MNPEF - Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional
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Navegando MNPEF - Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional por Assunto "CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA"
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Dissertação Acústica como interseccionalidade entre a Física e a Música: proposta de sequência de ensino de Física Acústica a partir de elementos musicais à luz dos "três momentos pedagógicos"(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-28) Paula, Wenderson Venceslau Barroso de; Lima, Alexsandro Pereira; Ferreira, Pedro da Cunha; http://lattes.cnpq.br/3272676366064169; http://lattes.cnpq.br/2452557056611320; http://lattes.cnpq.br/4394643569111516; Lisboa, Ronai Machado; Souza, Thatyara Freire deComo uma forma de expressão artística tão difundida e envolvente, a música tem o potencial de estimular emoções, memórias, reflexões e criar conexões. No contexto do ensino de Física no nível médio, a música e os seus elementos podem atuar como uma ferramenta didática eficaz nos processos de ensino e aprendizagem, capaz de proporcionar aos estudantes uma experiência de aprendizagem dinâmica e prazerosa, podendo exercer, portanto, uma ação facilitadora na compreensão de conceitos científicos complexos, corriqueiramente tradados como muito abstratos ou intangíveis pelos alunos. Neste trabalho, apresentamos uma proposta de sequência didática para o ensino de conceitos básicos de Física Acústica para turmas de segunda série do Ensino Médio, utilizando, como subsídio teórico-metodológico os "Três Momentos Pedagógicos" (3MP). Nesta sequência, a música não é utilizada como mero preenchimento de espaço motivacional, mas é, sobretudo, considerada como uma interface que, assim como a Física, tem a Acústica como campo interseccional. Delineamos, neste trabalho, uma sequência de ensino de Física Acústica que contempla, ao todo, nove aulas, cujo objetivo principal é fazer com que os alunos compreendam, por intermédio de uma sequência didática elaborada a partir de uma série de problematizações geradoras e aplicações, os conceitos relativos à Física Acústica por meio da música, utilizando, como exemplificações didáticas, alguns aparatos relacionados, como microfone, diapasão, violão e tubos sonoros (construídos com canos de PVC). Verificamos, no decorrer da nossa pesquisa, que os objetivos propostos foram todos atingidos com a metodologia adotada e que os estudantes se sentiram envolvidos e motivados ao longo do processo.Dissertação Aplicação de tecnologias digitais no ensino de física(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-03) Alves, Cláudio Miranda; Santana Júnior, Orivaldo Vieira de; Lisboa, Ronai Machado; http://lattes.cnpq.br/2221005703477932; https://orcid.org/0000-0003-4918-3162; http://lattes.cnpq.br/5050555219716698; http://lattes.cnpq.br/3602972728532374; Sesion Júnior, Paulo Dantas; Alves, Tiberio Magno de LimaAs tecnologias e mídias digitais conectam os seres humanos e constituem uma nova forma de pensar-interagir-criar-inovar-com-tecnologias, conforme entende o autor Borba (2023). Esta forma integrada de pensamento composta pelo homem e suas tecnologias digitais expande as capacidades do pensamento de cada indivíduo, bem como sua interação no coletivo social para solucionar problemas, criar e inovar com as tecnologias. O ambiente de ensino (escola) e os profissionais da educação, neste contexto, devem assumir a sua função de preparar e ensinar os seus alunos para que se apropriem das tecnologias digitais como um processo de aprendizagem. No tocante ao ensino de Física, este trabalho propõe uma abordagem sob a perspectiva do construcionismo de Seymour Aubrey Papert para direcionar o entendimento acerca do uso de tecnologias digitais no ensino de Física. De forma qualitativa, este estudo utiliza-se da plataforma digital de ensino Physics Education Technology (PhET) como ferramenta pedagógica para tratar sobre o tema da Física experimental: Espalhamento de Rutherford. O estudo com esta ferramenta digital objetiva compreender, sob o ponto de vista construcionista, quais são as dificuldades pedagógicas envolvendo o uso de tecnologias digitais no ensino de Física. Por fim, este trabalho utiliza-se dos conhecimentos adquiridos neste estudo para criar um produto educacional que consiste em uma sequência didática intitulada por Espalhamento de Rutherford: experimento simulado - PhET.Dissertação Aplicação do jogo "Desvendando os Segredos do Universo" e a "Caixa dos Eclipses" para estudantes do ensino médio(2019-06-28) Bernardo, Raquel Viana; Costa, Jefferson Soares da; ; ; Lima, Alexsandro Pereira; ; Oliveira, Thiago Bruno Rafael de Freitas;Buscamos usar a Astronomia como tema motivador para o ensino de Física no ensino médio, sendo assim um facilitador no processo de ensino- aprendizagem. Para alcançar tal objetivo, utilizamos práticas lúdicas para despertar o interesse dos estudantes a partir da criação de jogos, sendo estes: “Desvendando os segredos do Universo” e a “Caixa dos Eclipses”. O primeiro é um jogo de tabuleiro clássico, que desperta o interesse e que pode ser usado por pessoas de diversas idades, já que se trata de