PPGA - Doutorado em Administração
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Tese Ensaios sobre o efeito da extensão da jornada escolar no desempenho acadêmico dos estudantes da educação básica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-27) Marques, Jessica Janaina Santos; Sampaio, Luciano Menezes Bezerra; Sampaio, Raquel Menezes Bezerra; https://orcid.org/0000-0003-1632-3149; http://lattes.cnpq.br/3807603064705018; http://lattes.cnpq.br/6649864011064254; Rosa, Leonardo Santana Nunes; Carvalho, Anne Emilia Costa; Irffi, Guilherme Diniz; Araújo, Julia RochaA qualidade da educação básica constitui uma questão de interesse mundial, levando à implementação de diversas políticas voltadas para a melhoria do processo de aprendizagem dos estudantes das etapas iniciais de ensino. Dentre essas iniciativas, a ampliação da jornada escolar destaca-se como uma das principais estratégias adotadas, especialmente em países da América Latina. Sob essa perspectiva, esta tese apresenta três ensaios sobre a avaliação de políticas de extensão da carga horária escolar e seus efeitos no desempenho acadêmico dos estudantes. O primeiro ensaio teve o objetivo de avaliar as evidências empíricas do efeito das intervenções de ampliação da jornada escolar sobre o desempenho dos estudantes do ensino básico, por meio de uma revisão sistemática da literatura. Os resultados indicaram a predominância de análises sobre as áreas de linguagens e matemática, com impactos variados para ambas, em sua maioria, positivos ou nulos e que as intervenções com atividades relacionadas diretamente aos conteúdos exigidos nos exames obtiveram os melhores resultados; ainda, que os estudantes de grupos mais vulneráveis são, em geral, mais beneficiados com ampliação da carga horária. O segundo ensaio analisou o impacto das escolas públicas de ensino médio em tempo integral brasileiras sobre as notas dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Utilizou-se o método de diferenças em diferenças, em formato convencional e com múltiplos períodos de tempo, com base nos dados do ENEM por escola, entre 2010 e 2019, e do SAEB de 2017 e 2019. Verificaram-se impactos positivos em todas as áreas avaliadas do ENEM (ciências humanas, ciências da natureza, linguagens, matemática e redação), contudo, de baixa magnitude e apenas no curto prazo. Ademais, observaram-se melhores resultados nas notas do SAEB para estados das regiões Nordeste (Pernambuco, Paraíba e Ceará) e Centro-Oeste (Góias). Por fim, o terceiro ensaio avaliou o efeito das escolas em tempo integral sobre o desempenho dos estudantes do ensino fundamental do estado do Ceará em duas avaliações: no SPAECE (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará), entre 2012 e 2019, e no SAEB, entre 2011 e 2019. Os resultados, a partir do método de diferenças em diferenças com vários períodos, sugerem efeitos positivos sobre as notas em língua portuguesa e matemática de escolas de tempo integral do 5º e 9º anos do ensino fundamental, com pouco tempo de tratamento.Tese Ensaios sobre a equidade na Atenção Primária à Saúde: uma revisão de escopo e a análise da eficiência municipal e uma avaliação do programa Mais Médicos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-20) Luz, Lucas Martorelli Gondim; Sampaio, Luciano Menezes Bezerra; https://orcid.org/0000-0003-1632-3149; http://lattes.cnpq.br/3807603064705018; https://orcid.org/0009-0001-7426-3802; http://lattes.cnpq.br/8213779190183623; Carvalho, Anne Emilia Costa; Costa, Edward Martins; Torres, Lívia Mariana Lopes de Souza; Sampaio, Raquel Menezes BezerraA Atenção Primária à Saúde (APS), como modelo assistencial, representa o ponto de partida nos sistemas de saúde. No cenário brasileiro, o Sistema Único de Saúde (SUS) é a estrutura que busca assegurar um acesso universal e gratuito aos serviços de saúde, fundamentando-se nos pilares da equidade, integralidade e participação da sociedade. Contudo, tal como acontece com sistemas de saúde globais, o SUS enfrenta desafios prementes, sendo a limitação de recursos financeiros e humanos um obstáculo significativo que impacta a sua capacidade de providenciar cuidados efetivos e consistentes. Uma abordagem para ampliar a equidade na atenção primária passa pela alocação racional dos recursos, buscando maximizar a oferta de serviços enquanto se minimiza o desperdício. Este trabalho apresenta três ensaios sobre a equidade na APS com o objetivo de fornecer evidências para aprimorar o planejamento do SUS. O primeiro ensaio consiste em uma revisão de escopo da literatura sobre eficiência na APS e sua relação com o conceito de equidade, abrangendo 45 artigos que utilizaram a Análise Envoltória de Dados (DEA). Os resultados da revisão destacam que os recursos humanos e a infraestrutura são os insumos mais frequentemente associados à produção de ações e resultados em saúde. Além disso, observa-se que grande parte dos modelos da DEA presentes nos artigos abordam a equidade somente em relação ao “Acesso à Saúde”, e estes modelos diversas vezes fazem uso de variáveis demográficas e de urbanização em um segundo estágio para embasar os escores de eficiência. O segundo ensaio visa analisar a eficiência da Atenção Primária no Brasil em relação à utilização e alocação de recursos de saúde a fim de aumentar a equidade dos serviços municipais. A metodologia empregada é a Análise Envoltória de Dados Dinâmica em Rede, com três divisões (Financeira, Operacional e de Resultados), para os anos de 2019 a 2021, tendo os municípios como Unidades Tomadoras de Decisão (DMUs) estratificados por Porte populacional. Os resultados apontaram que a eficiência média dos municípios brasileiros aumentou ligeiramente ao longo dos anos analisados, com maiores ganhos de eficiência na divisão Operacional e perdas na divisão Financeira. Foram identificados dois perfis de municípios eficientes, o primeiro nas regiões Norte e Nordeste do Brasil e o segundo nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. As análises mostraram que os municípios de até 25 mil habitantes obtiveram os menores percentuais de municípios eficientes. Na análise em segundo estágio, identificou-se um efeito negativo nos escores de eficiência geral para os municípios classificados como “Rural Adjacente”; a vulnerabilidade social também tem um efeito negativo sobre estes escores de eficiência, enquanto o nível educacional da população tem um efeito positivo. O terceiro ensaio avalia o impacto do Programa Mais Médicos na alocação de profissionais da Estratégia Saúde da Família e na equidade de acesso à saúde para populações vulneráveis. Utilizando um modelo de diferenças em diferenças com múltiplos períodos (2010-2019), observou-se um efeito positivo na provisão de médicos, especialmente em 2016. Entretanto, esse impacto reduziu nos anos seguintes, sendo afetado negativamente pela interrupção do acordo de cooperação internacional. O programa beneficiou três dos oito perfis prioritários, reforçando sua importância para ampliar a equidade no acesso à saúde.Tese Diversificação internacional de carteiras com Environmental, Social and Governance (ESG) nos BRICS e hubs internacionais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-19) Nóbrega, Mariane Bezerra; Felipe, Israel José dos Santos; Mól, Anderson Luiz Rezende; https://orcid.org/0000-0001-5915-8070; http://lattes.cnpq.br/4968429773311336; https://orcid.org/0000-0001-8608-0029; http://lattes.cnpq.br/4608734331831234; http://lattes.cnpq.br/5320124402375484; Oliveira, Abdinardo Moreira Barreto de; Oliveira, Celina Santos de; Carvalho, João Vinicius de FrançaO presente trabalho consiste em um estudo cross-country que tem por objetivo analisar o impacto do Environmental, Social e Governance (ESG) na diversificação internacional de carteiras e precificação de ações, considerando a integração entre o BRICS e hubs internacionais. Inicialmente foi realizada uma revisão sistemática da literatura (Systematic Literature Review – SLR) sobre diversificação de carteiras e ESG. Em resumo, os estudos destacam que o impacto do ESG nos investimentos pode ser considerado positivo, mas depende de vários fatores, como o tamanho das empresas, localização geográfica, setor, métodos de formação de carteiras, perfil do investidor e horizonte de tempo. A partir disso, foi analisada a integração entre os países para avaliar os benefícios teóricos da diversificação internacional, com diferentes períodos de retenção de investimentos, estipulando posições de carteira e os fluxos de