CCS - TCC - Educação Física (licenciatura)
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33161
Navegar
Navegando CCS - TCC - Educação Física (licenciatura) por Assunto "Atividade terapêutica"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC A natação terapêutica para crianças autistas: um relato de experiência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-20) Silva, Daniele Lima da; Lopes, Bruna Priscila Leonizio; Souza, Camila Naya Lucena; Andrade, Ricardo Dias deO presente trabalho buscou analisar a importância que a natação terapêutica possui para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a partir do Projeto FluTEAr na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória, com uma abordagem qualitativa. As ações que reverberaram nesse relato foram realizadas com um partícipe do sexo masculino de 3 anos de idade, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista nível 2 de suporte, e que participou do projeto. A coleta de dados foi feita por meio da observação e de um questionário. Na observação foi analisado o comportamento da criança com o ambiente, com os professores e com as outras crianças, o nível de adaptação à água, se ocorreram momentos de desregulação das emoções e sentidos, se apresentou estereotipias, se conseguiu entender o que foi proposto ou solicitado. No questionário realizado por meio do Google Forms, foi avaliado em relação a percepção dos pais ou responsáveis do aluno a motivação para a participação no projeto, se houve indicação médica, se foram se foram observadas melhoras em alguns aspectos, se já houve dificuldade em encontrar profissionais especializados para acompanhar a criança e se os pais ou responsáveis indicariam o projeto para outras crianças com TEA. Tanto a professora quanto os pais notaram diferenças significativas no desenvolvimento da criança com a natação terapêutica. Sendo assim, pode-se concluir que a natação terapêutica atua como uma modalidade facilitadora no processo de desenvolvimento psicológico, cognitivo, motivacional e social da criança autista.