Programa de Pós-Graduação em Administração
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Dissertação A adoção da governança da inteligência artificial generativa em universidades públicas brasileiras(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-28) Gomes, Maria Gabrielle Soares; Ramos, Anatália Saraiva Martins; http://orcid.org/0000-0002-8578-2018; http://lattes.cnpq.br/1151025937054810; http://lattes.cnpq.br/5999425847740528; Andrade, Adrianne Paula Vieira de; Nobre, Anna Cláudia dos Santos; Souza Neto, Rômulo Andrade deA Inteligência Artificial Generativa (IAG) tem sido cada vez mais reconhecida como uma força transformadora no ensino superior, oferecendo benefícios como o aprimoramento das experiências de aprendizado e o aumento da eficiência na pesquisa acadêmica. No entanto, uma revisão de escopo revelou que desafios significativos persistem, incluindo preocupações com a privacidade dos dados dos estudantes, a disseminação de desinformação e vieses nos processos avaliativos. Além disso, identificou-se a escassez de estruturas de governança capazes de gerenciar eficazmente os impactos éticos, regulatórios e operacionais da IAG em instituições de ensino superior. Diante dessa lacuna, este estudo teve como objetivo geral compreender o nível da adoção da governança do uso da IAG nas 24 universidades públicas brasileiras mais bem classificadas em pelo menos um dos rankings de excelência acadêmica (Ranking Universitário Folha 2024, QS World University Ranking 2025 e Times Higher Education World University Rankings 2025). A tipologia da pesquisa classifica-se como qualitativa, com abordagem exploratória e foi operacionalizada por meio de um estudo documental. A coleta de dados envolveu a busca nos sítios eletrônicos das instituições e no envio de formulários com o pedido de informações adicionais às instituições selecionadas. Para o tratamento e análise de dados, utilizou-se a análise temática. Com base na análise dos temas Mecanismos estruturais, Mecanismos procedimentais, Mecanismos comunicacionais e Mecanismos para treinamento, foi possível constatar que nenhuma das 24 instituições analisadas se enquadrariam em um nível avançado de adoção da governança da IAG. Contudo, observa-se um cenário promissor, uma vez que 11 universidades apresentam iniciativas em estágio intermediário, demonstrando progresso em direção ao amadurecimento dessa governança. Os achados deste estudo podem servir como subsídios para a formulação de ações práticas e políticas institucionais que visem fortalecer a governança da IAG no ensino superior.Dissertação A influência das classificações ESG na acurácia dos analistas em países emergentes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-17) Losardo, Ana Mayra Gonçalves; Felipe, Israel José dos Santos; Mota, Renato Henrique Gurgel; http://lattes.cnpq.br/6974541111692138; Paulo, Felipe Luiz Lima de; Lucena, Wenner Gláucio LopesO objetivo desta dissertação foi analisar o impacto das classificações ESG (Environmental, Social, and Governance) na acurácia das previsões de lucro dos analistas financeiros em países emergentes. O estudo buscou responder a hipótese de pesquisa: existe uma relação significativa e negativa entre as classificações ESG e a acurácia das previsões dos analistas financeiros para empresas de países emergentes. O estudo utilizou uma amostra de 550 empresas de oito países emergentes (Brasil, Coreia do Sul, Malásia, México, África do Sul, Tailândia, Turquia e Emirados Árabes Unidos) que adotam as IFRS e que possuem dados ESG no período de 2014 a 2023. Os dados foram coletados da plataforma Refinitiv Eikon, excluindo-se o setor financeiro devido às suas particularidades. Os resultados revelaram que o ESG como um todo não teve impacto significativo na acurácia das previsões de lucro dos analistas. A dimensão ambiental foi a única que atendeu à hipótese inicial, desempenho superior nessa área pode reduzir a média de erros nas previsões dos analistas. No entanto, o aumento na dispersão das previsões sugere que questões como o greenwashing podem influenciar negativamente a confiança nas informações. O pilar social destacou-se com a maior média entre as dimensões ESG, refletindo um avanço relativo nas práticas sociais das empresas em países emergentes. No entanto, essa dimensão não influenciou significativamente a acurácia das previsões dos analistas, possivelmente devido à complexidade e subjetividade das métricas sociais. A governança, embora com desempenho razoável, também não impactou significativamente a precisão das previsões, mas sugeriu uma tendência de maior dispersão nas previsões para empresas com melhores práticas. A complexidade das métricas ESG, a falta de padronização nas divulgações e a heterogeneidade dos mercados emergentes ajudam a explicar esses resultados. Os resultados ressaltam a importância de considerar a qualidade e a consistência das informações ESG divulgadas, principalmente em países emergentes, onde a regulamentação pode ser menos rigorosa.Tese A ação pública dos organismos internacionais e nacionais para as mudanças do SINAES em 2017: revelando coalizões(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-19) Macedo, Marconi Neves; Araújo, Maria Arlete Duarte de; ; ; http://lattes.cnpq.br/0789522884294004; Castro, Alda Maria Duarte Araújo; ; Coelho, Fernando de Souza; ; Alloufa, Jomaria Mata de Lima; ; Oliveira, João Ferreira de;O objetivo da Tese é compreender como a ação pública dos atores nacionais envolvidos com a educação superior, influenciados por organismos internacionais e articulados em coalizões políticas a partir de suas crenças e representações e por meio do uso do conhecimento técnico como recurso político, contribuiu para uma significativa reforma institucional do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) em 2017. Utilizou-se um modelo analítico concebido a partir da conjugação de elementos dos modelos do Pentágono das Políticas Públicas (PPP) e do Advocacy Coalition Framework (ACF) da abordagem sociológica de análise das políticas públicas. A análise dos dados foi feita a partir de documentação oficial dos principais atores identificados no subsistema de política pública de avaliação da educação superior de graduação brasileira, privilegiando os quadros de análise cognitiva e normativa. O quadro cognitivo para identificar as crenças dos atores a partir de suas representações e revelar coalizões, e o quadro normativo para evidenciar o processo de interação entre esses atores de modo a conformar as regras institucionais aos seus interesses, como resultado da sua ação pública. Após o exame dos dados, o modelo analítico utilizado evidenciou como a política pública de avaliação da educação superior de graduação está inserida em um ambiente neocorporativista no qual as instâncias estatais funcionam como arena de mediação dos interesses divergentes de múltiplos atores e permitiu compreender como atuaram as coalizões políticas defensoras da educação como um direito e educação como mercadoria no processo de reformulação do SINAES. Desse modo, esta Tese conclui pela internalização de diretrizes sobre a avaliação de educação superior oriundas de organismos internacionais na reforma do SINAES, em 2017, e que as mudanças foram decorrentes da ação pública da coalizão de atores essencialmente privados, defensores da educação como mercadoria, que souberam se articular politicamente, usar o conhecimento técnico como recurso de poder e influenciar a agenda de