capital internacionais. Essa análise foi estendida para a perspectiva do investidor ESG e foi analisado o possível impacto da pontuação ESG na precificação de ações no mercado internacional. A investigação empírica da ligação potencial entre ESG, precificação de ativos e diversificação internacional de carteiras no mercado acionário pode fornecer informações relevantes sobre o desempenho de investimentos ESG, de interesse primordial para diferentes stakeholders. Este estudo busca contribuir para a literatura ao fornecer uma análise empírica de como diferentes níveis de integração financeira e o status econômico dos países podem influenciar a eficácia da diversificação internacional de carteiras ESG, ajudando investidores a tomar decisões mais informadas. Os resultados da análise de correlação cruzada sem tendência (detrended cross-correlation analysis - DCCA) mostraram que a correlação aumenta proporcionalmente às escalas (tamanhos), refletindo a maior complexidade ou dependência de longo alcance à medida que as escalas temporais aumentam. Todavia, os diferentes pares de mercados apresentam variações significativas no 𝜌𝐷𝐶𝐶𝐴, refletindo níveis variados de integração. Mercados desenvolvidos apresentam integração consistente em todos os horizontes temporais, enquanto os BRICS mostram maior heterogeneidade. Em relação a análise wavelet, os resultados sugerem que os mercados hubs exibem um alto nível de integração em todos os horizontes temporais estudados, especialmente em escalas mais longas, o que reflete sua interconectividade estrutural e alinhamento econômico. Por outro lado, os mercados BRICS, sendo mais diversos e dependentes de fatores locais, apresentam menor integração global, com correlações mais fracas em escalas curtas e médias. Alguns mercados do BRICS podem proporcionar ganhos para diversificação internacional. Para a análise sem ESG, o índice de Sharpe mostrou que o desempenho das carteiras formadas pelos hubs, especialmente aquelas compostas por EUA e Japão, mostrou uma consistência superior, enquanto o pior índice médio foi das carteiras formadas pelos BRICS. A análise por horizonte de tempo indicou que as combinações que incluem hubs se mostraram consistentemente superiores em todos os horizontes. Em relação aos prêmios de risco, os resultados evidenciam que os hubs apresentam prêmios de risco mais estáveis e previsíveis, refletindo a maturidade e eficiência de seus mercados, com destaque para o fator tamanho (SMB) positivo e o fator book-to-market (HmL) negativo, refletindo o foco em empresas menores e de crescimento. Nos BRICS, a maior volatilidade levou a prêmios mais altos para o SMB e o fator investimento (CmA), destacando as oportunidades e os riscos associados aos mercados emergentes. Os resultados dos modelos estimados destacam a relevância de SMB e HmL como determinantes de retornos nos hubs, enquanto o modelo de seis fatores parece mais indicado para explicar os retornos nos BRICS. Ao se inserir a pontuação ESG na análise, observa-se uma superioridade das combinações de carteiras formadas por EUA, Alemanha, Índia e África do Sul. Esse resultado sugere que essas regiões, combinadas, oferecem um equilíbrio entre risco e retorno mais favorável. Os piores desempenhos foram da combinação Japão, Brasil, Índia e África do Sul e, o pior, do BRICS. A análise dos resultados por horizonte de tempo das carteiras baseadas em ESG agregado revela que a maioria das combinações de países desenvolvidos apresentou desempenho superior ao benchmark (SPX). Por outro lado, a combinação BRICS teve um desempenho inferior às demais em todos os horizontes, superando o benchmark em apenas 50% das carteiras. Para as carteiras baseadas em ESG segregado, a combinação BRICS novamente apresentou desempenho inferior em todos os horizontes, superando o benchmark em apenas 50% no curto e 56,25% no médio e no longo prazo. Os modelos de precificação reforçaram a diferença na relevância dos fatores de risco entre hubs e BRICS. Nos hubs, o ESG agregado (WmB) foi altamente significativo, sugerindo que práticas ESG mais fracas exigem um prêmio de risco maior. Nos BRICS, embora o fator WmB tenha sido positivo, sua significância estatística foi inconsistente, refletindo a menor maturidade da integração ESG nesses mercados. Ao analisar os fatores ESG segregados, nos hubs, o fator ambiental (E-WmB) mostrou maior relevância, enquanto nos BRICS, o fator social (S-WmB) foi mais significativo. Os resultados destacam que a incorporação de práticas ESG varia amplamente entre mercados desenvolvidos e emergentes, com implicações importantes para investidores e formuladores de políticas. Nos hubs, a integração ESG já é um diferencial consolidado, enquanto nos BRICS, a adoção gradual pode criar oportunidades de longo prazo.Tese Perspectivas para a adoção da gamificação com ênfase na prosperidade global: reflexão do contexto administrativo brasileiro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-17) Silva, Dmitryev Cyreneu da; Araújo, Maria Valéria Pereira de; https://orcid.org/0000-0001-6302-1173; http://lattes.cnpq.br/9227834040889428; https://orcid.org/0000-0001-7029-6482; http://lattes.cnpq.br/8548573329519450; Junger, Alex Paubel; Gonçalves, Anderson Tiago Peixoto; Matias, Esdras Matheus Silva; Brito, Max Leandro de Araújo; https://orcid.org/0000-0003-2827-9886; http://lattes.cnpq.br/8629663810773172A gamificação é a aplicação de elementos típicos de jogos em contextos não lúdicos, podendo ser aplicada no ensino, inclusive de Administração. Com métricas e desenhos manipuláveis, na prática, os jogos tendem a exacerbar as características inerentes ao modo de produção a fim de explorar um contexto real e acabam por reproduzir nos seus elementos uma visão economicista da Administração. Já a Prosperidade Global se refere a um conceito ainda mais abrangente que a prosperidade em si, que reconhece a interconexão entre economias, culturas e ecossistemas em um mundo globalizado. Preconiza uma visão integrada do desenvolvimento humano, priorizando a justiça social e ambiental em escala planetária, requerendo a superação de estruturas econômicas, que frequentemente colocam o crescimento financeiro acima do bem-estar humano e ecológico. O trabalho apresentado tem como objetivo compreender as perspectivas para a adoção da gamificação considerando os desafios da Prosperidade Global. Adota uma abordagem qualitativa, baseada em revisão sistemática e narrativa de literatura e análise de diferentes perspectivas, a citar o ponto de vista dos pesquisadores, professores e materialmente das instituições de ensino e mercado de trabalho, mesmo que indiretamente, para investigar como a gamificação e os jogos sérios podem transformar a formação de gestores, ultrapassando o modo de produção vigente. A gamificação é compreendida como o uso de elementos característicos dos jogos em ambientes que não são voltados para o entretenimento, proporcionando novas abordagens para a capacitação de gestores. Sua implementação ocorre por meio de jogos sérios, que são simulações desenvolvidas com um objetivo educativo além da diversão. Os métodos de coleta envolvem entrevistas estruturadas por formulários online com 35 professores da área de Gestão e uma revisão sistemática sobre gamificação e a aplicação de jogos sérios no Brasil. Os resultados indicam que a gamificação, ao integrar elementos como desafios e recompensas, aumentam o engajamento e a retenção do aprendizado. No entanto, esses elementos são utilizados de forma positivista e economicista. Sua implementação ainda enfrenta barreiras significativas, incluindo a falta de formação docente e resistência institucional a currículos inovadores. As formações ideológicas dos professores e das produções científicas tendem a reproduzir a dinâmica neoliberal a partir do uso de métricas com foco na eficiência, refletindo uma inclinação à reprodutibilidade dos aparelhos do Estado. A pesquisa destaca que a formação crítica e adaptativa tanto de gestores quanto de professores é essencial para lidar com desafios globais como desigualdade e sustentabilidade. Conclui-se que a gamificação é uma alternativa viável e promissora para o ensino de Administração, desde que aplicada de forma estratégica e contextualizada com a realidade local. O estudo reforça a necessidade de mudanças estruturais no ensino, defendendo a integração de metodologias ativas e a capacitação docente para criar gestores mais preparados para os desafios globais e interdisciplinares.Tese Popularização da