam em espaços diferentes da Instituição, considerando as suas atribuições definidas institucionalmente e o seu fazer diário na busca da compreensão dos sentidos atribuídos a sua ação como ação mediadora. Utilizamos como abordagem metodológica a Entrevista Compreensiva, desvelando o objeto de estudo a partir da escuta e interpretação do conjunto de falas dos sujeitos. Compreendemos que os sentidos que as pedagogas atribuem à sua ação, no contexto do IFRN, são forjados no seu fazer diário, imersos em teias configuracionais, permeados de processos dilemáticos, e, assim, em movimento que engloba tensões e conflitos geradores de potenciais de bloqueios e mudanças. Com essa pesquisa, esperamos contribuir com a reflexão da atuação desse profissional como coordenador pedagógico seja no contexto dos espaços escolares, seja nos institutos federais e, de modo mais específico, no interior do IFRN.Tese Uma ação reflexiva sobre o processo de (re)escrita de textos: a prática pedagógica da professora Maria(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-06-04) Gusmão, Maria Aparecida Pacheco; Campelo, Maria Estela Costa Holanda; Lopes, Denise Maria de Carvalho; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794939Y5; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794939J7; ; http://lattes.cnpq.br/0811302121043675; Souza, Ester Maria de Figueiredo; ; http://lattes.cnpq.br/1466615757756354; Benevides, Araceli Sobreira; ; http://lattes.cnpq.br/0001733569978457; Alves, Maria da Penha Casado; ; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; Ribeiro, Márcia Maria Gurgel; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785976J0A ação reflexiva sobre o processo de (re)escrita de textos, tema condutor deste trabalho, ainda é um desafio no panorama do ensino fundamental. O que tornou essa problemática um tema especial para estudo foi o fato de se optar pelo enfoque de uma vivência de atividades de (re)escrita, em que a singularidade da prática profissional se transformasse em um local de produção do saber, oferecendo subsídios teóricos e práticos a uma professora, para compreender a natureza interativa da linguagem, como espaço de recuperação do sujeito (ser histórico, social e cultural). O campo empírico da pesquisa, estruturada à luz dos pressupostos da pesquisa qualitativa, na modalidade da pesquisa-ação, foi uma escola pública, no interior da Bahia, numa sala de aula do 3º ano do ensino fundamental. A construção dos dados ocorreu através de: questionário aberto, entrevistas semiestruturadas, observações com vídeogravação, análise documental dos textos produzidos pelos alunos e sessões reflexivas. Os objetivos que sustentaram a investigação desta tese foram: 1) Investigar, na ação pedagógica da professora Maria, as atividades sobre o processo de escrita; 2) Interagir com a professora, na forma de investigação-ação, para: a) refletir sobre os procedimentos teórico-metodológicos para desenvolvimento da prática reflexiva sobre o processo de (re)escrita de textos; b) intervir na construção de situações didáticas que possibilitassem a aprendizagem e desenvolvimento de ações reflexivas no processo de (re)escrita de textos. Para a efetivação desses objetivos houve o compromisso de se estabelecer uma comunicação dialógica com a protagonista, proporcionando sessões reflexivas para que ela pudesse analisar sua prática. As vertentes teóricas mais relevantes para a constituição desta pesquisa provieram das abordagens teórico-metodológicas da teoria enunciativo-discursiva de Bakhtin (2003; 2004) e sociointeracionista de Vygotsky (1989; 1998), por se acreditar que ambas, através de uma mudança paradigmática, em que a constituição do sujeito e da participação do outro, nas ações de análise e reflexão sobre a língua, proporcionariam oportunidades de internalização e da construção do conhecimento. A reflexão, sistemática e crítica, envolveu a professora na revisão da sua práxis docente, fazendo com que a mesma construísse uma compreensão mais perspicaz do processo de escrita de seus alunos. Isso fez com que se evidenciassem três categorias: 1) ações que refletem o racionalismo técnico; 2) ações que refletem uma metamorfose emancipatória e 3) ações que refletem a autonomização e conscientização. Os resultados corroboram que a ação/reflexão sobre o processo de (re)escrita de textos possui uma dimensão em níveis crescentes de conscientização e autonomia crítica, produzindo ressignificações sobre a práxis docenteDissertação