um tema que envolve o fascínio da curiosidade, do êxtase e contemplação do desconhecido, do indizível. No entanto, apesar de despertar o interesse e aguçamento de um público diverso, é provável que se encontre um pouco de dificuldade para crianças até oito anos, já que envolve o conhecimento da funcionalidade do Universo e em razão da própria complexidade do tema. O nível de perguntas pode ser um pouco elevado e difícil de entendimento para essa faixa etária. As regras do jogo são simples, funcionando como outro qualquer jogo de tabuleiro que é necessário chegar ao fim da jornada para vencê-lo. É possível reunir várias pessoas e dividi-las em dois grupos para, juntos, percorrerem o caminho do jogo, desvendando as curiosidades sobre o universo e realizando uma verdadeira viagem espacial pelo nosso Sistema Solar. O segundo é uma caixa com modelos em grande escala do Sol, Lua e Terra, mostrando o alinhamento e as condições para a ocorrência dos eclipses, fases da Lua e estações do ano. O trabalho foi aplicado com estudantes da segunda série do ensino médio, com o objetivo de avaliar e analisar o conhecimento adquirido nas primeiras séries do ensino básico. Observou-se, a partir das análises, que a proposta apresentada por esta dissertação obteve resultados satisfatórios quanto ao aprendizado de Astronomia. Descobrir mais um pouco do seu planeta Terra e os planetas que orbitam o Sol, fará você descobrir um amor pela astronomia e contemplar que o céu é uma incógnita e tem a nos oferecer muito mais do que pensamos.Dissertação Avaliação e ensino de ondulatória, acústica e movimento harmônico simples usando contexto musical e jogo de tabuleiro(2018-09-17) Costa, Maxmyller Rezende; Oliveira, Paulo Henrique Sousa de; ; ; Costa, Jefferson Soares da; ; Alves, Tibério Magno de Lima;Esta dissertação propõe-se a relatar a aplicação do produto destinado à orientação de docentes em física no que diz respeito a concepções alternativas de avaliação ou até ensino dos conceitos gerais relacionados à ondulatória, acústica ou mesmo Movimento Harmônico Simples (M.H.S.) através da problematização musical e do auxílio da lúdica metodologia como o uso de jogo de tabuleiro, de acordo com as necessidades das turmas de estudantes e respeitando as realidades de cada turma. A proposta é que o professor possa ter o auxílio de uma metodologia simples, barata, direta e facilmente aplicável para a dinâmica de ensinoaprendizagem em uma metodologia diferenciada de avaliação continuada no contexto geral de ensino de física, mas podendo também auxiliá-lo no processo de problematização dos assuntos. Este trabalho inicia-se com um levantamento sobre o que é proposto em alguns artigos científicos acerca da problemática e a relevância dessas metodologias em uso de jogos na capacidade de melhor assimilar um determinado assunto quando ativado o senso de participação e coletividade dos participantes, continuando com uma contextualização sobre a relevante eficácia do uso de jogos para o ensino de ciências, além de uma breve fundamentação teórica sobre ondulatória e acústica, passando pela aplicação do produto e finalizando com os gráficos dos resultados e as considerações finais sobre os positivos resultados atingidos.Dissertação Caderno inteligente: o estudo dos princípios da eletrodinâmica e a utilização de equipamentos no cálculo do consumo de energia elétrica, segundo o Novo Ensino Médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-18) Medeiros, Maria Auxiliadora Leite de; Lima, Alexsandro Pereira; http://lattes.cnpq.br/2452557056611320; http://lattes.cnpq.br/1997587096048603; Costa, Jefferson Soares da; https://orcid.org/0000-0002-9830-0495; http://lattes.cnpq.br/9175100603360900; Souza, Thatyara Freire deEste trabalho foi desenvolvido em acordo com a BNCC - Base Nacional Curricular Comum, e apresenta como Produto Educacional o material didático pedagógico intitulado “Caderno inteligente: O estudo dos princípios da eletrodinâmica e a utilização de equipamentos no cálculo do consumo de energia elétrica, segundo o Novo Ensino Médio”. O material tem como objetivo proporcionar ao aluno e professor mais um recurso didático para o aprofundamento no estudo dos princípios de eletrodinâmica: a definição de corrente elétrica, sua intensidade e seus efeitos, a resistência elétrica e lei de ohm, além de Potência elétrica e o cálculo do consumo de energia elétrica orientando sobre a escolha dos equipamentos elétricos que permitem a economia de energia :relacionado ao consumo de energia elétrica pelas residências, buscando entender a partir do ponto de vista científico o consumo de energia elétrica sustentável e eficiente. O Caderno inteligente apresenta conteúdos e atividades propostas através de uma sequência de ensino com um planejamento bem definido das aulas a partir das habilidades e competências exigidas pela BNCC na matriz do componente curricular de Física, buscando atender a um dos pré-requisitos fundamentais do Novo Ensino Médio que é o de tornar a prática docente mais dinâmica e interativa favorecendo a interdisciplinaridade, o protagonismo estudantil e o desenvolvimento de uma visão abrangente e crítica, apontando novas possibilidades educativas para conceitos tradicionalmente