PPGA - Doutorado em Administração
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Tese A ação pública dos organismos internacionais e nacionais para as mudanças do SINAES em 2017: revelando coalizões(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-19) Macedo, Marconi Neves; Araújo, Maria Arlete Duarte de; ; ; http://lattes.cnpq.br/0789522884294004; Castro, Alda Maria Duarte Araújo; ; Coelho, Fernando de Souza; ; Alloufa, Jomaria Mata de Lima; ; Oliveira, João Ferreira de;O objetivo da Tese é compreender como a ação pública dos atores nacionais envolvidos com a educação superior, influenciados por organismos internacionais e articulados em coalizões políticas a partir de suas crenças e representações e por meio do uso do conhecimento técnico como recurso político, contribuiu para uma significativa reforma institucional do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) em 2017. Utilizou-se um modelo analítico concebido a partir da conjugação de elementos dos modelos do Pentágono das Políticas Públicas (PPP) e do Advocacy Coalition Framework (ACF) da abordagem sociológica de análise das políticas públicas. A análise dos dados foi feita a partir de documentação oficial dos principais atores identificados no subsistema de política pública de avaliação da educação superior de graduação brasileira, privilegiando os quadros de análise cognitiva e normativa. O quadro cognitivo para identificar as crenças dos atores a partir de suas representações e revelar coalizões, e o quadro normativo para evidenciar o processo de interação entre esses atores de modo a conformar as regras institucionais aos seus interesses, como resultado da sua ação pública. Após o exame dos dados, o modelo analítico utilizado evidenciou como a política pública de avaliação da educação superior de graduação está inserida em um ambiente neocorporativista no qual as instâncias estatais funcionam como arena de mediação dos interesses divergentes de múltiplos atores e permitiu compreender como atuaram as coalizões políticas defensoras da educação como um direito e educação como mercadoria no processo de reformulação do SINAES. Desse modo, esta Tese conclui pela internalização de diretrizes sobre a avaliação de educação superior oriundas de organismos internacionais na reforma do SINAES, em 2017, e que as mudanças foram decorrentes da ação pública da coalizão de atores essencialmente privados, defensores da educação como mercadoria, que souberam se articular politicamente, usar o conhecimento técnico como recurso de poder e influenciar a agenda de decisões do Ministério da Educação de modo a prevalecer seus interesses, em especial nas modificações que facilitam o credenciamento e o recredenciamento de IES privadas, desembaraçam transferências de mantença e desoneram os investimentos com o corpo docente e o acervo bibliográfico.Tese Ação pública na formação e transformação do destino turístico de Porto de Galinhas: um estudo dos referenciais no período de 1970 a 2010(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-10-21) Lopes, Alba de Oliveira Barbosa; Tinoco, Dinah dos Santos; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781518Y1; ; http://lattes.cnpq.br/7334674129514705; Sano, Hironobu; ; http://lattes.cnpq.br/6037766951080411; Araújo, Maria Arlete Duarte de; ; http://lattes.cnpq.br/8538092783362714; Silveira, Carla Borba da Mota; ; http://lattes.cnpq.br/1318758213571635; Coriolano, Luzia Neide Menezes Teixeira; ; http://lattes.cnpq.br/4477795642535596O objetivo geral desta tese foi compreender como a ação pública impulsiona a formação e transformação de destinos turísticos. A investigação baseou-se na premissa de que as ações públicas são o resultado do processo de mediação de atores estatais e não estatais considerados importantes em um setor, os quais interagem visando prevalecer seus interesses e suas visões de mundo sobre os demais. O caso da praia de Porto de Galinhas, em Pernambuco, lócus de investigação desta tese, permitiu a análise de uma multiplicidade de atores na formação e implementação de ações locais voltadas ao desenvolvimento do turismo nos anos de 1970 a 2010, bem como permitiu a compreensão da construção do referencial das intervenções realizadas. A tese, de natureza qualitativa, teve como suporte teórico a abordagem cognitiva de análise de políticas públicas desenvolvida na França, tendo como expoentes principais os autores Bruno Jobert e Pierre Muller. Esta escolha foi feita pela ênfase conferida aos fatores cognitivos e normativos da política, aspectos estes pouco explorados nos estudos de políticas públicas no Brasil. Foram utilizadas a pesquisa documental, a bibliográfica e a de campo como fontes de coleta de dados para a re(constituição) da formação e transformação deste destino. As técnicas de análises empregadas foram: a análise de conteúdo e a documental. Para traçar o referencial da ação pública, partiu-se da caracterização das fronteiras do setor de turismo e a criação de imagens pelo principal órgão internacional: a Organização Mundial do Turismo. A partir da análise da evolução do turismo no país, identificou-se que as políticas públicas no Brasil passaram por transformações na sua promoção ao longo dos anos, indicando mudanças no referencial que nortearam as intervenções. Estas diretrizes e transformações foram identificadas na construção do destino turístico de Porto de Galinhas, cujos dados foram sistematizados e apresentados em quatro períodos históricos, nos quais foram discutidos os valores, as normas, os algoritmos, as imagens e os mediadores relevantes. Identificou-se que o Estado atuou em diferentes papeis nas décadas analisadas no turismo local. A partir da década de 1990, contudo, novos atores foram inseridos na formulação e implementação das políticas desenvolvidas, com destaque para os hoteleiros locais. Estes, por meio da sua associação, instauraram uma relação de liderança no setor turístico local, com isso, eles conseguiram firmar sua hegemonia e disseminar seus próprios interesses. A liderança adquirida por um grupo de atores, no caso de Porto de Galinhas, não significa que as trocas no interior do setor foram neutralizadas, mas sim que existe um quadro cognitivo que se confronta com os atores envolvidos. Apesar dos avanços obtidos pelo trabalho dos mediadores nas últimas décadas que resultaram na ampliação e diversificação da atividade na região, bem como na consolidação da praia como um destino turístico de destaque em nível nacional, a posição do destino é instável em relação à competitividade uma vez que existe um ambiente de frágil sustentabilidade social e ambientalTese Ação pública no campo da música no Rio Grande do Norte: atores, representações, processos, instituições e resultados(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-22) Padilha, Yuri de Lima; Araújo, Maria Arlete Duarte de; ; http://lattes.cnpq.br/8538092783362714; ; http://lattes.cnpq.br/1573972590972853; Araújo, Fábio Resende de; ; http://lattes.cnpq.br/2159396359014027; Ferreira, Marco Aurélio Marques; ; http://lattes.cnpq.br/5928812164923260; Silva, Suylan de Almeida Midlej e; ; http://lattes.cnpq.br/9693261612063921; Sousa, Washington José de; ; http://lattes.cnpq.br/2387611219688981Esta tese objetiva compreender como atores estatais e não-estatais envolvidos com a música, em sua ação pública, atuam para implementar políticas culturais para a música no RN. Fundamenta-se na sociologia da ação pública, abordagem teórica fundamentada no novo institucionalismo. A análise foi realizada tendo como referência o modelo do Pentágono de Políticas Públicas (PPP) estabelecido por Lascoumes e Le Galès (2012a), com base na ação pública, configurado em dimensões que se relacionam – atores, processos, representações, instituições e resultados. A pesquisa, de caráter qualitativo, entrevistou 24 atores, da região metropolitana e de regiões do interior do RN, escolhidos por sua representatividade no campo da música, Com base nas entrevistas, a dinâmica da ação pública analisada revela que ainda que não se constate diretrizes normativas que orientem e conduzam a ação estatal no âmbito da música, existem ações sendo formatadas e implementadas com relativa influência dos atores da sociedade civil, com repercussões para a música. Esse fato mostra o acerto de se pensar as políticas públicas tanto pelo que apresentam de concreto quanto pelo que deixam de fazer. Há um vazio institucional na condução das políticas para o campo da música em termos de instrumentos específicos, mas é possível afirmar que os poucos instrumentos que existem são de certa forma apropriados pela música, a exemplo dos editais e da lei de incentivo. Outrossim, também é possível assinalar que no vazio institucional emergem proposições de políticas para a cultura e, por extensão, para a música. Assim, defende-se