Acervos e práticas de/com a literatura na educação infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-11-23) Menezes, Úrsula Gabriela Dantas de; Lopes, Denise Maria de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/1935167361851222; http://lattes.cnpq.br/9232305216946976; Dantas, Elaine Luciana Sobral; http://lattes.cnpq.br/5165822357988876; Paiva, Maria Cristina Leandro de; http://lattes.cnpq.br/5008583007971704; Carvalho, Maria de Fátima; Momo, Mariangela; http://lattes.cnpq.br/6061996250283917A presente Dissertação de Mestrado teve como objetivo analisar a constituição de acervos literários e práticas pedagógicas desenvolvidas em instituições de Educação Infantil, com vistas a promover interações de crianças com a literatura, segundo professoras que as realizam. Nesse sentido, durante o processo de investigação, orientamo-nos pelas premissas: a) a literatura é prática cultural presente em todos os tempos e sociedades e obra de arte/linguagem que possibilita vivências fundamentais para a nossa formação como sujeitos humano-sociais; b) acervos literários constituem objetos de interação, (res)significação, apropriação e produção cultural, que precisam considerar, além da diversidade, a qualidade literária das obras, visando à ampliação das experiências das crianças; e c) as práticas pedagógicas são possibilidades de mediação de encontros e relações entre os sujeitos e os objetos de conhecimento. Desse modo, entendemos que a relação entre a criança e a literatura tem relevância para seu desenvolvimento, pelo que esta propicia de oportunidades de vivência de fantasia, ludicidade, linguagem, pensamento, cognição, afetividade, liberdade e de ser garantida em todo o processo de escolarização, especialmente no contexto da Educação Infantil. Assim, o estudo buscou responder à questão: como se constituem os acervos literários (em termos de quantidade e qualidade) e as práticas pedagógicas que propiciam interações de crianças com obras de literatura no contexto da Educação Infantil? Dada a natureza do nosso objeto de análise, adotamos a abordagem qualitativa de investigação e os aportes metodológicos sócio-históricos, a partir das contribuições de Vigotski (2007) e Bakhtin (2011) a respeito da pesquisa sobre processos humanos/nas Ciências Humanas, compreendendo que os processos que envolvem as relações humanas são históricos, contextualizados e dinâmicos e que o pesquisador assume o papel de participante do/no contexto investigado, necessitando manter-se atento aos sentidos que os outros sujeitos coparticipantes atribuem ao objeto em estudo que é, por sua vez, produção desses mesmos sujeitos em suas relações cotidianas. Definimos como campo empírico um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) localizado em Natal/RN e, como sujeitos da pesquisa, professoras de diferentes grupos de crianças, a mediadora de leitura e a diretora. Nossos dados foram construídos por meio da observação e levantamento do acervo existente na instituição, entrevistas de tipo semiestruturado e um questionário de caracterização da escola. Consideramos que as práticas descritas pelas professoras apontam para uma forte mobilização do CMEI pesquisado, no sentido de proporcionar a interação entre as crianças (e a comunidade escolar) e a literatura, por meio de diferentes estratégias, prática que vem se consolidando ao longo da história da instituição. A escola dispõe de um amplo e diversificado acervo literário e procura organizar diferentes tempos, espaços e situações que convidam as crianças, seus familiares/responsáveis e ainda outros profissionais da instituição a interagir e explorar os livros, em atividades permanentes e eventuais, e em que a literatura é foco principal ou secundário da atividade. Há um espalhamento de obras em diversos ambientes, criando uma “estação de leitura”. Ressaltamos a importância de políticas públicas voltadas para a avaliação, aquisição e distribuição de livros de literatura, bem como a formação continuada de professores para a invenção e organização de tempos, espaços e relações de encontro com a leitura literária em centros de educação da infância.Tese Acessibilidade e inclusão na educação superior: cultivando novas sementes a partir das histórias de vidas dos estudantes com deficiência na Universidade Federal do Acre(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-27) Oliveira, Maria Auxileide da Silva; Magalhães, Rita de Cássia Barbosa Paiva; http://lattes.cnpq.br/0351736925269307; http://lattes.cnpq.br/2018079396679865; Dias, Maria