desenvolvidos de maneira isolada. A sequência de ensino apresentada no caderno é fundamentada na teoria Sociocultural de Vygotsky, apoiando-se nas metodologias ativas de ensino. Sua aplicação foi aplicada pela professora e autora do trabalho, com alunos da 3ª série do Ensino Médio, da Escola Estadual Professor Anísio Teixeira, em Natal-RN, durante 6 encontros (6h/aulas). Dessa forma, entendemos que podemos contribuir na prática docente do professor de Física durante a transição do Ensino Médio para o Novo ensino Médio, para que, com o uso do material desenvolvido através da investigação e prática em sala de aula, o professor tenha recursos e estratégias que o auxilie a promover ao aluno uma formação ética em busca de um entendimento maior pela ciência aproximando-se e despertando o interesse de todos pelo universo científico.Dissertação Confecção e aplicação de uma placa foto-eletrônica como ferramenta para mediar projetos pedagógicos sobre o efeito fotoelétrico no século XXI(2018-09-24) Silva, Denny Davidson de Almeida; Oliveira, Paulo Henrique Sousa de; ; ; Sesion Júnior, Paulo Dantas; ; Alves, Tibério Magno de Lima;Nas últimas décadas a nossa sociedade obteve uma mudança significativa em relação aos avanços científicos e tecnológicos. No entanto, boa parte dos nossos alunos se beneficia desses avanços tecnológicos de forma inconsciente e não relacionam estes aos saberes adquiridos na escola. Acionar automaticamente um motor ou um sistema de iluminação e transformar a energia solar em eletricidade são exemplos de processos tecnológicos que estão no cotidiano dos nossos alunos de forma trivial. Entretanto, a escola do século XXI não deve se omitir aos novos desafios propostos por essa nova configuração de mundo, assim, o professor tem obrigação de desenvolver hábitos e atitudes visando uma aproximação entre a escola e o desenvolvimento social e tecnológico em que o aluno está inserido. Portanto, o produto educacional confeccionado e aplicado nesse trabalho tem como objetivo auxiliar o professor na construção de projetos e planos de aula interativos que conduzam o aluno a conceitos de Mecânica Quântica, mostrando a relação entre matéria e energia presente em alguns componentes eletrônicos, como também, suas aplicações no nosso cotidiano. A aplicação do produto foi realizada em uma turma do primeiro ano do ensino médio por meio de quatro aulas de 50 minutos, mediada por duas sequências didáticas apoiadas nos três momentos pedagógicos desenvolvidos por Demétrio Delizoicov, evidenciando a parte histórica e tecnológica sobre o efeito fotoelétrico, a teoria das bandas de energia e os semicondutores. Assim, os estudantes usaram a placa eletrônica confeccionada neste trabalho para mediar a relação conteúdo-cotidiano sobre a interação da radiação com a matéria, automatizando um carrinho de fricção e um sistema de iluminação com LED para que eles fossem acionados na presença ou na ausência de luz e transformando energia solar em energia elétrica para acionar um cronômetro digital.Dissertação Conhecendo as partículas subatômicas através de um jogo educacional: viajando ao invisível(2019-07-30) Silva, Vanessa Cristina da; Lima, Alexsandro Pereira; ; ; Oliveira, Paulo Henrique Sousa de; ; Maia Júnior, Francisco Franciné;A física é uma ciência muito presente em nosso cotidiano. Mesmo assim lecionar essa disciplina não é tão trivial quanto parece. Existe diversas dificuldades encontradas pelo professor em sua prática docente, dentre estas está a capacidade de associar suas aulas a dinamicidade da sociedade atual. Pensando a cerca, essas foram as motivações para a criação de um jogo de tabuleiro- Viajando ao invisível”. Com o objetivo principal em apontar a possibilidade de aprendizagem, devido a sua utilização de maneira lúdica e dinâmica, sobre conceitos do modelo padrão das partículas. Assim foi necessário analisar e aperfeiçoar a jogabilidade em alunos do ensino médio na Escola Estadual João Tibúrcio, na turma da 3°série A do turno matutino, da rede regular de ensino localizada no município de Goianinha no Rio grande do Norte. Para isso foi feita uma análise quantitativa e qualitativa utilizando a vivência em sala de aula quanto o banco de dados adquiridos após a aplicação e comparação do Pré e o pós teste realizado durante a aplicação do produto educacional. Verificamos que os alunos melhoraram os conceitos tanto de partículas subatômicas como de história da ciência após a aplicação do jogo de tabuleiro. Após a intervenção pedagógica cerca de 70% alunos passaram a identificar algumas das partículas elementares e a existências das forças fundamentais. Devido a isso, obtivemos muitos relatos positivos da utilização do produto educacional por meio dos alunos, e que foi um incentivo para a busca de mais informações sobre o tema em outros meios de acesso ao conhecimento. Por esse motivo espera-se que o trabalho sirva como parâmetro para aplicação do jogo em outros ambientes para que cada vez mais pessoas tenham acesso ao conteúdo de física das partículas.Dissertação O ensino de Física para estudantes surdos(2019-01-31) Oliveira, Ercília Juliana Marciano de; Barreto, Ciclamio Leite; ; ; Santos, Carlos Alberto dos; ; Alves, Milton Thiago Schivani;A Constituição da