Programa de Pós-graduação em Educação Física em Rede Nacional
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Dissertação Abordagem da corrida de rua na escola: uma proposta didática a partir da perspectiva do ensino desenvolvimental no ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-01-23) Freitas, Jocicleide de Sousa; Baptista, Tadeu Joao Ribeiro; https://orcid.org/0000-0001-5140-2032; http://lattes.cnpq.br/9002864045147738; https://orcid.org/0009-0008-4207-6560; http://lattes.cnpq.br/2160246989002252; Costa, Mackson Luiz Fernandes da; Santos, Adnelson Araújo dosEsta pesquisa centra sua investigação no atletismo, especificamente a corrida de rua como conteúdo escolar à luz do ensino desenvolvimental. Destarte, a questão problema desta pesquisa consiste em como desenvolver uma ação pedagógica abordando a corrida de rua a partir da perspectiva do ensino desenvolvimental que se articule com a comunidade escolar? O estudo tem como objetivo geral desenvolver uma ação pedagógica abordando a corrida de rua a partir da perspectiva do ensino desenvolvimental que se articule com a comunidade escolar, e objetivos específicos analisar as particularidades desta ação pedagógica junto aos alunos do ensino médio participantes do estudo; descrever a proposta didática realizada, apresentar os procedimentos de construção do evento de corrida da escola, elencar os limites e possibilidades para o desenvolvimento da ação pedagógica à luz do ensino desenvolvimental e, a partir daí, elaborar um produto educacional que proponha orientações para a construção coletiva de um evento de corrida de rua da escola. A metodologia do presente estudo caracteriza-se por ser de abordagem quanti-qualitativa, descritiva e o método de pesquisa classifica-se como um experimento didático-formativo. Participaram da pesquisa, 38 discentes matriculados na disciplina eletiva de atletismo, ofertada em uma escola estadual para alunos de 1º e 2º ano do ensino médio com idades entre 15 e 18 anos. O experimento didático foi realizado em 11 encontros de duas aulas cada. Os dados obtidos demonstram que os discentes compreenderam e operaram mentalmente com alguns dos conceitos científicos que constituem a corrida de rua e dentre as principais categorias de conceitos apreendidos destacam-se primeiramente o conceito de corrida, características e tipologias, em seguida os aspectos biopsicossociais envoltos na modalidade, posteriormente os conhecimentos teóricos acerca de como iniciar na prática da corrida e, por fim, como organizar um evento de corrida de rua. Foi confeccionado um produto educacional na forma de cartilha contendo orientações didático-metodológicas para a construção coletiva de um evento de corrida de rua tendo como atores e autores a comunidade escolar. Concluiu-se que a abordagem didático-pedagógica adotada possibilitou indícios de formulação do pensamento teórico dos discentes participantes da disciplina eletiva de atletismoDissertação A aderência nas aulas de Educação Física no ensino médio: o caso do Colégio Estadual Justiniano de Serpa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-06-05) Moura, Patrícia Mozart; Melo, José Pereira de; ; ; Surdi, Aguinaldo César; ; Santos, Antonio de Pádua dos; ; Silva, Maria Eleni Henrique da; ; Aragão, Marta Genu Soares;A disciplina de Educação Física Escolar, vem gradativamente crescendo e ganhando espaço dentro do ambiente escolar, em todas as suas etapas e modalidades. No entanto, muitos desafios ainda estão presentes nesta profissão, sendo um deles, trazido a luz do debate neste trabalho, que é a falta de aderência das meninas nas aulas práticas de Educação Física no Ensino Médio. Esta temática, é pouco explorada dentro dos meios acadêmicos, situação que ficou evidente na produção do estado da arte deste trabalho, que pesquisou pouco menos de dois mil e quinhentos artigos, onde deste universo apenas nove tratavam sobre esta problemática. Realizou-se então uma pesquisa de campo com as alunas regularmente matriculadas no Colégio Estadual Justiniano de Serpa, localizado na cidade de Fortaleza, Ceará, para inicialmente levantar quais os motivos as distanciavam dos momentos práticos da disciplina. Logo em seguida, munida dos dados, confeccionou-se um plano de intervenção prático, visando aumentar a aderência deste púbico, trazendo para as aulas as atividades que as próprias haviam elencadas como prazerosas e interessantes. Conseguiuse com este primeiro momento um aumento pouco significativo da aderência do público alvo da pesquisa. Mas com os dados obtidos neste primeiro projeto de intervenção, foi possível traçar um segundo momento que ocorreu de maneira experimental após as aulas, o que eliminou algumas dificuldades que eram apontadas pelas discentes como limitadoras de sua participação, como o pouco tempo para higienização pós aula e para retornar para as outras aulas e as intemperes do clima dos quais as alunas eram expostas. O projeto funcionou de maneira experimental por pouco mais de um mês, onde foi ofertado para as alunas atividades de ginástica, aulas de ritmos e funcional, três vezes por semana. Ao fim deste segundo projeto de intervenção, o aumento percebido na aderência por parte das meninas foi considerável, contando com uma média geral de quase cem meninas. Após aplicação do projeto, conseguiu-se uma ampliação gradativa das horas aulas semanais da disciplina iniciando pelas turmas de terceiros ano, e a aprovação do projeto após as aulas, outro fator positivo, foi a mudança de status da disciplina que passou a ser vista de maneira mais positiva, não só pelo núcleo gestor como pelos alunos e demais funcionários da escola. Estes resultados comprovam que mesmo a disciplina de Educação Física escolar enfrentando grandes desafios dentro do ambiente escolar é possível aos professores traçarem estratégias para transformar os desafios e dificuldades em oportunidades, para que nenhum aluno ou aluna tenha o seu direito de vivenciar sua corporeidade tolhido, ajudando assim em sua formação integral.Dissertação Atletismo no ensino médio baseado no ensino desenvolvimental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-18) Sousa, Emanoel Richardson Amorim; Baptista, Tadeu Joao Ribeiro; https://orcid.org/0000-0001-5140-2032; http://lattes.cnpq.br/9002864045147738; http://lattes.cnpq.br/7948213675014344; Miranda, Made Júnior; https://orcid.org/0000-0002-5236-2367; http://lattes.cnpq.br/6833748026466876; Oliveira, Marcio Romeu Ribas De; https://orcid.org/0000-0003-2629-920X; http://lattes.cnpq.br/0118293761427492O ensino desenvolvimental tem surgido como uma possibilidade teórico metodológica que contribui para o desenvolvimento do pensamento teórico em diferentes componentes curriculares e níveis de ensino. O problema desta pesquisa consiste em saber como o ensino desenvolvimental contribui para o desenvolvimento do pensamento teórico em alunos do ensino médio a partir do atletismo como conteúdo da cultura corporal. O estudo tem como objetivo analisar os resultados de um experimento didático junto aos alunos em uma unidade de ensino de Educação Física no ensino médio baseado na