PPGA - Doutorado em Administração
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Navegando PPGA - Doutorado em Administração por Assunto "Administração"
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Tese Antroposofia e trimembração social: uma análise fenomenológica da gestão na Escola Waldorf Rural Turmalina(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-28) Leão, Fabiana de Souza; Sousa, Washington José de; https://orcid.org/0000-0001-6295-2806; http://lattes.cnpq.br/2387611219688981; http://lattes.cnpq.br/8415695977289837; Ramos, Anatalia Saraiva Martins; http://orcid.org/0000-0002-8578-2018; http://lattes.cnpq.br/1151025937054810; Paiva Júnior, Fernando Gomes de; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; Saraiva, Rosana Lucille BassinelloA Antroposofia de Rudolf Steiner é um tema pouco explorado na área de Gestão Organizacional, mas há diversos registros na literatura em outras áreas, como Saúde, Educação, Artes e Agricultura. Da mesma forma, a Trimembração Social, fundamentada nos princípios da Revolução Francesa e associada à salutogênese e à livre associação de indivíduos em comunidades, também carece de estudos específicos na área de gestão organizacional. No entanto, ambos os princípios antroposóficos apresentam valor teórico e potencial para aplicação na gestão de organizações, devido aos seus fundamentos de autogestão, sociocracia, associativismo, autodesenvolvimento, autorresponsabilização e decisão em grupo. Com o objetivo de preencher essa lacuna na literatura, este estudo buscou compreender como a Trimembração Social pode ser aplicada na gestão de uma organização, inicialmente explorando as dimensões cultural-filosófico, políticojurídico e econômico-fraterno, e posteriormente, incorporando a Quadrimembração, com suas dimensões Identidade, Relações, Processos e Recursos. Para conduzir a pesquisa, adotou-se uma abordagem qualitativa junto a uma comunidade específica, a Escola Waldorf Rural Turmalina (EWRTurmalina), uma iniciativa social sem fins lucrativos. Os métodos utilizados para coletar os dados foram a observação fenomenológica de Goethe, observação participante e aplicação de questionários com perguntas abertas para 13 membros participantes da EWRTurmalina. Os resultados da pesquisa revelaram questões relevantes em relação à identidade da organização, com conhecimento insuficiente sobre a filosofia antroposófica, missão e valores. A escola enfrentou uma crise de Identidade desde sua fundação, com um rápido crescimento nos primeiros anos, mas acompanhado de problemas como evasão, inadimplência e baixa adesão a eventos e atividades. Nas Relações, predominaram conflitos e desafios para a construção coletiva de regras e leis, com falta de transparência nas ações por parte das instâncias de gestão. A pesquisa destacou também a necessidade de aprimoramento dos Processos internos, com a superação de burocracias e centralização da comunicação, favorecendo um processo mais participativo e fluido. Quanto aos Recursos, a organização enfrentou dificuldades financeiras, agravadas pela pandemia, oscilações de receita e mudanças constantes no quadro docente. Com base nos resultados, o estudo sugeriu a intensificação da construção coletiva de acordos e o incentivo à expressão de pontos de vista e consentimentos de forma explícita, visando transformar conflitos em soluções igualitárias. Além disso, propôs uma aplicação pioneira do modelo de gestão antroposófica, pautado na Trimembração Social e Quadrimembração, para compreender a gestão de uma organização como um "organismo vivo" individual e social. Como contribuição teórica, o estudo ofereceu insights sobre a aplicação desses princípios antroposóficos na gestão organizacional, embora se restringindo a uma escola Waldorf específica. Para estudos futuros, sugeriu-se ampliar o escopo da pesquisa para outras organizações, explorando a viabilidade e os benefícios da aplicação desses princípios em diferentes contextos e setores. Isso permitiria aprofundar o conhecimento sobre a gestão com base na Antroposofia e suas potenciais implicações em diversos ambientes organizacionais.Tese Ensaios sobre a presença de público e escolhas dos torcedores no futebol brasileiro: novas arenas, liberação de bebidas alcoólicas e sócios-torcedores no futebol brasileiro pós Copa do Mundo de 2014(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-07-08) Dantas, Marke Geisy da Silva; Sampaio, Luciano Menezes Bezerra; http://lattes.cnpq.br/3807603064705018; http://lattes.cnpq.br/8300706811494344; Barbosa, Alexandro; http://lattes.cnpq.br/5747730761816822; Gasparetto, Thadeu