PPGED - Mestrado em Educação
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Navegando PPGED - Mestrado em Educação por Assunto "Acessibilidade"
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Dissertação Audiodescrição e mediação teatral: o processo de acessibilidade do espetáculo de Janelas e Luas(2017-07-31) Nascimento, Anna Karolina Alves do; Alves, Jefferson Fernandes; http://lattes.cnpq.br/1834832958808690; http://lattes.cnpq.br/1856142220726235; Carvalho, Flávio Augusto Desgranges de; Sales, José Albio Moreira de; https://orcid.org/0000-0002-2521-6364; http://lattes.cnpq.br/5175762444724772; Magalhaes, Rita De Cassia Barbosa Paiva; http://lattes.cnpq.br/0351736925269307; Haderchpek, Robson Carlos; http://lattes.cnpq.br/4286695631161068O presente trabalho objetiva desenvolver, a partir da audiodescrição (AD), estratégias de mediação teatral para o espetáculo De Janelas e Luas, considerando a fruição, em contexto escolar, de alunos com e sem deficiência visual. A metodologia tem por base os princípios da abordagem qualitativa em educação, tendo como referência a pesquisa intervenção, ancorada, principalmente, nas premissas bakhtinianas de dialogia e alteridade, assumindo dois contextos de investigação. No primeiro contexto, denominado de ensaio exploratório, foi realizado a acessibilidade do espetáculo De Janelas e Luas, que compreende AD e exploração tátil dos elementos de cena, no auditório do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NEI/CAp/UFRN). O segundo contexto, consiste em uma sala de aula do segundo ano do Ensino Médio, com educandos com e sem deficiência visual, em uma escola da rede estadual da cidade de Natal/RN. Nesse ambiente, o processo diz respeito à mediação teatral por meio de uma oficina, com encontros antes e depois da apresentação do espetáculo com AD, com exercícios de desmontagem (DESGRANGES, 2011), e exploração tátil. Se o teatro se constitui como a arte do encontro, a AD, como tradução intersemiótica, consiste em uma força mediadora que amplia a comunhão cênica, no aqui e no agora da manifestação teatral. Os resultados da análise apontam que, nesse caso, a expansão do encontro, por meio das oficinas e da exploração tátil, contribui expressivamente, para a leitura do espetáculo De Janelas e Luas por parte de jovens com e sem deficiência visual, em um contexto escolar.Dissertação Fatores de movimento de Laban na análise de roteiros de audiodescrição de videodanças(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-31) Souza, Maria da Conceição Barros de; Alves, Jefferson Fernandes; http://lattes.cnpq.br/1834832958808690; http://lattes.cnpq.br/3044216797373196; Dias, Maria Aparecida; http://lattes.cnpq.br/1131977255034974; Motta, Livia Maria Vilela de Mello; Carvalho, Martha Milene FontenelleO acesso ao entretenimento, à cultura e à arte em suas diversas linguagens, nos mais variados contextos, deve ser oportunizado a todos. A disponibilização de trabalhos artísticos por meio de meios audiovisuais e virtuais é uma crescente, dentre esses trabalhos apresentam-se as videodanças. Diante disso, faz-se necessário pensar em estratégias que possibilitem a apreciação dessa forma de arte híbrida, sobretudo, por pessoas com deficiência visual. Sendo assim, o objeto de estudo da presente pesquisa é a análise de roteiros de audiodescrição de videodanças, considerando os fatores de movimento de Laban e a utilização destes para a criação de roteiros de audiodescrição para videodanças. A Audiodescrição é uma modalidade de tradução intersemiótica e um recurso de acessibilidade comunicacional que transforma o visual em verbal, podendo contribuir para o entendimento de pessoas com deficiência visual, intelectual, baixa visão, dislexia e idosos. E os fatores do movimento são parâmetros por meio dos quais Laban buscou codificar as características gerais e comuns a qualquer movimento. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, configurando-se como estudo de caso, de natureza descritivo-exploratória. O corpus da investigação constituiu-se dos roteiros de três videodanças, Zero gravity, Solarliod e Heart of stone, apresentadas na Mostra Internacional de Videodança com Audiodescrição, realizada durante o primeiro semestre de 2021, com exibição gratuita no Youtube e em redes sociais da Companhia Artesãos do Corpo, Centro de Referência da Dança (SP) e Ver com Palavras. Os sujeitos da pesquisa foram a audiodescritora dos roteiros originais, o audiodescritor consultor e um grupo focal constituído por quatro voluntários com deficiência visual e/ou com baixa visão. Partindo da análise dos roteiros, com base nos parâmetros do movimento de Laban, as versões das videodanças com audiodescrição analisadas foram apresentadas ao grupo focal, com os roteiros originais. Posteriormente, foram reelaborados os roteiros, a partir da apreensão da percepção do grupo focal, com o apoio do audiodescritor consultor. Espera-se que essa pesquisa contribua para a ampliação dos estudos acerca da contribuição dos parâmetros do movimento de Laban para a elaboração de roteiros de audiodescrição para videodança, em seus mais diversos meios de apresentação.Dissertação Leitura e acessibilidade: uma experiência em contexto escolar na perspectiva da educação inclusiva(2016-07-29) Oliveira, Elaine Santana de; Alves, Jefferson Fernandes; ; ; Lopes, Denise Maria de Carvalho; ; Silva, Luzia Guacira dos Santos; ; Barbosa, Maria do Socorro Maia Fernandes; ; Souza, Solange Jobim e;O presente trabalho teve por objetivo desenvolver uma proposta de mediação pedagógica em contexto escolar na perspectiva de educação inclusiva com vistas à acessibilidade para leitura do livro Contando contos e ouvindo histórias, produzido pela turma do 3º ano B do Núcleo de Educação da Infância, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NEI/CAp/UFRN). A referida obra é um kit formado por um livro impresso em braile e fonte ampliada, um CD de áudio com os contos gravados pelas próprias crianças autoras dos textos e um CD com o livro digitalizado. Para tanto, assumimos os princípios da abordagem qualitativa a partir da metodologia de pesquisa intervenção, fundamentada nas concepções teóricas de Mikhail Bakhtin. A investigação foi desenvolvida em uma escola da zona rural da rede pública do município de Macaíba, no Rio Grande do Norte, em uma turma multisseriada de 4º e 5º ano, formada por 18 alunos na faixa etária de 9 a 16 anos, sendo 03 com deficiências: um cego, um com surdez e outro com Síndrome de Down. Para a construção dos dados, utilizamos a observação, o registro em diário de campo, entrevistas individuais e coletivas semiestruturadas, assim como o registro fotográfico e a gravação em áudio e vídeo. No itinerário da pesquisa, foram realizadas 03 oficinas focadas na acessibilidade para leitura do livro e 01 encontro do grupo com uma das autoras do livro. Os resultados da análise apontaram a importância de oferecer novas formas de acesso à leitura que possibilitem superar as limitações do livro impresso em tinta, assim como a necessidade de democratização do acesso a esses materiais associada à disseminação de uma cultura de leitura com acessibilidade, especialmente em contexto escolar inclusivo; confirmaram as contribuições da descrição de imagens fundamentada nos princípios da audiodescrição e de uma abordagem multissensorial para organização de processos voltados à acessibilidade para leitura e revelaram que o código braile e a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) constituíram-se como semióforos para difusão de uma “cultura de acessibilidade” naquele contexto.Dissertação Poéticas da voz e deficiência visual: o diálogo entre peça sonora, contação de histórias e audiodescrição na escola(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-02-07) Cerejeira, Thiago de Lima Torreão; Alves, Jefferson Fernandes; ; ; Viana, Flávia Roldan; ; Carvalho, Flávio Augusto Desgranges de; ; Sales, José Albio Moreira de; ; Magalhães, Rita de Cássia Barbosa Paiva;A proposição de contextos criativos que estimulem e provoquem a autonomia interpretativa dos alunos não se configura como um exercício solitário, mas composto de múltiplas vozes, responsáveis pela constituição de princípios alteritários e identitários. Com base na premissa da construção de uma cultura escolar inclusiva, analisa-se neste