CCS - TCC - Educação Física (licenciatura)
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Navegando CCS - TCC - Educação Física (licenciatura) por Assunto "Acurácia Interoceptiva"
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TCC A influência da acurácia interoceptiva sobre a regulação do esforço físico em adolescentes fisicamente condicionados(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-02) Tavares, Marília Padilha Martins; Elsangedy, Hassan Mohamed; Elsangedy, Hassan Mohamed; Okano, Alexandre Hideki; Farias Jr, Luiz Fernando deA acurácia interoceptiva é a precisão na percepção das informações corporais. Essas informações aferentes viscerais são importantes no processo de regulação do esforço físico. No entanto, a acurácia interoceptiva relacionada ao controle do esforço físico tem sido associada de forma oposta em indivíduos adultos e crianças. Assim, compreender como a acurácia interoceptiva afeta o controle do esforço físico em adolescente ajudará a esclarecer como ela afeta o controle o esforço físico em diferentes etapas da vida. Portanto, o objetivo deste estudo foi verificar a influência da acurácia interoceptiva sobre a regulação do esforço físico em adolescentes fisicamente condicionados. A amostra foi composta por 11 adolescentes (idade entre 14 e 15 anos) do sexo masculino, fisicamente condicionados, que foram alocados de acordo com o nível de acurácia interoceptiva cardíaca: Alta acurácia (n=5) e Baixa acurácia (n=6). Todos foram submetidos ao teste de esforço máximo. Posteriormente, foram submetidos ao Dordel-Koch-Test sendo monitorado e registrado o desempenho (a velocidade média da corrida e distância percorrida), a demanda fisiológica (frequência cardíaca), a percepção de esforço e a resposta afetiva. Os grupos não apresentaram diferenças entre as respostas psicológicas, percepção subjetiva de esforço (p=0,138) e valência afetiva (p=686). Como também não houve diferença nas respostas fisiológicas (p=0,820) e nas variáveis de desempenho, a distância total percorrida (p=0,06) e na velocidade média (p=0,06).A normalidade dos dados foi testada pelo teste de Shapiro-Wilk. O nível de 0,05 foi adotado como critério de significância. Não houve diferença estatisticamente significante entre os grupos na PSE, resposta afetiva e no desempenho do teste. Concluímos que o fato dos adolescentes apresentarem condicionamento físico semelhante, a acurácia interoceptiva não influenciou seu comportamento durante o exercício físico.