a tese de que os diversos atores vinculados à expressão artística da música estabelecem formas distintas de interações, criando e/ou ocupando espaços de decisão formais e/ou informais, a partir das representações que compartilham sobre as especificidades do mundo musical, com o objetivo de influenciar a implementação de políticas, e produzir resultados que apoiem a consolidação das expressões musicais existentes e fomentem novas linguagens musicais. Decorrente dessa afirmação, pode-se também afirmar que a ação pública em que os atores estatais e não-estatais se envolvem implica igualmente a formulação de políticas, a exemplo da proposição dos marcos normativos para a cultura. E, dessa forma influenciam a constituição de uma agenda pública para a cultura e, particularmente, para a música que contempla os aspectos mais diversos desde a estruturação do campo até o papel que o Estado deve assumir como protagonista na promoção e preservação da cultura.Tese Adoção de práticas de BYOD à luz dos princípios da teoria effectuation(2016-12-20) Silva, Marcos Paulo da; Sousa Neto, Manoel Veras de; ; http://lattes.cnpq.br/9316091869858841; ; Araújo, Afrânio Galdino de; ; http://lattes.cnpq.br/9062687501625890; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; ; http://lattes.cnpq.br/5623264732330013; Maçada, Antonio Carlos Gastaud; ; http://lattes.cnpq.br/3043897632138906; Silva, Brivaldo André Marinho da; ; http://lattes.cnpq.br/3307270483924600; Souza, Cesar Alexandre de; ; http://lattes.cnpq.br/9897564356792091O presente estudo busca compreender de que forma usuários e gestor de Tecnologia da Informação (TI) adotam práticas de Bring Your Own Device (BYOD), à luz dos princípios da teoria Effectuation. No referencial teórico, desenvolvem-se discussões sobre o contexto da consumerização, suas aplicações e implicações para as organizações e indivíduos, a abordagem da teoria Effectuation, o raciocínio effectual, seus princípios e o processo. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, utilizando o método misto de pesquisa — qualitativo e quantitativo — por meio de um estudo de caso único, do qual participaram 42 usuários e o gestor de TI de uma empresa que atua há 49 anos no setor varejista/atacadista de Natal/RN. Para a análise dos dados coletados junto aos usuários de TI, utilizou-se a estatística descritiva, regressão logística (bootstrap), correlação de Pearson e teste U de Mann-Whitney, com o auxílio do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 21. Para a análise da entrevista concedida pelo gestor de TI, utilizou-se a análise de conteúdo categorial — análise temática — com o auxílio do software ATLAS.ti, versão 7.5.15. A pesquisa mostra, por meio das metainferências, que existem divergências entre a adoção das práticas de BYOD pelos usuários de TI — perfil effectual prevalente — e pela empresa, representada pela gestor de TI — perfil causal — considerando que os aspectos da gestão voltados para a mitigação de imprevistos, segurança da informação e o controle para o uso com foco no trabalho vão de encontro à perspectiva dos usuários de TI, de que por meio das práticas de BYOD é possível uma atuação autônoma e dirigida à inovação, em razão da exploração das contingências e a realização de parcerias com colegas de trabalho e/ou clientes e/ou fornecedores. No entanto, usuários e gestor de TI convergem em relação à perspectiva sobre os benefícios para as atividades da organização, no que diz respeito à satisfação dos funcionários, à melhoria do atendimento aos clientes e à realização de parcerias para a adoção, visto que o gestor percebe como uma parceria a disponibilização da infraestrutura de TI organizacional para que os funcionários possam utilizar seus próprios aparelhos. Conclui-se que a realização de parcerias engloba a ocorrência de interações entre os usuários e o gestor de TI, o que potencializa a ação humana na construção da adoção das práticas de BYOD, sobretudo quando o altruísmo inteligente se faz presente. Deve-se destacar que, na gestão da adoção, se deverá considerar o nível de escolaridade do usuário e a perspectiva de que a adoção das práticas ocorre em virtude da possibilidade dos aparelhos serem usados em qualquer lugar, conforme os modelos logit, a fim de otimizar o atendimento das demandas da maior parte dos usuários de TI da empresa.Tese Agricultura familiar e Programa Nacional de Alimentação Escolar: categorias analíticas, mercado de compras e papel dos burocratas de nível de rua(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-06) Silva, Francisco Dreno Viana da; Sousa, Washington José de; Ferreira, Marco Aurélio Marques; https://orcid.org/0000-0001-6295-2806; http://lattes.cnpq.br/2387611219688981; https://orcid.org/0000-0002-5886-4990; http://lattes.cnpq.br/3707396722617723; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; Cunha, Eduardo Vivian da; Siqueira, Elisabete StradiottoO objetivo é analisar a inserção da agricultura familiar no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), tendo como base empírica experiências de compras dos municípios da Região Metropolitana do Cariri (RMC – Ceará) e, como referência teórica, o construto burocratas de nível de rua. O primeiro destina-se a delimitar categorias analíticas na pesquisa acadêmica brasileira em agricultura familiar. Trata-se de estudo de revisão de literatura com abordagem qualitativa, exploratória e de natureza documental. A base de dados são as teses e dissertações cadastradas no Catálogo de Teses e Dissertações / Capes, na Grande Área de conhecimento “Ciências Sociais Aplicadas”. O conteúdo foi submetido à análise lexicográfica computadorizada, com o apoio software Iramuteq, e agrupado de acordo com a teoria do interesse cognitivo de Habermas. Além da classe metodologia, centrada em recursos de abordagem qualitativa, três outras reúnem interesses técnico, prático e emancipatório. Ainda que mediante ênfase em gestão e eficiência econômica (interesse técnico), as pesquisas stricto sensu sobre a agricultura familiar portam direcionamentos para o campo da hermenêutica (interesse prático) e para as perspectivas de fortalecimento e emancipação de tal categoria socioprodutiva (interesse emancipatório). O segundo artigo propõe-se a delinear o mercado institucional de compras de alimentos da agricultura familiar em municípios da Região Metropolitana do Cariri - RMC/CE no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Os resultados revelam evolução nas aquisições nos grupos de produtos in natura e minimamente processados fornecidos por produtores locais. Os preços pagos são, em média, superiores aos praticados no Centro Atacadista. As compras cumprem o mínimo de 30% da legislação. O terceiro artigo dedica-se a compreender vínculos da atuação de burocratas de nível de rua na execução de compras da agricultura familiar, no contexto da Região Metropolitana do Cariri – RMC/CE. Foram coletados dados primários pelo instrumento entrevista semiestruturada examinados por meio de análise qualitativa de conteúdo, utilizando como referencial a teoria da burocracia de nível de rua. Os resultados evidenciam que fatores como a exigência do mínimo de 30% (Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009) das compras da agricultura familiar contribui para a inserção dos produtores locais no mercado institucional, mediante autonomia relativa dos burocratas, o que permite ajustes no cardápio escolar para atender às condições de produção local, e, interações contínuas entre burocracia e agricultores familiares viabilizando adaptações que contribuem para a efetividade do PNAE. Conclui-se que a atuação dos burocratas de nível de rua revela interação constante com os agricultores, criando arranjos de implementação essenciais à inserção da agricultura familiar no mercado institucional de alimentos.Tese Análise da eficiência de contratos de serviços de elevada especificidade terceirizados pela petrobras(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-07-05) Costa, Antonio Rufino da; Sampaio, Luciano Menezes Bezerra; Lopes, Fernando Dias; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701722H7; ; http://lattes.cnpq.br/3807603064705018; ; http://lattes.cnpq.br/5514239813983412; Alves, Janaina da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/8841368848220253; Padula, Antônio Domingos; ; http://lattes.cnpq.br/3203712465096936; Sampaio, Raquel Menezes Bezerra; ; http://lattes.cnpq.br/9368661158330209; Ramos, Francisco de Souza;A definição das fronteiras da firma é tema que tem ocupado os teóricos organizacionais há bastante tempo, sendo o trabalho seminal de Coase (1937) apontado como desencadeador de uma evolução teórica, com ênfase nas estruturas de governança, que desemboca numa moderna teoria dos contratos incompletos. A Economia dos Custos de Transação (ECT) e a