República Federativa do Brasil afirma (Art. 205 e Art. 206) que a educação é um direito de todos e dever do Estado e da família, e que deve haver igualdade de acesso e permanência na escola. Assim, os alunos com necessidades especiais devem estar inseridos no contexto escolar e usufruir de pleno gozo de todos os direitos do aluno sem deficiência. Pensando nisso, foi feita uma sondagem entre alguns professores da rede pública estadual do Rio Grande do Norte sobre o ensino de física para alunos surdos. Esta pesquisa constatou que boa parte desses professores não possuem conhecimentos necessários para estabelecer comunicação com os seus alunos, o que influencia de forma direta na qualidade do ensino ministrado. Além disso, eles acham difícil encontrar materiais adequados que possam minimizar este problema. O presente trabalho traz uma proposta para amenizar essa situação. Trata-se do desenvolvimento de aulas numa perspectiva bilíngue que podem ser aplicadas na sala de aula junto com os alunos ouvintes ou indicadas a estes alunos para que sirvam de suporte ao estudo em casa. O principal recurso para este trabalho foca na produção de videoaulas para todos os alunos, com narração em língua portuguesa para os ouvintes e execução em LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais – para os alunos surdos. A produção dessas videoaulas considera relevantes os momentos pedagógicos essenciais, conforme amplo conhecimento na literatura especializada da pesquisa em ensino de física.Dissertação Ensino de movimento circular através de roteiro de experimentos utilizando robótica educacional(2019-07-30) Clementino Neto, Luiz; Santana Júnior, Orivaldo Vieira de; ; ; Jácome, Samyr Silva Bezerra; ; Nunes, Luciana Angélica da Silva;O processo de ensino-aprendizagem vem se ajustando à realidade vivida por alunos e professores. Houve um período de ascensão das cartilhas, depois dos telecursos e outros tantos que marcaram a história pedagógica do Brasil, e então chegou a era digital, as pessoas se inseriram nesse meio e cabe à educação acompanhar o processo e se adequar a ele. Com este intuito, o presente trabalho foi desenvolvido: o de propor meios para adaptação do ensino às tecnologias vigentes. Sendo assim, é ofertado um roteiro a ser utilizado por professores do componente curricular Física no ensino médio. Esse roteiro possui uma abordagem com menos abstrações, tornando o ato de aprender mais lúdico, além de interagir com os experimentos realizados através de um pequeno robô. Foi realizado na Escola Estadual Antônio Gomes, localizada no município de João Câmara, estado do Rio Grande do Norte, com um total de 37 alunos entre 15 e 17 anos. Para sua execução, utilizou-se um robô elaborado com o apoio do projeto URA, desenvolvido por integrantes do Laboratório de Automação e Robótica da UFRN. Nesse trabalho ficou evidente a importância de métodos didáticos que tornem o aluno coautor do conhecimento, como também foi constatado um maior desempenho desses quando em aulas participativas e lúdicas. Dessa forma, o uso da robótica na educação mostrou-se promissora diante dos resultados favoráveis obtidos, ciente de que novas pesquisas devem ser realizadas para tornar ainda mais viável sua aplicação. Sendo assim, é delineada a inserção do uso das novas tecnologias no cotidiano das salas de aula, dando a elas um sentido mais construtivo.Dissertação Ensino experimental investigativo de Ondas Estacionárias(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-06-17) Medeiros, Gilyan; Jácome, Samyr Silva Bezerra; http://lattes.cnpq.br/1915091762056190; http://lattes.cnpq.br/9485950652193592; Borges, Jacques Cousteau da Silva; Alves, Milton Thiago Schivani; https://orcid.org/0000-0003-2143-1750; http://lattes.cnpq.br/5496202392846305O presente trabalho refere-se a uma sequência didática, a partir da construção e aplicação de um produto educacional, sobre o conteúdo de ondas estacionárias. Este produto, promove a inserção de novas tecnologias de ensino, em especial a tecnologia da impressão 3D, nas salas de aula, tendo por objetivo a produção de material didático experimental para auxiliar os professores nas aulas de Física. Essa tecnologia de impressão 3D foi utilizada na elaboração e confecção de kits experimentais que reproduzem ondas estacionárias. A partir deles, os estudantes conseguem explorar os conceitos vistos em sala de aula na prática, através da visualização dos fenômenos, da aplicação do conteúdo na identificação das características das ondas e na execução das equações, utilizando as informações conhecidas, para calcular a frequência da onda gerada. Para o desenvolvimento das aulas, foi utilizado a metodologia da aprendizagem investigativa, associada à prática experimental. Para esse fim, foi elaborado e disponibilizado um roteiro de aula investigativa, que continha a situação problema a ser trabalhada e atividades norteadoras que estimulassem a investigação por parte dos estudantes, além de um manual que os auxiliasse a montar o experimento. O produto foi aplicado em três turmas do segundo ano do ensino médio técnico integral, na cidade de Bananeiras - PB. Devido a situação pandêmica vivida no ano de 2021, as atividades foram desenvolvidas sob o formato híbrido