PPGPSI - Doutorado em Psicologia
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/12046
Navegar
Navegando PPGPSI - Doutorado em Psicologia por Assunto "Adolescentes"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Tese Ambientes restauradores para adolescentes: uma investigação com estudantes de uma cidade de médio porte do nordeste brasileiro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-27) Gomes Júnior, José de Souza; Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja; Pinheiro, José de Queiroz; https://orcid.org/0000-0003-2675-3521; http://lattes.cnpq.br/5503576309484010; https://orcid.org/0000-0001-5270-4868; http://lattes.cnpq.br/3061713076071714; http://lattes.cnpq.br/8704701835592818; Diniz, Raquel Farias; Albuquerque, Dayse da Silva; Pinheiro, Leonardo Victor de Sá; Felippe, Maíra LonghinottiA qualidade de vida da população contemporânea tem sido afetada pelo estresse, notadamente em ambiente urbano, interferindo na sua saúde (física e mental) e produtividade, sobretudo daquelas pessoas mais vulneráveis. Para enfrentá-lo, a literatura aponta a importância de investigar as relações das pessoas com os lugares em que se encontram, a fim de identificar ambientes com potencial restaurador. Diante disso, esta tese questiona: na percepção de adolescentes de uma cidade de médio porte do interior do Nordeste, que ambientes contribuem para sua restauração psicofisiológica? A hipótese defendida indica que os adolescentes preferem locais que permitam contato com a natureza e com pessoas da mesma faixa etária, e possibilitem o desenvolvimento de atividades (de contemplação, socialização, esportes e lazer). O estudo aconteceu no Instituto Federal de Educação de Floriano, Piauí, e visou analisar as relações de adolescentes com ambientes que consideram restauradores. A investigação assumiu viés quali-quantitativo e estratégia multimétodos, por meio de dois estudos: (i) o primeiro, direcionado às pessoas, aplicou Escala de Estresse Percebido e questionário a 82 estudantes do 3° ano do ensino médio técnico e entrevistou 8 destes participantes; (ii) o segundo, direcionado ao ambiente, realizou visitas de campo, observações naturalísticas e registro fotográfico para analisar ambientes que eles/elas indicaram como restauradores. Em geral, embora o nível de estresse percebido esteja abaixo da média indicada pela escala utilizada, os participantes se consideram estressados, principalmente as mulheres, e esse estresse foi relacionado à rotina escolar e familiar. Para sua restauração foram mencionados: (a) ambientes dentro da escola, na cidade e na própria residência e, (b) atividades como dormir, ler e praticar atividades físicas. Alguns resultados descrevem atividades que podem estar relacionadas a cidades do interior do Nordeste brasileiro, tais como a prática de esportes, dormir e ler, indicando uma interrelação entre ambiente-atividade que foi denominada Situação Restauradora.