ciência e curricularização da educação alimentar e nutricional na gestão social do programa nacional de alimentação escolar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-17) Torres, Romoaldo Marroque; Sousa, Washington José de; https://orcid.org/0000-0001-6295-2806; http://lattes.cnpq.br/2387611219688981; http://lattes.cnpq.br/8588615869531030; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; Cunha, Eduardo Vivian da; Siqueira, Elisabete Stradiotto; Sguarezi, Sandro BeneditoEsta tese investiga a popularização da ciência como metodologia para a curricularização da Educação Alimentar e Nutricional (EAN) no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O objetivo é analisar a aplicação de recursos de popularização da ciência e de curricularização da educação alimentar e nutricional na gestão social do PNAE, alicerçada na implementação das suas diretrizes nos termos do art. 2º da Lei nº 11.947/2009. A pesquisa aponta lacunas no entendimento dos requisitos legais por gestores públicos, docentes da educação básica e membros da agricultura familiar, além de um déficit na prática do letramento científico, o que justifica a adoção de dispositivos de popularização da ciência e gestão social nas escolas. A colaboração com a Organização de Aprendizagem e Saberes em Iniciativas Solidárias (OASIS/UFRN) foi essencial. A pesquisa revela que o PNAE tem sido limitado ao combate à fome, sem explorar seu potencial educativo. Recomenda-se o acompanhamento contínuo da execução do PNAE, com foco na formação de docentes e na disponibilização de recursos adequados para a curricularização da EAN. A pesquisa-ação realizada com a coprodução de material didático-pedagógico evidenciou a necessidade de compromisso político-institucional por parte dos gestores e de formação continuada para os educadores. A tese propõe a implementação integral do PNAE com uma abordagem que integre as dimensões político-institucionais e técnico-econômicas. Foi desenvolvido o método PIAC e uma Matriz de elementos por eixo temático para a curricularização da EAN no PNAE, que deve integrar conteúdos como as condições locais de vida, a oferta de alimentos, o controle social e os impactos do consumo alimentar na saúde. A pesquisa sugere mudanças na Política Pública do PNAE, incluindo capacitação contínua dos docentes, apoio à infraestrutura escolar e fortalecimento da articulação com a agricultura familiar. Para futuras pesquisas, recomenda-se a aplicação de recursos de gestão e popularização da ciência, com foco em um quadro docente estável e um cotidiano escolar regular.Tese Agricultura familiar e Programa Nacional de Alimentação Escolar: categorias analíticas, mercado de compras e papel dos burocratas de nível de rua(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-06) Silva, Francisco Dreno Viana da; Sousa, Washington José de; Ferreira, Marco Aurélio Marques; https://orcid.org/0000-0001-6295-2806; http://lattes.cnpq.br/2387611219688981; https://orcid.org/0000-0002-5886-4990; http://lattes.cnpq.br/3707396722617723; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; Cunha, Eduardo Vivian da; Siqueira, Elisabete StradiottoO objetivo é analisar a inserção da agricultura familiar no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), tendo como base empírica experiências de compras dos municípios da Região Metropolitana do Cariri (RMC – Ceará) e, como referência teórica, o construto burocratas de nível de rua. O primeiro destina-se a delimitar categorias analíticas na pesquisa acadêmica brasileira em agricultura familiar. Trata-se de estudo de revisão de literatura com abordagem qualitativa, exploratória e de natureza documental. A base de dados são as teses e dissertações cadastradas no Catálogo de Teses e Dissertações / Capes, na Grande Área de conhecimento “Ciências Sociais Aplicadas”. O conteúdo foi submetido à análise lexicográfica computadorizada, com o apoio software Iramuteq, e agrupado de acordo com a teoria do interesse cognitivo de Habermas. Além da classe metodologia, centrada em recursos de abordagem qualitativa, três outras reúnem interesses técnico, prático e emancipatório. Ainda que mediante ênfase em gestão e eficiência econômica (interesse técnico), as pesquisas stricto sensu sobre a agricultura familiar portam direcionamentos para o campo da hermenêutica (interesse prático) e para as perspectivas de fortalecimento e emancipação de tal categoria socioprodutiva (interesse emancipatório). O segundo artigo propõe-se a delinear o mercado institucional de compras de alimentos da agricultura familiar em municípios da Região Metropolitana do Cariri - RMC/CE no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Os resultados revelam evolução nas aquisições nos grupos de produtos in natura e minimamente processados fornecidos por produtores locais. Os preços pagos são, em média, superiores aos praticados no Centro Atacadista. As compras cumprem o mínimo de 30% da legislação. O terceiro artigo dedica-se a compreender vínculos da atuação de burocratas de nível de rua na execução de compras da agricultura familiar, no contexto da Região Metropolitana do Cariri – RMC/CE. Foram coletados dados primários pelo instrumento entrevista semiestruturada examinados por meio de análise qualitativa de conteúdo, utilizando como referencial a teoria da burocracia de nível de rua. Os resultados evidenciam que fatores como a exigência do mínimo de 30% (Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009) das compras da agricultura familiar contribui para a inserção dos produtores locais no mercado institucional, mediante autonomia relativa dos burocratas, o que permite ajustes no cardápio escolar para atender às condições de produção local, e, interações contínuas entre burocracia e agricultores familiares viabilizando adaptações que contribuem para a efetividade do PNAE. Conclui-se que a atuação dos burocratas de nível de rua revela interação constante com os agricultores, criando arranjos de implementação essenciais à inserção da agricultura familiar no mercado institucional de alimentos.Tese Modelos de distribuição orçamentária interna em instituições públicas de ensino: estudo do processo no Instituto Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-26) Fernandes, Diogo Robson Monte; Araújo, Maria Valéria Pereira de; Mól, Anderson Luiz Rezende; https://orcid.org/0000-0001-5915-8070; http://lattes.cnpq.br/4968429773311336; https://orcid.org/0000-0001-6302-1173; http://lattes.cnpq.br/9227834040889428; https://orcid.org/0000-0002-1390-1700; http://lattes.cnpq.br/1473418328157983; Brito, Max Leandro de Araújo; Matias, Esdras Matheus Silva; Rocha, Fabricia Abrantes Figueiredo da; Barreto, Lais Karla da SilvaO orçamento para educação é um tema de relevância para a administração pública e que demanda atenção de estudos para que sejam aplicados de forma a permitir o seu melhor uso. A distribuição orçamentária em instituições federais de ensino é parte dessas decisões administrativas e é o escopo desta tese, que tem como objetivo discutir o modelo de distribuição orçamentária interna em um dos Institutos Federais de ensino, considerando a percepção de gestores administrativos da instituição e critérios adotados em outras instituições federais de ensino. A execução metodológica consistiu em quatro fases, iniciando pela pesquisa documental em publicações científicas, documentos públicos e institucionais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, para identificação e análise dos critérios e indicadores presentes nos modelos de distribuição orçamentária em diversas instituições de ensino da rede realizada na etapa de seguinte. Em seguida foi desenvolvida a aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas com gestores administrativos de uma instituição de ensino, objeto de estudo, para conhecer a percepção desses profissionais acerca do modelo de alocação orçamentária, comparando com os indicadores utilizados em outras instituições. Esse estudo promove, portanto, como contribuição, uma discussão acerca dos modelos de distribuição orçamentária intra-institucional, refletindo os modelos atuais e apontando bases para pesquisas em novas estruturas de alocação orçamentária nas instituições federais de ensino.Tese Determinantes da expansão internacional em organizações de rápido crescimento: modelagem bayesiana dos fatores de influência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-26) Silva, Leandro Aparecido da; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; https://orcid.org/0000-0003-4884-8599; http://lattes.cnpq.br/5716461725901505; http://lattes.cnpq.br/8182527468097483; Paulo, Felipe Luiz Lima de; Felipe, Israel José dos Santos; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; Corrêa, Victor SilvaOrganizações de rápido crescimento são motores de inovação, impulsionando o desenvolvimento de novos modelos de negócios em diversas regiões. Tanto países desenvolvidos quanto emergentes reconhecem seu potencial e implementam políticas de incentivo. A expansão internacional é uma etapa crucial nesse processo, mas também representa um desafio complexo. Para tomar decisões estratégicas mais assertivas, os gestores podem contar com ferramentas como as Redes Bayesianas (RB). Essa tecnologia permite modelar a incerteza inerente aos processos de decisão, auxiliando as empresas a identificar oportunidades, minimizar riscos e otimizar seus recursos. Ao combinar a capacidade de inovação das organizações de rápido crescimento com a capacidade analítica das RB, as empresas podem alcançar um crescimento mais sustentável e rentável. O estudo busca compreender como se comportam os fatores que influenciam a decisão estratégica sobre a expansão da internacionalização em organizações de rápido crescimento, considerando sua localização, gênero de seus CEO/fundadores e tamanho da empresa. O principal objetivo da pesquisa é analisar os determinantes das escolhas estratégicas de internacionalização de organizações de rápido crescimento, por meio de redes Bayesianas, considerando a localização, o gênero do gestor e o tamanho da organização. A pesquisa foi dividida em três etapas, considerando a inferência bayesiana sobre cada fator nas escolhas estratégicas. Foram incluídas empresas com modelos de negócios digitais, crescimento anual superior a 20% e potencial de investimento. Este estudo analisou 1.578 organizações de rápido crescimento em cinco grandes centros europeus e americanos, com base em dados (DataFrame) derivados de eventos de networking entre 2016 e 2020. Utilizando Redes Bayesianas, a pesquisa identificou diferenças significativas no estilo de gestão entre as diferentes localizações geográficas, os gêneros dos gestores e tamanhos das organizações. Os resultados destacam a importância dos fatores para estratégias de expansão apoiando nas decisões sobre internacionalização, ajudando gestores a tomar decisões mais assertivas sobre internacionalização, além de oferecer insights valiosos para investidores, acadêmicos e formuladores de políticas. O estudo em questão apresenta um conjunto de contribuições significativas para o campo da internacionalização de organizações de rápido crescimento. Ao fornecer evidências empíricas satisfatórias, utilizar uma metodologia inovadora e contribuir para o desenvolvimento teórico da área, a pesquisa representa um avanço relevante no conhecimento sobre esse tema.Tese Resiliência na cadeia de suprimentos: um framework do Programa Nacional de Alimentação Escolar na região dos Cocais-PI(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-12) Santos, Laudinéia Pontes dos; Brito, Max Leandro de Araújo; https://orcid.org/0000-0003-2827-9886; http://lattes.cnpq.br/8629663810773172; http://lattes.cnpq.br/7113595402443743; Araújo, Maria Valeria Pereira de; Soares, Francisco Igo Leite; Junger, Alex Paubel; Matias, Esdras Matheus SilvaEste estudo teve como objetivo geral propor um framework de estratégias para aprimoramento de fatores de resiliência na cadeia de suprimentos associados ao processo de compras de alimentos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na região dos Cocais, no Estado do Piauí. Em relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é de cunho bibliográfico e documental, com uma abordagem qualitativa e quantitativa. Os procedimentos de coleta e análise de dados envolveram dados secundários, pesquisa documental de procedimentos legais e formativos de processo de compras públicas. Como resultado, o estudo discute definições de resiliência nos estudos organizacionais e a aplicação nas operações e processos de compras públicas. Bem como a avaliação da cadeia de suprimento de alimentos do PNAE a partir do arcabouço de legislações dos processos de compras públicas no Brasil e a descrição da resiliência na cadeia de suprimento de alimentos no Brasil. Analisou-se as práticas, os resultados e as iniciativas no fornecimento de alimentos na cadeia de suprimentos do PNAE. Foi desenvolvido um framework para análise de resiliência e os seus efeitos na cadeia de suprimentos de alimentos na região dos Cocais, no Estado do Piauí. Entende-se que uma cadeia de suprimentos resiliente é aquela que consegue se restabelecer após enfrentar problemas e adversidades, frequentemente emergindo ainda mais eficiente do que era antes do impacto. Por fim, o estudo conclui que as organizações estudadas têm o potencial de aumentar a resiliência dentro da cadeia de suprimentos, facilitando soluções mais ágeis aos desafios logísticos e aumentando o desempenho geral. O estudo aponta para a necessidade de atenção a fatores como cooperação entre as partes interessadas, o uso de tecnologia para monitoramento, o aprendizado contínuo e a adaptação como sugestão de melhoria aos desafios da cadeia de suprimentos do PNAE. As implicações sociais da pesquisa sobre a resiliência na cadeia de suprimentos do PNAE na região dos Cocais podem ser significativas, pois tocam aspectos fundamentais da segurança alimentar, desenvolvimento regional e justiça social, especialmente em regiões vulneráveis.Tese Avaliação da eficiência da educação primária no Brasil: abordagens para melhoria da gestão escolar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-05-29) Valle, Wallace Giovanni Rodrigues do; Sampaio, Luciano Menezes Bezerra; https://orcid.org/0000-0003-1632-3149; http://lattes.cnpq.br/3807603064705018; http://lattes.cnpq.br/3458069877946655; Costa, Edward Martins; Ramos, Francisco de Souza; Irffi, Guilherme Diniz; Silva, Lucas Borges Leal daO desenvolvimento da educação básica tem sido pautado por mecanismos que estimulam melhorias na qualidade e eficiência das instituições de ensino. A efetivação de políticas públicas, reestruturação das responsabilidades de cada esfera administrativa e implementação de sistemas de avaliação e fiscalização são alguns exemplos de como potencializar o desempenho educacional. No Brasil, o Plano Nacional de Educação (PNE) é um dos principais instrumentos para conduzir a educação, com base em diretrizes e metas. Relatórios de monitoramento do PNE destacam a deficiência no alcance da meta sete, relacionada à qualidade educacional. Essa meta visa, essencialmente, o aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) que deve atingir alvos intermediários (a cada dois anos). Devido às dificuldades em alinhar-se aos objetivos do PNE no prazo previsto (2024), os gestores públicos e escolares devem, então, buscar novas ações que auxiliem no alcance de melhorias. A medição do desempenho das escolas se destaca como um meio para fomentar essas mudanças, uma vez que permite avaliar padrões de performance, não só acadêmicos, mas também organizacionais. Desse modo, este trabalho pretende avaliar a eficiência de escolas primárias brasileiras, assim como sugerir abordagens que facilitem a gestão escolar e o crescimento da qualidade educacional. Com exceção da introdução e conclusão, os capítulos deste trabalho foram desenvolvidos de maneira independente e estruturados como artigos científicos, em que cada um é orientado por um objetivo específico. O capítulo 2 visa discutir a questão da eficiência escolar a partir de uma revisão sistemática da literatura acadêmica, explorando informações como técnicas e variáveis predominantes. Com base em uma amostra de 75 artigos, os resultados manifestaram o uso da Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis - DEA) como principal ferramenta de avaliação da eficiência escolar, sendo o contexto socioeconômico e a relação aluno-professor frequentemente associados aos modelos. O capítulo 3 pretende calcular e comparar a eficiência de escolas primárias brasileiras, definindo pontos de referência para as instituições ineficientes. Propõem-se quatro modelos DEA com diferentes combinações de variáveis e períodos. O DEA dependente de contexto também será utilizado para que as escolas mais distantes da fronteira de eficiência original obtenham metas práticas, por etapas. Em geral, constatou-se que a eficiência se torna mais baixa quando se faz uso do Ideb como