de ensino, com aulas presenciais e remotas. Em razão disso, os dados colhidos após a aplicação do produto referem-se a estudantes que assistiram 100% das aulas, sob os dois formatos, e a estudantes que assistiram apenas as aulas remotas. Como resultado, foi observado uma melhora na absorção e aplicação de conteúdos teóricos, enquanto que nas atividades que envolvem a matemática essa melhora já não foi tão evidente. Por fim, conclui-se que este produto educacional proporciona uma melhora para o ensino-aprendizagem de Física, uma vez que as atividades investigativas tornam a sala de aula um ambiente mais participativo e estimulam o pensamento crítico.Dissertação Experimentos de óptica física para o Ensino Básico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-04-20) Paz, Felipe de Oliveira da; Feitosa, Carlos Chesman de Araújo; http://lattes.cnpq.br/1150673024968512; http://lattes.cnpq.br/3870221371973355; Barboza, Carlos Antonio; http://lattes.cnpq.br/6129886378495626; Dantas, Ana LuciaNeste trabalho apresentamos um conjunto experimental de óptica física e buscamos abordar este conceito de forma acessível para turmas do ensino básico. Os itens envolvidos no kit são (i) duas grades de múltiplas fendas (N-fendas) produzidas com recortes de CD’s e DVD’s, (ii) polarizadores em formato octagonal feitos a partir de películas encontradas em telas de monitores e televisores e (iii) placas com diferentes tipos de aberturas utilizadas em experimentos de difração, todos os materiais envolvidos podem ser manuseados em ambientes formais e informais. Nossa proposta consiste em práticas experimentais de Física com aulas que sejam mais interessantes para os alunos. Por tal razão, optamos por um método educacional conhecido como ISLE - Investigative Science Learning Environment, a esta metodologia ativa aliamos conceitos construtivistas. Expondo os estudantes aos conteúdos de natureza da luz de forma que desenvolvam o aprendizado das leis da óptica física através da inserção do método científico.Dissertação Experimentos portáteis para aula sobre o vácuo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-01-20) Candreva, Rodrigo dos Santos; Feitosa, Carlos Chesman de Araújo; Lima, Alexsandro Pereira; http://lattes.cnpq.br/2452557056611320; http://lattes.cnpq.br/1150673024968512; http://lattes.cnpq.br/6076003747222204; Costa, Jefferson Soares da; https://orcid.org/0000-0002-9830-0495; http://lattes.cnpq.br/9175100603360900; Macedo Filho, Antônio deEste estudo visa à construção de um aparato experimental portátil e uma sequência didática como produto educacional para os professores a fim de suprir a ausência de estrutura das escolas, especificamente as públicas, que não possuem laboratório para realização da prática experimental voltada para o tema vácuo. A sequência didática tem fundamento na teoria da aprendizagem ativa ISLE. O professor da disciplina de Física, e autor desta pesquisa, aplicou a sequência didática. O estudo busca trazer contribuições para o ensino sobre o tema e sua relação com alguns fenômenos. A aplicação do produto (o aparato experimental e a sequência didática) ocorreu com alunos da 2ª série do Ensino Médio em Tempo Integral da Escola Estadual Augusto Xavier de Góis, localizada em Muriú, pertencente ao Município de Ceará-Mirim-RN, na disciplina de Física. A atividade teve uma duração de 6 aulas, considerando que cada aula possui 50 minutos. Os alunos receberam, tanto no pré quanto no pós-teste, explicações sobre os instrumentos a ser utilizados nas aulas, com base em experimentos qualitativos e quantitativos sobre vácuo, mostrando a sua aplicação tecnológica e, consequentemente, sua importância para nossas vidas. O produto didático alcançou a proposta em si da pesquisa, com eficiência, mostrando, assim, que houve uma aprendizagem significativa e participativa por parte dos discentes envolvidos.Dissertação Fotoluminescência: uma abordagem experimental para o ensino de física quântica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-28) Melo, Emanuel Jessé Fernandes de; Costa, Jefferson Soares da; https://orcid.org/0000-0002-9830-0495; http://lattes.cnpq.br/9175100603360900; https://orcid.org/0009-0005-4086-2128; http://lattes.cnpq.br/5897151187067072; Lima, Alexsandro Pereira; Nascimento, Sanzia Alves doO advento da Física Quântica revolucionou a compreensão da realidade desafiando alguns conceitos antes intuitivos e já estabelecidos pela Física Clássica. Atualmente ela apresenta implicações profundas na tecnologia moderna e a sua compreensão é extremamente necessária para a formação de cidadãos críticos e participativos em suas determinadas realidades sociais. Dessa maneira, se faz necessário ainda na educação básica, que tem como um de seus objetivos a formação integral do indivíduo para a vida em sociedade, o ensino de tópicos ainda que introdutórios de Física Moderna e Contemporânea. Tendo em vista essa necessidade no Ensino de Física, o presente trabalho objetiva a elaboração e aplicação de uma sequência didática para o ensino de Física Quântica no ensino médio através de abordagens experimentais aliadas à metodologia dos três momentos pedagógicos. Investiga-se, principalmente, os fenômenos de fotoluminescência (fluorescência