Teoria da Agência surgem dentro desta evolução, sendo bastante utilizadas em estudos associados ao tema. Empiricamente, a Análise Envoltória de Dados (DEA) vem se firmando como ferramenta adequada para análises de eficiência. Embora a ECT argumente que ativos específicos devam ser internalizados, estudos recentes fora do mainstream da teoria mostram que, muitas vezes, as firmas podem decidir, por motivos diversos, contratá-los no mercado. As pesquisas sobre custos de transação deparam-se, com a indisponibilidade de informações e com dificuldades metodológicas para medição de suas variáveis críticas. Existe, ainda, a necessidade de aprofundamento metodológico. O referencial teórico contempla trabalhos clássicos da ECT e da Teoria da Agência, mas também trabalhos mais recentes, fora do mainstream da ECT, que alertam para a existência de estratégias no uso de ativos específicos não necessariamente alinhadas com as ideias clássicas da ECT. A indústria petrolífera brasileira é o foco da tese, que teve como objetivo avaliar a eficiência dos contratos de serviços de elevada especificidade terceirizados pela Petrobras. Para tanto, foram feitas a categorização dos serviços terceirizados quanto à especificidade e a descrição dos serviços de mais elevada especificidade. Na sequência, foi verificada a existência de relação entre a especificidade dos serviços e uma série de variáveis, encontrando-se resultados divergentes do que prega o mainstream da ECT. Em seguida, foi elaborado um modelo DEA para análise de eficiência na utilização de serviços de sondas de perfuração terrestres, identificado entre os de mais elevada especificidade. O passo seguinte foi a aplicação do modelo para medição da eficiência dos contratos de sondas. Por fim, foi verificada a existência de relação entre a eficiência dos contratos e uma série de variáveis encontrando-se, mais uma vez, resultados não condizentes com o mainstream da teoria. No tocante à análise de eficiência dos contratos de sonda, o modelo elaborado é compatível com o que se encontra em produções acadêmicas sobre eficiência de sondas. Os resultados quanto à eficiência mostram um largo espectro de escores, com eficiências que variam de 31,79% a 100%, sendo baixa a eficiência média da amostra. Há consonância entre os resultados do modelo e as práticas adotadas pela Petrobras. Os resultados reforçam a posição da DEA como ferramenta importante nos estudos de eficiência, com possibilidade de uso para análise de outros tipos de contratos. Em termos de achados teóricos, os resultados reforçam os argumentos de que existem situações em que as estratégias das organizações, no que se referem à utilização de ativos e serviços de elevada especificidade, não seguem necessariamente o que é preconizado pelo mainstream da ECTTese Uma análise do Life Cycle Canvas no engajamento no trabalho de equipes de projeto à luz da Job Demands-Resources Theory(2019-11-26) Silva, Rafael Rodrigues da; Sousa Neto, Manoel Veras de; ; ; Santos, Enilson Medeiros dos; ; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; ; Guimarães, Julio César Ferro de; ; El Aouar, Walid Abbas;Esta tese tem como objetivo analisar se a utilização do modelo de gestão visual de projetos Life Cycle Canvas está associada ao engajamento no trabalho de equipes de projeto à luz da Job Demands-Resources Theory (JD-R Theory). Segundo a JD-R Theory, as demandas do trabalho são os principais preditores da síndrome burnout e problemas de saúde psicossomáticos. Por outro lado, os recursos pessoais e do trabalho, são os preditores mais importantes da satisfação, da motivação e do engajamento no trabalho. Considerando-se que as equipes de projeto possuem altas demandas, trabalham sob pressão, gerenciam conflitos, lidam com altos níveis de estresse e dependem de diversos recursos para alcançar o êxito, este trabalho procura debater a tese de que os benefícios proporcionados pela utilização do modelo de gestão visual de projetos LCC está associada a promoção de recursos do trabalho que, por sua vez, influenciam positivamente o engajamento no trabalho da equipe de projeto. Para tanto, foi realizado um estudo descritivo correlacional de corte transversal por meio de um survey eletrônico com uma amostra de 98 profissionais certificados em LCC. A pesquisa foi realizada em junho de 2019 com o auxílio do Google Forms e encaminhada para os respondentes por meio de um aplicativo de mensagens. Os dados foram coletados com base em um questionário composto por 29 variáveis mensuradas formuladas a partir de outros instrumentos disponíveis na literatura para mensurar os recursos pessoais, os recursos do trabalho e as variáveis vigor, dedicação e absorção do construto de engajamento no trabalho utilizado pela JD-R Theory. Também foi realizada uma revisão sistemática da literatura que mapeou os recursos pessoais e do trabalho relacionados à JD-R Theory estudados empiricamente pela literatura. Este mapeamento serviu de base para condução da pesquisa empírica. Os dados coletados foram analisados quantitativamente por meio de estatísticas descritivas e Modelagem de Equações Estruturais em Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM). Os resultados das análises do modelo de medida validaram a Hipótese 1, apontando que a utilização do modelo LCC está associada aos recursos do trabalho, a saber: apoio psicossocial dos colegas, clareza de tarefas, feedback de desempenho, oportunidades de desenvolvimento profissional e orientação do supervisor. No âmbito dos recursos pessoais associados aos profissionais certificados no modelo LCC, observou-se a presença de quatro recursos: autoeficácia, autoestima, esperança e otimismo. A análise do modelo estrutural apontou que tanto os recursos do trabalho associados pelo LCC quanto os recursos pessoais inerentes aos certificados no modelo influenciam positivamente o engajamento no trabalho no tocante ao construto vigor, dedicação e absorção. Tais resultados validaram as hipóteses definidas na pesquisa e apresentaram consonância com a literatura relacionada à JD-R Theory. Por fim, ressalta-se que a utilização de modelos de gestão visual de projetos, tais como o LCC, promove recursos do trabalho que podem ser determinantes no engajamento no trabalho das equipes e no sucesso do projeto, além de contribuir para melhoria do desempenho do indivíduo e da organização.Tese Análise expandida da atuação dos burocratas de nível de rua na implementação do programa de aquisição de alimentos em universidades federais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-03) Salgado, Rafael Junior dos Santos Figueiredo; Sousa, Washington Jose de; ; ; Ramos, Anatalia Saraiva Martins; ; Pedrozo, Eugenio Avila; ; Ferreira, Marco Aurélio Marques; ; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira;É objetivo desta tese delimitar marco lógico e relações intergovernamentais no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) com propósitos de qualificar o fenômeno de compras por universidades brasileiras a partir de conteúdos de chamadas públicas e desempenhos de burocratas de nível de rua. O texto está estruturado em quatro artigos. O primeiro objetiva qualificar relações intergovernamentais no PAA evidenciando dinâmicas político-institucionais e inflexões no ciclo da cidadania social, a partir de 2016, na perspectiva do federalismo (WRIGHT, 1998; PIERSON, 1995). O segundo apresenta modelo lógico, para orientação e compreensão do PAA na modalidade Compra Institucional (PAA-CI), propondo indicadores para avaliar desempenho. O terceiro intenta avaliar a implementação do PAA-CI nas universidades federais brasileiras no intuito de verificar interlocuções entre chamadas públicas e compras efetivadas por universidades federais e os objetivos elencados no modelo lógico a partir de indicadores nele contidos. O quarto texto aprofunda entendimentos empíricos do PAA-CI destinando-se a analisar desempenhos de burocratas de nível de rua na implementação do Programa com a finalidade de categorizar variáveis e aplicações de naturezas estrutural, relacional e de ação individual a partir da execução da modalidade Compra Institucional (CI) por universidades brasileiras. Com abordagens qualitativas, o primeiro, o segundo e o terceiro artigos ancoram-se em material bibliográfico e documental incluindo coletas exploratórias a sítios eletrônicos de órgãos governamentais. O quarto origina-se em coleta de dados primários em duas universidades federais brasileiras para compor estudo de caso múltiplo. A análise dos dados, neste, contou com o auxílio do software Atlas.ti. Os resultados do primeiro evidenciam lacunas na coordenação federativa do Programa devido a fragilidades nos canais institucionais e mudanças frequentes em termos de estrutura, critérios e fluxo de execução entre organizações governamentais e não governamentais