decisões do Ministério da Educação de modo a prevalecer seus interesses, em especial nas modificações que facilitam o credenciamento e o recredenciamento de IES privadas, desembaraçam transferências de mantença e desoneram os investimentos com o corpo docente e o acervo bibliográfico.Tese Ação pública na formação e transformação do destino turístico de Porto de Galinhas: um estudo dos referenciais no período de 1970 a 2010(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-10-21) Lopes, Alba de Oliveira Barbosa; Tinoco, Dinah dos Santos; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781518Y1; ; http://lattes.cnpq.br/7334674129514705; Sano, Hironobu; ; http://lattes.cnpq.br/6037766951080411; Araújo, Maria Arlete Duarte de; ; http://lattes.cnpq.br/8538092783362714; Silveira, Carla Borba da Mota; ; http://lattes.cnpq.br/1318758213571635; Coriolano, Luzia Neide Menezes Teixeira; ; http://lattes.cnpq.br/4477795642535596O objetivo geral desta tese foi compreender como a ação pública impulsiona a formação e transformação de destinos turísticos. A investigação baseou-se na premissa de que as ações públicas são o resultado do processo de mediação de atores estatais e não estatais considerados importantes em um setor, os quais interagem visando prevalecer seus interesses e suas visões de mundo sobre os demais. O caso da praia de Porto de Galinhas, em Pernambuco, lócus de investigação desta tese, permitiu a análise de uma multiplicidade de atores na formação e implementação de ações locais voltadas ao desenvolvimento do turismo nos anos de 1970 a 2010, bem como permitiu a compreensão da construção do referencial das intervenções realizadas. A tese, de natureza qualitativa, teve como suporte teórico a abordagem cognitiva de análise de políticas públicas desenvolvida na França, tendo como expoentes principais os autores Bruno Jobert e Pierre Muller. Esta escolha foi feita pela ênfase conferida aos fatores cognitivos e normativos da política, aspectos estes pouco explorados nos estudos de políticas públicas no Brasil. Foram utilizadas a pesquisa documental, a bibliográfica e a de campo como fontes de coleta de dados para a re(constituição) da formação e transformação deste destino. As técnicas de análises empregadas foram: a análise de conteúdo e a documental. Para traçar o referencial da ação pública, partiu-se da caracterização das fronteiras do setor de turismo e a criação de imagens pelo principal órgão internacional: a Organização Mundial do Turismo. A partir da análise da evolução do turismo no país, identificou-se que as políticas públicas no Brasil passaram por transformações na sua promoção ao longo dos anos, indicando mudanças no referencial que nortearam as intervenções. Estas diretrizes e transformações foram identificadas na construção do destino turístico de Porto de Galinhas, cujos dados foram sistematizados e apresentados em quatro períodos históricos, nos quais foram discutidos os valores, as normas, os algoritmos, as imagens e os mediadores relevantes. Identificou-se que o Estado atuou em diferentes papeis nas décadas analisadas no turismo local. A partir da década de 1990, contudo, novos atores foram inseridos na formulação e implementação das políticas desenvolvidas, com destaque para os hoteleiros locais. Estes, por meio da sua associação, instauraram uma relação de liderança no setor turístico local, com isso, eles conseguiram firmar sua hegemonia e disseminar seus próprios interesses. A liderança adquirida por um grupo de atores, no caso de Porto de Galinhas, não significa que as trocas no interior do setor foram neutralizadas, mas sim que existe um quadro cognitivo que se confronta com os atores envolvidos. Apesar dos avanços obtidos pelo trabalho dos mediadores nas últimas décadas que resultaram na ampliação e diversificação da atividade na região, bem como na consolidação da praia como um destino turístico de destaque em nível nacional, a posição do destino é instável em relação à competitividade uma vez que existe um ambiente de frágil sustentabilidade social e ambientalTese Ação pública no campo da música no Rio Grande do Norte: atores, representações, processos, instituições e resultados(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-22) Padilha, Yuri de Lima; Araújo, Maria Arlete Duarte de; ; http://lattes.cnpq.br/8538092783362714; ; http://lattes.cnpq.br/1573972590972853; Araújo, Fábio Resende de; ; http://lattes.cnpq.br/2159396359014027; Ferreira, Marco Aurélio Marques; ; http://lattes.cnpq.br/5928812164923260; Silva, Suylan de Almeida Midlej e; ; http://lattes.cnpq.br/9693261612063921; Sousa, Washington José de; ; http://lattes.cnpq.br/2387611219688981Esta tese objetiva compreender como atores estatais e não-estatais envolvidos com a música, em sua ação pública, atuam para implementar políticas culturais para a música no RN. Fundamenta-se na sociologia da ação pública, abordagem teórica fundamentada no novo institucionalismo. A análise foi realizada tendo como referência o modelo do Pentágono de Políticas Públicas (PPP) estabelecido por Lascoumes e Le Galès (2012a), com base na ação pública, configurado em dimensões que se relacionam – atores, processos, representações, instituições e resultados. A pesquisa, de caráter qualitativo, entrevistou 24 atores, da região metropolitana e de regiões do interior do RN, escolhidos por sua representatividade no campo da música, Com base nas entrevistas, a dinâmica da ação pública analisada revela que ainda que não se constate diretrizes normativas que orientem e conduzam a ação estatal no âmbito da música, existem ações sendo formatadas e implementadas com relativa influência dos atores da sociedade civil, com repercussões para a música. Esse fato mostra o acerto de se pensar as políticas públicas tanto pelo que apresentam de concreto quanto pelo que deixam de fazer. Há um vazio institucional na condução das políticas para o campo da música em termos de instrumentos específicos, mas é possível afirmar que os poucos instrumentos que existem são de certa forma apropriados pela música, a exemplo dos editais e da lei de incentivo. Outrossim, também é possível assinalar que no vazio institucional emergem proposições de políticas para a cultura e, por extensão, para a música. Assim, defende-se a tese de que os diversos atores vinculados à expressão artística da música estabelecem formas distintas de interações, criando e/ou ocupando espaços de decisão formais e/ou informais, a partir das representações que compartilham sobre as especificidades do mundo musical, com o objetivo de influenciar a implementação de políticas, e produzir resultados que apoiem a consolidação das expressões musicais existentes e fomentem novas linguagens musicais. Decorrente dessa afirmação, pode-se também afirmar que a ação pública em que os atores estatais e não-estatais se envolvem implica igualmente a formulação de políticas, a exemplo da proposição dos marcos normativos para a cultura. E, dessa forma influenciam a constituição de uma agenda pública para a cultura e, particularmente, para a música que contempla os aspectos mais diversos desde a estruturação do campo até o papel que o Estado deve assumir como protagonista na promoção e preservação da cultura.Dissertação Aceitação e uso de ambiente virtual de aprendizagem no contexto de um curso de capacitação para servidores públicos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-07-21) Oliveira, Bruna Miyuki Kasuya de; Ramos, Anatália Saraiva