CCS - TCC - Educação Física (licenciatura)
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33161
Navegar
Navegando CCS - TCC - Educação Física (licenciatura) por Assunto "Adolescência"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Narrativas Visuais: Sentido e Motivação do Adolescente sobre o Programa Segundo Tempo - Forças no Esporte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Pereira, Isabela Inês Leonardo; Dias, Maria AparecidaEste estudo tem por objetivo identificar os sentidos e compreender a motivação dos adolescentes sobre o Programa Segundo Tempo Forças no Esporte, no núcleo da Estação Raiogonométrica da Marinha em Natal, através da análise dos discursos produzidos a partir das fotografias realizados pelos adolescentes. Para isso iniciamos com uma revisão de literatura quanto ao Programa Segundo Tempo, partindo da criação do Ministério do Esporte, os projetos sociais como alternativa para a diminuição dos fatores de risco social, caracterizando o Programa Segundo Tempo Forças no Esporte, na sua abrangência e seus objetivos e a descrevendo do programa no núcleo da Estação Radiogoniométrica da Marinha em Natal, narrando sua trajetória e seu crescimento. E também dialogamos com autores das Ciências Biológicas e da Psicologia para fazer uma reflexão sobre a adolescência. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com a amostra de 06 (seis) sujeitos participantes, todos com a idade entre 15 e 17 anos, tal como aponta o Estatuto da Criança e Adolescentes, e moradores das cidades de Natal e Parnamirim. Sobre o sentido atribuído ao PST, os sujeitos apontaram o esporte, o que é aprendido e a diminuição dos riscos sociais como fatores que fazem sentido ao programa. No que tange a motivação dos adolescentes, mais uma vez o esporte aparece como principal fator, além das relações interpessoais, seja com os amigos ou professores, a família como incentivador para essa permanência. Com os dados desta pesquisa, verificamos que os diferentes modos de significar o PST estão necessariamente ligados o contexto no qual o adolescente esta inserido, mostrando a sua importância para a construção da cidadania.