teoria do ensino desenvolvimental, tendo o atletismo como conteúdo e a partir daí elaborar um produto educacional que represente o contexto de ensino específico e suas possibilidades de generalização a partir das ações de ensino baseadas nesta teoria em uma unidade de ensino da educação física, com o conteúdo Atletismo. Trata-se de um experimento didático-formativo, de abordagem qualitativa, do tipo descritivo que atua ao mesmo tempo como método de investigação e de ensino experimental. O estudo foi desenvolvido com uma amostra de 30 participantes, estudantes de uma turma do ensino médio que frequentam as aulas de Educação Física do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI, no Campus Valença do Piauí, com idades entre 14 e 17 anos. Os alunos participaram da realização de um experimento didático tendo o atletismo como conteúdo, utilizando os preceitos da teoria da atividade de estudo, baseada na solução de problemas, para cumprir as tarefas de estudo, através das ações determinadas, preconizadas por Davydov (1988) durante as 8 aulas. Os dados foram coletados também por meio da aplicação de um questionário diagnóstico, das anotações feitas em um diário de campo e da transcrição de entrevistas semiestruturadas. Os resultados demonstram indícios do pensamento teórico na formação dos conceitos do atletismo e avanços rumo à prática de movimentos corporais conscientes, sugerindo o ensino desenvolvimental de Davydov como uma possibilidade teórico metodológica na Educação Física no ensino médio e propõe-se que sejam feitos mais experimentos sobre o tema. Após a aplicação do experimento foi confeccionado um produto educacional na forma de um blog que será utilizado para divulgação e discussões sobre a teoria do ensino desenvolvimental na Educação FísicaDissertação A avaliação na Educação Física Escolar sob a perspectiva das dimensões de conhecimento apresentadas na BNCC(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-06-08) Ferreira, José Celso Barros; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; ; ; Araújo, Allyson Carvalho de; ; Silva, Maria Eleni Henrique da;A avaliação da aprendizagem na Educação Física Escolar encontra desafios que vão além dos presentes nos demais componentes curriculares. A forma como a área organiza e avalia a relação dos corpos dos sujeitos com os objetos de conhecimento, gera possibilidades que parecem ainda pouco compreendidas no cotidiano escolar. Para além das dimensões dos conteúdos (atitudinal, procedimental e conceitual), apresentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), a área encontra na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) outras demandas organizativas. A proposta é pensar como os estudantes se relacionam com os objetos de conhecimento, privilegiando agora oito dimensões, o que nos levou ao problema de como é possível estruturar uma proposta de avaliação da aprendizagem na Educação Física Escolar, contemplando as oito dimensões apresentadas na BNCC? O presente estudo objetivou problematizar uma experiência pedagógica na Educação Física Escolar, refletindo acerca da avaliação da aprendizagem na perspectiva das dimensões de conhecimento. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa exploratória, no formato de relato de experiência, que consistiu em elaborar e experimentar momentos formais de avaliação da aprendizagem, para uma turma do 8º ano do ensino fundamental. Ao todo foram seis instrumentos avaliativos com suas respectivas fichas de registro. A observação participante foi a técnica utilizada para construção dos dados de campo por meio de roteiros de observação. A análise documental foi utilizada para confrontar as descrições dos roteiros de observação com os princípios norteadores para a elaboração de instrumentos, transformados em categorias de análise. Como resultados, podemos destacar a construção e defesa dos próprios princípios norteadores, uma vez que o momento avaliativo deve ser um momento formativo, extensão do processo de ensino-aprendizagem, não devendo se encerrar em si mesmo e por isso não faz sentido apontar instrumentos como certos e/ou errados. Outro resultado é a ampliação da noção de instrumento de verificação da aprendizagem, enquanto um conjunto de ações que objetivam favorecer que os estudantes expressem suas habilidades, atendendo aos princípios construídos. Não se deve confundir com as fichas de registros, estas, apesar de integrar os instrumentos, apenas devem registrar graficamente as especificidades dos mesmos. As próprias fichas e súmulas desenvolvidas para nossa experiência são resultados relevantes que apontam como elaborar e conduzir momentos avaliativos. As soluções encontradas para supressão dos dilemas e dificuldades de uma empreitada deste tipo aparecem também como resultados, como a escolha em conjugar algumas dimensões no mesmo instrumento em decorrência do pouco tempo efetivo de aula. Outra é o balanço entre o uso de instrumentos mais complexos e trabalhosos com outros mais simples e práticos para se adequar às demandas do professor. Concluímos que as experiências desenvolvidas aqui apontam uma possibilidade satisfatória, e ainda pouco explorada, de se avaliar as aprendizagens na Educação Física Escolar, considerando as diversas formas dos estudantes se relacionarem com os objetos de conhecimento.Dissertação O bullying e suas implicações nas aulas de educação física: possibilidades pedagógicas para o enfrentamento e prevenção desse fenômeno(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-23) Lira, Diogo Victor Valença; Fonseca, Rubiane Giovani; http://lattes.cnpq.br/9797792006097741; http://lattes.cnpq.br/3164372262416980; Surdi, Aguinaldo César; https://orcid.org/0000-0002-7809-7266; http://lattes.cnpq.br/2452504102904189; Souza, Iracyara Maria Assunção deO bullying é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores desafios enfrentados nas escolas do Brasil e do mundo, tomando proporções cada vez mais preocupantes devido ao seu potencial devastador nas vidas de muitos escolares. Esse fenômeno, apesar de ser tão antigo quanto a própria escola, porém apenas no início da década de 70, inicialmente na Suécia, o fenômeno foi estudado sistematicamente a partir de diversos estudos, aumentando assim os esforços para o entendimento acerca do bullying. O fenômeno bullying pode ser compreendido como atitudes agressivas que ocorrem de maneira intencional e repetitiva, sem motivação aparente e dentro de uma relação desigual de poder. Este tipo de violência pode se manifestar sob a forma de brincadeiras, apelidos, trotes, gozações e agressões físicas etc. podendo trazer sérias consequências para os alunos na vida adulta. É sabido que as aulas de Educação proporcionam momentos de grande interação entre os escolares, interações essas que muitas vezes podem gerar ambientes propícios à prática do bullying. Sendo assim, objetivo geral desse estudo foi: descrever as formas de manifestações do bullying em uma escola da rede municipal de Macaíba/RN e apresentar uma proposta de intervenção para a prevenção e enfrentamento dessa problemática. Como objetivos específicos o presente estudo pretendeu: mapear as formas como os atos de violência se manifestam no ambiente escolar; mediar a construção de uma proposta de prevenção e combate ao bullying; avaliar as implicações de uma proposta construída coletivamente pelos estudantes. Este trabalho de pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva, sendo classificado quanto aos procedimentos utilizados como estudo de caso. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a observação participante e entrevistas individuais com os alunos e pais. Para análise e interpretação dos dados foi realizada uma análise categorial temática. Os resultados identificaram a presença de estudantes envolvidos em situações de bullying, onde indicam a sala de aula como o local com mais ocorrências. O bullying direto, manifestado a partir de agressões verbais foi o tipo com mais situações, sendo os apelidos indesejados os mais frequentes. Foi possível identificar também algumas questões de gênero relacionadas ao fenômeno bullying, de modo que o bullying na sua forma indireta prevaleceu entre as meninas enquanto sua forma direta teve prevalência entre os garotos. Em relação à proposta de enfrentamento do bullying, os resultados sugerem implicações positivas no aumento do conhecimento sobre a temática, consequentemente em uma redução significativa das ocorrências do fenômeno.Dissertação A Capoeira como conteúdo da Educação Física Escolar: uma construção a partir da narrativa de formação de um capoeirista professor(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-06-05) Silva, Luciano Hebert de Lima; ; ; Ferreira, Heraldo Simões; ; Falcão, José Luiz Cirqueira;Neste estudo, resgato da memória, na perspectiva do método autobiográfico, a revisitação das experiências vividas na Capoeira, registradas na narrativa de formação deste capoeirista professor. E quando associadas aos novos saberes construídos na academia, fundamenta a prática pedagógica no ensino da Capoeira com crianças, na Educação Física Escolar. Este trabalho tem como objetivo geral, revelar através da história de vida temática de um capoeirista professor, a partir da sua formação e prática docente, elementos pedagógicos para uma proposta de inclusão deste conteúdo da Educação Física Escolar, nos anos iniciais do ensino fundamental. Assim, ao socializar este estudo sobre Capoeira, é possível colaborar com a formação dos professores da área, apresentando um saber sistematizado que poderá contribuir com um conteúdo da cultura popular que nem sempre faz parte dos currículos acadêmicos e escolares. Com o título, “Revisitando a minha entrada na roda: experiências e confluências dos saberes da prática com os saberes acadêmicos” são apresentados dados coletados, do professor capoeirista investigado em uma síntese entre as experiências vividas na Capoeira e a busca por novos conhecimentos acadêmicos. Isso possibilitou um novo olhar para o ensino desta arte bela, porém complexa, que precisa de elementos pedagógicos adequados e simplificados ao perfil de crianças, na escola. Dessa forma, é apresentada uma possibilidade metodológica para se trabalhar com a Capoeira nas aulas de Educação Física Escolar, especificamente nos anos iniciais do ensino fundamental, resultado das experiências vivenciadas dentro do universo capoeirístico e da academia. Por fim, compreende-se que é possível revelar quais elementos pedagógicos, empíricos e acadêmicos, fizeram parte da formação do professor investigado, contribuindo para a elaboração de uma possibilidade metodológica, de fácil aplicabilidade, utilizando a Capoeira como conteúdo da Educação Física Escolar, que se caracteriza pelo uso de jogos e brincadeiras contextualizados com seus aspectos históricos e culturais. Possibilitando, enfim, a partir do conceito da “volta do mundo” na capoeiragem, trazer um conteúdo da cultura popular e patrimônio nacional para o chão da escola, resgatando a história do negro escravizado na construção de uma das suas manifestações: a Capoeira.Dissertação Classificação dos esportes e o uso das mídias: desenvolvendo uma unidade didática nas aulas de Educação Física no Ensino Médio noturno(2019-12-13) Silva, Antônio Jansen Fernandes da; Santos, Antonio de Pádua dos; Melo, José Pereira de; Costa, Mackson Luiz Fernandes da; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; Silva, Maria Eleni Henrique daA Educação Física vem sofrendo várias mudanças no decorrer de sua história e frente a essas transformações inovadoras elegeu-se como objetivo geral deste estudo a construção coletiva, a implementação e a avaliação de uma unidade didática com a utilização das mídias como ferramenta pedagógica no ensino da classificação dos esportes para o Ensino Médio Noturno. Foi realizado um estudo de campo do tipo pesquisa-ação, utilizando o método qualitativo descritivo em uma escola da Rede Estadual de Ensino do Ceará, localizada em Fortaleza, com 34 alunos de uma turma do 3º Ano do Ensino Médio Noturno. Os instrumentos utilizados foram: a) observação participante das aulas de Educação Física, através da utilização do diário de campo; b) 03 questionários, 01 sobre o entendimento dos alunos a respeito da lógica interna da classificação dos esportes; 01 para a avaliação diagnóstica sobre a classificação dos esportes e 01 para avaliação final do desenvolvimento de uma unidade temática sobre esporte. A pesquisa foi aprovada com o parecer da plataforma Brasil nº 3.305.816. Os resultados foram divididos em planejamento participativo, descrições da intervenção pedagógica, análise dos questionários, análise das possibilidades e limites de uma unidade didática sobre a classificação dos esportes. O planejamento participativo tem muito a ajudar no processo de ensino-aprendizagem, assim como, na intervenção pedagógica é possível notar a participação dos alunos no processo de construção dos saberes, seja na relação dialógica, nas vivências das modalidades esportivas ou no uso das mídias. Os resultados dos questionários apresentam elementos que comprovam um aumento na aprendizagem dos alunos, na maioria, dos conceitos avaliados, demonstrando que a relação práxis pedagógica facilita na aprendizagem, tanto do aluno como do professor. Os limites são a mola propulsora para atingir novas possibilidades.Dissertação Contribuição da concepção de aulas abertas num estudo sobre o afastamento das estudantes das aulas de educação física(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-16) Silva, Denise Karoline da; Baptista, Tadeu João Ribeiro; https://orcid.org/0000-0001-5140-2032; http://lattes.cnpq.br/9002864045147738; http://lattes.cnpq.br/4439307625013603; Fonseca, Rubiane Giovani; Freitas, Tayanne da CostaO afastamento das aulas é um fenômeno presente na educação física escolar, principalmente das alunas, que alegam vários motivos para essa não participação, como: falta de habilidades motoras, medo da exposição, bullying, dentre outros. A partir desses aspectos, esta pesquisa tem como problema: “quais os fatores que contribuem para o afastamento das alunas das aulas de educação física?” O objetivo geral é analisar os fatores que contribuem para esse