Martins; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782144T2; ; http://lattes.cnpq.br/4359261207699492; Gomes, Apuena Vieira; ; http://lattes.cnpq.br/0601161335088804; Martens, Cristina Dai Prá; ; http://lattes.cnpq.br/3471910853542167; Freitas, Henrique Mello Rodrigues de; ; http://lattes.cnpq.br/6722335489800535Este estudo teve como objetivo verificar como os alunos percebem os fatores que podem influenciá-los a cursar uma capacitação a distância oferecida no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Para tanto, foi utilizado como aporte teórico a Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia (UTAUT), resultado da integração de oito modelos anteriores que visam explicar o mesmo fenômeno, a aceitação/uso da tecnologia da informação. A abordagem da pesquisa foi do tipo quantitativo-qualitativo. Para consecução do objetivo da pesquisa, foram realizadas cinco entrevistas semi estruturadas e a aplicação de um questionário on-line (websurvey) em uma amostra válida de 101 servidores públicos dispersos em todo território nacional. A técnica utilizada para a análise dos dados quantitativos foi a modelagem de equações estruturais (MEE), por meio do método dos mínimos quadrados parciais por modelagem de caminhos (Partial Least Square Path Modeling PLS-PM) e, para os dados qualitativos, a análise de conteúdo temática. Dentre os resultados obtidos, verificou-se que, a crença que o servidor público possui no uso do AVA como sendo uma forma de melhorar o desempenho de seu trabalho (expectativa de desempenho) foi determinante para sua intenção de uso que, por sua vez, influenciou o seu uso. Foi confirmado que, no âmbito de uso voluntário da tecnologia, a opinião geral do círculo social do aluno (influência social) não possui efeito em sua intenção em usar o AVA. A expectativa de esforço e as condições facilitadoras não tiveram relação direta com a intenção do uso e uso, respectivamente. No entanto, emergiu das falas dos alunos a opinião particular dos colegas de trabalho, a facilidade de manipular o AVA, a flexibilidade de tempo e local do EaD, a presença do tutor, como sendo importantes em sua intenção de fazer uma capacitação a distância. De posse dos resultados, espera-se que os gestores da capacitação a distância da ENAP voltem suas ações para diminuir o impacto das causas do não uso por aqueles indispostos a adotar voluntariamente o e-learning, e intensificar as potencialidades do EaD para os já usuáriosDissertação Ações afirmativas para acesso ao ensino superior estimulam o empreendedorismo minoritário? Uma análise empírica de uma universidade brasileira(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-24) Soares, Ana Maria Jerônimo; Melo, Felipe Luiz Neves Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/8720694973258099; Sampaio, Luciano Menezes Bezerra; Tannuri-Pianto, Maria Eduarda; Oliveira, Renato Lima deO impacto de Ações Afirmativas (AA) para acesso ao ensino superior está em pauta em todo o mundo, visto que tais políticas incentivam a escolaridade de grupos minoritários e afetam as vidas de indivíduos historicamente desfavorecidos. Nesta perspectiva, frequentar a universidade aumenta o acesso das minorias à Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), bem como à diversidade e inovação, podendo ser um fator relevante na idealização de empreendimentos. Todavia, existem poucas evidências empíricas acerca do efeito de frequentar uma universidade de excelência sobre a probabilidade de tornar-se um empreendedor. Desta forma, o objetivo deste estudo é avaliar se a bonificação (pontuação adicional) para admissão em uma universidade brasileira está positivamente relacionada à probabilidade de um indivíduo iniciar um novo negócio. A política analisada consiste no Argumento de Inclusão (AI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que adicionava 10% à nota no processo seletivo para estudantes egressos de escolas públicas até o ano de 2012. Como estratégia de análise foi utilizado o método de Regression Discontinuity Design (RDD) em um conjunto de dados que combina a candidatura à UFRN entre 2010 e 2012 com informações de abertura e sociedade em empresas, disponibilizadas pela Receita Federal até 2021 (cobrindo o período a partir do ingresso na UFRN e considerando até cinco anos após a formação), e a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS 2017) do Ministério do Trabalho e Emprego. Em síntese, não foram identificados efeitos estatisticamente significantes de frequentar a UFRN, beneficiado pela política, sobre a probabilidade de empreender. No entanto, ao restringir a análise ano a ano, os coeficientes se alteram apenas para 2010, havendo, portanto, um efeito negativo significante, indicando que os beneficiados pela política que ingressaram na UFRN no referido ano apresentam redução na probabilidade de empreender. Ademais, os resultados de uma análise adicional mostram que candidatos elegíveis, especificamente do gênero masculino, que ingressaram na universidade por meio da política tiveram um aumento nos anos de educação e na probabilidade de concluir a faculdade, logo, a formação acadêmica pode gerar perspectivas futuras de empregos formais, aumentando o custo de oportunidade de empreender.Dissertação Adaptação sociocultural de gestores espanhóis expatriados no Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-09-19) González, Juan Miguel Rosa; Añez, Miguel Eduardo Moreno; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706850H6; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789466Z5; ; http://lattes.cnpq.br/8937963538553756; Oliveira, José Arimatés de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788020Z0; Machado, Hilka Vier; ; MACHADO, H. VEste estudo teve por objetivo compreender como ocorre a adaptação sociocultural ao Brasil de gestores expatriados por empresas privadas e órgãos públicos da Espanha e de seus cônjuges. Para tanto, adotou-se como substrato teórico principal o modelo de adaptação proposto por Parker e McEvoy (1993), que tomando como base o modelo de Black, Mendenhall e Oddou (1991) propõe três dimensões da adaptação: ao ambiente de trabalho, ao ambiente geral fora da esfera organizacional e às interações com nacionais do país hóspede. O estudo, de natureza exploratória e descritiva, usou pesquisa de campo para levantamento de dados primários, que foram analisados através de abordagem qualitativa. A coleta se deu mediante entrevistas individuais em profundidade com três gestores de nacionalidade espanhola expatriados no Brasil e dois dos seus cônjuges. Os dados foram objeto de análise através de uma das técnicas de análise de conteúdo, a análise temática. Mostra que a adaptação vê-se mais dificultada pela distância cultural que pelas características da missão profissional, sendo mais bem sucedida em expatriados com conhecimentos prévios aprofundados sobre aspectos socioculturais do país de destino. Verifica também que o grau de adaptação aumenta com a compreensão das diferenças culturais que explicam valores e comportamentos diferentes aos do expatriado. Atesta que fatores individuais como habilidades de percepção e de relação, flexibilidade, empatia e auto-eficácia estão positivamente relacionados com a adaptação às três dimensões: trabalho, ambiente geral e interações sociais. Constata ainda que a adaptação do expatriado dificulta-se quando a adaptação do cônjuge não é bem sucedida e que a localização em um habitat percebido como carente de infraestruturas chave dificulta