output, podendo ser reduzida em até 21,7% em relação aos demais modelos que consideram como saídas as notas dos alunos em Português e Matemática. Apesar das metas inicialmente projetadas serem elevadas, as mudanças no contexto de avaliação acarretaram em valores intermediários menores e, consequentemente, mais fáceis de se atingir, mantendo o incentivo às instituições ineficientes. Por sua vez, utilizando regressão com dados em painel, o capítulo 4 tem o intuito de verificar a associação entre o tipo de dependência administrativa (estadual ou municipal) e a eficiência escolar, mensurada por um modelo DEA dinâmico. Identificou-se uma relação positiva quando as escolas estão sob domínio estadual, bem como quando localizadas em áreas urbanas. Por fim, concluiu-se que as abordagens sugeridas nos capítulos supracitados podem facilitar a gestão escolar (a nível organizacional e público) e permitem encaminhamentos para o avanço em direção à qualidade educacional.Tese Ensaios sobre avaliação de performance de fundos de pensão brasileiros: uma abordagem com eficiência, produtividade e risco/retorno(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-19) Bezerra, Diogo de Menezes Cortês; Barbosa, Alexandro; https://orcid.org/0000-0001-8572-0637; http://lattes.cnpq.br/5747730761816822; http://lattes.cnpq.br/3304027227127642; Baggio, Daniel Knebel; Felipe, Israel José dos Santos; Silva, Josimar Pires da; Azevedo, Yuri Gomes PaivaA mensuração da performance é uma questão decisiva em diversos campos, especialmente em setores onde a alocação de recursos desempenha um papel significativo. Medir a eficiência em fundos de pensão é crucial para garantir a saúde financeira e o cumprimento dos compromissos de longo prazo com os beneficiários. Este trabalho apresenta três ensaios sobre avaliação de performance de fundos de pensão brasileiros e se lança um modelo estruturado de avaliação. O primeiro ensaio teve o objetivo de realizar uma revisão sistemática da literatura sobre avaliação de eficiência de fundos de pensão, buscando identificar padrões de objetivos, metodologias, resultados e tendências na avaliação de fundos. Foi feita a análise dos artigos de 3 perspectivas diferentes, análise bibliométrica, análise de correspondência e análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que as pesquisas sobre fundos de pensão ainda são muito incipientes, todavia, já se reconhece padrões do ponto de vista da metodologia majoritária utilizada a Análise Envoltória de Dados (DEA). O segundo ensaio avalia a eficiência e produtividade, através da Análise Envoltória de Dados (DEA) com diferentes orientações, ao final é correlacionado as abordagens buscando padrões de eficiência e produtividade. As variáveis financeiras foram eleitas com base na literatura e na disponibilidade nos balanços emitidos pelos fundos e publicados pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar - PREVIC, entre 2019-2023. O uso do modelo DEA seguiu um processo em quatro etapas: 1- Definiu-se o banco de dados consistido por 132 fundos de pensão nos exercícios financeiros de 2019-2023, sendo 45 com patrocínio público e 87 com patrocínio privado. 2- Envolveu a identificação das variáveis de entrada e saída para avaliar a eficiência relativa das Decision Making Units (DMUs) selecionadas. 3- Foi adotado o DEA em diferentes perspectivas para análise de eficiência (DEA-DSBM) e produtividade (DEA-Malmquist). 4- Feita a correlação de Sperman e Kendall, além do coeficiente de concordância de Kendall buscando evidenciar padrões de eficiência e ineficiência das unidades produtivas. Com base nos resultados foram testadas 5 hipóteses de determinantes de eficiência e produtividade através do teste estatístico não-paramétrico de Mann-Whitney. Além disso, os resultados evidenciaram que no período analisado os fundos apresentaram índice de eficiência global de apenas 63% e de produtividade de 88%. Por fim, o terceiro ensaio avalia a eficiência financeira dos fundos de pensão através do Índice de Sharpe no período de 2020-2023. O Índice de Sharpe é uma medida de desempenho que avalia o retorno de um investimento em relação ao risco assumido. Esse índice compara a rentabilidade de um ativo, ou de uma carteira, com um investimento livre de risco, ajustando os ganhos pelo nível de volatilidade. O ativo livre de risco escolhido para as comparações foram o índice de mercado Ibovespa e o Certificado de Depósito Interbancário – CDI que é um importante benchmark para ativos de renda fixa. Os resultados demonstraram que 56 fundos de pensão tiveram o Índice de Sharpe menor que 0 (zero) em comparação ao Ibovespa e 109 fundos em comparação ao CDI. Isso significa que para o período analisado, a taxa livre de risco adotada teve um melhor rendimento que o portfólio de investimento de boa parte dos fundos. Ademais, reconhece que a pesquisa de avaliação de fundos precisa prosperar do ponto de vista acadêmico, pois, a falta de padronização de análises, além das diversas lacunas existentes na literatura, dificulta a comparação entre fundos de diferentes perspectivas.Tese Essays on information technology in tax administrations: a review of literature and brazilian evidence of impacts on collection(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-25) Lucena, João Paulo Oliveira; Sampaio, Raquel Menezes Bezerra; https://orcid.org/0000-0002-0685-5830; http://lattes.cnpq.br/9368661158330209; https://orcid.org/0000-0003-1114-2090; http://lattes.cnpq.br/9161946280053271; Slalov, Tiago Nascimento Borges; Felipe, Israel José dos Santos; https://orcid.org/0000-0001-8608-0029; http://lattes.cnpq.br/4608734331831234; Sampaio, Luciano Menezes Bezerra; Cabello, Otávio GomesA Tecnologia da Informação (TI) desempenha papel fundamental na reforma de qualquer administração tributária, permitindo uma melhor coleta e análise de informações, gestão proativa da carga de trabalho e recursos, promoção de engajamento cooperativo e padronização no tratamento dos contribuintes, facilitando assim a uniformidade e aplicação da legislação tributária (Jimenez, Mac An tSionnaigh, & Kamenov, 2013). Diante dessa perspectiva, esta tese explora o uso da TI nas administrações tributárias, sendo composta por três ensaios. O primeiro ensaio consiste em uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) que busca analisar de forma abrangente a literatura atual sobre a intersecção entre Tecnologia da Informação (TI) e arrecadação tributária. A RSL foi conduzida seguindo o protocolo proposto por Tranfield, Denyer e Smart (2003) e identificou três clusters de pesquisa: os impactos da TI na arrecadação tributária, os fatores que influenciam a adoção da tecnologia nesse contexto e os aspectos relacionados à TI e sua aplicação na administração tributária. Ao lado desses clusters, apresentamos as principais teorias utilizadas e os principais desafios identificados para a implementação de TI nos governos. Por fim, propomos nossa agenda de pesquisa. Dentre as tecnologias identificadas na RSL, destacam-se os sistemas de imposto eletrônico padronizados, explorados no segundo ensaio desta tese. O objetivo do segundo ensaio é analisar os efeitos da adoção desse sistema na arrecadação própria de municípios de um estado brasileiro. Utilizando uma base de dados composta por 146 municípios do estado do Rio Grande do Norte, no período de 2013 a 2018, o estudo emprega inicialmente um painel com efeitos fixos bidirecionais e, em seguida, aplica a abordagem de diferenças em diferenças proposta por Callaway e Sant'Anna (2021). Os resultados revelam que a adoção de sistemas de imposto eletrônico padronizados resultou em um aumento médio de aproximadamente 52% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) enquanto o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) registrou um aumento médio em torno de 43%. Examinando os efeitos ao longo do tempo, descobrimos que a arrecadação do IPTU sofreu um aumento médio de aproximadamente 77% após o terceiro ano de implementação do sistema. Por outro lado, a receita do ISSQN aumentou em média 72% após o quarto ano de adoção do referido sistema. O terceiro ensaio aborda o uso de outra tecnologia, a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), e tem como objetivo analisar o impacto do projeto NFC-e no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A base de dados utilizada é composta por 4.652 municípios do Brasil, no período de 2013 a 2016, e emprega a abordagem de diferenças em diferenças de Callaway e Sant'Anna (2021). Os