e entre as três esferas político-administrativas. A construção do modelo lógico, por sua vez, revela que a diversidade de objetivos elencados pelo marco legal do PAA exige que, além da ação de compras públicas, ocorram ações de extensão rural, de disseminação de informação e de capacitação e conscientização dos gestores públicos são necessárias para garantir desempenho satisfatório do Programa. Tomando como base o modelo avaliativo criado no artigo 2 do marco lógico, o artigo 3 identificou que apenas 30% (n=63) das universidades federais brasileiras adquiriram alimentos da agricultura familiar por meio do PAA-CI até 2019. Nesse sentido, esta tese evidencia problemas relativos às chamadas públicas, como inconsistências na definição de preço dos produtos (em 5%), logística (em 15%) e periodicidade de entrega (em 48%), prejudicando a efetividade tanto do instrumento da chamada pública na aquisição pública de alimentos quanto do próprio Programa, no que se refere aos seus objetivos devidamente recuperados no modelo lógico. O quarto reporta elementos comportamentais - relacionados ao cumprimento de critérios legais, com natureza estrutural - e discricionários, com naturezas relacional e de ação individual reveladores de autonomias de burocratas de nível de rua na implementação do PAA-CI. Mais do que avaliar resultados e traçar componentes teórico-metodológicos do PAA, a tese oferece relevantes contribuições ao campo de elaboração, implementação e avaliação de políticas públicas e de programas de fortalecimento da agricultura familiar, notadamente quando sugere que a ação de compras públicas não é suficiente para garantir o bom desempenho do Programa. Conjuntamente às compras públicas, devem ser fomentadas políticas públicas de assistência técnica e extensão rural (ATER), de qualificação de trabalhadores rurais em temas específicos de produção agropecuária e de organização sociopolítica, para práticas cooperativistas e associativas, com fluxo permanente e contínuo de informações, inclusive quanto a oportunidades de mercado. Ademais, ações de capacitação dos gestores públicos responsáveis pela implementação do Programa em diversos contextos organizacionais e territoriais são necessárias para adequar cardápios e processos administrativos dos órgãos públicos a especificidades da agricultura familiar em cada localidade. Nesse sentido, merece registro o fato de que, ao intentar avanços em capacidades socio-organizativas de trabalhadores rurais para suprir demandas públicas de alimentos via fornecimentos por cooperativas e associações, sem os devidos investimentos em ATER, o PAA tende a gerar efeitos desfavoráveis aos seus próprios princípios, concentrando resultados positivos em regiões do País com melhor capital social e condições climáticas privilegiadas, favorecidas por estruturas ampliadas de produção, de captação de recursos e de investimentos.Tese Uma análise integrativa do desempenho de empresas de base tecnológica com internacionalização acelerada(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-06) Amorim, Bartira Pereira; Ramos, Anatalia Saraiva Martins; http://lattes.cnpq.br/1151025937054810; http://lattes.cnpq.br/1252522187116940; Melo, Felipe Luiz Neves Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/7838023745515909; Anez, Miguel Eduardo Moreno; Pereira, Fernando Antônio de Melo; http://lattes.cnpq.br/6728736432628079; Garrido, Ivan Lapuente; http://lattes.cnpq.br/0319401801737464Estudos sobre negócios internacionais possuem um vasto conhecimento sobre desempenho. No entanto, no contexto das empresas de internacionalização acelerada (EIA) encontra-se uma relativa escassez de pesquisas, onde diversos fatores são testados, mas não de forma integrada, como propõe a presente tese. Identificada essa lacuna, o estudo investiga fatores que influenciam o desempenho de EIA a partir de um modelo conceitual integrativo dos construtos Orientação Empreendedora, Orientação para o Mercado, Relações de Rede, Capacidades Dinâmicas e Experiência Internacional. Para atingir o objetivo, foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem quantitativa, cuja amostra é formada por 120 empresas de base tecnológica (EBTs) com internacionalização acelerada. A coleta dos dados ocorreu por meio de entrevistas telefônicas assistidas por computador. A principal técnica de análise dos dados utilizada foi a Análise de Equações Estruturais com estimação por Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM), complementada por técnicas de segmentação da amostra para dois tipos de análise: múltiplos grupos (MGA) e de segmentação finite mixture (FIMIX), com apoio dos softwares SPSS e SmartPLS 3.0. Os resultados da pesquisa indicam que os principais fatores que afetam o desempenho das EIA são a Orientação Empreendedora, a Orientação para o Mercado e as Relações de Rede, com destaque para OE, pois nas análises de segmentação da amostra, tanto na MGA quanto na FIMIX, a hipótese referente a este construto foi suportada. Além disso, a partir da segmentação FIMIX foi possível verificar que no segmento 2 todas as variáveis do modelo possuem relação positiva e significante com o desempenho das EIA. Espera-se que os resultados deste estudo possam ser utilizados como balizadores tanto para gestores atuantes nos mercados internacionais, quanto para aqueles que buscam a atuação fora do país, direcionando sua atenção para os elementos que contribuem para o bom desempenho, seja estabelecendo parâmetros de avaliação e controle, seja definindo estratégias de atuação e fortalecimento do negócio.Tese Análises do sistema de inovatividade e da inovação intraorganizacional, como fontes de vantagem competitiva: um estudo em organizações de Serra Talhada-PE(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-04-29) Baptista, Walber Santos; Anez, Miguel Eduardo Moreno; D'Anjour, Miler Franco; https://orcid.org/0000-0002-9386-7724; http://lattes.cnpq.br/8199908295825645; http://lattes.cnpq.br/2774979456015178; Oliveira, Fernando Porfirio Soares de; Machado, Hilka Pelliza Vier; Vasconcelos, Isabella Francisca Gouveia de; Felipe, Israel José dos Santos; https://orcid.org/0000-0001-8608-0029; http://lattes.cnpq.br/4608734331831234O principal objetivo desta tese de doutoramento é ‘analisar o Sistema de Inovatividade a Inovação Intraorganizacional como fontes de vantagem competitiva para as organizações de Serra TalhadaPE’, Nordeste do Brasil. Foi necessário estabelecer quatro objetivos específicos a fim de alcançar o Objetivo Geral. O quadro teórico, que foi aplicado para apoiar este objetivo, incluiu os seguintes construtos-chave: i) a Capacidade de Inovar; ii) o Sistema de Inovatividade; iii) a Inovação Intraorganizacional; iv) a Etapa Estratégica para a Vantagem Competitiva; e v) a Mudança Organizacional. Há um capítulo sobre o modelo propositivo para a concepção do estudo, bem como um Capítulo sobre a metodologia, que, neste trabalho, é uma investigação quantitativa, ao propor, como requisito, a utilização de estatística descritiva e estatística multivariada, com uma análise exploratória de fatores e uma análise confirmatória de fatores, sendo esta, com a Modelagem de Equações Estruturais, com Mínimos Quadrados Parciais (SEM/PLS). O campo do estudo foi a cidade de Serra Talhada-PE, para a determinação da amostra. A pesquisa de campo ocorreu no período de abril a setembro de 2020, período este que se transcorreu durante a Pandemia da COVID19. Em função disto, a estratégia de aplicação da survey, passou de presencial a virtual, conseguindo que alguns empresários, gestores e outros colaboradores, pudessem responder à survey. O meio de coleta de dados se deu via recursos tecnológicos (E-mail, Facebook Business, LinkedIn, Messenger e WhatsApp). Também foi necessária uma revisão da literatura, a fim de identificar as obras (entre artigos e livros) que pudessem ser selecionadas para fortalecer a base teórica, condizente ao estudo. Há que se destacar o apoio à esta pesquisa de Tese e, por consequência, à sua finalização, pela ajuda financeira da FACEPE – Fundação de Amparo à Ciência do Estado de Pernambuco, que pôde, parcialmente, garantir uma etapa para o Estágio Doutoral na Instituição formadora. Concluiu-se que todos os indicadores estavam em conformidade com os critérios estatísticos adotados e demonstraram consistência aos resultados quantitativos apresentados. Além disso, a Tese trouxe contribuições originais e inovadoras aos Estudos Organizacionais, no que tange: i) à originalidade da formação e identificação de Grupos de Variáveis Exógenas (o Sistema de Inovatividade) e Endógenas (Inovação Intraorganizacional) – ambos elaborados com exclusividade para a Tese; ii) à confirmação de que tais grupos de variáveis ratificaram a existência de Vantagem Competitiva Sustentada, ao descartar a Vantagem Competitiva