a adaptação em expatriados procedentes de habitats fortemente urbanos. Conclui que a adaptação do expatriado ocorre através do progressivo conhecimento do ambiente do país hóspede e da compreensão do contexto sociocultural que explica as diferenças entre valores e comportamentos do país hóspede e aqueles do país de origem, processo facilitado por características individuais do expatriado não diretamente vinculadas à sua qualificação técnica, como são habilidades de percepção e relação, flexibilidade e empatia, além de sólidos conhecimentos socioculturais sobre o país hóspede. Entende, portanto, que as organizações envolvidas com a expatriação de profissionais devem considerar entre os seus critérios de seleção o grau em que os candidatos possuem características pessoais e conhecimentos socioculturais passíveis de facilitar a adaptaçãoTese Adoção de práticas de BYOD à luz dos princípios da teoria effectuation(2016-12-20) Silva, Marcos Paulo da; Sousa Neto, Manoel Veras de; ; http://lattes.cnpq.br/9316091869858841; ; Araújo, Afrânio Galdino de; ; http://lattes.cnpq.br/9062687501625890; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; ; http://lattes.cnpq.br/5623264732330013; Maçada, Antonio Carlos Gastaud; ; http://lattes.cnpq.br/3043897632138906; Silva, Brivaldo André Marinho da; ; http://lattes.cnpq.br/3307270483924600; Souza, Cesar Alexandre de; ; http://lattes.cnpq.br/9897564356792091O presente estudo busca compreender de que forma usuários e gestor de Tecnologia da Informação (TI) adotam práticas de Bring Your Own Device (BYOD), à luz dos princípios da teoria Effectuation. No referencial teórico, desenvolvem-se discussões sobre o contexto da consumerização, suas aplicações e implicações para as organizações e indivíduos, a abordagem da teoria Effectuation, o raciocínio effectual, seus princípios e o processo. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, utilizando o método misto de pesquisa — qualitativo e quantitativo — por meio de um estudo de caso único, do qual participaram 42 usuários e o gestor de TI de uma empresa que atua há 49 anos no setor varejista/atacadista de Natal/RN. Para a análise dos dados coletados junto aos usuários de TI, utilizou-se a estatística descritiva, regressão logística (bootstrap), correlação de Pearson e teste U de Mann-Whitney, com o auxílio do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 21. Para a análise da entrevista concedida pelo gestor de TI, utilizou-se a análise de conteúdo categorial — análise temática — com o auxílio do software ATLAS.ti, versão 7.5.15. A pesquisa mostra, por meio das metainferências, que existem divergências entre a adoção das práticas de BYOD pelos usuários de TI — perfil effectual prevalente — e pela empresa, representada pela gestor de TI — perfil causal — considerando que os aspectos da gestão voltados para a mitigação de imprevistos, segurança da informação e o controle para o uso com foco no trabalho vão de encontro à perspectiva dos usuários de TI, de que por meio das práticas de BYOD é possível uma atuação autônoma e dirigida à inovação, em razão da exploração das contingências e a realização de parcerias com colegas de trabalho e/ou clientes e/ou fornecedores. No entanto, usuários e gestor de TI convergem em relação à perspectiva sobre os benefícios para as atividades da organização, no que diz respeito à satisfação dos funcionários, à melhoria do atendimento aos clientes e à realização de parcerias para a adoção, visto que o gestor percebe como uma parceria a disponibilização da infraestrutura de TI organizacional para que os funcionários possam utilizar seus próprios aparelhos. Conclui-se que a realização de parcerias engloba a ocorrência de interações entre os usuários e o gestor de TI, o que potencializa a ação humana na construção da adoção das práticas de BYOD, sobretudo quando o altruísmo inteligente se faz presente. Deve-se destacar que, na gestão da adoção, se deverá considerar o nível de escolaridade do usuário e a perspectiva de que a adoção das práticas ocorre em virtude da possibilidade dos aparelhos serem usados em qualquer lugar, conforme os modelos logit, a fim de otimizar o atendimento das demandas da maior parte dos usuários de TI da empresa.Dissertação A adoção de práticas de governança corporativa por empresas estatais brasileiras: um panorama da implementação da Lei nº 13.303/16 - Lei das estatais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-22) Lima, Alexandre do Vale; Carvalho, Anne Emilia Costa; Sampaio, Luciano Menezes Bezerra; ; http://lattes.cnpq.br/3807603064705018; ; http://lattes.cnpq.br/6803076056551170; ; Fontes Filho, Joaquim Rubens; ; http://lattes.cnpq.br/3818385640376862; Freitas Neto, Raimundo Marciano de; ; http://lattes.cnpq.br/8096228816976057A governança corporativa tem obtido notório espaço no interesse governamental e acadêmico nos últimos anos, sendo vista como uma ferramenta para prevenção de crises econômicas através do aumento na confiabilidade das empresas. No Brasil, após sucessivos casos de corrupção envolvendo empresas estatais, foi promulgada a Lei 13.303/16, conhecida como Lei de Responsabilidade das Estatais, que traz uma série de dispositivos em prol de uma melhora na governança corporativa das empresas estatais brasileiras. Tendo em vista este cenário, este trabalho buscou avaliar a adoção da nova legislação sobre dois aspectos: o alinhamento do regulamento em relação a princípios internacionais de governança e a dinâmica de implementação das práticas pelas empresas. Se utilizando do documento “Diretrizes da OCDE de Governança Corporativa para Empresas Estatais”, publicada em 2015 e da 5ª edição do Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa produzido pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), como base referencial, o estudo realizou uma análise de convergência de 65 práticas de governança trazidas pela nova legislação e em um segundo momento avaliou 23 empresas estatais com ações em circulação na B3 em relação a implementação de 47 práticas instituídas pela lei tendo como base um indicador baseado no IG-SEST. Os resultados obtidos validam estudos anteriores ao concluir que a Lei 13.303/16 em grande parte está aderente às melhores práticas internacionais da área de governança corporativa, porém amplia o conhecimento adquirido ao identificar pontos onde a legislação não possui o alinhamento com o preconizado nos documentos de referência da área, como por exemplo a falta uma política de remuneração variável para administradores e independência apenas parcial do comitê de auditoria. Em relação a implementação das práticas por parte das empresas, a apuração do indicador de governança (IG-SEST Ajustado) indica que a implementação da legislação se deu em sua grande parte, contudo foram identificadas práticas e empresas com atraso na implementação. Como produto, tem-se ainda constatações de distinções entre empresas de diferentes setores, esferas de controle e porte, e por fim a conclusão de que as empresas estatais brasileiras possuem uma tendência a adoção reativa de práticas de governança, sendo o modelo de lei rígida(hard law) mais adequado para consecução do objetivo de se incrementar o nível de governança corporativa destas empresas no Brasil.Dissertação Adoção do Modelo Life Cycle Canvas no contexto da aprendizagem baseada em projetos(2018-06-13) Silva, Dmitryev Cyreneu da; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; ; ; Gurgel, André Morais; ; Medeiros, Bruno