MNPEF - Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional
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Navegando MNPEF - Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional por Assunto "Aprendizagem significativa"
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Dissertação Minitubos de crookes plásticos para aprendizagem de eletromagnetismo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-10) Silva, Carlos André Cavalcante da; Feitosa, Carlos Chesman de Araújo; http://lattes.cnpq.br/1150673024968512; Sesion Júnior, Paulo Dantas; Alves, Tiberio Magno de LimaNeste trabalho, apresentaremos um experimento portátil cujo intuito é abordar os conceitos de raios catódicos com alunos do Ensino Básico, além de investigar indícios de aprendizagem significativa provenientes do referido objeto. O objetivo é que os alunos sejam envolvidos em práticas que espelhem, dentro do possível, os processos e procedimentos experimentais realizados por Sir William Crookes nas investigações relacionadas aos Raios Catódicos em tubos de vidro “evacuado”, aqui será mostrado como confeccionar e investigar as descargas elétricas em tubos de plásticos, inovando na forma de construir os tubos de Crookes. Essas práticas experimentais serão fundamentadas na teoria de aprendizagem significativa de Ausubel. O processo também terá como objetivo melhorar o bem-estar dos alunos na aula de Física, motivá-los, criar nos estudantes senso de pertencimento, fazendo com que eles se sintam parte real do processo de aprendizado e não meros espectadores. Ou seja, tenham protagonismo. Também pretendemos, usando História da Ciência, demonstrar que uma teoria não é construída por pura indução dos experimentos. Quais eram os desafios técnicos de Sir William Crookes? Quais dúvidas lhe afligiam? Para evidenciar a metodologia e facilitar o uso dos experimentos portáteis, apresentaremos uma proposta de sequência didática a ser aplicada em uma turma da segunda série do Ensino Médio.Dissertação Um novo cotidiano para a física no ensino médio: medindo a velocidade da luz(2018-08-23) Massud, Marcelo Andrade; Jácome, Samyr Silva Bezerra; ; ; Costa, Jefferson Soares da; ; Oliveira, Thiago Bruno Rafael de Freitas;Esta proposta de trabalho apresenta um produto educacional experimental para medir a velocidade da luz. O experimento consiste na utilização de um forno micro-ondas para gerar uma onda eletromagnética estacionária que incide em um material formando um padrão de onda que poderá ser investigado posteriormente pelos alunos que realizarão as medidas necessárias para determinar de forma aproximada a velocidade da luz. No campo da teoria do ensino, foram exploradas também as concepções espontâneas objetivando uma aprendizagem significativa, criando um novo cotidianodentro daprópria saladeaula. O produto educacional desenvolvido nesse trabalho foi realizado por uma turma de 40 alunos na Escola Estadual Professor Francisco Ivo Cavalcante no primeiro semestre do ano de 2018.Dissertação Uma proposta de sequência didática significativa para o ensino de espelhos planos e esféricos: atividades práticas e experimentais com o uso de materiais de baixo custo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-26) Silva, Paulo Sérgio Pedro da; Lima, Alexsandro Pereira; http://lattes.cnpq.br/2452557056611320; http://lattes.cnpq.br/7037859388387011; Maia Júnior, Francisco Franciné; Costa, Jefferson Soares daEste estudo investigou práticas e metodologias que tornam o ensino de Física mais acessível, atrativo e efetivo para o processo de ensino e aprendizagem. Baseando-se na Teoria da Aprendizagem Significativa, nas Unidades de Ensino Potencialmente Significativas e no Método ISLE (Investigative Science Learning Environment), o objetivo foi elaborar e aplicar uma proposta de intervenção para o ensino de espelhos planos e esféricos. O produto educacional desenvolvido incluiu uma sequência didática integrada a um kit de experimentos de baixo custo, aplicada a uma turma de 32 alunos da 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Francisco de Assis Bittencourt, no município de João Câmara/RN. A intervenção ocorreu em três encontros, nos quais foram exploradas observação, levantamento de conhecimentos prévios, formulação de hipóteses, atividades práticas, pesquisa e socialização dos resultados. A abordagem adotada buscou posicionar os alunos como protagonistas do processo de ensino e aprendizagem, promovendo maior engajamento e eficiência no aprendizado. A avaliação da proposta considerou os conhecimentos prévios dos estudantes e os registros no diário de bordo. Os resultados indicaram avanços significativos na compreensão dos conceitos de espelhos planos e esféricos, com melhoria na clareza sobre formação