Aparecida; http://lattes.cnpq.br/1131977255034974; Guerra, Eliana Costa; Soares, Márcia Torres Neri; Almeida, Sinara Mota Neves deEsta tese consiste em um estudo sobre acessibilidade e inclusão na educação superior, na perspectiva do olhar do estudante com deficiência no âmbito da Universidade Federal do Acre(UFac). Parte do entendimento que as pessoas com deficiência devem ser protagonistas da própria história. Dessa forma, objetivou analisar as narrativas do estudante com deficiência na sua trajetória acadêmica, levando em conta, as políticas de inclusão, dirigidas a eles, no âmbito da Ufac. Trata-se de uma abordagem, de cunho qualitativo, através da pesquisa narrativa, tendo como método a história de vida. Também empregamos no sentido de complementar e proporcionar informações importantes para este estudo, a técnica de amostragem "Bola de neve" (SNOWBALL). Participaram do estudo oito estudantes com deficiência, bem como, seis participantes indicados por esses estudantes como facilitadores de seu processo de inclusão na educação superior, via o snowball. Para análise das entrevistas empregamos a análise temática. Foi realizada ainda análise dos documentos da instituição, como: PDI (2020-2024), Regimento Geral da Ufac (2013) e Ufac em números (2022). Os resultados da pesquisa revelam para que a cultura inclusiva possa ser incorporada na Ufac é importante que o PDI, exponha em suas diretrizes e metas, respectivamente, ações que promovam acessibilidade em todas as suas dimensões pelas diversas instâncias da administração (Pro-Reitorias, Centros acadêmicos, Diretorias, entre outros). Para além da legalidade da questão, a Ufac precisa incorporar os princípios da inclusão e da acessibilidade em suas políticas e práticas institucionais. Para isso é preciso que a instituição esteja aberta ao diálogo e a transformação de paradigmas. Atinente as ações adotadas pelo NAI para a permanência do estudante com deficiência na Ufac, as análises manifestam, que as ações do NAI, estão atreladas ao Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), que desenvolvem ações através dos programas: - Programa de Monitoria e Tutoria para Apoio ao Estudante Público-Alvo da Educação Especial (PROMTAED);: Programa de Apoio às Ações de Acessibilidade (Pró-Acessibilidade) ;Programa de Incentivo ao Acadêmico Público-Alvo da Educação Especial (Pró-Pcd). Concernente o ingresso na educação superior, as narrativas dos estudantes participantes, que os recursos solicitados foram suficientes para a realização do Enem, e a lei de cotas contribui para a inclusão desse público na educação superior. Ainda sobre os resultados é possível destacar as dificuldades dos estudantes devido à ausência práticas pedagógicas inclusivas em sala de aula, o papel fundamental dos alunos-monitores, o indício da necessidade de formação de professores e a existência de capacitismo no cotidiano da universidade. Os estudantes verbalizaram sobre a falta de material adequada, questões relacionadas a hábitos de estudos, à quantidade de conteúdo e ao ritmo das atividades, bem como sugeriram um acompanhamento mais preciso pelo NAI do trabalho dos monitores. Considerando a aplicabilidade das políticas públicas inclusivas para a permanência do estudante com deficiência na educação superior, no contexto da Ufac, conforme as narrativas dos participantes, não é possível assegurar que, temos uma universidade inclusiva. Muitas barreiras, dificultam para que a inclusão se efetive de fato na Ufac, mas os estudantes participantes da pesquisa relevaram seu protagonismo e sua resiliência em meio às adversidades. Apesar das normativas estabelecidas no Brasil, a realidade apresentada pelos estudantes entrevistados demonstra falhas importantes na efetivação dessas ações no contexto da Ufac, principalmente no que se refere às dimensões de acessibilidades atitudinal; arquitetônica; comunicacional e informacional e pedagógica. Destarte, a efetivação da acessibilidade ao conhecimento não depende apenas de direitos garantidos em legislações, mas, sim, na quebra de paradigmas e preconceitos que ainda permanecem nos meios acadêmicos.Tese Acesso e permanência na educação superior: representações sociais de estudantes ingressantes no CCSA/UFRN que mudaram de curso(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-26) Silva, Telma Elita da; Andrade, Erika dos Reis Gusmão; ; ; Lira, André Augusto Diniz; ; Melo, Elda Silva do Nascimento; ; Machado, Laêda