resultados desse ensaio indicam que a adoção da NFC-e impacta de maneiras distintas os municípios conforme o seu porte. Os municípios maiores tiveram aumentos mais substanciais no repasse da cota-parte do ICMS por pessoa. Especificamente, nos efeitos simples, os municípios de grande porte registraram um aumento médio de cerca de 3,6% por pessoa, enquanto os municípios de médio porte registraram um aumento de aproximadamente 2,7% por pessoa. No que diz respeito aos efeitos dinâmicos, os municípios de grande porte apresentaram um aumento médio de cerca de 18,6% por pessoa dois anos após a implementação da política pelos estados. Conclui-se que a TI desempenha um papel significativo nas administrações tributárias, oferecendo benefícios substanciais. Isto fica evidente através da implementação de sistemas eletrônicos padronizados e NFC-e, que contribuem significativamente para melhorar as receitas municipais.Tese Conexões políticas e precificação de ativos: evidências no mercado regulado brasileiro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-04) Ribeiro, Irã Inácio; Almeida, Vinicio de Souza e; https://orcid.org/0000-0002-1092-0332; http://lattes.cnpq.br/5861723290897089; http://lattes.cnpq.br/1273214996428248; Felipe, Israel José dos Santos; https://orcid.org/0000-0001-8608-0029; http://lattes.cnpq.br/4608734331831234; Freitas Neto, Raimundo Marciano de; Vasconcelos, Alessandra Carvalho de; Girão, Luiz Felipe de Araújo Pontes; Mota, Renato Henrique GurgelO objetivo da presente tese foi analisar as conexões políticas nas empresas reguladas como um fator omisso em modelos de precificação de ativos. A amostra aponta 79 empresas listadas na B3 e que estejam sob a supervisão das agências reguladoras como, por exemplo, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Águas (Ana), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no período de 2011 a 2022, o que totalizou 3.160 observações. A metodologia segue os passos de Fama e French (1993) para o modelo de três fatores; de Carhart (1997) para o modelo de quatro fatores e de Fama e French (2015) para o modelo de cinco fatores. Nesses modelos foram incluídos dois fatores: o primeiro trata das conexões políticas por meio da proporção de conselheiros politicamente conectados em relação ao total de conselheiros e o segundo fator busca uma análise temporal em virtude dos requisitos impostos pela Lei 13.303/2016 (Lei de Responsabilidade das Estatais) para a investidura no cargo de conselheiro das empresas controladas pelo poder público. Os resultados evidenciaram que as conexões políticas passaram a ser precificadas após a edição da lei, isto é, a ausência das conexões políticas pode ser considerada como um fator omisso nos modelos de precificação de ativos exigindo um retorno em excesso pelos investidores após a edição da lei 13.303/2016 o que se alinha a Teoria da Dependência de Recursos em detrimento a Teoria da Agência. Não foi verificada a significância da proporcionalidade de conselheiros conectados politicamente em relação ao total de conselheiros, pelo contrário, a sua inserção isolada no modelo revelou-se uma anomalia, já que o intercepto das regressões remete valor diferente de zero e estaticamente significativo violando um pressuposto para um modelo ajustado.Tese Ensaios sobre liderança e sucesso em projetos: revisão de literatura e evidências dos efeitos dos estilos transacional e transformacional sob mediação do autogerenciamento(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-05) Alves, Thales da Costa Lago; Medeiros, Carlos Alberto Freire; Gurgel, André Morais; https://orcid.org/0000-0002-1925-8031; http://lattes.cnpq.br/7215356171529987; https://orcid.org/0000-0002-3830-1162; http://lattes.cnpq.br/9398091583694583; http://lattes.cnpq.br/1068931829671427; Moraes, Renato de Oliveira; Felipe, Israel José dos Santos; Silva, Luciano Ferreira da; Assunção, Marcus Vinicius Dantas deA adoção da gestão de projetos vem se consolidando nas organizações nas últimas décadas. Diante dessa realidade, a liderança é uma das competências que podem contribuir positivamente para o sucesso do projeto. Essa relação vem sendo abordada pela literatura na busca por observar os efeitos de estilos e competências do líder sobre o sucesso do projeto e, além disso, adicionar outros fatores que possam favorecer, juntamente com as ações de liderança, o alcance do êxito dos projetos. Diante da relevância desse tema, esta tese objetiva analisar o impacto das lideranças transacional e transformacional no sucesso do projeto sob mediação do autogerenciamento e moderação de fatores inerentes ao contexto do projeto. Para isso, foram desenvolvidos três ensaios. O primeiro deles consiste em uma revisão sistemática de literatura (RSL) visando a explorar como vem sendo abordada a relação entre a liderança e o sucesso do projeto na literatura internacional. Ao todo, 59 artigos foram selecionados e os resultados revelaram a predominância de análises quantitativas que utilizam modelos para aferir a relação liderança-sucesso do projeto com a adição de fatores moderadores e/ou mediadores que possam influenciar o impacto do papel do líder nos projetos bem-sucedidos. Dentre outros achados, a RSL também indica que os estilos transformacional e transacional de liderança e as competências do líder são as abordagens mais utilizadas nos trabalhos levantados. Considerando a necessidade de expandir a gama de fatores a serem explorados em modelos que analisam o impacto da liderança sobre o sucesso do projeto, foram desenvolvidos dois ensaios empíricos adicionais. Para isso, foi realizada uma survey com o propósito de levantar dados de indicadores relacionados ao sucesso do projeto, às lideranças transformacional e transacional e ao autogerenciamento. Esse último construto configurando-se como uma inovação dos modelos testados, já que, até então, as características autorreguladoras dos membros de equipe carecem de mais investigações diante das pesquisas de mesma natureza já realizadas. A amostra total deste trabalho foi composta por 406 membros de equipes de projeto das cinco regiões brasileiras. Por meio da modelagem de equações estruturais (MEE), o segundo ensaio da tese constatou a repercussão positiva direta da liderança transacional no sucesso do projeto e de forma indireta através do autogerenciamento dos membros da equipe. Ademais, em outro novo achado para a área, evidenciou-se um efeito moderador significante na relação entre liderança e sucesso nos grupos diferenciados a partir da abordagem utilizada para a gestão do projeto. Foi observado que, em níveis mais elevados de liderança transacional, o alcance do sucesso do projeto torna-se mais evidente em equipes que adotam as abordagens ágil e tradicional. Utilizando igualmente as técnicas de MEE, o terceiro ensaio indicou, da mesma forma, um efeito positivo da liderança transformacional no sucesso do projeto. Esse impacto também ocorre de maneira indireta através da mediação parcial do autogerenciamento. Nesse ensaio, o efeito moderador foi testado entre grupos divididos pela forma de execução do trabalho: presencial, teletrabalho e híbrida. Os resultados revelaram que níveis mais elevados de autogerenciamento dos membros de equipes que atuam em formato de teletrabalho impactam o sucesso do projeto em maior intensidade.Tese Energia eólica à luz do desenvolvimento à escala humana(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-18) Silva, Suzana Melissa de Moura Mafra da; Sousa, Washington José de; https://orcid.org/0000-0001-6295-2806; http://lattes.cnpq.br/2387611219688981; https://orcid.org/0000-0002-7691-6723; http://lattes.cnpq.br/7151350863776492; Ramos, Anatalia Saraiva Martins; http://orcid.org/0000-0002-8578-2018; http://lattes.cnpq.br/1151025937054810; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; Alcântara, Liliane Cristine Schlemer; Três, Guilherme SmaniottoA energia eólica figura entre fontes energéticas alternativas e sustentáveis, e sua produção e comercialização são associadas à promoção do desenvolvimento. Essa compreensão – seja no sentido mercadológico ou sustentável – é problematizada neste estudo, que tem como objetivo compreender características e dinâmica da presença e influência da energia eólica e sua relação com perspectiva conceitual-paradigmática do Desenvolvimento à Escala Humana (DEH) tomando como ambiente empírico experiências compartilhadas por membros de colônias de pescadores no Rio Grande do Norte. A tese está organizada em três