CE - TCC - Pedagogia (a distância)
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33127
Navegar
Navegando CE - TCC - Pedagogia (a distância) por Assunto "A criança e a MPB"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC As músicas de MPB na expressão musical da criança desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental – Anos Iniciais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Silva, Verônica Gomes de Oliveira; Ribas, Rodrigo Slama; Ribas, Rodrigo Slama; Silva, Leonardo Medeiros da; Maia, Severino Ramos dos SantosO presente artigo tem por objetivo considerar a importância da Educação Musical em consonância com o ensino-aprendizagem da criança, desde a Educação Infantil até os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o que se traduz na sua obrigatoriedade na Educação Básica, conforme a Lei 11.769/08. Considerando que a música está presente em todos os momentos da vida da criança, fez-se uma pesquisa qualitativa a respeito das contribuições de como o ensino musical pode respaldar a prática do educador, a partir do desenvolvimento de um projeto pedagógico que contempla as músicas de MPB e o contexto educacional da Instituição escolar, contribuindo para ampliar os conhecimentos prévios da criança e subsidiando o ensino dos demais conteúdos das disciplinas presentes no currículo escolar. Dessa forma, o trabalho desenvolvido visa proporcionar à criança uma aprendizagem significativa que reflita nos aspectos cognitivo, afetivo, intelectual, cultural e social, como também, considerando respaldar o educador numa proposta didática que amplie suas práticas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem. Para a construção deste trabalho, identificam-se como principais interlocutores os seguintes autores: Costa (2002); Brasil (1998); Penna (1990); Deckert (2012); Loureiro (2003); Schafer (2009); Mateiro e Ilari(2011).