Bezerra; ; Almeida Neto, Luiz Mello de; ; Araújo, Maria Arlete Duarte de; ; Silva, Rosalia de Fátima e;A educação superior foi abordada sobre o tema acesso e permanência em uma instituição pública. O objetivo principal deste estudo foi analisar a constituição das representações sociais de estudantes ingressantes no CCSA/UFRN, que mudaram de curso, sobre o acesso e permanência na educação superior em uma instituição pública. Um estudo desenvolvido a partir da observação da microevasão como um fenômeno social no contexto do CCSA/UFRN, no período de 2013 a 2018, após a adesão da instituição ao REUNI. Com a pesquisa foi possível identificar o espalhamento do fenômeno por toda a instituição. Trata-se de um estudo do tipo exploratório-descritivo, com uma abordagem qualitativa. Os dados empíricos foram recolhidos pelo preenchimento de um questionário on-line por 39 participantes e por 07 entrevistas. Analisados à luz da Teoria das Representações Sociais e de narrativas autobiográficas. Como resultados foram encontrados alguns destaques no perfil dos narradores em relação ao perfil geral. O acesso e a permanência, como objeto de representações sociais, foram compreendidos a partir dos indícios representacionais sobre os eixos ingresso, desistência e reescolha e das narrativas autobiográficas. Gerando a tese: a microevasão se estabelece por processos avaliativos (juízo) da educação superior, do curso evadido e do novo curso matriculado e por processos de reflexão autobiográfica. Esses retrospectivos e prospectivos da (re)descoberta de si e de uma nova profissão almejada. Contribuindo, portanto, para um olhar positivo da microevasão, considerando o cenário investigado, e de uma preocupação para a gestão universitária no que se refere às práticas pedagógicas, ao processo de orientação acadêmica e à gestão das vagas ociosas.Dissertação Acesso e permanência na universidade federal do rio grande do Norte sob o ponto de vista do docente e do estudante com deficiência Natal-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-08-11) Albino, Ivone Braga; Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771207Y4; ; http://lattes.cnpq.br/0619400284884280; Melo, Albertina Ricardo Lins Vieira de; ; Martins, Lúcia de Araújo Ramos; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794794P6A inclusão de estudantes com deficiência é um processo recente que vem sendo discutido nos contextos escolares, porém a política vigente de inclusão para o acesso e permanência desses estudantes no Ensino Superior ainda é uma problemática diante do que há muito que fazer, pois, são incipientes os estudos nos quais esse alunado esteja envolvido. Nesse sentido, o que vem ocorrendo é que os estudos versam em sua maioria sobre esses estudantes e para eles e pouco se discute com eles. Para uma educação inclusiva, portanto, a instituição deve se preparar para receber os estudantes, tendo como uma de suas premissas os seus ponto de vistas sobre o que realmente vivenciam visando à promoção de uma educação para todos. Diante disso, esse estudo trata do processo de inclusão de estudantes com deficiência matriculados regularmente nos cursos de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Recorremos aos pressupostos da pesquisa qualitativa possibilitada pelo método estudo de caso e entrevistas semi-estruturadas. Buscamos analisar, pelo fio condutor de ações e práticas pedagógicas, sob os pontos de vista de estudantes com deficiência e docentes, as condições de acesso e permanência, oferecidos pela UFRN. Participaram da pesquisa doze estudantes com deficiência nas áreas física, visual e auditiva e cinco docentes dos centros acadêmicos que, no ano letivo de 2008, lecionavam para esses estudantes. Para a análise dos dados utilizamos a técnica de análise de conteúdo. Extraímos dois eixos temáticos: acesso e permanência de estudantes com deficiência na UFRN, donde emergiram as categorias descritas e analisadas no decorrer desse trabalho. Os resultados mostram dificuldades de acesso e permanência de estudantes com deficiência no âmbito da UFRN, tais como: barreiras arquitetônicas, atitudinais e pedagógicas. No entanto, já se constata, também, avanços iniciais na busca pela concretização de ações mais efetivas que garantam o acesso e a permanência desse alunado na UFRN. Concluímos que, para o alcance do exercício da cidadania o alunado com deficiência, na UFRN, necessita que esta Instituição de Ensino Superior tenha um projeto de educação inclusiva