de imagens, propriedades dos espelhos e suas aplicações. Conclui-se que a proposta se mostrou uma alternativa eficiente para promover a aprendizagem significativa no ensino de Física, alinhando teoria e prática de forma integrada e interativa.Dissertação Proposta de uma sequência didática para o ensino da relatividade geral no ensino médio com a utilização da realidade virtual(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-11-01) Soares, José Renildo Moura; Nascimento Júnior, José Dias do; http://lattes.cnpq.br/5498036360601584; Lima, Alexsandro Pereira; Miranda, Antônio Carlos da Silva; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101Não é novidade que as tecnologias têm afetado o modo de vida da humanidade e a forma como as pessoas interagem. No processo de ensinoaprendizagem, onde as tecnologias estão cada vez mais próximas dos alunos e da sala de aula, a evolução não é diferente. Neste contexto, uma ferramenta que tem ganhado espaço é a Realidade Virtual, onde o indivíduo tem a possibilidade de visitar outros ambientes sem sair do seu lugar. Neste estudo, elaboramos uma sequência didática utilizando a Realidade Virtual e seguindo os preceitos da teoria da significativa de David Ausubel. Essa teoria estabelece que a aprendizagem é considerada significativa quando o conhecimento a ser aprendido se ancora em conceitos relevantes para os alunos. Utilizamos a base científica sobre o fenômeno ocorrido em Sobral / CE, e para o que comprova a Relatividade Geral de Albert Einstein. Este tema está residente no contexto da física moderna no ensino médio que tem sido um grande desafio para pesquisadores e professores que buscam formas de abordar esta no ensino. Assim, buscando compreender como a realidade virtual pode impactar o processo de ensino e aprendizagem da Relatividade Geral, desenvolvemos esta sequência de ensino. Compartilhamos nossa abordagem em cinco momentos, onde o conhecimento prévio dos alunos é o ponto de partida, e, em um desses momentos, também utilizamos um experimento didático de curvatura espaçotemporal que complementa a simulação de software de realidade virtual, cuja simulação foi no quarto momento da nossa sequência. Todos os equipamentos e experimentos desta sequência possibilitam a utilização de itens de baixo custo. O produto educacional, que é a sequência de ensino, foi aplicado no segundo semestre de 2019 em uma escola pública do estado do Rio Grande do Norte. E com base nos resultados obtidos na aplicação e percepção com critérios objetivos para medir o sucesso. A partir disso, podemos deduzir que o uso da realidade virtual em conjunto com uma sequência de ensino, pode trazer resultados positivos e melhoria no desempenho do aluno durante o processo de ensino e aprendizagem. Além disso, medimos indicativos de aprendizagem significativa ao ensinar a temática. Globalmente concluímos e acreditamos que esta proposta de utilização da Realidade Virtual, pode ser útil em todos os outros níveis de ensino, e impactando outros conteúdos. Por fim, acreditamos que nosso trabalho pode contribuir para futuras aplicações e práticas de ensino.Dissertação A utilização de experimentos portáteis para aplicação de uma sequência didática sobre energia eólica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-24) Medeiros, Isaac Mateus da Silva; Feitosa, Carlos Chesman de Araújo; http://lattes.cnpq.br/1150673024968512; Bevilaqua, Leandro Ibiapina; http://lattes.cnpq.br/0234889879119571; Tavares, Andrezza Maria Batista do NascimentoNeste trabalho, apresentamos experimentos portáteis com o intuito de abordar os conceitos de indução eletromagnética e energia eólica. O estudo foi desenvolvido no Colégio e Curso ZeroHum, com alunos de 9º ano do ensino fundamental. Os materiais utilizados para a realização dos experimentos são portáteis e de fácil manuseio e transporte. Nesse ínterim, os objetivos incluíram a elaboração de uma sequência didática - como ferramenta pedagógica - para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem, que abordará conceitos físicos relacionados a indução eletromagnética, dentre outros conceitos físicos, adotando como referencial teórico a teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e o e o método ISLE “Investigative Science Learning Environment”. De caráter qualitativo e descritivo, os instrumentos de pesquisa utilizados foram: questionário, observação e um material previamente elaborado, denominado “guia do aluno”. Os objetivos incluíam elaborar uma sequência didática para se trabalhar a temática energia eólica e discutir os conceitos físicos que estão inseridos nessa temática. A proposta foi pensada para que os alunos aprendessem os conceitos por meio de discussão em sala e da execução de experimentos.