Transitória, por não ter havido uma Mudança Organizacional no período, com base nos resultados; iii) à originalidade da criação do ‘Modelo Analítico de Inovação’ (MAI), resultante dos Grupos de Variáveis Latentes; e iv) à originalidade do rompimento de alguns pressupostos teóricos, ao desconstruir o que havia de aceitação pelos Estudos Organizacionais, na rejeição da relação causal ocorrida entre alguns caminhos, baseados em uma das Hipóteses propostas. Há de considerar, também, que existe uma possibilidade de estudos futuros, relativo às Organizações, no tocante à expansão sobre Desenvolvimento Territorial, estendendo para outros territórios do entorno, algo que é plausível de ser conseguindo a posteriori.Tese Antecedentes da intenção de descarte responsável de smartphones: modelagem e validação empírica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-10-30) Dias, Gabriela Figueiredo; Ramos, Anatalia Saraiva Martins; ; http://lattes.cnpq.br/1151025937054810; ; http://lattes.cnpq.br/8120227009277663; Mol, Anderson Luiz Rezende; ; http://lattes.cnpq.br/4968429773311336; Marques Júnior, Sérgio; ; http://lattes.cnpq.br/3095760811566254; Lunardi, Guilherme Lerch; ; http://lattes.cnpq.br/1097211700011897; Pereira, Fernando Antônio de Melo; ; http://lattes.cnpq.br/6728736432628079Este estudo tem como objetivo investigar fatores que influenciam a intenção do consumidor no descarte responsável de smartphones. Para tanto foi proposto um modelo conceitual que integra a Teoria do Comportamento Planejado e Teoria da Norma-Ativação (Teoria do Altruísmo), e os construtos Conveniência de reciclagem, Informação sobre descarte responsável e Preocupação com a privacidade dos dados, sendo este último uma contribuição do estudo para a literatura. A preocupação com a privacidade dos dados, apesar de não ser incluída em modelos de pesquisa anteriores, emergiu em pesquisas atuais como uma barreira significante para o descarte responsável. Essa pesquisa é descritiva com abordagem quantitativa. A população são consumidores de smartphones e a amostra foi composta por 1.394 estudantes de gradução de cursos associados a área de Ciências Sociais Aplicadas de universidades brasileiras. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários aplicados presencialmente e online. A análise foi realizada por Análise Fatorial Exploratória (AFE) e Modelagem de Equações Estruturais em dois passos: análise do modelo de medida (Análise Fatorial Confirmatória – AFC) e análise do modelo estrutural. A análise foi realizada com apoio dos softwares SPSS® 26 e AMOS® 25. Os resultados dessa pesquisa indicam que fatores como atitude, normas morais e controle comportamental percebido são as variáveis que mais influenciam na intenção de descarte responsável de smartphones. Os estudantes universitários demonstraram uma atitude positiva, sentimento de responsabilidade e obrigação moral de descartar de forma ambientalmente correta seus smartphones, contudo enfrentam barreiras como ausência de infraestrutura adequada e escassez de informações sobre como e onde descartar adequadamente seus equipamentos eletrônicos obsoletos. A hipótese relacionada a preocupação com a privacidade dos dados foi confirmada, no entanto apresentou uma influência pequena em relação à intenção de descarte responsável.Tese Antecedentes do engajamento em boca a boca eletrônico positivo entre turistas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-09-01) Chagas, Márcio Marreiro das; Ramos, Anatália Saraiva Martins; ; http://lattes.cnpq.br/1151025937054810; ; http://lattes.cnpq.br/7927840772466317; Sousa Neto, Manoel Veras de; ; http://lattes.cnpq.br/9316091869858841; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; ; http://lattes.cnpq.br/7785924812425468; Marques Júnior, Sérgio; ; http://lattes.cnpq.br/3095760811566254; Tacconi, Marli de Fátima Ferraz da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/9540733920831213; Gosling, Marlusa; ; http://lattes.cnpq.br/9503365193492380O estudo analisou a influência da Imagem de Destinos, Satisfação e Motivações na intenção de realizar Comunicação Boca a Boca Eletrônica Positiva (eWOM) entre turistas, por meio do Facebook. Além disso, almejou especificamente levantar o perfil sócio-demográfico e a frequência de publicações de eWOM dos respondentes, avaliou a adequação das variáveis manifestas para composição das dimensões Qualidade, Satisfação, Imagem, Motivações e Boca a Boca Eletrônico Positivo. E, por último, analisou o modelo relacional entre Qualidade, Satisfação, Imagem e Motivações na explicação do engajamento em Boca a Boca Eletrônico Positivo. Para tanto, foi realizado um estudo regido pela lógica hipotético-dedutiva, sendo descritivo com relação aos seus objetivos. A abordagem analítica foi quantitativa, do tipo survey. O tipo de amostragem foi não-probabilística, por conveniência, com a escolha do sujeito tendo sido realizada de forma sistemática, utilizando-se o tempo como fator de sistematização, numa tentativa de tornar aleatória a seleção dos respondentes. A amostra do estudo foi composta por 355 turistas. O instrumento utilizado foi o formulário, cujas respostas foram coletadas nos principais pontos de entrada, saída e passeio de turistas na praia da Pipa/RN. A análise dos dados foi desenvolvida por meio de estatísticas descritivas e multivariadas, notadamente análise fatorial exploratória e confirmatória e modelagem de equações estruturais. Dentre os principais resultados, foi possível confirmar que as Motivações, a Satisfação e a Imagem afetam fortemente a intenção de realizar Boca a Boca Eletrônico Positivo. Destaque é dado para as Motivações, uma vez que demonstram maior impacto na explicação da variável dependente, seguido pela Satisfação e pela Imagem. Esta última, no entanto, de forma inversamente proporcional. Dentre as Motivações, aquela que apresenta maior percentual de variância explicada pela dimensão são os Benefícios Sociais buscados pelo turista, tendo o Desejo de Ajudar outros Turistas e o de Extravasar Emoções Positivas apresentado o mesmo percentual. As variáveis manifestas demonstram-se plenamente aceitáveis de serem tomadas como reflexos de seus respectivos fatores. As implicações teóricas e práticas destes resultados são discutidas, como também apresentadas as principais conclusões, limitações e recomendações deste estudo.Tese Antroposofia e trimembração social: uma análise fenomenológica da gestão na Escola Waldorf Rural Turmalina(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-28) Leão, Fabiana de Souza; Sousa, Washington José de; https://orcid.org/0000-0001-6295-2806; http://lattes.cnpq.br/2387611219688981; http://lattes.cnpq.br/8415695977289837; Ramos, Anatalia Saraiva Martins; http://orcid.org/0000-0002-8578-2018; http://lattes.cnpq.br/1151025937054810; Paiva Júnior, Fernando Gomes de; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; Saraiva, Rosana Lucille BassinelloA Antroposofia de Rudolf Steiner é um tema pouco explorado na área de Gestão Organizacional, mas há diversos registros na literatura em outras áreas, como Saúde, Educação, Artes e Agricultura. Da mesma forma, a Trimembração Social, fundamentada nos princípios da Revolução Francesa e associada à salutogênese e à livre associação de indivíduos em comunidades, também carece de estudos específicos na área de gestão organizacional. No entanto, ambos os princípios antroposóficos apresentam valor teórico e potencial para aplicação na gestão de organizações, devido aos seus fundamentos de autogestão, sociocracia, associativismo, autodesenvolvimento, autorresponsabilização e decisão em grupo. Com o objetivo de preencher essa lacuna na literatura, este estudo buscou compreender como a Trimembração Social pode ser aplicada na gestão de uma organização, inicialmente explorando as dimensões cultural-filosófico, políticojurídico e econômico-fraterno, e posteriormente, incorporando a Quadrimembração, com suas dimensões Identidade, Relações, Processos e Recursos. Para conduzir a pesquisa, adotou-se uma abordagem qualitativa junto a uma comunidade específica, a Escola Waldorf Rural Turmalina (EWRTurmalina), uma iniciativa social sem fins lucrativos. Os métodos utilizados para coletar os dados foram a observação fenomenológica de Goethe, observação participante e aplicação de questionários com perguntas abertas para 13 membros participantes da EWRTurmalina. Os resultados da pesquisa revelaram questões relevantes em relação à identidade da organização, com conhecimento insuficiente sobre a filosofia antroposófica, missão e valores. A escola enfrentou uma crise de Identidade desde sua fundação, com um rápido crescimento nos primeiros anos, mas acompanhado de problemas como evasão, inadimplência e baixa adesão a eventos e atividades. Nas Relações, predominaram conflitos e desafios para a construção coletiva