Miranda; http://lattes.cnpq.br/3723600638014216; Borba, José Alonso; http://lattes.cnpq.br/3742827352808357; Macedo, Marcelo Alvaro da Silva; http://lattes.cnpq.br/4195343422847965Esta tese tem como tema central a influência de alguns fatores sobre a presença de público nos estádios de futebol no Brasil, assim como algumas escolhas dos torcedores deste esporte: são três ensaios para entender as mudanças recentes ocorridas no futebol brasileiro, após a Copa do Mundo de 2014 realizada no país. O primeiro deles visou analisar o impacto das novas arenas, em sua maioria construídas para o evento da Copa do Mundo, na média de público dos clubes brasileiros que disputam suas partidas nestes estádios. Via modelos de controle sintético, diferenças em diferenças e diferenças em diferenças two way fixed effects, não houve impacto significante de novas arenas na média de público dos clubes. O segundo ensaio visa mensurar o impacto da liberação de bebidas alcoólicas sobre comportamentos antissociais dos torcedores durante as partidas de futebol das duas principais divisões do campeonato brasileiro (séries A e B), de 2013 a 2018. Aproveita-se do fato de alguns estados e municípios terem mantido a liberação de bebidas em estádios, seguindo o acordo específico para a Copa do Mundo de 2014, formalizado pela Lei da Copa, mesmo que contrariando Lei federal. Os comportamentos antissociais são identificados por jogo, a partir do que é definido como tal pela lei nº 11.671/03. Os resultados, a partir de modelos de regressões logit e logit multinomiais, indicam evidência de efeito significativo da liberação de bebidas sobre comportamentos antissociais, sobretudo quando se consideram apenas os dados da Série B. Contudo, quando se divide os comportamentos antissociais por grupos, a liberação de bebidas alcoólicas apenas explica o grupo “arremesso de objetos”. O terceiro ensaio analisou a eficiência e a produtividade dos principais clubes brasileiros de futebol no período pós copa do mundo, através da Análise Envoltória de Dados, modelo Dinâmico em Rede, e Índice de Malmquist, considerando um modelo com três divisões: esportiva, social e financeira. Como segundo estágio, foram usados os modelos de regressão por equações de estimativas generalizadas (GEE) para identificar os determinantes da produtividade. Houve uma queda da eficiência e da produtividade dos clubes durante o período analisado. Existe também uma relação positiva da variação de número de sócios-torcedores com os índices de Malmquist Social e Financeiro. Os resultados dos artigos desta tese procuram contribuir com o entendimento do comportamento dos torcedores brasileiros e dos clubes no período pós Copa do Mundo de 2014, sobretudo de questões ligadas à presença de público nos estádios.Tese Metodologias ativas no ensino superior de Administração: framework para avaliação do alinhamento metodológico às Diretrizes Curriculares Nacionais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-10-19) Souza Neto, Pio Marinheiro de; Brito, Max Leandro de Araújo; Araújo, Maria Valéria Pereira de; https://orcid.org/0000-0001-6302-1173; http://lattes.cnpq.br/9227834040889428; https://orcid.org/0000-0003-2827-9886; http://lattes.cnpq.br/8629663810773172; http://lattes.cnpq.br/8131295162406721; Felipe, Israel José dos Santos; Barreto, Lais Karla da Silva; Silva, Lucas Borges Leal da; Carvalho, Maria Luiza Azevedo deUm dos desafios centrais do Ensino Superior reside em atender às exigências por cursos de qualidade, em conformidade com os marcos regulatórios oficiais. Nesse contexto, alinhar os cursos às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s) emerge como uma estratégia fundamental. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar um Framework para avaliar o alinhamento metodológico de cursos de graduação em Administração com as mencionadas DCN’s. A metodologia adotada se baseia em três pilares essenciais: epistemológico, lógico e técnico. No pilar epistemológico é empregado um enfoque fenomenológico-hermenêutico. O pilar lógico utiliza uma base estrutural de pensamento pragmático-indutivo. Já no pilar técnico, a pesquisa assume uma abordagem exploratória e descritiva, com uma estratégia transformativa sequencial, envolvendo métodos qualitativos e quantitativos. A coleta de dados é realizada por meio de procedimentos observacionais de caráter não participante, utilizando levantamento documental com análise e interpretação por análise de conteúdo. A amostragem é não probabilística e intencional conduzida em etapas. Os resultados demonstram a aplicabilidade do Framework proposto, permitindo mensurar o alinhamento das metodologias com as DCN’s. Além