amplo e consolidado, pois as ações empreendidas pelo Ministério da Educação - MEC, por si só, não estão garantindo a todos os estudantes a devida autonomia e segurança. Esperamos que esse trabalho traga subsídios para novos estudos que possam desenvolver aspectos que foram situados, mas que não foram nosso foco, pois, assim, a UFRN poderá avançar no processo inclusivo de estudantes com deficiênciaDissertação As ações de assistência estudantil para estudantes de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-27) Rocha, Rayanne Karolayne Silvestre da; Barbalho, Maria Goretti Cabral; http://lattes.cnpq.br/9999709754863111; http://lattes.cnpq.br/8867850487052831; Sousa, Andreia da Silva Quintanilha; Guedes, Gilmar Barbosa; Souza, Allan Solano; Silva, José Moisés Nunes daAs novas necessidades produtivas advindas das metamorfoses do sistema capitalista e do fenômeno de globalização provocaram mudanças nos sistemas educativos, especialmente na Educação Superior. O conhecimento passou a ser supervalorizado, pois a nova configuração dos processos e procedimentos de trabalho exigiam novas ferramentas científicas e mão-de-obra mais adequada às demandas. Dessa maneira, a pós-graduação brasileira torna-se alvo de políticas de expansão pelos governos brasileiros, principalmente a partir da década de 1960, com a finalidade de proporcionar a formação de uma mão-de-obra mais preparada e qualificada para atender aos parâmetros do mercado de trabalho global, contribuindo, assim, para o desenvolvimento econômico do país. Com a ampliação da pós-graduação e a criação de diversas políticas de acesso a essa etapa de ensino, diferentes perfis estudantis passaram a compor as instituições de Ensino Superior, demandando ações que garantissem a permanência e conclusão dos cursos. À luz do materialismo históricodialético, esse trabalho se propõe a analisar as ações de assistência estudantil para estudantes de cursos de pós-graduação, tendo como exemplo a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para tanto, os procedimentos teórico-metodológicos selecionados para o desenvolvimento do estudo inserem-se numa abordagem de caráter qualitativo. Os dados estatísticos constituem a base empírica do estudo. Utilizou-se da pesquisa bibliográfica que permitiu a revisão da literatura de domínio público e a pesquisa documental, para levantamento e análise de documentos legais que foram importantes na composição das discussões realizadas ao longo do trabalho. Aplicou-se entrevista semiestruturada e questionário que possibilitaram compreender melhor o objeto de estudo na instituição em questão. A pesquisa evidenciou que os estudantes de pós-graduação necessitam de assistência estudantil, uma vez que apresentam diversas demandas que só as bolsas de fomento são insuficientes para supri-las. Na UFRN, ainda não há uma política de assistência estudantil que contemple a etapa de ensino da pós-graduação. As ações de assistência destinadas a atender os pós-graduandos da instituição são limitadas e recebem pouca atenção. Os auxílios estudantis são insuficientes e os processos de seleção acabam sendo excludentes, pois, por falta de recursos, precisam selecionar entre os necessitados, os mais necessitados.Dissertação As ações político-pedagógicas do Serviço de Assistência Rural-SAR(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005-11-04) Correia, Cícero Gomes; Pernambuco, Marta Maria Castanho Almeida; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780490E9; ; Jesus, Sônia Meire Santos Azevedo de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786254J9; Araújo, Severina Garcia de; ; http://lattes.cnpq.br/2015842123266866Este trabalho resgata a história das ações político-pedagógicas do Serviço de Assistência Rural-SAR, da Arquidiocese de Natal, e analisa a contribuição dessas ações no processo de organização dos trabalhadores rurais nos movimentos sociais do campo. As ações educativas do SAR vão se dando numa permanente tensão entre o projeto pedagógico de uma Igreja em transformação e, uma pedagogia dos grupos, comunidades e movimentos sociais, que está centrada na ação cultural, na cultura vivida a partir de sua condição de sujeitos. Esta pesquisa revela que esta entidade cumpriu um papel estratégico para a Igreja de Natal na formação de lideranças de comunidade, num primeiro momento e de lideranças para os movimentos sociais. Antes da Ditadura Militar, a metodologia de trabalho desta entidade tinha como prioridade, partir da