Campelo; ; Sousa Neto, Manoel Veras de; ; Paiva, Maria Cristina Leandro de;O estudo realizado busca compreender como o modelo Life Cycle Canvas pode apoiar a Aprendizagem Baseada em Projetos quando no contexto de aprendizagem dos alunos de Administração. O trabalho se caracteriza como exploratório e traz uma abordagem qualitativa a fim de explicar esse fenômeno no contexto em que acontece. Para alcançar esse objetivo foi realizada uma pesquisa de campo, na qual o investigador conduziu uma disciplina no curso de Administração em uma Instituição Federal de Ensino Superior, onde foram analisados o desenvolvimento das competências de 16 alunos a partir do contexto dos modelos inseridos na disciplina. A coleta de dados se fez a partir dos portfólios de aprendizado dos alunos e de um questionário, bem como na observação do pesquisador e de uma entrevista coletiva. Foi utilizada a análise de conteúdo para o tratamento dos dados gerados na disciplina suportada pelos softwares NVivo e Copy Spider. Como resultados, temos que a principal contribuição teórica foi o alinhamento entre as competências e habilidades que fazem parte do aprendizado de um Administrador com as que são beneficiadas pela ABPj. Nesse sentido, foi constatado que o Life Cycle Canvas não suporta diretamente o desenvolvimento de competências, no entanto ele suporta o modelo de aprendizagem o que, por conseguinte acaba beneficiando o desenvolvimento de competências. Assim, o modelo LCC se mostra como um auxiliar no ambiente de Aprendizagem Baseada em Projetos, ao passo que os alunos inseridos nesse contexto, se sentem mais seguros nas tomadas de decisão visto a facilidade que o modelo imprime na sua comunicação e atrela uma dinamicidade que se mostrou necessária. O ambiente desafiador que a Aprendizagem Baseada em Projetos promove se encaixa de maneira sincrônica ao contexto de formação de um administrador. De maneira complementar, foi evidenciado a necessidade que os alunos de Administração sentem ao longo do curso acerca da falta de prática durante as disciplinas. A prática foi um dos pontos mais fortes da disciplina, que acabou estimulando os alunos principalmente nas habilidades de resolução de problemas e trabalho em equipe. Sendo assim, o estudo mostrou que o pressuposto se confirmou, e os alunos entenderam que só o fato de o Life Cycle Canvas ajudar o projeto, já seria, por conseguinte, uma facilitação na disciplina, resultando assim em uma facilitação no processo de aprendizado. O estudo, além de criar massa crítica sobre experiências com Aprendizagem Baseada em Projetos no Ensino de Administração no Brasil, inaugura o uso de um modelo de gestão de projetos ao longo de uma disciplina, como auxiliar no desenvolvimento do aluno no seu aprendizado.Tese Agricultura familiar e Programa Nacional de Alimentação Escolar: categorias analíticas, mercado de compras e papel dos burocratas de nível de rua(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-06) Silva, Francisco Dreno Viana da; Sousa, Washington José de; Ferreira, Marco Aurélio Marques; https://orcid.org/0000-0001-6295-2806; http://lattes.cnpq.br/2387611219688981; https://orcid.org/0000-0002-5886-4990; http://lattes.cnpq.br/3707396722617723; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; Cunha, Eduardo Vivian da; Siqueira, Elisabete StradiottoO objetivo é analisar a inserção da agricultura familiar no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), tendo como base empírica experiências de compras dos municípios da Região Metropolitana do Cariri (RMC – Ceará) e, como referência teórica, o construto burocratas de nível de rua. O primeiro destina-se a delimitar categorias analíticas na pesquisa acadêmica brasileira em agricultura familiar. Trata-se de estudo de revisão de literatura com abordagem qualitativa, exploratória e de natureza documental. A base de dados são as teses e dissertações cadastradas no Catálogo de Teses e Dissertações / Capes, na Grande Área de conhecimento “Ciências Sociais Aplicadas”. O conteúdo foi submetido à análise lexicográfica computadorizada, com o apoio software Iramuteq, e agrupado de acordo com a teoria do interesse cognitivo de Habermas. Além da classe metodologia, centrada em recursos de abordagem qualitativa, três outras reúnem interesses técnico, prático e emancipatório. Ainda que mediante ênfase em gestão e eficiência econômica (interesse técnico), as pesquisas stricto sensu sobre a agricultura familiar portam direcionamentos para o campo da hermenêutica (interesse prático) e para as perspectivas de fortalecimento e emancipação de tal categoria socioprodutiva (interesse emancipatório). O segundo artigo propõe-se a delinear o mercado institucional de compras de alimentos da agricultura familiar em municípios da Região Metropolitana do Cariri - RMC/CE no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Os resultados revelam evolução nas aquisições nos grupos de produtos in natura e minimamente processados fornecidos por produtores locais. Os preços pagos são, em média, superiores aos praticados no Centro Atacadista. As compras cumprem o mínimo de 30% da legislação. O terceiro artigo dedica-se a compreender vínculos da atuação de burocratas de nível de rua na execução de compras da agricultura familiar, no contexto da Região Metropolitana do Cariri – RMC/CE. Foram coletados dados primários pelo instrumento entrevista semiestruturada examinados por meio de análise qualitativa de conteúdo, utilizando como referencial a teoria da burocracia de nível de rua. Os resultados evidenciam que fatores como a exigência do mínimo de 30% (Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009) das compras da agricultura familiar contribui para a inserção dos produtores locais no mercado institucional, mediante autonomia relativa dos burocratas, o que permite ajustes no cardápio escolar para atender às condições de produção local, e, interações contínuas entre burocracia e agricultores familiares viabilizando adaptações que contribuem para a efetividade do PNAE. Conclui-se que a atuação dos burocratas de nível de rua revela interação constante com os agricultores, criando arranjos de implementação essenciais à inserção da agricultura familiar no mercado institucional de alimentos.Dissertação Alinhamento estratégico da TI: o caso da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-11-25) Nascimento, José Aguiar do; ; http://lattes.cnpq.br/9316091869858841; ; http://lattes.cnpq.br/8856945064347647; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; ; http://lattes.cnpq.br/5623264732330013; Silva, Brivaldo André Marinho da; ; http://lattes.cnpq.br/3307270483924600Considera-se que Alinhamento Estratégico é o primeiro passo dentro do processo de Governança de TI para qualquer organização. Partindo-se do reconhecimento de que a governança corporativa enxerga as organizações no seu todo, a Governança de TI se insere como um sub-conjunto responsável pela implementação das estratégias da organização no provimento do ferramental necessário ao atingimento dos objetivos definidos no Plano de Desenvolvimento Institucional. Para isto o COBIT especifica que tal Governança deverá estar assentada nos seguintes princípios: Alinhamento Estratégico, Entrega de Valor, Gestão de Riscos, Gestão de Recursos, Mensuração de Desempenho. O presente trabalho foca sua análise no Alinhamento Estratégico, considerado pelos autores como o fundamento para o desenvolvimento de todo o arcabouço da Governança de TI. Ao aprofundar o