disso, contribui para a discussão acadêmica sobre o tema. Entre as descobertas, o estudo revela percepções significativas sobre as metodologias ativas, destacando seu papel transformador ao criar um ambiente propício para o desenvolvimento de habilidades interpessoais, trabalho em equipe e pensamento crítico. A adoção dessas metodologias estimula o engajamento dos estudantes, promovendo um ciclo positivo de proatividade, motivação e ambientação prática. O estudo evidencia que o Framework proposto possibilita uma avaliação/autoavaliação mais rigorosa e estruturada, que melhora a qualidade do ensino. Ele oferece insights sobre metodologias, impulsionando mudanças nas abordagens e favorecendo a adoção de métodos alinhados com as necessidades dos alunos. Além disso, coleta informações críticas para a conformidade regulatória, essenciais para a tomada de decisão nas instituições de ensino. Embora não pretenda substituir os modelos avaliativos existentes, o Framework proposto se revela capaz de determinar em que medida as metodologias estão em conformidade com as orientações das DCN’s, sendo inclusive adaptável para outros cursos. Sua implementação induz discussões pertinentes sobre práticas metodológicas, oferecendo uma perspectiva valiosa para gestores de curso, professores, alunos e a instituição como um todo.Tese Redes de empreendedorismo feminino: explorando a formação e interação por meio da lógica effectuation(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-06) Cortez, Ana Eliza Galvão; Araújo, Afrânio Galdino de; https://orcid.org/0000-0002-7294-2609; http://lattes.cnpq.br/9062687501625890; http://lattes.cnpq.br/5881657665523669; Andrade, Adrianne Paula Vieira de; https://orcid.org/0000-0003-3304-8812; http://lattes.cnpq.br/3586441259396470; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; Pereira, Fernando Antônio de Melo; Meneghatti, Marcelo RogerO objetivo desta pesquisa é compreender o processo de formação e interação de redes de empreendedorismo feminino na lógica effectuation. A partir da revisão de literatura realizada foram estabelecidas 14 proposições que foram verificadas em uma pesquisa de campo. O delineamento metodológico adotado é de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Fez-se uma imersão em uma rede de empreendedorismo feminino que tem suas atividades realizadas no estado do Rio Grande do Norte, onde foram coletados dados por meio de entrevistas semiestruturadas e observação direta. A análise se deu por meio de técnicas de análise de conteúdo com o auxílio do software Atlas ti.V.23 para a organização, codificação e categorização dos dados. Foi possível constatar que a participação em uma rede de empreendedorismo feminino pode gerar gatilhos para o desenvolvimento da mulher enquanto empreendedora (ao ouvir as histórias de outras mulheres e se sentir parte de um grupo social); proporcionar benefícios para os empreendimentos, por meio da divulgação de negócios, acesso a novos contatos e aprendizado sobre gestão; e oferecer vantagens não financeiras, especialmente no âmbito do desenvolvimento pessoal das empreendedoras. Aspectos peculiares ao empreendedorismo feminino como as interações iniciais com laços próximos de amizade e família; a relação de confiança como principal elo entre as participantes e o conteúdo focado não somente em relações de trocas e benefícios para os negócios das empreendedoras, mas também no desenvolvimento pessoal, apoio mútuo e exploração de aspectos ligados ao universo feminino foram ressaltados. Os resultados nas análises corroboram as proposições préestabelecidas e subsidiam a configuração de um framework conceitual. O trabalho contribui com uma análise sobre as atividades de rede dinâmicas e complexas de mulheres empreendedoras, indo além de uma perspectiva de agência única para uma perspectiva mais colaborativa sobre o empreendedorismo por mulheres. O framework conceitual configurado pode auxiliar na gestão e delineamentos futuros tanto da rede analisada quando de outras redes de empreendedorismo voltadas para o público feminino e também auxilia formuladores de políticas públicas que necessitam de melhor compreensão acerca das relações e das redes de mulheres empreendedoras. Esta pesquisa demonstra como alguns resultados experimentados por participantes de uma rede de empreendedorismo feminino podem atenuar lacunas do gênero no empreendedorismo, tais como a dificuldade para participar de redes, baixa capacidade inovadora, falta de autoconfiança, falta de qualificação profissional, dificuldades em estabelecer estratégias de crescimento, pouco dinheiro para divulgação e problemas no âmbito financeiro.