e fosforescência), a fim de problematizar e abordar tópicos como radiação de corpo negro e quantização de energia, efeito fotoelétrico e teoria do fóton, modelo atômico de Bohr e interações entre radiação eletromagnética e organismo humano. Os resultados obtidos a partir da aplicação do produto educacional revelaram indicativos de aprendizagem satisfatórios, que são possíveis de observar a partir da análise dos questionários aplicados antes e após a execução da sequência didática, apontando para uma significativa progressão no conhecimento dos discentes sobre os conceitos introdutórios de física quântica no ensino médio.Dissertação Minitubos de crookes plásticos para aprendizagem de eletromagnetismo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-10) Silva, Carlos André Cavalcante da; Feitosa, Carlos Chesman de Araújo; http://lattes.cnpq.br/1150673024968512; Sesion Júnior, Paulo Dantas; Alves, Tiberio Magno de LimaNeste trabalho, apresentaremos um experimento portátil cujo intuito é abordar os conceitos de raios catódicos com alunos do Ensino Básico, além de investigar indícios de aprendizagem significativa provenientes do referido objeto. O objetivo é que os alunos sejam envolvidos em práticas que espelhem, dentro do possível, os processos e procedimentos experimentais realizados por Sir William Crookes nas investigações relacionadas aos Raios Catódicos em tubos de vidro “evacuado”, aqui será mostrado como confeccionar e investigar as descargas elétricas em tubos de plásticos, inovando na forma de construir os tubos de Crookes. Essas práticas experimentais serão fundamentadas na teoria de aprendizagem significativa de Ausubel. O processo também terá como objetivo melhorar o bem-estar dos alunos na aula de Física, motivá-los, criar nos estudantes senso de pertencimento, fazendo com que eles se sintam parte real do processo de aprendizado e não meros espectadores. Ou seja, tenham protagonismo. Também pretendemos, usando História da Ciência, demonstrar que uma teoria não é construída por pura indução dos experimentos. Quais eram os desafios técnicos de Sir William Crookes? Quais dúvidas lhe afligiam? Para evidenciar a metodologia e facilitar o uso dos experimentos portáteis, apresentaremos uma proposta de sequência didática a ser aplicada em uma turma da segunda série do Ensino Médio.Dissertação Um novo cotidiano para a física no ensino médio: medindo a velocidade da luz(2018-08-23) Massud, Marcelo Andrade; Jácome, Samyr Silva Bezerra; ; ; Costa, Jefferson Soares da; ; Oliveira, Thiago Bruno Rafael de Freitas;Esta proposta de trabalho apresenta um produto educacional experimental para medir a velocidade da luz. O experimento consiste na utilização de um forno micro-ondas para gerar uma onda eletromagnética estacionária que incide em um material formando um padrão de onda que poderá ser investigado posteriormente pelos alunos que realizarão as medidas necessárias para determinar de forma aproximada a velocidade da luz. No campo da teoria do ensino, foram exploradas também as concepções espontâneas objetivando uma aprendizagem significativa, criando um novo cotidianodentro daprópria saladeaula. O produto educacional desenvolvido nesse trabalho foi realizado por uma turma de 40 alunos na Escola Estadual Professor Francisco Ivo Cavalcante no primeiro semestre do ano de 2018.Dissertação O Princípio de Arquimedes no Ensino Médio: a Balança Hidrostática e o Paradoxo de Galileu(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-12) Santos Júnior, Erisvaldo Ramalho dos; Ferreira, Juliana Mesquita Hidalgo; https://orcid.org/0000-0001-6526-454X; http://lattes.cnpq.br/2070193023615764; http://lattes.cnpq.br/1784710952307462; Peduzzi, Luiz Orlando de Quadro; Barreto, Ciclamio Leite; http://lattes.cnpq.br/2532760140534053Esse trabalho teve como objetivo colaborar para a abordagem do Princípio de Arquimedes no contexto educacional básico, considerando as nuances do seu desenvolvimento histórico. Tomou como ponto de partida o episódio histórico envolvendo Arquimedes e a missão atribuída a ele de determinar se a coroa do Rei Hieron, de Siracusa, havia sido falsificada. Há uma versão muito difundida desse evento, segundo a qual Arquimedes resolveu o problema pela descoberta do empuxo ao se banhar. Essa versão foi narrada pelo arquiteto romano Marcus Vitruvius, que viveu cerca de dois séculos após Arquimedes, no século I a.C. Apesar de possuir uma série de inconsistências conceituais físicas e históricas, a narrativa continua sendo propagada em livros didáticos, inclusive em algumas coleções aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático 2021. Em contrapartida, Galileu Galilei, grande admirador da obra de Arquimedes, sugeriu, em 1586, no seu trabalho denominado La Bilancetta, que Arquimedes teria utilizado uma Balança Hidrostática para resolver o problema da coroa. A versão de Galileu para o episódio é fisicamente consistente, além de apoiada por evidências históricas descobertas por historiadores. Esta versão, contudo, é praticamente ausente do contexto escolar. Igualmente ausente é a existência de um limite de validade para o Princípio de Arquimedes, o chamado Paradoxo Hidrostático de Galileu. Nesse sentido, buscando contribuir para superar