CCET - TCC - Estatística
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Navegando CCET - TCC - Estatística por Assunto "Academic achievement"
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TCC Análise de desempenho no ENEM: um estudo com ingressantes na UFRN em 2016(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-14) Lima, Alane Dantas de Azevedo; Ramos, Iloneide Carlos de Oliveira; Ivone da Silva Salsa; Salsa, Ivone da Silva; Moreira, Jeanete AlvesO acesso à educação impacta em todas as áreas da vida de uma pessoa. A crescente busca por mão de obra qualificada colocou o Ensino Superior numa vitrine e a globalização estimula a competição que é o princípio da meritocracia. Esta, no entanto, exclui a influência causada por agentes externos. O objetivo desta pesquisa é analisar, tanto o desempenho dos candidatos que fizeram o ENEM em 2015 e ingressaram na UFRN em 2016, quanto o respectivo desempenho acadêmico dos mesmos, ao fim do período letivo de 2016.2; além disto, nesse contexto, pretende-se averiguar a existência de alguma relação entre tais desempenhos e um certo conjunto de variáveis socioeconômicas. Para atender tais objetivos, primeiramente foi aplicada a técnica estatística Análise de Agrupamento, nomeadamente o método de Ward, por meio do qual os cursos de graduação ofertados pela UFRN, neste período, foram divididos em grupos de acordo com seus respectivos desempenhos no referido exame. Posteriormente, utilizou-se técnicas da Análise Exploratória, especificamente Boxplots e Gráficos em Barras, para relacionar os grupos de cursos com as variáveis socioeconômicas. Os resultados mostraram que o agrupamento possibilitou conhecer melhor certas características relacionadas aos grupos de menores desempenhos, de modo que, apesar de apresentarem medianas semelhantes no desempenho geral, um grupo apresentou bom desempenho em matemática e péssimo desempenho em redação, enquanto outro apresentou uma relação inversa. Além disso, a análise exploratória dos dados permitiu visualizar a influência das variáveis socioeconômicas no desempenho dos candidatos, tornando possível uma compreensão de que a disputa por uma vaga no Ensino Superior é, de certa forma, injusta, logo, não se pode falar em meritocracia e sim, em privilégios, daí, é inegável a necessidade de políticas públicas que permitam uma competição um pouco mais justa.