estudo o percurso pedagógico de um processo de criação cênica, tendo como referência a peça sonora, a contação de histórias e a audiodescrição. Cabe salientar que o conceito de peça sonora aqui instituído surge em decorrência das experiências cênicas virtuais de audionovelas e montagens feitas por grupos brasileiros de pessoas com deficiência visual no ciberespaço. Diante do exposto acima, pergunta-se como tais incursões artísticas, fundamentadas nos eixos da audibilidade/visualidade e presença/ausência, podem ampliar os processos interativos no contexto escolar entre alunos com e sem deficiência visual. Em busca de respostas a essas questões, optou-se pelo trabalho na perspectiva que cultiva a arte do encontro e propõe o "educar pela experiência" (LARROSA, 2014), utilizando como referência os jogos improvisacionais (DESGRANGES, 2017), a partir de adaptações de jogos teatrais, considerando portanto a perspectiva das oficinas pedagógicas como práticas fomentadoras de novas ideias, que intentam construir com os alunos extratos cênicos sonoros como um exercício artístico de alteridade e que deflagram a potência da palavra(ZUMTHOR, 2007) e da cena sonora enquanto mediadoras desses processos interativos e que oferecem novas possibilidades estéticas de se ver e se compreender no mundo (BAVCAR, 2003). Para tanto considere-se, no âmbito deste estudo, a nossa compreensão de deficiência, bem como o nosso entendimento sobre o acionamento multissensorial do corpo. Os pressupostos metodológicos da abordagem qualitativa e da pesquisa intervenção, fundamentados em Jobim e Souza (2012) e alicerçados nas concepções de alteridade, relações dialógicas e cronotopo (BAKHTIN, 2017) contribuíram para a análise deste estudo. O procedimento de análise utilizado foi evidenciado a partir das rodas de conversa (KRAMER, 2003), utilizando o procedimento das entrevistas coletivas e individuais, do diário de campo, bem como do registro fotográfico, sonoro e visual. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede estadual, no município de Natal (RN), com alunos de uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental e faixa etária entre 13 e 17 anos. Os resultados dos diferentes experimentos desenvolvidos a partir dos jogos improvisacionais, que consideraram as matrizes sonoras e táteis, possibilitaram aferir que, esse jogo do encontro que emerge com a peça sonora rompe com as concepções tradicionais da cena, instaurando uma perspectiva que elege a matriz da audibilidade como preponderante, e assinala a percepção de novas formas de aprender e de se expressar, desencadeando por conseguinte os princípios alteritários, ao potencializar e redimensionar as relações dialógicas. Essa abordagem pedagógica que expande a percepção do olhar, e articula os eixos da presença/ausência e da audibilidade/visualidade, pautada nos fundamentos da audiodescrição e da contação de histórias através do jogo teatral, podem promover o acionamento multissensorial do corpo e instigar novas formas de se relacionar, de pensar e interagir com o outro.Dissertação Política de inclusão para pessoas com deficiência na Universidade Federal do Rio Grande do Norte: o que revelam as normativas institucionais?(2019-08-19) Silva, Jardiel Oliveira da; Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de; ; ; Aguiar, Ana Lúcia Oliveira; ; Rabelo, Lucelia Cardoso Cavalcante; ; Martins, Lucia de Araújo Ramos; ; Medeiros Neta, Olivia Morais de;O processo de institucionalização das políticas educacionais em resposta aos movimentos reivindicatórios (sociedade civil e acordos internacionais) em prol da inclusão das pessoas com deficiência repercutiram no atendimento educacional democrático e igualitário, motivando na elaboração de leis, decretos, portarias e demais documentos normativos que orientam a construção de serviços educacionais nos moldes inclusivos. Porém, é necessário acompanhar as ações implementadas na prática e analisar a compatibilidade do discurso normativo com o que está se propondo nas instituições educacionais, principalmente no que se refere ao Ensino Superior. Adotando uma abordagem qualitativa por meio de um estudo exploratório e documental