de regras e leis, com falta de transparência nas ações por parte das instâncias de gestão. A pesquisa destacou também a necessidade de aprimoramento dos Processos internos, com a superação de burocracias e centralização da comunicação, favorecendo um processo mais participativo e fluido. Quanto aos Recursos, a organização enfrentou dificuldades financeiras, agravadas pela pandemia, oscilações de receita e mudanças constantes no quadro docente. Com base nos resultados, o estudo sugeriu a intensificação da construção coletiva de acordos e o incentivo à expressão de pontos de vista e consentimentos de forma explícita, visando transformar conflitos em soluções igualitárias. Além disso, propôs uma aplicação pioneira do modelo de gestão antroposófica, pautado na Trimembração Social e Quadrimembração, para compreender a gestão de uma organização como um "organismo vivo" individual e social. Como contribuição teórica, o estudo ofereceu insights sobre a aplicação desses princípios antroposóficos na gestão organizacional, embora se restringindo a uma escola Waldorf específica. Para estudos futuros, sugeriu-se ampliar o escopo da pesquisa para outras organizações, explorando a viabilidade e os benefícios da aplicação desses princípios em diferentes contextos e setores. Isso permitiria aprofundar o conhecimento sobre a gestão com base na Antroposofia e suas potenciais implicações em diversos ambientes organizacionais.Tese Avaliação da efetividade do Programa de Alimentação do Trabalhador(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-09-17) Bezerra, Ingrid Wilza Leal; Sampaio, Luciano Menezes Bezerra; ; http://lattes.cnpq.br/3807603064705018; ; http://lattes.cnpq.br/0148928535788097; Alves, Janaina da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/8841368848220253; Sampaio, Raquel Menezes Bezerra; ; http://lattes.cnpq.br/9368661158330209; Oliveira, Antonio Manuel Gouveia de; ; http://lattes.cnpq.br/0119633997550691; Veloso, Iracema Santos; ; http://lattes.cnpq.br/3384434924638207O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) é referido como a principal política de Segurança Alimentar e Nutricional voltado para o atendimento das classes trabalhadoras e tem como objetivo a melhoria da situação nutricional dos trabalhadores. São atendidos atualmente pelo PAT cerca de 19 milhões de trabalhadores em todo o Brasil, o que dá uma ideia da sua dimensão e importância. No Rio Grande do Norte, estima-se que aproximadamente 120 mil trabalhadores sejam beneficiados. Ainda assim, não há registros de estudos de análise do Programa no Estado. Diante disso, a presente tese desenvolveu uma avaliação do Programa de Alimentação do Trabalhador no Rio Grande do Norte, tendo como objetivo avaliar o seu impacto sobre o estado nutricional dos trabalhadores beneficiados. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa observacional, transversal e prospectiva com base numa amostra aleatória probabilística, estratificada, em multi-estágios e comparativa entre indústrias de pequeno e médio porte, do Setor de Transformação (têxteis, alimentos e bebidas, e minerais não-metálicos) do RN, divididas igualmente em dois grupos (PAT e Não PAT), num total de 26 empresas. As entrevistas foram realizadas por entrevistadores treinados e ocorreram de terça a sábado, entre setembro e dezembro de 2014, em cada empresa, em local definido para este fim. Foram coletados dados das empresas (de caracterização e de informações que se relacionem com os resultados almejados pelo Programa) e dos trabalhadores (informações pessoais, profissionais, antropométricas, de saúde, estilo de vida e do consumo alimentar do dia anterior). As informações obtidas foram organizadas em banco de dados no programa Microsoft Excel® e a análise estatística realizada pelo Stata® 11.0. Foram calculadas estimativas populacionais, para o RN, das características dos trabalhadores e das variáveis do estudo. As estimativas dos erros padrão foram corrigidas para o agrupamento dos trabalhadores em cada indústria, com base no coeficiente de correlação intraclasse; e para amostragem sem reposição, utilizando-se o fator de correção para populações finitas baseado no total de indústrias segundo o subsetor de atividade econômica no Estado e no total de trabalhadores de cada indústria selecionada para o estudo. A variável principal foi o IMC. As variáveis secundárias foram a circunferência abdominal, o diagnóstico nutricional, a ingestão calórica, a pressão arterial, as variáveis metabólicas e os indicadores de estilo de vida. O método estatístico utilizado foi a regressão linear de efeitos mistos hierárquica para as variáveis de intervalos e a regressão logística de efeitos mistos hierárquica para as variáveis binárias. As variáveis medidas em escalas ordinais foram analisadas por regressão logística ordinal ajustada para variáveis correlatas, adotando-se erros padrão robustos. Os resultados para as variáveis de intervalos, estão apresentados como estimativas pontuais e seus intervalos de confiança de 95%; e como odds-ratios e seus intervalos de confiança de 95% para as variáveis binárias. Para comparações simples entre proporções e entre médias foram usados, respectivamente, os testes exato de Fisher e o teste-t de Student. Foram consideradas estatisticamente significativas as diferenças com p<0,05. Todos os testes foram bicaudais. Foram entrevistados 1069 trabalhadores, sendo 541 do grupo PAT e 528 do grupo Não PAT com média de idade de 34,5 anos, sexo masculino foi predominante nos dois grupos, foram observadas diferenças significantes entre os grupos quanto ao grau de escolaridade, à renda superior a 1 SM e à formação específica para o cargo que ocupa na empresa. Os resultados demonstraram diferenças significantes entre o IMC dos trabalhadores beneficiados, que foram em média 0,989 kg/m2 mais elevado do que o IMC dos trabalhadores do grupo não PAT (p=0,002); e entre a CABd, cujas medidas dos trabalhadores do grupo PAT foram em média 1,528 cm maior (p<0,05). Maiores prevalências de sobrepeso e obesidade (p<0,001) e risco cardiovascular (p=0,038) foram constatadas no grupo PAT. Testes de possível efeito do PAT sobre indicadores de saúde (pressão arterial e indicadores metabólicos) e de estilo de vida (hábito de fumar, consumo de álcool e prática de atividade física) não foram significantes. Com relação à alimentação dos trabalhadores, foram significantes as diferenças no consumo alimentar de gordura saturada (almoço e consumo diário), sódio (almoço, demais refeições e consumo diário) e proteínas (Demais refeições e consumo diário), sendo o consumo desses nutrientes menor no grupo PAT. O estudo demonstrou um possível impacto positivo do PAT sobre o estado nutricional (IMC e CAbd) entre trabalhadores beneficiados. Não foram observados possíveis efeitos do Programa sobre os indicadores de estilo de vida pesquisados. Trabalhadores beneficiados apresentaram menor consumo de sódio, gordura saturada e proteína. Reconhece-se a relevância do PAT para essa parcela da sociedade e entende-se que, se ele tem alcance e impacto sobre a sua clientela, é possível que o desenvolvimento de ações de educação para a segurança alimentar e nutricional também possam exercer influência positiva.Tese Avaliação da eficiência da educação primária no Brasil: abordagens para melhoria da gestão escolar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-05-29) Valle, Wallace Giovanni Rodrigues do; Sampaio, Luciano Menezes Bezerra; https://orcid.org/0000-0003-1632-3149; http://lattes.cnpq.br/3807603064705018; http://lattes.cnpq.br/3458069877946655; Costa, Edward Martins; Ramos, Francisco de Souza; Irffi, Guilherme Diniz; Silva, Lucas Borges Leal daO desenvolvimento da educação básica tem sido pautado por mecanismos que estimulam melhorias na qualidade e eficiência das instituições de ensino. A efetivação de políticas públicas, reestruturação das responsabilidades de cada esfera administrativa e implementação de sistemas de avaliação e fiscalização são alguns exemplos de como potencializar o desempenho educacional. No Brasil, o Plano Nacional de Educação (PNE) é um dos principais instrumentos para conduzir a educação, com base em diretrizes e metas. Relatórios de monitoramento do PNE destacam a deficiência no alcance da meta sete, relacionada à qualidade educacional. Essa meta visa, essencialmente, o aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) que deve atingir alvos intermediários (a cada dois anos). Devido às dificuldades em alinhar-se aos objetivos do PNE no prazo previsto (2024), os gestores públicos e escolares devem, então, buscar novas ações que auxiliem no alcance de melhorias. A medição do desempenho das escolas se destaca como um meio para fomentar essas mudanças, uma vez que permite avaliar padrões de performance, não só acadêmicos, mas também