essas lacunas e distorções, o presente trabalho propõe um Produto Educacional que problematiza, sob os pontos de vista físico e histórico, a versão mais conhecida do episódio da coroa. Trata-se de uma sequência didática, voltada para o Ensino Médio, que introduz, de maneira investigativa, trechos de fontes primárias de Vitruvius e de Galileu, bem como contempla atividades experimentais demonstrativas, exploradas segundo um viés dialogado e investigativo, que incluem a própria Balança Hidrostática, além de um limite de validade para o Princípio de Arquimedes. Essa sequência foi aplicada a um grupo de 24 alunos do ensino técnico integrado ao médio do IFPI campus Corrente. Os participantes, posteriormente à intervenção didática, responderam a um questionário, o qual tinha como objetivo avaliar a compreensão das versões do episódio histórico no que diz respeito aos seus aspectos físicos e históricos, além de analisar o entendimento dos discentes sobre o Princípio de Arquimedes e seu limite de validade. As respostas dos alunos ao questionário, bem como suas interações durante as aulas, foram alvo de investigação e reflexão nesse trabalho.Dissertação Uma proposta de sequência didática significativa para o ensino de espelhos planos e esféricos: atividades práticas e experimentais com o uso de materiais de baixo custo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-26) Silva, Paulo Sérgio Pedro da; Lima, Alexsandro Pereira; http://lattes.cnpq.br/2452557056611320; http://lattes.cnpq.br/7037859388387011; Maia Júnior, Francisco Franciné; Costa, Jefferson Soares daEste estudo investigou práticas e metodologias que tornam o ensino de Física mais acessível, atrativo e efetivo para o processo de ensino e aprendizagem. Baseando-se na Teoria da Aprendizagem Significativa, nas Unidades de Ensino Potencialmente Significativas e no Método ISLE (Investigative Science Learning Environment), o objetivo foi elaborar e aplicar uma proposta de intervenção para o ensino de espelhos planos e esféricos. O produto educacional desenvolvido incluiu uma sequência didática integrada a um kit de experimentos de baixo custo, aplicada a uma turma de 32 alunos da 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Francisco de Assis Bittencourt, no município de João Câmara/RN. A intervenção ocorreu em três encontros, nos quais foram exploradas observação, levantamento de conhecimentos prévios, formulação de hipóteses, atividades práticas, pesquisa e socialização dos resultados. A abordagem adotada buscou posicionar os alunos como protagonistas do processo de ensino e aprendizagem, promovendo maior engajamento e eficiência no aprendizado. A avaliação da proposta considerou os conhecimentos prévios dos estudantes e os registros no diário de bordo. Os resultados indicaram avanços significativos na compreensão dos conceitos de espelhos planos e esféricos, com melhoria na clareza sobre formação de imagens, propriedades dos espelhos e suas aplicações. Conclui-se que a proposta se mostrou uma alternativa eficiente para promover a aprendizagem significativa no ensino de Física, alinhando teoria e prática de forma integrada e interativa.Dissertação Uma proposta de uma unidade de ensino potencialmente significativa sobre gravitação universal para o Ensino Médio(2019-10-17) Sousa, Luis Carlos Noronha e; Feitosa, Carlos Chesman de Araújo; Lima, Alexsandro Pereira; ; ; ; Costa, Jefferson Soares da; ; Souza, Thatyara Freire de;Nessa dissertação nós desenvolvemos um produto educacional que foi elaborado para ser aplicado no Ensino Médio, servindo como alternativa de material acadêmico sobre o ensino do tema de gravitação universal ao professor, em sala de aula. Tendo como objetivo facilitar a aquisição de conceitos sobre esse tema bastante corriqueiro entre os alunos, para alcançarmos esse objetivo, elaboramos uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), constando de uma sequência didática (S.D), sobre o tema gravitação universal. A presente UEPS adota como marco teórico a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, com a filosofia da construção de uma UEPS, em que o ensino só ocorre quando há aprendizagem e esta deve ser significativa; ensino é meio, aprendizagem significativa é o fim; materiais de ensino devem ser potencialmente significativos. Portanto, não existem Sequências do Ensino e Aprendizagem Significativas, nem Unidades de Ensino Significativas, são sempre Potencialmente Significativas, no sentido que podem facilitar a captação e internalização (mental) de significados compartilhados externamente, Marcos A. Moreira e Neusa T. Massoni. A estrutura dessa UEPS sobre gravitação universal encontra-se detalhada no capítulo 1 dessa dissertação, com seus princípios e estrutura. Já as etapas associadas a S.D que utilizamos, foram desenvolvidas com a nossa experiência em sala de aula ao longo dos anos como educador. Quanto a S.D, as etapas estão detalhada no capítulo 3 e um visão mais completa no produto educacional em anexo, composta de 08 etapas, cada uma com um encontro, totalizando 08 encontros ou aulas, cada encontro sugerido, com duração de 50 minutos, sendo iniciada por um questionário inicial; seguido de uma discussão em grupo; depois uma encenação teatral com