afastamento das estudantes da aula de educação física numa escola localizada no interior do Rio Grande do Norte e, a partir dos resultados obtidos, planejar e executar uma intervenção, tendo-as como participantes ativas nas aulas de educação física no ensino médio. Para isso, baseamo-nos nas concepções de aulas abertas. O presente estudo descritivo, com abordagem qualitativa é uma pesquisa participante de intervenção. O cenário consiste em uma escola pública de ensino médio, localizada na cidade de São Tomé, Rio Grande do Norte. O universo de estudo são duas turmas de 2º ano do ensino médio, que funcionam no turno vespertino. A amostragem foi composta por aproximadamente 22 alunas na faixa etária de 15 a 18 anos de idade, que foram convidadas a participar da pesquisa no decorrer das aulas de educação física. As técnicas para coleta de dados foram o questionário e o diário de campo. Para os dados, adotou-se a análise de conteúdo (Bardin, 2016). Neste estudo, verificamos que o afastamento das estudantes das aulas de educação física envolve fatores múltiplos, que não podem ser resolvidos apenas com a atuação docente, como a estrutura física escolar. Porém, as metodologias empregadas, podem atrair as estudantes para as aulas dessa disciplina. A construção de um planejamento conjunto, que leve em consideração os anseios delas, abre essa possibilidade, como constatamos na aplicação da unidade didática aplicada.Dissertação Cultura do futebol regional paraense: percepção nas aulas de educação física escolar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-31) Baracho, Ely Anderson Santos; Costa, Mackson Luiz Fernandes da; http://lattes.cnpq.br/7009995632636621; http://lattes.cnpq.br/8301815166821879; Santos, Antonio de Pádua dos; Fonseca, Rubiane Giovani; Batista, Alison Pereira; Marques Filho, César VieiraÉ perceptível a promoção das mídias dominantes para a implementação de uma cultura futebolística homogeneizada para todo o Brasil, idealizada na região Sudeste, ocultando a cultura futebolística presente em outras regiões do país. Nas minhas aulas de Educação Física na região metropolitana de Belém/PA envolvendo o futebol, é possível identificar a reprodução de aspectos culturais relacionados à prática esportiva da região sudestina e uma substituição/perda da cultura futebolística regional paraense por alunos (as). Por tal motivo, esta pesquisa investiga se ocorre uma tentativa de empregar e consolidar uma cultura hegemônica no futebol brasileiro baseada na cultura futebolística da região Sudeste do país e como reflete em alunos (as) das outras regiões do Brasil, em particular da região Norte, estado do Pará, cidade de Castanhal, que não possuem times da sua região na elite do futebol brasileiro e que não receberam/recebem a mesma visibilidade pelos meios de comunicação dominantes. Através de declarações e entendimentos dos (as) discentes da Educação Básica do estado paraense, busca-se alcançar os seguintes objetivos: analisar a conjuntura atual da concepção da cultura do futebol paraense e sua importância, mapear sua torcida pelos times/clubes de acordo com as regiões, como também identificar a relação de interesse pelos times/clubes de acordo com a influência da mídia. A pesquisa é de cunho descritivo, de atributo quanti-quali com a utilização de instrumento questionário e participação de 59 estudantes dos sextos e sétimos anos do Ensino Fundamental da escola Ana Paula dos Santos e Santos, Castanhal/PA. Utilizou-se a análise temática para o processo de interpretação dos dados. Assim, os resultados da pesquisa demonstram que o entendimento do futebol nas aulas de Educação Física para os discentes ainda é aperfeiçoamento das condições físicas, técnicas e táticas, que a apreciação pelo esporte não impede a privação para uma grande parcela de alunos (as) e que há um interesse vultuoso do alunato em consumir a cultura e os clubes sudestinos (em especial, o Clube de Regatas Flamengo) com considerável influência das mídias dominantes. Contudo, também revelam a ânsia e o desejo dos (as) estudantes em usufruírem a cultura futebolística da sua região nas aulas de Educação Física. A partir disso, produziu-se como recurso educacional uma cartilha sobre a cultura do futebol no Estado do Pará.Dissertação A dança a partir do ritmo nos anos iniciais: uma proposta didática para estudantes de uma escola pública do município de Pacatuba/CE(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-30) Rodrigues, Antonia Grasielli Santiago; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; https://orcid.org/0000-0003-2629-920X; http://lattes.cnpq.br/0118293761427492; http://lattes.cnpq.br/3536967223056157; Velozo, Emerson Luis; Fonseca, Rubiane Giovani; http://lattes.cnpq.br/9797792006097741Ao lecionarmos aulas de educação física desde a educação infantil ao ensino médio percebemos que as danças possuem grande aceitabilidade nos diversos níveis de ensino, dependendo da forma e quais estilos estão sendo trabalhados em cada etapa. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi desenvolver uma proposta didática centrada na Unidade Temática – Danças, que possa subsidiar professores de Educação Física a planejar sobre o assunto, com uma turma de 3º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Município de Pacatuba/CE. Os participantes da experiência foram crianças de uma turma do 3º ano (manhã) da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Walney do Carmo Lopes no ano letivo de 2023. O trabalho teve caráter qualitativo, por relato de experiência descritivo, interpretando dados observados no processo de ensino-aprendizagem de uma sequência pedagógica. Os instrumentos para coleta de dados na pesquisa de campo foram um plano pedagógico de ação estruturado com oito momentos, um diário de campo da professora-pesquisadora e um portfólio de atividades realizadas pelos(as) alunos(as) durante as aulas. Os objetivos deste estudo foram alcançados, pois foi desenvolvida e experimentada uma sequência didática com crianças de uma turma de 3º ano dos anos iniciais do ensino fundamental. Elas conseguiram apresentar todas as atividades solicitadas partindo do seu acervo pessoal cultural mesmo sem conhecimento prévio pelo tema, construindo sua identidade e ideia da dança a partir do ritmo. O que pode subsidiar e referenciar planejamentos futuros de professores de EFE. A sequência foi descrita com detalhes do que as crianças absorveram de entendimento sobre o assunto. Analisando as potencialidades desta pesquisa podemos destacar que ela parte de algo que é intrínseco de todos os seres humanos, o ritmo e além deste a cultura e identidade infantil que são exclusivas de cada aluno ou aluna. A partir disso é construído um conhecimento em conjunto partindo do que os alunos conhecem e se propõe a ampliar esse repertório de conhecimento. Os limites desta pesquisa quanto a interferência do crescimento do processo de ensino e aprendizagem se dão principalmente por 3 fatores. Pelo tempo, pois as aulas são curtas, somente uma hora por semana, o que limita um pouco o quanto esse conteúdo poderia se tornar ainda mais significativo