realidade vivida pelos trabalhadores rurais na perspectiva de que estes viessem a se qualificar para uma participação mais cidadã no chamado desenvolvimentismo. Durante o Regime Militar, a entidade vai avaliando suas atividades no novo contexto, até o momento em que redefine a linha de trabalho. Passa então a definir regiões e temáticas de atuação apoiando as lutas pela terra, campanhas salariais, organização de mulheres trabalhadoras rurais. A pedagogia de trabalho tem como um de seus suportes a pedagogia de Paulo Freire, privilegiando o diálogo como uma fonte de produção de conhecimentos da realidade vivida e em permanente transformação. As ações desta Entidade, junto aos grupos e movimentos sociais, produzem conhecimentos necessários para a organização dos trabalhadores rurais enquanto sujeitos individuais e sociais de um mundo em transformação. O processo de ação-reflexão das atividades pretendia, de forma criativa, a permanente produção de estratégias de luta dos trabalhadores. Pesquisar sempre, não se acomodar ao novo conhecimento adquirido na ação-reflexão, faz parte do ideário pedagógico desta Instituição. Buscava-se nesse processo de formação do homem e da mulher problematizar a realidade, criar espaços de ação-reflexão-ação sobre as lutas para uma possível transição de uma consciência ingênua para uma consciência crítica, tendo em vista a transformação das estruturas que os oprimeTese Acompanhamento do memorial de formação: entre formar e formar-se(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-21) Gaspar, Mônica Maria Gadêlha de Souza; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798436D6; ; http://lattes.cnpq.br/7792275216361433; Souza, Elizeu Clementino de; ; http://lattes.cnpq.br/3968241717391173; Carvalho, Maria do Rosário de Fátima de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsp; Campelo, Maria Estela Costa Holanda; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794939J7A tese tem como objeto de estudo o acompanhamento da escrita de memoriais de formação, elaborados como trabalho de conclusão do curso de graduação em Pedagogia (PROGRAPE). A pesquisa organizou-se em torno das seguintes questões norteadoras: Como se entrecruzam experiência profissional das professoras-formadoras e suas práticas de acompanhamento da escrita dos memoriais; Quais as inquietações das professoras e alunas sobre o processo de biografização? Que procedimentos possibilitam o acompanhamento dos memoriais de formação sem perder de vista sua dimensão formadora? O pressuposto que embasa esta investigação baseia-se na compreensão de que acompanhamento da escrita do memorial de formação constitui-se das dimensões de ensinar e aprender ao longo de um processo de coinvestimento nas práticas de orientação em grupo. Participaram da pesquisa duas professoras-formadoras e um grupo de sete alunas -formandas. Como fontes de pesquisa foram utilizados: dois ensaios autobiográficos escritos pelas professoras-formadoras e seus diários de acompanhamento das alunas elaborados durante o ano letivo de 2011; a transcrição da interação entre as professoras-formadoras e a pesquisadora em dois grupos reflexivos, realizados para a discussão e o aprofundamento das questões orientadoras da pesquisa. Do ponto de vista conceitual, três categorias teóricas fundamentaram as análises: (i) a noção de experiência, compreendida como auto(trans)formadora da pessoa que narra e faz uma reflexão sobre a própria experiência (LARROSA, 2002, 2004, 2010; JOSSO 2010, 2012); (ii) aprendizagem que resulta do trabalho de escrita para dar sentido à experiência vivida (CHARLOT, 2000, 2001, 2008; JOSSO, 2004, 2010, 2012) e (iii) identidade, que é (re)construída durante o processo de biografização, na interação social com o outro (NÓVOA, 1992; DUBAR, 1997; LAWN, 2001; PIMENTA 1997). A análise dos dados revela a importância do trabalho no grupo reflexivo com as professoras-formadoras fortalecendo, por um lado, a dinâmica do coinvestimento biográfico para o desenvolvimento da compreensão delas mesmas e de sua identidade docente e, por outro lado, para que saíssem de uma visão individual de acompanhamento e adotassem uma prática coletiva mais profícua para o processo de biografização. Observou-se, ainda, que experiências, saberes e práticas profissionais entrecruzam-se na dimensão do cuidar do outro e repercutem para além das injunções institucionais às quais devem responder um memorial de formação. Os registros realizados nos diários pelas