PPGED - Mestrado em Educação
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Navegando PPGED - Mestrado em Educação por Assunto "Accountability educacional"
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Dissertação O prêmio escola nota dez: análise da percepção dos docentes de uma escola premiada do município de Sobral-CE sobre a política de Accountability educacional implementada no Ceará(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-01) Brito, Ana Gleysce Moura; Guedes, Gilmar Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2027157262023382; https://orcid.org/0009-0005-5705-5496; http://lattes.cnpq.br/6602839082375300; Silva, Maria Vieira; Santos, Kildo Adevair dosA presente dissertação teve como objetivo geral analisar a percepção dos professores e das professoras do 2º, do 5º e do 9º ano sobre o Prêmio Escola Nota Dez em relação ao trabalho docente de uma escola da rede municipal de Sobral-CE premiada no ano de 2022. Os seguintes objetivos específicos foram delineados para a realização desta investigação: 1) contextualizar as reformas educacionais realizadas no Brasil a partir dos anos de 1990; 2) analisar a política de accountability educacional instituída no estado do Ceará e no município de Sobral-CE e as implicações no trabalho docente da rede municipal sobralense; 3) analisar a percepção dos professores e das professoras de uma escola premiada de Sobral-CE em relação ao Prêmio Escola Nota Dez e às suas implicações no trabalho docente da rede municipal de ensino. Como referencial teórico-metodológico, a pesquisa foi desenvolvida com base nos fundamentos do Materialismo Histórico-Dialético. Quanto aos procedimentos metodológicos, optou-se pelas pesquisas bibliográfica e documental e, no que se refere à produção de dados empíricos, definiuse como instrumento de coleta a realização de entrevista semiestruturada com seis docentes das turmas contempladas pelo Prêmio Escola Nota Dez em 2022. A relevância da pesquisa para a área da Educação e, especificamente, para os campos de estudo sobre políticas educacionais e sobre o trabalho docente, justifica-se por ampliar as discussões acerca das implicações da adoção de políticas educacionais com base em modelos gerenciais no âmbito das redes estaduais e municipais de ensino no país, haja vista essa ser uma tendência global. Como resultados da pesquisa, evidenciou-se a incorporação pelos próprios docentes de valores e de práticas da Nova Gestão Pública, assim como certa naturalização de um longo processo de precarização do trabalho docente na rede municipal de Sobral-CE.