organizacionais. Desse modo, este trabalho pretende avaliar a eficiência de escolas primárias brasileiras, assim como sugerir abordagens que facilitem a gestão escolar e o crescimento da qualidade educacional. Com exceção da introdução e conclusão, os capítulos deste trabalho foram desenvolvidos de maneira independente e estruturados como artigos científicos, em que cada um é orientado por um objetivo específico. O capítulo 2 visa discutir a questão da eficiência escolar a partir de uma revisão sistemática da literatura acadêmica, explorando informações como técnicas e variáveis predominantes. Com base em uma amostra de 75 artigos, os resultados manifestaram o uso da Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis - DEA) como principal ferramenta de avaliação da eficiência escolar, sendo o contexto socioeconômico e a relação aluno-professor frequentemente associados aos modelos. O capítulo 3 pretende calcular e comparar a eficiência de escolas primárias brasileiras, definindo pontos de referência para as instituições ineficientes. Propõem-se quatro modelos DEA com diferentes combinações de variáveis e períodos. O DEA dependente de contexto também será utilizado para que as escolas mais distantes da fronteira de eficiência original obtenham metas práticas, por etapas. Em geral, constatou-se que a eficiência se torna mais baixa quando se faz uso do Ideb como output, podendo ser reduzida em até 21,7% em relação aos demais modelos que consideram como saídas as notas dos alunos em Português e Matemática. Apesar das metas inicialmente projetadas serem elevadas, as mudanças no contexto de avaliação acarretaram em valores intermediários menores e, consequentemente, mais fáceis de se atingir, mantendo o incentivo às instituições ineficientes. Por sua vez, utilizando regressão com dados em painel, o capítulo 4 tem o intuito de verificar a associação entre o tipo de dependência administrativa (estadual ou municipal) e a eficiência escolar, mensurada por um modelo DEA dinâmico. Identificou-se uma relação positiva quando as escolas estão sob domínio estadual, bem como quando localizadas em áreas urbanas. Por fim, concluiu-se que as abordagens sugeridas nos capítulos supracitados podem facilitar a gestão escolar (a nível organizacional e público) e permitem encaminhamentos para o avanço em direção à qualidade educacional.Tese Barreiras ao uso de lições aprendidas na gestão de projetos públicos: aplicação da teoria do comportamento planejado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-05-25) Nobre, Anna Cláudia dos Santos; Sousa Neto, Manoel Veras de; ; http://lattes.cnpq.br/9316091869858841; ; http://lattes.cnpq.br/4758823921043608; Silva, Gilson Gomes da; ; http://lattes.cnpq.br/6180063195018707; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; ; http://lattes.cnpq.br/5623264732330013; Costa, Lucia de Fátima Lúcio Gomes da; ; http://lattes.cnpq.br/0935180181453271; Silva, Rafael Rodrigues da; ; http://lattes.cnpq.br/4916623254508636O interesse de teóricos e praticantes pelas Lições aprendidas em Projetos tem crescido nos últimos anos, uma vez que elas são uma forma de potencializar os acertos e evitar a repetição de erros no mesmo projeto ou em projetos futuros. Diante dessa importância crescente, tornase relevante entender as possíveis barreiras ao seu uso. Nesse cenário, esta pesquisa teve como objetivo “Compreender como os Gerentes de Projetos Públicos percebem as barreiras comportamentais ao uso das Lições aprendidas”. Este estudo adota uma abordagem predominantemente qualitativa, embora tenham sido incorporadas algumas análises quantitativas como forma de melhor compreender o fenômeno. Para composição do referencial teórico foram realizadas Revisões Sistemáticas da Literatura, que comprovaram a lacuna e relevância do estudo; oportunizaram conhecer avanços no tema; e, aprofundar na Teoria do Comportamento Planejado (TCP), que foi a lente teórica identificada como adequada para investigar esse fenômeno e elaborar o modelo de pesquisa com 04 hipóteses. Para testar as hipóteses foram realizadas 02 pesquisas de campo com 15 Gerentes de Projetos Públicos, escolhidos por amostragem de especialistas. A primeira pesquisa de campo foi realizada, de 09/12/2020 a 29/01/2021, por meio de entrevistas. Com o corpus textual obtido a partir das transcrições das entrevistas foi possível realizar análise lexical no software IRAMUTEQ. A segunda coleta ocorreu por meio de preenchimento de questionário online, de 28/04 a 03/05/2021, e os seus resultados ajudaram a compreender o fenômeno. Dentre os resultados mais relevantes se destaca a comprovação da importância das barreiras comportamentais ao uso de Lições aprendidas, confirmando as hipóteses. Este estudo disponibiliza contribuições teóricas e gerenciais, o que o torna um insumo importante para pesquisas futuras no tema e como forma de auxiliar no planejamento de capacitações e políticas de gestão de pessoas para o serviço público.Tese Barreiras logísticas à ampliação do mercado consumidor: estudo com empresas do mercado cacaueiro em Altamira/PA(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-01-30) Bezerra, Daniel Almeida; Brito, Max Leandro de Araújo; https://orcid.org/0000-0003-2827-9886; http://lattes.cnpq.br/8629663810773172; http://lattes.cnpq.br/0079835502834767; Araújo, Maria Valéria Pereira de; https://orcid.org/0000-0001-6302-1173; http://lattes.cnpq.br/9227834040889428; Oliveira, Antônio Batista da Silva; Gonçalves, Anderson Tiago Peixoto; Matias, Esdras Matheus SilvaEsta pesquisa tem como objetivo principal desenvolver um modelo multicritério de apoio a decisão que possibilite a proposição de soluções para a mitigação das principais barreiras logísticas que dificultam a ampliação do mercado consumidor de empresas de cacau em Altamira/PA. Para alcançar esse objetivo, propõe-se a utilização de modelo multicritério de apoio a decisão, através dados e restrições de duas empresas, pertencentes ao mercado cacaueiro de Altamira/PA, como base de estudo. Também se incluem a elaboração de um detalhado cenário das empresas, identificando não apenas as causas logísticas de barreira em comum, mas também aquelas específicas a cada uma delas, além de identificar a relevância de cada critério utilizado na construção, permitindo uma compreensão mais aprofundada das variáveis logísticas que impactam a cadeia de clientes no mercado cacaueiro usado como exemplo. Além disso, a pesquisa trouxe soluções a partir da aplicação do modelo multicritério de apoio a decisão e, igualmente importante, discussão de eventuais limitações, fornecendo uma visão completa e realista das possíveis melhorias na cadeia de clientes do mercado cacaueiro em Altamira/PA. Por meio dessa discussão, esta tese contribuiu com o desenvolvimento da cadeia de clientes através da aplicação do modelo como um fator-chave para a proposição de solução às barreiras logísticas.Tese Capacidades dinâmicas como mediadoras do processo de incubação e desempenho de empresas graduadas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-01-18) Godeiro, Diego Philipe de Oliveira; Araújo, Afrânio Galdino de; ; http://lattes.cnpq.br/9062687501625890; ; http://lattes.cnpq.br/3782495083203192; Bueno, Janaína Maria; ; http://lattes.cnpq.br/9091229487265299; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; ; http://lattes.cnpq.br/5623264732330013; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/7233203993967359; Silva, Silvana Alves da; ; http://lattes.cnpq.br/1114741703148406O processo de incubação de empresas visa oferecer o suporte necessário nos estágios iniciais dos empreendimentos, funcionando como um agente facilitador do processo empresarial e de inovação tecnológica, a fim de garantir a sobrevivência do negócio em longo prazo. Uma discussão crescente na literatura trata da relação entre o processo de incubação e o desempenho das empresas que passam por esse processo; e a inclusão das capacidades dinâmicas como mediadoras pode ajudar na compreensão dessa relação. Portanto, o objetivo desta tese foi analisar a influência das capacidades dinâmicas das empresas como mediadoras na relação entre o processo de incubação e o desempenho organizacional percebida pelos gestores das empresas após deixarem a incubadora. Embora haja um crescente interesse e foco de pesquisadores nas questões da pós-incubação, o que acontece às empresas graduadas ainda é uma área inexplorada. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza quantitativa e descritiva, de corte transversal, por meio da estratégia de pesquisa survey aplicada aos gerentes de empresas de base tecnológica graduadas, localizadas na região nordeste do país. A escolha deste segmento deu-se em função da representatividade do setor investigado e pela sua relevância no que diz respeito ao impacto econômico nessa região do Brasil. Um total de 92 questionários válidos apreenderam as percepções de gestores de empresas de base tecnológica. A análise dos resultados foi baseada na estatística descritiva e Modelagem de Equações Estruturais (MEE), por meio do software estatístico Stata/IC 15.1®. Ao término do estudo, foi possível confirmar as hipóteses investigadas: H1: O Processo de Incubação (PI) tem uma influência positiva sobre o Desempenho Organizacional (DO) das empresas, H2a: O Processo de Incubação (PI) tem influência positiva sobre as Dimensões das Capacidades Dinâmicas (CD) das empresas e H2b: Dimensões das Capacidades Dinâmicas (CD) têm influência positiva sobre o Desempenho Organizacional (DO) das empresas. Para efeito desse estudo, foi possível identificar os seguintes achados: forte poder de mediação do construto Capacidades Dinâmicas e relação positiva entre as variáveis latentes Processo de Incubação e Desempenho Organizacional das empresas graduadas. O estudo ainda apresenta um framework analítico resumido e composto pelos três construtos investigados. Por fim, a pesquisa revelou importantes contribuições para estudos futuros, como o avanço das pesquisas sobre a importância das relações interorganizacionais como propulsoras do desenvolvimento das capacidades dinâmicas. Considerando a gestão das incubadoras, o estudo sugeriu algumas implicações gerenciais, como uma maior atenção aos serviços profissionais e networking oferecidos pela incubadora no desenvolvimento das capacidades inovativa, absortiva e adaptativa das empresas e ainda identificou as principais limitações do trabalho e sugeriu novos estudos, principalmente para o estabelecimento de indicadores de desempenho específicos e voltados para as empresas em estudo.Tese Capacidades estatais para implementação de políticas públicas em ambientes federativos: o caso do Programa Bolsa Família(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-21) Araújo, Fábio Resende de; Araújo, Maria Arlete Duarte de; ; http://lattes.cnpq.br/8538092783362714; ; http://lattes.cnpq.br/2159396359014027; Tinoco, Dinah dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/8281386555414820; Alloufa, Jomaria Mata de Lima; ; http://lattes.cnpq.br/9209334172096854; Araújo, Richard Medeiros de; ; http://lattes.cnpq.br/6158536331515084; Fittipaldi, Ítalo; ; http://lattes.cnpq.br/7626654802346326Esta tese objetivou compreender em que medida as capacidades estatais dos governos estaduais explicam a eficácia da implementação do PBF, no Nordeste, adotando a Teoria da implementação como principal lente teórica e de modo mais especifico o conceito de capacidades estatais. Metodologicamente é um estudo de avaliação de políticas públicas, sendo categorizada com um estudo de avaliação de processo ou de implementação. Dada a especificidade do objeto classifica-se a investigação como estudo multicaso contemplando os Estados de Sergipe, Rio Grande do Norte e Bahia. Além da utilização de dados secundários, o estudo utilizou-se de entrevistas semiestruturadas com os membros das Comissões Intersetoriais responsáveis pelas ações do PBF e do Cadastro Único no âmbito estadual, compostas por representantes das áreas do Governo Estadual de Assistência Social, Educação e Saúde. Os principais resultados relacionados às capacidades técnicas -administrativas e políticas encontrados foram: infraestrutura com fragilidade em recursos humanos, tecnológico e financeiros; coordenação intragovernamental com limites entre o PBF e o SUAS, e as ações da condicionalidade da saúde e Atenção Básica do SUS; coordenação intergovernamental realizada em parte a distância por limitações de deslocamento e incipiente descentralização regional das ações; monitoramento baseado nos municípios de menor desempenho e a partir dos parâmetros postos pelo governo federal. Quanto as capacidades políticas; sistema político representativo é pouco acessado pelas instâncias de gerência do programa; participação social pouco significativa e baixa articulação com conselhos de temáticas afins ao PBF; auditoria de controle por órgãos externos eventual. A tese concluiu que em função das capacidades encontradas as debilidades de execução não são exclusivas das ações do programa, mas sim da própria capacidade institucional dos sistemas onde ele opera que são o SUAS, o SUS e o Sistema Educacional. Dito de outro modo limitações das próprias capacidades estatais dos governos estaduais e dos governos municipais de cada território, tais como insuficiência quantitativa e de qualificação de recursos humanos, de recursos financeiros e institucionais, a falta de instância promotoras de descentralização (intergovenamental e intragovernamental) além da fragilidade ou ausência de uma rede de serviços sociais locais são também fatores explicativos do desempenho de gestão do Programa e, as capacidades estatais dos arranjos formados por estados e municípios no PBF, apenas, de modo parcial dão conta da complexidade de articulações que envolvem a implementação do programa no que se refere às ações intergovernamentais e intragovernamentais.Tese Causas da judicialização e suas consequências para implementação da política oncológica no Rio Grande do Norte(2017-09-01) Galvão, Márcia Fernanda Silva Macedo; Sano, Hironobu; http://lattes.cnpq.br/6037766951080411; http://lattes.cnpq.br/9265557599831563; Abrucio, Fernando Luiz; http://lattes.cnpq.br/7585916430082392; Vieira, James Batista; http://lattes.cnpq.br/9570558739587349; Araújo, Maria Arlete Duarte de; http://lattes.cnpq.br/8538092783362714; Gomes, Sandra Cristina; http://lattes.cnpq.br/4344381187418239A judicialização das políticas públicas de saúde é um fenômeno contemporâneo e crescente na realidade brasileira, tendo a potencialidade de gerar impactos na gestão pública, seja de forma positiva ou negativa. Nesse sentido, a presente tese buscou compreender as causas da judicialização e suas consequências para a gestão pública na implementação da política de oncologia no Rio Grande do Norte. Para tanto, incorporou-se os objetivos e categorias analíticas da tese (falhas, causas, consequências, alternativas e evidências) ao ciclo judicializado de políticas públicas de Barreiro e Furtado (2015), adaptando-o de modo a analisar uma política pública federal e que tivesse a sua implementação regida pelo modelo top down, e fosse analisada pelas vertentes: disposição dos serviços, hierarquia, comunicação e estrutura federativa (modelo de Edwards). Dando sequências as definições da tese, foi escolhida a metodologia de estudo de caso, tendo como unidade analítica o Rio Grande do Norte, como fonte de dados: a) decisões judiciais proferidas em segunda instância pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte e pelo Tribunal Regional Federal 5ª região, em uma análise histórica a partir de 2007 até 2016, b) documentos de gestão: plano estadual de saúde, plano plurianual, plano estadual de oncologia, relatório anuais de gestão e c) entrevistas a profissionais vinculados a gestão e a execução da política oncológica no Rio Grande do Norte. Os dados foram então analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados revelaram que as principais causas da judicialização de medicamentos oncológicos no RN envolvem: restrições orçamentárias e financeiras, existência dos vazios assistenciais, inconsistência com os prestadores de serviços oncológicos, falta de atualização dos protocolos clínicos envolvendo medicamentos oncológicos, dificuldades no diagnóstico do câncer e no acesso dos pacientes aos serviços do SUS. Os medicamentos mais demandados judicialmente (2007-2016) foram: trastuzumabe, rituximabe, temozolamida, sunitinibe, bevacizumabe, bortezomide, sorafenibe e cetuximabe, sendo o câncer de mama e o linfoma não hodgkin os mais prevalentes nas decisões. Evidenciou-se que para a gestão pública, os efeitos são primordialmente negativos e focados no desajuste orçamentário e financeiro e no prejuízo na prestação dos serviços para a coletividade. Contudo, a presente tese, aponta alternativas possíveis de serem aplicadas pelos entes federativos, tanto a curto prazo quanto a longo prazo, que são capazes de mitigar os possíveis danos para o serviço público de saúde, requerendo empenho de todos os envolvidos em prol do bem maior: a assistência oncológica pública sendo prestada com excelência e abrangência, para todos que necessitam de tratamentos para o câncer no estado do Rio Grande do Norte. Com isso, a presente tese, subsidia a gestão pública, a medida que analisa conjuntamente causas, efeitos e alternativas envolvendo a judicialização e a oncologia no RN, permitindo que sejam traçadas estratégias para concomitantemente diminuir os efeitos negativos da judicialização, ampliar a capacidade de debate envolvendo os efeitos positivos e com isso expandir a implementação da política oncológica em todo estado.