e colaborador no processo de ensino e aprendizagem das crianças. Pela percepção da dança na/da escola para além das montagens de coreografias para eventos escolares. Pelas restrições religiosas impostas pelos familiares dentro da escola, que impedem o conhecimento de práticas corporais diversas, incluindo a dança. Cantigas de roda parecem estar reduzidas no repertório geral das crianças. A dança atraiu a atenção de alunos com deficiência intelectual. O senso comum ter se mostrado nos desenhos das crianças que se repetiram ao simbolizar cada estilo musical. Concluímos essa pesquisa afirmando que os inúmeros objetos de conhecimento e unidades temáticas podem ser desenvolvidos através de planejamento e pesquisa.Dissertação Desenvolvimento da unidade temática jogo em duas realidades escolares diferentes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-03-05) Oliveira, Jorge Alexandre Maia de; Surdi, Aguinaldo César; ; ; Santos, Antonio de Pádua dos; ; Kunz, Elenor;A Educação Física se apropria do esporte, do jogo, da ginástica, da dança, da luta, dentre outras atividades, como manifestações corporais presentes na sociedade, neste trabalho, o jogo como unidade temática na sua prática pedagógica escolar merece mais atenção no tocante às suas possibilidades em realidades distintas. Nesse sentido, trazemos o jogo enquanto conteúdo e estratégia pedagógica, mas nosso foco principal é discorrer sobre as diferentes nuances (espaços, materiais, planejamento participativo, protagonismo do aluno, desenvolvimento da unidade temática, entre outros) de duas unidades escolares diferentes, que, por si só, demandam uma série de fatores distintos que têm grande relevância em ser discutidos, a saber: realidade geográfica, social, econômica, municípios, organizações internas, culturas, bem como fatores a serem conhecidos a partir desta pesquisa. Fatores esses que estão presentes na vida de muitos professores que dividem sua trajetória docente em mais de uma escola. A presente pesquisa buscou, a partir de um relato de intervenção, analisar o desenvolvimento da unidade temática jogo em duas escolas de Ensino Fundamental II. Os resultados apontam semelhanças e diferenças entre ambas as escolas. Como fatores potenciais, destacamos o planejamento participativo, a utilização de diferentes espaços dentro e fora da escola, a confecção de alguns materiais utilizados e diferentes formas de avaliação. No tocante aos fatores limitantes, identificamos as limitações de espaço, como a quadra descoberta, e algumas problemáticas como a indisciplina e o afastamento de alguns alunos nas aulas. Esses processos fazem parte da Educação Física escolar e têm em sua discussão grande relevância para a área.Dissertação O desenvolvimento do pensamento teórico de adolescentes no ensino da ginástica para todos (GPT)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-28) Costa, Tiago Maia; Baptista, Tadeu João Ribeiro; https://orcid.org/0000-0001-5140-2032; http://lattes.cnpq.br/9002864045147738; Surdi, Aguinaldo Cesar; Dias Júnior, Marcos JerônimoA Ginástica para Todos (GPT), mediada pela didática desenvolvimental, pode contribuir com o desenvolvimento do pensamento teórico de adolescentes no ensino médio. Para melhor entender este processo didático-pedagógico, este trabalho traz a seguinte questão: como organizar uma unidade didática de GPT para uma turma do ensino médio com base nos fundamentos do ensino desenvolvimental? Nesse sentido, tem como objetivo geral analisar a organização de uma unidade didática de GPTà luz do ensino desenvolvimental para estudantes de uma turma do ensino médio. Para atingir tal objetivo, a metodologia utilizada foi um experimento didático-formativo a partir da teoria do ensino desenvolvimental sobre o conteúdo de GPT com uma turma do 1º ano do ensino médio, constituída de 37 alunos(as) da cidade de Juazeiro do Norte-CE. Foram realizadas oito aulas, distribuídas em quatro encontros de duas horas, analisadas com base na análise de conteúdo. Os resultados estabelecem que os planos de ensino e de aula estão baseados no ensino desenvolvimental; aanálise do diário de campo evidenciou um crescente entendimento com indícios de compreensão nos momentos de reflexão, análise e internalização dos conceitos; os conceitos expressados pelos alunos demonstram haver indícios de formulações do pensamento teórico; e as percepções sobre o experimento evidenciaram que esta metodologia didático-pedagógica relacionou-se com a comunicação íntima pessoal dos adolescentes. Aponta-se a necessidade de novas pesquisas nesta temática com um tempo maior e com outros conteúdos, além de pesquisar novos entendimentos sobre os aspectos nucleares das manifestações da cultura corporal.Dissertação A Educação Física como componente curricular no ensino médio: vivenciando o conteúdo lutas na escola(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-06-05) Nascimento, Marcelo Paiva do; Melo, José Pereira de; ; ; Surdi, Aguinaldo César; ; Santos, Antonio de Pádua dos; ; Silva, Maria Eleni Henrique da; ; Aragão, Marta Genu Soares;O componente curricular Educação Física sofre de inúmeras problemáticas na escola, em especial no Ensino Médio. Com isso acreditamos que a prática pedagógica é uma das possibilidades que podem colaborar para a legitimidade da disciplina, em detrimento de uma visão de menor status em relação às outras que acaba se configurando em falas e atitudes precipitadas. O objetivo geral do estudo foi elaborar um material didático como produto de um trabalho do ensino das Lutas utilizando a Metodologia de Jogos, buscando um diálogo com os alunos e averiguando no que essa vivência lúdica contribuiu para valorizar o componente curricular na escola como questão norteadora do trabalho. A pesquisa realizada em uma escola de Ensino Médio da periferia de Fortaleza envolveu a participação de 40 alunos que foram submetidos a uma intervenção pedagógica, e também com o auxílio de dois questionários. A metodologia de pesquisa adotada foi de natureza qualitativa e analíticodescritiva, fazendo uso de um relato de experiência e observação participante, proporcionando assim a oportunidade de investigar a própria prática e incentivando a autonomia pedagógica do pesquisador, além de se configurar em um desafio no chão da escola. Aferimos que 45% desses alunos chegaram ao Ensino Médio sem nunca ter tido acesso às Lutas, o que contraria essa prática corporal como herança da cultura de movimento e dos documentos legais que a preveem no currículo formal. Além do mais, relataram previamente que a disciplina e seus conteúdos tinham uma importância muito reduzida em relação às outras, servindo apenas como um momento de distração. Após as intervenções práticas e teóricas foi constatada uma mudança na percepção da disciplina através dos Jogos de Lutas, pois estes viram que a cultura de movimento também pode proporcionar uma leitura de mundo, assim como os outros componentes curriculares, pois mais de 90% deles assimilaram satisfatoriamente os elementos didáticos presentes nessa vivência de acordo com a proposta metodológica adotada. Concluímos então que a pratica