conhecimento técnico no desenvolvimento de sistemas gerenciais, a UFRN deu um passo decisivo no sentido da capacitação técnica necessária à “Entrega de Valor”, porém ao analisar os processos definidos primariamente para o “Alinhamento Estratégico” encontrou-se lacunas que limitaram a visão estratégica da TI na implementação dos objetivos organizacionais. No estudo qualitativo utilizando-se pesquisa documental com análise de conteúdo e entrevistas com os gestores estratégicos e táticos, mapeou-se a visão dos mesmos sobre a atuação da SINFO – Superintendência de Informática. A pesquisa documental foi feita em documentos públicos presentes na própria página institucional e em documentos do TCU – Tribunal de Contas da União – que mapeia os perfis de Governança de TI no serviço público federal como um todo. Para equalização dos resultados das pesquisas documentais, questionários/entrevistas, e índices iGovTI, lançou-se mão de ferramentas quantitativas para normalização destes resultados, tendo-se o cuidado de utilizar os mesmos elementos de escala presentes nas análises do TCU. Daí, semelhantemente ao que provê o estudo do TCU através do índice IGovTI, o presente trabalho propõe um índice específico para a área de estudo – AE (Alinhamento Estratégico), calculado a partir das variáveis representantes dos domínios do COBIT 4.1 e tendo como componentes as variáveis representativas dos processos primários do Alinhamento Estratégico. Como resultado encontrou-se um índice intermediário entre os valores encontrados em dois levantamentos adjacentes feitos pelo TCU nos anos de 2010 e 2012, o que espelha a posição e a visão dos gestores relativamente à governança de TI: ainda vinculada à visão de Processamento de Dados, onde um departamento executa suas tarefas de acordo com a demanda dos vários departamentos ou setores, muito embora exista uma comissão que discute as questões relativas à aquisição de infraestrutura e desenvolvimento de sistemas. Com uma visão mais Operacional que Estratégica/Gerencial e uma baixa aderência às ferramentas consagradas pelo mercado, observa-se uma falta de vários processos quando observadas as recomendações do framework COBIT; isto se deve, principalmente à inexistência de um plano estratégico formal para a TI; daí, a parcial congruência entre os objetivos da organização e os objetivos da TI.Dissertação Ambidestria organizacional no ambiente das fintechs: análise e proposta de framework conceitual(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-09-22) Rocha, Ana Clara Firmino de Oliveira; Araújo, Afrânio Galdino de; https://orcid.org/0000-0002-7294-2609; http://lattes.cnpq.br/9062687501625890; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; https://orcid.org/0000-0003-4884-8599; http://lattes.cnpq.br/5716461725901505; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; Melo, Felipe Luiz Neves Bezerra deEsta dissertação objetiva compreender a prática da ambidestria organizacional em FinTechs, sendo um estudo conceitual e empírico por meio da elaboração e validação de um framework conceitual baseado na percepção dos empreendedores. Nesse sentido, as FinTechs, que são empresas de base tecnológica de serviços financeiros, têm crescido e ganhado destaque no mundo nos últimos cinco anos, provocando uma disrupção no sistema bancário e financeiro. Sendo assim, a investigação é construída incialmente a partir de revisão de literatura sobre ambidestria e desempenho organizacional em empresas de base tecnológica, além de documentos e pesquisas que exploram as características inerentes ao ecossistema brasileiro de FinTechs. Em sequência, cria-se um framework inicial com posterior aplicação em múltiplos estudos de caso localizados na região Nordeste brasileira. Em suma, a proposta metodológica é compreendida por uma abordagem qualitativa, com finalidades exploratória e descritiva. Em relação à análise de dados, fez-se uma análise de conteúdo categorial dos discursos dos entrevistados, verificando-se como resultados a existência de comportamento ambidestro e de alguns elementos estratégicos associados nas FinTechs estudadas, assim como diferentes níveis das atividades de exploration e exploitation, que estão relacionados à maturidade e à estrutura do negócio. Por fim, tem-se a versão final do framework conceitual e uma versão adaptada para uso prático dos empreendedores de FinTechs. Posto isto, menciona-se que o presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.Tese Análise da eficiência de contratos de serviços de elevada especificidade terceirizados pela petrobras(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-07-05) Costa, Antonio Rufino da; Sampaio, Luciano Menezes Bezerra; Lopes, Fernando Dias; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701722H7; ; http://lattes.cnpq.br/3807603064705018; ; http://lattes.cnpq.br/5514239813983412; Alves, Janaina da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/8841368848220253; Padula, Antônio Domingos; ; http://lattes.cnpq.br/3203712465096936; Sampaio, Raquel Menezes Bezerra; ; http://lattes.cnpq.br/9368661158330209; Ramos, Francisco de Souza;A definição das fronteiras da firma é tema que tem ocupado os teóricos organizacionais há bastante tempo, sendo o trabalho seminal de Coase (1937) apontado como desencadeador de uma evolução teórica, com ênfase nas estruturas de governança, que desemboca numa moderna teoria dos contratos incompletos. A Economia dos Custos de Transação (ECT) e a Teoria da Agência surgem dentro desta evolução, sendo bastante utilizadas em estudos associados ao tema. Empiricamente, a Análise Envoltória de Dados (DEA) vem se firmando como ferramenta adequada para análises de eficiência. Embora a ECT argumente que ativos específicos devam ser internalizados, estudos recentes fora do mainstream da teoria mostram que, muitas vezes, as firmas podem decidir, por motivos diversos, contratá-los no mercado. As pesquisas sobre custos de transação deparam-se, com a indisponibilidade de informações e com dificuldades metodológicas para medição de suas variáveis críticas. Existe, ainda, a necessidade de aprofundamento metodológico. O referencial teórico contempla trabalhos clássicos da ECT e da Teoria da Agência, mas também trabalhos mais recentes, fora do mainstream da ECT, que alertam para a existência de estratégias no uso de ativos específicos não necessariamente alinhadas com as ideias clássicas da ECT. A indústria petrolífera brasileira é o foco da tese, que teve como objetivo avaliar a eficiência dos contratos de serviços de elevada especificidade terceirizados pela Petrobras. Para tanto, foram feitas a categorização dos serviços terceirizados quanto à especificidade e a descrição dos serviços de mais elevada especificidade. Na sequência, foi verificada a existência de relação entre a especificidade dos serviços e uma série de variáveis, encontrando-se resultados divergentes do que prega o mainstream da ECT. Em seguida, foi elaborado um modelo DEA para análise de eficiência na utilização de serviços de sondas de perfuração terrestres, identificado entre os de mais elevada especificidade. O passo seguinte foi a aplicação do modelo para medição da eficiência dos contratos de sondas. Por fim, foi verificada a existência de relação entre a eficiência dos contratos e uma série de variáveis encontrando-se, mais uma vez, resultados não condizentes com o mainstream da teoria. No tocante à análise de eficiência dos contratos de sonda, o modelo elaborado é compatível