IMD - Artigos publicados em periódicos
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/1/11833
Navegar
Navegando IMD - Artigos publicados em periódicos por Assunto "Aplicativo"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Artigo Corpo Humano 3D: aplicativo para uso de realidade aumentada no ensino lúdico(Revista Tecnologias na Educação, 2018-09) Soares, Heliana Bezerra; Messias, Thiago Fonseca; Rodrigues, Anna Giselle Câmara Dantas Ribeiro; Vieira, Matheus Pimentel; Dantas, Rummenigge RudsonA globalização trouxe uma crescente no processo de inovação em várias áreas da sociedade, porém a educação não conseguiu acompanhar as mudanças da sociedade tecnológica. O método antigo de ministrar o conteúdo através apenas de um professor usando uma lousa ainda é amplamente utilizado, falhando, em muitas vezes, em prender a atenção dos alunos. O psicólogo Jean Piaget (1896-1980), referência no estudo do aprendizado infantil, defendia a aplicação de práticas lúdicas no ensino, ou seja, utilizar jogos e brincadeiras como forma de transmitir o conhecimento dentro da sala de aula. Unir a tecnologia ao processo educacional infantil é importante, visto que, diariamente, as crianças são expostas cada vez mais aos smartphones. Em base aos benefícios da educação lúdica e na necessidade de uma atualização das ferramentas utilizadas em salas de aula, foi desenvolvido o aplicativo Corpo Humano 3D. O software criado atua como uma ferramenta lúdica que, utilizando a realidade aumentada, irá propor uma maior dinamicidade ao ensino do corpo humano para crianças de 8 a 10 anos. Um álbum de figurinhas, sobre os sentidos e sistemas do corpo, foi desenvolvido para trabalhar em parceria ao aplicativo, onde cada figurinha foi criada para ser um QR Code lido pelo app. O objetivo central do projeto foi desenvolver uma nova ferramenta lúdica que tivesse êxito em trazer o valor da tecnologia para o ensino infantil, agregando uma nova dinâmica aos estudos