pedagógica é uma ferramenta fundamental para valorizar o componente curricular, pois através da ludicidade e criatividade os alunos conseguiram fazer uma leitura crítica da transposição didática do assunto, o que contraria o histórico da disciplina alicerçada principalmente no aspecto procedimental no trato com os conteúdos.Dissertação Educação física e a metodologia aprendizagem baseada em projetos: uma proposta para o ensino das práticas corporais de aventura na natureza(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-29) Macêdo, Sayonara Araújo de; Costa, Mackson Luiz Fernandes da; http://lattes.cnpq.br/7009995632636621; http://lattes.cnpq.br/2967535168308878; Santos, Antônio de Pádua dos; https://orcid.org/0000-0002-6998-9940; http://lattes.cnpq.br/9063486087784385; Silva, Priscilla Pinto Costa da; Batista, Alison Pereira; Gurgel, Jonas LírioO processo pedagógico tem historicamente centrado o ensino na figura do professor, no qual o conhecimento reconhecido como válido vem do professor e deve ser memorizado pelo aluno. A consciência crítica das limitações deste modelo vem surgindo, fazendo com que pesquisadores discutam sobre métodos de ensino que priorizem o aluno, transformando-o em protagonista e não somente receptor de conhecimento. Dentre esses métodos aparecem as Metodologias Ativas, tornando o aluno ativo e no processo de ensino. A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma dessas metodologias que busca quebrar o paradigma do ensino centrado no professor possibilitando os estudantes desenvolverem um projeto a partir da sua realidade, identificando uma problemática à ser resolvida através de conhecimentos presentes em um ou mais conteúdos, que são orientados na intervenção pedagógica do professor. Pensando nisso surge o questionamento: Como utilizar a Metodologia Ativa Aprendizagem Baseada em Projetos no ensino de conteúdos da Educação Física escolar de maneira a contribuir no processo de ensino? Para responder a essa temos como objetivo geral: desenvolver uma proposta pedagógica baseada na Metodologia Ativa Aprendizagem Baseada em Projetos no componente curricular Educação Física. E como objetivos específicos: planejar uma proposta pedagógica baseada na Metodologia Ativa Aprendizagem Baseada em Projetos; aplicar a proposta pedagógica metodológica da Aprendizagem Baseada em Projetos e avaliar o processo da proposta pedagógica. Participaram da pesquisa 23 alunos regularmente matriculados na turma do 3º ano A da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Governador Adauto Bezerra da cidade do Crato-Ceará. O referido estudo é uma pesquisa de intervenção pedagógica de abordagem qualitativa e caráter descritivo, no qual foi utilizado como instrumento para coleta de dados o diário de campo escrito durante a aplicação de uma sequência didática composta por 22 aulas. Esses dados foram analisados baseados nas etapas de um projeto de ensino de Bender (2014) e resultaram nos seguintes tópicos: conhecendo o conteúdo; introduzindo a ABP; pesquisando informações iniciais; criando artefatos; pesquisando, conhecendo um pouco mais; desenvolvendo a apresentação final; apresentando os artefatos e avaliando o projeto. Os resultados demonstraram que o uso das metodologias ativas permitiu o envolvimento dos estudantes no projeto assim como nas aulas, pois as mesmas fugiam da rotina ou seja da forma tradicional que os alunos estavam acostumados. Concluímos que com a aplicação da ABP, os alunos foram provocados a se tornarem mais atuantes no processo de ensino, assumindo o papel de pesquisador, buscando solucionar problemas reais da sua comunidade, especificamente o Parque Estadual Sítio Fundão localizado no bairro da escola, desenvolvendo aos poucos a autonomia e a criatividade no processo ensino e aprendizagem.Dissertação Educação Física e competências socioemocionais: experimentos didático-pedagógicos para uma resolução de conflitos assertiva(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-05-28) Cavalcanti, Renata Nishimura Guerra; Araújo, Allyson Carvalho de; ; ; Cavalcanti, Loreta Melo Bezerra; ; Dias, Maria Aparecida;As competências socioemocionais recentemente têm sido incluídas nos currículos em função da tendência de oportunizar aos alunos uma formação integral. Tais competências são necessárias para uma resolução de conflito interpessoal que considere os pontos de vista de todos os envolvidos. A escola, como ambiente de relações é também um ambiente de conflitos. Assim, estabelecemos como objetivo desta pesquisa, analisar um conjunto de aulas de Educação física escolar, nas séries finais do ensino fundamental, com o conteúdo esporte e seu diálogo com as competências socioemocionais. Como objetivos específicos estabelecemos, identificar em que categorias se enquadra a forma de resolução de conflitos utilizadas pelos alunos participantes da pesquisa, antes e depois da intervenção didática, e discutir uma possível melhoria na qualidade da resolução dos conflitos a partir do desenvolvimento socioemocional dos alunos participantes da pesquisa. A pesquisa se caracteriza como descritiva com abordagem qualitativa do tipo participante, e teve como população os alunos da Escola Estadual Vigário Bartolomeu (Natal/RN). Para a amostra, selecionamos a turma do 8º ano do Ensino Fundamental, e os participantes foram 16 alunos, sendo 10 meninas e 6 meninos, com idade média de 14 anos. A coleta de dados aconteceu durante as aulas de Educação Física do quarto bimestre de 2019. Como instrumentos de pesquisa utilizamos o questionário da Escala Children’s Action Tendency Scale (CATS), o diário de campo e fotografias com função ilustrativa. A professora pesquisadora realizou a intervenção didática analisada, que teve 10 encontros de 50 minutos cada. Nela, percebemos o movimento de desenvolvimento da professorapesquisadora acerca da sua concepção sobre os conflitos, e as suas tentativas de influenciar seus alunos neste mesmo movimento. Ao utilizar a CATS antes da intervenção, encontramos como resultados a tendência assertiva em primeiro lugar, seguida da submissa e da agressiva. Após a intervenção, a tendência submissa surgiu em primeiro lugar, seguida da assertiva e da agressiva. Embora o resultado encontrado não tenha sido tão positivo, ressaltamos que uma experiência longitudinal poderia expressar um resultado diferente. Como possíveis explicações citamos a valorização da submissão para uma boa convivência social, o amadurecimento emocional dos alunos que podem ter optado por não se envolver em alguns conflitos, o tempo pedagógico insuficiente para um trabalho mais efetivo e a ênfase na empatia nesta sequência de aulas, que ao valorizar o sentimento alheio poderia levar à submissão.Dissertação Educação física escolar: uma experiência no ensino de jovens e adultos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-13) Anjos, João Luiz Pinheiro Dionísio dos; Tinôco, Elizabeth Jatobá Bezerra; http://lattes.cnpq.br/3714455266526226; http://lattes.cnpq.br/4471572960766309; Fonseca, Rubiane Giovani; Souza, Iracyara Maria Assunção deNesta pesquisa buscamos relatar a experiência de um professor