artigos, sendo o primeiro uma revisão integrativa da produção acadêmica brasileira em energia eólica nas Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; o segundo, a sistematização de aplicações do modelo de DEH para a construção de subsídios para a pesquisa em energia eólica; e o terceiro, a elaboração de quadro teórico-empírico do DEH associado ao sistema de produção e distribuição de energia eólica a partir do prisma da Gestão Social, o que ocorre pela via da pesquisa empírica junto a coletivos, a organizações públicas e privadas. O primeiro artigo identificou três vertentes das produções sobre energia eólica nas ciências humanas e sociais aplicadas: técnico-econômica, político-institucional e crítica. O foco de atenção da Administração tem se dado majoritariamente na análise técnico-econômica da produção. O segundo artigo apresentou possibilidades para o uso do DEH na pesquisa acerca da energia eólica a partir da aproximação com a Gestão Social e da possibilidade do uso de metodologias participativas que tragam ao centro da temática o discurso da sociedade civil no relacionamento com esse processo produtivo. O terceiro artigo identificou que os efeitos da produção eólica incidem sobre todas as necessidades humanas fundamentais de participantes das colônias de pescadores, o que se manifesta na expectativa em torno das promessas de desenvolvimento, na ausência de mecanismos acessíveis e efetivos de participação, na perda de espaços (e da biodiversidade destes), nos receios em torno da assimetria do processo comunicativo e nas dúvidas relacionadas à produção eólica no mar. A metodologia participativa realizada nesta pesquisa possibilitou a apresentação, pelos coletivos, de mecanismos que possibilitam melhor convivência da produção eólica nas comunidades. Os achados atestam a tese de que a perspectiva de desenvolvimento ocorre não sob a dinâmica da escala humana, mas numa tecitura de ausências, o que reproduz epistemologias dominantes que, privilegiando a perspectiva desenvolvimentista e economicista da produção eólica, criam silenciamentos acerca das condições de produção e vida das comunidades impactadas por essa produção. Ao mesmo tempo discutiu a energia eólica à luz do DEH, indicando a influência da produção em todas as necessidades humanas, a pesquisa também apresentou subsídios úteis à reflexão em torno das ausências percebidas nas políticas públicas do setor, às quais podem ser incorporadas ferramentas participativas que colocam em primeiro plano o ser humano, a exemplo do DEH.Tese Determinantes dos fluxos de investimentos e gerenciamento de resultados na indústria de fundos brasileira(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-07) Romão, Lemuel de Lemos; Almeida, Vinicio de Souza e; https://orcid.org/0000-0002-1092-0332; http://lattes.cnpq.br/5861723290897089; http://lattes.cnpq.br/8672376627184872; Raimundo Júnior, Gerson de Souza; Felipe, Israel José dos Santos; https://orcid.org/0000-0001-8608-0029; http://lattes.cnpq.br/4608734331831234; Girão, Luiz Felipe de Araújo Pontes; Freitas Neto, Raimundo Marciano deNos últimos anos o mercado de capitais brasileiro passou por diversas transformações e experimentou um grande crescimento. Dentro do universo de produtos de investimentos, os fundos são um importante veículo de alocação que tem como premissa básica dois fatores: maior capacidade de diversificação e uma gestão profissional como serviço. Dito isto, os movimentos de alocação dos investidores, seja ao reagir ao desempenho do fundo ou as intempéries econômicas, tem impactos na gestão de forma direta, ao punir perdedores e premiar os vencedores, como de forma indireta, ao mudar sua alocação a depender do cenário econômico enfrentado. A análise dos modelos estimados revela uma relação entre os fluxos de investimento e as variáveis macroeconômicas, indicando que os investidores alteram suas alocações dependendo da conjuntura econômica. Quando observado os incentivos financeiros resultantes das taxas de administração e de performance buscou-se compreender impacto no comportamento do gestor do fundo. Observou-se a existência de uma sazonalidade nos níveis de volatilidade no decorrer do ano, além de constatar que os fundos que se apropriaram de uma alta quantia de taxa de performance tendem a aumentar os riscos dos fundos principalmente na virada do ano, bem como os gestores que possuem pouca performance apropriada tendem a reduzir a volatilidade nos períodos posteriores, caracterizando assim gerenciamento de resultados.Tese Barreiras logísticas à ampliação do mercado consumidor: estudo com empresas do mercado cacaueiro em Altamira/PA(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-01-30) Bezerra, Daniel Almeida; Brito, Max Leandro de Araújo; https://orcid.org/0000-0003-2827-9886; http://lattes.cnpq.br/8629663810773172; http://lattes.cnpq.br/0079835502834767; Araújo, Maria Valéria Pereira de; https://orcid.org/0000-0001-6302-1173; http://lattes.cnpq.br/9227834040889428; Oliveira, Antônio Batista da Silva; Gonçalves, Anderson Tiago Peixoto; Matias, Esdras Matheus SilvaEsta pesquisa tem como objetivo principal desenvolver um modelo multicritério de apoio a decisão que possibilite a proposição de soluções para a mitigação das principais barreiras logísticas que dificultam a ampliação do mercado consumidor de empresas de cacau em Altamira/PA. Para alcançar esse objetivo, propõe-se a utilização de modelo multicritério de apoio a decisão, através dados e restrições de duas empresas, pertencentes ao mercado cacaueiro de Altamira/PA, como base de estudo. Também se incluem a elaboração de um detalhado cenário das empresas, identificando não apenas as causas logísticas de barreira em comum, mas também aquelas específicas a cada uma delas, além de identificar a relevância de cada critério utilizado na construção, permitindo uma compreensão mais aprofundada das variáveis logísticas que impactam a cadeia de clientes no mercado cacaueiro usado como exemplo. Além disso, a pesquisa trouxe soluções a partir da aplicação do modelo multicritério de apoio a decisão e, igualmente importante, discussão de eventuais limitações, fornecendo uma visão completa e realista das possíveis melhorias na cadeia de clientes do mercado cacaueiro em Altamira/PA. Por meio dessa discussão, esta tese contribuiu com o desenvolvimento da cadeia de clientes através da aplicação do modelo como um fator-chave para a proposição de solução às barreiras logísticas.Tese Desenvolvimento de competências argumentativas na formação de administradores: um framework do ensino-aprendizagem de retórica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-01-30) Souza, Rosana Curvelo de; Brito, Max Leandro de Araújo; https://orcid.org/0000-0003-2827-9886; http://lattes.cnpq.br/8629663810773172; https://orcid.org/0000-0001-6447-1985; http://lattes.cnpq.br/4282662034588352; Junger, Alex Paubel; https://orcid.org/0000-0002-5072-1012; http://lattes.cnpq.br/3440956514829383; Gonçalves, Anderson Tiago Peixoto; https://orcid.org/0000-0002-7338-2180; http://lattes.cnpq.br/6893001614570105; Cavalcante, Erica Dayane Chaves; http://lattes.cnpq.br/2902600033356292; Araújo, Maria Valéria Pereira de; https://orcid.org/0000-0001-6302-1173; http://lattes.cnpq.br/9227834040889428Por meio do discurso, administradores procuram moldar ou influenciar a construção da realidade para tornar os ambientes em que atuam favoráveis à sua presença e das suas organizações. Tendo em vista o prazo das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), até 2024, para que os cursos de graduação em Administração viabilizem o desenvolvimento da competência em comunicar-se de forma eficaz, o objetivo desta tese é propor um framework do ensino-aprendizagem de retórica - arte e técnica de persuadir pelo discurso - na formação de administradores. O processo investigativo foi estruturado em três etapas interligadas, sendo a primeira para interpretar e compreender as orientações presentes nas DCN que se relacionam com retórica. As percepções da coleta e análise documental foram esquematizadas em uma matriz reunindo explicações conceituais e efeitos desejados na aprendizagem, que foi, na etapa seguinte, integrada aos resultados provenientes de uma revisão de literatura que identificou a incidência da aprendizagem de retórica nos cursos superiores em bases de dados científicas. Os dados, analisados por meio de análise temática e organizados por dimensões ambiental (conteúdos, conhecimentos, currículo, dinâmicas sociais) e individual (competências, habilidades, atitudes), subsidiaram a composição de um framework teórico das características relacionadas ao ensino-aprendizagem de retórica para o curso de graduação em Administração. No terceiro momento, como um exemplo de aplicação do framework para beneficiar pesquisas de aprofundamento da investigação acerca do tema, procedeu-se à instrumentalização das categorias em questionários para coleta e análise temática de dados em pesquisa de campo aplicada junto a uma amostra de docentes em formação na área de Administração. O acréscimo de dados primários forneceu fatores percebidos de domínio da subjetividade individual e de estratégias éticas, emocionais e racionais na argumentação em sala de aula. Como contribuição teórica, o estudo fornece uma definição funcional de aprendizagem de retórica sob o ângulo do ensino de Administração, representada pelo framework que contribui metodologicamente para estudos futuros e sinaliza oportunidades para a formação de administradores que não apontem a comunicação como um de seus principais problemas, evidenciando também uma contribuição prática e social.Tese Estudos sobre ecossistemas de internacionalização: agenda de pesquisa, estrutura conceitual e dinâmicas Institucionais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-20) Costa Júnior, João Florêncio da; Araújo, Afrânio Galdino de; https://orcid.org/0000-0002-7294-2609; http://lattes.cnpq.br/9062687501625890; https://orcid.org/0000-0002-3962-1010; http://lattes.cnpq.br/2637559629674977; Andrade, Adrianne Paula Vieira de; https://orcid.org/0000-0003-3304-8812; http://lattes.cnpq.br/3586441259396470; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; https://orcid.org/0000-0003-4884-8599; http://lattes.cnpq.br/5716461725901505; Fernandes, Leandro Trigueiro; https://orcid.org/0000-0001-8012-0966; http://lattes.cnpq.br/3928714176137641; Paixão, Márcia Cristina Silva; http://lattes.cnpq.br/3038238196196014No cenário contemporâneo de crescente interconectividade global, a análise dos processos de internacionalização surge como uma busca essencial, carregando implicações profundas para empresas, formuladores de políticas e estudiosos. Esta série de estudos embarca em uma exploração matizada dos ecossistemas de internacionalização, desvendando as dinâmicas intricadas que sustentam a expansão global das empresas. Dentro desse cenário complexo, o papel institucional de entidades como a ApexBrasil torna-se um ponto focal, exercendo influência substancial sobre o fenômeno da internacionalização. A pesquisa desenrola-se por meio de três artigos distintos, mas mutuamente complementares, cada um contribuindo com perspectivas únicas para os domínios conceituais e práticos dos ecossistemas de internacionalização, formando um arcabouço teórico coeso. O Artigo 1 concentra-se em formular uma agenda de pesquisa para compreender a influência da ApexBrasil na pesquisa acadêmica em exportação, internacionalização e comércio exterior. O Artigo 2 introduz o conceito inovador de ecossistema de internacionalização, incorporando um arcabouço teórico para integrar teorias modernas de Negócios Internacionais em uma perspectiva ecossistêmica. O Artigo 3 realiza um estudo de caso exploratório qualitativo para analisar o papel institucional da ApexBrasil, identificar padrões emergentes e oferecer uma compreensão fundamentada de sua posição no cenário de internacionalização de negócios no Brasil. A pesquisa emprega uma abordagem exploratória e descritiva, utilizando métodos qualitativos e quantitativos. O Artigo 1 conduz um estudo de caso com revisão sistemática da literatura, análise documental e entrevistas com painel de especialistas. O Artigo 2 apresenta um trabalho acadêmico conceitual baseado em uma revisão sistemática da literatura por meio de análise de conteúdo e temática. O Artigo 3 utiliza um estudo de caso exploratório qualitativo com entrevistas semiestruturadas, empregando análise de conteúdo e temática, bem como teoria fundamentada, utilizando os softwares Iramuteq e ChatGPT para aprofundar a análise temática. A pesquisa proporciona insights teóricos sem precedentes e implicações práticas para pesquisas sobre negócios internacionais. O Artigo 1 destaca o conhecimento disperso sobre a influência da ApexBrasil na pesquisa científica e propõe uma agenda de pesquisa para preencher lacunas entre a ApexBrasil, a academia e os stakeholders. O Artigo 2 revela o ecossistema de internacionalização como um tópico incipiente e propõe um arcabouço multidisciplinar integrando ecossistemas de negócios, empreendedorismo, inovação e plataformas. O Artigo 3 enfatiza o papel crucial da ApexBrasil em fomentar alianças estratégicas e transferência de conhecimento, desafiando teorias existentes sobre ecossistemas de negócios e dinâmicas de hélices. Os artigos contribuem tanto conceitual quanto praticamente, sendo o Artigo 1 o primeiro a investigar o impacto da ApexBrasil na academia brasileira. O Artigo 2 propondo um novo arcabouço teórico para a Teoria dos Negócios Internacionais, e o Artigo 3 fornecendo perspectivas teóricas fundamentadas sobre o papel da ApexBrasil através da reinterpretação do modelo da Hélice Tripla e Quádrupla, contribuindo significativamente para o avanço da Teoria de negócios Internacionais.Tese Metodologias ativas no ensino superior de Administração: framework para avaliação do alinhamento metodológico às Diretrizes Curriculares Nacionais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-10-19) Souza Neto, Pio Marinheiro de; Brito, Max Leandro de Araújo; Araújo, Maria Valéria Pereira de; https://orcid.org/0000-0001-6302-1173; http://lattes.cnpq.br/9227834040889428; https://orcid.org/0000-0003-2827-9886; http://lattes.cnpq.br/8629663810773172; http://lattes.cnpq.br/8131295162406721; Felipe, Israel José dos Santos; Barreto, Lais Karla da Silva; Silva, Lucas Borges Leal da; Carvalho, Maria Luiza Azevedo deUm dos desafios centrais do Ensino Superior reside em atender às exigências por cursos de qualidade, em conformidade com os marcos regulatórios oficiais. Nesse contexto, alinhar os cursos às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s) emerge como uma estratégia fundamental. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar um Framework para avaliar o alinhamento metodológico de cursos de graduação em Administração com as mencionadas DCN’s. A metodologia adotada se baseia em três pilares essenciais: epistemológico, lógico e técnico. No pilar epistemológico é empregado um enfoque fenomenológico-hermenêutico. O pilar lógico utiliza uma base estrutural de pensamento pragmático-indutivo. Já no pilar técnico, a pesquisa assume uma abordagem exploratória e descritiva, com uma estratégia transformativa sequencial, envolvendo métodos qualitativos e quantitativos. A coleta de dados é realizada por meio de procedimentos observacionais de caráter não participante, utilizando levantamento documental com análise e interpretação por análise de conteúdo. A amostragem é não probabilística e intencional conduzida em etapas. Os resultados demonstram a aplicabilidade do Framework proposto, permitindo mensurar o alinhamento das metodologias com as DCN’s. Além disso, contribui para a discussão acadêmica sobre o tema. Entre as descobertas, o estudo revela percepções significativas sobre as metodologias ativas, destacando seu papel transformador ao criar um ambiente propício para o desenvolvimento de habilidades interpessoais, trabalho em equipe e pensamento crítico. A adoção dessas metodologias estimula o engajamento dos estudantes, promovendo um ciclo positivo de proatividade, motivação e ambientação prática. O estudo evidencia que o Framework proposto possibilita uma avaliação/autoavaliação mais rigorosa e estruturada, que melhora a qualidade do ensino. Ele oferece insights sobre metodologias, impulsionando mudanças nas abordagens e favorecendo a adoção de métodos alinhados com as necessidades dos alunos. Além disso, coleta informações críticas para a conformidade regulatória, essenciais para a tomada de decisão nas instituições de ensino. Embora não pretenda substituir os modelos avaliativos existentes, o Framework proposto se revela capaz de determinar em que medida as metodologias estão em conformidade com as orientações das DCN’s, sendo inclusive adaptável para outros cursos. Sua implementação induz discussões pertinentes sobre práticas metodológicas, oferecendo uma perspectiva valiosa para gestores de curso, professores, alunos e a instituição como um todo.