tem como objetivo analisar as ações e desdobramentos da política de inclusão das pessoas com deficiência na Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Norte (UFRN). Os dados foram coletados a partir da legislação brasileira voltada para educação inclusiva vigente e da seleção e análise das normativas aprovadas pelos colegiados superiores da UFRN. Para análise, apoiando-se no referencial de Bardin (1977), foram propostas quatro categorias intituladas dimensões de acessibilidade e classificação dos documentos institucionais sobre o assunto: Acessibilidade Atitudinal, Acessibilidade Arquitetônica, Acessibilidade Comunicacional e Acessibilidade Pedagógica. Os resultados sinalizaram pela compatibilidade entre o discurso normativo acerca da educação inclusiva proposto pelas políticas a nível nacional e implementadas na UFRN, no entanto identificou-se lacunas nos desdobramentos das ações para inclusão e acessibilidade, tidas como natural do processo em desenvolvimento cuja crítica construtiva irá colaborar com o aperfeiçoamento das metas de gestão futuras. Por fim, a acessibilidade educacional da pessoa com deficiência na UFRN demostrou avanços, refletindo em ações compatíveis com o que se estabelece no sistema jurídico brasileiro na atualidade.Dissertação A produção audiovisual no contexto da surdez: discutindo parâmetros e consultoria(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-21) Marques, Rafael Emil Korossy; Alves, Jefferson Fernandes; Viana, Flávia Roldan; ; http://lattes.cnpq.br/4756646407294958; ; http://lattes.cnpq.br/1834832958808690; ; http://lattes.cnpq.br/7531969835893918; Vieira, Patrícia Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/5901941364309055; Onofre, Eduardo Gomes; ; http://lattes.cnpq.br/5339741056906369; Silva, Luzia Guacira dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/1032425601643160Para que o sujeito surdo possa ter acesso livre ao conhecimento e possa desenvolver, integralmente, todas as suas potencialidades, faz-se necessário a acessibilidade em língua de sinais (no Brasil, Língua Brasileira de Sinais – Libras), considerada pela Lei nº 10.436/2002 e o Decreto nº 5.626/2005 a língua materna (primeira língua) da pessoa surda. Dessa forma, o objetivo desta presente pesquisa consistiu em analisar a acessibilidade para surdos em um documentário, considerando os parâmetros da área e a consultoria surda, interpretação e tradução em Libras e a legendagem para surdos e ensurdecidos, a partir de um estudo de recepção junto a representantes da comunidade surda. O tipo de pesquisa inscrevese no estudo de caso da abordagem qualitativa e interpretativa (qualitativointerpretativa). Os procedimentos metodológicos foram: análise do videodocumentário “No Mato das Mangabeiras”, considerando a acessibilidade em Libras e a legendagem; investigação dos parâmetros de Tradução/Interpretação em Libras e de legendagem junto a representantes da comunidade surda, por meio da constituição de grupo focal; sistematização da recepção do documentário, no qual treze sujeitos surdos assistiram a um videodocumentário com legenda para surdos e ensurdecidos e janela de Libras; construção de dados a partir de dois questionários para o primeiro e o último encontro com perguntas diferentes para conhecerem melhor nossa pesquisa, o papel do consultor surdo. Assim, esse tipo de pesquisa pode permitir que o objeto de estudo tradução e interpretação em Libras e legendagem para surdos e ensurdecidos no audiovisual fosse investigado de forma interpretativa e próxima de um conjunto de fatos reais que subscrevem o contexto da acessibilidade de recursos audiovisuais para pessoas surdas. Os resultados revelaram a importância da consultoria surda no audiovisual, pois o consultor surdo pode orientar, junto a outros profissionais da acessibilidade, a melhoria dos parâmetros da janela de Libras e da legendagem, bem como trabalhar com terminologia junto à tradução e interpretação em Libras. No entanto, faz-se necessário mais estudos sobre a consultoria surda em outras áreas em Libras e reflexões sobre acessibilidade para surdos a fim de garantir a qualidade de tradução e interpretação em Libras.