que buscava alternativas ao ensino da Educação Física, na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esta teve como objetivo geral vivenciar uma perspectiva metodológica de ensino-aprendizagem que motivassem a participação dos alunos da EJA, ausentes nas aulas da Educação Física escolar aplicada em uma escola municipal, na cidade de Monte Alegre/RN. Estudo justificado primordialmente como busca de solução para o desinteresse e a falta de motivação dos alunos em participar das aulas desta disciplina curricular. Optamos por fazer uma pesquisa de cunho qualitativo, a narrativa de formação, abordando a história de vida temática, unida aos sentidos e significados dados pelo autor. Assim, o investigado neste estudo se limitou ao próprio professor pesquisador, mediante sua trajetória de vida profissional temática, levando em conta seu percurso acadêmico, a partir da graduação até o seu mestrado, assim como sua prática docente enquanto professor da EJA nos anos de 2022 e 2023. Como estrutura metodológica utilizamos 6 capítulos, tendo o capítulo 3, Documentos Norteadores e uma Base para o Ensino da Educação Física Escolar, uma revisão de literatura subdividida em quatro itens para nos aprofundar na temática, com destaque na ludicidade como elemento essencial na vida do ser humano. Também nos associamos ao conceito da Andragogia que nos remete a importância de considerar a realidade na qual o aluno está inserido, para então buscar as alternavas de intervenção. Assim, os dados coletados nos possibilitou compreender como as práticas corporais foram relevantes enquanto metodologia de ensino-aprendizagem e contribuíram para a motivação dos alunos, haja vista a evolução dos alunos após a integração da proposta de trazer sentido e significado às suas práticas, durante os quatro semestres que fizeram parte deste estudo. Gerou também um olhar diferente da comunidade escolar para o potencial que pode ser extraído dos conteúdos da Educação Física, especificamente das práticas corporais, ampliando as atividades físicas em outros projetos coletivos na escola, incluindo uma perspectiva multidisciplinar integrativa, como a gincana cultural. Enfim, a comprovação do sucesso na execução desta abordagem de ensino nos permite acreditar que através de práticas corporais voltadas para a realidade do aluno da EJA, nos anos finais do Ensino Fundamental possam ser replicados também para outros docentes da Educação Física escolar. Portanto, esperamos que os resultados aqui encontrados possam inspirar futuras pesquisas e ações no chão de várias escolas.Dissertação Educação Física inclusiva: um relato de experiência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-28) Pinheiro, Allan de Medeiros; Surdi, Aguinaldo César; https://orcid.org/0000-0002-7809-7266; http://lattes.cnpq.br/2452504102904189; http://lattes.cnpq.br/0575968943480930; Batista, Alison Pereira; Cavalcanti, Loreta Melo Bezerra; Fonseca, Rubiane Giovani; http://lattes.cnpq.br/9797792006097741; Baptista, Tadeu João RibeiroNo último censo escolar realizado em 2022 o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela pesquisa, informou a efetivação de 1,5 milhão de matrículas da educação especial o que em relação ao anterior equivale um aumento de 29.3%. Apesar desse crescimento continuado, as pesquisas na área da Educação Física Escolar Inclusiva ainda são escassas. Visto o potencial que a Educação Física possui para contribuir com a construção de uma cultura inclusiva nas escolas. O presente estudo estabeleceu como objetivo geral relatar as experiências sobre as pessoas com deficiência na Educação Física Escolar (EFE), no esporte e como objetivos específicos: a) descrever as experiências com as pessoas com deficiência e as diferenças iniciando na vida familiar, continuando na caminhada formativa, e ressignificando na EFE, b) partilhar vivências pessoas e inclusivas em eventos esportivos e c) apresentar a percepção dos familiares e alunos acerca do fazer pedagógico deste docente pesquisador no chão da escola, no Ensino Fundamental no município de Natal/RN. Foi realizado uma pesquisa tipo relato de experiência de caráter descritivo, no lapso temporal entre 2019 e 2023, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Berilo Wanderley, no CAIC Esportivo de Lagoa Nova (Centro de Desporto Escolar Geração 2000) e na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Maria Ilka de Moura, setor oeste da capital potiguar, com o público da educação especial, 35 alunos, onde 20 eram do gênero masculino e 15 do gênero feminino. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram o diário de campo, registros fotográficos/vídeos e questionário de pesquisa. Aprovada com o parecer da plataforma Brasil nº 5.795.492, o estudo teve os resultados distribuídos em dois blocos: percepção dos alunos e percepção dos familiares quanto ao fazer pedagógico do professor pesquisador e o contexto inclusivo, ambos analisando as contribuições significativas e suas possibilidades de avanço. No tocante às considerações finais, constatou-se a importância da escola, do planejamento colaborativo, da EFE, dos demais sujeitos da comunidade escolar e de políticas públicas efetivas, para que juntos seja edificada e fortalecida uma cultura inclusiva no chão das escolas e contribua com um ensino significativo e de maior relevância social, visto que a inclusão é uma missão de toda a sociedade.Dissertação Educação na era digital: relato de experiência sobre as conectividades pedagógicas nas aulas de Educação Física(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-03-06) Pereira, Bryan Kenneth Marques; Surdi, Aguinaldo César; ; ; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; ; Kunz, Elenor;Visto o distanciamento da Educação Física (EF) das questões relacionadas ao uso e discussão sobre o trato pedagógico das Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação (TDICs) que o presente estudo elencou como objetivo geral o desenvolvimento, implementação e avaliação de uma proposta de aulas de EF (unidade temática) utilizando-se de metodologias ativas de aprendizagem e das TDICs para o ensino dos Esportes de Precisão (EPs) no Ensino Fundamental no município de São Mamede/PB. Foi realizado um estudo tipo relato de experiência de caráter descritivo, no segundo semestre de 2019, na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Professora Fildani Souto Gouveia – interior do sertão paraibano, com duas turmas de 7º ano, constituídas por 67 alunos, onde 35 eram do gênero masculino e 32 do gênero feminino. Os instrumentos para coleta de dados foram o Diário de Campo, Portfólio (físico e digital) e Questionário de Pesquisa. Aprovada com o parecer da plataforma Brasil nº 3.574.541, a pesquisa teve os resultados subdivididos em: protagonismo juvenil escolar e o uso das metodologias ativas de aprendizagem nas aulas de Educação Física e conectividades pedagógicas – construindo novas redes nas aulas de Educação Física –, ambas discutindo suas possibilidades e limites na implementação da proposta. Enquanto considerações finais, constatou-se que o uso de metodologias ativas nas aulas de