com o que se encontra em produções acadêmicas sobre eficiência de sondas. Os resultados quanto à eficiência mostram um largo espectro de escores, com eficiências que variam de 31,79% a 100%, sendo baixa a eficiência média da amostra. Há consonância entre os resultados do modelo e as práticas adotadas pela Petrobras. Os resultados reforçam a posição da DEA como ferramenta importante nos estudos de eficiência, com possibilidade de uso para análise de outros tipos de contratos. Em termos de achados teóricos, os resultados reforçam os argumentos de que existem situações em que as estratégias das organizações, no que se referem à utilização de ativos e serviços de elevada especificidade, não seguem necessariamente o que é preconizado pelo mainstream da ECTDissertação Análise da gestão da cadeia de suprimentos de um supermercado varejista através da utilização do modelo SCOR(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-08-19) Jacobini, Juliana Perez Ruggiro; Sousa Neto, Manoel Veras de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789716A1&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/6676000538110348; Araújo, Afrânio Galdino de; ; http://lattes.cnpq.br/9062687501625890; Ferreira, Manuel Anibal Silva Portugal Vasconcelos; ; http://lattes.cnpq.br/7033780505958439Na última década a complexidade do ambiente no qual as organizações estão inseridas aumentou dramaticamente, tendo de um lado os consumidores cada vez mais exigentes no que se refere à qualidade e valor agregado do produto e do outro as empresas com a necessidade de reduzir seus custos operacionais a fim de obter maior lucratividade, sem que para isso haja uma retração no seu crescimento ou na sua fatia de mercado que lhe compete. Nesse contexto surge a necessidade da estruturação eficaz das ações referentes ao planejamento estratégico organizacional alinhado com os processos de trabalho operacionais a fim de que os objetivos empresariais sejam alcançados, garantindo a competitividade da organização. Assim, este trabalho tem o intuito de analisar como é realizada a gestão da cadeia de suprimentos em um supermercado varejista à luz das diretrizes da Supply Chain Management através da utilização do modelo SCOR. Para efetivação desse estudo foi necessária uma pesquisa, classificada quanto aos seus objetivos, exploratória e descritiva, quanto ao seu procedimento, documental, de campo e estudo de caso. Além disso, o tratamento dos dados será de mérito qualitativo, utilizando a análise categórica temática de Bardin (1977). Por conseguinte, para a obtenção de dados foram realizadas entrevistas juntos aos gestores operacionais e estratégicos de uma empresa que recebeu o nome de Supermercado Ômega. Diante da análise das informações obtidas percebe-se que há um esforço da organização em aprimorar sua gestão da cadeia de suprimentos. No entanto, verificou-se a ausência de um alinhamento entre as diversas áreas que a compõe. Quanto aos seus processos de trabalho, ressalta-se que o foco da empresa ainda está muito direcionado à venda e não à rentabilidade, embora esteja passando por uma transformação em sua cultura organizacional. Contudo, registra-se a existência de muitos projetos de aprimoramento em desenvolvimento. Assim, pode-se perceber que há certa congruência entre os pressupostos do Modelo SCOR e os aplicados dentro da cadeia de suprimentos do Supermercado Ômega, embora ainda seja necessário um esforço maior para um melhor alinhamento com o modelo estudadoDissertação Análise da influência de fatores sociodemográficos na alfabetização financeira: estudo em um órgão público(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-04-18) Seguins, Paula Severo; Brito, Max Leandro de Araújo; https://orcid.org/0000-0003-2827-9886; http://lattes.cnpq.br/8629663810773172; http://lattes.cnpq.br/4771819195785239; Araújo, Maria Valeria Pereira de; https://orcid.org/0000-0001-6302-1173; http://lattes.cnpq.br/9227834040889428; Barreto, Lais Karla da SilvaA presente pesquisa teve como objetivo relacionar os fatores sociodemográficos à alfabetização financeira dos militares da Base Aérea de Natal. Para tanto, aplicou-se questionário, respondido de maneira voluntária e anônima. O instrumento foi dividido em dois blocos, sendo o primeiro, constituído de perguntas relacionadas a perfis sociodemográficos dos respondentes e o segundo, fragmentado em três partes, teve como objetivo avaliar a alfabetização financeira por meio de três fatores: conhecimento financeiro, comportamento financeiro e atitude financeira. Os dados, coletados por uma pesquisa survey, foram investigados quantitativamente em uma análise estatística multivariada, com regressão múltipla e testes de hipótese. Como resultados, o estudo revelou que o público analisado possui mais conhecimento em juros compostos seguido de compreensão de inflação e entendimento sobre diversificação de risco; a instituição apresenta um programa de educação financeira bem estruturado; existe consciência da importância em controlar as despesas mensais e em estabelecer metas financeiras para o futuro. O estudo conclui que existe uma relação significativa entre escolaridade e renda, ao contrário dos demais constructos. Essa contradição a demais investigações pode ser atribuída às particularidades da instituição.Dissertação Análise da sobre-reação e sub-reação nos ativos de primeira e segunda linha do mercado acionário brasileiro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-02-16) Gomes, Anna Cecília Chaves; Mól, Anderson Luiz Rezende; ; http://lattes.cnpq.br/4968429773311336; ; http://lattes.cnpq.br/6308351054856336; Almeida, Vinício de Souza e; ; http://lattes.cnpq.br/5861723290897089; Callado, Aldo Leonardo Cunha; ; http://lattes.cnpq.br/2210545587344776As Finanças Comportamentais desenvolvem-se à medida em que são percebidas anomalias nos ditos mercados eficientes. Seus campos de estudos podem ser reunidos em três grandes grupos: viés heurístico, subordinação a forma e mercados ineficientes. O presente estudo foca-se em questões relativas às heurísticas da representatividade e do ancoramento. O presente trabalho objetivou então identificar a sub-reação e sobre-reação, assim como a existência de simetria nos ativos de primeira e segunda linha do mercado acionário brasileiro. Para tal foi utilizada a Lógica Fuzzy e os indicadores que classificam os grupos, estudados a partir da Análise Discriminante. O índice mais presente, nos períodos estudados, foi o de Exigível/Patrimônio Líquido, demonstrando a importância deste no momento de discriminar os ativos a serem considerados vencedores e perdedores . Nota-se na MLCX que os vieses de sobre-reação se concentram no período da crise financeira, sendo que nos demais períodos, de vieses significantes estatisticamente, são obtidas sub-reações. Estas últimas se dariam em momentos de níveis moderados de incertezas. Nas Small Caps as reações comportamentais em 2005 e 2007 ocorrem de forma inversa às observadas nas Mid-Large Caps. Agora em momentos de crise ter-se-ia um marcado conservadorismo enquanto que nas proximidades do fim do pregão viva-voz da Bovespa, acompanhado do aumento das negociações realizadas, nota-se uma reação excessiva por parte dos investidores. As demais heurísticas nas SMLL ocorreram no final do período em estudo, sendo esta uma de sub e outra de sobre-reação e a segunda ocorrendo em um período financeiro-econômico mais positivo que a primeira. No que diz respeito a sub/sobre-reação em ambos tipos, não