CCS - TCC - Educação Física (licenciatura)
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33161
Navegar
Navegando CCS - TCC - Educação Física (licenciatura) por Assunto "Atividades Circenses"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Lazer na educação física escolar: reflexões fenomenológicas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-03) Araújo, João Leandro de Melo; Silva, Priscilla Pinto Costa da; Chaves, Paula Nunes; Tinoco, Rafael de GoisAo longo dos anos de escola, os estudantes lidam com momentos que os ofertam aprendizados diversos, contribuindo com seus desenvolvimentos. Nas instituições de ensino, tais experiências estão organizadas em tribos, em detrimento da semelhança de seus sujeitos. Igualmente, é possível considerar a escola como espaço de lazer, dado suas vertentes educacionais. No entanto, a falta de engajamento e motivação dos alunos no período inicial do estágio supervisionado emergiu como problemática para reavaliar o propósito de tal matéria na escola. Ademais, ao considerar o lazer como temática desta obra e suas publicações no meio educacional, enxerga-se grande defasagem no número destas entre as regiões do país. Quanto a relação deste mote e a fenomenologia, tal quantitativo limita-se ainda mais. Diante disso, este estudo objetiva compreender as relações dos discentes com o lazer no ambiente escolar. Para tanto, o presente trabalho apresenta reflexões fenomenológicas de uma experiência de estágio supervisionado em Educação Física, realizado numa escola da rede estadual de ensino, situada no município de Natal/RN. Nesta análise, foram considerados seis encontros pedagógicos, cuja temática tratava das atividades circenses, aplicados às turmas do 6º e 7º ano. No decorrer dos encontros, evidenciou-se a existência do sentimento lúdico “nos” e “entre” os participantes em todos os encontros. Além disso, viu-se que o lazer foi vivenciado mesmo diante do compromisso escolar. Por fim, considera-se que este trabalho trouxe à luz significativas reflexões acerca do lazer em suas dimensões espaço-temporais, bem como sobre seus aspectos fenomenológicos, pautados nas experiências estéticas e existenciais. Contudo, também são relevantes outras investigações com os demais sujeitos do ambiente escolar para compreender suas percepções sobre o lazer.