EF, bem como o diálogo com as TDICs, conectou o processo de ensinoaprendizagem às estruturas de conhecimento do aluno, proporcionando um ensino significativo e de maior relevância social, visto que o produto cultural resultante desse processo participativo oportunizou uma significância social mais abrangente, já que foi concebido a partir da integração de diferentes visões e contextos sociais.Dissertação O ensino da ginástica e a aprendizagem significativa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-04-10) Castro, Márcio Kledir Regis; Costa, Mackson Luiz Fernandes da; http://lattes.cnpq.br/7009995632636621; http://lattes.cnpq.br/3032879995213241; Surdi, Aguinaldo César; Alves, Cláudia FoganholiNas últimas décadas professores de Educação Física têm buscado melhorar sua prática pedagógica no trato com os conteúdos da área. Apropriar-se, na prática, de pressupostos teóricos e metodológicos no processo de ensino e aprendizagem desses conteúdos contribuirá cada vez mais na valorização e legitimação da Educação Física na escola. A teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel (1963), que busca promover um processo de ensino e aprendizagem com sentidos e significados para os estudantes, superando uma aprendizagem mecânica dos conteúdos, tem ganhado espaço em pesquisas, estudos e aplicação prática em sistemas de educação. A presente pesquisa teve por objetivo propor uma abordagem para o trato do conteúdo Ginástica, com base na aprendizagem significativa para o Ensino Fundamental Anos Finais. A metodologia, de caráter qualitativo, utilizou-se de processos das metodologias participativas e, no caso específico deste trabalho, a pesquisa-intervenção. Participaram do estudo trinta estudantes do 8º ano do Ensino Fundamenta dos Anos Finais, de uma escola pública municipal do interior do Ceará. As intervenções aconteceram em 07 encontros com duas aulas geminadas. As aulas são de 50 minutos cada. Sendo assim, a proposta foi desenvolvida em 14 aulas. Os instrumentos para coleta dos dados envolveram: questionários pré e pós-intervenção, diário de campo do professor e portfólios dos estudantes. Os dados coletados foram transcritos, revistos, organizados e classificados a partir da análise de categorias de codificação propostas por Bogdan e Binken (1994). Os principais resultados indicaram que ao privilegiar um modelo de ensino no qual o estudante esteja no centro do processo e o professor desempenhe o importante papel de mediador, favoreceu a aprendizagem do conteúdo Ginástica. Observou-se que proporcionar espaços de aula onde os estudantes externalizem seus conhecimentos, percepções e reflexões, e que também possam dialogar entre eles e com o professor, contribuiu para esse ambiente de aprendizagem com significados. Identificou-se que ao tratarmos o conteúdo Ginástica baseado em princípios da teoria em questão, possibilitou um melhor desenvolvimento do conteúdo nas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal. Concluímos que uma proposta de aulas no trato do conteúdo ginástica, baseada em princípios da aprendizagem significativa, contribuiu de forma relevante para reflexões e possibilidades no trato desse conteúdo.Dissertação Ensino do badminton na Educação Física Escolar: experimentando a concepção crítico-emancipatória numa escola pública municipal de Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-15) Medeiros, James Fernandes de; Santos, Antonio de Padua dos; https://orcid.org/0000-0002-6998-9940; http://lattes.cnpq.br/9063486087784385; https://orcid.org/0009-0002-1813-3138; http://lattes.cnpq.br/4169079140577697; Surdi, Aguinaldo Cesar; https://orcid.org/0000-0002-7809-7266; http://lattes.cnpq.br/2452504102904189; Batista, Alison Pereira Batista; https://orcid.org/0000-0002-5293-0993; http://lattes.cnpq.br/3140814720062433; 03378868490; Machado, Roseli Belmonte; 81925301087O ensino dos esportes tradicionais hegemônicos nas aulas de Educação Física e a limitada diversificação dos seus conteúdos são importantes problemáticas na área. O ensino tradicional centrado nos esportes coletivos tradicionais pautado nos princípios do rendimento e da concorrência tem gerado a exclusão dos fracos em detrimento dos mais habilidosos. A reduzida diversificação dos conteúdos é apontada na literatura como motivo de evasão. Nesse sentido, o badminton apresenta-se como uma possibilidade de diversificação, sendo um esporte não tradicional, inclusivo e divertido. Assim, desenvolvemos o ensino do badminton na concepção Crítico-emancipatória, experimentando possibilidades educativas. Diante disso, a questão de estudo foi: como ensinar badminton nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental Anos Finais na perspectiva da Concepção Crítico-emancipatória? O objetivo geral: construir, aplicar e avaliar uma proposta de ensino do badminton nas aulas de Educação Física do Ensino Fundamental Anos Finais pautada na Concepção Crítico-emancipatória. Objetivos específicos: descrever as transcendências de limite desenvolvidas uma unidade didática de badminton; discutir possibilidades de desenvolvimento da competência educacional criativa; refletir as relações de gênero dos estudantes nas aulas de badminton na Educação Física Escolar e analisar percepções e sentimentos dos estudantes nas vivências nas aulas de badminton. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação de natureza descritiva-exploratória. O cenário foi a Escola Municipal Professor Zuza, Natal/RN, envolvendo as turmas de 8º ano A, B e C. Para isso, construímos uma unidade de ensino de badminton com 15 aulas de 60 minutos realizadas entre maio a agosto de 2023. As aulas foram realizadas em sala de aula, sala de vídeo e pátio interno. O planejamento pedagógico constituiu-se: reunião de socialização do projeto, avaliação diagnóstica e planejamento das aulas. Os instrumentos foram: questionários, diário de campo do estudante, registros imagéticos e observação participante. A pesquisa foi aprovada pelo CEP/UFRN, sob parecer de número 5.918.088 em 03 de maio de 2023. As respostas aos questionários diagnósticos revelaram que a maioria dos educandos desconhecem o badminton e que poucos já sabiam jogar. As anotações em diários de campo do estudante indicaram que, apesar da baixa devolutiva dos cadernos, foram obtidas reflexões escritas significativas sobre as aulas. Na observação participante foram verificados tensionamentos entre os corpos diante das relações de gênero, que foram minimizados por meio das problematizações e discussões. As respostas aos questionários da vivências apontaram que o badminton promoveu a participação efetiva de todos os indivíduos em aulas coeducativas. Ademais, as vivências geraram nos estudantes oportunidades: diversão, inclusão, interação social, criatividade, comunicação e coeducação. Com isso, consideramos que a unidade didática desenvolvida foi significativa na formação dos estudantes a partir do ensino do badminton, resultando em uma prática pedagógica exitosa, capaz de desenvolver nos estudantes novas aprendizagem, competências e capacidades educativas
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