PPGPSI - Doutorado em Psicologia
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Navegando PPGPSI - Doutorado em Psicologia por Assunto "Afetividade"
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Tese Afetividade e resistência: vínculo, transformações socioambientais e oposição capital-lugar na cidade de Galinhos-RN(2017-04-07) Farias, Tadeu Mattos; Pinheiro, José de Queiroz; http://lattes.cnpq.br/5503576309484010; http://lattes.cnpq.br/1403676057443123; Di Masso, Andrés; Massola, Gustavo Martineli; http://lattes.cnpq.br/7808931862068972; Oliveira, Isabel Maria Farias Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/6077243255728600; Pessoa, Zoraide Souza; http://lattes.cnpq.br/7738736219606737A cidade de Galinhos passou por transformações significativas nos últimos anos. A transição de uma comunidade organizada em torno da pesca artesanal para uma que se estrutura em função do turismo, catalisada pelo impacto da ampliação de uma salina na década de 1980, e a implementação, em 2012, do parque eólico Rei dos Ventos I, tiveram impactos locais importantes que implicaram movimentos de resistência por parte da população: manifestação dos pescadores em função da ampliação da salina; manifestação contrária à presença de um barco de passeio de uma empresa de turismo em 2010, e; manifestações contrárias à implementação do parque eólico sobre as Dunas do Capim, local importante para o turismo local. O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre laços afetivos dos(as) moradores(as) com Galinhos e as disputas concernentes às transformações socioambientais locais. Como objetivos específicos, busquei: (a)identificar as principais transformações socioambientais em Galinhos e seu impacto sobre os modos de vida locais; (b) investigar os afetos dos(as) residentes em relação a tais transformações e como esses afetos participam da produção de sentidos sobre o lugar, e; (c) entender como esses sentidos são mobilizados na formação de movimentos de resistência às transformações socioambientais. Para tanto adotei uma abordagem etnográfica, vivendo por três meses no local e contando com o suporte de dois informantes locais. Os registros das experiências foram feitos em 21 diários de campo. Além disso, entrevistei 23 moradores(as), tendo como foco as histórias de vida. A análise do corpus da pesquisa teve como pressuposto ontoepistemológico o realismo crítico, e utilizei uma análise multinível, considerando os níveis extradiscursivo e discursivo articulados na compreensão dos conflitos. Os registros nos diários permitiram uma caracterização da dinâmica local, destacando aspectos de contexto importantes no dia a dia. Além disso, identifiquei discursos locais que funcionam como significados compartilhados, e ajudam a organizar a vida local. Utilizando a categoria da afetividade de Espinosa como elemento ético-político extradiscursivo e imanente à transição entre modos de vida, foi possível compreender: a vinculação ao lugar como constitutiva do modo de vida da pesca artesanal; a ampliação da salina como desarticulação desse modo de vida; o turismo como articulador do novo modo de vida com significados e práticas próprios, mas mantendo e recuperando aspectos do modo de vida pesqueiro; a implementação do parque eólico como ameaça de ruptura com os aspectos de tal modo de vida. No nível dos discursos, para compreender a emergência dos conflitos, fiz uma análise crítica de discurso, tratando discursos como ação, mas articulados ao nível extradiscursivo como sua condição de possibilidade. Foi possível notar que a própria natureza histórico-social dos empreendimentos levou a uma oposição entre capital e lugar, o que implicou a identificação desses empreendimentos como invasores pelos moradores. O fato de o turismo ser feito e controlado pelos moradores, alimentando o sentido de que é uma atividade que os vincula ao lugar, junto aos saberes locais, ajudou a significar a empresa turística e o parque eólico como ameaças à vida local. As resistências às ações de tais empresas tiveram os diferentes conteúdos de vinculação dos modos de vida como organizadores tanto de uma consciência local sobre tal oposição capital-lugar, como das iniciativas de contestação. Compreendo, assim, que as relações fundamentais dessas atividades, quando em contato com as especificidades das relações e saberes locais, produziram uma oposição sustentada pelo sentido de que são empresas que lhes alienam o lugar, entendido como parte de suas vidas.