professoras-formadoras sobre a prática do acompanhamento oportunizaram reflexão, reorientação e avaliação no percurso de escrita de cada aluna, ao tempo em que apontaram para as possibilidades da continuidade da formação das professoras-formadoras. Conclui-se que as dimensões da autoformação, heteroformação e ecoformação estão imbricadas no acompanhamento do processo de biografização e confirmam que o acompanhamento é uma prática de aprendizagens mútuas e complexas que põe em diálogo a subjetividade das pessoas envolvidas, sem deixar de atentar para os elementos contextuais e institucionais nos quais estão inseridosTese Acompanhamento educacional no hospital e na escola regular: o que dizem crianças, mães e professoras(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-25) Oliveira, Senadaht Barbosa Baracho Rodrigues de; Passeggi, Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari; https://orcid.org/0000-0002-4214-7700; http://lattes.cnpq.br/5015707256397317; http://lattes.cnpq.br/2683710015746565; Cenci, Adriane; http://lattes.cnpq.br/9828410515704583; Furlanetto, Ecleide Cunico; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Oliveira, Roberta Ceres Antunes Medeiros de; Rocha, Simone Maria da; Barbosa, Tatyana Mabel NobreEsta tese tem como objetivo geral investigar, com base em narrativas da experiência vivida, os sentidos que crianças em tratamento de doenças crônicas, suas mães e professoras atribuem ao acompanhamento educacional em classe hospitalar e na escola regular. Tomamos como objeto de estudo os sentidos que crianças em tratamento de doenças crônicas, mães e professoras atribuem à classe hospitalar e à escola regular. Adotamos, em nossa pesquisa de doutoramento, os princípios epistemológicos da pesquisa (auto)biográfica em educação. Situamo-nos também nos estudos da infância, e em pesquisas sobre a escolarização em contexto hospitalar, em especial, aquelas produzidas pelo Grupo Interdisciplinar de Pesquisa Formação, Auto.Biografia, Representações e Subjetividades (GRIFARS/UFRN/CNPq). Participaram da pesquisa 04 (quatro) crianças em tratamento de doenças crônicas, entre 05 (cinco) e 11 (onze) anos de idade, que realizaram ou realizam acompanhamento pedagógico nas classes hospitalares em que atuou ou atua a pesquisadora como docente; 04 (quatro) mães; 02 (duas) professoras que acompanharam ou acompanham crianças em classe hospitalar, entre os anos de 2014 e 2022. O corpus da pesquisa está formado pela transcrição de narrativas de 04 (quatro) crianças enfermas, produzidas numa situação de “faz de conta”, em rodas de conversa com a pesquisadora e um boneco alienígena, chamado Alien, que vem de um planeta que não tem escolas e hospitais; de 04 (quatro) mães, produzidas durante entrevista narrativa; de 02 (duas) professoras de crianças com doenças crônicas, a pesquisadora e a professora Alien, que está iniciando como professora de classe hospitalar e gostaria de saber como é a escola dentro do hospital. Ainda fazem parte das fontes: desenhos das crianças, das mães e professoras; anotações no diário de campo da pesquisadora. As análises revelam que o acompanhamento educacional em classe hospitalar oportuniza à criança enferma a possibilidade de continuar ativa em seu processo de desenvolvimento através da efetivação da garantia do direito à educação, e colocam a escola regular como representação da cura, como lugar de liberdade e felicidade. As narrativas das crianças, de suas mães e professoras corroboraram para o reconhecimento da classe hospitalar como uma aliada no “processo de cura”, uma vez que possibilita a manutenção de uma atividade importante para o desenvolvimento infantil, a aprendizagem dos conteúdos escolares ao possibilitar o acesso e/ou a continuidade da escolarização durante o tratamento de saúde. Tais achados permitem propor como tese de que a criança com doença crônica, ao contar suas experiências no acompanhamento educacional em classe hospitalar e na escola regular, produz conhecimentos singulares sobre essas vivências e mais elaborados sobre ela mesma e sobre a realidade em que está inserida. A escuta da criança, ampliada às suas mães, mulheres que se dedicam integralmente aos cuidados de seu.a.s filho.as enfermo.as, e às professoras que as acompanham cotidianamente na classe hospitalar, possibilita compreender a trajetória da criança enferma em diferentes lugares e momentos e oferecem pistas sobre a efetividade da garantia do direito à educação dentro e fora dos muros do hospital.