se detecta a predominância de nenhum destes, fato que provavelmente seria diferente nas MLCX em um contexto sem crise. Quanto ao período em que tais fenômenos se dão de forma significante estatisticamente notase que, em sua maioria, tais fenômenos ocorrem nos últimos períodos para as MLCX enquanto nas SMLL não apenas os vieses são menos presentes como também não há concentração destes em nenhum período. Diante do exposto, acredita-se que, embora detectese a presença de vieses comportamentais em certos períodos, estes não aparentam tender a um tipo específico de heurística ou e embora existam alguns indícios de uma sazonalidade nas Mid-Lage Caps, este mesmo comportamento não parece se repetir nas Small Caps. Os testes realizados sugerem então que haveriam falhas momentâneas na Hipótese de Mercados Eficientes quando testada em sua forma semi-forte conforme afirmado pelas Finanças Comportamentais. Este resultado corrobora com a teoria ao afirmar que não apenas a racionalidade, mas também a irracionalidade humana, é limitada, pois agir-se-ia racionalmente em inúmeras circunstânciasDissertação Analise das melhores práticas em business process management: estudo de casos em organizações hospitalares de Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-10-10) Dantas, Sheila de Lima Cunha; Sousa Neto, Manoel Veras de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789716A1&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/5229527561297871; Ramos, Anatália Saraiva Martins; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782144T2; Silva, Brivaldo Andre Marinho da; ; http://lattes.cnpq.br/3307270483924600O gerenciamento dos processos organizacionais vem sendo estudado pela ciência administrativa como forma de romper com o paradigma da estrutura organizacional funcional através da Gestão por Processos. O Business Process Management ( BPM alinhado às estratégias organizacionais e suportado cada vez mais pela Tecnologia da Informação (TI), proporciona clareza nas diversas pontas do processo colaborando para sua melhoria contínua com o objetivo de gerar valor agregado ao cliente. As organizações de saúde estão entre as empresas prestadoras de serviço pouco estudadas em relação ao gerenciamento por processos. Assim, este estudo analisou por meio de um estudo empírico de natureza qualitativa, como estão sendo conduzidos os processos organizacionais hospitalares à luz das melhores práticas em BPM. A pesquisa foi realizada através do estudo de casos múltiplos realizados em duas organizações hospitalares na cidade de Natal/RN. A literatura de referência apresentou diversos fatores para um desempenho otimizado em BPM, tratados nesta pesquisa como as melhores práticas em BPM. A partir da revisão da literatura foi elaborada uma síntese das melhores práticas de BPM que serviu de base para elaboração do modelo da pesquisa utilizado para coleta e análise dos dados. Este modelo indicou onze categorias que foram utilizadas para elaboração do roteiro de estrevistas semi-estruturadas, através da técnica de análise de conteúdo, com categorização de grade fechada. As categorias foram agrupadas em duas dimensões: Elementos relacionados à gestão ( governança ; liderança , alinhamento estratégico , cultura e conhecimento ) e elementos relacionados aos processos ( desenho , responsável , executores , tecnologia da informação e indicadores ), e ainda foi identificada uma terceira categoria: escritório de processos . Para seleção dos sujeitos desta pesquisa foi adotada a estratégia em cadeia ou bola de neve . Foi possível identificar que todas as categorias apontadas no modelo de pesquisa emergem entre os fatores buscados pelas organizações hospitalares para o gerenciamento por processos com destaque para categorias: cultura ; conhecimento ; desenho ; tecnologia da informação e indicadores . Em complemento às categorias de análise, foram identificadas dificuldades relacionadas à comunicação e integração dos diversos elos do processo. Além disso, constatou-se que nos hospitais investigados há um desvio do conceito de BPM no que diz respeito a seu objetivo final: agregar valor ao cliente. A pesquisa concluiu que o gerenciamento por processos nas organizações hospitalares investigadas encontra-se em fase inicial ou em desenvolvimento, sendo necessário superar as barreiras da comunicação e edificar uma cultura organizacional orientada às necessidades dos clientes para aplicação das melhores práticas de BPM, desta forma pesquisas futuras sobre este tema em outras organizações hospitalares, podem facilitar um estudo comparativo e ampliar o conhecimento no assuntoDissertação Análise de indicadores de desempenho de projetos a partir de critérios de sucesso: o caso SEBRAE/RN(2014-09-19) Silva, Alinne Priscilla Dantas; Sousa Neto, Manoel Veras de; ; http://lattes.cnpq.br/9316091869858841; ; http://lattes.cnpq.br/2416571564130218; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; ; http://lattes.cnpq.br/5623264732330013; Ferreira, Manuel Aníbal Silva Portugal Vasconcelos; ; http://lattes.cnpq.br/7033780505958439Atualmente, as organizações que operam com recursos públicos possuem o desafio de comunicar resultados que vão além do alcance de metas, custos e prazos. Observa-se a importância de um sistema de avaliação de projetos com indicadores que reflitam seu sucesso ou fracasso. O estudo compreende uma análise teórica e empírica sobre os indicadores de desempenho de projetos e critérios de sucesso, direcionando a pesquisa ao Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte – SEBRAE/RN, e tem objetivo de analisar indicadores de desempenho de projetos a partir da avaliação dos critérios de sucesso. Como arcabouço teórico utilizou as dimensões múltiplas de sucesso de projetos propostas por Shenhar; Dvir (2007), e quanto à análise dos indicadores de desempenho, baseou-se na metodologia proposta por Barclay; Osei-Bryson (2010). Para o alcance dos objetivos deste trabalho, foi realizada uma pesquisa de natureza exploratória e descritiva, através de estudo de caso, com abordagem mista, utilizando métodos quantitativos e qualitativos. A pesquisa abordou 6 (seis) projetos da organização e aplicou coleta de informações do tipo survey junto ao público-alvo dos projetos, seus respectivos gestores e parceiros, equipe de gestão e diretoria executiva da organização. A pesquisa qualitativa foi abordada para análise de seus resultados, avaliação dos critérios de sucesso existentes na organização, seu sistema de avaliação de projetos e de indicadores de projeto. Dianta da análise da pesquisa, por meio do teste de Kruskail Wails, averiguou-se que existe homogeneidade na variabilidade das variáveis estudadas. Afirma-se que a organização possui um processo formal para medir e avaliar seus projetos, de acordo com indicadores de resultado de custo, prazo, imagem organizacional, satisfação, aplicabilidade, faturamento, produtividade, competitividade e mercado, existindo assim, uma lacuna entre a teoria de critérios de sucesso de Shenhar; Dvir (2007) e a prática existente na organização. Após estudo de referencial bibliográfico e análise dos dados, observa-se que os indicadores de desempenho da organização estão alinhados a definição de Barclay; Osei-Bryson (2010). Sugere-se ao SEBRAE/RN, que em sua avaliação de projetos, sejam analisados os critérios de sucesso contempladas na teoria de Shenhar; Dvir (2007) e que estes se transformem em uma ferramenta para medição de sucesso ou fracasso de projetos.