utilização da sala de aula invertida; aulas expositivas do tema pelo professor; leitura e interpretação de alguns textos; e no último encontro, uma reaplicação do questionário inicial , adaptado com duas novas questões de avaliação da UEPS. Finalmente, verificamos que a UESP, apresentou resultados positivos, melhorando a qualidade do ensino-aprendizagem, como pode ser observado com os resultados obtidos e analisados, com os dados, inseridos no capítulo 4 desta dissertação. No capítulo 5, temos a nossa conclusão e perspectivas, no anexo temos um produto educacional para o professor de Física utilizar no ensino médio, se desejar, em suas aulas sobre esse tema de bastante curiosidade e interesse dos alunos. Além de produzir capítulos que compõem um livro paradidático, de minha autoria, sobre o tema e assuntos correlacionados, que pode ser útil como uma fonte de pesquisa, e também como forma de divulgação deste produto educacional, inclusive os capítulos relacionados ao tema desta UEPS estão nos anexos.Dissertação Radiação ultravioleta no ensino de física: uma abordagem didática investigativa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-04-28) Nóbrega Neto, Itamar Bezerra da; Alves, Milton Thiago Schivani; https://orcid.org/0000-0003-2143-1750; http://lattes.cnpq.br/5496202392846305; http://lattes.cnpq.br/3526579092898559; Lima, Alexsandro Pereira; http://lattes.cnpq.br/2452557056611320; Souza, Gustavo Fontoura deA Radiação Ultravioleta (UV) está presente em uma ampla variedade de aplicações tecnológicas, desde a esterilização de alimentos até na investigação de imagens ocultas em obras de artes plásticas ou em documentos históricos. Contudo, a radiação UV também pode oferecer riscos à saúde humana, elevando índices de câncer de pele, envelhecimento precoce e problemas na visão, como catarata, degeneração muscular, pterígio e queimadura da córnea. Desse modo, nota-se ser um tema com rico potencial didático, interdisciplinar e multidisciplinar, podendo ser trabalhado no Ensino de Física sob uma perspectiva investigativa. Portanto, enquanto produto educacional, foi desenvolvido um protótipo que permite ao professor e ao estudante investigarem pontualmente os índices de UV, efetuando medidas em diferentes locais e situações. Os materiais empregados para a construção do protótipo foram de relativo fácil acesso, mais especificamente, a placa de desenvolvimento ESP32 e o sensor LM8511 como componente central de captação da radiação, ambos comuns no campo da eletroeletrônica e da robótica educacional. Após desenvolvido, o protótipo foi aplicado em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio na Escola Estadual Myriam Coeli, localizada na cidade de Natal/RN. Sob uma perspectiva do Ensino por Investigação, a aplicação teve por base cinco momentos, a saber: problematização e levantamento de hipóteses; sistematização de conhecimentos; elaboração do plano de trabalho; montagem do arranjo experimental e coleta de dados; análise de dados e conclusão. O dispositivo utilizado na proposta de ensino foi desenvolvido a partir de testes comparativos entre diferentes sensores, visando selecionar o mais adequado. Após esse processo, ele foi confrontado com os índices UV disponibilizados pelo INPE e apresentou resultados semelhantes. Os principais resultados apontam que o protótipo é viável para aplicações didáticas em atividades investigativas, principalmente no Ensino de Física na Educação Básica, possibilitando promover discussões e práticas crítico-reflexivas e com enfoque nas relações entre Ciências, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA).Dissertação Sala de aula invertida: uma proposta de sequência didática no ensino de ondulatória(2019-06-26) Medeiros, Leandro Arrilton de; Sesion Júnior, Paulo Dantas; ; ; Oliveira, Paulo Henrique Sousa de; ; Souza, Thatyara Freire de;Ensinar Física tem sido uma tarefa árdua e pensando nessa dificuldade o presente trabalho busca expor o desenvolvimento de metodologias alternativas para resolver este problema. Trata-se de uma pesquisa aplicada no Ensino de Ondas onde foi aplicada a metodologia da sala de aula invertida, que objetiva trabalhar o ensino na perspectiva colaborativa, tornando assim, o aprendizado mais significativo. A elaboração desse projeto teve como base a teoria de Vigotsky com os níveis de desenvolvimento no processo de ensino e aprendizagem e o método PeerInstructioncom, base na teoria de Eric Mazur. O projeto foi implantado em duas turmas da 2ª Série do Ensino Médio. Na turma A, foi aplicada a metodologia de sala de aula invertida utilizando algumas ferramentas tecnológicas tais como: Videoaulas no Youtube, aplicativo do Plickers, o Google forms e o Google classroom – as mesmas foram utilizadas como forma de subsídio para três sequências didáticas utilizadas no ensino de Ondas. Já na turma B, foi aplicada a metodologia tradicional. Esse processo distinto entre as duas turmas teve como objetivo investigar a eficiência da metodologia da sala de aula invertida. Após as aulas, foi observado através do feedback dos alunos e avaliação escrita que a turma A obteve maior desempenho em relação a turma B. O projeto foi válido uma vez que pôde contribuir com uma nova visão do ensino de Ondas.